
1 minute read
Imagem 39: Ampliação 02, proposta de intervenção. Produção da autora
from SINERGIA ENTRE TRANSPORTE DE ALTA CAPACIDADE E MODOS ATIVOS: IMPLICAÇÕES NO TÉRREO URBANO
by Barbara Sula
Como podemos ver na imagem 38, a escola é completamente fechada por muros e não há uma integração com o ambiente da rua. A calçada possui algumas árvores em determinado ponto, mas não impede a aridez do ambiente.

Advertisement
As outras esquinas por receberem comércios e/ou serviços tem uma atratividade maior, apesar dos recuos existentes serem dedicados ao estacionamento de veículos. A esquina a nordeste equivale a uma loja de departamento do ramo da construção civil, C&C. Ela possui vaga de estacionamento em todo seu perímetro e ainda conta com uma grande área de estacionamento com entrada na rua Imbiras.
A proposta trabalha o térreo buscando torná-lo mais seguro em seus cruzamentos. Para isso opta-se pelo uso de faixas elevadas que geram mais atenção no motorista e priorizam o pedestre. As ciclovias foram desenhadas articulando os quatro cantos do cruzamento e, na Rua Manuel Gaya foram implantadas ciclofaixas unidirecionais em cada sentido sobre as calçadas.
A esquina da escola foi ampliada com o intuito de possibilitar usos de permanência. Nela foram instalados mobiliário urbano, como bancos e lixeiras e um parklet que cria um ambiente específico de permanência. O muro foi substituído por grades que garantem porosidade, gerando relações mais ricas com o espaço público.
Ainda, foi implantado uma estação de bicicleta compartilhada, além dos paraciclos. As ciclovias sobre o leito carroçável contam com floreiras como divisores físicos, seguindo a mesma lógica da proposta 01.
A banca de jornal existente sofreu alteração de lugar, ocupando o outro lado da esquina, formando um pequeno largo que articula-se com a faixa de pedestre e a ciclovia.
A seguir são apresentadas as situações de uso florescidas pelas intervenções propostas.










