3 minute read

Testar produtos coletivamente e construir conhecimento didático

Next Article
Novas escolas

Novas escolas

Todos os dias somos procurados insistentemente por novas empresas de tecnologia da educação que oferecem propostas de prestação de serviços para o nosso grupo. Ainda que muitas dessas propostas sejam inadequadas, distantes dos nossos modelos pedagógicos, outras são muito interessantes e têm o potencial de contribuir com os nossos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas. Mas para separar o joio do trigo, precisamos testar e conhecer melhor cada produto. Para aproveitar essas situações de testes pilotos, construímos um procedimento interno que tem ajudado as equipes das escolas a se conhecerem melhor e, eventualmente, debaterem sobre algum aspecto do trabalho pedagógico.

Advertisement

Em um esquema de rodízio, convidamos três ou quatro escolas a testarem determinado recurso no mesmo intervalo de tempo e, ao final, juntos analisamos os prós e contras. Essa análise sempre convoca os participantes a justificarem suas posições a partir da fundamentação conceitual sobre a área, bem como sobre a faixa etária em que as ferramentas serão usadas.

Ano passado, selecionamos a Tamanduá.edu como uma parceira importante na oferta de filmes, curtas e documentários para complementar nossas aulas, contratada por 5 escolas do grupo. Além da variedade e qualidade do acervo, ter a assinatura de um streaming fechado dá mais segurança no acesso das crianças e jovens e permite aos professores e professoras um processo de curadoria mais articulado com as competências da BNCC. revisão e aperfeiçoamento dos textos foi o mais destacado e certamente a plataforma será usada por nós em 2022.

O mesmo se deu com a Evolucional, empresa que nos fornece simulados do Enem para que possamos familiarizar os alunos e alunas com este tipo de prova, prever resultados, identificar gaps curriculares e fornecer trilhas de estudo personalizadas aos nossos estudantes. Além disso, representantes das escolas se reuniram este ano para debater formas de incrementar o uso da plataforma, tanto por parte dos professores quanto dos alunos, de usar os dados obtidos para promover alinhamentos curriculares e para definir metas de performance das escolas no exame. Em 2022, nosso grupo pretende dar mais um passo nessa direção e usar os mesmos simulados para comparar resultados e testar estratégias de estudo e propostas de ensino.

Neste semestre, pudemos testar também, em grupo, a plataforma Letrus de correção de textos com uso de inteligência artificial. O piloto foi realizado com alunos da 1ª série do Ensino Médio e os professores envolvidos se mostraram muito interessados e motivados pelos processos de aprendizagem que o uso da plataforma pode gerar. O foco em processos de A Educacross, plataforma de jogos envolvendo conteúdos matemáticos para alunos de Fundamental 1, foi testada por dois meses por 4 escolas e a reunião de avaliação permitiu um debate aprofundado sobre a didática da matemática, os processos de construção pelos quais passam nossos alunos e sobre a possibilidade de uso de games que não se restringe a premiar a resposta certa e punir a errada. Os participantes ficaram animados!

Para o segundo semestre, estamos analisando, entre outros, um piloto de parceria com A Taba que, além de ser um clube de assinatura de livros infantis, tem também um trabalho junto às escolas que visa a construção de comunidades leitoras, aproximando famílias e escolas por meio de uma curadoria de alto nível e da proposição de formas de exploração dos livros infantis na escola e em casa.

Estes são exemplos de como um desafio pragmático de avaliação de produtos e serviços para nosso grupo, quando feito coletivamente, pode favorecer o debate sobre o uso do cinema como recurso pedagógico, o papel das simulações nos exames externos, os desafios presentes na revisão textual, a motivação para aprender matemática e critérios para definir corpus literário em nossos currículos.

Espaços para troca não faltam em nossa comunidade de aprendizagem!

This article is from: