1 minute read

Homenagens e renovação de alianças nas comemorações dos 60 anos

Oano de 2022 foi marcado por celebrações dos 60 anos da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo.

Advertisement

As comemorações tiveram início em uma Sessão Solene realizada em 22 de junho, pela Câmara Municipal da cidade, em homenagem à sexagenária, com entrega de uma placa para representantes da entidade. O presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Evandro Meireles, ressaltou os serviços prestados por meio de projetos sociais, de geração e complementação de renda, no associativismo e na economia solidária. “E também no segmento da educação para a solidariedade, no apoio e resgate de populações em situação de risco e exclusão social, na promoção da saúde alternativa e preventiva, no meio ambiente e na reciclagem”, resumiu.

O vereador Israel Kujawa, que propôs a homenagem aprovada por unanimidade pelos demais, lembrou que a Cáritas atua em mais de 200 países “promovendo conexões e reconexões humanas, construindo um novo ciclo, onde a caridade, a solidariedade, o amor, a alimentação, a habitação e a educação têm centralidade”.

Representantes de Cáritas Paroquiais, diretoria e equipe executiva, amigos e apoiadores, padres e o bispo Arquidiocesano dedicaram o dia 22 de novembro de 2022 para festejar os 60 anos da Cáritas Arquidiocesana na Paróquia Santo Antônio, em Passo Fundo. Logo cedo, as caravanas paroquiais foram chegando com muita alegria, trazendo seus símbolos, prêmios e quitutes para compartilhar. Na Celebração Eucarística, Dom Rodolfo Weber enfatizou o sentido do “jubileu”, que é reconhecer a caminhada feita por aqueles que vieram antes de nós, renovar compromissos com o presente da igreja e da sociedade e projetar o futuro, já que o Projeto de Salvação acontece no tempo histórico, e não fora dele.

Em 1962, quando começou suas atividades em Passo Fundo, a Cáritas buscou atender as necessidades da população com a distribuição de alimentos do Programa Aliança para Progresso, também chamado Aliança para a Paz, criado pelas Nações Unidas após a Segunda Guerra Mundial para ajudar as nações atingidas. Depois, passou a recolher agasalhos e a preparar para o trabalho. Muita gente guarda na memória a imagem do pequeno caminhão do Mensageiro da Caridade que recolhia donativos para as famílias necessitadas.

Nos anos 1980, inspirada na metodologia da caridade transformadora, que leva as pessoas à organização e ao engajamento para a solução de problemas, reorientou sua ação. Junto com a Arquidiocese de Passo Fundo, e com o objetivo de apoiar pequenos gestos e projetos, foi criado em 2000 o Fundo de Solidariedade.

A Cáritas de Passo Fundo participa de debates para a construção de políticas públicas voltadas à população excluída, bem como de projetos de atendimento a quilombolas e indígenas. Está presente em conselhos e fóruns da região Norte do Estado. Com uma dedicada equipe de agentes e voluntários, a cada ano renova o compromisso com a vida e a dignidade humana.

This article is from: