Page 1

BOLETIM INFORMATIVO Edição 60 | Abr/Jun 2014

DESTAQUE

Estágios OUTRAS NOTÍCIAS ▶▶ Homenagem a José Timóteo de Matos ▶▶ Eleição da Delegação Regional Norte dos Agentes de Execução ▶▶ Estágio para Solicitadores 2014/2015


BOLETIM INFORMATIVO | CÂMARA DOS SOLICITADORES CONSELHO REGIONAL NORTE

SUMÁRIO Editorial ............................................................................................................................................................................................. 3 Estágio 2013/2014 ........................................................................................................................................................................4 Exame Nacional de Estágio ..................................................................................................................................................... 5 Segunda Fase de Estágio.......................................................................................................................................................... 5 Homenagem a José Timóteo de Matos .............................................................................................................................6 Delegação Regional Norte dos Agentes de Execução .............................................................................................. 7 Estágio para Solicitadores 2014/2015................................................................................................................................8 A Importância do Patrono ........................................................................................................................................................9 Colaborações................................................................................................................................................................................ 10 Delegações em Notícia ........................................................................................................................................................... 12 Posse de Órgãos Locais........................................................................................................................................................... 12 Episódios da Vida dos Solicitadores - O Declínio (por Timóteo de Matos)................................................... 13 Protocolos Celebrados............................................................................................................................................................ 15 Fotografia em Destaque......................................................................................................................................................... 16 Próximos Eventos....................................................................................................................................................................... 16

EXAME NACIONAL DE ESTÁGIO Pág. 5

HOMENAGEM A TIMÓTEO DE MATOS Pág. 6

2

ESTÁGIO PARA SOLICITADORES 2014/2015 Pág. 8


CÂMARA DOS SOLICITADORES | BOLETIM INFORMATIVO

CONSELHO REGIONAL NORTE

EDITORIAL O segundo trimestre do nosso mandato está a terminar; das muitas atividades desenvolvidas destacamos as que nos pareceram de maior importância e damos conta daquelas que pretendemos efetuar. A realização de mais um exame nacional de estágio, o empossamento dos Delegados e Delegações, a participação e colaboração em realizações das Universidades e Institutos que ministram a licenciatura em Solicitadoria, tomaram grande parte do nosso tempo. Nestes primeiros seis meses, procuramos uma gestão com rigor e contenção, monitorizando os nossos desempenhos e custos com o nosso técnico oficial de contas. O atraso no arranque do novo estágio resultou numa natural perda das receitas a ele associadas, mas também em menos despesas, na parte que lhe correspondia. Por esse facto a execução orçamental está cerca de 30% abaixo do orçamentado em quase todas as verbas do orçamento. De um modo geral estamos a gastar menos, mas sem as habituais receitas do estágio, estamos também a receber menos. A preparação e início do Novo Estágio, em moldes inovadores, ocupou também muito do nosso tempo e esforço. Dado o interesse desta matéria para os Colegas, demos-lhe igualmente aqui o devido destaque. Com prazer recebemos as histórias contadas, com a retórica singular, do nosso Colega Timóteo de Matos, cuja colaboração muito apreciamos e agradecemos, aguardando os próximos capítulos. Reiteramos aqui o pedido de colaboração aos Colegas para que, com artigos de opinião, contribuam para o engrandecimento da Nossa Publicação. Com Votos de Bom Trabalho, um abraço do Vosso Conselho Regional do Norte

3


BOLETIM INFORMATIVO | CÂMARA DOS SOLICITADORES CONSELHO REGIONAL NORTE

ESTÁGIO 2013/2014 PREPARAÇÃO PARA EXAME NACIONAL Com vista à preparação para mais um exame nacional de estágio, o Conselho Regional disponibilizou aos solicitadores estagiários, na Universidade Portucalense, 2 sábados destinados a esclarecimento de dúvidas, que tiveram ampla participação.

prestou esclarecimentos sobre as matérias de Estatuto,

No dia 5 de Abril o Vice-Presidente Regional Luís Ribeiro

Passos e João Queirós, respectivamente.

Deontologia e Regulamentos da parte da manhã e de Registos e Notariado da parte da tarde. No dia 12 de Abril as matérias de Processo Civil e Direito e Prática Fiscal, foram esclarecidas pelos Drs. Márcia

Nos dias 19 e 26 de Abril na Universidade Portucalense, realizou-se um exame final de estágio em época extraordinária.

Aos que ainda não conseguiram, desta vez, obter a tão almejada aprovação, deixamos aqui uma palavra de incentivo para que abracem o NOVO ESTÁGIO com mais determinação e empenho, e que usem e aproveitem a experiência adquirida para, com as novas regras, concluírem o estágio com aproveitamento.

Contrariamente ao que era habitual, justificou-se a realização de mais este exame face a duas condições verificadas : a publicação de um NOVO Regulamento de estágio, que impõe que o exame se volte a realizar no final do estágio, e o elevado número de candidatos que transitavam de estágios anteriores, que muito nos preocupava.

« Labor Improbus Omnia Vincit» não significa desistir. Desejamos a todos que as contrariedades os tornem mais fortes, mais bem preparados e mais determinados em serem profissionais de excelência, pois sabemos que têm potencial e condições para atingir os seus objectivos.

Na área do Conselho Regional do Norte obtiveram aprovação quase uma centena de futuros Colegas, que desde já felicitamos pela conclusão de mais uma etapa no caminho que leva ao exercício da profissão.

Uma palavra de apreço e agradecimento a todos os amigos da Câmara dos Solicitadores Formadores, Colegas e Funcionários, que dispuseram do seu tempo e nos ajudaram a realizar o exame num ambiente tão tranquilo quanto possível, tranquilidade essa que também se refletiu nas classificações obtidas que resultaram na aprovação de cerca de 70% dos candidatos.

A todos procuraremos acompanhar e apoiar dando-lhes as ferramentas necessárias para que possam começar a construir um futuro profissional que lhes sorria.

4


CÂMARA DOS SOLICITADORES | BOLETIM INFORMATIVO

CONSELHO REGIONAL NORTE

SEGUNDA FASE DE ESTÁGIO Em 24 de Maio os solicitadores estagiários que obtiveram aprovação no exame iniciaram a sua segunda fase de estágio.

que a maior parte realizou essa primeira fase. Também como compensação desse esforço, realizamos uma primeira sessão conjunta com os dois grupos em que, para além da distribuição dos primeiros trabalhos, aproveitamos para dirigir algumas palavras de incentivo e para apresentar quer os orientadores quer os objetivos da segunda fase de estágio, proporcionando, igualmente, alguns momentos de convívio entre todos.

Face ao respetivo regulamento, o número de aprovados fez com que optássemos pelo seu agrupamento em apenas duas turmas, o que vai obrigar aqueles que efetuaram a primeira fase nos diversos polos descentralizados, ao esforço suplementar de se deslocarem ao Porto, zona em

5


BOLETIM INFORMATIVO | CÂMARA DOS SOLICITADORES CONSELHO REGIONAL NORTE

HOMENAGEM A JOSÉ TIMÓTEO DE MATOS NO DIA 17 DE MAIO, NA LOCALIDADE DA LAGOA DO CÃO, EM ALCOBAÇA, FOI HOMENAGEADO O COLEGA JOSÉ TIMÓTEO DE MATOS, COM A ATRIBUIÇÃO DO SEU NOME A UMA RUA DAQUELA LOCALIDADE.

É em sociedade que se destacam as qualidades individuais das pessoas e é na vivência pessoal e profissional que se dá o verdadeiro sentido à solicitadoria, pondo em prática as regras éticas e deontológicas que aprendemos.

O evento contou com a participação dos representantes da Câmara Municipal, da Junta de freguesia, e do Clube de Ciclismo locais, do qual o Colega é presidente honorário, e com a presença de muitos Colegas.

Tendo sido e sendo, o Colega Timóteo, um grande impulsionador deste Boletim, não podíamos deixar de nos associar a esta homenagem e agradecer-lhe, mais uma vez, tudo o que tem feito pela nossa Classe, enquanto solicitador, e enquanto Ser Humano de trato afável e amigo, que sabe conjugar os saberes profissionais com outros essenciais à elevação do espírito, tais como, as Letras, as Artes, a Cultura em geral e o Associativismo, em variadas vertentes.

A representação institucional também se destacou, com a presença do Presidente do Conselho Superior, membros da Secção Regional Deontológica, Presidente e Vice-Presidente Regional do Norte, Delegados de Comarca e de Círculo e com os membros do Conselho Regional anterior, do qual o Colega homenageado fez parte.

O Conselho Regional do Norte agradece-te, em nome dos Solicitadores, tudo o que nos tens ensinado.

Numa cerimónia singela, mas sentida, a que se seguiu um agradável convívio, o Colega Timóteo de Matos juntou um punhado de amigos e familiares que não quiseram deixar de marcar presença e agradecer penhoradamente o exemplo que nos tem proporcionado ao longo da sua vida profissional e social.

Quanto maior é o valor das pessoas, mais complexa e rara se torna a simplicidade. Obrigado pelo exemplo.

6


CÂMARA DOS SOLICITADORES | BOLETIM INFORMATIVO

CONSELHO REGIONAL NORTE

DELEGAÇÃO REGIONAL NORTE DOS AGENTES DE EXECUÇÃO EM 29 DE ABRIL REALIZOU-SE A ELEIÇÃO DA DELEGAÇÃO REGIONAL NORTE DOS AGENTES DE EXECUÇÃO. O Conselho Superior considerou válida a Lista Única apresentada, que, pela primeira vez na história da Câmara integra um elemento que não é Solicitador e que, por inerência de funções fará parte da equipa deste Conselho Regional.

Certos de que iremos saber integrálo e aproveitar as suas qualidades fazendo delas uma mais-valia para este Conselho, desejamos aos eleitos um mandato profícuo e positivo para a especialidade. No passado dia 26 de Maio, prestaram juramento mais 4 novos Agentes de execução, a quem o Conselho Regional do Norte deseja os maiores sucessos profissionais.

Finalmente no dia 9 de Junho, tomou posse a Delegação eleita, em cerimónia que contou com a participação do Presidente da Câmara dos Solicitadores José Carlos Resende, do Presidente Regional Joaquim Baleiras e da Senhora Vice-Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados Isabel Vellozo Ferreira.

LISTA ELEITA DUARTE PINTO Presidente NUNO MANUEL DE ALMEIDA RIBEIRO 1.º Vogal MARCO SANTOS 2.º Vogal

7


BOLETIM INFORMATIVO | CÂMARA DOS SOLICITADORES CONSELHO REGIONAL NORTE

ESTÁGIO PARA SOLICITADORES 2014/2015 MAIS TARDE QUE O HABITUAL, INICIOU-SE EM 9 DE JUNHO O ESTÁGIO PARA SOLICITADORES 2014/2015

O início do Estágio, foi precedido de uma sessão formal de abertura, realizada em Lisboa e no Porto, no passado dia 7 de Junho, em que foram dadas a conhecer, tão

pormenorizadamente quanto possível, as regras do seu funcionamento. No Porto, face aos quase 500 inscritos e à indisponibilidade de auditórios, houve necessidade de dividir os solicitadores estagiários em dois grupos, realizando duas sessões, ambas no auditório da

8

Universidade Portucalense. A representação da Câmara coube ao primeiro Vice-Presidente do Conselho Geral Paulo Teixeira, sendo as intervenções em nome do Conselho Regional pelo Presidente Joaquim Baleiras, e pelo Vice-Presidente Luís Ribeiro.


CÂMARA DOS SOLICITADORES | BOLETIM INFORMATIVO

CONSELHO REGIONAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DO PATRONO Mais do que reportar esta realização, aproveitamos este meio de comunicação para dar conta de alguns aspetos do regulamento, que podem interessar aos Colegas. Queremos que a profissão de solicitador seja distinguida não só pela competência técnica, mas também pelo cumprimento dos princípios éticos e regras deontológicas, de quem a exerce. Cabe-nos a nós dar esse exemplo e integrar o mais possível os futuros Colegas, ensinando-lhes os saberes práticos que não conseguem ser transmitidos nos bancos de escola. Os nossos Estagiários vêm preparados cientificamente e com conhecimentos teóricos suficientes para, com a prática, potenciarem essa aprendizagem e tornarem-se excelentes profissionais. Somos uma Classe em expansão mas, só conseguiremos ser uma Classe em afirmação, prestando aos cidadãos e às empresas um serviço de qualidade. O nosso sucesso depende do desempenho de todos. Estamos

num tempo em que as mudanças são constantes e trabalhamos numa área que é a primeira a sentir essas mudanças. Para o nosso melhor desempenho, temos que estar em permanente atualização. Todos sentimos isso. O Estatuto da Câmara dos Solicitadores impõe à Câmara a formação dos seus membros. O novo regulamento de estágio vem permitir aos Solicitadores a frequência de ações de Formação em várias áreas, que serão dirigidas aos solicitadores e «recomendadas» aos solicitadores estagiários. Apelamos a todos que fiquem atentos à oferta de formação diversificada que iremos implementar e apoiar ao nível das delegações e que se inscrevam e participem em todas aquelas que possam contribuir para o alargar ou solidificar os vossos conhecimentos nas diversas áreas de atuação profissional do solicitador. Com o novo Regulamento de Estágio, cabe novamente aos solicitadores, com mais de cinco anos de

9

exercício profissional, uma parte IMPORTANTE da formação dos novos Colegas. Volta a ser da responsabilidade do PATRONO a formação na segunda fase do Estágio, privilegiando a prática da solicitadoria. O Conselho Científico que orienta o estágio vai elaborar um programa de formação prática a ministrar pelo solicitador patrono. O Conselho Regional do Norte divulgará, junto dos Colegas, qual o programa definido e quais as obrigações a cumprir pelos Solicitadores Patronos e Estagiários, por forma a assegurar o melhor estágio possível aos 745 candidatos. Para o efeito, devem os Colegas inscreverem-se na Bolsa de Patronos-Formadores, criada pelo Conselho Geral. Será já a partir de Dezembro próximo que se iniciará essa fase e que iremos precisar da colaboração de todos para ultrapassar este desafio. Contamos consigo.


BOLETIM INFORMATIVO | CÂMARA DOS SOLICITADORES CONSELHO REGIONAL NORTE

COLABORAÇÕES

ESGIN ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA

UNIVERSIDADE LUSÍADA No dia 2 de Maio, o CRN participou na Conferência sobre Processo de Inventário, a convite do Dr. Juíz Desembargador Urbano Lopes Dias, um amigo de longa data da Câmara dos Solicitadores, que ajudou, com as suas lições, a formar muitos de nós, nos estágios ao abrigo do DL 483/76.

Por solicitação do Conselho Geral, o Vice-Presidente Regional do Norte participou em 12 de Maio no Congresso de Direito da Família e dia da Solicitadoria organizados pelo Núcleo de Direito do Instituto Politécnico de Castelo Branco sediado naquela escola.

Interveio o Vice-Presidente Regional Luís Ribeiro, focando a sua palestra na atuação do solicitador enquanto mandatário no Processo de Inventário e salientando o facto de que a representação por solicitador é uma mais-valia para o cidadão, que beneficia do conhecimento técnico deste, que para além das normas processuais e regras do mandato, possui um saber privilegiado na análise da situação jurídica do património hereditário, tendo ainda abordado alguns desequilíbrios da Lei.

A sua intervenção, teve o objetivo de dar a conhecer aos Licenciados em Solicitadoria e aos alunos de solicitadoria daquela instituição, o funcionamento do Estágio para Solicitadores 2014/2015. Participaram ainda como oradores no evento, as Colegas Lúcia Zita, docente daquela escola, que explanou e dissertou sobre a atividade do Solicitador, e Fernanda Pires Mendes sobre as funções do Agente de Execução e ainda o Professor Doutor João Carvalho sobre o Processo de Insolvência.

Na Conferência, que ocupou o dia todo, participaram representantes das Ordens dos Advogados e dos Notários, Docentes daquela Universidade e Juízes que abrilhantaram o debate e enriqueceram o painel de convidados que analisou a Lei 23/2013 sobre vários aspetos e na perspetiva das suas sensibilidades profissionais, para um público atento e participativo, constituído por estudantes, notários, advogados e solicitadores entre os mais de duzentos espectadores presentes.

Foram anfitriões a Sub-Diretora da Escola e os coordenadores do CET – Serviços Jurídicos e da Licenciatura em Solicitadoria Professores Doutores Sara Brito Filipe, Marta Falcão e David Falcão numa excelente organização levada a cabo pela Associação dos Estudantes do Núcleo de Direito, presidida pela inexcedível futura Colega Inês Garcia.

10


CÂMARA DOS SOLICITADORES | BOLETIM INFORMATIVO

CONSELHO REGIONAL NORTE

IPL – INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA No dia 7 de Maio, O Presidente Regional Joaquim Baleiras e o VicePresidente Luís Ribeiro deslocaramse à cidade de Leiria não para assistirem à final da Taça da Liga mas para participarem numa aula aberta do Curso de Licenciatura que contou também com a presença da Vice-Presidente do Conselho Geral a Colega Edite Gaspar A iniciativa do convite partiu do nosso Colega João Pereira, docente do IPL e contou com a

presença do Senhor coordenador do Departamento Professor Doutor João Poças Santos e das Senhoras Diretoras da Licenciatura e do Mestrado em Solicitadoria Professoras Doutoras Marisa Dinis e Ana Lambelho respetivamente. A Colega Edite Gaspar focou a sua intervenção sobre o Novo Regulamento de Estágio, e a sua implementação e sobre o Futuro Profissional dos Solicitadores, enquanto o Colega Luís Ribeiro deu conta das competências dos Solicitadores na titulação de atos e contratos. Seguiu-se o debate com a quase centena de participantes que foi quase exclusivamente centrado no funcionamento do novo estágio.

ETAP - VIANA DO CASTELO E ESTGF - POLITÉCNICO DO PORTO Em 30 de Abril, a Secretária da Mesa da Assembleia Regional Paula Pereira representou a Câmara dos Solicitadores no Júri de Atribuição de diploma do Curso de Serviços Jurídicos aos alunos da Escola Técnica Artística e Profissional de Viana do Castelo , num Júri composto por um docente da escola, representantes da Ordem dos Advogados dos Oficiais dos Registos e Notariado e dos Funcionários Judiciais e Oficiais de Justiça, enquanto ao Presidente da Assembleia Regional Afonso Pereira Gomes, coube a representação do Conselho no Dia da Solicitadoria da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras do Instituto Politécnico do Porto IPP.

UPT – UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D. HENRIQUE O CRN participou e colaborou como parceiro na conferência sobre a ACÇÃO EXECUTIVA - promovida pela Universidade Portucalense. O destacado painel contou com a oração de sapiência proferida pelo Colega Armando A. Oliveira, Presidente do Colégio de Especialidade e com a moderação do Presidente Regional Joaquim Baleiras.

ISMAI – I CONGRESSO LUSO GALAICO DE URBANISMO A Câmara dos Solicitadores foi convidada a participar no primeiro congresso Luso-Galaico de Urbanismo, realizado no ISMAI Instituto Superior da Maia em 20 de junho, tendo sido representada pelo vice-Presidente do Conselho Regional do Norte Luís Ribeiro.

IPCA – INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE Coube novamente ao VicePresidente Regional a representação do CRN no dia 16 de Maio,em Barcelos, para dar a conhecer o Estágio aos alunos da Licenciatura na semana do Curso de Solicitadoria daquela Escola, a convite da Professora Doutora Irene Portela. 11


BOLETIM INFORMATIVO | CÂMARA DOS SOLICITADORES CONSELHO REGIONAL NORTE

DELEGAÇÕES EM NOTÍCIA Os Delegados e Delegações recentemente empossados começam a apresentar trabalho. Seja programando encontros, formações ou outras organizações

de que iremos dando conta também no Nosso Boletim, foram já notícia na imprensa regional as Delegações de Castelo Branco, Guimarães e Cabeceiras de Basto, entre outras.

POSSE DE ÓRGÃOS LOCAIS No dia 14 de Abril, nas instalações do Conselho Regional, tomaram posse as Delegações e Delegados de Círculo e de Comarca, que ainda não o tinham feito. Embora sem o brilhantismo da Tomada de Posse anterior, não deixamos de dignificar o ato, com uma pequena cerimónia pública, em que esteve presente todo o Conselho Regional. 12


CÂMARA DOS SOLICITADORES | BOLETIM INFORMATIVO

CONSELHO REGIONAL NORTE

EPISÓDIOS DA VIDA DOS SOLICITADORES POR: TIMÓTEO DE MATOS

O DECLÍNIO Há dois ou três meses, visitou-me um dos nossos colegas, meu amigo, que vive em C., progressiva e linda cidade do centro do País. Foi um reencontro agradável porque eram passados mais de vinte anos do nosso último encontro. Foi ele que me contou a história do colega Aguinaldo Francisco de quem eu me recordava bem, sempre alegre, amante de música e de poesia, ainda bastante novo, mas já um dos mais procurados e competentes solicitadores com escritório na mesma cidade de C. - Pois a vida não lhe correu bem – referiu-me o colega. E depois, num tom calmo e triste, contou-me a história amarga do nosso desgraçado amigo. É essa mesma que aqui reconto para proveito de interessados em alheias desgraças, resumindo alguns pormenores e calando outros, por mais tristes ou escabrosos. Era, pois, o escritório do Aguinaldo, bem situado e amplo, com clientela exigente mas compensadora, três atentas assistentes que significavam o “meio caminho andado”, dois ou três estagiários aprendendo e ajudando, movimento diário e contínuo por Repartições, Conservatórias e Notários. Porém, este correr incessante e quotidiano começava a minar as resistências do Aguinaldo a quem, a dado momento, apeteceu uma cerveja a meio de cada tarde, para descontrair um pouco. Depois, passado algum tempo, uma noite por outra, ensaiou uma saltada a um dos bares da cidade, só para confraternizar com os amigos, onde,

a princípio, bebia pouco, uma simples cerveja ou um café, raramente um whisky ou um gin tónico. Mas, rapidamente, com o calor do Verão, aumentaram as sedes da tarde, apagadas a goladas de cerveja, sedes que, à noite, aumentavam ao ponto de só dois ou três whiskies poderem minorá-las. Meia garrafa de bom vinho, mais um copo para a sossega, acrescido de um digestivo, constituíam já boa parte da sua ementa de almoço e jantar, ao 13

passo que começava a descurar presenças e responsabilidades no escritório. Perdeu, em pouco tempo, os melhores clientes, enquanto ia ganhando em quantidades de álcool consumidas. Os estagiários debandaram, enquanto que duas das secretárias se despediram e foram trabalhar para o escritório de um dos advogados da cidade porque, no fim do mês, passou a ser adiado,


BOLETIM INFORMATIVO | CÂMARA DOS SOLICITADORES CONSELHO REGIONAL NORTE

O DECLÍNIO (CONT.) sucessivamente, o pagamento de ordenados e restantes contribuições. Até que, numa bela tarde, se sentou à mesa do advogado empregador, que lhe acenara à passagem. De início calmo e lúcido, em pouco tempo passou às ameaças e insultos e, a uma tímida tentativa de conciliação do embaçado advogado, esquecido de que, na mesa, era ele o convidado, declarou em voz audível em toda a sala:

cabrões que bebem água, sumos, coca-cola e todas essas porras nojentas. O abandono por parte da mulher, que o vinha aguentado, veio agravar, ainda mais, a sua já débil instabilidade psíquica. Trabalhava mal, o cérebro. E o resto do corpo, que mais não é que complicadas e finas canalizações, não funcionava melhor. O declínio acentuava-se a olhos vistos. Expressões como trabalhador já não se lhe aplicavam, simplesmente. Estava, dia a dia, a apear-se de um sonho que fora lindo.

- Olhe, Doutor, se não percebeu eu explico-lhe. É que a sua presença azeda a minha cerveja, está bem? Tentaram os familiares atalhar o problema de alcoolismo que o afectava e, a pretexto de uma pequena constipação, conseguiram que consultasse um médico a quem, previamente, tinham alertado para a verdadeira razão da consulta. Prescreveu-lhe o médico uma série de análises que o Aguinaldo, se bem que reticente, aceitou fazer. Cuidadoso, ao ver as análises e constatar definitivamente a moléstia, como quem está apenas a conversar, perguntou-lhe o clínico:

Mais tarde, julgou-se vítima de uma qualquer perseguição, real ou irreal, referente a um antigo ajuste de contas, ainda em aberto. Para defesa própria, comprou então uma pequena pistola. No entanto, com o agravar do consumo de álcool, iam-se-lhe exacerbando, dia a dia, os problemas da doença. Tentou ainda, num derradeiro laivo de lucidez, parar de beber. Sucederamse, então, episódios frequentes de “delirium tremens”. Uma tarde, ao acordar de uma dessas alucinações, tentando levantar-se, aflorou com a mão esquerda a pistola esquecida na mesa-de-cabeceira. E foi nesse mesmo instante que o Aguinaldo Francisco desistiu de si, definitiva e violentamente. A morte, ainda assim, viria apenas a ocorrer após uma agonia de sete longas horas.

- O senhor bebe, Sr. Francisco? - Obrigado, Doutor, aceito um copo; mas só para lhe fazer companhia. E a consulta acabou, pouco depois, com ambos de candeias às avessas, porque o médico se sentiu na obrigação de lhe falar com alguma crueza do problema que o afectava, não omitindo o facto de a condução ser um dos perigos não negligenciáveis. Não gostou o doente, levantou-se e, já da porta, ainda atirou:

- Uma história digna de uma novela de Camilo Castelo Branco e que também lembra o seu triste fim – disse, comovido, o solicitador meu amigo. Mas, após recolhida pausa, acrescentou ainda: - Deverias contá-la no Boletim! Ela aqui fica, pois, a história, como o sugeriu o meu amigo. Camilo, porém, se a pudesse ter conhecido, tê-la-ia narrado na sua prosa de génio, jamais igualada por qualquer outro dos melhores escritores de língua portuguesa.

- Sabe que mais, Doutor? Deixe-se de merdas. Se não sabe, vou elucidá-lo: Dizem as estatísticas que vinte e três por cento dos acidentes são causados por gajos que ingeriram álcool. Faça as contas! Pois é… os restantes setenta e sete por cento, quem os provoca são os outros

14


CÂMARA DOS SOLICITADORES | BOLETIM INFORMATIVO

CONSELHO REGIONAL NORTE

PROTOCOLOS CELEBRADOS O Conselho Regional do Norte, através do seu Presidente Joaquim Baleiras e da Vogal Paula Barbosa, celebrou novos protocolos com várias instituições, procurando condições vantajosas para os solicitadores, publicitados no sítio da internet deste Conselho. Revimos, igualmente os já celebrados, para melhorar os benefícios existentes. Também a Delegação de Círculo de Guimarães negociou condições vantajosas para os solicitadores no SPA e alojamento no Hotel Bienestar nas Termas de Vizela. Consulte a página da internet do CR Norte, para saber as condições e vantagens obtidas junto das várias entidades.

15


FOTOGRAFIA EM DESTAQUE

PRÓXIMOS EVENTOS

Acções de Formação em matérias de interesse para os solicitadores Com o apoio das Delegações, e de Institutos Superiores que leccionam a Licenciatura em Solicitadoria, iniciaremos, já no próximo mês de

Julho, várias acções de Formação em matérias de interesse para os solicitadores, procurando descentralizá-las e diversificá-las o mais possível.

Estágio não estarem contempladas aulas presenciais, impõe-nos pensar também nos futuros Colegas e contar com a presença deles nessas formações.

Para além da obrigação da Câmara de proporcionar formação contínua aos seus associados, a formação é uma matéria que nos é muito querida.

Esteja pois atento à nossa divulgação, inscrevendo-se e participando, contribuindo, com a sua presença, para o sucesso das iniciativas que vamos empreender, e que a todos aproveitam.

O facto de no novo Regulamento de

Profile for Boletim Informativo CRNorte

Boletim Informativo nº 60  

Boletim Informativo do CRNorte - 2º trimestre de 2014

Boletim Informativo nº 60  

Boletim Informativo do CRNorte - 2º trimestre de 2014

Advertisement