Revista autoaftermarketnews 19

Page 1

REVISTA DO PÓS-VENDA AUTOMÓVEL

N0. 19

2017 1.90€

Jan/Fev - Bimestral - Director: João Vila

O CALOR AU NÚMERO DEMENTA O ACIDENTES BATEBOCA FELICIDADE

TÉCNICA AR CONDICIONADO E BOMBA

REPINTURA LÂMPADASFOSCO


A opção perfeita que DEVOLVE AO FILTRO O SEU ESTADO ORIGINAL. Certificação TÜVRheinland® | Relatório técnico detalhado | Entregas em 24/48 horas | Garantia de satisfação

Solução económica, como alternativa à substituição do filtro de partículas!

desde 2013

INFO@INTERESCAPE.COM WWW.FILTROPARTICULAS.COM

LIMPEZA DE FILTROS DE PARTÍCULAS


nestarevista

[…]

10 BATEBOCA

A felicidade não é um fim, dizem os Budistas, mas sim um caminho a percorrer, um processo, desfrutar o que a vida nos oferece cada dia.

40 MUNDO CRÓNICA

Quando Joyce Gioia estava em Amsterdam, ela encontrou Jasha van der Wel, uma brilhante e jovem mulher que procura melhorar experiências dentro de grandes eventos.

36 CARTOON

Os novos mercados.

16

38 MOBILIDADE

É igual conduzir um carro elétrico e um tradicional?

NA NOSSA CAPA SEGURANÇA O calor aumenta o número de acidentes

10

BATEBOCA Há que evitar o conflito entre o que queremos e o que vivemos

30

CONSELHOS Mudança de lâmpadas aos pares. Um desafio rentável para a oficina e para o automobilista.

22

MOBILIDADE Ar Condicionado para um Verão à espreita.

28 MERCADO

Mercado automóvel em abril de 2017: Vendas com comportamento positivo


nestarevista

[…]

30 CONSELHOS

20 CORPO SAO

Ao longo dos anos uma infinidade de culturas olharam ao redor para descobrir as propriedades do som, do calor e inclusivamente as pedras para aumentar o nosso bem-estar.

Mudança de lâmpadas aos pares: Um desafio rentável para a oficina e para o automobilista.

43 SORTE AO JOGO

Sinta-se com sorte, jogue e ganhe um Ipod neste concurso que tem sido um sucesso entre os nosos leitores.

6 EDITORIAL

Com o verão à vista e os dias quentes propomos este mês falar de felicidade e oferecer dicas para alcançar a paz de espírito.

24 PUBLIREPORTAGEM [DOLZ] 32 Com mais de 80 anos de história, as

Industrias Dolz são uma empresa líder na Europa na fabricação de bombas de água para o setor de peças de substituição para veículos ligeiros e industriais.

42 ESTUDO

Novas funcionalidades

NA PRÓXIMA EDIÇÃO…

26 PATOLOGIA

Dismorfobia - porque não gostamos de nós?

4 / au toaftermark etnew s

EXCLUSIVO. MESA REDONDA: redes de oficinas; situação e perspectivas de negócios atuais. PEÇAS DE REPOSIÇÃO: Motor / Rolamentos / Velas / Iluminação. REPORTAGEM: Equip Auto 2017, a feira de París. Apresentação das novidades. EQUIPAMENTO: Alinhamento e equilíbrio. REPORTAGEM: As férias dos VIPS do aftermarket.


TUDO ENVELHECE.

N O . 19- 2017 / 5


editorial

AUTOAFTERMARKETNEWS A CAMINHO DO VERÃO E DA FELICIDADE SER FELIZ SEM RENEGAR TODOS OS PRAZERES DA VIDA.

Com o verão à vista e os dias quentes propomos este mês falar de felicidade e oferecer dicas para alcançar a paz de espírito. Verá como fugir ao stress diário pode ser mais simples do que imagina. Por vezes, sentir mais e pensar menos resulta. Praticar terapias ancestrais que nos conectam à natureza e nos desligam das novas tecnologias. Por falar em novas tecnologias, já ouviu falar em dismorfobia? Trata-se de um transtorno pós-moderno que consiste num medo obsessivo da própria aparência física. Está ligado à ideia de que avançámos tanto a nível de medicina e cirurgia estética que podemos mudar, incluíndo o que é aparentemente imutável, como o nosso aspeto físico. Mas o avanço tecnológico também trouxe muitas coisas boas e serviu para encurtar ainda mais a distância entre as civilizações nesta aldeia global. Uma criança que cresce num sítio mais isolado tem hoje mais possibilidades de atingir os seus objetivos do que muitos jovens de antigamente que viviam desinformados. Ser feliz sem renegar todos os prazeres da vida é o lema da edição que antecipa o verão. E nesse sentido do que nos faz bem porque não ler as nossas sugestões de perfumes ideais para os mais guerreiros, espontâneos ou audazes e descontrair num lugar que te deixe feliz.

Anabela Oliveira, editora NO. 19 editora@autoaftermarketnews.com

AS MINHAS SUGESTÕES…

Mudança de lâmpadas aos pares, um desafio rentável. Pág 30 6 / au toaftermark etnew s

Dismorfobia - transtorno pós-moderno. Pág 26

As diferenças de conduzir um carro eléctrico. Pág 38


TUDO ENVELHECE. TUDO ENVELHECE. TUDO ENVELHECE.

N O . 19- 2017 / 7


João Vila - Comunicação e Marketing Lda. Director JOÃO VILA joaovila@autoaftermarketnews.com REDACÇÃO Editor NO.19: Anabela Oliveira editor@autoaftermarketnews.com Jornalista: Catarina Carvalho catarinacarvalho@autoaftermarketnews.com Backoffice: Elisabete Véstias elisabete@autoaftermarketnews.com COLABORADORES Jornalista: João Raposo joaoraposo@autoaftermarketnews.com Jornalista: Sandra Neves sandraneves@autoaftermarketnews.com Margarida Santos margaridasantos@autoaftermarketnews.com FOTOGRAFIA Mara Santos marasantos@autoaftermarketnews.com DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE Gestor Contas: Joaquín Vicén Joaquin@autoaftermarketnews.com Tel.: +34 676098041 Rua do Minho, 178. 2765-254 Estoril Telefone: 218035740 DESIGN E CONCEPÇÃO GRÁFICA Coordenador: B.Oak boak@autoaftermarketnews.com EDIÇÃO, REDACÇÃO E ADMINISTRAÇÃO João Vila - Comunicação e Marketing Lda. Rua do Minho, nº 178, 2765-254 Estoril, com o capital social de 5.000,00 euros, registada no Registo Comercial de Cascais, Contribuinte nº 508703450 Número de Registo Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC): 124990 Número de Registo Depósito Legal (DL): 369066/13 Propriedade do título: João Vila - Comunicação e Marketing Lda. Rua do Minho, 178, 2765-254 Estoril Impressão: Ondagrafe - Rua da Serra, nº 1, Stº. Antão do Tojal Tiragem: 7.500 exemplares Preço: 1,90 € Reprodução de Artigos: É permitida em Portugal a reprodução dos artigos publicados na Revista Autoaftermarketnews, desde que a origem seja assinalada de forma inequívoca e informados os nossos serviços. Os artigos assinados são da inteira responsabilidade dos seus autores. www.autoaftermarketnews.com PERIODICIDADE BIMESTRAL

Calor ao volante... o look de capa

8 / au toaftermark etnew s

PENSAMENTO DO DIA

“Nunca se desespere antes, nunca comemore antes e nunca abandone seu posto antes do fim da batalha.”


TUDO ENVELHECE. TUDO ENVELHECE. ATÉ OS SEUS AMORTECEDORES. TUDO ENVELHECE. ATÉ OS SEUS AMORTECEDORES. ATÉ OS SEUS AMORTECEDORES. SUBSTITUA OS SEUS AMORTECEDORES DESGASTADOS A CADA 80.000 KM* SUBSTITUA OS SEUS AMORTECEDORES DESGASTADOS A CADA KM* AMORTECEDORES DESGASTADOS COMPROMETEM A SEGURANÇA DO 80.000 SEU VEÍCULO. VERIFIQUE OS SEUS AMORTECEDORES A CADA 20.000 KM! AMORTECEDORES DESGASTADOS COMPROMETEM A SEGURANÇA DO 80.000 SEU VEÍCULO. SUBSTITUA OS SEUS AMORTECEDORES DESGASTADOS A CADA KM* MANTENHA OS SEUS AMORTECEDORES EM FORMA COM A INSTALAÇÃO DA MARCA VERIFIQUE OS SEUS AMORTECEDORES A CADA 20.000 KM! AMORTECEDORES DESGASTADOS COMPROMETEM A SEGURANÇA DO SEU VEÍCULO. DE CONFIANÇA DOS FABRICANTES VEÍCULOS EM O MUNDO. MANTENHA OS SEUS AMORTECEDORES EMDEFORMA COM A TODO INSTALAÇÃO DA MARCA VERIFIQUE OS SEUS A CADA 20.000 KM! * Quilometragem real AMORTECEDORES e os resultados podem variar dependendo do condutor, DE CONFIANÇA DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS EM TODO O MUNDO. do veículo, do tipo de condução das condiçõesCOM da estrada. MANTENHA OS SEUS AMORTECEDORES EM eFORMA A INSTALAÇÃO DA MARCA * Quilometragem real e os resultados podem variar dependendo do condutor, DE CONFIANÇA DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS EM TODO O MUNDO. do veículo, do tipo de condução e das condições da estrada. * Quilometragem real e os resultados podem variar dependendo do condutor, do veículo, do tipo de condução e das condições da estrada.

N O . 19- 2017 / 9 www.anecra.pt

33


bateboca

FELICIDADE

HÁ QUE EVITAR O CONFLITO ENTRE O QUE QUEREMOS E O QUE VIVEMOS.

POR: DÉBORA REGINA

A FELICIDADE

é UMA ESCOLHA Para se ser feliz há que se conhecer bem a nós próprios, saber viver o presente, gozar os momentos de liberdade, procurar a realização da nossa vida afectiva. São tantas coisas… É aceitar a realidade, sair e procurar momentos felizes e estar aberta às oportunidades que a vida nos dá. A felicidade não é um fim, dizem os Budistas, mas sim um caminho a percorrer, um processo, desfrutar o que a vida nos oferece cada dia. Mas nesse caminho há que aprender a fixar expectativas alcançáveis porque a frustração é inimiga da felicidade. Há que evitar o conflito entre o que queremos e o que vivemos, saber que coisas nos dão satisfação e que pensamentos nos limitam.

algo para um mundo melhor. Mas é também o amor pelos pequenos detalhes, os silêncios em companhia, apreciar a beleza, aprender a lidar com as emoções negativas e querer o que temos mais do que querer o que queremos. E partilhar porque não podemos ser felizes em solidão. Sempre ficaremos com o consolo daquele poema de Borges: “Já não serei feliz / E isso não importa/ Há muitas outras coisas neste mundo”. Desde pequenos que nos dizem para sonhar alto. Mas quanto mais ambiciosos somos mais probabilidades há de nos sentirmos miseráveis. Eis alguns conselhos do investigador Raj Raghunathan.

PEQUENOS DETALHES Alguns associam a felicidade à liberdade, ao equilíbrio pessoal, à ausência de medo, a saber que tens a capacidade de fazer

NÃO PROCURES A FELICIDADE É um pouco um ato de equilíbrio, mas precisamos definir prioridades em vez de perseguir a felicidade. Muitos de nós acredita, em teoria,

10 / autoaftermark etnews

que ela é importante e posiciona-a à frente de inteligência e dinheiro, mas na prática sacrificamos a felicidade por outras coisas. Agir para aumentar as hipóteses de ser feliz em vez de obcecar sobre se te sentes feliz ou não. Reconhece o que te faz feliz: sair com os amigos, visitar o campo, uma boa noite de sono. Seja o que for, faz uma lista e prioriza essas coisas. ASSUME RESPONSABILIDADE Nunca culpes os outros pela tua infelicidade. Diz a ti própria que está nas tuas mãos. Temos o poder e a capacidade de controlar os nossos pensamentos e sentimentos. Sentir-se no controlo internamente é muito libertador e vai tornar-te feliz. A maneira mais poderosa de assumir o controlo interno é ter um estilo de vida mais saudável. Começa a cuidar de ti mesma, para ti, ser um pouco continua na página 12


N O . 19- 2017 / 11


bateboca

mais ativa cada dia, comer uma peça extra de fruta, ser consciente de que as atividades físicas te fazem sentir melhor e inclui-as na rotina. NÃO COMPARES Se focares a felicidade em sentir-te superior aos outros, vais ficar frustrada muitas vezes. Mesmo se pensas que estás 12 / autoaftermark etnews

FELICIDADE

melhor do que alguns colegas, mais cedo ou mais tarde alguém vai ultrapassar-te. E se isso não acontecer, a idade vai encarregar-se de o fazer. As comparações podem ser tentadoras - usamo-las como uma maneira de nos motivar. Mas verás que na vida os lugares mudam constantemente e, no final, não podes ganhar sempre.

Conselho: ao comparar-te com aqueles ao teu redor, serás mais atraída para as tuas próprias falhas. Tem consciência deste pensamento prejudicial e sê bondosa para ti mesma. Quanto menos te comparares com os outros mais feliz serás. SEGUE A ONDA A maioria de nós já experimentou, mas provavelmente


não tanto como gostaria: ficar tão absorvida que perdes a noção do tempo. Estar no momento também significa falta de auto-consciência; Quando completamente envolvidos não nos importa o quão bem ou mal estamos a fazer. O que mais gostamos de fazer é o que nos fará mais felizes. Observa o que és boa a fazer, especialmente aquilo em que te perdes escrever, viajar, cozinhar, correr. Faz a lista e entra na tua rotina. CONFIA EM ESTRANHOS Quanto mais percebemos que podemos confiar em pessoas que não conhecemos, mais

felizes seremos. Curioso, certo? Também achei. Os países e as comunidades mais felizes são aqueles que sentem que podem confiar nos cidadãos ao seu redor. É fácil entender por quê. Se não podes confiar no teu taxista para te conduzir ou no carteiro para deixar as tuas cartas, vais perder o sono e não vais ser feliz. Uma coisa é confiar em amigos e familiares, mas ter fé em

estranhos é indica quanto vais confiar na vida em geral. Dica: começa por ser mais aberta. Fala com um estranho por dia numa loja, no trabalho, num café. Concentra-te no aspecto positivo de falar com pessoas que não conheces e não no medo de desconfiares delas. Eu já experimentei e é mesmo verdade. Há algo de bom nisso. Agora façam vocês. Pub

O PODER DE PASTILHAS DE TRAVÃO, DE ELEVADO DESEMPENHO

Esta é a Charlotte Dalmasso, piloto de rali. Antes de cada corrida, o seu nível de concentração atinge o expoente máximo. No carro, está tudo a postos, incluindo um conjunto novinho em folha de pastilhas de travão desenvolvidas pela Fri.Tech. Ela conhece esses travões tão bem como a sola dos seus pés. Transmitemlhe a confiança necessária para conduzir a toda a velocidade. Felizmente para nós, a Fri.Tech. não se limitou a criar esta joia para competição. Baseando-se na mesma tecnologia, desenvolveu a HybriX®, uma pastilha de travão sem cobre, disponível para quase todos os carros comercializados. E mesmo se não conduz como a Charlotte, irá saber apreciar a reação suave do pedal de travão.

Para mais informações sobre as pastilhas de travão sem cobre HybriX®, visite www.metelligroup.it ou contacte o seu representante local de uma das quatro marcas abaixo.

fri.tech.


DAYCO A garantia nos tem produtos Dayco e dois uma duração d data anos a partir da o. de sua instalaçã As correias Poli-V são produzidas para as transmissões auxiliares de veículos, veículos comerciais, veículos industriais, bus. O aumento do número de acessórios (climatização, bombas da direcção assistida, alternadores, bombas de água, bombas do vácuo, etc...) e as condições de funcionamento com temperaturas até a 130° C, tornaram indispensável a actualização dos materiais e da tecnologia construtiva. As correias Poli-V Dayco são todas de material EPDM (Etileno-Propileno- Dieno- Monómeros) conforme os últimos standards pedidos pelo sector Automobilístico e garantem resistência, fiabilidade, silêncio e longa duração de exercício. As características principais são: •    Flexibilidade para um uso em polias de pequeno diâmetro •    Dimensão para o uso de somente uma correia para o comando de mais órgãos auxiliares •    Transmissão de potência mesmo com o dorso das correias, em particular no caso da “dupla rib” •    Campo de temperatura de exercício elevado para garantir uma maior duração de vida Em linha com as necessidades do sector Automobilístico, a Dayco desenvolveu também para o Aftermarket as correias Poli- V de última geração EPDM3 em grau de transmitir uma alta carga de trabalho nos motores de última geração mantendo constante a duração do sistema.

14 / autoaftermark etnews


www.dayco.com

Temos a melhor correia para cada aplicação.

Novas correias PV Incorporamos as novas correias PV Dayco. Os últimos materiais e processos de fabrico industriais proporcionam uma gama completa que mantém uma performance excecional. As novas correias PV podem ser personalizadas para cada aplicação e cada correia é concebida especificamente para cada fabricante e os diferentes requisitos de cada veículo. N O . 19- 2017 / 15


SEGURANÇA

O calor aumenta o número de acidentes Há alguns anos, a Universidade de Wuppertal, na Alemanha, realizou um estudo para determinar a relação entre a temperatura e a condução. Os resultados concluíram que o calor leva os condutores a tomar decisões erradas, aumenta o seu tempo de reação e a sua agressividade e são mais propensos a cometer erros ao volante.

Relação direta

As conclusões mostraram uma relação direta entre o risco de acidente e a temperatura do habitáculo. Assim, o número de acidentes aumenta em 11% em locais com 27 ° C e chega a até 22% em locais com 32 ºC. Com esta situação, é evidente que o conforto no interior do veículo influencia significamente a nossa segurança na estrada. No entanto, o sistema de climatização é um dos grandes esquecidos nas revisões periódicas que fazemos ao nosso veículo.

Gás refrigerante

Ao ano pode-se perder de forma natural até 10% do gás refrigerante no sistema. Com isso, corre-se o risco de sofrer danos no compressor. O mesmo ocorre se no sistema de climatização houver 16 / autoaftermark etnews

demasiada humidade. Por isso, aos três anos, a potência de refrigeração pode decair de forma notável. Além disso, uma fuga de gás refrigerante provocada por um ar condicionado avariado (não estanque) ou manutenção incorreta (aumento do consumo de combustível) representa uma carga para o meio ambiente.

Manutenção preventiva

A experiência tem mostrado que, uma manutenção preventiva periódica do ar condicionado evita possíveis danos e consequentes custos de reparação. Agora que se aproximam as férias, vamos passar mais tempo no carro em longos trajetos, submetidos às altas temperaturas do Verão. Por isso, é conveniente certificar-se de que está tudo em ordem.


Chega me afeta o VerĂŁo, como o calor a o volant JĂĄ verifi e? cou o se u si de ar co ndicion stema ado?

N O . 19- 2017 / 17


Filtragem

A IMPREFIL é uma empresa líder no mercado da FILTRAGEM. Além de assessoria e fornecimento em aplicações de Equipamento Original, opera diretamente com o mercado livre. Fornece empresas de peças de substituição, frotas, aluguer de maquinaria, construtoras, aplicações especiais para a indústria náutica, etc.

Componentes térmicos

Experiência

A IMPREFIL foi criada nos finais da década de 70 por sócios procedentes do setor industrial, adotando a forma de sociedade anónima e familiar fechada. Desde a sua criação, a inquietude desta sociedade foi uma constante: dotar-se do equipamento necessário (humano, logístico e informático) para poder oferecer a qualidade de serviço que o mercado procura.

18 / autoaftermark etnews

Profissionalismo

A IMPREFIL reúne na sua atividade uma grande equipa de profissionais qualificados, especialistas de alto nível com ampla experiência que permite assessorar e oferecer constantes alternativas em produtos e serviços. O maior reto destes profissionais é estarem atualizados neste mundo em constante mudança, e para isso não deixarem de sondar o mercado procurando novos produtos e opções aos já implantados.

A IMPREFIL conta com mais de 20 anos a fornecer produtos térmicos ao mercado. A sua gama é composta por radiadores, aquecedores, intercoolers, condensadores, etc. para o setor automóvel tanto para veículos ligei ros como camiões; equipamentos de refrigeração para obras públicas, favos de cobre para todo o tipo de aplicações tanto para grapar como soldar, favos de cobre por medidas, e de alumínio para água, óleo e ar. Também dispõe de uma gama “standard” de refrigeradores “completos” de óleo para qualquer tipo de aplicação.

Os produtos distribuídos pela Imprefil estão validados por fabricantes-fornecedores de equipamento original, o que permite oferecer uma qualidade homologada. Experiencia

filt

Experienci

IMPREFIL fue creada a finales de laIMPREFIL década defue los cr7 procedentes del sector industrial, adoptando procedentes la form del anónima y familiar cerrada. anónima y famil Desde su creación, la inquietud de esta Desde sociedad su creació ha constante, dotarse del equipo necesario constante, (humano, dotarl informático) para poder ofrecer la calidad informático) de servici par mercado demanda. mercado deman

Profesionalidad

Profesiona

IMPREFIL reúne bajo su actividad un IMPREFIL equipo de reúne cua profesionales, especialistas de alto nivel profesionales, con ampliaes que permite asesorar y ofrecer constantes que permite alternativ ase productos y servicios. productos y serv El mayor reto de estos profesionalesElesmayor estar reto al díadee tan cambiante, para ello no dejan de tansondear cambiante, el mep buscando nuevos productos y opciones buscando a los ya nuevo imp

impref

Servicio

Servicio

IMPREFIL cuenta con delegación propia IMPREFIL en Cataluña, cuenta con delegación propia en Cataluña, almacenes propios y personal cualificado almacenes que nos propios permite y personal cualificado que nos permite


Especialistas em

filtragem e componentes térmicos

eriencia

FIL fue creada a finales de la década de los 70 por socios entes del sector industrial, adoptando la forma de sociedad ma y familiar cerrada. su creación, la inquietud de esta sociedad ha sido una nte, dotarse del equipo necesario (humano, logístico e ático) para poder ofrecer la calidad de servicio que el do demanda.

esionalidad

FIL reúne bajo su actividad un equipo de cualificados onales, especialistas de alto nivel con amplia experiencia, rmite asesorar y ofrecer constantes alternativas en ctos y servicios. or reto de estos profesionales es estar al día en este mundo mbiante, para ello no dejan de sondear el mercado ndo nuevos productos y opciones a los ya implantados.

imprefil@imprefil.com

Distribuidor de: &

l

www.imprefil.com

l

Loja online: e-imprefil Delegação Catalunha:


corpo são

Poderosas Terapias

ANCESTRAIS

Ao longo dos anos uma infinidade de culturas olharam ao redor para descobrir as propriedades do som, do calor e inclusivamente as pedras para aumentar o nosso bem-estar.

Flutuário

A sensação de flutuar na água é ultra eficaz para aliviar tensões, reduzir o stress, libertar os músculos do peso do corpo para que se relaxem e diminuam as dores articulares. Mas também é um grande alivio para a mente: aumenta a concentração, diminui o jet lag e ajuda a dormir melhor. O segredo destas cabines de flutuação, como a do Float In Spa Picoas, é ao nível da mineralização da sua água. É como se levitasse na ausência de gravidade (P.V.P 45€ por 50 minutos sessão).

Massagens com Pedras

O ouro e as pedras preciosas

20 / autoaftermark etnews

voltam a ser apreciados pelas suas propriedades terapêuticas para a pele. Muitos Spas e Centros de Bem-Estar criam massajadores faciais feitos à mão que incorporam entre outras, quartzo para proteger do stress ambiental e ágatas, tonificantes e oxigenantes.

Consiste em aplicar um bastão incendiado que tem como principal matéria prima uma erva chamada de artemísia. Esta erva curativa produz uma excelente fonte de calor e promove o efeito terapêutico.Também se usa para complementar tratamentos de acupuntura e shiatsu.

primeiros a comprovar a eficácia do vácuo para melhorar a circulação, que por sua vez ajuda a eliminar toxinas, tonificar a pele e também favorece a digestão. As aplicações desta técnica variam de acordo com o problema de cada uma.

Como o próprio nome indica, este tratamento parte das vibrações que estes gongos emitem, fabricados com uma mistura de sete materiais: ouro, prata, mercúrio, estanho, chumbo, ferro e cobre. Os sons que emitem provocam uma ressonância no interior do organismo que serve para reequilibrar as ondas cerebrais e recuperar a harmonia corporal. Combinar isto com massagens tibetanas ao ar livre é ouro sobre azul.

Cupping ou Ventosaterapia Gongos Tibetanos Os antigos Egípcios foram os

Moxabustão

A sua origem encontra-se na medicina tradicional chinesa e assim como a acupuntura utiliza os meridianos de energia do nosso corpo para fins terapêuticos.


N O . 19- 2017 / 21


MOBILIDADE

Há muito tempo que o ar condicionado do carro deixou de ser um elemento de luxo para se converter num sistema de segurança passiva.

AR CONDICIONADO PARA UM VERÃO À ESPREITA Está demonstrado que circular com excesso de calor pode ser perigoso, tendo em conta que, entre outras coisas, reduz a capacidade de reacção do condutor. Por isso, é importante assegurar-se de que o sistema de refrigeração do seu carro funciona correctamente antes do termómetro começar a subir. Este ano, a chegada do calor apanhou-nos um pouco de surpresa, mas nunca é tarde para prestar atenção ao estado do ar condicionado, sobretudo tendo em conta que há sintomas que alertam de que algo está a falhar: - Se ao ligar o ar condicionado sentir um cheiro desagradável, isso é sintoma de que o circuito pode estar infectado com fungos, bactérias ou pó. Podemos tratar! 22 / autoaftermark etnews

- Se notar que a refrigeração do habitáculo demora demasiado tempo, pode ser que o nível de líquido seja insuficiente ou que o filtro esteja bloqueado. Neste caso, o mais indicado é passar por um especialista para determinar o problema e solucioná-lo. - Se reparar que os vidros se cobrem de vapor, o mais certo é que o ar condicionado não esteja a refrigerar suficientemente. A solução costuma passar por introduzir gás no circuito. - Se houver pouco caudal de ar, é muito provável que o filtro do habitáculo esteja obstruído. Nesse caso deve mudá-lo. Mesmo que não dê problemas, o mais recomendável é substitui-lo por um novo a cada ano ou a cada 15.000 quilómetros.


www.instagram.com/autoaftermarketnews N O . 19- 2017 / 23


¿Por qué cambiar el kit de distribución y la bomba de agua al mismo tiempo? La empresa Dolz, fabricante español de bombas de agua con más de 80 años de experiencia, introdujo en 2015 los kits completos de distribución con bomba de agua incluida, con la intención de fomentar la sustitución de todos los elementos que intervienen en la A empresa Dolz, fabricante espanhola de bombas de distribución del motor al mismo tiempo y água com mais de 80 anos de experiência, introduziu em asícompletos el rendimiento de esta mejorar 2015 os kits de distribuição comoperación. bomba de ¿Porincluída, qué? com a intenção de fomentar a substituição água de todos os elementos que intervêm na distribuição do motor ao mesmo tempo e melhorar assim o rendimento Más ahorro desta operação. Porquê? Sustituyendo los componentes al mismo tiempo en vez de sustituirlos por separado, el conductor Mais económico/ Maior Poupança pagaría cinco horas menos de mano de obra, osviajes componentes em vez ySubstituindo reduciría los al taller aaolamesmo mitad tempo tal y como de substituí-los em separado, o condutor pagaria menos podemos ver en el gráfico. cinco horas de mão-de-obra, e diminuiria as viagens à oficina para metade tal e qual como podemos ver no gráfico.

Además, también mejora la calidad y la seguridad. Al cambiarse conjuntamente, las piezas acoplan mejor entre sí desde el principio y los rodamientos de la bomba no se debilitan tan fácilmente, por lo tanto, los riesgos se minimizan. Para além disso, também melhora a qualidade e a segurança. Ao mudar-se conjuntamente, as peças ligam melhor si desde o princípio e os rolamentos da bomba La entre gama DOLZ não se debilitam tão facilmente, portanto, os riscos minimizam-se. Los kits de Dolz contienen todo lo

Porquê substituir o kit de distribuição e a bomba de água ao mesmo tempo?

INTERVENÇÃO 4h30de MdO + custo da bomba

INTERVENÇÃO 4h30de MdO + custo da bomba

necesario

para

una correcta de agua de Os kits da Dolz contêm o essencial paray uma correta calidad equivalente a origen juntas reparação: bomba de água de qualidade equivalente à cuando son necesarias, correa de origem e juntas quando são necessárias, correia de disdistribución dede marcas de primer tribuição de marcas primeira qualidade e rolamentos equipo y rodamientos equivalentes equivalentes à origem, bem como os parafusosae instruorigen, así de como los tornillos e origen ções do processo montagem. instrucciones del proceso de montaje.

A gama DOLZ reparación: bomba

POR QUÉ Porquê Metade das intervenções: O carro está menos tempo parado nas oficinas.

Substituição de elementos em separado

cobertura del Cobertura 80% del de mercado europeo 80% do mercado

europeu

INTERVENÇÃO 2h30de MdO + custo da correia

INTERVENÇÃO 2h30de MdO + custo da correia

Substituição do Kit Completo

Poupança para o consumidor final (5 horas de mão-deobra).

Qualidade INTERVENÇÃO 4h30de MdO + custo do Kit

INTERVENÇÃO 4h30de MdO + custo do Kit

OS BENEFÍCIOS DESTA MUDANÇA REPERCUTEM LOS BENEFICIOS DE ESTE DE FORMA DIRECTA NO CAMBIO REPERCUTEN DE CONSUMIDOR FORMA DIRECTAFINAL: EN EL POUPANÇA, EFICÁCIA USUARIO FINAL: AHORRO, EEFICACIA SEGURANÇA. Y SEGURIDAD. 24 / autoaftermark etnews

Reparação de maior qualidade ao mudar todos elementos ao mesmo tempo.

Qualidade equivalente à origem Excelentetasa taxa Excelente degarantia garantíade de de calidad qualidade



patologia

DISMORFOBIA PORQUE NÃO GOSTAMOS DE NÓS?

26 / autoaftermark etnews


Transtorno pós-moderno que consiste num medo obsessivo da própria aparência Física. A constante exposição à opinião dos demais através do mundo online e da tecnologia, a existência de cânones de beleza mega exigentes e a presença de estrelas sociais com um aspeto ideal quase inalcançável para muitos são factores que influenciam uma patologia que está no seu auge de expansão: a dismorfobia. Trata-se de “um transtorno pós-moderno que consiste num medo obsessivo da própria aparência física. Está ligado à ideia de que avançámos tanto a nível de medicina e cirurgia estética que podemos mudar, incluíndo o que é aparentemente imutável, como o nosso aspeto físico.” Esta doença de foro psicológico, carateriza-se quando uma pessoa vive obcecada com uma particularidade estética que não quer aceitar e concentra nela toda a sua atenção, tanto que chega a viver com esse tormento todos os dias, entra em pânico ao ver-se ao espelho ou com um olhar dos outros. Na maioria dos casos esse defeito é inexistente ou insignificante mas esconde muitas vezes problemas de relacionamento com outras pessoas ou sentimentos de inferioridade. Uma das terapias é o dialogo estratégico e fazer com que o paciente entenda que o que está a

ponto de fazer (uma cirurgia atrás da outra, por exemplo) não vai solucionar o problema mas sim despoletar outros. “Imaginem o jogo das caixas chinesas, onde dentro de uma caixa aparece outra e outra e outra,” dizem os psicoterapeutas.

Fora com as pessoas tóxicas: os vampiros existem sim!

Qual de vocês já se sentiu completamente esgotada de energia e com baixo ânimo depois de passar umas quantas horas com uma amiga ou um familiar que vêm tudo negro? Estas pessoas tóxicas, comportam-se como autênticos vampiros emocionais. Em vez de quererem o melhor para os outros ou de ajudarem, fazem apologia da má sorte que têm e do pouco que as compreendem. Um sorriso oportuno ou um não elegante ajudam-nos a manter essas pessoas a uma distância prudente. Aceita que essa pessoa tem um sofrimento que projeta nos outros e sai desse estado de emoção negativo para onde elas te arrastam, com os seus juízos de valor preconceituosos. Queres um conselho? Não entres nesse jogo e mostra a essas pessoas que há outras maneiras de viver as emoções…a vida. Vibrações positivas é o que se quer! N O . 19- 2017 / 27


MERCADO Mercado automóvel em abril de 2017

Vendas com comportamento positivo Todas as categorias de veículos cresceram em abril, o que decorreu essencialmente de efeitos de sazonalidade provocados pelo calendário da Páscoa e por entregas ao rent-a-car . O mercado automóvel registou um crescimento homólogo de 17,9 por cento no mês de abril, tendo ascendido a 22.293 unidades matriculadas. Em termos acumulados, nos quatro primeiros meses do ano, foram colocados em circulação 92.100 novos veículos automóveis, o que representou uma variação homóloga positiva de 6,2 por cento.

Por tipos de veículos observou-se a seguinte evolução das vendas: 1. Automóveis Ligeiros de Passageiros

No mês de abril de 2017, foram comercializados no nosso país 18.829 automóveis ligeiros de passageiros, ou seja, mais 17,8 por cento do que no mês homólogo do ano anterior. Nos quatro primeiros meses de 2017 as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 78.698 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 5,8 por cento relativamente a período homólogo de 2016.

2. Veículos Comerciais Ligeiros

No mês de abril de 2017 foram vendidos em Portugal 3.122 veículos comerciais ligeiros, o que representou um acréscimo de 20,4 por cento. No período de Janeiro a Abril de 2017 o mercado ascendeu a 11.791 veículos, o que representou um aumento de 10,6 por cento face ao período homólogo do ano anterior. 28 / autoaftermark etnews

3. Veículos Pesados

Quanto ao mercado de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, em abril de 2017 verificou-se um ligeiro crescimento de 0,9 por cento em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados

342 veículos desta categoria. Nos quatro primeiros meses de 2017 as vendas situaram-se em 1.611 unidades, o que representou um decréscimo do mercado de 1,6 por cento relativamente ao período homólogo de 2016.


N O . 19- 2017 / 29 J a ne iro 2014 / 15


CONSELHOS MUDANÇA DE LÂMPADAS

AOS PARES

Um desafio rentável para a oficina e para o automobilista.

30 / autoaftermark etnews


Pneumáticos, travões, amortecedores... quando falamos de segurança no automóvel pensamos sempre na substituição de componentes aos pares, salvo quando se trata do sistema de iluminação. Um dos princípios básicos para o automobilista que recorre à oficina é restabelecer a segurança do seu automóvel e, geralmente as lâmpadas passam despercebidas. Os automobilistas não têm em conta um hábito aconselhável: mudar as lâmpadas de dois em dois, como o especialista em iluminação Philips através da sua campanha “Change in Pairs” recomenda.

Segurança rodoviária

Este hábito revela a ausência de informação sobre a importância que tem esta ação em termos de segurança. Por isso, o profissional da oficina tem um papel importante no momento da transmissão ao seu cliente sobre a importância que tem para a segurança rodoviária um gesto tão simples como a substituição das lâmpadas aos pares. Um trabalho amplamente positivo para a qualidade da condução, por ter garantido um sistema ideal de iluminação que ajudará a ver e ser visto na estrada, e também em termos de negócios da oficina, por ter aumentado a sua faturação e a confiança do cliente. Por tudo isso, o instalador desempenha um papel-chave não só na eleição de algumas lâmpadas de qualidade e adaptadas à sua função, mas também no momento da sua substituição que se faz aos pares.

O reparador, um parceiro de confiança

Como a maioria dos acidentes de trânsito se realiza à noite ou com o mau tempo, a iluminação do veículo é essencial para a segurança de todos os usuários da estrada.

Sobretudo quando os dias são mais curtos e as condições climatéricas são mais desfavoráveis, mas não só. As deficiências no sistema de iluminação contribuem para alterar a percepção visual do condutor: atenua os contrastes, reduz o campo de visão e altera a avaliação da distância de segurança, entre outros factores.

Transmitir mensagens de segurança ao automobilista

O profissional da oficina é o melhor conselheiro para o automobilista. É o principal prescritor para o condutor na hora de antecipar o final da vida das lâmpadas e, portanto, o melhor conselheiro na hora de recomendar a mudança aos pares das lâmpadas. No final da sua vida útil, as lâmpadas perdem intensidade, criando uma iluminação deficiente da via, por exemplo, menor visibilidade dos sinais rodoviários. Do mesmo modo, quando as lâmpadas estão a chegar ao momento de serem substituídas estas deterioram-se com maior rapidez e se só se substitui uma unidade é mais que provável que a outra deixe de funcionar mais cedo ou mais tarde. Por isso, substituir ao mesmo tempo as lâmpadas aos pares por unidades novas melhorará a visibilidade do condutor graças a uma luz mais brilhante e uniforme que iluminará mais longe e sem deslumbrar o resto dos condutores.

Melhoria de eficiência da oficina

Para fazer a mudança de lâmpadas é mais vantajoso fazer aos pares tanto para o profissional como para o cliente. A substituição aos pares optimiza a produtividade da oficina e o condutor poupa tempo e trabalho por não ter de retornar para mudar a unidade não substituída.

N O . 19- 2017 / 31


PROCURAMOS A NOVA EQUIPA DE FUTEBOL

do Aftermarket…

SE

tem jeito com os pés quer representar o pós venda numa equipa bombástica tem a mania que é craque

ENTÃO preencha o CUPÃO em baixo e aguarde pela convocatória!

#

QUERO ENTRAR NA EQUIPA DE FUTEBOL DO AFTERMARKET Nome: Telefone: Empresa que representa: Posição na Equipa:

Características como jogador Carregador de piano Tecnicista 2 em 1

□ □ □

Envie cupão para: Rua do Minho, 178. 2765-254 Estoril Ou envie os dados para: craque@autoaftermarketnews.com

32 / autoaftermark etnews


N O . 19- 2017 / 33


estilo

FRAGRÂNCIAS Um passeio pela rua, um encontro com amigas, sair às compras em busca de um capricho ou desfrutar da cidade. As novas fragrâncias revelam o seu lado mais relaxado e cosmopolita.

ESPONTÂNEAS

Mademoiselle Rochas, de Rochas (50ml, P.V.P 65€). Impertinência, elegância e muita alegria. Concebido como um tecido delicado, contém aromas de frutos vermelhos, heras frescas e maça caramelizada. Escada Fiesta Carioca, de Escada (100ml, P.S.C). Queres guardar a alegria de uma festa com amigas num eterno verão cheio de sol? Este frasco veste-se da flor e da fruta da paixão do Brasil que dominam a sua composição.

EXQUISITA

Fleur Musc, de Narciso Rodriguez (50ml, P.V.P 82€). A Amizade, assinatura de todos os perfumes deste designer, volta a estar presente nesta composição, mas agora revestida de uma faceta floral, dominada pela rosa. Procura transmitir o conceito de feminidade, marcada pela sensualidade, a vitalidade e o encanto. A carícia do sol ao meio-dia, a luz refletida numa parede branca ou as notas músicas a impactar a pele transformam-se em gotas de perfume para usar de dia ou até ao anoitecer.

GUERREIRAS

Poison Girl, de Dior (100ml, P.S.C). Uma água de toalete que joga com os sentidos e inunda-os com o encanto das laranjas. Mia, Me, Mine, de Halloween (100ml, P.S.C). Um perfume tão quente como um abraço. Trata-se de uma composição floral, oriental e frutada, onde se usa uma das flores mais viciastes: a Digitalis Purpurea. La Nuit Trésor, de Lâncome (50ml, P.V.P 88€). Um dos perfumes mais icónicos do mundo desvenda uma nova faceta, transforma-se numa água de toalete. Um autêntico filtro amoroso baseado na rosa vermelha.

34 / autoaftermark etnews


Black Opium Floral Shot, de YSL (50ml, P.S.C). Um perfume impactante como as ondas da música num concerto de rock. Mantém a particular nota de café da fragrância da qual nasce, junta a sensualidade da gardénia e a frescura da tangerina.

SURPREENDENTES

Eau de Parfum Blanche, de Alaia ( 100ml, P.S.C). O segundo perfume do grande designer é uma homenagem a Alhambra de Granada. Para evocar o seu carácter no seu frasco de vidro transparente reuniu-se notas de flores brancas, baunilha e almíscar. L’Eau Bleue, de Miu Miu (50ml, P.V.P 80€). Miuccia Prada quis concentrar no interior deste impactante frasco azul o precioso instante em que se dá a explosão da Primavera, com a sua brisa matutina, as gotas de água sobre as folhas que acabam de nascer. Alien Eau Sublime, de Mugler ( 60ml, P.S.C). O perfume solar expressa desta vez o ponto frio da luz, despertando uma sensação de bem-estar e energia. Para além da madeira de caxemira e o Jasmin que a caracterizam, cheira a mandarim, flor de tiara e âmbar. Os frascos vestem-se de detalhes metalizados e formas sinuosas para transmitir conceitos como força, carácter e picardia.

ELA & ELE

Invictus Intense, de Paco Rabanne (100ml, P.S.C). A força da masculinidade e do homem triunfador e divertido acentua-se nesta versão que deixa um rasto de sal e louro na pele. Olympéa Intense, de Paco Rabanne (80ml, P.S.C). Pensada para uma mulher divertida, sexy, ligeiramente selvagem e muito inteligente. Partilha com o seu parceiro masculino as notas de sal em contraste com a baunilha, a flor de pomelo e da flor de laranjeira. CK All, de Calvin Klein (100ml, P.V.P 60,45€). Aspira a ser tão revolucionário como o seu irmão mais velho cK One. Integrador, atrevido e afastado das etiquetas. Com âmbar amadeirado e chá verde original.

AUDAZ

1. Horizon Extreme, de Davidoff (125ml, P.V.P 75€). O perfume dos aventureiros convida-nos a ir um pouco mais além dos limites estabelecidos através desta versão inovadora. Conjuga notas como o gengibre e enfrenta a intensidade do sândalo.

N O . 19- 2017 / 35


cartoon

“Inovação é um modo de vida para ele.”

36 / autoaftermark etnews


19-2016 2017 // 29 37 NNOO..17-


mobilidade

É IGUAL CONDUZIR UM CARRO ELÉTRICO E UM TRADICIONAL? A mobilidade elétrica está atualmente na boca do mundo, graças a iniciativas públicas de carsharing que contribuíram para colocar esses carros no topo, demonstrando que são uma solução muito prática de mobilidade urbana.

Segundo dados do setor, as suas vendas cresceram mais de 50%. Mas, será que a condução é igual à dos carros tradicionais? Arval vai esclarecê-lo.

A aceleração muda

Há que ter em conta que os carros elétricos não têm nem caixa de mudanças nem embraiagem e, portanto, são como um carro automático. No entanto, cuidado, porque a força inicial é instantânea e, em consequência, a aceleração é maior do que num veículo de combustão tradicional, o que faz com que tenham a potência máxima. Por essa razão, há que conduzir com suavidade, sobretudo nos primeiros metros do percurso, acelerando de forma suave e progressiva. 38 / autoaftermark etnews

A desaceleração é o novo travão

Os últimos modelos de carros elétricos vêm equipados com um sistema de recuperação de energia que recarrega parcialmente as baterias depois de soltar um pouco o acelerador, a velocidade é reduzida, no momento em que se levanta o pé do acelerador. Se estivéssemos num carro convencional, esta ação seria o equivalente a pisar com suavidade o travão.

Sofagem ou com o ar condicionado

Num carro de combustão tradicional, recomenda-se manter uma temperatura que não exceda os 22 graus, para não aumentar o consumo de combustível. No caso do elétrico, há que ter em conta que a autonomia do veículo pode-se


ver afetada, dependendo da condução e do uso de aquecimento/sofagem ou ar condicionado. Para que estes afetem o menos possível a autonomia recomenda-se a utilização de sistemas automáticos de conexão. Desta forma, quando usar o carro, este estará já à temperatura adequada e o climatizador só vai ter que mantê-la.

Sem planeamento, não há viagem

A autonomia dos veículos elétricos é inferior à de um veículo tradicional e requer um planeamento antecipado dos percursos, bem como ter em conta os pontos de recarga para aproveitar ao máximo as cargas adicionais que se possam realizar durante o dia.

Aplicações móveis, como as de Ibil (https://www. ibil.es/index.php/es/elige-tu-plan/app) ou GIC (http://www.recargagic.com/chargenow.php) permitem identificar os pontos de recarga mais próximos.

N O . 19- 2017 / 39


MUNDO

CRÓNICA

Reforçando experiências

40 / autoaftermark etnews

Por: Joyce Gioya Business Futurist Consultora associada TDC


“Vida tem tudo a ver com experiências”, começou van der Wel, cujo background inclui a formação como psicóloga em desenvolvimento humano. Durante seu tempo na Universidade de Amsterdam, especializou-se na influência do humor sobre o sistema imune, mas, a sua paixão era (e, continua sendo) a ligação entre o corpo e a mente e o mundo interior e o mundo exterior.

Van der Wel trabalha com diversos tipos de festivais.

Ela especialmente gosta de trabalhar com grandes eventos como “Burning Man” nos Estados Unidos, que tem como dois de seus princípios de base, conceitos radicais de auto expressão e autoconfiança, sobre os quais se espera seus participantes contribuam. Dentre seus clientes encontramos “Musteryland” NL USA e o TEDx em Amsterdam

QUANDO JOYCE GIOIA ESTAVA EM AMSTERDAM, ELA ENCONTROU JASHA VAN DER WEL, UMA BRILHANTE E JOVEM MULHER QUE PROCURA MELHORAR EXPERIÊNCIAS DENTRO DE GRANDES EVENTOS.

Um processo para reforças experiências.

Van der Wel começa por ver quem é o cliente e o que eles desejam obter. Então, qual é a marca do cliente e quais de 38 pontos sensoriais definidos podem ser utilizados em pequena ou grande escala para ser eficaz no reforço da experiência do participante, ao mesmo tempo que reforça a marca do cliente. Um dos pontos poderia ser algo pequeno como uma montanha russa para ir a beber um reconfortante copo de café, ou, tão grande como um mural com movimentação de diferentes desenhos.

projeções visuais de Udo kusel, ou, imagens gravadas e projetadas para criar uma viagem visual, criadas pelo estúdio Spinsekt. Frequentemente ela irá incluir algum reforço antes de entrar, talvez um músico harpista no estacionamento ou algo para provocar os participantes, enquanto eles estão esperando na fila. Poetas podem ser utilizados para criar algum tipo de versículo no local ou, incentivar os participantes a escrever os seus próprios. Naturalmente, inovadores chefs são chamados a divulgar comidas e novos tragos, os que podem ser alterados na sua visão, usando corantes naturais.

Uma festa para os sentidos

Uma missão pessoal

Reforçar experiências envolve todos os sentidos. Isto poderia incluir a colocação de pensamentos interessantes por toda a área do evento, por exemplo, um poema colocado na parte de trás da porta do banheiro. Aromas desempenham também um papel importante. Trabalhando com um “Aroma orientador”, ela pode usar o aroma de comida ou hortelã para energizar. Ou, de laranja ou lavanda para relaxar. Os aromas são dispersos utilizando grandes ventiladores ou gelo seco com óleos essenciais e pequenos ventiladores.

Projeções visuais, cozinheiros e poetas facilitadores

Dependendo do cliente, van der Wel pode usar

A própria Van der Wel, define a sua missão como a de fazer: “Felizes todos os seres humanos”. Ela acredita que: “A consciência precisa ter experiências para se expandir”.

O que vem pela frente?

As empresas poderão contratar consultores para aprimorar experiências como as descritas para reforçar experiencias dos seus funcionários. Diferente da abordagem dos profissionais de RH que podem ter foco exclusivo na experiencia profissional, estes consultores poderão analisar o uso de aromas, música e efeitos visuais nos ambientes de trabalho. Não surpreende, se empresas como Facebook, Apple ou Google já tenham este tipo de abordagem.


estudo

NOVAS FUNCIONALIDADES INCITARÃO 30% DOS PORTUGUESES A MUDAR DE CARRO Questionados sobre se o desenvolvimento dos serviços/funcionalidades que podem ser oferecidos pela viatura conectada os incitará a renovar o seu veículo atual mais rapidamente, 30% dos portugueses respondem afirmativamente. Contudo, é maior a percentagem de automobilistas que declaram que isso não os fará mudar de carro (60%). Conclusões do Observador Cetelem, que analisou as mudanças no mercado automóvel. O mesmo estudo revela ainda que se para 58% dos automobilistas portugueses, o veículo conectado não mudará nada na sua frequência de utilização, 33% admitem que os benefícios oferecidos pelas novas funcionalidades serão motivos para usar o carro com maior frequência. Já 42 / autoaftermark etnews

3% declaram que as suas intenções de utilização serão menos intensas. A nível mundial, verifica-se a mesma tendência: para 53% dos automobilistas o veículo conectado não mudará nada na sua frequência de utilização do veículo. Cerca de 31% estimam que os benefícios das novas funcionalidades irão incitá-los a escolher com maior frequência o automóvel para se deslocarem, contra 8% de intenções menos intensa. No caso do Brasil, China, México e Turquia, mais de metade dos automobilistas utilizaria mais a viatura se esta fosse conectada. Nestes países emergentes, 65% declaram mesmo que as novas funcionalidades do automóvel os poderá levar a renovar o seu veículo mais rapidamente.


sorte aojogo

RESPONDA

ra Liga No jogo de Futebol da Primeisputa época di Belenenses X Benfica, que se sultado e a que 2017/2018, qual vai ser o re imeiro Golo? minuto será marcado o pr

e h n a g e

GANHE sh iPo uf d fl e

#

RESPONDA ÀS 2 PERGUNTAS

1. Resultado Belenenses x Benfica Primeira Liga de Futebol, época 2017/2018 2. Minuto 1º Golo Belenenses x Benfica Primeira Liga de Futebol, época 2017/2018 Nome: Empresa (opcional): Telefone: Envie cupão para: Rua do Minho, 178. 2765-254 Estoril - Não se aceitam cópias desta página. - No caso de ser enviado mais de um nome por telefone, será considerado apenas um. - Só serão considerados os envios com data de correios anterior ao jogo. - Outras regras do concurso remete para o regulamento.

N O . 19- 2017 / 43


44 / autoaftermark etnews


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.