
1 minute read
Fomento a alternativas de trabalho e renda geram solidariedade e esperança
Cursos contam com apoio de parcerias
Não foi certamente um ano fácil: 2022 começou repleto de incertezas políticas, com falta de emprego digno e comida nos pratos. Mas representantes de 205 famílias de Novo Hamburgo e arredores arregaçaram as mangas e decidiram enfrentar juntas essa realidade. Aceitaram o desafio e se dedicaram aos cursos de culinária e panificação, corte e costura, pintura em tecido, jardinagem, entre outros, desenvolvidos no segundo semestre do ano pela Mitra da Diocese de Novo Hamburgo/ Cáritas Diocesana. Esse empurrão para o surgimento de novas alternativas de trabalho e renda foi resultado de um esforço de planejamento e execução da Cáritas local envolvendo parcerias e financiamento do Sicredi, CNBB (Fundo Nacional de Solidariedade), Universidade Feevale, SENAR, emendas do Poder Público e Lions.
Advertisement
As equipes da Cáritas de Novo Hamburgo promoveram as oficinas de capacitação também com recursos próprios resultantes do Bazar Solidário e da solidariedade de empresas e demais colaboradores. Das mãos habilidosas das mulheres que ousaram mexer suas agulhas e tintas para sobreviver a um momento de crise saíram produtos criativos em crochê, tricô, pintura em tecido e patchwork. Assim, transformaram a necessidade em arte na forma de coloridos tapetes, bolsas, toalhas e panos de prato, reaproveitando retalhos de tecidos. Inspiradas pela mensagem de esperança e fé do Natal, costuraram e pintaram lembranças para vender em feiras de produtos natalinos. Aprenderam e colocaram em prática a transformação do óleo em sabão, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Com as receitas das aulas de culinária e panificação, assaram bolachas, cucas e panetones saborosos, e fizeram deliciosas geleias de frutas. As oficinas se diversificaram para atender demandas de manicure e desenho de sobrancelhas.

Os espaços dos cursos não oportunizaram apenas a geração de renda. Criou-se nas turmas um vínculo pela convivência, com partilha de conhecimentos. No total, participaram 295 pessoas que, de uma forma e outra, se empenharam pela melhoria de sua qualidade de vida. As equipes de Cáritas que atuam junto às paróquias organizaram feiras nas comunidades para que as participantes pudessem expor e comercializar seus trabalhos. “O resultado foi fantástico! Isso as impulsionou a produzir mais artesanato, já que as expectativas de obter um retorno financeiro foram superadas”, contou a assistente social Anna Marisa Werner.


Conquistas dos cursos e oficinas de 2022
• Grandes aprendizados e novas amizades
• Melhoria da qualidade de vida por meio da produção própria e comercialização
• Divulgação da economia popular solidária e comercialização de produtos na Feira Internacional do Calçado em Novo Hamburgo (FENAC) e em feiras das paróquias
• Empoderamento das mulheres para exercer sua cidadania
• Maior consciência ecológica
• Intensificação da promoção humana como Missão da Cáritas