1 minute read

Projeto Nosso Prato

Alimenta Sonhos De Migrantes Com Temperos De Solidariedade

ACasa da Fraternidade Fratelli Tutti é uma organização sem fins lucrativos criada em 2021 pela Diocese de Vacaria com o objetivo de ser um ponto de referência das Pastorais Sociais para o desenvolvimento de ações sociais de maneira conjunta. Entre as ações sociais realizadas neste espaço destaca-se o projeto Nosso Prato, que iniciou em dezembro de 2021 a partir da necessidade de 49 migrantes maranhenses que viviam em um local insalubre, sem alimentação. Uma sopa, com somente duas coxas e sobrecoxas de frango, era tudo o que tinham então.

Advertisement

Ao acolher esses migrantes, a Casa da Fraternidade ampliou suas atividades para dar início ao Nosso Prato. No princípio, havia apenas uma ge- ladeira, um fogão industrial emprestado e uma mesa de escritório com uma tábua em cima. Com a busca por parcerias, vieram doações de utensílios, móveis e equipamentos, todos usados, mas em condições: forno elétrico, freezer, fogão a gás, fogão industrial, mesas e cadeiras, camas e lençóis, pratos, talheres, bacias, panelas. Os recursos do Bazar Solidário de roupas novas e usadas, viabilizado pela Cáritas RS, permitiram investir em mão de obra e na revitalização das salas do prédio.

Foram meses de muito trabalho, amor e, sobretudo, dedicação de todas as pessoas de bairros do entorno que aderiram ao projeto, trabalhando voluntariamente. Ao final de 2021, o Nosso Prato contava com 36 voluntárias e voluntários. A colaboração de supermercados assegurou o suprimento de alimentos. Além do almoço, o Nosso Prato passou a servir café da manhã e jantar com pernoite para pessoas em situação de rua e trabalhadores sazonais, por meio da Operação Corujão, em parceria com a Prefeitura Municipal. Foi disponibilizada uma funcionária contratada para a coordenação do projeto e uma colaboradora executiva, encarregada das demandas via Secretaria da Ação Social. Uma professora voluntária ensina Língua Portuguesa para migrantes haitianos, colombianos e senegaleses, e a Guarda Municipal garante a segurança no local.

A perspectiva é ampliar ainda mais as metas e parcerias no futuro.

This article is from: