Newsletter nº 17

Page 1

Edição nº17 Abril 2020

Editorial Este número da nossa Newsletter nada tem a ver com o que estava a ser preparado.

Não sei, mas quero acreditar que a nossa vida não vai voltar a ser o que era, quero acreditar que vamos dar mais valor à amizade, à solidariedade, à família…

Deveríamos estar aqui a comentar como tinha decorrido a Mostra de Chanfana, a nossa Assembleia Geral, o Programa de atividades que tínhamos preparado para o ano 2020, a apresentar as iniciativas que estavam planeadas para o 1º semestre, e …

O Regionalismo terá certamente uma oportunidade de se reinventar e poder voltar a ter a solidariedade e o amor ao próximo como os seus principais valores, e gostaria de acreditar que a juventude vai também perceber que se calhar vale a pena olhar para o Regionalismo e trazer-lhe um ar fresco de renovação…

De repente, esta pandemia, vinda do Oriente e que conseguiu parar o mundo, mostrando que afinal o Homem não tem o poder que pensava, e … … ao fechar meio mundo em casa, faz-nos pensar que afinal o mundo pode ser diferente do que estávamos a construir

Voltando ao Conselho Regional, tivemos que suspender as nossas atividades, mas vamos voltar com o mesmo vigor e retomar o nosso plano onde o deixamos, replaneando o que ainda for possível para 2020 e deixando para 2021 o que não for possível.

Vieram ao de cima sentimentos que estavam adormecidos tais como a solidariedade, a ajuda ao próximo, a disponibilidade para os outros. Percebemos também que andávamos todos a correr contra o tempo, sem tempo para nada e de repente alguns de nós passamos a ter tempo de sobra, descobrimos que temos família e que tínhamos amigos, e que afinal, tal como disse o Ricardinho, éramos felizes e não sabíamos.

Contem connosco E cuidem-se, fiquem em casa, sigam as instruções e todos juntos vamos vencer este desafio, para que a vida continue… Por fim, uma palavra solidária, a quem sofreu diretamente os efeitos deste vírus, e houve goienses que o sofreram…

Tradicionalmente deveríamos estar no concelho de Góis, a passar este período Pascal com as nossas famílias perto das nossas gentes, e afinal vamos passar a Páscoa fechados em casa. Felizmente que hoje o mundo digital nos permite comunicar de uma forma muito próxima e rápida que nos faz minimizar esta distância. Será que quando isto passar, e vai passar certamente, tudo vai ser igual? Ou será diferente?

Conselho Regional da C. C. Góis


O Executivo da Câmara de Góis em Lisboa Organizado pelo Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis, realizou-se a 8/fev, em Lisboa, o evento "A Câmara Municipal de Góis vem à Casa do Concelho de Góis", que, desde 2010, tem debatido todos os temas relacionados com a qualidade de vida dos goienses, os projetos em curso e os programados no mandato, a situação global do concelho em termos sociais, financeiros e autárquicos, tomando o pulso aos goienses por via das Comissões de Melhoramentos. Convidada a Presidente Lurdes Castanheira, Dra. e, através desta, todos os seus Vereadores, marcaram presença, Mário Garcia, Dr., (Vice-Pres. C.M.G.), José Rodrigues, Dr. e Helena Moniz, (Vereadores C.M.G.), António Gonçalves (Chefe G.A.P./C.M.G.), Vítor Duarte, Dr. (Secretário G.A.P./C.M.G.), Nuno Lopes (Secr. G.A.V./C.M.G.), Marco Dias (Téc. Florestal), Paulo França (Enc. Op. Salubridade e Qualidade Vida), Luís Anjos (Enc. Op. Águas e Saneamento) e José Arlindo (Enc. Op. Obras e Carpintaria). Na ausência em Góis do Presidente do C.R., Luís Martins, Dr., por motivos pessoais inadiáveis, a coordenação do evento esteve a cargo de Fernando Cunha, Dr. (coadjuvado por Henriques Antunes, Eng.), VicePresidente C.R. que, endereçou as boas vindas a uma sala repleta de interessados goienses, seguindo-se a análise do mandato pela Presidente C.M.G.. Lurdes Castanheira, Dra., enfatizou, dos seus 841 dias de mandato as dificuldades inerentes ao défice demográfico de residentes, as dificuldades orçamentais com cada vez menos transferências e um tecido empresarial industrial e comercial frágil e sazonal.

melhoria da qualidade de vida dos goienses e do aproveitamento dos fundos estruturais. Enfatizaram as mesmas preocupações com as acessibilidades e cuidados de saúde primários. Ilustraram o evento com as suas preocupadas intervenções: Ana Cristina (C.M. Ádela), João Baeta, Eng. (C.M. Amioso do Senhor), Fernando Pinto (C.M. Povorais), Américo Simões (Cerdeira), António Duarte, Dr. (C.M. Soito), Sónia Raposo (C.M. Roda Cimeira), Vítor Olivença (C.M. Malhada e Casais), João Henriques (C.M. Amioso Cimeiro), Armando Mendes (C.M. Aldeia Velha e Casais), Ilda Celeste (C.M. Esporão), João Baeta (Roda Fundeira), Carlos Albino (C.M. Cerdeira) e José Carlos Fernandes (Amieiros) (intervenção via mail). As intervenções tiveram como contexto global (APIN tarifários, distribuição, saneamento, resíduos e dificuldades de comunicação e resposta por parte da C.M.G. aos assuntos colocados pelas C.M.) e como contexto local (segurança, limpezas florestais, cuidados de saúde, acessibilidades, comunicações móveis e colaboração com as C.M.. Do principal tema, motivo de acaloradas intervenções, concluiu-se que a integração de Góis na APIN era uma ideia excelente que permitia ganhar escala e qualidade na captação e distribuição de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, numa realidade com 50 sistemas de água, com perdas na distribuição, 30% de cobertura no saneamento e um parque auto desgastado. Os problemas atuais do arranque caótico da empresa APIN associados a um tarifário exigente e altamente penalizador fazem com que o executivo não coloque de parte qualquer tomada de posição decisória no futuro próximo.

Do trabalho concretizado, em equilíbrio financeiro, recordou: Transportes Públicos Municipais, Relvado do Estádio Eng. Augusto N. Pereira, Intervenções nos espaços públicos, Limpezas de intervenção municipal, Projeto BUPI, Aposta na rede viária e a preocupação atual nos Cuidados de Saúde Primários. Como objetivos a concretizar até ao fim do mandato destacou: Comissão Proteção e Segurança dos Idosos, Praias Fluviais Alvares e P. Sótão, Requalificação Residência de Estudantes, Pavilhão Desportivo e Jardim de Infância e R. Figueirinha em V. N. Ceira, Apetrechamento e Acessibilidades do Parque Municipal e Projeto do Mercado Municipal. Intervenção do Vice-Presidente, Mário Garcia, Dr., sobre o projeto do Transporte Público Municipal, a pedido (em várias aldeias) com partidas e chegadas em Góis e Alvares, a concretizar brevemente. José Rodrigues, Dr. e Helena Moniz, Vereadores (sem pelouro), destacamos a posição de que, na oposição têm apoiado quase todas as iniciativas relacionadas com a

No final do evento a Presidente da C.M.G., manifestouse grata com o desenrolar da reunião e lançou ao C.R. o desafio de novo evento em Maio, que permita ao executivo dar respostas concretas às questões. O Presidente C.C.G., José Dias Santos agradeceu a todos o brilhantismo deste encontro e o C.R. assumiu o desafio de concretizar nova reunião.


SARS-CoV-2 e a COVID-19 O "SARS-CoV-2" (Severe Acute Respiratory Syndrome COronaVirus-2), é o novo Coronavírus que surgiu na cidade de Wuhan na República Popular da China, inicialmente com 59 casos reportados entre 31/12/2019 e 11/01/2020, cuja sintomatologia era similar a uma pneumonia grave. Foi identificado o fulcro da doença no mercado de alimentos e animais vivos, na cidade de Wuhan, imediatamente encerrado a 01/01/2020. Em 20/01/2020 a D.G.S. (Direção Geral de Saúde), chamava a atenção aos viajantes portugueses nessa região da China para o seguinte: "* Evitar contato próximo com pessoas que sofram de infecções respiratórias; * Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes; * Evitar contato com animais; * Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos e deitar o lenço de papel no lixo); * Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir; * Se os viajantes com estadia em Wuhan apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, deverão procurar atendimento médico, informando-o sobre a sua história de viagem; * Poderão ainda ligar 808 24 24 24 (S.N.S.24) para esclarecimento de questões". De imediato, os investigadores chineses concluem que o "SARS-CoV-2" era originário de morcegos que, contaminaram o pangolim, animal mamífero cuja carne é consumida na culinária chinesa. Por esta via contaminante dá o salto de espécie para os humanos através do manuseamento da carne deste animal. Após um período de negação política, cedo os chineses admitem que tinham em mãos uma epidemia, pelo elevado número de casos (progressão exponencial), provocados por simples e fáceis contágios, pessoa a pessoa, via oral, nasal e mesmo ocular que, derivavam num número significativo de doentes com insuficiência respiratória aguda (pneumonia grave) em que, cerca de 10% necessitavam de admissão em cuidados intensivos com ventilação assistida. Esta doença, batizada de COVID-19 (COronaVIrus Disease 2019), de fácil contágio, num país de grande densidade populacional (China), associada a condições modernas e fáceis de mobilidade, com milhões de deslocações intra e inter países e continentes, facilitaram os contágios e, muito rapidamente esta epidemia, em 3 meses, transforma-se em pandemia e grassa significativamente por todo o mundo.

É nesta fase que entram, em "ação", as várias variáveis, que têm a ver com as condições sanitárias e mesmo culturais dos vários continentes e, nestes, dos vários países. Condições como: Índice de credibilidade da situação internacional, densidade populacional, cuidados sanitários locais, regionais e nacionais, cultura de respeito pelas autoridades decisoras em saúde e mesmo políticas, cultura de obediência rápida às regras colocadas em sociedade, capacidade logística sanitária dos países e a cultura de rapidez em mudar hábitos de vida em sociedade. Estas situações, aliadas a uma cultura muito europeia de "a China é muito longe" e mesmo em alguns países "isto não acontece a mim" levaram a um "deixa andar" muito latino que fez grassar a epidemia com resultados catastróficos em Itália e mesmo em Espanha. Outros, como Portugal, a sua situação geográfica ocidental, ideal nestes casos, fez com que tivéssemos mais tempo para nos prepararmos, estudando o desenvolvimento noutros países, culturalmente semelhantes e vizinhos. Por outro lado, a ideia académica geral de que os vírus se dão bem com o frio e as bactérias se dão bem com o calor e a humidade, associada a condições atmosféricas de primavera precoce no início de março, terão levado a pensar que poderíamos passar ao lado da epidemia. Esquecemo-nos que ainda não sabíamos praticamente nada do comportamento efetivo e real deste vírus. Assim, os primeiros 4 casos, confirmados em Portugal foram registados em 03/03/2020 (Boletim de situação nº 1- D.G.S.) ou seja, 2 meses após o início da epidemia chinesa. Aqui chegados, cumpre recordar os sintomas desta doença, que, apresenta um período de incubação de cerca de 14 dias: Tosse (56%), Febre (41%), Dores Musculares (29%), Cefaleia (25%), Fraqueza generalizada (24%) e Dificuldade Respiratória (17%). Se recordarmos que o contágio de processa facilmente, de pessoa a pessoa, via gotículas de saliva, estão criadas as condições de fácil e rápido contágio exponencial, ou seja, de 4 casos (03/03) passamos para 20.206 casos (18/04 24:00h) e 714 óbitos, em apenas 46 dias.


Recordamos os cuidados mais importantes (D.G.S.):

Em Góis:

# Quando espirrar ou tossir tape o nariz e a boca com o braço ou com lenço de papel que deverá ser colocado imediatamente no lixo.

-Farmácia Coroa - Dir. Técnica: Dra. Cristina C. Coroa

# Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use solução à base de álcool (gel alcoólico). # Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos. # Se regressou de uma área afetada, cumpra isolamento profilático voluntário, evitando contacto próximo com outras pessoas, durante 14 dias. # Mesmo não estando em isolamento mantenha o distanciamento social. # Fique em casa (confinamento), tente aproveitar o tempo fazendo coisas que gosta e aproveite para cuidar de si. # Como regra geral, evite o contacto próximo com outras pessoas (distanciamento social, 1-1,5 metros). # Seja um agente de saúde pública e proteja-se a si e aos outros. # Grupos de risco: idosos com o sistema imunitário deprimido e/ou com doenças concomitantes de diabetes, hipertensos, doença cardiovascular e doença oncológica. Muito importante: Respeite escrupulosamente as recomendações do governo e da D.G.S. em particular NÃO SAIA DE CASA. Defendendo-se a si e à sua família está a defender a sua comunidade, o seu concelho, a sua região e o seu país. Com paciência e resiliência vamos sair desta situação muito mais fortes. Não facilite, não seja herói. Em caso de dúvida aconselhe-se na Linha S.N.S.24 - 808 24 24 24 ou junto do seu Farmacêutico, sempre à sua disposição, na sua Farmácia Comunitária de proximidade.

Av. Combatentes Ultramar, 10, Góis - Telf: 235 778 021 (Serviço de Entregas ao Domicílio e via Internet) (http://coroagoi.farmaciasportuguesas.pt) -Farmácia Santiago - Dir. Técnica: Dr. José C. Coroa Av. Manuel N. Sarrazola, 3-B, Góis - Telf: 235 587 443 (Serviço de Entregas ao Domicílio) -Farmácia Frota Carvalho - Dir. Técnica: Pedro Simões Largo da Igreja, V. N. do Ceira, Góis - Telf: 235 778 044

Realidade em Góis Em entrevista dada à Rádio Club Arganil, em 1 de abril, a Presidente da Câmara Municipal de Góis e líder da Proteção Civil Municipal, Lurdes Castanheira, Dra. informou do trabalho efectuado no concelho de Góis neste difícil contexto de COVID-19 e informou: * 16 casos suspeitos (aguardando análise) * 4 casos positivos (confinados em quarentena) * 1 óbito (sexo feminino, grupo mais de 80 anos) Terminou a entrevista informando sobre a atitude dos goienses em acatarem as indicações nacionais (D.G.S.) e municipais (C.M.G.), enfatizando a necessidade efectiva de, mesmo em contexto rural, os goienses manterem-se em casa, lançando um pedido a que os goienses da diáspora no estrangeiro e em Portugal se abstenham de visitar Góis no período da Páscoa.


Assembleia Geral da Casa do Concelho de Góis

A Casa do Concelho de Góis, atendendo às indicações dadas pela DGS e assumindo que se devem adoptar todas as medidas de prevenção que impeçam um possível contágio, decidiu cancelar a sua Assembleia Geral que estava agendada para o dia 28 de Março na sua sede, reagendando para uma data posterior a acordar. Certos da melhor compreensão.

Colectividades

A Comissão de Melhoramentos de Povorais, vem por este meio agradecer a presença de todos que estiveram no nosso Almoço de Convívio, no passado domingo. Foi um manhã e tarde bem passada, de grande confraternização entre todos. A Comissão informou os presentes acerca de vários assuntos, entre os quais o ponto de situação da "curva da penedeira", as contas e também o assunto do dia …o roubo da APIN...!! Após alguns comentários dos associados, finalizamos o almoço com um leilão, com bastante participação como tem sido hábito. Mais uma vez, o nosso Obrigado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.