2 minute read

Internacionalização e Idiomas, uma força das escolas da Bahema

POR SANDRA DURAZZO

O grupo Bahema Educação criou neste ano um núcleo voltado para a Internacionalização e Idiomas, dentro das ações da diretoria pedagógica. O conhecimento de outros idiomas, começando por inglês como língua internacional, faz-se fundamental para que nossos alunos e alunas possam interagir no atual mundo globalizado. Este conhecimento não se restringe a saber palavras ou regras, mas sim em adquirir competências comunicativas, que envolvem também habilidades sócio interativas, conhecimento cultural e tantas outras dimensões da comunicação.

Advertisement

Entre as estratégias propostas pelo núcleo de idiomas, já está em curso uma trilha formativa, voltada para as equipes de inglês e outras línguas estrangeiras das escolas, abordando desde a concepção do aprendizado de idiomas até estratégias práticas e questões comuns aos docentes dessa área.

Mapa da trilha formativa de inglês 2021

A trilha começou em março e se estende até o final de setembro, com módulos mensais compostos de encontros e propostas assíncronas. Os participantes têm expressado como as discussões os impactam, gerando mudanças concretas em sua prática didática, respondendo perguntas práticas e levantando outras tantas questões. Estes encontros são bastante importantes também para a troca de experiências entre as equipes das diferentes escolas do grupo. Ao ter oportunidade de ouvir, interagir e conhecer o trabalho dos colegas, cada equipe tem aberto sua visão sobre as possibilidades na área.

Além da trilha, algumas escolas estão recebendo uma assessoria direta. Este trabalho começa sempre com um diagnóstico da área por meio da análise de documentação curricular e conversas com as equipes de professores, direção e coordenação da escola. Com isso se desenha um plano de ação com metas a alcançar no período e as possibilidades de trabalho. Em uma das escolas, que iniciou com assessoria desde o início de 2021, além das metas estabelecidas, outras conquistas são visíveis como a consolidação da equipe docente como um grupo único, que troca, se apoia e se responsabiliza junto para que as crianças e adolescentes alcancem a proficiência linguística.

Para o próximo semestre, o núcleo de Internacionalização vai promover um amplo processo avaliativo dos alunos de nonos anos cujos resultados vão permitir o estabelecimento de novas metas de aprendizagem de inglês para as escolas regulares. Para tanto, vamos também fortalecer e aprofundar as trocas aproveitando também a experiência dos projetos bilíngues do nosso grupo!

Entendemos que a construção de uma cidadania global, em uma perspectiva planetária, importante nos projetos formativos contemporâneos, depende de muitas vivências, repertórios e construção de competências, entre as quais, a fluência em outro idioma é fundamental.

This article is from: