
1 minute read
3.8. Traçar objectivos e metas
3.8. Traçar objectivos e metas
No espírito e no âmbito da sua missão, uma organização visa, nas suas intervenções, os mais diversos objectivos. Importante é que eles se fundamentem nas reais capacidades da organização e num efectivo benefício dos respectivos destinatários. A definição de objectivos tem de partir do conhecimento das realidades envolvidas, mas pode variar bastante, entre a sensatez e a ousadia, sem que muitas vezes, à partida, se possa determinar qual a medida mais correcta. A energia, o momento e até mesmo a sorte são capazes de transformar em realidades objectivos que pareciam impossíveis.
Advertisement
E vamos traçar, logo, objectivos absolutos?
Ou vamos faseá-los?
E qual a sua articulação no tempo?
E como se podem alterar os objectivos,
tendo em conta a mudança da organização e das suas circunstâncias?
Uma Escola Para Todos:
Um projeto para uma escola verdadeiramente inclusiva, em que a diversidade estimula o enriquecimento mútuo para todos os alunos do Pré-Escolar e 1º CEB.
Objectivos:
Desenvolvimento das crianças, através de uma ação conjunta entre a escola, as famílias e a comunidade, num sentido comunitário, livre de planos curriculares, aberto à inclusão e à promoção pessoal e coletiva.
O Projecto All Togetherda
Ver atbrilhantes.pt/
Importante é, também, que a definição de objectivos se abra, desde o início, à avaliação crítica e à devida flexibilidade, quando necessária. São assíduos os casos em que as intervenções se furtam a uma devida avaliação, em que se faz algo só porque há financiamento disponível, em que se sublinham as boas intenções, sem atender aos resultados alcançados e ao reforço da missão da organização.