BdF PE - Ed. 115

Page 4

Recife, 10 a 16 de janeiro de 2020

4 ||Mundo GERAL

NA

LUTA

Brasil de Fato PE

Direitos de Fato

Mutirão com a Boca no Trombone Divulg~ção

T

oda terça a Praça do Pereirinha no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, é movimentada pelo Recital Boca No Trombone. E o coletivo que organiza essas intervenções vai fazer o “Mutirão com a Boca no Trombone”, trazendo uma edição histórica do recital para prestar homenagem a um dos fundadores do trombone que faleceu ano passado, o Gênio MC. O mutirão vai acontecer nos dias 11 e 12 desse mês, com oficina de graffiti infantil, rodas de diálogos, oficina de empregabilidade, mutirão jurídico com o GAJOP, oficina de arte e de escrita criativa, além de apresentações culturais. Todas as atividades acontecem dentro do Campo do Barreirão, no Alto do Pereirinha.

#MovimentaLAB começou Movimenta

Foi realizado nesta quarta-feira (8) o primeiro encontro do laboratório para projetos audiovisuais que vai se realizar aos sábados, durante todo o mês de janeiro, através de diálogos e orientações sobre aspectos artísticos, conceituais e técnicos para submissão ao edital do Funcultura Audiovisual. O projeto é uma iniciativa do Movimenta Cineclubes e Organização Popular, que tem incentivado cineclubes em Pernambuco. No primeiro dia, os participantes conheceram os espaços do quilombo com uma visita guiada por Guitinho da Xambá, percorrendo o terreiro, o Memorial de Mãe Biu e as instalações do centro cultural.

40% dos casos de transfeminicídios no mundo acontecem no Brasil m levantamento da Associação Nacional de Travestis e TranU sexuais (Antra) apontou que o Brasil é o país que mais mata por transfobia no mundo. Dos casos de transfeminicídios regis-

trados em 74 países, cerca de 40% ocorreram no Brasil. Além do elevado número de mortes, o assassinato de transexuais chama atenção ainda em razão da brutalidade de suas circunstâncias. Foi assim que o caso de Quelly Silva, mulher transexual que residia em Campinas (SP), chamou atenção da mídia. O assassino confesso, chamando-a de demônio, arrancou seu coração. Nos registros de ocorrência dos crimes, os nomes que as vítimas rejeitaram a vida toda estampam cruelmente a negação de suas identidades trans seja pela Polícia, seja pela mídia. São casos de ódio expresso em métodos ritualísticos e que o Estado – e a sociedade – insistem em categorizar como simples homicídios, agarrados a uma interpretação transfóbica e binária sobre o que é ser mulher a fim de permitir e compactuar com a sistemática eliminação da população trans no Brasil, motivada pela repulsa e pelo ódio. Lutar pelo reconhecimento do transfeminicídio para casos de assassinatos das mulheres e homens trans é avançar na pauta contra a transfobia. *Clarissa Nunes é advogada criminalista e integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD)

Para entrar em contato e tirar dúvidas mande um email para contato.pe@brasildefato.com.br ou um whattsapp para 8199060173

ESPAÇo SINDICAL

Denúncia contra o SERPRO no MPT SERPO

diretoria do Sindicato dos TraA balhadores em Processamento de Dados, Informática e Tecnolo-

gia da Informação do Estado de Pernambuco, através de sua assessoria jurídica, apresentou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho, contra o SERPRO Isso porque vários funcionários foram surpreendidos por e-mail ou contato telefônico de que deveriam permanecer nas suas residências, sem comparecer aos seus postos de trabalho. Outros foram orientados a se apresentar em um local de trabalho diferente do habitual e ao chegar, foram informados de que deveriam retornar e permanecer em casa. Parte desses funcionários inclusive se encontra de férias e já foram orientados a não retornar ao trabalho após o término.

Nova diretoria Sindpetro PE/PB empossada Diretoria sindpetro PE

nova diretoria do SindiA cato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Per-

nambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB), tomou posse na sexta-feira (3), no Armazém do Campo, centro do Recife. O coordenador geral dever continuar sob os trabalhos de Rogério Almeida. Além dele, 25 integrantes da diretoria, devem comandar o Sindicato nos próximos quatro anos. A solenidade foi representativa, contou com a presença da Central Única dos Trabalhadores, de vários outros sindicatos, além de representantes de movimentos populares e parlamentares.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.