Newsletter nº7

Page 1

Newsletter Casa do Concelho de Góis Conselho Regional

Edição nº7 Setembro 2017

Editorial

III Jantar Solidário

À semelhança de outros anos, o Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis vai organizar no dia 28 Outubro 2017 (sábado), na Casa da Cultura de Góis, o III Jantar Solidário. Após o êxito de organizações anteriores a favor dos Bombeiros Voluntários de Góis e da Santa Casa da Misericórdia de Góis, a receita deste III Jantar Solidário reverterá a favor do Jornal "O Varzeense". "O Varzeense", é um jornal de inspiração regionalista com sede em Vila Nova do Ceira, gerido por uma Associação de Cidadãos locais, passando atualmente por dificuldades económicas que colocam em causa a sua sobrevivência. Cabe a todos os goienses, regionalistas em particular, o papel de tudo fazerem para a continuação do único representante da imprensa escrita do concelho de Góis e que ao longo dos anos tem sido um parceiro fundamental do Regionalismo ao publicar os seus textos de forma gratuita. Chegou o momento da retribuição e de ajudarmos quem nos ajuda, neste momento mais cinzento de "O Varzeense". A seguir ao Jantar Solidário será realizada uma Noite Musical cujo programa é o seguinte:

Vivemos mais um verão nas nossas aldeias. O colorido provocado pela presença da nossa diáspora, em Portugal e no estrangeiro, é sempre um fator de alegria. No inicio, tivemos um Verão desagradável com os incêndios que afetaram o concelho de Góis com todo o espetáculo de desorganização das autoridades nacionais. Mas, com a sociedade civil goiense, da qual deriva o regionalismo, a agir de uma forma que nos enche de orgulho pela imediata disponibilidade, organização e vontade de bem fazer, e bem ajudar a sociedade politica e associativa, dando mostras do ser goiense. Os goienses, com o seu voluntarismo, minimizaram as dificuldades e ainda houve tempo para um Agosto de encontros e festas no concelho de Góis que permitiram a confraternização entre residentes e não residentes, em sã camaradagem e em saudáveis tertúlias que contribuíram para desfiar pensamentos que objetivaram ideias a concretizar para aumentarem a qualidade de vida nas nossas aldeias. As Comissões de Melhoramentos e o Conselho Regional da C.C.G., sempre atentos, devem transmitir as mensagens a quem de direito. Tivemos um tempo de incentivo em 13 agosto, quando a Medalha de Mérito do Município de Góis foi entregue á Casa do Concelho de Góis (ver história na pág. 4).

- Banda Juvenil da FILVAR - Orquestra Pauta em Movimento - Rancho Folclórico "As Sachadeiras da Várzea" - Coro da A.E.R.G. de Góis

Segue-se neste final de verão a campanha eleitoral e a eleição de nova gestão concelhia. É comum dizer-se que o regionalismo não é politico. Pensamos, no entanto, que na prática fazemos a mais pura politica de todas, ao ansiarmos e trabalharmos para um futuro promissor do concelho de Góis. É desta forma descomplexada, mas exigente, que lidamos com todos os políticos que a nossa gente eleger para conduzirem os nossos destinos. Ansiamos sempre que sejam eleitas pessoas sérias e personalizadas capazes de gerirem em inteligência, mas que sejam pessoas que valorizem a palavra dada e senhores de cumprirem compromissos.

À semelhança de outros anos, a inscrição no Jantar terá um valor solidário (15 varzeenses). A entrada na Noite Musical será facultada pela entrega de um valor em dinheiro. Além das inscrições serão aceites igualmente donativos em dinheiro. Contamos com a presença de todos os goienses e, em particular, com as Comissões de Melhoramentos, coração do regionalismo, para mostrarmos a nossa solidariedade, fazendo deste III Jantar Solidário um êxito para a sobrevivência do Jornal "O Varzeense".

O futuro do regionalismo, diz-nos a história, passará sempre e também pela relação interpessoal de todos os intervenientes e todos nós acreditamos num concelho de Góis com futuro.

1


Notícias Conselho Regional

Agenda

Agora que findou mais um período de férias, este ano menos ativo que o habitual nos últimos anos, o Conselho Regional está de regresso às lides regionalistas.

Setembro: 29/09 a 01/10 - Festa de São Miguel - Esporão Comissão de Melhoramentos do Esporão

E o regresso, deu-se de uma forma menos positiva, ao vermo-nos obrigados a cancelar o evento que estava agendado para setembro, e que era a nossa primeira incursão no campo politico, ao querermos fomentar o debate de ideias entre os candidatos políticos e os representantes regionalistas. Mas, passados mais de 40 anos de democracia, os nossos políticos demonstraram que ainda não tem a maturidade suficiente para conseguir encarar um debate de ideias de uma forma positiva e construtiva.

Outubro: 7 - Almoço Comemorativo do 86º Aniversário da União Progressiva da Freguesia do Colmeal Fazendas de Almeirim

Todos ficámos a perder, e nesta nossa primeira abordagem ao campo político, pensamos que a Politica meteu um “auto golo”.

20 a 22 - UTAX-Ultra Trail das Aldeias do Xisto Passagem em algumas aldeias do concelho

Mas a vida continua, e já estamos focados no nosso próximo evento, o III Jantar solidário (ver noticia na capa), no qual os valores da solidariedade têm de vir ao de cima.

28 - Torresmada e Magusto na Casa de Convívio das Ladeiras Comissão de Melhoramentos das Ladeiras 28 - III Jantar e Noite Solidários a favor do Varzeense Casa da Cultura de Góis. Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis

Esperamos fazer do próximo dia de 28 de outubro uma grande jornada solidária, onde Góis e o seu Regionalismo digam um presente bem expressivo, demonstrando a nossa solidariedade e reconhecimento. Muito possivelmente este será o último evento do Conselho Regional em 2017, mas esse balanço faremos no próximo número…

Dezembro 16 - Almoço Comemorativo do 63º Aniversário da Casa do Concelho de Góis, na sede em Lisboa.

2


Medalha de Mérito (Eng.) e Carlos Alberto Silva Poiares (Prof. Doutor), agora todos premiados na sua ação.

No dia 14 julho de 1992 foi realizada uma sessão ordinária do executivo da Câmara Municipal de Góis, na sede da Casa do Concelho de Góis em Lisboa, com a presença de: Augusto Nogueira Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Góis, José Girão Vitorino, Vereador e secretário, Fernando Henriques Baeta, João Barreto Nogueira Ramos e José de Matos Cruz, Vereadores e Francisco das Neves Gomes, Chefe de Repartição substituto.

Quis o destino que essa medalha nunca fosse efetivamente entregue e que as razões politicas ou outras, se perdessem na voragem do tempo. Recentemente a atual equipa do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis, presidida por Luís Martins (Dr.), no decurso do seu trabalho entrou em contacto com esta história, já por muitos desconhecida.

Dos vários assuntos tratados, discutidos e votados destaca-se no ponto 3 da Ata o seguinte: "Atribuição de Medalha de Mérito à Casa do Concelho de Góis": "Pelo senhor vereador engenheiro Nogueira Ramos foi apresentada a seguinte proposta «Foi no ano de mil novecentos e cinquenta e quatro que se fundou a Casa do Concelho de Góis. Não será este o momento para fazer história ou realçar os feitos e as acções concretizadas ao longo destes trinta e oito anos da sua existência.

Desta rocambolesca história foi dado conhecimento informal, em tertúlia regionalista, à Presidente da Câmara de Góis que, envidou todos os seus esforços do ponto de vista oficial para formalizar a entrega desta Medalha de Mérito. Assim, a Medalha de Mérito atribuída por unanimidade do executivo da Câmara Municipal de Góis, em 14 julho 1992, sob a presidência de Augusto Nogueira Pereira (Eng.), sobreviveu sem ser entregue aos executivos de José Ascensão Cabeças (Dr.) e José Girão Vitorino, ou sejam, 25 anos, tendo sido, agora entregue a 13 de agosto de 2017 durante a sessão solene do feriado municipal de Góis, pelo executivo de Lurdes Castanheira (Dra.), por inferência da atual equipa do Conselho Regional, nas mãos do atual Presidente da Casa do Concelho de Góis, José Dias Santos.

Mas, todos nós temos conhecimento da obra altamente valiosa que a Casa do Concelho tem realizado no campo regionalista e que na prática se tem traduzido pela contribuição dada na melhoria das condições de vida e de progresso das nossas terras. Temos acompanhado de perto a sua actividade, tanto mais que faz parte da nossa equipa de trabalho o seu ilustre Presidente, o batalhador e incansável regionalista senhor José de Matos Cruz. Aliás, ao tomarmos a iniciativa de realizar esta sessão ordinária aqui em Lisboa, o que suponho sucede pela primeira vez na história da Câmara, estamos a testemunhar publicamente o apreço e a consideração que se tem pela Casa, e naturalmente pelas associações regionalistas e por todos os goienses residentes em Lisboa.

Desta forma se fez justiça, neste século XXI, à honra em ser goiense da colónia em Lisboa e à dedicação das Comissões de Melhoramentos em prol da qualidade de vida dos goienses residentes no concelho.

Assim sendo, e ao abrigo do Título XVI do Código de Posturas, venho propor a atribuição da Medalha de Mérito, à Casa do Concelho de Góis, associando neste acto simbólico as associações regionalistas e a grande colónia goiense de que o concelho muito se orgulha». Após a analise e discutida a proposta apresentada, foi a mesma aprovada por unanimidade". Constituiu para toda a diáspora goiense em Lisboa uma honra a atribuição desta medalha, bem como para todos os associados e Órgãos Sociais da Casa do Concelho de Góis, particularmente os dirigidos por: Mário Nogueira Ramos (Dr.), José Maria Poiares (Dr.), José Maria Gouveia (Com.), Leonel Martins Gonçalves (Eng.), Fernando Almeida Carneiro, Armando Gualter C. Nogueira, José Rui Neves Cortez (Eng.), Silvano Baptista de Almeida e José de Matos Cruz e liderando o Conselho Regional: Francisco Augusto Cortez (Dr.), Carlos Baeta Neves (Eng.), Manuel Nogueira Ramos

3


Almoço Comemorativo

O Portugal Profundo

63ºAniversário

Era dia de verão com sol abrasador sobre a serra vestida de negro em protesto com a maldada humana, quando a natureza se esforçava na sua revitalização para se manter salutarmente atraente, oferecendo assim o que de melhor tem para dar. Mas os homens e o progresso caminham no sentido contrário, como que a pôr em causa a necessidade do equilíbrio que ela própria tenta ensinar todos os dias. Depois… temos estas surpresas desagradáveis que nos deixam espantados.

A Casa do Concelho de Góis vai comemorar o seu 63º. Aniversário com um almoço a realizar no próximo dia 16 de Dezembro (sábado), pelas 13 horas na sua sede em Lisboa, Rua de Santa Marta, 47 R/C Dtº. Gostaríamos de contar com a presença de todos os sócios e simpatizantes da Casa do Concelho, em tão nobre comemoração.

Foi dentro deste cenário algo dantesco, que Alvares foi visitada pelo Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, primeiro Presidente da República a visitar esta Antiga Vila e as suas gentes, num gesto de solidariedade para com as calamidades ultimamente ocorridas nesta região. Curiosamente, ou talvez não, o povo acorreu espontaneamente e com entusiasmo, para ver de perto o mais alto magistrado da nação, num propósito de bem receber quem o visita. Tal é o sentimento de desamparo em que se sente e vive!

Casa do Concelho de Góis 213 545 051 José Dias Santos 969 506 168 / 21 3462 995 Paulo Casquinha 965 035 067 Luís Nogueira Dias 919 514 271 Maria Bertilde Costa 212 766 287 / 963 977 847 Ilda Celeste Ferreira 966 607 136 Inês Rosa Barata 913 181 168 Fernanda Neves 933285499

Certamente que, manifestações desta ordem, está o Presidente da República habituado a viver, mas não com esta simplicidade à flor da pele, que lhe terá deixado uma noção mais próxima do que é o Portugal profundo onde habita gente sem nome, sem títulos, sem mordomias mas duma inteireza que põe à prova e desafia os maiores exemplos de integridade moral da nossa sociedade. A portugalidade de hoje, com suas rugas vincadas no rosto, espelha bem o barro de que somos feitos e fala alto dos ventos serranos que nos assolam. Estamos sós, mas não mortos!

A Direcção

O Presidente da República percorreu depois os vários recantos desta Vila (fig 2) e não lhe deve ter passado despercebido locais pitorescos como o miradouro, o Soito com e seus álamos, a ponte de pedra de xisto e a praia fluvial com água corrente, mas certamente que sentiu o contraste chocante com as carências e pobreza visíveis em sítios de lazer em espaço público. Cada terra com o seu uso, dirão uns, certamente que si. Contudo, torna-se visível e desconfortante a ausência de uns simples bancos neste espaço para os idosos descansarem. É uma falta lamentável, mas enfim!...

Para publicação de notícias ou receber a newsletter envie mail: casaconcelhogois@gmail.com

Fazemos parte de uma das maiores freguesias do País dispersa por entre serranias. Já o sabemos por tantas vezes ter sido proclamado. Mas em tempos de modernidade em que a tecnologia resolve todos os problemas de acessibilidade e de bem-estar comum, somos obrigados a sentir alguma falta de vontade politica para colmatar carências visíveis na Vila de Alvares. Aos concorrentes a cargos políticos às próximas eleições autárquicas, deixamos esta chamada de atenção para que tenham atenção a este povo que não esquece, apesar de lhe atribuírem “memória curta”! Adriano Pacheco

fig.2 - Presidente Marcelo Rebelo de Sousa de visita ao concelho

4


Colectividades Comissão de Melhoramentos do Esporão

Comissão de Melhoramentos das Ladeiras

- Assembleia-Geral: A realizar no dia 12 de Agosto pelas 15 horas, na Casa de Convívio do Esporão, onde serão apresentados o relatório e contas do exercício de 2016, assim como os votos de agradecimento e pesar, já aprovados em reunião da direção. Pedimos a presença do maior número sócios e conterrâneos, apelando à sua participação.

Assembleia Geral Decorreu no dia 5 de Agosto na Casa de Convívio das Ladeiras, a Assembleia Geral Ordinária da Comissão de Melhoramentos das Ladeiras. Numa sala bem composta, o Presidente da Mesa, Luis Filipe Fernandes, agradeceu a presença dos diversos associados e deu inicio à Assembleia passando a palavra à Direção.

- Restauro da imagem de São Miguel: Conforme o acordado, temos mantido conversações com o padre Carlos Cardoso, de Góis, tendo em vista a recuperação da imagem, ficando a Comissão a aguardar instruções, para se possível, estar concluída no dia festa da celebração do nosso padroeiro.

Antes da Ordem de Trabalhos, Luis Martins em nome da Direção, propôs que fosse guardado um minuto de silêncio em memória da diretora e ex-presidente, D. Maximina Rodrigues Martins, falecida no final de 2016, realçando a sua dedicação quer à Comissão de Melhoramentos, quer à sua terra natal, as Ladeiras, sendo uma das grandes dinamizadoras desta Comissão. Foi um momento bastante emotivo e sentido.

- Limpeza de matos: Conforme o aprovado em reunião anterior, demos instruções à Associação Florestal de Góis, no sentido de fazer algumas limpezas de terrenos, próximo da aldeia. Apelamos a todos os habitantes, para procederem às limpezas ao redor das suas casas e propriedades, o mais possível, a fim de evitar os perigosos incêndios, que tanta tristeza geraram no mês de junho.

De seguida, entrou-se no 1º ponto da Ordem de Trabalhos, tendo o presidente Luis Martins, apresentado o Relatório de Gestão referente ao ano de 2016, do qual se destaca a realização dos habituais eventos, o almoço de aniversário, a festa de verão e a torresmada/magusto, e no capítulo das obras, a colocação de portadas nas janelas do novo bar. De seguida o tesoureiro, Albertino Olivença, apresentou as contas de 2016, as quais mereceram a aprovação do Conselho Fiscal, tendo o seu Presidente informado que as contas estavam corretas.

- Voto de louvor: Lamentando os terríveis incêndios que flagelaram o nosso concelho e os concelhos vizinhos, a direção aprovou um voto de louvor aos Bombeiros Voluntários de Góis, e, a todos os que de uma forma generosa, desenvolveram esforços, no sentido de proteger e ajudar as populações.

Postas à votação da Assembleia, foram aprovadas por unanimidade as contas e o Relatório de Gestão referentes ao ano de 2016, bem como um conjunto de votos de agradecimento propostos.

- Votos de pesar: Foram aprovados por unanimidade, pelo falecimento do sócio auxiliar nº 35, António Amado Nobre, admitido em 12/09/1957, pelo falecimento da nossa conterrânea Dorinda Bandeira Domingos, mãe do Dr. José António Domingos, nosso secretário do conselho fiscal e, também, pela morte da sócia auxiliar Maria Fernanda Neves Lourenço.

Passando para o ponto 2 (assuntos de interesse das Ladeiras), o presidente informou que a Direção tinha aprovado um período de luto, pelo que em 2017 não se iriam realizar os habituais eventos (almoço e festa de verão) retomando nos santos com a torresmada e magusto. Face ao período de incêndios que este ano tem assolado a nossa zona, alertou os associados para a necessidade de limparem os terrenos perto da povoação, criando um perímetro de segurança à volta da aldeia. Referiu ainda o trabalho deficiente de limpeza da E.N. feito pela Ascendi, tendo ficado a Direção de apresentar uma reclamação junto dessa empresa. No que respeita a melhoramentos, foi realçada a colocação, pela Junta de Freguesia, do corrimão junto à casa de convívio. Foi também referido que está em estudo uma solução para minimizar a descida para o bar, tendo sido analisadas algumas alternativas. Por fim, foi encerrada a Assembleia, tendo-se seguido um lanche oferecido pelas senhoras da aldeia, a quem agradecemos.

5


Obras Literárias

Comissão de Melhoramentos dos Povorais

“Bodas de Prata da Confraria Gastronómica dos Enchidos” de Henrique Tigo (Vila Nova Ceira)

Começámos o verão com as tristes notícias dos incêndios que assolaram o nosso concelho e como tal uma das decisões que foi tomada por parte da Comissão foi a compra de um kit de proteção contra incêndios composto por uma moto-bomba e mangueiras, como também 3 extintores, para serem colocados no nosso Centro de Convívio.

Decorreu no dia 11 de Agosto no Espaço Multiusos da Capela da Costeira, o lançamento do livro, que teve os depoimentos de diversos confrades.

Assegurámos também, com o apoio da Junta de Freguesia de Góis a limpeza de caminhos dentro da aldeia e nos arredores mandámos limpar através da Associação Florestal. No passado dia 12 de Agosto, realizou-se mais um almoço de convívio, este ano um porco no espeto, na nossa aldeia, contámos com a presença de mais de uma centena de pessoas entre sócios e amigos da nossa povoação.

“Os Tetos Pintados Da Antiga Casa Da Quinta”, um testemunho de pintura nos séculos XVII

/ XVIII na decoração de uma casa senhorial” .

Decorreu no dia 18 de Setembro no salão Nobre dos Paços do Concelho de Gois, o lançamento desta obra da autoria da Prof. Dra. Ana Paula Rebelo Correia livro, e que teve a apresentação do Prof Dr. José Meco.

Para finalizar é com enorme satisfação que anunciamos que no dias 20 e 21 de Outubro, a conhecida prova de Trail Running, UTAX-Ultra Trail das Aldeias do Xisto, vai voltar a fazer um ponto de abastecimento no nosso Centro de Convívio, tal como nos anos anteriores. HORÁRIOS DE PASSAGEM Ponto Partida (LOUSÃ) Castelo Lousã Candal Cerdeira Aigra Nova Pena Povorais Poços da Neve Coentral Poço da Corga Castanheira Catarredor Vaqueirinho Talasnal Terreiro das Bruxas Observatório Louçainhas Vila Nova Barbens Miranda do Corvo Espinho Gondramaz Cacilhas CHEGADA

distancia (km) 0

3 8 9,5 18 22 24,5 30 34 39 43 52 53 55 58,5 65 69 75 81 88 94 98 109 110

passagem 1º tempo de prova (min) hora

00:00:00 00:18:00 00:50:30 01:01:45 02:09:45 02:41:45 02:59:15 03:32:15 03:56:15 04:28:45 04:52:45 05:55:45 06:02:45 06:14:45 06:39:15 07:31:15 07:55:15 08:28:15 09:01:15 09:43:15 10:25:15 11:01:15 12:18:15 12:24:15

00:00:00

00:18:00 00:50:30 01:01:45 02:09:45 02:41:45 02:59:15 03:32:15 03:56:15 04:28:45 04:52:45 05:55:45 06:02:45 06:14:45 06:39:15 07:31:15 07:55:15 08:28:15 09:01:15 09:43:15 10:25:15 11:01:15 12:18:15 12:24:15

passagem último tempo de prova hora

00:00:00 00:36:00 01:41:00 02:03:30 04:36:30 05:40:30 06:20:30 07:26:30 08:22:30 09:27:30 10:15:30 12:39:30 12:53:30 13:17:30 14:06:30 15:50:30 16:38:30 17:50:30 19:02:30 20:26:30 21:50:30 23:02:30 01:47:30 01:59:30

00:00:00

00:36:00 01:41:00 02:03:30 04:36:30 05:40:30 06:20:30 07:26:30 08:22:30 09:27:30 10:15:30 12:39:30 12:53:30 13:17:30 14:06:30 15:50:30 16:38:30 17:50:30 19:02:30 20:26:30 21:50:30 23:02:30 01:47:30 01:59:30

“Galeria de Poemas” de Henrique Tigo (Vila Nova

Ceira)

Vai decorrer no próximo dia 10 de Outubro, pelas 19 horas, no Centro Cultural da Malaposta, em Olival de Basto, o lançamento desta obra.

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.