2 minute read

Onde tudo começa?

POR SONIA BARREIRA | DIRETORA PEDAGÓGICA DA BAHEMA EDUCAÇÃO

Com este título instigante, demos início a um ciclo de palestras voltados para famílias e profissionais da educação, com temas relacionados à educação infantil. Esta proposta nasceu e cresceu no comitê deste segmento, no qual participam regularmente representantes de todas as escolas da Bahema Educação. E juntas, para o evento, produzimos um vídeo com cenas de todas as escolas, com o propósito de revelar nossa visão sobre a infância e a importância da escola para essa faixa etária. Assim que ficou pronto, os membros do comitê assistiram o resultado em primeira mão. Foi uma grande emoção e rapidamente alguém expressou o sentimento de todas nós: “Pertencimento! As cenas que vi me representam, todas elas poderiam ser da minha escola”.

Advertisement

Muito embora saibamos claramente que há muitas diferenças e especificidades em cada uma de nossas instituições, naquele momento, com aquela representação visual, todas nós nos identificaMos e nos sentimos mais próximas.

Isso expressa com muita propriedade aquilo que buscamos como grupo: que a soma de nossas diferenças construa nossa identidade como grupo educacional e multiplique nosso poder de atuação no cenário educacional brasileiro. Para tanto, temos atuado em várias frentes para que todos possam ter o mesmo sentimento que a colega expressou ao ver o vídeo: pertencimento! Trata-se de um desafio complexo a ser enfrentado por todos, já que essa percepção não será gerada por meio de padronizações ou de transformações planejadas em gabinetes. Ela deverá se dar por meio do trabalho coletivo, das instâncias de trocas e das realizações conjuntas que dão força e voz às nossas instituições.

Por isso, vale a pena aproveitar o mote do evento, no formato de pergunta: Onde tudo começa? Onde nasce esse sentimento de pertencer a um grupo de educadores e educadoras que vai além de nossas escolas?

A Bahema Educação teve início a partir de uma ideia agregadora e foi, progressivamente, envolvendo novas escolas, novas equipes, além de experiências educacionais ricas e únicas. Cada escola que chega tem uma história construída, uma cultura própria, equipes reconhecidas e trabalhos estruturados. Escolas que começaram antes do nosso grupo e que devem ser integradas em toda a sua complexidade, já que nosso futuro depende também do nosso respeito pelo passado.

Por outro lado, uma vez a bordo neste novo coletivo, experimentam uma nova conexão, às vezes construtiva e estimulante, outras vezes desafiadora e trabalhosa. Isso é inevitável neste novo contexto e o sucesso da integração e pertencimento depende do esforço de quem recepciona, mas também de quem chega. É preciso diálogo, abertura e disposição. É preciso propostas, iniciativas, respeito ao diferente e busca pela interlocução. E é nisso que temos trabalhado, para além dos esforços vultosos que estão sendo requeridos para a manutenção da qualidade do trabalho pedagógico em nosso cotidiano.

Esse informativo pretende envolver todos os profissionais da Bahema Educação trazendo notícias sobre nossas realizações como grupo e também sobre algumas conquistas e avanços em nossas escolas ao longo do primeiro semestre de 2021.

This article is from: