Page 1

Edição nº11 Outubro 2018

Editorial De 20 a 23 setembro a convite do Conselho Regional tivemos na C.C.G. uma Unidade BUPi de Góis, constituindo-se esta iniciativa, num êxito, demonstrado pela presença de 32 proprietários goienses que georreferenciaram e validaram 413 propriedades, facilitando a vida a estes goienses que, por residirem e trabalharem na grande Lisboa estavam impossibilitados de participar nesta iniciativa no balcão de Góis.

No início deste ano, confessamos em editorial a motivação da equipa do Conselho Regional em fazer de 2018 um ano pleno de realizações regionalistas, cumprindo a missão a que nos propusemos de colocar o nome de Góis em lugar de destaque. Assim, realizámos com sucesso em 18 março a “II Mostra da Chanfana do Concelho de Góis”; enchendo a lotação da Casa com interessados participantes neste evento gastronómico.

Programados ainda para 2018 o IV Jantar Solidário e Noite Musical Solidária a favor da A.E.R.G a 3 novembro na Casa da Cultura em Góis e “Os Presidentes das Juntas de Freguesia de Góis em Lisboa” a 17 novembro no auditório da C. C. G. em Lisboa.

A 24 março o Conselho Regional participou na Assembleia Geral da Casa do Concelho de Góis, contribuindo com as nossas ideias para uma cada vez melhor gestão da nossa Casa Concelhia.

Estes eventos sociais e regionais concluem um ano em que nos propusemos estar mais perto dos goienses, percebendo as suas dificuldades, os seus anseios, bem como, pugnar pela publicitação e incentivo da nossa cultura.

De 18 a 20 de maio participamos pela primeira vez, na “IV Festa das Coletividades e Casas Regionais em Lisboa”, com stand próprio, com mostra e venda de produtos regionais oriundos do artesanato e gastronomia, constituindo um êxito promocional e de vendas. No Palco do evento atuou com excelência o Grupo de Música e Cantares Tradicionais da Várzea.

Continuamos a acreditar num Concelho de Góis com futuro e com prosperidade, assim saibamos ser dignos da nossa história.

O Conselho Regional foi convidado pela Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Sacões (ARCAS) a participarmos no seminário, integrado na Sessão Solene da Semana Cultural da Freguesia de Vila Nova do Ceira, (23 junho a 1 julho). Sob o tema “Francisco Barata Dias, da Cultura ao Regionalismo”, participamos com 2 comunicações: Dr. Luís Martins, “Regionalismo: perspectivando o futuro olhando para o passado” e Prof. Carlos Poiares, "Francisco Barata Dias e o regionalismo goiense”.

1


IV Jantar Solidário em Góis

Além das inscrições serão aceites igualmente donativos em dinheiro.

À semelhança de outros anos o Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis vai organizar no dia 3 novembro 2018 (sábado), pelas 19:30 h, na Casa da Cultura de Góis, o seu IV Jantar Solidário.

Contamos com a presença de todos os goienses e, em particular, com as Comissões de Melhoramentos, coração do regionalismo goiense, para mostrarmos a nossa solidariedade, fazendo deste IV Jantar Solidário mais um êxito em prol do que de melhor se pratica na sociedade goiense.

Após o êxito de organizações anteriores a favor dos Bombeiros Voluntários de Góis, Santa Casa da Misericórdia de Góis e Jornal "O Varzeense", a receita deste IV Jantar Solidário reverterá a favor da Associação Educativa e Recreativa de Góis (A.E.R.G.).

Inscrições: Luís Martins

936 160 381

A Associação Educativa e Recreativa de Góis (A.E.R.G.), assume-se como a organização que movimenta o maior número de elementos no concelho de Góis.

Fernando Cunha

969 013 939

Mário Barata

919 315 596

José Dias Santos

969 506 168

Dirigida por Rui Sampaio, enfatizamos o trabalho desenvolvido na Filarmónica (40 executantes), secção de Futebol (80 executantes), secção de Judo (50 executantes) e Coro Misto (40 executantes) entre outros, ocupando em particular jovens goienses na educação musical, desportiva e associativa, colocando o seu foco de vida na sociedade goiense.

Luís Dias

919 514 271

Bertilde Costa

963 977 847

Ana Rute (A.E.R.G.)

964 091 394

Mail C. Regional

casaconcelhogois@gmail.com

Mail A.E.R.G.

aergois@gmail.com

Estas tarefas não são isentas de dificuldades, em particular económicas que, só uma gestão criteriosa tem contribuído para a manutenção das diversas vertentes de atuação na ocupação de jovens e adolescentes que veem na dedicação dos adultos o seu espelho de mais valia social. Cabe a todos os goienses, regionalistas em particular, o papel de tudo fazerem para a continuação desta meritória tarefa de educar, focalizar e integrar os jovens goienses nas nobres missões desempenhadas. Chegou o momento da sociedade goiense no seu todo (residentes, diáspora e regionalistas) contribuir e retribuir a ação meritória da A.E.R.G..

Agenda Outubro Dia 11 - Sessões de Educação Ambiental Casa de Convívio do Esporão Novembro Dia 3 - Torresmada e Magusto Casa de Convívio das Ladeiras

A seguir ao Jantar Solidário será realizada uma Noite Musical, pelas 22:00 h, cujo programa é o seguinte: - Filarmónica da A.E.R.G- de Góis - Coro Misto da A.E.R.G. de Góis À semelhança de outros anos, a inscrição no Jantar terá um valor solidário (15 associações).

Dia 3 - Noite Solidária do Conselho Regional Casa de Cultura de Góis

A entrada na Noite Musical será facultada pela entrega de um valor livre em dinheiro.

Dia 17 - Os Presidentes das Juntas de Freguesia em Lisboa Casa Do Concelho de Góis - Lisboa

2


Seminário em Vila Nova Ceira

Presidentes de Juntas de Freguesia de Góis em Lisboa - Casa do Concelho de Góis - 17 novembro 2018

A sessão de abertura das comemorações do 91º aniversário da Junta de Freguesia de Vila Nova de Ceira, decorreu no edifício sede da junta no passado dia 23 de junho. O Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis foi convidado pela Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Sacões (ARCAS), para em parceria participar nesta sessão a qual foi dedicada a uma homenagem ao escritor Francisco Barata Rodrigues, regionalista que foi diretor da Casa do Concelho de Góis.

Assumindo o resultado das últimas eleições autárquicas, que nos deixou como resultado novos líderes e dirigentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Góis, vai o Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis organizar no dia 17 novembro 2018 (sábado), pelas 15:00 h no Auditório da Casa do Concelho de Góis, R. de Santa Marta, 47, r/c, Dto, 1150-293 Lisboa, o simpósio:

A Sra. Engª Leonor Pateira, em nome das ARCAS, apresentou a vida e a obra do escritor, dando realce às obras publicadas, e tendo feito uma apresentação de cada um dos seus livros.

“Os Presidentes das Juntas de Freguesia de Góis

De seguida o Dr. Luis Martins. Presidente do Conselho Regional, desenvolveu uma apresentação sobre " Regionalismo – perspectivando o futuro olhando para o passado".

em Lisboa" Com as confirmadas presenças dos Presidentes: - Vítor Manuel Fonseca Duarte (Dr.), Junta de Freguesia de Alvares

No desenvolvimento deste tema, começou por recordar como nasceu o regionalismo nos anos vinte, recordou o seu auge e centrou-se numa leitura da situação atual do Regionalismo e das causas que na sua opinião levaram a esta situação.

- António Alves Martins, União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal - Ana Paula Rodrigues Gonçalves (Dra.),

Falou de seguida dos novos desafios que se abrem ao Movimento Regionalista, falando sobre “A representação da consciência das nossas gentes, serem parceiros sociais junto do poder local”, e “A descoberta de novos campos de atuação”.

Junta de Freguesia de Góis - António Barata Carvalho, Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira

Terminou lançando dois temas para reflexão: “O Rejuvenescimento das Comissões de Melhoramentos” e “A Deslocalização das direções das coletividades da capital para a aldeia”.

Este simpósio destina-se a apresentar os projetos previamente programados para cada freguesia, que faziam parte do projeto eleitoral e que foram sufragados pelos eleitores e as ideias que entretanto tenham surgido resultado do trabalho autárquico.

Ficaram muitas ideias para reflexão por parte do movimento regionalista.

Os Presidentes das Juntas de Freguesia estarão ao dispor dos participantes e em particular das Comissões de Melhoramentos do Concelho de Góis e dos goienses da diáspora residentes na grande Lisboa para responderem ás perguntas ou ideias colocadas.

De seguida o Prof Carlos Poiares, presidente da Assembleia Geral da Casa do Concelho de Góis, finalizou com uma excelente intervenção sobre a vida de Francisco Barata Dias, sob uma perspectiva política-ideológica, recordando os anos da sua juventude em que teve o privilégio de privar com este escritor, dando a conhecer alguns episódios da sua vida.

Contamos pois, com a presença de todos os goienses e, em particular, com as Comissões de Melhoramentos, repositórios que são dos anseios das suas populações em participarem ativamente nesta iniciativa, a favor da qualidade de vida e da fixação dos goienses.

Com estas participações, a Casa do Concelho de Góis mais uma vez esteve presente num evento no nosso Concelho.

3


O BUPi na Casa do Concelho de Góis O BUPi, Balcão Único do Prédio surgiu com o intuito de conhecer melhor o território português com recurso à georreferenciação. O objetivo é perceber quais são os limites das propriedades rústicas e quem são os seus proprietários, de modo a melhor proteger a propriedade e prevenir os incêndios.

Aberto 5º feira a domingo (não colidindo com a atividade do balcão fixo de Góis, nem do balcão itinerante) foram atendidos 32 proprietários e validados cerca de 413 processos de georreferenciação, num ambiente de privacidade, mais perto da residência de cada um.

Para a realização da georreferenciação (representação gráfica) devem os interessados fazer-se acompanhar do cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e cartão de contribuinte) e cadernetas prediais das suas propriedades rústicas. Decorre até 31 de outubro de 2018 o processo de registo nas Conservatória de Registo Predial, com caráter gratuito, anexando a georreferenciação. No âmbito dos vários contactos e conversas sobre este assunto com os proprietários goienses residentes na área metropolitana de Lisboa interessados em georreferenciar e registar os seus prédios rústicos e, sem hipótese temporal de o fazer, considerando a sua vida profissional e pessoal em Lisboa, a Casa do Concelho de Góis, por iniciativa do seu Conselho Regional e, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Góis, abriu uma unidade do BUPi-Góis na sua sede em Lisboa nos dias 20 a 23 de setembro.

De saudar o profissionalismo de excelência demonstrado pelo técnico António Mourão que nos 4 dias assumiu a coordenação dos trabalhos, bem como o empenho dos técnicos Tiago Forte e Jorge Simões pela dedicação no atendimento de todos os goienses. O Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis agradece encarecidamente a estes técnicos, bem como ao Eng. Tiago Cardoso (DGUPA) a forma cordial com que nos recebeu e o valioso apoio de coordenação em Góis, e ao executivo da Câmara Municipal de Góis, Dr. Mário Garcia (Vice-Presidente), e Dra. Lurdes Castanheira (Presidente) o precioso apoio a esta nossa iniciativa. A certeza de que os goienses radicados na grande Lisboa apreciaram esta iniciativa, uma forma mais, de Góis estar mais perto dos seus..

4


Coletividades

Museu de Icnofósseis dos Penedos de Góis

Comissão de Melhoramentos das Ladeiras

O Centro Interpretativo dos Icnofósseis dos Penedos de Góis congrega um conjunto de Cruzianas descobertas nos Penedos de Góis e, em particular, junto da aldeia de Povorais. Este espaço enquadra os visitantes nas principais características desta crista quartzítica e, com especial destaque para as marcas de deslocação das trilobites que aqui viveram, há milhões de anos. Poderá ser visitado na recepção da Casa da Fonte, que se encontra na loja* da Casa do Casarão, em Povorais.

Realizou-se no passado dia 12 de Agosto a Assembleiageral da nossa Comissão. Foram analisados e aprovados o Relatório de Gestão, as Contas e o Parecer do Conselho Fiscal referente ao ano de 2017. Com este relatório foram também aprovados votos de agradecimento à Câmara Municipal de Góis, à Junta de Freguesia de Góis, à Casa do Concelho de Góis, a todos os que colaboraram nas organizações contribuindo para o seu brilhantismo e a todos os sócios e amigos pela ajuda que deram e tornaram possível o sonho de continuar a fazer mais e melhor. De seguida procedeu-se à eleição dos Corpos Sociais para os próximos 2 anos. Por fim, discutiram-se alguns assuntos de interesse da localidade, destacando-se a necessidade da limpeza dos terrenos junto à aldeia e a necessidade de limpeza das bermas, tendo a Direção ficado de escrever à Ascendi, assim como a necessidade de fazer revisão as bombas de incêndio, que apresentam sinais de ferrugem e degradação. Seguiu-se um lanche preparado pelas senhoras da aldeia, a quem a Direção desde já agradece.

*Aloja - Termo usado para identificar uma zona da casa que era aproveitada para currais, zona de arrumos, adegas.

Torresmada e magusto Como já é tradição, vai decorrer no próximo dia 3 de novembro, a já tradicional torresmada e magusto para comemorar a festa dos Santos. Contamos com a presença de todos os Ladeirenses e amigos para mais uma tarde/noite bem passada na nossa Casa de Convívio nas Ladeiras. Apareçam Assembleia Geral Presidente – Luís Filipe Almeida Fernandes 1.º Secretário – Fábio Miguel Almeida Neves 2.º Secretário – Mário José Correia Ramos Direção Presidente - Luís Filipe Pinheiro Martins Vice-presidente – Jorge Manuel Rodrigues Martins Tesoureiro – Albertino Fernandes Olivença 1.º Secretário – Dina Teresa Almeida Fernandes Olivença 2.º Secretário – António Manuel Brás Neves 1.º Vogal – Jorge Miguel Ramos Martins 2.º Vogal – Pedro Alexandre Almeida Neves Conselho Fiscal Presidente – José Carlos Rodrigues Martins Secretário – António Rodrigues Martins Vogal – Maria de Lurdes Pião Rodrigues Martins A Direção

Esperamos por si na: Casa do Casarão 3330-211 Povorais

5


6

Newsletter nº11  

Newsletter nº11 da Casa do Concelho de Góis

Newsletter nº11  

Newsletter nº11 da Casa do Concelho de Góis

Advertisement