Newsletter nº13

Page 1

Edição nº13 Abril 2019

Editorial Temos de fazer uma análise e pensar num novo modelo de atuação se queremos ter um futuro a médio/longo prazo.

Esta equipa do Conselho Regional acabou de ser eleita para o 4º mandato consecutivo Ao fim de 9 anos estamos de consciência do trabalho feito. Nem tudo têm sido rosas neste nosso caminho, mas temos lutado com entusiasmo acreditando neste projeto de divulgação e promoção de Góis, de dinamizar a Casa do Concelho de Góis, de a levar a Góis e, por fim, captar a juventude.

Para o efeito, estamos abertos a dinamizar parcerias com quem nos queira desafiar para em conjunto tentar novos desafios que consigam não só trazer a juventude à Casa e ao Regionalismo em geral, como atrair a participação das Agremiações Regionalistas….. sem o que o nosso trabalho não faz sentido.

Ao fim destes 9 anos fica o amargo de não se ter conseguido atingir o objetivo de captar a juventude, mas também o desgaste e desilusão pela falta de apoio e colaboração da maioria das agremiações regionalistas.

Continuem a contar connosco… Nós esperamos poder contar com todos os Góienses.

Vem aí um novo mandato, o 4º desta equipa, e pela primeira vez não apresentámos um programa na Assembleia Geral. E não apresentámos porque para além iniciativas de continuidade (participação na Coletividades na Alameda em Lisboa Solidária em Góis) não temos outros planeados.

das duas Festa das e Noite projetos

Pensamos que este modelo de atuação está a esgotar-se e necessitamos de repensar a nossa atuação.

1


A Casa do Concelho de Góis na Alameda (Lisboa, 24, 25, 26 de maio) A Casa do Concelho de Góis em Lisboa, no seguimento do êxito que constituiu a sua participação no ano transato, irá participar na "V Festa das Coletividades e das Casas Regionais em Lisboa", realizada na Alameda D. Afonso Henriques, (24-26 maio), organizada pela Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL), Associação das Casas Regionais de Lisboa (ACRL) e da Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa (FCDL), em que as tradições de todo o país se deslocam anualmente a Lisboa. Esta importante festa tem a participação das Casas Regionais sediadas na grande Lisboa e a participação de Grupos Culturais, Cantares e Ranchos Folclóricos representando o melhor que se vai fazendo no nosso País interior. Numa coordenação entre o Conselho Regional e a Direção da Casa do Concelho de Góis e com a colaboração da Câmara Municipal de Góis pretende-se, mais uma vez, no nosso stand, apresentar em Lisboa o melhor que se produz no Concelho de Góis no âmbito do artesanato, gastronomia, cultura e turismo.

Banda Juvenil da Filvar

No Palco do evento pelas 16:00 horas do dia 25 maio (sábado) atuará em representação da cultura do Concelho de Góis a "Banda Juvenil da Filvar, Filarmónica Varzeense, Vila Nova do Ceira". Convidamos todos os Goienses radicados na grande Lisboa, representantes das Comissões de Melhoramentos e das Associações e todos os amigos de Góis a brindarem-nos com a vossa presença enaltecendo na capital a qualidade do Concelho de Góis, fazendo desta nossa participação mais um sucesso goiense.

2


Casa do Concelho de Góis José Dias Santos foi reeleito Presidente da Casa do Concelho de Góis, por unanimidade, no passado dia 30 de março de 2019, durante a Assembleia-Geral Ordinária, que decorreu na sede desta Casa do Concelho, em Lisboa. Durante a Assembleia, e após aprovação do Relatório e Contas do Ano 2018 e respectivo parecer do Conselho Fiscal, procedeu-se à eleição dos novos corpos sociais para o triénio de 2019 a 2021, ​ficando assim constituídos: ASSEMBLEIA GERAL: ​Presidente: Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva Poiares; Vice-Presidente: Américo Simões; Secretários: Dra. Cristina Isabel Henriques Coelho e José Carlos Barata Fernandes

DIREÇÃO: ​Presidente: José Dias Santos; Vice–Presidente: Paulo Jorge de Almeida Casquinha; 1º. Secretário: Eng.º. Luís Filipe de Almeida Nogueira Dias; 2º. Secretária: Inês Rosa Barata; Tesoureira: Maria Bertilde Barata Costa; Vogais: Maria Fernanda Rodrigues Simões das Neves e Ilda Celeste Henriques Barata Ferreira; Suplente: José Luís Barata Bastos

CONSELHO FISCAL: ​Presidente: Avelino Lopes Martins; Secretários: António Rua Antunes Dias e António Dias Santos

CONSELHO REGIONAL: ​Presidente: Dr. Luís Pinheiro Martins; Vice–Presidente: Eng.º. José Henriques Antunes; Vice–Presidente: Dr. Fernando José Bandeira da Cunha; Secretário: Adriano Barata Pacheco; Vogais: Mário Luís Domingos Barata, Presidente da Direção da C. C. Góis, Secretários da Direção da C. C. Góis e Presidentes das Colectividades Filiadas.

3


Colectividades

Foi apresentada uma única lista para o biénio 2019/2021, que, após ter sido colocada à votação, foi aprovada por maioria.

Povorais (A.G.) No passado dia 16 do mês de Março de 2019, realizou-se a Assembleia Geral Ordinária da Comissão de Melhoramentos de Povorais, na Casa do Concelho de Góis, pelas 16H00 horas, presidida pelo Sr. Fernando Pinto e pela Sra. Inês Barata, onde contou com uma boa presença de associados, tendo a seguinte ordem de trabalhos:

Lista dos Corpos Gerentes eleitos: Assembleia-geral Presidente – Fernando Carlos Cerqueira Pinto Vice-Presidente – Gina Isabel Henriques Pimentel 1º Secretário – Ana Catarina de Campos Rodrigues da Silva Henriques Direção Presidente – Paulo Alexandre dos Santos Henriques Vice-Presidente – Inês Rosa Barata Tesoureiro - Rui Manuel Henriques Alves 1º Secretário - Marco Paulo Pereira Sousa 2º Secretário – Diogo Miranda 1º Vogal – Fernando Barata Henriques 2º Vogal – Maria de Fátima Alves Henriques Suplente - Nuno Baeta

1 – Análise e votação do Relatório e Contas e Parecer do Conselho Fiscal; 2 – Eleição dos novos corpos gerentes da C.M. P. para o biénio 2019-2021; 3 – Assunto de interesses para os Povorais;

Conselho Fiscal Presidente - José Gentil Henriques Pimentel 1º Secretário – Adelino Coelho 2º Secretário - José das Neves Gonçalves Relator - Susana Rosa Barata

Aberta a assembleia pelo Presidente da mesa, foi posto à discussão o 1º ponto de ordem de trabalhos, dando a palavra à Direção e de seguida intervieram alguns associados sobre a matéria, tendo sido posto á votação que foi aprovado por unanimidade. De seguida, foi lido o Parecer do Conselho Fiscal, que foi colocado à votação, onde foi também aprovado por unanimidade. Do relatório consta a proposta de votos de agradecimentos às seguintes entidades e conterrâneos: ● Junta de Freguesia de Góis ● A Comarca de Arganil ● O Varzeense ● Voto pesar pelos sócios e conterrâneos falecidos. Passou-se ao segundo ponto da ordem de trabalhos, “Eleição dos novos Corpos Gerentes“.

4

De seguida fizeram-se algumas considerações gerais acerca da nossa Aldeia, entre as quais, a situação da Piscina e também foi proposto e aprovado os nomes para as ruas da nossa aldeia. Por fim o Presidente da Mesa agradeceu o modo como a Assembleia tinha decorrido, dando-a por terminada. No final os novos Corpos Gerentes tomaram posse para o novo mandato. 16 de Março 2019 O Presidente da Mesa da Assembleia Fernando Pinto


Almoço Convívio Realizou-se no passado dia 31 de Março, o Almoço de Convívio da Comissão de Melhoramentos de Povorais, na Quinta São José, em Sacavém.

De seguida foi feito um pequeno Leilão, tendo tido uma adesão acima das nossas expectativas, por isso o nosso Obrigado.

Neste almoço estiveram presentes cerca de 70 pessoas, entre associados e amigos, num ambiente de grande confraternidade entre todos, que nos deixa com bastante esperança no futuro, a bem do Regionalismo.

E a seguir foi dado por terminado o Almoço. Sem mais, os nossos respeitosos cumprimentos

No início do almoço o Sr. Presidente da Direção agradeceu a presença de todos e desejou um bom almoço a todos os presentes. Após o almoço, o Sr. Presidente tomou a palavra, agradecendo a presença da C.M.Esporão (Ilda Celeste) e de seguida informou os presentes que entrou em funcionamento uma nova Direção de continuidade. Passando a vários assuntos relacionados com a aldeia destacou os seguintes: - Construção da Piscina continua nos nossos horizontes. - O perigo iminente (abatimento) que se encontra a curva da reta da “Penedeira“ (estrada de acesso aos Povorais e Santo António da Neve), na qual o Município já há muito tempo sabem do problema, mas nada fizeram até ao momento, esperemos que não haja nenhuma desgraça, porque alguém será responsável. Estamos ainda à espera do tal projeto para obras nesse local, já vai há um ano. - Foi apresentado o mapa da nossa Aldeia, já com os nomes das ruas (decidido na última AG), para que os CTT possam entregar a correspondência. - Foi também informado que brevemente iremos pedir reuniões com a Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

P.S - O nosso agradecimento à empresa Arte de Bem Servir, pela realização do Almoço. Direção Paulo Henriques

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.