
1 minute read
Compromissos com a construção de um novo mundo
Fundada em 16 de junho de 1962, a Cáritas de Pelotas passou a se denominar Ação Social da Diocese de Pelotas em 1969 e tornou-se Cáritas Arquidiocesana em 2011. Nestes 60 anos, multiplicou suas ações nas áreas de voluntariado, migração e refúgio, economia popular solidária, mulheres e equidade de gênero, segurança alimentar e nutricional, e solidificou sua atuação junto a povos e comunidades tradicionais.
Para marcar os 60 anos da entidade, foi realizado um emocionante encontro de celebração, em 16 de julho de 2022, que contou com a presença de representantes dos vários grupos e comunidades da região. Entre elas, a professora Vini Rabassa da Silva, que trouxe memórias e contou histórias de luta deste período.
Advertisement
É na sua missão diária, levada adiante em projetos como o Banco Sementes de Esperança, Construindo
Processos de Sustentabilidade, Encontro de Mulheres Entrelaçando Etnias, Fortalecimento do Voluntariado, entre outros, que a Cáritas Arquidiocesana de Pelotas quer seguir construindo e semeando caminhos de fé e solidariedade.
Através do Banco de Sementes de Esperança, foi possível compartilhar sementes agroecológicas ao longo de 2022 em eventos como a Jornada de Agroecologia da Teia dos Povos em Resistência no Rio Grande do Sul, na Ocupação Canto de Conexão, para o Grupo Agroecológico São Domingos e na primeira edição da Feira da Primavera, que ocorreu em 8 de outubro. Ao incentivar a preservação, o cultivo e a longevidade de sementes crioulas, a Cáritas Arquidiocesana de Pelotas promove a Soberania Alimentar e ajuda a fomentar hortas comunitárias nas periferias do campo e da cidade, junto a escolas, pequenos agricultores, comunidades eclesiais, indígenas e quilombolas, para que a alimentação de qualidade chegue à mesa das pessoas. Contribui também na construção de Políticas Públicas, atuando de maneira efetiva no Conselho Municipal de Soberania e Segurança Alimentar.
A Feira de Economia Solidária Bayo - Um novo caminho firmou-se como um ponto de encontro da população. Realizada quinzenalmente às quartas-feiras, na sede da Arquidiocese, ali é possível adquirir produtos de limpeza e alimentos orgânicos, fortalecendo uma outra proposta de economia e de mundo – mais justos, solidários e igualitários.
Na Assembleia Avaliativa e de Planejamento, a Cáritas Arquidiocesana de Pelotas reafirmou a ideia de que a construção de um outro mundo é possível com tantas parcerias que trazem e renovam a esperança na caminhada, com fé e amor em Deus e na humanidade.