Newsletter nº12

Page 1

Edição nº12 Janeiro 2019

Editorial Chegou ao fim mais um ano e é tradicionalmente o momento de balanço. Penso que é tempo de fazermos 3 balanços, a saber, mais um ano da nossa Newsletter, mais um ano de atividade do Conselho Regional e este ano também mais um mandato que finalizou.

Eventos culturais, musicais, de teatro, lançamento de livros, sessões gastronómicas e noites solidárias. Organizamos debates e seminários, em Góis e em Lisboa, subordinados a diversos temas tais como a Saúde, a Qualidade de vida dos Idosos, a Arqueologia, a Floresta, as Energias renováveis, a Educação, o Isolamento, trazendo diversas personalidades com o principal destaque para a presença da Sra Ex Ministra da Educação.

Começando pela Newsletter. Completamos três anos de vida, mantendo a sua publicação com a periodicidade definida, o que é um motivo que nos deixa orgulhosos. Continuamos a fazer desta publicação trimestral um veículo de informação e de proximidade aos goienses e às diversas instituições do nosso Concelho.

Dinamizamos debates com a presença da Sra Presidente da Câmara, dos Srs Presidentes das Juntas nos quais permitimos às diversas Agremiações poderem expor os seus projetos e obter esclarecimentos.

Nem tudo tem sido rosas neste nosso caminho. A maioria das Comissões não têm aproveitado para publicar as suas notícias, ou simplesmente a indicação dos seus eventos na nossa agenda, o que, pensamos ser resultado de ainda não termos atingido o nosso alvo. Vamos continuar neste projeto, que ao entrar no quarto ano de publicação, nos vai permitir continuar a chegar a quem tem mostrado interesse em estar connosco.

Para se conseguir esta atividade não podemos deixar de realçar todo o apoio logístico dado pela Câmara Municipal de Góis, a quem desde já deixamos os nossos agradecimentos na pessoa da sua Presidente, a Dra Maria Lurdes Castanheira.

Relativamente ao ano que agora findou, pensamos que foi mais um ano bastante positivo para o nosso trabalho. Não vou passar em revista o ano de 2018, visto que o mesmo já foi alvo de análise no último editorial.

Para finalizar fica o amargo de não se ter conseguido atingir o objetivo de captar a juventude. Apesar de alguns eventos sem continuidade, este continua a ser um objetivo que temos de reconhecer que não estamos a conseguir atingir.

Balanço de mais um mandato, o terceiro mandato desta equipa. Ao fim de 9 anos de trabalho, estamos de consciência de trabalho realizado.

Fica a disponibilidade de estarmos abertos a dinamizar parcerias com quem nos queira acompanhar para em conjunto, tentar novos desafios que consigam trazer a juventude à Casa e ao Regionalismo em geral, se queremos ter futuro a médio/longo prazo.

Relembrando aquele que foi o desafio que apresentamos quando da nossa primeira candidatura. Dinamizar a Casa do Concelho de Góis, levar a Casa do Concelho a Góis, promover Góis e por fim captar a juventude.

Contem connosco…

Relativamente aos primeiros objetivos os mesmos foram amplamente conseguidos com a organização de diversos eventos, quer em Lisboa quer em Góis. 1


64º Aniversário da Casa Concelho Góis Homenagem: Armando Gualter C. Nogueira

Em Góis encontramos Armando Gualter Campos Nogueira na Comissão de Iniciativas e Propaganda de Góis, na origem e fundação do Rancho Folclórico de Góis em 1937, onde era um dos dedicados dançarinos, na criação da Sopa do Pobres de Góis com António Rocha Barros e como Presidente da A.E.R.G., tendo-lhe sido atribuída a Medalha de Mérito do Município pela sua dedicação ao Concelho de Góis.

O 64º Aniversário da Casa do Concelho de Góis foi celebrado no dia 15 dezembro de 2018 na sede da Casa do Concelho de Góis em Lisboa com o tradicional Almoço comemorativo. O evento que lotou o salão principal resultou numa tarde bem passada de franco convívio entre Regionalistas goienses, diáspora goiense residente na zona metropolitana de Lisboa e demais convidados.

Foi colaborador do Jornal "A Comarca de Arganil" onde defendeu os valores do regionalismo goiense sob o pseudônimo de "O Velho Goiense". Deverá ser recordado como ele próprio referiu: "continuem esta obra, enriqueçam o legado que as gerações anteriores nos deixaram e façam sempre cada dia melhor que o anterior."

A tarde iniciou-se com uma Homenagem da Casa do Concelho de Góis ao Regionalista Armando Gualter Campos Nogueira cuja dedicação à Casa do Concelho de Góis, em particular, foi brindada com o descerramento da sua foto, na sala de reuniões, na parede dos "grandes" vultos da Casa.

Armando Gualter C. Nogueira, distinguido como sócio honorário da Casa do Concelho de Góis em 3 abril 1973 pela sua dedicação e excelência ao serviço da Casa e do Regionalismo goiense, faleceu a 7 fevereiro 2018.

As palavras do Presidente da Casa do Concelho de Góis, José Santos que enalteceram a vida regionalista e de dedicação à Casa do Concelho de Góis do homenageado foram corroboradas pelo discurso de José Luís Nogueira (Eng.), sobrinho do homenageado que, em nome da família, após agradecer, sentido, a homenagem, realizou uma "viagem" pela vida, dedicação, motivação e obra regionalista de Armando Gualter dos Campos Nogueira: Armando Gualter Campos Nogueira nasceu a 1 setembro 1919 em Góis. Exerceu a sua atividade profissional em Góis, Alvares, Coimbra, Vila Nova de Ourém e Lisboa, onde fixa residência. Foi profissional em várias empresas donde destacamos a Rodrigues & Rodrigues, S.A.R.L..

A tarde continuou com o confraternizante almoço em convívio informal, com a mesa da Presidência com: José Santos, Presidente C.C.G., Carlos Poiares (Prof. Dr.), Presidente da Assembleia Geral da C.C.G., Luís Martins (Dr.), Presidente do Conselho Regional da C.C.G., Avelino Lopes Martins, Presidente do Conselho Fiscal da C.C.G., Maria do Céu Alves (Dra.), Presidente da Assembleia Municipal de Góis, António Gil, Secretário da Assembleia Municipal e José Luís Nogueira (Eng.) e esposa, sobrinhos do homenageado.

Dedicou-se com entusiasmo ao regionalismo goiense em Lisboa dedicando-se a esta causa primeiro na Casa da Comarca de Arganil (saindo com louvor oficial) e depois na Casa do Concelho de Góis como entusiasta colaborador da sua fundação tendo sido, entre outros cargos, Presidente da Direção de 1970 a 1971. O seu mandato foi de particular importância pelo esforço de todos na liquidação dos encargos financeiros derivados da construção do Colégio de Góis, do qual foi um dos principais entusiastas e encarregado de diversas diligências: compra do terreno, projeto, construção e contactos com o Ministério da Educação.

2


Presidentes das Juntas de Góis em Lisboa endógenos e turismo e os projetos a concretizar de: requalificação da Praia das Canaveias com um Parque de campismo, requalificação do açude da Levada de Cima/Pisão, das ruas da Figueirinha e Com. Monteiro Bastos e do Pavilhão gimnodesportivo e o projeto dos Passadiços da Candosa. Resolvido já o problema de décadas que era a falta de casas de banho públicas, já em funcionamento.

Organizado pelo Conselho Regional da C.C.G, realizou-se a 17 novembro, no Auditório da Casa, em Lisboa, o simpósio ""Os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Góis vêm Lisboa". Este evento destinou-se a apresentar os projetos previamente programados para cada freguesia, que faziam parte do projeto eleitoral e que foram sufragados pelos eleitores e as ideias que entretanto tenham surgido resultado do trabalho autárquico.

O Presidente da U.F. Cadafaz/Colmeal, informou sobre o objetivo de valorizar o património florestal, recurso aos sapadores florestais e aos incentivos 2020 na recuperação da floresta ardida e a preocupação no apoio a estudantes, jovens, casais e idosos e revalorização dos 4 cemitérios. Informa que a dívida da Junta será paga na íntegra em março de 2020. Seguiu-se o período de perguntas e respostas para as quais se disponibilizaram os goienses presentes, particularmente os representantes das Comissões de Melhoramentos de Cerdeira, V. N. Ceira, Esporão, Vale de Godinho, Póvoa da Cerdeira, Povorais, Soito, Ladeiras, Folgosa, Monteira, Sacões e Amieiros.

Convidados os 4 Presidentes das Juntas de Freguesia, estiveram presentes, António A. Martins, U.F. Cadafaz e Colmeal, Ana Paula R. Gonçalves (Dra.), J.F. Góis e António B. Carvalho, J.F. V.N.Ceira. Por motivos pessoais, esteve ausente o Presidente da J.F. Alvares.

As questões apresentadas focaram-se nos apoios às Comissões de Melhoramentos e à descentralização de competências, ao perigo de fogos florestais e o trabalho no aumento na segurança, a distribuição dos kits de segurança, os oficiais de segurança das aldeias, as bocas-de-incêndio a inspecionar, a limpeza a efetuar, a valorização da agricultura, a angariação de investidores, arranjo de estradas entre outros.

Sob a coordenação de Luís Martins (Dr.), Presidente do Conselho Regional, que endereçou as boas vindas a uma sala repleta de interessados goienses, a reunião decorreu com um período de análise dos Presidentes das J.F. e um segundo de perguntas e respostas em interação com os presentes.

Foi destacada a necessidade de acentuar o desenvolvimento do turismo, aproveitamento e acessos aos Penedos de Góis, considerados por muitos dos presentes como a jóia da coroa do concelho, bem como a valorização da Pedra Letreira.

Todos os Presidentes refletiram sobre o diálogo previamente necessário à formação dos seus executivos, consequente de vitórias sem maioria absoluta, mas que, concluíram, derivaram em executivos coesos.

Debateu-se ainda a futura transferência da Farmácia de Alvares para Góis e a consequente falta de apoio farmacêutico na freguesia de Alvares. Esta frutífera reunião, em que o diálogo imperou entre os fregueses radicados em Lisboa e os seus Presidentes, terminou com uma análise global aos temas pela Presidente da Assembleia Municipal Góis, Maria do Céu Alves (Dra.) e pelo Presidente da C.C.G., José Santos que agradeceu a todos pelo brilhantismo do encontro, convidando os presentes para, o já tradicional, lanche final.

A Presidente da J.F. Góis, informou sobre o enfoque que deseja concretizar no apoio aos jovens e idosos carenciados, IPSS's, emprego e formação, turismo e limpezas. O protocolo de intenção de investimento assinado entre a empresa Lusiaves e a Câmara Municipal Góis, para 2 unidades em V.N. Ceira e Góis com 50 postos de trabalho, foi considerado de muita importância.

Assumindo as ideias dos Presidentes das Juntas e dos presentes o Conselho Regional irá estudar a realização de nova reunião para o final do mandato autárquico.

O Presidente da J.F. V.N.Ceira, com uma equipa renovada e no segundo mandato sem maioria, informa sobre o enfoque que deseja dar aos casos de carências económicas, aos espaços verdes, produtos 3


IV Jantar Solidário e Noite Musical No final do Jantar foram dirigidas palavras de incentivo e motivação à organização pelo Presidente da A.E.R.G., Rui Sampaio, Presidente da Assembleia Municipal, Maria do Céu Alves (Dra.) e VicePresidente da Câmara Municipal, Mário Garcia (Dr.) que, confirmaram as palavras de boas vindas e agradecimento aos presentes proferidas pelo Presidente do Conselho Regional da C.C.G., Luís Martins (Dr.), finalizando as intervenções o Presidente da C.C.G., José Dias Santos.

O Conselho Regional da C.C.G organizou a 3/11/2018, na Casa da Cultura de Góis, o IV Jantar Solidário, cuja receita reverteu a favor da "Associação Educativa e Recreativa de Góis". Após o êxito de organizações anteriores a favor dos Bombeiros Voluntários de Góis, Santa Casa da Misericórdia de Góis e Jornal "O Varzeense", este evento convidou a sociedade goiense a associar-se solidariamente a mais esta organização. Dirigida por Rui Sampaio, a A.E.R.G., assume-se como a organização que movimenta o maior número de pessoas no concelho, a saber: Filarmónica (40 executantes), Futebol (80 executantes), Judo (50 executantes) e Coro Misto (40 executantes) entre outros, ocupando os jovens goienses na educação musical, desportiva e associativa, colocando o seu foco de vida na sociedade goiense. Estas tarefas não são isentas de dificuldades económicas que, só uma gestão criteriosa contribui para a manutenção das diversas vertentes de atuação na ocupação de jovens e adolescentes que veem na dedicação dos adultos a sua mais valia social.

A seguir ao Jantar Solidário realizou-se a Noite Musical Solidária com a participação do "Coro Misto da A.E.R.G." e da "Filarmónica da A.E.R.G." No final do evento a receita angariada pela sociedade goiense totalizou a verba de 1.125 € entregue na íntegra e em mão a Rui Sampaio, Presidente da A.E.R.G. O Conselho Regional da C.C.G assumindo o seu trabalho, de sempre contribuir para a qualidade de vida da sociedade goiense, confirma assim com esta IV iniciativa o seu vector solidário e a motivação de tudo fazer para a sua continuação.

Coube a todos os goienses, regionalistas em particular, o papel de tudo fazerem para a continuação desta meritória tarefa de educar, focalizar e integrar os jovens goienses em nobres missões.

4


Os Últimos Presidentes José Carlos Fernandes era presidente da Comissão de Melhoramentos do Povo de Amieiros e Cabeçadas há cerca de 30 anos e membro da sua direção desde 1982.

2018 marcou o final de mandato como Presidente para dois grandes regionalistas do nosso Concelho: Avelino Martins presidente da Comissão de Melhoramentos do Esporão e José Carlos Fernandes presidente da Comissão de Melhoramentos do Povo de Amieiros e Cabeçadas.

José Carlos Fernandes, dedicou uma vida ao regionalismo e à sua Comissão de Melhoramentos, da qual é sócio desde os 13 anos de idade.

Avelino Martins e José Carlos Fernandes eram certamente os presidentes no ativo com mais anos de dirigismo contínuo no regionalismo goiense.

Como forma de reconhecer esta dedicação e o resultado do seu trabalho em prol da sua terra, a sua Comissão atribui-lhe o título honorífico de Presidente Honorário e atribuiu o seu nome ao Salão da Casa de Convívio dos Amieiros que passou a designar-se “Salão José Carlos Fernandes”.

Avelino Martins era presidente da Comissão de Melhoramentos do Esporão há 32 anos e membro da direção desde a sua fundação em 1955.

A intervenção no regionalismo goiense sempre foi um objetivo de Avelino Lopes Martins. Fundador da Comissão de Melhoramentos do Esporão, sendo Sócio Honorário desde 2005, Prémio "Casimiro Martins" e Salva de Prata do povo do Esporão em 2005, como resultado do reconhecimento pela sua dedicação e concretização de projetos.

Estamos perante dois regionalistas com uma vasta obra realizada e com um reconhecimento não só da sua povoação, como também de todo um concelho, pelo muito do que deram a esta causa.

É titular da Medalha de Mérito do Município de Góis, entregue pelo Governador Civil de Coimbra (2007) e por proposta da Comissão de Melhoramentos do Esporão e deliberação do executivo da Câmara Municipal de Góis, em 2009, foi dado o seu nome a uma rua do Esporão, Rua Avelino Lopes Martins.

Ambos, ao longo destes mandatos do Conselho Regional, colaboraram e tiveram uma presença ativa nas nossas atividades, pelo que entendemos que esta seria uma justa homenagem.

É atualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos do Esporão e Presidente do Conselho Fiscal da Casa do Concelho de Góis.

O nosso sincero obrigado aos dois.

A Comissão de Melhoramentos do Esporão reconhecendo todo o seu trabalho, homenageou-o atribuindo-lhe o título honorífico de Presidente Emérito.

5


Colectividades C. M. Alvares

C. M. Amieiros e Cabeçadas VAMOS COMEMORAR OS 75 ANOS DA COMISSÃO DE MELHORAMENTOS DO POVO DE AMIEIROS E CABEÇADAS PARTICIPE NAS BODAS DE DIAMANTE DA NOSSA COMISSÃO

Email para envio de notícias para divulgação na Newsletter

Agenda

casaconcelhogois@gmail.com

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.