1 minute read

Imagem 50: Ampliação 03, proposta de intervenção. Produção da autora

A partir do observado, nota-se que a rua tem potencial de transformação para tornar-se um ambiente agradável e confortável.

O canteiro existente e a cobertura vegetal geram um sombreamento agradável sobre a calçada e garante uma qualidade visual. A via é larga e permite a implantação cicloviária. Devido a sua condição de passagem e tratamento inadequado, o trânsito de veículos acontece em altas velocidades.

Advertisement

A calçada próxima à área de manobra do metrô conta com um alargamento significativo onde não se extrai seu potencial de uso.

Desta forma, a proposta conta com uma reformulação espacial da calçada, conferindo-a um aspecto de praça, delimitando o espaço e criando barreiras visuais que geram um ambiente propício à prática das mais diversas atividades.

A ciclovia é bidirecional e implantada próxima aos canteiros de forma a gerar um buffer entre a calçada e o tráfego de veículos. O isolamento desta é feito com floreiras e o guarda-corpo existente é removido. Ainda, são propostas faixas elevadas a uma distância máxima de 50m, que mais que cruzamento para pedestres, favorece a diminuição da velocidade na pista. Com isso pretende-se contribuir para a criação de espaços urbanos mais acolhedores e convidativos, escaláveis para a visão do pedestre e ciclista.

Também, são instalados bancos nos canteiros e paraciclos próximo aos lotes. Cria-se iluminação voltada para o passeio e instala-se lixeiras.

A seguir são apresentadas as situações de uso florescidas pelas intervenções propostas.

This article is from: