2 minute read

Imagem 61: Ampliação 04, proposta de intervenção. Produção da autora

Como é possível observar na imagem 60, há uma praça central que por sua qualidade atrai diferentes usos. Nela há a ocorrência de uma feira livre que garante o constante uso do espaço. A área conta com um grande fluxo de pedestres por ser um polo comercial na região, e ser a última estação ao norte da linha de metrô, distribuindo usuários para as redondezas.

Além da praça com canteiros de formas arredondadas, há também ao lado uma banca de jornal que articula o espaço e garante sempre a ativação do térreo. Próximo a ela há canteiros com bancos, que proporcionam uma área de estar.

Advertisement

As quadras do lado oposto à entrada da estação tem usos comerciais e de serviço.

A partir deste cenário, a proposta busca intensificar o caráter comercial da localidade. Na quadra de uso misto a calçada é alargada com o objetivo de gerar espaços de permanência, permitindo aos bares e restaurantes ocupar o espaço público com mesas, etc. No meio-fio foram criados jardins de chuva com árvores que garante o sombreamento e a ambiência. No mesmo espaço são implantados bancos, lixeiras e paraciclos. 198

O canteiro onde se encontra a banca de jornal é reformulado a fim de criar um desenho coerente para as ciclovias propostas, e recebe um bicicletário, fundamental para a integração com o modal de alta capacidade.

A praça onde acontece a feira livre recebe iluminação voltada ao pedestre e as barreiras viárias são retiradas, dado a instalação da ciclovia próxima a ela.

O desenho da ciclovia busca articular todas esquinas, levando em consideração as rotas advindas das ruas ao sul, que chegam nesta área de acesso ao metrô. Elas são protegidas com floreiras e ocupam o leito viário, posto a abundância de área.

Próximo a entrada do metrô é proposto uma estação de bicicleta compartilhada junto com paraciclos, enfatizando a importância da variedade de opções de acesso ao modal pelo usuário.

Por fim são instalados mobiliários urbanos e faixas de pedestre elevadas nos cruzamentos.

A seguir são apresentadas as situações de uso florescidas pelas intervenções propostas.

This article is from: