A REGIÃO do Alto Vale 1ª edição

Page 1

A REGIÃO

Rio do Sul se destaca no setor de inovação

Cresce cultivo de soja no Alto Vale página 5
página
A história dos 66 anos de borracheiro
4
DO ALTO VALE Ano I de 22 de maio a 4 de junho de 2023
3 FOTO CLÉBER STASSUM/ARQUIVO PESSOAL FOTO ORLANDO PEREIRA FOTO DIVULGAÇÃO CRAVIL
página

EDIÇÃO 1 Chegou o grande Dia

Quem disse que na mesa da Doce & Cia, durante final de tarde, não nasce uma boa ideia que está se tornando realidade agora. Lá em setembro do ano passado, um grupo lamentou o fechamento do jornal diário e que a região estava carente, de pelo menos site de notícias (não portais). Matérias com conteúdo do Alto Vale do Itajaí, apresentando histórias como a do borracheiro Ivo Zamban, o aumento do cultivo de soja, entre outras, nesta primeira edição, sem os tradicionais releases de prefeituras e notas policiais.

O grupo ganhou novas adesões de jornalistas, que se prontificaram a colaborar der forma voluntária, sempre importante destacar. Inicialmente eram dois. Mas depois aumentou para cinco, fora os que residem fora em outros municípios O projeto foi ganhando força até que “A Região do Alto Vale” se tornou realidade, com circulação quinzenal apenas nas redes sociais. Decidimos por experiência de três ou quatro edições para ver como será a aceitação das classes empresarial e política e principalmente da população da região. Por essa razão não investimos na construção de um site ou qualquer outra coisa que demande custos.

A proposta inicial era colocar nas redes sociais às vésperas do aniversário de emancipação político-administrativo, mas achamos que seria melhor produzir algo com conteúdo. Várias pessoas que conhecem o projeto questionam se “A Região do Alto Vale” terá versão impressa com distribuição gratuita. Bem que gostaríamos. Esbarra de novo na questão financeira. Além do custo da gráfica teríamos o frete e a distribuição somente na cidade. Mas quem sabe um dia.

Como somos voluntários trabalhamos em casa, muitas vezes deixando os afazeres. Por essa razão pedidos ao pessoal dos portais de notícias, que se usarem o nosso material que credite. Mas não no pé do texto, como normalmente acontece. Muitas vezes o leitor não chega até lá. Além disso é crime.

Boa leitura

Esperamos você e os amigos no dia 5 de junho.

Tudo de novo....

Desde 1985 como jornalista, entre idas e vindas de Rádios, TVs e Jornais, agora aceitei o desafio de mais um. O Jornal A Região do Alto Vale, tomara, seja o porta-voz de nossa comunidade. Aqui nesta coluna, críticas, observações, elogios do cotidiano, da política e do social.

Entenda desde já: “ABRE O PANO!” = Coisa boa. “FECHA O PANO!” = Chamada de atenção, coisa tinhosa, suspeita, ou ruim, dependendo do seu ponto de vista, caro(a) Leiltor(a).

Congresso da Abrajet de SC

A cidade de Fraiburgo foi palco da Assembleia da ABRAJET, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional de Santa

Catarina. O jornalista Evandro Novak, catarinense, que hoje preside com vigor a ABRAJET Nacional, se fez presente. A jornalista Maely Silva agora é a nova presidente da associação em nosso estado. Para quem não sabe, a entidade existe há 40 anos e não sofre interferência política. Na primeira reunião eu aprendi muito com os veteranos e assim vamos crescer e onde espero contribuir para turismo estadual e para nossa região que engatinha nesta área.

Luiz Carlos Prates

Sempre que posso eu ouço ou assisto aos comentários do Luiz Carlos Prates. Com um português castiço e uso de vernáculos bem empregados, eu aprendo muito. Ouvir quem fala bem ajuda a gente a falar bem. Fraternal abraço a você, Prates.

Vando Bento

O nossos super Vando Bento recebeu homenagem da Fundação Cultural de Rio do Sul pelo seu tra-

balho. Com a versatilidade de sempre, Vando é cantor, compositor, professor de música e tem ideias fantásticas. No youtube digite https://www.youtube.com/watch?v=s1rsF1Y28Mk e você verá que coisa linda a música que ele fez com quase 40 músicos de nossa região. Eu, modestamente, dirigi e produzi o vídeo. Na minha opinião ficou lindo. Vando: Parabéns! Sucesso!

Comunicação

Juliano Angeli é novo diretor das rádios Mirador e 93 FM. Nova mentalidade e diretrizes. Modernizando tudo. Dinamismo da administração das emissoras e criando muitas amizades na cidade e região. Seja bem-vindo!

Raízes da terra

Sensacional este ponto de venda de horti e fruti no bairro Bremer, aqui em Rio do Sul. Fica ao lado da Viacred Alto Vale. Simpatia, produtos fresquinhos, tudo de bom, sem falar nos preços e no atendimento.

Paulo Ledra

Já vi ideia ruim, mas essa pegou pesado. A desculpa é de ocorrência de acidentes. Quando? Um ou outro desavisado que não respeita lei de trânsito. Ou seria para ajudar algum comerciante amigo de alguém da Prefeitura? Fica a pergunta.

Sinaleira do Marconi

Sem sinaleira, ou semáforo, o trânsito andava. Agora, enfiaram esta m....... que congestiona tudo em horários de pico. Quem vem do centro e quer ir para o bairro Canoas, espera muito tempo, em um congestionamento que vem

até acima da Ponte Curt Hering. Quem teve essa “brilhante” ideia? É o que todos querem saber.

Coisa feia

Tem motorista que para encurtar distância coloca todos em risco. Ao invés de usar a Alameda Bela Aliança para pegar a Rua Dom Bosco, “cortam” pelo estacionamento de um certo supermercado, ou cortam pelo Posto Ibiza, para seguirem ao bairro Santana, entre outros, ou vice-versa. Mesma situação no Posto Russi. Fazer o quê?

Zona Azul

Alô APAE de Rio do Sul. Pessoal reclamando da Zona Azul. Tem gente dizendo que tinha crédito (verificado pelo aplicativo) e foi notificado. Vinda a notificação, foi constatado que o prazo para apresentar a defesa prévia, (30

dias), já tinha ido para o espaço. Fundação Cultural!

Entre tantas homenagens merecidas e tantas coisas boas que estão fazendo, lembrem-se de homenagear o Grupo de Teatro Arrojo, que foi o primeiro de Rio do Sul. Muito dos componentes estão vivos. Não seria hora?

Cuidado com o verbo Repórteres, certas autoridades fazendo uso de “gerundismo”, nos moldes “vamos estar criando...”, “vamos estar fazendo....”. Onde? Aonde? Nas entrevistas. Fica horrível, mas quando ouvimos o Willian Bonner dizer ao final do Jornal Nacional que “o Jornal da Globo É logo mais ....”, quando deveria dizer SERÁ logo mais..... esperas o quê?

Colaboradores

Aline Kummrow; Bianca Chagas Schroeder; Debora Claudio; Josiani dos Santos; Júlio Ramos; Orlando Pereira; e Roberto Ribeiro

Diagramação: Istela Capistrano

EDITORIAL 2 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
Júlio Ramos, Jornalista Reg. 4012 SC.
Expediente O jornal A Região do Alto Vale é uma publicação da empresa Brasil Bid Ltda.
– aregiãoav@gmail.com
CNPJ – 04.465.909/0001-76 e-mail
voluntários desta edição:

Rio do Sul desponta como polo de tecnologia e inovação

Quem passa pela BR470, em Rio do Sul, está acostumado a ver as grandes empresas que movem a economia local. As indústrias do setor metalmecânico e têxtil predominam nos dois lados da rodovia em toda a sua extensão, até o limite com os municípios vizinhos. Não há como negar o protagonismo dos dois setores, porém o tempo transformou o lugar, que por muitos anos ostentou o título de Capital do Je -

ans e da indústria metalmecânica. Basta entrar na cidade para perceber que há muito tempo ela também respira outros ares. Por entre as ruas e o comércio local, a tecnologia e a inovação se fazem presente, mostrando o quão plural é Rio do Sul.

No caminho da inovação

Se nos últimos anos Rio do Sul tem despontado como uma cidade inovadora, é devi -

do a um processo de amadurecimento, que proporcionou um ambiente ainda mais otimista e promissor a quem empreende. Uma construção que não começou agora.

“Não estamos falando de cenários recentes por aqui. Especialmente a inovação é algo que sempre esteve dentro de muitas empresas, até nas mais tradicionais”, explica o gestor de inovação, Gabriel Borba Neto, ao enfatizar ainda que muitas dessas empresas já se

consolidaram a nível de Brasil. No caminho da inovação, a cidade cria diariamente um ecossistema propício para alavancar ainda mais as empresas.

Não dá para negar que Rio do Sul deu passos largos nesses últimos anos quando o assunto é criar ambientes favoráveis para negócios inovadores. “É uma cultura que está numa fervente por aqui. Isso se deu com a chegada do Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), que é um dos centralizadores disso. Mas não somente, temos várias entidades, instituições e eventos que promovem discussões semelhantes e são fundamentais para o ecossistema”, destaca o gestor.

Tecnologia entre os eixos

Atualmente são mais de 200 empresas na área de tecnologia da informação, que colocam o setor entre os principais

eixos da economia riosulense. Especialmente em 2022, após o auge da pandemia, as empresas buscaram alternativas mais tecnológicas e inovadoras, o que resultou em um grande salto.

“Isso é uma das premissas da inovação. É na crise que ela aflora, pois se torna uma questão de sobrevivência. isso foi visto no nosso mercado em 2022 e segue a tendência em 2023. de forma geral temos um crescimento interessante e importante pra nossa região”, ressalta.

Para o gestor, o segmento de tecnologia de todo o Alto Vale possui vários cases de sucesso, com enorme relevância em termos de qualidade, mercado e competitividade. As empresas daqui brigam de igual para igual com as empresas de grandes centros, potencializando o setor e colocando Rio do Sul na rota da tecnologia e inovação.

RIO DO SUL 3 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
INOVAÇÃO
FOTO CLÉBER STASSUM/ARQUIVO PESSOAL

Ivo Zamban: Borracheiro há 66 anos

Ahistória de vida de Ivo Zamban está ligada diretamente com a sua única atividade profissional ao longo dos 70 anos. O gaúcho de Ibiaçá, que pertencia a Lagoa Vermelha, começou a trabalhar como borracheiro auxiliando o pai com 16, quando este comprou um estabelecimento em Braço do Trombudo, que ainda era município de Trombudo Central. Com certeza muitos motoristas de Rio do Sul e região já tiveram que recorrer aos seus serviços, até mesmo porque está completando 50 anos no mesmo local (ao lado do Posto Ibiza, na Alameda Aristiliano Ramos). O pai trabalhava como motorista de caminhão em Lages e resolveu se mudar para Braço do Trombudo, onde adquiriu

uma borracharia. Ainda adolescente ele começou trabalhando como auxiliar, até atingir a maioridade. Foi então que a família veio para Rio do Sul. No início Ivo trabalhava na Recauchutadora Zanella. “Tinha que fazer de tudo, mas isso não era problema”. Não demorou muito tempo recebeu o convite para montar a borracharia ao lado do posto. “Aqui estou eu há 50 anos”. Zamban não pensa em parar tão cedo. “Por mim vou até enquanto tiver com saúde”, de preferência aqui no mesmo ponto”. Ele diz que saúde não é problema. “Com a minha idade não tomo qualquer tipo de medicação

A média de consertos diários é entre 30 a 40 com atendimento das 7h30 às 18h, mas isso não é motivo para deixá-lo cansado. O dia de maior movimento é na segunda-feira. “As pessoas vão viajar e com esse monte de buracos nesta BR não tem pneu que aguente”. O borracheiro observou que sempre dá um jeitinho para atender os clientes tradicionais. “Aos sábados não trabalho mais aqui porque me dedicou a um sítio que comprei em Lontras.”.

Zamban classifica a profissão de borracheiro como mui-

to pesada. Ele acredita que por essa razão a juventude não queira seguir. “Meus dois filhos resolveram estudar e fazem outra coisa. “A gurizada de hoje quer um serviço que não seja tão pesado, que não suje um monte, e também ligada na internet.”. Em razão da falta de mão-de-obra é que o borracheiro preten-

de continuar trabalhando por muitos anos.

Com o passar do tempo ficou “mais fácil” trabalhar de borracheiro até mesmo porque os pneus não têm mais câmera.

O manchão que era colocado nas câmeras não existe mais.

“A gente cortava um pedaço de câmera e colocava para reparar

o furo”. Essa prática foi substituída pela chamada minhoca. “Quando o furo é bem visível a gente nem precisa remover a roda, levando menos de 10 minutos para ficar pronta”. As marretas deram lugar às máquinas. Por falta de espaço no pátio não trabalha com caminhões e nem tratores.

GERAL 4 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
Por mim vou até enquanto tiver com saúde”, de preferência aqui no mesmo ponto
“ “
HISTÓRIA FOTO ORLANDO PEREIRA
cocriodosul.com.br (47) 3521-4231

Cultivo de soja cresce e muda o cenário rural na região do Alto Vale

Aatual safra de soja de Santa Catarina pode ser a maior já registrada pela Epagri-CEPA e o IBGE. A previsão é de uma produção de 2,83 milhões de toneladas, numa área que corresponde a 732,3 mil hectares. E os produtores da região do Alto Vale são também responsáveis por esse crescimento exponencial.

A soja tem transformado o cenário das propriedades rurais de diversos municípios, a exemplo de Santa Terezinha e Ituporanga, que se destacam na produção, assim como os vizinhos da Serra Catarinense: Otacílio Costa e Bom Retiro. Campos de pastagem, áreas de tabaco e reflorestamento deram lugar a áreas cultivadas com soja. Ocupando pequenas ou grandes áreas, com investimento básico ou de alta tecnologia, a soja é democrática. Em Santa Terezinha, o produtor Mario Lachovicz já é experiente no

cultivo da oleaginosa e hoje planta 200 hectares. “Iniciamos há mais de 20 anos com o objetivo de migrar da cultura do tabaco e deu certo. A gente investe também em outras culturas para diversificar a propriedade, mas a soja é o maior investimento. A cada ano vem novas tecnologias e vamos percebendo também o aumento de produtividade. Mudou a nossa realidade”, ressaltou o produtor que vive no distrito de Rio da Anta.

De olho no mercado, o produtor de Rio do Oeste, Marcos Guber iniciou a produção de soja na safra 21/22, com um bom resultado como iniciante, se disse estimulado para continuar investindo. “Estou apenas no segundo ano de cultivo de soja, ainda entendendo a dinâmica dessa cultura, o comportamento dela na minha terra, conhecendo novas variedades e aprendendo sobre o manejo correto, tudo em busca de melhor qualidade na produção”.

A safra recorde de soja no

Brasil é positiva para o setor agropecuário, contudo com o aumento do volume das vendas, a queda nos preços pode afetar a renda dos produtores que nesta safra já tiveram o custo elevado em virtude do preço dos fertilizantes em 2022.

Novas tecnologias e mais produtividade

Diante da realidade, com aumento de produção ainda crescente, os produtores da região do Alto Vale, na sua maioria com pequenas áreas de cultivo, estão buscando na tecnologia um aporte para diminuir custos, elevar a produtividade e garantir uma safra sustentável. A Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí, a Cravil, que trabalha com assistência técnica e recebimento de produção, tem investido em áreas experimentais para gerar informação.

“Fazemos experimentos para discutir todas as possibilidades e variedades em cada região, avaliando comportamento em relação a nível de fertilidade do solo e clima, por exemplo, desta forma conseguimos montar um complexo, um arranjo de variedades, produtos e manejo para trabalhar dentro de cada região”, explicou o gerente de Inovação, Sementes e Tecnologia da Cravil, Gentil Colla Junior.

Nesta safra, a Cravil implantou oito áreas experimentais: Agronômica, Bom Retiro, Palmeira, Santa Terezinha, Rio do Oeste, Braço do Trombudo e Taió. Os pacotes contam com 23 variedades de soja com diferentes graus de maturação, cinco biotecnologias e oito manejos distintos. Tudo pensado para avaliar o comportamento e testar o mais próximo da realidade do produtor as novas tec-

nologias.

O produtor de Agronômica, Carlos Demarchi, visitou a área de experimento em, na propriedade da família Bachmeier e destacou que o agricultor nunca aprende o suficiente. “A gente vem buscar conhecimento, aprender mais, nunca aprendemos que chega. Todo conhecimento novo é importante. Conseguimos ver na prática o comportamento das variedades com o clima da nossa região, e ter a noção da eficiência de tratamentos, principalmente em relação a doenças que foi algo que nessa safra sofremos bastante”.

A estimativa, até o fechamento desta edição, é que 85% da safra de soja da região já estivesse colhida. A produtividade média parte de 60 sacos por hectare, superando os mais de 100 sacos em algumas propriedades. A Cravil, deve receber mais de 1,5 milhão de sacos.

AGRICULTURA
A REGIÃO 5 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
FOTO DIVULGAÇÃO CRAVIL FOTO DIVULGAÇÃO CRAVIL

Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias

Cerca de 1,5 mil pessoas, público eminentemente formado por acadêmicos das Instituições pertencentes ao sistema ACAFE, acompanharam a instalação do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. Considerada uma das maiores mobilizações já registradas na história recente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a reunião foi conduzida pelo deputado estadual Napoleão Bernardes

(PSD), que é o proponente e coordenador do colegiado, e contou com a presença de outros 22 parlamentares.

O fórum foi instituído com o objetivo de apoiar e fortalecer o modelo comunitário, que contribui há mais de 60 anos para a interiorização do ensino superior em Santa Catarina e o desenvolvimento das regiões por intermédio da prestação de serviços às comunidades. Proveniente do sistema, tanto como

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO, MODALIDADE ON LINE.

1ª VARA CÍVEL / FÓRUM DE ITUPORANGA, SC.

LEILÃO, 28 de JUNHO de 2.023, 13H 55MIN.

LOCAL E LANCES: Através do site WWW.LEILOESREI.COM.BR

Roger Wennin, Leiloeiro Público Oficial, matrícula n.º AARC 340, ou seu preposto, devidamente autorizados pelo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito desta Vara, venderá em pública(o) PRAÇA / LEILÃO, na forma da lei, em dia, hora e local acima citados, o(s) bem(ns) penhorado(s) a seguir relacionado(s): Autos nº 500134768.2019.8.24.0035/SC. Exequente: Madesch Comércio De Madeiras Ltda. Epp. Executado: Shirley Gervasi Kuhnen. BEM: 01 TERRENO URBANO COM ÁREA DE 4.125,00M2 NA RODOVIA SC 110, LADO DIREITO, LOTE 05 DO DESMEMBRAMENTO Nº 1212, CENTRO, VIDAL RAMOS, SC, COM 01 GALPÃO EM MADEIRA E 01 CASA/ESCRITÓRIO. Matrícula nº 30.553 do Reg. de Imóveis de Ituporanga. Avaliação R$ 600.000,00. LANCE INICIAL A PARTIR DE R$ 301.000,00. Visitação / Vistoria: Rod. SC 110, lado direito denominado lote 05 do desmembramento urbano nº 1212, centro, Vidal Ramos, SC. Caso haja dificuldade para localização, procure o Oficial de Justiça no Fórum desta Comarca. ESTE(S) BEM(NS) PODERÁ(ÃO) SER ADQUIRIDO(S) EM PARCELAS. (Art. 895 DO CPC. O interessado em adquirir o bem penhorado em prestações poderá apresentar: (.......) § 1º A proposta conterá, em qualquer hipótese, oferta de pagamento de pelo menos 30% do valor do lance à vista e o restante parcelado em até 30 (trinta) meses, garantido por caução idônea,* quando se tratar de móveis, e por hipoteca do próprio bem, quando se tratar de imóveis.). Parcelas serão corrigidas mensalmente pelo INPC. (incluindo a taxa mensal de juros remuneratórios de 0,5%). O saldo remanescente (75%, ou o que faltar para completar a integralidade do valor ofertado), poderá ser pago em até 30 (trinta) prestações, mensais e sucessivas, a primeira com vencimento no prazo de 30 (trinta) dias após a arrematação. As parcelas deverão ser atualizadas a partir da data da arrematação até o dia do efetivo pagamento de cada uma. No caso de atraso no pagamento de qualquer das prestações, incidirá multa de 10% (dez por cento) sobre a soma da parcela inadimplida com as parcelas vincendas. Obs: Caso haja interesse em parcelar, utilize o Formulário de Proposta de Arrematação Parcelada disponível no site ou solicite via email. conforme instruções deste edital. Envie com antecedência de no mínimo 24 horas. *Caução idônea se dará através de Nota Promissória, quando for bem móvel. Pagamento da Arrematação e da Comissão do(a) leiloeiro(a) serão através de Boletos bancários, acrescido de taxa respectiva. Demais informações e Edital completo no site já citado e no site WWW. DIARIODELEILOES.COM.BR.

aluno quanto como professor, Napoleão destacou a importância das instituições para a transformação da vida de milhares de catarinenses.

O movimento deu início a uma série de eventos que estão sendo realizados nas próprias Universidades. No Alto Vale, a Unidavi é a instituição que compõe o sistema ACAFE e realizou o evento recentemente, no dia 14 de abril e teve a participação maciça dos alunos com o objeti-

vo de mostrar aos parlamentares a importância de uma Universidade Comunitária para o desenvolvimento da região onde está inserida. Além de buscarem a garantia dos repasses das verbas que custearão seus estudos por meio da “Universidade Gratuita”, o novo programa de Bolsas de Estudo do atual governo de Santa Catarina.

A Unidavi é uma instituição comunitária, e como tal, desde sua fundação, há cerca de 57

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO, MODALIDADE ON LINE.

VARA ÚNICA / FÓRUM DE ARMAZÉM, SC.

LEILÃO, 26 de JUNHO de 2.023, 14H 45MIN.

LOCAL E LANCES: Através do site WWW.ESPRESSOLEILOES.COM.BR

Michele P. Sandor, Leiloeira Pública Oficial, matrícula n.º AARC 358, ou seu preposto, devidamente autorizados pelo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito desta Vara, venderá em pública(o) PRAÇA / LEILÃO, na forma da lei, em dia, hora e local acima citados, o(s) bem(ns) penhorado(s) a seguir relacionado(s): Autos nº 0301213-40.2017.8.24.0159/SC. Exequente: Município De Armazém. Executado: Antonio Da Silva Bittencourt. BEM: RENAULT SANDEIRO STEPWAY, ANO 2011, MODELO 2012, placas MKN 2080. Avaliação R$ 35.000,00. LANCES A PARTIR DE R$ 18.000,00. Depositário: Antonio Da Silva Bittencourt. Visitação / Vistoria: Rua Alfredo João Justino, nº 200, Sertãozinho, Armazém, SC. Em caso de dificuldade para localização, peça informações ao Oficial de Justiça diretamente no FórumESTE(S) BEM(NS) PODERÁ(ÃO)

SER ADQUIRIDO(S) EM PARCELAS. (Art. 895 DO CPC. O interessado em adquirir o bem penhorado em prestações poderá apresentar: (.......) § 1º A proposta conterá, em qualquer hipótese, oferta de pagamento de pelo menos 30% do valor do lance à vista e o restante parcelado em até 30 (trinta) meses, garantido por caução idônea,* quando se tratar de móveis, e por hipoteca do próprio bem, quando se tratar de imóveis.). Parcelas serão corrigidas mensalmente pelo INPC. (incluindo a taxa mensal de juros remuneratórios de 0,5%). O saldo remanescente (75%, ou o que faltar para completar a integralidade do valor ofertado), poderá ser pago em até 30 (trinta) prestações, mensais e sucessivas, a primeira com vencimento no prazo de 30 (trinta) dias após a arrematação. As parcelas deverão ser atualizadas a partir da data da arrematação até o dia do efetivo pagamento de cada uma. No caso de atraso no pagamento de qualquer das prestações, incidirá multa de 10% (dez por cento) sobre a soma da parcela inadimplida com as parcelas vincendas. Obs: Caso haja interesse em parcelar, utilize o Formulário de Proposta de Arrematação Parcelada disponível no site ou solicite via email. conforme instruções deste edital. Envie com antecedência de no mínimo 24 horas. *Caução idônea se dará através de Nota Promissória, quando for bem móvel. Pagamento da Arrematação e da Comissão do(a) leiloeiro(a) serão através de Boletos bancários, acrescido de taxa respectiva. Demais informações e Edital completo no site já citado e no site WWW.DIARIODELEILOES.COM.BR.

anos, a serem completados no dia 07 de julho, tem em sua missão promover o conhecimento para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade e essa entrega perpassa pelos acadêmicos. Por isso, que este movimento é merecedor de atenção, não só dos governantes, mas também de toda a comunidade, comentou o Reitor da Unidavi, Prof. Alcir Teixeira.

Ascom Unidavi

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO, MODALIDADE ON LINE.

1º V. CÍVEL / FÓRUM DE IBIRAMA, SC.

LEILÃO, 26 de JUNHO de 2.023, 14H 45MIN.

LOCAL E LANCES: Através do site WWW.LEIALEILOES.COM.BR.

Marileia May, Leiloeira Pública Oficial, matrícula n.º AARC 443, ou seu preposto, devidamente autorizados pelo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito desta Vara, venderá em pública(o) PRAÇA / LEILÃO, na forma da lei, em dia, hora e local acima citados, o(s) bem(ns) penhorado(s) a seguir relacionado(s): Autos nº 5001028-56.2021.8.24.0027/SC. Exequente: Elaine Cristina Dos Santos Sinn. Executado: Robson Alexandro Kruger. BENS: 01 MOTO HONDA CBX 200 STRADA, ANO E MODELO 1996, Placa LXV 4756, renavam 654879273. Avaliação R$ 2.900,00. LANCE INICIAL R$ 1.500,00.

Depositário: Robson Alexandro Kruger. Vistoria / Visitação: Rodovia BR 470, Nº 436, Km 117, Próximo Ao Posto Scursell, Anchieta, Ibirama, SC. ESTE(S) BEM(NS) PODERÁ(ÃO) SER ADQUIRIDO(S) EM PARCELAS. (Art. 895

DO CPC. O interessado em adquirir o bem penhorado em prestações poderá apresentar: (.......) § 1º A proposta conterá, em qualquer hipótese, oferta de pagamento de pelo menos 25% do valor do lance à vista e o restante parcelado em até 30 (trinta) meses, garantido por caução idônea,* quando se tratar de móveis, e por hipoteca do próprio bem, quando se tratar de imóveis.). Parcelas serão corrigidas mensalmente pelo INPC. (incluindo a taxa mensal de juros remuneratórios de 0,5%). O saldo remanescente (75%, ou o que faltar para completar a integralidade do valor ofertado), poderá ser pago em até 30 (trinta) prestações, mensais e sucessivas, a primeira com vencimento no prazo de 30 (trinta) dias após a arrematação. As parcelas deverão ser atualizadas a partir da data da arrematação até o dia do efetivo pagamento de cada uma. No caso de atraso no pagamento de qualquer das prestações, incidirá multa de 10% (dez por cento) sobre a soma da parcela inadimplida com as parcelas vincendas. Obs: Caso haja interesse em parcelar, utilize o Formulário de Proposta de Arrematação Parcelada disponível no site ou solicite via email. conforme instruções deste edital. (contato@leialeiloes.com.br). Envie com antecedência de no mínimo 24 horas. *Caução idônea se dará através de Nota Promissória, quando for bem móvel. Pagamento da Arrematação e da Comissão do(a) leiloeiro(a) serão através de Boletos bancários, acrescido de taxa respectiva. Demais informações e Edital completo nos sites WWW.LEIALEILOES.COM. BR e WWW.DIARIODELEILOES.COM.BR.

Estado de Santa Catarina, 28 de abril de 2023.

Marileia May

Leiloeira Pública Oficial, Matr. n.º AARC 443

GERAL 6 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
EDUCAÇÃO
Michele Sandor Leiloeira Pública Oficial matrícula n.º AARC 358 FOTO DIVULGAÇÃO ASCOM

Viacredi Alto Vale continua crescendo e distribui R$ 6,8 milhões aos cooperados

Um dos principais diferenciais de uma cooperativa de crédito é a distribuição das sobras. Significa que parte dos resultados obtidos é dividido entre todos os cooperados e creditado na conta logo que aprovado em Assembleia Geral. Foi assim que a Viacredi Alto Vale distribuiu R$ 6,8 milhões aos cooperados.

Desde fevereiro, a equipe de colaboradores da Viacredi Alto Vale reúne os cooperados nas Pré-Assembleias com eventos para cada Posto de Atendimento, nas empresas e digitalmente, para conduzir a apresentação dos resultados, a proposta de distribuição das sobras e os caminhos futuros que a Cooperativa deve seguir. E esse período foi finalizado com a realização da Assembleia Geral Ordinária – AGO no dia 26 de abril.

“Nosso ano começa sempre muito intenso com o Período Assemblear e se torna uma ótima oportunidade para estarmos o mais próximo possível dos nossos cooperados. A transparência é uma das mais importantes características do cooperativismo”, constatou o Diretor Executivo da Viacredi Alto Vale, Ricardo da Silva.

Números da cooperação

A Viacredi Alto Vale ainda aumentou a administração em ativos que chegou a mais de R$1,1 bilhão em 2022. “Foi um ano desafiador, o que não nos impediu de alcançar os objetivos traçados, distribuir as sobras aos cooperados e permitir o crescimento sustentável da Cooperativa com o desenvolvimento econômico junto ao social”, lembrou Ricardo da Silva.

Outras conquistas também foram destaque em 2022: o prêmio Great Place To Work (GPTW) pelo quinto ano consecutivo como uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina e o reconheci-

mento pelo RECIP (Reconhecimento Inovação com Propósito). “O ano de 2022 foi muito especial, tivemos um reconhecimento muito importante sobre nossas práticas de inovação com propósito que se completou com nosso discurso na sede da Organização das Nações Unidas – ONU em Nova Iorque – EUA, contando sobre nossas práticas junto aos cooperados e a comunidade. São conquistas que nos ajudam a cumprir com nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas”, completou Ricardo da Silva.

Mais abrangência

Além da distribuição das sobras, um dos mais importan-

tes números é da consolidação como a maior Cooperativa de Crédito do Alto Vale do Itajaí.

Em 2022 a Viacredi Alto Vale alcançou a marca de 110 mil cooperados e atualmente já conta com mais de 113 mil.

Esse expressivo número se destaca, uma vez que mais de um terço da população do Alto Vale do Itajaí é cooperada. “Acreditamos que o movimento cooperativista pode fazer a diferença na vida para cada vez mais pessoas. Foi assim que começamos a nossa expansão para o Rio Grande do Sul”, constatou Ricardo da Silva.

O Diretor se refere a decisão tomada ainda em Assembleia Geral de 2022, quando

os cooperados votaram em favor da expansão da Cooperativa para o Vale dos Sinos, região metropolitana de Porto Alegre (RS). Com isso, houve a abertura de dois Postos de Atendimento naquela região, em Sapiranga e Campo Bom. “Entendemos, de acordo com nosso planejamento estratégico, que o Vale dos Sinos se configura como uma excelente região para expandirmos e que tem alto potencial de crescimento”, destacou Ricardo da Silva.

E já está na agenda a abertura do terceiro Posto de Atendimento no Rio Grande do Sul com a unidade de Novo Hamburgo, cidade com mais de 240 mil habitantes.

GERAL 7 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
ECONOMIA
FOTO ROBERTO RIBEIRO

PRESIDENTE GETÚLIO

Comunidade getuliense recebe ação de prevenção de abusos sexuais

Magali Moser

Estudantes e a comunidade em geral ligada à Escola Municipal de Educação Básica Tancredo Neves, de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, participam até o dia 29 de maio de diversas atividades de conscientização sobre educação sexual. A iniciativa é possível porque foi contemplada no edital de Chamamento Público nº 09/2023, por intermédio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O projeto intitulado Prevenção ao Abuso e Exploração Infanto-Juvenil é idealizado pela Olakunde, Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã. Terá ao todo 96 horas de ações previstas, incluindo o atendimento a mais de 770 estudantes, além de 60 representantes da comunidade e 700 pais e responsáveis, totalizando mais de 1,5 mil pessoas atingidas. Os recursos para financiamento são oriundos do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA) de Presidente Getúlio.

“Após a nossa passagem, já tivemos o registro de três casos de denúncias. Iniciamos agora o quarto ciclo, com as oficinas de educação sexual e o workshop”, explica a educadora social e idealizadora do projeto, Shirlei Silva.

O objetivo principal é fomentar e desenvolver em seus participantes uma consciência de prevenção, proteção e denúncia no combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, além

de promover a educação sexual, prevenção de gravidez e DST’s na adolescência. As atividades do projeto contemplam oficinas preventivas, palestras, rodas de conversa, workshop e têm como público-alvo crianças, adolescentes e a comunidade em geral.

A abordagem em torno da educação sexual abrangente e de qualidade é defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a intenção de promover a saúde e o bem-estar, o respeito aos direitos humanos e à igualdade de gênero e o empoderamento de crianças e jovens para levarem vidas saudáveis A taxa de gestantes com menos de 17 anos no Brasil é de 57%, segundo dados de um relatório do Fundo de População das Nações Unidas divulgado em 2022. O relatório apresenta ainda recomendações para diminuir o número

de gestações na infância e adolescência, como o fornecimento de educação sexual nas escolas.

Projeto se estrutura em quatro ciclos de aprendizagem e três pilares

O projeto Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual infanto- juvenil, em Presidente Getúlio contempla quatro ciclos de aprendizagem, incluindo workshops para estudantes e palestra para comunidade com psicóloga e pedagoga nos 1º e 2º ciclos, oficinas de conscientização direcionadas para o ensino fundamental I no 3º ciclo, oficinas de educação sexual para estudantes do ensino fundamental II, no 4º ciclo. As ações se estruturam a partir de três pilares: Prevenção/proteção, disseminando informações

sobre como se prevenir e se proteger do abuso e exploração sexual, Identificação, instruindo o público envolvido sobre como identificar todos os tipos de abusos e exploração infanto-juvenil, e Denúncia, orientando todas as vítimas de abuso e exploração infanto-juvenil a denunciarem essa violência. Para a educadora Shirlei, a sala de aula é lugar, sim, para promover esse tipo de discussão, com caráter informativo e elucidativo. “A educação sexual nas escolas é importante porque nesse espaço, estudantes têm a oportunidade de refletir e falar sobre o tema com naturalidade.

Também pode permitir aos professores identificar a existência de casos de violência e encaminhá-los aos órgãos responsáveis”, observa. De acordo com a professora, quando bem tra-

balhada, a educação sexual pode evitar casos de violência, além de prevenir situações de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência, por isso, não deve ser tratada como “tabu”.

Confira

O objetivo é alcançar outras escolas da região na sequência. Em breve, as ações vão alcançar outros municípios, tendo em vista que a educação sexual nas escolas é defendida como uma ferramenta capaz de possibilitar que os jovens conheçam o próprio corpo e evitem situações de abuso. As atividades do projeto procuram contemplando a necessidade de promover o diálogo, entendendo que esse seria um caminho para evitar que crianças e adolescentes fiquem vulneráveis sobre seu corpo e sua sexualidade. “Há uma visão equivocada que acredita que a educação sexual é estimular a prática sexual precoce. Na verdade, o foco é no conhecimento do próprio corpo”, explica a pedagoga. A intenção é levar o projeto para todos os municípios catarinenses, começando pelo Vale do Itajaí.

GERAL 8 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
FOTO DIVULGAÇÃO FOTO DIVULGAÇÃO

LANÇAMENTO

Débora Claudio lança seu terceiro livro

Ajornalista e escritora Debora Claudio publicou seu terceiro livro “A vida pelo olhar da poesia”. A obra traz temas como criatividade, amor, amizade, família, espiritualidade, entre outros, desenvolvidos em formato de poemas e poesias.

“Escrever com o coração é desaguar os sentimentos mais profundos que carregamos no peito. É uma terapia. Traz alívio para a alma. Não há contraindicações ou efeitos colaterais quando colocamos no papel nossos pensamentos. Só é preciso ter coragem para compartilhar a própria essência com o restante da humanidade”, afirma a autora.

Nascida em Rio do Sul, Debora é filha de agricultores e viveu no interior até os 14 anos. O sonho de ser escritora deu lugar ao trabalho na lavoura. Depois, outros trabalhos foram aparecendo para ajudar a família como costureira, auxiliar de escritório, vendedora e assistente administrativo.

A escrita, presente em sua rotina desde a adolescência, se

restringiu aos momentos de desabafo. Em 2002, surgiu a oportunidade de cursar Jornalismo, na Unidavi. Debora trabalhou então como repórter para jornais, rádio, televisão e atualmente é assessora de imprensa autônoma.

Seu primeiro livro, “Filosofia Intuitiva - Uma contribuição para a Nova Terra”,

foi lançado em 2020, com reflexões sobre temas do cotidiano. O segundo livro, “Aldo Nardelli - Memórias da minha vida”, chegou em 2021, como uma biografia encomendada pela família para contar a história do patriarca e homenageá-lo em seu aniversário de 90 anos.

Para saber mais acesse: https://debora-claudio.webnode.pt/

Público não quer saber de ler

Cheguei à triste conclusão que as pessoas não querem mais ler. É isso mesmo, ninguém tem saco, tempo ou paciência para se concentrar em um texto, por menor que seja, nem que ele absorva apenas alguns minutos no trajeto do ônibus ou na fila do banco. E quando isso acontece, o celular é o protagonista e está na palma da mão e no campo de visão.

Muitas crianças hoje nem sabem o que é jornal e vão conhecer daqui algumas décadas em algum museu com cheiro de mofo porque nunca viram um sem peixe dentro e muito menos o pegaram na palma da mão. Imagine então abrir um livro de conteúdo denso, escrito por uma mente privilegiada e mergulhar nele algumas horas por dia, durante várias semanas.

Após esta constatação, estou propenso a liderar um movimento para que os textos contenham apenas um parágrafo. Senhoras e senhores apresento-lhes o micro-texto, perfeito para o tamanho da sua preguiça ou falta de concentração. Não precisa sujar os dedos com tinta de jornal e nem abrir livros empoeirados nas estantes.

Você pode ler diretamente do seu celular em apenas 40 segundos e ter uma vaga ideia do que o autor gostaria de ter dito.

Vamos falar sério. A leitura é uma reação genética, aplicada pelo exemplo. Se os pais detestam ler, os filhos, os netos e todos os descendentes serão inexoravelmente afastados das letras. Não se trata de fatalismo. É uma amarga realidade. Essa quebra de corrente hereditária habitual nos definirá em um futuro próximo como grupos de opiniões robóticas, ou seja, sem o menor interesse para nós mesmos, muito menos para os outros. Então, chegará o dia em que

deixaremos de pensar sobre qualquer coisa. Já pensou sobre isso?

Hoje, estamos induzidos às postagens descartáveis em redes sociais e compartilhamentos de cards, memes, áudios ou vídeos recheados de modinhas, sarcasmos e obviedades. O pior é que somos aparentemente felizes com esta fuga da vida real. Esse comportamento vazio nunca vai ser resumo de alguma coisa nem atalho do que precisa ser dito, muito menos processado e compreendido. Tudo isso passa longe de qualquer instrumento de reflexão. Esse enxugamento preguiçoso das palavras é uma forma opcional de atrofiar mentes e decepar conhecimentos.

Fico triste porque a leitura qualificada é a janela do mundo que permite a todos viajar em qualquer dimensão, principalmente dentro do próprio universo e a partir daí se confrontar na redescoberta a cada texto questionado, identificado, porém, devidamente lido e interpretado à maneira de cada um e na visão múltipla de todos. Há em tudo isso um condicionamento angustiado pela superficialidade e um salivamento ansioso pelo ponto final.

Estamos retrocedendo ao período mais sombrio da história da humanidade. Quem gosta de ler sabe que esse registro equivale a um retorno às épocas e locais de exceção onde se queimavam livros em áreas públicas para higienização sócio/cultural. A questão sempre foi exterminar focos de infecção intelectual com o objetivo de defender ou omitir consciências políticas, religiosas e outros fins dominativos. Uma maneira criminosa, porém, permitida, de manter sobre os olhos a venda da ignorância para impedir o resgate do passado e a antevisão do futuro.

Como disse o poeta Heinrich Heine: “Onde se queimam livros acaba-se queimando pessoas”.

autor é jornalista radicado em Joinville

Escrever com o coração é desaguar os sentimentos mais profundos que carregamos no peito. É uma terapia...
PREGUIÇA GERAL 9 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
O FOTO ARQUIVO PESSOAL

Dona Emma Município completa 61 anos de emancipação politica

Bianca Chagas Schroeder

Omunicípio de Dona Emma localizado na mesorregião do Vale do Itajaí possui cerca de 4.186 mil habitantes e completa neste mês de Maio, seus 61 anos de emancipação político-administrativa.

A colonização do município iniciou-se em 1919, quando um grupo de pessoas se instalou na margem direita do Rio Krauel. Os primeiros lotes de terras adquiridos foram pelas famílias Koglin, Schwarz, Ax, Lindner seguidos de tantos outros dando início a vinda de um grande número de imigrantes alemães, italianos, açorianos e poloneses.

Dona Emma nome que primeiro foi denominado ao Rio que corta a cidade e mais tarde também foi nome do pequeno núcleo já colonizado, prevalecendo à vontade do povo e o esforço da família Deeke para que estendendo esse nome a cidade pudessem homenagear uma mulher guerreira e presente na vida dos colonizadores, Ema Maria Deeke, esposa do diretor da Sociedade Colonizadora

Hanseática José Deeke. Em 17 de Maio de 1962, Dona Emma foi então emancipado como município através da lei nº 826.

Essa é Dona Emma, de exuberantes paisagens, com suas montanhas verdejantes, muitas e belas cachoeiras e tantas belezas naturais que enchem os olhos dos visitantes. Aqui ainda se

encontra casas com arquitetura enxaimel, igrejas construídas nas primeiras décadas de colonização, uma gastronomia típica ítalo-germânica que guarda as marcas da história construída e reinventada aqui pelos seus colonizadores.

Preservar a história

A religiosidade é marca também deixada pelos antepassados. Já na entrada da cidade encontra-se a Gruta de Nossa Senhora de Fátima, que é patrimônio do município. A imagem doada por dona Francisca Polidoro Godrich em Maio de 1965 foi ponto de partida para que se firmasse nesse local um ponto de religiosidade e fé. Embora te-

nha sofrido alterações humanas durante o passar dos tempos, além de ponto turístico perpetua também como ponto de encontro de orações e festividades da comunidade. Ainda quanto à questão religiosidade desde o centro até o interior do município destacam-se as construções religiosas que atendem diversas crenças e que desde a década de vinte até os dias atuais são erguidas para atender a questão espiritual dos donemenses. É aqui também que se encontra a primeira Igreja de Deus no Brasil fundada por um grupo de colonizadores que chegaram em Nova Esperança em 1922. A pequena cidade de Dona Emma com seu povo acolhedor busca também preservar sua história e seus valores. No pré-

dio da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, onde funciona a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, encontra-se um pequeno acervo que conta a história local com coletâneas de informações arquivadas, documentos, telas que foram pintadas há muitas décadas e doadas pelos descendentes das famílias pioneiras, como também fotografias recebidas de doação. Parte desse material encontra-se exposto no local onde muitos visitantes podem acompanhar um pouco da História e muitas vezes levam ainda mais contribuições para o acervo. O município continua o trabalho de preservar o que resta da história, pois muitos anos se passaram sem que houvesse registros e com isso muita coisa se perdeu.

A REGIÃO 10 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
ANIVERSÁRIO
FOTOS ASCOM/PREFEITURA

1º Congresso Nacional da Abraccos no Grand Suites Family Resort em Itá SC

FOTODIVULGAÇÃO

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO, MODALIDADE ON LINE.

1ª VARA CÍVEL / FÓRUM DE TROMBUDO CENTRAL, SC.

LEILÃO, 26 de JUNHO de 2.023, 14H 35MIN.

LOCAL E LANCES: Através do site WWW.PORTALDOLEILOEIRO.COM.BR

JULIO RAMOS LUZ, Leiloeiro Público Oficial, matrícula n.º AARC 162, ou seu preposto, devidamente autorizados pelo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito desta Vara, venderá em pública(o) PRAÇA / LEILÃO, na forma da lei, em dia, hora e local acima citados, o(s) bem(ns) penhorado(s) a seguir relacionado(s):

Estão a todo vapor os últimos preparativos para o 1º congresso nacional da ABRACCOS (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais), entidade que reúne os maiores nomes de comunicadores e colunismo social do Brasil, de 25 a 28 de maio. O cenário do encontro que reúne luxo, glamour, turismo, entretenimento, muita cultura e informação será o Grand Suites Family Resort, na cidade de Itá, em Santa Catarina. O evento contará com palestrantes de alto nível para motivar e impulsionar a carreira dos participantes, entre as quais, a palestrante Géssica Waltrick que é especialista financeira. Ela propõe um novo conceito sobre como gerenciar a base de todo negócio e estratégia, para desenvolver a habilidade e capacidade

O Grand Suítes Family Resort

O Grand Suítes Family Resort fica na cidade de Itá, Santa Catarina. Oferece diversas opções para quem deseja se divertir com amigos ou família e a tranquilidade para quem apenas relaxar e descansar. São 5 piscinas aquecidas, uma coberta, uma piscina kids e um bar molhado, ambiente relaxante para descansar ao pôr-do-sol, salas de jogos para todas as idades com Sinuca, fla-flu, tênis de mesa, carteado e boliche. Equipe de recreação preparada para divertir e encantar a criançada e áreas dedicadas exclusivamente a elas.

O restaurante apresenta

de gerar resultados incríveis. Segundo ela, é preciso conhecimento para usar o dinheiro de forma consciente e inteligente, por isso educação financeira é um dos temas mais abordados recentemente em congressos e cursos de formação profissional de líderes de negócios. Conhecimento aliado a um bom planejamento é consequência da compreensão recente do quanto é preciso manter o controle sobre algo que tem um poder enorme, capaz de fazer empresas enriquecerem, como do mesmo modo, a má gestão pode levar a resultados catastróficos. Géssica abordará como organizar, acompanhar e aplicar técnicas de controle financeiro com o objetivo de finalizar o mês com o saldo positivo, visualizar lucro e de fato ver o dinheiro multiplicar.

“Viver em paz com o dinheiro, seja no negócio ou na vida pessoal é o caminho para

uma culinária rica e contemporânea com opções personalizadas de pratos à la carte, buffet diferenciado e o tradicional churrasco gaúcho aos domingos. Ainda mais 4 ambientes de bares onde são servidos drinks autorais, chopp artesanal, snacks, seleção de vinhos e espumantes e um atendimento

Sobre a ABRACCOS

materializar os objetivos e criar um caminho sólido para que possa viver o presente, sem esquecer do futuro”, destaca a palestrante Géssica Waltrick.

Outro nome já confirmado é do publicitário e estrategista digital Jardel Amorim, com o tema “Instagram para negócios: Crie estratégias de sucesso”. O publicitário e estrategista digital Jardel Amorim confirmou presença no evento e ministrará palestra com o tema “Instagram para negócios: Crie estratégias de sucesso”. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram se tornou uma das principais plataformas de marketing digital para empresas de todos os tamanhos. Jardel irá compartilhar suas experiências e insights sobre como as empresas podem aproveitar o potencial do Instagram para se conectarem com seu público e construírem relacionamentos duradouros.

personalizado, tudo isso com a melhor vista de Itá.

O hotel oferece diversas opções de passeios para o hóspede desfrutar do maior percurso de tiroleza da América do Sul, explorar o lago com caiaque, standup paddle, passeios de lancha e se aventurar com o quadriciclo.

A ABRACCOS (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais) é uma entidade sem fins lucrativos, que reúne os maiores nomes de Comunicadores e Colunistas Sociais do Brasil, tendo como presidente o Comunicador Fernando Fischer, da cidade de Itajaí, Santa Catarina e com representatividade em todas as regiões do Brasil. A Associação conta ainda com diretoria regionais de turismo, imprensa, marketing, eventos e conselho de conduta ética.

Autos AUTOS Nº 0001606-41.2013.8.24.0074/SC. Exequente: Fidc Brasil Plural Recuperação De Crédito, Fundo De Investimento Em Direitos Creditórios NP. Executados: Rolando Arnold, Marli Schovinder, Ilário Arnold, Deise Daniele Haubert Kohler, Vilberto Muller Schovender, Salete Aparecida Felipe Arnold, Raniery Kohler, Espólio De Edgar Arnold E Espólio De Rita Arnold. LOTE A = TODOS OS BENS EM ARREMATAÇÃO GLOBAL** = DOS LOTES “B” ATÉ “J”. Avaliação global R$ 43.082.642,94. LANCES A PARTIR DE R$ 21.651.700,00. LOTE B = TERRENO URBANO, SITUADO NA RUA DUQUE DE CAXIAS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 361,00 M². Confrontações: Frente: com 5,00 metros, com a Rua Duque de Caxias; Fundos: com 10,00 metros com terras de Ivo Schaade; Lado Direito: com 50,50 metros com terras de Vilberto Muller Schovinder; Lado Esquerdo: com 49,60 metros com terras de Walfriedo Mugge. Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 8.217. Avaliação R$ 185.102,66. LANCES A PARTIR DE R$ 92.700,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE C = TERRENO RURAL, SITUADO EM BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 182.500,00 M². Confrontações: Frente: com terras da firma Industrial Rex Ltda; Fundos: com terras de Fritz Kurth; Lado Direito: com terras de Industrial Rex Ltda., Henrique Sasse, Leopoldo Schwinden e Anito Lungee; Lado Esquerdo: com terras de Ervino Schroeder. Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 1.514. Avaliação R$ 34.583.346,04; LANCES A PARTIR DE R$ 17.400.000,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido com as suas respectivas acessões / benfeitorias. LOTE D = TERRENO RURAL, SITUADO NA RUA DOS PIONEIROS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 5.000,00 M². Confrontações: Frente: em parte com a estrada municipal da referida valada e em parte com terras de João Voigt; Em um lado e Fundo: com terras de Hilda Kopsch; Outro Lado: com Walter Lunge. Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 14.911. Avaliação R$ 1.851.026,55. LANCES A PARTIR DE R$ 925.700,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido com as suas respectivas acessões / benfeitorias. LOTE E = TERRENO URBANO (LOTE 1) SITUADO NA ESQUINA FORMADA PELA RUA TIRADENTES E O BECO WERNER BAADE, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 2.188,00 M². Confrontações: Frente: onde mede 45,05 metros lineares, com a Rua Tiradentes; Fundo: em 22,50 metros, com o lote 03 e em mais 22,50 com o lote 08; Lado Direito: medindo em sua extensão 49,75 metros, com o beco Roberto Teske; Lado Esquerdo: em 47,50 metros lineares, com Werner Baade. Registrado o C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.665. Avaliação R$ 539.882,74; LANCES A PARTIR DE R$ 271.000,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE F = TERRENO URBANO, SITUADO NA RUA DUQUE DE CAXIAS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 913,00 M². Confrontações: Frente: onde mede 35,00 metros lineares, com a mencionada rua; Fundos: em duas linhas que medem 17,40 e 16,30 metros lineares, como Rio Braço do Trombudo; Lado Direito: medindo em sua extensão 25,30 metros lineares, com área remanescente; Lado Esquerdo: em 30,00 metros lineares, com terras pertencentes a Moacir Schaade. Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.344. Avaliação R$ 370.205,31; LANCES A PARTIR DE R$ 185.300,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE G = TERRENO URBANO, (LOTE A), SITUADO NA RUA ALFREDO KUFFS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 696,00 M². Confrontações: Frente: onde mede 20,00 metros lineares com a Rua Alfredo Kuffs; Fundo: em 38,00 metros lineares com terras do vendedor Harry Voigt; Lado Direito: medindo em sua extensão 30,00 metros lineares com terras de Reinoldo Voigt; Lado Esquerdo: em 24,00 metros lineares com o lote “B”. Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.526. Avaliação R$ 691.049,91; LANCES A PARTIR DE R$ 345.700,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE H = TERRENO URBANO, (LOTE B) SITUADO NA RUA ALFREDO KUFFS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 480,00 M². Confrontações: FRENTE: onde mede 20,00 metros lineares com a Rua Alfredo Kuffs; Fundos: em igual metragem com terras do vendedor Harry Voigt; Lado Direito: medindo em sua extensão 24,00 metros lineares com o lote “A”; Lado Esquerdo: mede em 24,00 metros lineares como lote “C”. Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.527. Avaliação R$ 148.082,12; LANCES A PARTIR DE R$ 74.100,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE I = TERRENO URBANO, (LOTE C) SITUADO NA RUA ALFREDO KUFFS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 480,00 M². Confrontações: FRENTE: onde mede 20,00 metros lineares com a Rua Alfredo Kuffs; Fundos: em igual metragem com terras do vendedor Harry Voigt; Lado Direito: medindo em sua extensão 24,00 metros lineares com o lote “B”; Lado Esquerdo: também em 24,00 metros lineares com o lote “D”. Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.528. Avaliação R$ 148.082,12. LANCES A PARTIR DE R$ 74.100,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE J = TERRENO URBANO + CASA, COM ACESSÃO E BENFEITORIAS, NA RUA DUQUE DE CAXIAS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 1.171,00 M². Edificado com uma casa residencial com área de 126,00 m². Confrontações: Frente: medindo 32,00 metros, com a Rua Duque de Caxias; FUNDOS: em 29,00 metros, com terras de Adolfo Raduntz; Lado Direito: em 31,80 metros, com terras de Adolfo Raduntz; Lado Esquerdo: em 45, 00 metros, com terras de Ilário Arnold. Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 16.002. Avaliação R$ R$ 4.565.865,49; LANCES A PARTIR DE R$ 2.283.100,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. **OBSERVAÇÃO: 01) Será dada preferência para arrematação Global (Art. 893 do CPC). Caso não haja interessados, o leilão seguirá lote a lote. 02) Conforme ordem judicial, os imóveis matriculados sob os n. 1.514 e 14.911 serão vendidos com as suas respectivas acessões/benfeitorias e que os imóveis matriculados sob os n. 12.665, 12.344, 12.526, 12.527, 12.528 e 8.217 serão vendidos sem quaisquer benfeitorias, nos termos da decisão do e. 702.

ESTE(S) BEM(NS) PODERÁ(ÃO) SER ADQUIRIDO(S) EM PARCELAS. (Art. 895 DO CPC. O interessado em adquirir o bem penhorado em prestações poderá apresentar: (.......) § 1º A proposta conterá, em qualquer hipótese, oferta de pagamento de pelo menos 30% do valor do lance à vista e o restante parcelado em até 30 (trinta) meses, garantido por caução idônea,* quando se tratar de móveis, e por hipoteca do próprio bem, quando se tratar de imóveis.). Parcelas serão corrigidas mensalmente pelo INPC. (incluindo a taxa mensal de juros remuneratórios de 0,5%). O saldo remanescente (75%, ou o que faltar para completar a integralidade do valor ofertado), poderá ser pago em até 30 (trinta) prestações, mensais e sucessivas, a primeira com vencimento no prazo de 30 (trinta) dias após a arrematação. As parcelas deverão ser atualizadas a partir da data da arrematação até o dia do efetivo pagamento de cada uma. No caso de atraso no pagamento de qualquer das prestações, incidirá multa de 10% (dez por cento) sobre a soma da parcela inadimplida com as parcelas vincendas. Obs: Caso haja interesse em parcelar, utilize o Formulário de Proposta de Arrematação Parcelada disponível no site ou solicite via email. conforme instruções deste edital. julioramos@julioramos.com.br. Envie com antecedência de no mínimo 24 horas. *Caução idônea se dará através de Nota Promissória, quando for bem móvel. Pagamento da Arrematação e da Comissão do(a) leiloeiro(a) serão através de Boletos bancários, acrescido de taxa respectiva. Demais informações e Edital completo no site já citado e no site WWW.DIARIODELEILOES.COM.BR.

GERAL 11 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
TURISMO
JULIO RAMOS LUZ, Leiloeiro Público Oficial, Matr. n.º AARC 162

Rodadas

Sede do Santa Catarina agora fica em Rio do Sul

Apartir desta temporada a região do Alto Vale do Itajaí passa a contar oficialmente com um representante no Campeonato Estadual da Série B. É que o Santa Catarina Clube, também conhecido como “Águia do Alto Vale” agora tem domicílio em Rio do Sul, inclusive com três membros na diretoria (presidente Anito Detzel; vice Carlos Berkembrock; secretário Sandro de Souza, com os demais cargos sendo ocupados pelo grupo de investidores de Suzano (SP). A quase totalidade do elenco veio daquela cidade depois de disputar o Campeonato Paulista da Série A3. O Catarinense no próximo dia 28 e contará com a participação de nove equipes que jogarão em turno único. Os oito melhores colocados avançam às quartas de final (confira a tabela nesta página). O campeão e o vice garantem vaga na Série A, no próximo ano.

Detzel observou que muda é que o Santa Catarina agora está se-

diado em Rio do Sul, com endereço próprio, inclusive nas categorias de base. Até então era em São José, na Grande Florianópolis. Independente da alteração, o torcedor rio-sulense está dando sua parcela de colaboração. O clube já conseguiu a adesão de mais de 100 pessoas que se tornaram sócios e não pagarão ingresso nos jogos em casa.

A expectativa que é até a estreia diante do Caçador este número aumente consideravelmente. “É uma receita garantida mesmo que esses associados não compareçam”, destaca o dirigente. O valor integral é de R$ 299,00 que pode ser pago com pix ou em 10 vezes no cartão, sem juros. O sócio receberá de brinde uma camisa personalizada gratuitamente. O termo de adesão está disponível na página do clube no Instagram (santacatarinafc_).

Os dirigentes também esperam o apoio da classe empresarial, na aquisição de placas de publicidade e espaços no uniforme”.

Berkembrock acredita que dentro de campo o time vai corresponder. É que ao contrário dos demais participantes da competição,

a equipe está em atividades desde janeiro, jogando a A3 pelo União Suzano. “Vieram 16 jogadores, alguns campeões da Série C no ano passado e mais alguns membros da Comissão Técnica”.

A FMD de Rio do Sul mais uma vez é parceira do Santa Catarina Clube. A autarquia investiu na recuperação do Estádio Municipal Alfredo João Krieck, que teve o gramado totalmente recuperado, além de outros setores para atender as exigências da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Para aumentar a capacidade da arquibancada, a torcida visitante agora ficará atrás de uma das goleiras. No local foram implantados novos banheiros, além de criado um bar.

O superintendente da Fundação, Jeberton Fermino, colocou que o prefeito José Thomé manteve a parceria da última temporada, como forma de incentivar o futebol profissional. “Ao mesmo tempo investimos na base (categoria Sub-20), repassando R$ 100 mil para despesas com viagem e alimentação”.

Elenco

1ª rodada – Dia 28/5

Local: Rio do Sul

Santa Carina x Caçador

2ª rodada – Dia 4/6

Local: Ibirama

Metropolitano x Santa Catarina

3ª rodada – Dia 11/6

Local – Rio do Sul

Santa Catarina x Nação

4ª rodada – Folga

5ª rodada – Dia 25/6

Local – Jaraguá do Sul

Juventus x Santa Catarina

6ª rodada – Dia 2/7

Local – Rio do Sul

Santa Catarina x Guarani

7ª rodada – Dia 9/7

Local – Nova Veneza

Caravaggio x Santa Catarina

8ª rodada – Dia 16/7

Local – Rio do Sul

Santa Catarina x Carlos Renaux

9ª rodada – Dia 26/7

Local – Lages

Internacional x Santa Catarina

Goleiros

Felipe Nicolas - Felipe

Cleber Sales dos Santos Filho - Cleber

Caio Monteiro da Silva - Caio

Lateral-direito

Gustavo Lobó - Lobó

Lateral Esquerdo

Igor dos Santos Miranda - Miranda

Zagueiros

Everton Dias - Everton

Augustine Uche Nwabufo – Augustine

Saulo - Saulo

Canela - Canela

Zé Leandro – Zé Leandro

João Victor – João Victor

Volante

Brendon Luis de Andrade - Brendon

Carlos Eduardo de Oliveira Silva - Cadu

Meio-campo

João Victor – João Victor

Ruan Pablo - Ruan

Guilherme Lobo – Guilherme Lobo

Gabriel Mendes – Gabriel Mendes

Vitor de Lima Silva - Vitor

Allan Lopes Ribeiro - Allan

Guilherme Nascimento – Guilherme

Atacantes

Renan Nascimento – Renan Nascimento

Josué Silva de Freitas - Josef

Emanuel Faust Rosseto - Rossetto

Yhago Richardo Soares Silva - Yhago

ESPORTE 12 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 22 de maio a 04 de abril de 2023
FUTEBOL
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.