JORNAL MARTIM-PESCADOR 190

Page 1


www.

Festa de São Pedro

O pescador Severino na procissão da Vila dos Pescadores em Cubatão. Pág. 5

Representantes da Associação dos Povos Tradicionais Caiçaras estão entre os grupos que apresentaram trabalhos no SESC-Santos. Pág.3

Procissão de São Vicente (acima) e Procissão de Perequê(abaixo) em Guarujá. Pág.8

O geocientista Paulo Matioli exibe um fóssil de amonoide marinho de 100 milhões de anos na exposição Curiosidades dos Oceanos em Santos. Pág. 7

Experimente a receita quilombola do bolo de mandioca com coco. Pág. 6

Dálio, em conexão com a natureza

Morador da Vila dos Pescadores faz ações espontâneas em prol do meio ambiente

Dálio dos Santos, 65 anos, morador da Vila dos Pescadores em Cubatão prova todo dia seu amor à natureza. Sem discurso, mas com ações positivas, consegue tornar este mundo melhor. Nascido em Sergipe e morador na Vila há 40 anos, contribui para um meio ambiente saudável todo dia com pequenas ações. Duas vezes por mês faz uma limpeza do Portinho da Vila, retirando o material reciclável que ali encontra, como garrafas e objetos de plástico em geral. Seu amor ao meio ambiente também é demonstrado pelo seu cuidado com as plantas. Não é que seu Dálio duas vezes por mês, além de retirar o lixo do Portinho, planta árvores em vários locais? É o caso da muda de cajá-manga que ele plantou na descida da Passarela ao lado da ciclovia entre oleoduto e a rodovia Anchieta e que hoje se transformou numa bela árvore. Aqui fica um exemplo de um cidadão que respeita ao próximo e à natureza.

Dálio e o filho Diego

São Vicente abre 125 vagas gratuitas

profissionais

Inscrições devem ser feitas no CAM 1; aulas iniciam em 13 de agosto

A Prefeitura de São Vicente informa que, por meio da Secretaria de trabalho e renda (Setre), passa a disponibilizar 125 vagas gratuitas em cinco capacitações profissionais (Bolsas em Crochê, Flores em EVA, Tiaras e Laços, Patch Aplique e Bijuteria Artesanal). Todos os cursos serão realizados na Escola de Moda Fashionista (Rua Ipiranga, 492 - Centro). Cada modalidade terá uma aula por semana, das 14h às 17h, a partir de 13 de agosto. A aula inaugural integrará os alunos de todas as modalidades. Confira as demais informações: Curso de Patch Aplique (Aulas às segundas-feiras); Curso de Tiaras e Laços (Aulas às terças-feiras); Curso de Bolsas

em Crochê (Aulas às quartas-feiras); Curso de Flores em EVA (Aulas às quintas-feiras); Curso de Bijuteria Artesanal (Aulas às sextas-feiras).

As inscrições devem ser feitas até o preenchimento total das vagas (25 vagas por modalidade), na sede da Setre (Rua José Bonifácio, 404 - Centro, Sala 86 - 8° andar). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações no WhatsApp (13) 99786-0317.

Seicom- São Vicente

Em busca de emprego? Procure um PAT

Os Postos de Atendimento ao Trabalho foram criados pelo Governo do Estado de São Paulo, com mediação da Secretária de Desenvolvimento. Eles são uma rede de atendimento à população. Oferecem informações e orientações de trabalho e também auxiliam os empregadores na hora do processo seletivo. De modo geral, oferecem informações e orientações de trabalho e também auxiliam os empregadores na hora do processo seletivo. Para se inscrever é necessário levar Carteira de Trabalho física ou digital, documento oficial com foto (RG ou CNH) e PIS.

EXPEDIENTE

www.jornalmartimpescador.com.br

Locais de atendimento na Baixada

Cubatão Avenida Dr. Fernando Costa, 1096, no bairro Vila Couto. Aberto das 8h30 às 16h30, de segunda-feira à sexta-feira.

Guarujá Avenida Santos Dumont, 1586, no bairro Paecará. Aberto das 8h30 às 16h30, de segunda-feira à sexta-feira.

Itanhaém Rua Antonio Olivio de Araujo, 5 , no Centro. Aberto das 9h às 16h de segunda-feira à sexta-feira.

Mongaguá Avenida São Paulo, 1580, 3° andar, no Centro. Funciona de segunda a sexta.

Praia Grande Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 1.511, Bairro Xixová. Fica ao lado do Poupatempo, dentro do Litoral Plaza Shopping. Aberto de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Santos Rua João Pessoa, 246, Centro. Aberto das 09h às 17h.

São Vicente Avenida Presidente Wilson, 1.126 Itararé (Área Insular), Avenida Ulisses Guimarães, 1.330 Jardim Rio Branco (Área Continental). Abertos de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Órgão Oficial da Federação de Pescadores do Estado de São Paulo

Av. Dino Bueno, 114 Santos - SP

CEP: 11030-350 Fone: (013) 3261-2992

Árvore de cajá manga plantada próximo à Rodovia Anchieta

Dicas para economizar energia elétrica

Geladeira ou freezer

-Não fique abrindo e fechando a porta de sua geladeira ou freezer com frequência. Se possível, retire de uma vez todos os alimentos que vai usar.

-Mantenha seu aparelho longe de fontes de calor: sol, fogão e outras.

-Não guarde alimentos quentes, nem líquidos em recipientes sem tampa.

-Verifique sempre se a borracha de vedação está em bom estado.

-Faça degelo periodicamente.

-Mantenha limpas as serpentinas e não use a parte traseira dos aparelhos para secar roupas, sapatos, panos, etc.

-Não forre as prateleiras. Isso dificulta a circulação do ar.

-quando for se ausentar por um período prolongado, esvazie o aparelho e retire-o da tomada.

-No inverno, regule o termostato para uma posição de frio não muito intenso.

Chuveiro elétrico

-Evite banhos demorados.

-Mantenha a chave na posição “verão”, pois na posição “inverno” o consumo é 30% maior.

-Conserve limpos os orifícios de passagem de água.

-Não tente aproveitar uma resistência queimada. O consumo será maior.

Ar condicionado (7,5 mil BTUs) 1.000 30

Jornalista responsável: Christina Amorim MTb: 10.678/SP christinamorim@gmail.com Fotos e ilustração: Christina Amorim; Diagramação: cassiobureau.com.br

Projeto gráfico: Isabela Carrari - icarrari@gmail.com - Impressão: Diário do Litoral: Fone.: (013) 3307-2601Os artigos e reportagens assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal ou da colônia

Tipo de Aparelho

Plantando ideias

O Projeto Jenipapeiro incentiva o plantio da árvore e resgata o valor do grafismo indígena produzido com o precioso fruto

Cada dia mais difícil de ser encontrado, o Jenipapeiro é a árvore que produz o jenipapo, Genipa americana, fruto extremamente rico em propriedades medicinais e presente nas culturas dos povos originários e comunidades tradicionais. Percebendo a dificuldade em se encontrar o fruto que dá origem à tinta utilizada para pintura de grafismo corporais, o arteeducador Tupi-Guarani Mimby Tupi da Aldeia Tapirema, e a jornalista Catharina Apolinário passaram a mapear possíveis árvores localizadas em locais públicos nas diversas cidades da região da Baixada Santista.

A surpresa foi que grande parte das árvores registradas nas memórias das pessoas da região já haviam sido cortadas. Daí, surge a ideia de um projeto dedicado não só ao plantio, mas a Oficinas de Grafismo nas escolas indígenas da Terra Indígena de Piaçaguera em Peruíbe, litoral sul de São Paulo. Escolas indígenas recebem oficinas de grafismo e plantio de jenipapos na T. I. Piaçaguera Com recurso do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe e da Secretaria de Cultura e Esportes, o Projeto Jenipapeiro leva às escolas indígenas da Terra Indígena Piaçaguera, em Peruíbe, duas Oficinas de Grafismo, ministradas pelo arteeducador Tupi-Guarani, Mimby Tupi (Aldeia Tapirema).

Ele apresentará nas oficinas os seus processos, desenvolvidos ao longo de 15 anos, de pesquisa e prática. As oficinas aconteceram nos meses de junho e julho, na sala de aula da Aldeia Tabaçu Reko Ypy, vinculada à Escola Estadual Indígena Aldeia Piaçaguera, e na E.E.I. Aldeia Nhamandu Mirim. A ideia é incentivar as crianças e jovens da comunidade à prática da pintura corporal e seu uso medicinal, espiritual e artístico, desenvolvendo habilidades, a fim de incentivar a elaboração de pinturas corporais autorais, bem como estimular a geração de renda através da arte e da estética indígena. Para tanto,

a importância do jenipapo é ressaltada para feitura da tinta característica utilizada para pintura corporal, mas também são apresentados outros benefícios do fruto, dentre eles medicinais, alimentares, ambientais e espirituais.

Durante a atividade as crianças e jovens são convidados a plantar uma muda de jenipapeiro, hoje pouco encontrado no território. A jornalista ambiental Catharina Apolinário conversa com as crianças sobre a emergência climática, propondo uma troca de saberes e conhecimentos sobre os cuidados com a natureza e as ações necessárias de cada indivíduo para colaborar no desaquecimento do planeta.

A oficina é exclusiva para alunos das escolas indígenas, jovens e crianças das comunidades. Esta oficina normalmente realizada com pessoas não indígenas adultas com a consultoria da educadora indígena Fabiola dos Santos, foi adaptada para realização nas escolas indígenas das comunidades. A Aldeia Tapirema, onde reside o arte-educador Mimby, já havia recebido o plantio de 12 mudas de jenipapeiro em anos anteriores, agora recebe mais 20 mudas. O Projeto Jenipapeiro foi realizado com recurso do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe e da Secretaria de Cultura e Esportes.

a tinta para os grafismos

A arte dos povos tradicionais se apresenta no Sesc

Dia 16 de junho representantes de diversas comunidades da Baixada Santista mostraram sua arte no Sesc em Santos. Estiveram presentes representantes da Associação dos Povos Tradicionais Caiçaras, das Aldeias Nhanderekoa (Itanhaém), Tekoa Kuaray (Peruíbe), Ara Pyau (Mongaguá), Tekoa Mirim (Praia Grande), Rio Silveiras (Bertioga), Associação de Reciclagem EcoJureia e Ateliê da Maré (Vila dos Pescadores-Cubatão).

O jenipapo, Genipa americana, presente na cultura dos povos tradicionais
Ateliê da Maré da Vila dos Pescadores
Hélio Machado expoe seus quadros
A arte indígena reproduz o pássaro martim-pescador em madeira
Jenipapeiro-Preparando
Jenipapeiro-O arteeducador Mimby Tupi

No último mês de julho, a DP World reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades através de ações de voluntariado.

No Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado anualmente em 26 de julho, a empresa mobilizou 15 voluntários para realizar um mutirão de limpeza na encosta da Ilha Barnabé. A equipe coletou 200kg de resíduos sólidos, contribuindo para a preservação dos mangues, que formam um ecossistema essencial para a manutenção da biodiversidade marinha e terrestre. A ação está alinhada com a estratégia global de Sustentabilidade do Grupo DP World, chamada "Nosso Mundo, Nosso Futuro", e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 e 15 da ONU, que priorizam a proteção da vida marinha e terrestre.

Ainda no mês de julho, a DP World concluiu a entrega das doações para as famílias afetadas pelas fortes enchentes no estado do Rio Grande do Sul, por meio da campanha SOS RS, organizada pela Autoridade Portuária de Santos.

A empresa organizou uma campanha interna que arrecadou cerca de 600 itens de vestuário e R$ 1.000,00 em dinheiro. No último dia 18, as doações materiais foram encaminhadas à Autoridade Portuária de Santos, responsável pela distribuição dos itens às famílias necessitadas, enquanto as contribuições financeiras foram transferidas para o PIX oficial do estado do RS, assegurando que a ajuda chegasse de forma efetiva à população.

Estas iniciativas demostram o compromisso da DP World com a responsabilidade socioambiental. Ao atuar em prol do meio ambiente e das comunidades onde opera, a DP World busca promover um futuro mais sustentável e solidário.

ENCERRAMENTO DA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO NO TERMINAL DP WORLD

No dia 29 de julho de 2024, a DP World concluiu com sucesso a dragagem de manutenção dos berços do cais, que teve início no dia 13 de julho. O processo foi conduzido com total transparência e comunicação para os pescadores e as comunidades locais. A Colônia Z3, que representa os pescadores de todo o estuário, desempenhou um papel crucial na divulgação das informações, garan-

tindo que o aviso chegasse ao maior número possível de trabalhadores da pesca.

Durante todo o período da dragagem, não foram registrados incidentes que comprometessem a segurança ou a dinâmica das vias de navegação.

A operação foi realizada conforme o planejamento estabelecido, com rigoroso controle e monitoramento, assegurando a integridade das atividades.

A dragagem foi autorizada pela Licença de Operação do IBAMA N º 1152/2013, bem como por outras autoridades competentes, garantindo que todas as normas e regulamentos fossem cumpridos.

Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos e reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a comunicação efetiva com a comunidade.

Festival Vida no Mangue

Nos dias 28 a 30 de junho 2024 aconteceu na Vila dos Pescadores o Festival Vida no Mangue. O evento foi marcado pela inauguração do Ateliê da Maré, um projeto incentivado pela Petrobras através do Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores-ISAC VP, sob a coordenação de Marly Vicente, com apoio da Prefeitura via Secretaria de Cultura (Secult). Foram apresentadas diversas exposições artísticas produzidas pelos participantes do Projeto Pescadores de História dentro das categorias Teatro, Cinema, Curta Metragem, Documentários, Música, Desfile de Modas (com roupas produzidas pelos alunos do projeto). A festa junina ainda apresentou Quadrilhas, Grupo de Pagode, louvores. A mostra também foi um fato marcante em que todas as crianças atendidas no projeto realizaram a formatura e entrega de certificados. Segundo a coordenadora do projeto, Marly Vicente, o evento foi muito emocionante pois trouxe muitas realizações

Alunos formados em Teatro, Cinema e Meio Ambiente pelo Projeto Pescadores de Histórias
Não faltaram guloseimas juninas no festival

Procissão de São Pedro agita Vila dos Pescadores

No dia do encerramento do Festival da Maré dia 30 de junho, aconteceu o Encontro de Pescadores realizado pela Capatazia de Pescadores da Colônia Z-1 na Vila dos Pescadores em Cubatão, coordenada por Santina Barros. Esse evento já faz parte do calendário anual da Vila dos Pescadores e é considerado como um Patrimônio Cultural local. Nesse dia foi realizada a procissão marítima com as imagens de São Pedro e São Paulo pelo rio Casqueiro em Cubatão, seguida pela procissão terrestre com missa na Capela de São Pedro. Na parte da manhã foi servido um churrasco num momento de confraternização entre pescadores e demais moradores e suas famílias.

Ravi completa um aninho

Muita animação na festa de aniversário de um ano de Ravi, filho de Sabrina e Rodrigo Tavares no dia 3 de agosto. Moradores de Ilha Diana compareceram neste momento de confraternização e alegria e a criançada se divertiu pra valer.

Tubarão é tema de curso de férias do Aquário

Você sabia que o tubarão não tem ossos e sim cartilagens? E que os chamados peixes ósseos tem cartilagens e ossos? Conhecimento da biologia do animal e discussão sobre sua importância no equilíbrio do meio ambiente foram abordados durante o curso de férias ministrado em julho no Aquário de Santos. O curso foi

ministrado pelo prof. Amorim, do Instituto de Pesca de Santos/Secretaria da Agricultura e Abastecimento ESP. Paulo Matioli, coordenador do parque, enfatizou a importância dos cursos de férias para as crianças, e o produtivo trabalho da equipe de Educação Ambiental, ali representados por Edna Gois e Richard

O coordenador Paulo Matioli, Edna Gois, o prof. Amorim e Richard Perigaud da Educação

Perigaud, para o desenvolvimento deste e muitos outros projetos do Aquário. O Aquário Municipal de Santos está localizado na Praça Vereador Luiz La Scala s/nº - Ponta da Praia. Informações: (13) 3278-7830. O parque está aberto para visitas de terça-feira a domingo, das 9h às 18h (bilheteria fecha às 17h30).

Ambiental As crianças fazem exercícios práticos

A culinária quilombola resiste com uma sólida tradição oral transmitida de geração a geração. E é ali no Paiol, seu banco de sementes tradicionais, que guardam uma grande etnovariedade de arroz, milho, feijão e mandioca, conservando a biodiversidade. Escolhemos uma receita doce, feita com mandioca, coletada dentro do Projeto Gastronomia Quilombola, presente no livro Quilombo na Cozinha-Receitas Tradicionais Quilombolas, contemplado pelo ProAc- Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura em 2015. A autoria da livro é de Luzelda Pereira de Moraes-Cláudia Mattos-Ederon Marques. A pesquisa foi realizada no Quilombo André Lopes Vale do Ribeira- Eldorado-SP.

Bolo de mandioca com coco

Ingredientes:

250g de mandioca ralada

2 ovos

2 colheres (sopa) de margarina

Polpa de 1 coco seco ralado (cerca de 250g)

2 xícaras (chá) de açúcar

1 colher (chá) cheia de fermento em pó

Preparo:

Ligar o forno para pré-aquecer. Ralar a mandioca. Bater 2 ovos com um garfo e reservar. Separar um punhadinho de coco ralado para enfeitar o bolo depois de pronto. Acrescentar os ovos, a margarina, o fermento, o coco e o açúcar a gosto. Mexer bem e misturar bem com as mãos para dar um ponto de massa homogênea. Untar uma forma, e colocar a massa apertando com as mãos, e levar ao forno em 230 graus por cerca de 1 hora, verificando o ponto com um garfo. Se precisar, deixe assar mais um pouco até dourar. Esse bolo fica delicioso para comer quentinho!

Reutilização do óleo de cozinha e conscientização da sociedade

É dever de todos zelar pelo ambiente, assim esse artigo visa de alguma forma buscar a conscientização das pessoas quanto ao descarte de óleo de cozinha utilizado para fritura. Assim, jogá- lo simplesmente no ralo da pia da cozinha, no vaso sanitário, no lixo, ou no solo estamos provocando entupimento de canos e esgotos, impermeabilização do solo e contaminação da água de rios, riachos, o que impede a sustentabilidade da vida aquática. Para evitar essa questão ambiental, várias soluções são propostas para o reuso do óleo de fritura tais como: produção de detergentes, sabão, biodiesel, resina para tintas e glicerina.

Quando o óleo de cozinha deve ser descartado? Nas cozinhas de restaurantes o cozinheiro tem ao seu alcance produtos que monitoram a qualidade do óleo, através das mudanças físico-químicas, diferentemente do que ocorre em cozinhas domésticas que a dona de casa não sabe a hora que deve descartar o óleo já utilizado. É bastante polêmica a recomendação para a reutilização do óleo em cozinhas comuns. Há desde a recomendação de apenas um único uso, como também o uso do óleo desde que não esteja escuro, que não faça espuma e que não tenha cheiro. Do óleo que já foi usado é liberado para o alimento a acroleína, que é uma substância altamente tóxica e que pode causar sério problema gastrointestinal. Na realidade cada vez mais é recomendado à população o não uso de frituras, devido ao risco de doenças cardiovasculares, e se esta recomendação fosse acatada, cada vez menos teríamos menor quantidade de resíduos de óleo. Porém, o uso de frituras ainda é bastante abusivo gerando óleo sujo, havendo urgentemente a necessidade de seu reaproveitamento. Cada litro de óleo descartado de forma inadequada pode contaminar até um milhão de litros de água.

Faz-se necessária a conscientização de toda a sociedade em cuidar do meio ambiente, pois somos todos responsáveis por sua preservação.

Médico
A sala estava lotada de crianças interessadas em conhecer os tubarões

Joias da Natureza faz viagem no tempo

Fósseis de bilhões de anos podem ser vistos até o final do ano na exposição Curiosidades dos Oceanos do Museu Joias da Natureza, montada no espaço do Shopping Pátio Iporanga, no Gonzaga em Santos. As peças contam as modificações que a Terra atravessou em bilhões de anos. Tudo isso pode ser visto graças ao trabalho do geocientista e curador do museu Paulo Anselmo Matioli, hoje com 49 anos, que desde os cinco anos de idade coleciona amostras da natureza e aventuras. O geocientista explica que um fóssil de amonoide marinho de 100 milhões de anos da coleção, foi encontrado no deserto do Sahara, Marrocos, provando que o local já foi fundo oceânico. Os amonoides são um tipo de molusco marinho pré-histórico que surgiu no planeta há 400 milhões de anos. Hoje os parentes vivos mais próximos dos amonoides são da classe dos cefalópodes: Nautilus, polvos, lulas e as sépias

Entender as transformações em nosso planeta é uma das surpresas

da exposição. “Meu objetivo, além de mostrar curiosidades, é estimular conhecimento mostrando a importância do ambiente marinho”, explica Matioli. A exposição conta com parceria de várias instituições de relevância internacional e nacional como o Instituto Oceanográfico (Projeto Core) da USP, Instituto Geológico da Universidade Federal Fluminense, Instituto Geológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Unifesp, IPBio, Gremar, Estrela do Mar, Mar-a-Mar, Museu de Pesca, Huber Arte Marinha, entre outros que estão chegando para apoiar essa nossa exposição.

Conchas de moluscos curiosos, corais belíssimos, equinodermos interessantes, poliquetas raríssimas, arcadas de tubarões, ossos e dentes de cetáceos fazem parte da coleção, além de fósseis de organismos marinhos, minerais e rochas raríssimas coletadas no fundo oceânico a quase 5 mil metros de profundidade por expedições científicas importantes como o projeto COLMEIA.

ELTE deve indenizar pescadores afetados com as obras de linhas de transmissão

A Empresa Litorânea de Transmissão de Energia S.A. (ELTE), responsável pelas obras que geraram o desmatamento de 35 hectares de florestas e mangues em Santos, Guarujá e Cubatão, para construção de 27,21 quilômetros de linhas de transmissão, deverá indenizar os pescadores dos três municípios. A informação é da promotora Almachia Zwarg Acerbi, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), que instaurou inquérito civil para averiguar o dano ambiental. A Empresa Litorânea de Transmissão de Energia S.A. (ELTE), responsável pelas obras que geraram o desmatamento de 35 hectares de florestas e mangues em Santos, Guarujá e Cubatão, para construção de 27,21 quilômetros de linhas de transmissão, deverá indenizar os pescadores dos três municípios. A informação é da promotora Almachia Zwarg Acerbi, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), que instaurou inquérito civil para averiguar o dano ambiental.

“Após uma reunião com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com a empresa e com pescadores, foi descoberto que estudo ambiental não previa os prejuízos aos trabalhadores, principalmente os que extraem caranguejo. A empresa, então, ficou de ver uma forma de indenizá-los”, disse a promotora. Leia mais em: https://www.diariodolitoral.com. br/cotidiano/elte-deve-indenizar-pescadores-de-tres-cidades-do-litoral-de-sao-paulo/184257/

Exposição Curiosidades dos Oceanos fica aberta até o fim do ano

Essa geodiversidade dos oceanos é inédita, nunca antes exposta no país. As peças em exposição representam apenas 10% da coleção do acervo naturalista do Museu Joias da Natureza, onde Matioli é o diretor e curador, composta por mais de 15 mil exemplares, provenientes de mais de 190 países. “Minha intenção com essa exposição, além de toda relevância educacional, científica e ambiental de mostrar a importância dos Oceanos e suas curiosidades, afinal nós estamos na Década dos Oceanos, é ser uma grande vitrine,

Matioli (centro) com Rosane Farah e Andreia Maranho do Gremar, prof. Amorim Instituto de Pesca, Marcos Garcia e Antonio Carvalho

para buscar mais apoios e parcerias, para no ano que vem, poder reabrir a sede fixa do museu e conseguir expor muito mais amostras e continuar o nosso trabalho de divulgação científica que fazemos há mais de 20 anos na região”, afirma o geocientista. Quando o Museu Joias da Natureza puder contar com uma sede fixa e seu planetário que estará acoplado e será o primeiro de toda a região da Baixada Santista, finalmente o público poderá conhecer peças ainda mais raras, como o ninho de ovos de dinossauros de duas espécies

Alunos da AMEI Visconde de Sabugosa realizam plantio de mudas em prol da sustentabilidade e da conscientização em São Vicente

importantes como Hadrossauro e Oviraptor, datados do período Cretáceo, aproximadamente 75 milhões de anos, além de meteoritos raros vindo da Lua e de Marte e rochas de praticamente todas as crateras de impacto do planeta, sendo a maior referência e acervo do país e um dos maiores do mundo em meteorítica. Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465 Gonzaga - Santos - SP. TEL: (13) 3286-1138. Horário: Seg. a Sáb: das 10h00 às 22h00. Dom. e Feriados: das 12h00 às 21h00.

Unidade de Saúde 24h do Parque das Bandeiras é inaugurada em

São Vicente

Estudantes foram presenteados com revistas em quadrinhos da Turma de Mônica e orientações sobre respeito no trânsito Dia 7 de julho foi realizada na AMEI Visconde de Sabugosa (Tancredo Neves/São Vicente) uma ação de incentivo às crianças ao cuidado com o meio ambiente, educação no trânsito, entre outros. Os alunos assistiram à palestra dos coordenadores da Ecorodovias Wilson Siqueira e Thays Leite.“Este é um projeto chamado de Bem Com a Via, que tem como objetivo tratar as leis de trânsito e as regras básicas que qualquer cidadão, até mesmo uma criança de 7, 8, ou 9 anos, precisa seguir, pois já é participante do trânsito como pedestre ou como acompanhante. Então, nós tratamos todos os assuntos relacionados a uma norma 39.001, que é a norma que regulamenta a parte de segurança viária. Mas com uma linguagem totalmente adaptada”, discursou a palestrante. Em seguida, os alunos foram levados para o pátio da escola onde puderam realizar o plantio de mudas de árvores. A iniciativa visa motivar as crianças a tomarem carinho e zelo pelo cuidado com o Planeta, como explicou a professora Isabel. “A gente tenta trabalhar com eles ao máximo essa questão da conscientização ambiental, cidadania, e respeito ao próximo. Por isso eu acredito que esse momento da Semana do Meio Ambiente deve ser uma combinação de tudo que a gente tenha trabalhado com eles ao longo deste ano”, acrescentou. “Eu aprendi a ter cuidado e a sempre usar o cinto de segurança no carro. Aprendi que tenho que cuidar das plantas e que também não posso jogar lixo no chão. Eu plantei mudas”, destacou a pequena Laura, de 9 anos. No final, os alunos foram presenteados com revistas em quadrinhos da Turma de Mônica e, como destaque, ganharam um bloco de multas de trânsito que serão entregues aos pais caso os adultos descumpram alguma lei de trânsito.

Unidade 24h do Parque das Bandeiras foi inaugurada dia 4 de julho. O local irá funcionar como unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF), com médico generalista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), serviços de ginecologia, odontologia, vacina e demais especialidades básicas, no período das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h. Já como Pronto Atendimento, o funcionamento será 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

A Unidade Mista Parque das Bandeiras está localizada na Praça Dario Aredes Lacerda, s/nº - Parque das Bandeiras-São Vicente

Fonte: Seicom-São Vicente

Maior creche de São Vicente é inaugurada na Área

Continental

Unidade atende alta demanda da região e reduz 75% de fila da espera com uma estrutura exemplar Uma creche vai muito além de um ambiente escolar. É uma ferramenta de socialização, desenvolvimento e rede de apoio às famílias. Nesse intuito, a Creche Irmã Dolores foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (04), completando o intenso cronograma de entregas para melhorias na Educação de São Vicente. A unidade fica na R. Augusto de Oliveira Santos, 1541 - Jardim Rio Branco. Fonte: Seicom-São Vicente

Procissões de São Pedro

Dia 30 de junho, as comemorações de São Pedro em São Vicente começaram com a bênção dos barcos, saindo da ponte do Mar Pequeno na Marina Dona Rosa no Japui. A procissão marítima prosseguiu até a Capela São Pedro Pescador na praia de Itararé.

Festa de Bom Jesus de Ilha Diana acontece em agosto

Ilha Diana, na Área Continental de Santos, já está em preparativos para a festa de seu padroeiro Bom Jesus. A festividade acontece em dois fins de semana: dias 10/11 e 17/18. Além da tradicional tainha na brasa, os bares da Ilha estarão abertos oferecendo frutos do mar como iscas de peixe e camarão, entre outros. Contatos: ilhadianaoficial. Barcas gratuitas saem de Santos na Praça da Alfândega, ao lado da barca para Vicente de Carvalho. A tainha assada serve 4 pessoas. É possível fazer a reserva antecipada por R$120,00 (no dia o valor será R$140,00) com Flávia (13.991151538) ou Ângela (13.991471470). Siga Ilha Diana no Instagram: ilhadianaoficial

Procissão do Perequê em Guarujá

A Praia do Perequê em Guarujá esteve em festa dia 30 de junho ao comemorar o dia de São Pedro e São Paulo. Na data também foi comemorado o aniversário da emancipação política administrativa de Guarujá que completou 90 anos. Foi celebrada missa na capela São Pedro com procissão em louvor ao santo protetor dos pescadores, festa no calçadão ao lado da associação dos pescadores da praia do Perequê com distribuição de lanches e peixe cozido com pirão bebidas e tainha assada na brasa.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.