1 minute read

Imagem 28: Ampliação 01 - Proposta de intervenção. Produção da autora

Como observamos na imagem 27 há muitas características que propiciam a ativação do uso do térreo por pedestres e ciclistas.

Os edifícios têm padrão de construção para fins residenciais, mas adaptados para usos comerciais, típico de bairros antigos, o que gera um valor estético e sensação de acolhimento. A maioria dos lotes têm área para estacionamento da divisa frontal, e não há muros de fechamento, estabelecendo uma relação de proximidade e transição leve entre espaço público e privado.

Advertisement

A proposta parte da estrutura cicloviária, criando uma ciclovia bidirecional com floreiras como divisores físicos, que criam mais detalhe e vivacidade para o espaço. Paraciclos foram instalados na frente dos lotes e lixeiras distribuídas pelo espaço. Diversos canteiros de chuva foram implantados ao longo do meio fio para contribuir com a drenagem superficial, e receber árvores que auxiliam na manutenção da temperatura do solo e formam sombra no passeio. A calçada foi valorizada usando mobiliário urbano de permanência, bancos.

Além dessas intervenções, distribuiu-se postes de iluminação voltados ao pedestre por todo perímetro de 162 calçada e as travessias foram elevadas. Ainda, complementou-se o sistema de sinalização vertical, visando a facilitação de acesso até o metrô.

A seguir são apresentadas as situações de uso florescidas pelas intervenções propostas.

This article is from: