A REGIÃO do Alto Vale 5ª edição

Page 1

A REGIÃO

DO ALTO VALE

Unidavi forma primeira turma de

página 4
Página 5 FOTO DIVULGAÇÃO Ano I de 24 de julho a 8 de agosto de 2023
Feira da Ponte de Estoque será nos dias 16 e 17 de setembro Página 10
medicina DIVULGAÇÃO
11 DIVULGAÇÃO
Retomada as obras da Arena Multiuso de Rio do Sul Página

OPINIÃO

As barragens e as cheias

A população do Alto Vale, em especial de Rio do Sul, precisa entender que enchentes, como essa da última, são comuns e existem maneiras de minimizá-las.

Todas as comportas das barragens de Ituporanga e Taió foram fechadas por volta das 18h do dia 11 conforme o protocolo da Secretaria de Estado da Defesa Civil, quando o rio Itajaí-Açu chegou aos quatro metros em Rio do Sul. Esse fechamento demonstra que o sistema está em perfeito estado de “funcionamento”, mesmo sem a manutenção permanente.

Entretanto, o rio continua a elevar seu nível e atingindo regiões que poderiam estar protegidas. Como todos sabem as duas barragens represam somente 1/3 das águas que passam por Rio do Sul. Rios como o Taió, Salete, das Pombas, Trombudo, Pedras, Perimbó e outros menores, despejam suas águas sem controle.

Como podemos proteger Mirim Doce, Taió, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Laurentino, Agrolândia, Braço do Trombudo, Trombudo Central, Agronômica, Ituporanga e Aurora? Somente com as barragens localizadas nos rios que não são controlados pela Barragem Sul e Oeste, as chamadas mini barragens, que não mini e sim dimensionadas de acordo com a vazão do rio e o tempo de reservação.

E, Rio do Sul e Lontras?

Somente com o melhoramento fluvial do rio Itajaí-Açu iniciando no maciço localizado atrás o Jockey Clube até o canal extravasor do Salto Pilão. O que precisamos aqui é acelerar a vazão da água para que possamos reduzir o nível da cheia aonde o número de atingidos pelas cheias é maior.

Isso não irá inundar as cidades do Médio Vale e Foz do Itajaí, lá também existem soluções previstas para minimizar os impactos. Que passam pelo controle pleno da barragem Norte de José Boiteux.

Portanto não adianta brigar contra a natureza, precisamos seguir os projetos técnicos e a cada ano ir finalizando uma das soluções, para que possamos nos proteger!

A VOLTA DO SALA DE SOM

Após muito relutar, voltei ao rádio na 93.3 FM, graças aos inúmeros convites que recebi. Haviam outras emissoras no páreo, mas, o tempo com outras atividades e a saudade da emissora que trabalhei há muitos anos, pesaram na decisão. Ao meu lado está Almir Mar-

ques, que é um baita comunicador e que ajudará na produção. A JL estúdios vai transmitir pelo Youtube, Instagram, Facebook, no nosso site WWW.PROGRAMASALADESOM.COM.BR e tudo mais. A sintonia é 93,3 Mhz e nos encontraremos todas as sextas-feiras, das 19h às 21 horas tocando música de qualidade, como sempre. Músicas podem ser pedidas no watts 47 99998-6500.

FERNANDO FISCHER

Destacado Colunista Social do Litoral catarinense está dando um banho de organização da ABRAC-

COS. A definição da sigla e as novidades na próxima coluna.

NOVA PIZZARIA E RESTAURANTE

Quando a primavera chegar inaugura um novo empreendimento do ramo alimentício. Trata-se da choperia (ainda sem denominação) na Rua Sete de Setembro, no local onde funcionou por diversos anos a Pizzaria Dom Giovani. Os proprietários são Josué Fernandes (Open Hall) e Adriano Marconcini. Além do chope e pizza, o diferencial serão os pratos ‘a la carte. A data de inauguração ainda não está definida até porque o espaço físico terá um novo visual.

PRESIDENTE NEREU

FARMÁCIA! MAIS UMA?

Não é por nada, mas a cidade de Rio do Sul possui 32 farmácias. Pra variar, em breve terá mais uma na Alameda Aristiliano Ramos. Deve ser um excelente negócio, ou não? Só se vê farmácia, barbearia e lojas de roupas, ou calçados. Talvez em breve teremos novidades.

REVENDAS DE AUTOMÓVEIS

Estive em uma certa cidade e que faz avaliação, pasmem, a distância, praticamente por telepatia. Uma vergonha. A loja em uma cidade e o avaliador que nada vê, está em Florianópolis. Pior é que vejo “gastar” (porque isso não é investir) milhares de reais em propagandas, que na TV são ridículas por sinal e o atendimento é esse? Como dizem em Floripa, se depender de mim, “Mofas com a pomba na balaia!”.

O governador Jorginho Mello recebeu os prefeitos de 27 municípios da região do Alto Vale do Itajaí, durante seu roteiro por Rio do Sul. Menos o Presidente Nereu. Na data Celso Augusto Vieira, já tinha reassumido depois do afastamento de 30 dias por decisão do juiz Edison Zimmer. Estranho né? Na oportunidade Jorginho recebeu pleito das obras e ações que tinham sido prometidas pelo seu antecessor. Será que entregou direto ao secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper? O município de acordo com o último censo do IBGE é de 2.301 habitantes e apresentou crescimento de 0,74%.

“AÇEÇOR DE IMPRENÇA”

A escrita aí em cima, de forma incorreta é para chamar a atenção da cachorrada. Estão contratando “açeçores” de imprensa que escrevem mal, escrevem errado, não comparecem ao trabalho, chegam atrasados nas entrevistas coletivas e ganham muito bem pra isso. Pior de tudo: depois que termina o evento, ligam para os coleguinhas pra pedir release e fotos do evento PARA O QUAL FORAM E ESTÃO SENDO BEM PAGOS. O comportamento em coletivas, beira o absurdo. Conversam

alto, limpam o nariz, roem unhas e, alguns, ficam o tempo inteiro brincando nos celulares. Tenho fotos de um gaiato brincando de joguinho, tipo videogame no celular, ao invés de no mínimo anotar o que estava sendo dito. Enquanto houver quem pague e não fiscalize, tudo correrá como está. Vergonha!

TRÂNSITO

Já notaram? Todo final de semana tem um doido batendo na mulher e indo pra cadeia e todo final de semana tem jovens morrendo no trânsito. O que está acontecendo com essa agente?

PUBLICIDADE INFELIZ?

Visto em um outdoor, na Rua Presidente Kennedy em Rio do Sul: “Hoje eu reaprendi a sorrir novamente”. SE reaprendeu, não precisa do “novamente”. Culpa do cliente ou da agência? Isso me lembra um folclórico repórter, que ao chegar a um local onde havia um acidente disse que “O cadáver do defunto morto, já tinha sido encontrado sem vida!”. Matou o cara mais umas 10 vezes. Cruzes!!!!! Affffe!!!!!

JÚLIO RAMOS. Jornalista Reg. 4012 SC - contato@colunistasocial.com.br

O jornal A Região do Alto Vale, com sede em Rio do Sul (SC) é uma publicação da empresa Brasil Bid Ltda.

CNPJ – 04.465.909/0001-76

Whatsapp (47) 98899-9268

Colaboradores

desta edição

Josiani dos Santos; Helena Marquardt, Júlio Ramos; Orlando Pereira; e Tiago Amado.

https://www.facebook.com/aregiaoav

EDITORIAL 2 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023
Rodrigo Moratelli Ex-secretário de Estado da Defesa Civil
Expediente
E-mail: aregiaodoaltovale@gmail.com voluntários
Aline Kummrow;
Diagramação: Istela Capristano

Ocooperativismo não é um CNPJ ou vários deles juntos. O cooperativismo é uma escolha de vida, são atitudes diárias que transformam as comunidades em lugares melhores para se viver”, definição da coordenadora do Núcleo de Cooperativas do Alto Vale, Mariane Caetano Paulakoski.

E foi com esse espírito, que cooperativistas da região se reuniram no domingo, dia 16 de julho, para a Caminhada da Cooperação. O evento realizado em Rio do Sul proporcionou a integração de mais de 10 cooperativas, colaboradores, associados, familiares, amigos, clientes e comunidade.

Num percurso pelo Centro de Rio do Sul, saindo da Praça Ermembergo Pellizzetti até o Parque Harry Hobus, os participantes puderam se aquecer para as atividades que os esperavam no parque, onde estava a estrutura das cooperativas com diversas atividades para adultos e crianças. “Contação de histórias, oficinas de slime, pintura facial, degustação de produtos, roda de chimarrão, bike suco, gincana de integração, jogos e muito bate-

Cooperativas se unem e realizam evento em Rio do Sul

-papo fez parte da programação de um domingo que começou gelado e terminou com um sol lindo fechando com chave de ouro nosso momento de integração e a intercooperação”, ressaltou a coordenadora do Núcleo.

Participaram da Caminhada da Cooperação as cooperativas Cravil, Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred, Unimed, Uniodonto e Viacredi Alto Vale. O Sistema Sesi/Senai também se fez presente. Durante o evento, foram arrecadados cerca de 150 quilos de alimentos não perecíveis, produtos que foram doados para o Projeto Ser Sol.

A intercooperação, promovida pelo Núcleo de Cooperativas do Alto Vale da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), está cada vez mais presente nos 28 municípios da região. Em Rio do Sul, desde a criação do Núcleo, em 2016, ações em conjunto tem marcado o mês de julho, período em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo sob a chancela do Dia de Cooperar, Dia C ou CoopsDay como é denominada pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Ao longo dos anos, essas ações também fazem parte da programação de municípios

como Taió, Ituporanga, Dona Emma e Imbuia por exemplo. “Acreditamos que esses momentos de intercooperação, onde podemos oportunizar a integração entre as pessoas que vivem o cooperativismo diariamente, pode estimular mais pessoas a conhecer o sistema cooperativo e as vantagens que ele proporciona.

A cooperação está presente na história e no desenvolvimento da nossa região”, destacou a cooperativista Denise Zimmermann Roepcke.

A REGIÃO 3 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023
COOPERATIVISMO

Alesc presta homenagem à Unidavi pelos 57 anos de existência

A Assembleia Legislativa promoveu uma sessão solene para homenagear o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) pelos 57 anos de fundação. A solenidade, que aconteceu no auditório do campus de Rio do Sul, também destacou a formação da primeira turma do curso de Medicina e os 30 anos de implantação do curso de Direito da instituição.

Na abertura, um vídeo apresentou a trajetória da universidade, que foi fundada no dia 7 de julho de 1966 por iniciativa de um grupo de voluntários, liderado pelo bioquímico Guilherme Gemballa. A instituição, que surgiu como fundação educacional, ao longo dos anos expandiu as áreas de atuação com a criação constante de novos cursos de graduação e pós-graduação, e do colégio universitário.

Proponente da homenagem, o deputado Gerri Consoli destacou a contribuição da Unidavi para a região do Alto Vale do Itajaí e o estado de Santa Catarina, por meio da formação profissional de excelência e do fomento ao desenvolvimento econômico nas suas mais diferentes áreas. Ele também enalteceu o trabalho realizado por professores, gestores e colaboradores ao longo da trajetória de quase seis décadas da instituição. “Esta instituição sempre nos inspirou sonhos e, devido a vocês, muitos deles foram realizados. Que Deus ilumine a cada um

que fez, que faz, e que fará parte da Unidavi.

O professor Célio Simão Martignago, que discursou em nome dos homenageados, afirmou que a razão pela qual alcançou a Unidavi alcançou o atual patamar é que ao longo dos seus 57 anos de história, a instituição sempre soube escolher com competência os integrantes do seu quadro funcional. Pessoas, que se destacaram pelo “brilhantismo de suas inteligências e dinamismo de suas vontades”. Ele agradeceu a homenagem promovida pela

Alec. “Nada é mais gratificante na vida de uma pessoa do que ser homenageado. Não pela vaidade, mas pela afirmação coletiva de que as ações praticadas tiveram a aprovação majoritária em meio à diversidade humana.”

O reitor da Unidavi, Alcir Teixeira, observou que a instituição foi criada por lei municipal, de caráter comunitário e filantrópico, e desde o ano de 1974 integra a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Segundo disse, a missão inicial de contribuir para o cresci-

mento de Rio do Sul e do Alto Vale, foi plenamente alcançada pela instituição, que atualmente é vista como um dos motivos para a região ter alcançado um dos maiores níveis de desenvolvimento socioeconômico em Santa Catarina. “Difícil compilar a história da Unidavi em poucas palavras, porém não podemos deixar de destacar a sua importância primordial para o desenvolvimento regional, outrora sem perspectivas, hoje pujante, sem desemprego e com um dos melhores indicadores econômicos e sociais do

nosso estado.”

Também participaram da sessão os deputados Napoleão Bernardes e Oscar Gutz; o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; os prefeitos de Rio do Sul, José Thomé; de Ituporanga, Gervásio Maciel; de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso; o presidente Câmara de Veadores de Rio do Sul, Eduardo Freitas; e o procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Ernani Dutra.

(Agência Alesc)

RIO DO SUL 4 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023
AGÊNCIA ALESC
EDUCAÇÃO

Primeira turma de 25 médicos cola grau dia 4 de agosto

OCentro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, (Unidavi) forma os primeiros 25 médicos no dia 4 de agosto. A solenidade de colação de grau acontece às 19h30min, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul. O início do curso foi no ano de 2017, com o ingresso no segundo semestre dos 30 alunos aprovados no vestibular, mais três através do Prouni (Programa Universidade para Todos). Com o diploma agora os formandos estarão aptos para atender como médicos generalistas, caso não desejam fazer residência no primeiro momento. A expectativa agora é que a maioria permaneça no Alto Vale já que 75% residem na região.

O reitor Alcir Teixeira destacou que a formatura da primeira turma de médicos era um sonho desde 2002 e virou realidade. “Foi a primeira vez que pleiteamos o curso, depois em 2007 e a última tentativa em 2013/2014”. “A sociedade tem muito a agradecer o professor Célio Martignago, quando ocupou o cargo de reitor pela primeira vez e a ex-vereadora Maria Helena Zimmermann, responsável pela coleta de assinaturas”.

Mesmo antes da autorização para a implantação do curso, a Unidavi projetou a construção do bloco da Saúde, através de financiamento. “Levamos 10 meses para comprovar que a universidade era sólida porque várias estavam quebradas”, recorda Teixeira. Ao mesmo tempo a preocupação foi a composição do corpo docente para apresentar ao Conselho Estadual de Educação e posteriormente ao MEC.

O reitor disse que a expectativa inicial era que 80% dos alunos fossem de fora e ocorreu o contrário, mas temos cerca de 75% num raio de até 100 quilômetros. “O importante é que 25 médicos estarão se formando no próximo dia 4 e em dezembro mais 28 que fazem parte da segunda turma”.

Abordagem pedagógica e educacional é inovadora

O curso de medicina da Unidavi se destaca por sua abordagem pedagógica e educacional inovadora, oferecendo aos estudantes uma formação médica completa e de excelência. Uma das características marcantes é a adoção das metodologias ativas, o que coloca a instituição entre as poucas no Brasil a implementar esse modelo. Através desse processo, os estudantes são estimulados a vivenciar experiências reais e simuladas, desenvolvendo suas habilidades de solução de problemas e aprofundando suas competências profissionais em diferentes contextos da prática médica.

Teixeira observou que a estrutura incomparável do curso desempenha um papel fundamental no enriquecimento da experiência de aprendizagem. “Possui

um núcleo exclusivo para a saúde, com instalações modernas e equipamentos de ponta, permitindo que os estudantes aprendam na prática, utilizando simuladores e plataformas de estudo”. Diversos espaços estão disponíveis para atividades teóricas e práticas, possibilitando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em um ambiente favorável ao desenvolvimento acadêmico.

No aspecto educacional, a Unidavi oferece uma biblioteca completa, com um acervo impressionante de mais de 140 mil livros físicos, periódicos e bases de dados online. Os estudantes também têm acesso a uma plataforma digital especializada para cursos da saúde, como E-books e a renomada plataforma Medline e Up to Date. A Biblio-

teca Central Unidavi fornece ainda uma gama de serviços valiosos para o apoio ao estudante.

Outro ponto destacado pelo reitor é a parceria com a Rede Pública de Saúde. Os convênios com hospitais regionais e secretarias municipais permitem aos estudantes participar de atividades práticas diárias sob supervisão docente, ampliando sua experiência e proporcionando uma visão mais abrangente do exercício da medicina. “Em suma, o nosso curso se diferencia por sua abordagem pedagógica e educacional de vanguarda, valorizando as metodologias ativas, proporcionando uma estrutura moderna e completa, firmando parcerias com a Rede Pública de Saúde, oferecendo atividades extracurriculares.

UNIDAVI
FOTOS DIVULGAÇÃO ASCOM
RIO DO SUL 5 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023

O segundo grande cinema acompanhou o auge e a derrocada

Tiago Amado

Quem passa em frente ao auditório do Colégio

Dom Bosco, em Rio do Sul, pode ver um letreiro com a palavra “Cinema”. As portas do local, porém, seguem diariamente fechadas. É que ali já funcionou uma das principais salas de

cinema da cidade. O auditório foi inaugurado em 1964. Na primeira sessão, o público lotou os cerca de mil lugares para assistir o filme “O Reino dos Piratas”.

A projeção foi feita com equipamentos comprados do Cine Coliseu, de Brusque, e o primeiro projecionista foi Aldo dos Santos.

Até então, a cidade tinha uma outra sala de destaque, o

Cine Riosul, que funcionou na Rua XV de Novembro entre os anos 1940 e 1990. A auditório do Dom Bosco servia principalmente para eventos da comunidade salesiana, mas as sessões de cinema chegaram a ser diárias. A direção do colégio era responsável por selecionar os filmes, que eram locados através da Empresa Lageana de Cinema.

Em meados de 1973, foi iniciada uma reforma do auditório sob coordenação do padre José Carlos Stomayer. A obra terminou dois anos mais tarde, criando uma fachada mais à frente da original e com salas comerciais anexas. Em 5 de abril de 1975, o local foi reinaugurado com o nome de Cine Teatro Dom Bosco. Tudo corria na normalidade até que: “Fogo destrói o maior cinema de Rio do Sul”.

Essa foi a manchete do Jornal de Santa Catarina, na edição de 28 e 29 de dezembro. O incêndio ocorreu na madrugada anterior, provavelmente iniciado com um curto-circuito. No documento Crônica do Colégio está registrado que restaram apenas as quatro paredes do prédio.

A direção do colégio partiu então para a campanha de arrecadação de recursos para a reconstrução. O cinema foi reinaugurado em 1º de outubro de 1977. Nesse segundo ciclo, as sessões foram reduzidas aos poucos até que em 28 de junho de 1982 foi feita a sessão derradeira com o filme “Assassinato por Decreto”.

Porém, a história do Cine Teatro Dom Bosco não estava encerrada. Em 1998, o presidente da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos de Santa Ca-

tarina (Cootram), Paulo Mafra, reabriu o cinema em sociedade com Francisco Baumgartner. Na retomada das sessões, o grande sucesso “Titanic”. O público foi de cerca de 800 pessoas, entre elas o então prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti. O projecionista naqueles tempos era Francisco Pires. Ele tocava o cinema com a família e assumiu o negócio depois que a Cootram desistiu do projeto. Mas aí já era a época da TV por assinatura e do DVD. A limitação do sistema de som e as cadeiras de madeira com estofado eram também um problema. Em 1º de dezembro de 2005, Francisco foi trabalhar pela última vez no Cine Teatro Dom Bosco. Na sessão de despedida ele projetou o filme “2 Filhos de Francisco” para as cinco pessoas que estavam na sala.

RIO DO SUL 6 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023
ARTE
COTINUA NA PÁGINA 7

O cinema agora é 100% digital

O terceiro e atual ciclo do cinema em Rio do Sul começou no aniversário da cidade em 15 de abril de 2007. Nesse dia, o Grupo Cine, de São Paulo, abriu as portas das duas salas para visitação e cinco dias depois estreou oficialmente com a exibição do filme “300”. Nos primeiros anos, a tecnologia era analógica, como nos antigos cinemas. Hoje a empresa que possui 30 unidades em Santa Catarina, São Paulo e cidades do Nordeste, dispõe hoje de uma estrutura digital.

São duas salas, uma com tecnologia 3D, e uma conexão direta com a Cinecolor, que distribui os filmes em HD ou direto por um site. Os projetores e o sistema de som tam -

bém são digitais, e mesmo o gerenciamento das projeções é feito com um software com o qual se organizar uma “show list”. Com essa tecnologia não é necessário, por exemplo, um projecionista que aperte o “play” e fique acompanhando a exibição. É possível programar tudo no computador e o sistema comanda as sessões. Os ingressos são vendidos no local, por site ou aplicativo. A linguagem digital é mesmo inerente hoje ao cinema, tanto é que o grande sucesso de público este ano Rio do Sul foi “Avatar: O Caminho da Água”. Agora o filme campeão de bilheteria é “Barbie”, com ingressos esgotados em todas as sessões, desde quinta-feira.

RIO DO SUL 7 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023
FOTOS ORLANDO PEREIRA

Deputado anuncia verbas de mais de R$ 1 milhão para a saúde

Pelo menos três instituições de saúde de Rio do Sul devem ser beneficiadas nos próximos meses com o recebimento de verbas que ultrapassam um milhão de reais. O anúncio foi feito pelo Deputado Federal, Rafael Pezenti (MDB), em visita às instituições. Os recursos serão destinados ao Hospital Regional Alto Vale, Hospital Samária e Renal Vidas e vêm para melhorar as condições de infraestrutura das unidades.

Segundo o parlamentar, do valor total, R$ 500 mil serão destinados ao Hospital Regional Alto Vale, para a compra de aparelhos de ar-condicionado. Com isso, todos os quartos que atendem via SUS serão, a partir das instalações, climatizados.

Já para a Renal Vidas, Pezenti se comprometeu em auxiliar com o repasse de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, para compra de insumos para hemodiálise. O mesmo valor também deverá ser destinado ao Hospital Samária, para investimentos em saúde mental, já que a instituição é referência na região para este atendimento.

Acompanhado do ex-deputado Rogério Peninha Mendonça, o parlamentar se colocou à disposição para auxiliar no andamento de demandas que tramitam em Brasília e na apresentação de propostas que contemplem a área da saúde. “Praticamente todo o Alto Vale passa por estas instituições de saúde. Buscar recursos para melhorar os atendimentos é nosso compromisso. Vamos usar a força do mandato para fortalecer também a saúde da nossa região”, destacou o deputado federal.

RIO DO SUL 8 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023
SAÚDE DIVULGAÇÃO

Atafona e marcenaria movida com roda d’água é mantida pela família Hajeck

Conhecer e valorizar as riquezas culturais locais que para algumas pessoas chega a passar despercebidas, mas para visitantes de outras regiões, são verdadeiras maravilhas, a ponto de causar espanto e admiração. É o caso das antigas atafonas e marcenarias, movidas com rodas d’água, sem o uso de energia elétrica. Ibirama está repleta de história e de algumas destas estruturas.

Antes da era dos motores elétricos, este tipo de máquina que transforma a energia hidráulica em energia mecânica, era bastante comum em Ibirama, chegando a existir várias estruturas semelhantes até no Centro da cidade, em especial no Rio Taquaras. Hoje, elas ficaram apenas nas lembranças dos mais velhos.

Uma das poucas rodas d’agua ainda em funcionamento em Santa Catarina, pode ser visitada na propriedade de Manfredo Hajek. A atafona leva o

nome do pai, Carlos Hajek, homem simples e habilidoso, que projetou e construiu o local em 1945, levando em conta os conhecimentos técnicos existentes na época. Até hoje, ela opera seguindo os mesmos moldes das estruturas do século passado, e aproveita a energia hidráulica para mover todo um aparato de correias e engrenagens.

Apesar de todo o empenho, Hajek lembra que o pai foi desacreditado por algumas pessoas, que duvidaram que a atafona pudesse operar de maneira correta. “Na época em que meu pai construiu, algumas pessoas alertaram que ela poderia não funcionar por causa da pouca água do ribeirão Moçada. Também alertaram que o riacho poderia secar com o tempo. Hoje em dia, parece que há mais água do que antigamente”, conta o proprietário.

O ribeirão que move a roda

da atafona é um dos afluentes do Rio Sellin. Um aqueduto leva água suficiente para mover a gigantesca roda de madeira. “Em períodos de estiagem, meu pai, operava como auxílio de uma represa. Ele fechava uma comporta e esperava o reservatório se encher de água e depois trabalhava por várias horas”, lembra.

O local proporciona ao visitante uma verdadeira viagem no tempo. “Algumas pessoas se surpreendem pelo modo de funcionamento, e outras da terceira idade, relembram a infância”, conta. Hajek recebe visitantes em sua propriedade, integran-

SERVIÇO

do o roteiro turístico. Uma pequena marcenaria também funcionava junto à atafona. Com a industrialização e mecanização do processo, muitas estruturas semelhantes acabaram caindo em desuso.

História

A atafona entrou em funcionamento em 1946, e realiza até hoje a moagem do milho e descasca o arroz. Muitas famílias da região traziam o milho para ser moído e transformado em fubá. Nesta época eram moídos até 300 quilos de milho por dia. Com ele era feito o pão, muito consumido na época.

Quem quer conhecer a propriedade deve fazer reserva pelo telefone. O proprietário cobra uma pequena taxa de visitação de R$ 5,00 que é aplicada nas despesas e manutenção do espaço. O atendimento é feito somente sob reserva, por meio dos telefones (47) 99981-4320 ou (47) 98895-4747.

A REGIÃO 9 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023
HISTÓRIA
FOTOS: ÁLBUM DE FAMÍLIA

CDL de Rio do Sul promove mais uma Feira da Ponte do Estoque

A 18ª Feira Ponta de Estoque, um dos maiores eventos organizados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Rio do Sul, já tem data definida. Ela será realizada nos dias 16 e 17 de setembro e deve movimentar a eco-

nomia da região atraindo milhares de consumidores para aproveitar descontos imperdíveis. A data foi definida numa reunião com expositores e muitos já confirmaram sua participação. Junto com a feira também acontece novamente o

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE POMERODE

LEILÃO, 31 de julho de 2.023, 9 HORAS.

LOCAL E LANCES: Através do site WWW. OMEGA1LEILOES.COM.BR e presencial no Auditório da Prefeitura.

O Município de POMERODE, SC, com sede na Rua 15 de Novembro, n°525, Centro, Pomerode, inscrito no CNPJ/MF sob nº 83.102.251/0001 04, telefone (47) 3387 7200, na forma que dispõe a lei 8.666/93 e suas alterações, através do Leiloeiro Público Oficial Sr. Osmar Sérgio Costa, matrícula AARC/425 comunica aos interessados, que fará realizar leilão público on line de bens móveis e imóveis inservíveis, que serão arrematados pelo maior lance oferecido, igual ou acima da avaliação. Os Lotes estão descritos no Anexo I do Edital que poderá ser obtido no site acima mencionado. Maiores informações e cópia do Edital poderão ser obtidas através dos sites, WWW.DIARIODELEILOES.COM.BR ou

WWW.OMEGA1LEILOES.COM.BR, ou pelos telefones (47) 3375 6500 na Prefeitura ou (47) 3546 2855, 3525 4742 com a assessoria do leiloeiro. LEIA ATENTAMENTE O EDITAL.

POMERODE, (SC), em 06 de julho de 2.023.

Prefeito Municipal de Pomerode

Osmar Sérgio Costa

Leiloeiro Público Oficial

Matrícula AARC/425

Feirão de Automóveis.

A Feira acontece nos Centro de Eventos Hermann Purnhagem e na última edição mais de 14 mil pessoas passaram no local, sendo 1.500 consumidores somente na primeira hora. No lo-

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGELINA

LEILÃO, 21 de julho de 2.023, 9 HORAS. LOCAL E LANCES: Através do site WWW.DELTTALEILOES.COM.BR.

O Município de ANGELINA, SC, com sede Rua Manoel Lino Koerich, Nº 80, Centro, Angelina, SC, inscrito no CNPJ/MF sob nº 82.777.301/0001-90, na forma que dispõe a lei 8.666/93 e suas alterações, através do Leiloeiro Público Oficial SR. MARCUS ROGÉRIO

ARAÚJO SAMOEL, matrícula AARC 335, comunica aos interessados, que fará realizar leilão público presencial e on line de bens móveis e imóveis inservíveis, que serão arrematados pelo maior lance oferecido, igual ou acima da avaliação. Os Lotes estão descritos no Anexo I do Edital que poderá ser obtido no site acima mencionado. Maiores informações e cópia do Edital poderão ser obtidas através dos sites, WWW.DIARIODELEILOES.COM.BR ou WWW.DELTTALEILOESREI.COM.BR, ou pelos telefones (48) 32741183 na Prefeitura ou (47) 3546 2855, 3525 4742 com a assessoria do leiloeiro. LEIA ATENTAMENTE O EDITAL. Angelina, (SC), em 04 de julho de 2.023.

Marcus R. Araújo Samoel Leiloeiro Público Oficial

Matrícula AARC 335

cal eles encontraram produtos de qualidade dos mais diversos segmentos desde vestuário, produtos para a casa, materiais de construção, entre outros. Além de adquirir produtos com preços especiais, quem pres-

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUNOPOLIS

LEILÃO, 18 de julho de 2.023, 9 HORAS. LOCAL E LANCES: Através do site WWW.LEILOESREI.COM.BR e presencial no Auditório da Prefeitura.

O município de BRUNÓPOLIS, SC, com sede na Rua Selmo Heck, 2405 Centro, Brunópolis SC, , inscrito no CNPJ/MF sob nº 01.613.853/0001-61, na forma que dispõe a lei 8.666/93 e suas alterações, através do Leiloeiro Público Oficial Sr. Roger Wenning, matrícula AARC 340 comunica aos interessados, que fará realizar leilão público presencial e on line de bens móveis e imóveis inservíveis, que serão arrematados pelo maior lance oferecido, igual ou acima da avaliação. Os Lotes estão descritos no Anexo I do Edital que poderá ser obtido no site acima mencionado. Maiores informações e cópia do Edital poderão ser obtidas através dos sites, WWW.DIARIODELEILOES.COM.BR ou WWW.LEILOESREI.COM.BR, ou pelos telefones (49) 3556 0020 na Prefeitura ou (47) 3546 2855, 3525 4742 com a assessoria do leiloeiro. LEIA ATENTAMENTE O EDITAL. Brunópolis, (SC), em 04 de julho de 2.023.

Roger Wenning

Leiloeiro Público Oficial

Matrícula AARC 340

tigia o evento pode aproveitar também outras atividades gratuitas oferecidas em parceria com algumas entidades. Tradicionalmente a Praça de Alimentação também fica a cargo de alguma entidade beneficente.

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBANOS

LEILÃO, 17 de julho de 2.023, 9 HORAS. LOCAL E LANCES: Através do site WWW.LEIALEILOES.COM.BR

O município de Curitibanos, SC, com sede na Rua Coronel Vidal Ramos, 860, Centro, Curitibanos, SC, CEP 89.520 000, inscrito no CNPJ/MF sob nº 83.754.044/0001 34, , na forma que dispõe a lei 8.666/93 e suas alterações, através da Leiloeira Pública Oficial Srª. MARILÉIA MAY, matrícula AARC 443 comunica aos interessados, que fará realizar leilão público on line de bens móveis e imóveis inservíveis, que serão arrematados pelo maior lance oferecido, igual ou acima da avaliação. Os Lotes estão descritos no Anexo I do Edital que poderá ser obtido no site acima mencionado. Maiores informações e cópia do Edital poderão ser obtidas através dos sites, WWW.DIARIODELEILOES.COM. BR ou WWW.LEIALEILOES.COM.BR, ou pelos telefones (49) 3245 7200 na Prefeitura ou (47) 3546 2855, 3525 4742 com a assessoria da leiloeira. LEIA ATENTAMENTE O EDITAL.

Curitibanos, (SC), em 07 de julho de 2.023.

Marileia May

Leiloeira Pública Oficial Matrícula AARC 443

RIO DO SUL 10 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023
LIQUIDAÇÃO

Ministério repassa R$ 1 milhão e obras da Arena Multiuso são retomadas

Orlando Pereira

As obras da Arena Multiuso de Rio do Sul, anexa ao Centro de Eventos Hermann Purnhagen, foram retomadas depois que o Ministério do Esporte repassou o convênio de R$ 1 milhão. A construção estava parada há mais de dois anos, justamente porque o governo federal repassou apenas parcela inicial de R$ 1 milhão.

De acordo com o superintendente da Fundação Municipal de Desportos, Jeberton Fermino, a retomada das obras começou com a concretagem da quadra e em seguida será executado o fechamento das paredes. “Até agora as medições correspondem a 57,64% do total geral”. Nesta fase serão executadas as redes elétrica e hidráulica, fechamento lateral com vidros e elevadores. A proposta é que os trabalhos ocorram no menor espaço de tempo para que

os R$ 3 milhões sejam empenhados.

Fermino prefere não prever o prazo para a conclusão

da construção. “Gostaríamos que fosse antes do dia 15 de novembro, data da abertura dos Jogos Abertos de Santa

Catarina, que novamente serão realizados aqui em Rio do Sul”. Ele observou que caso os R$ 3 milhões sejam empe -

Audiência com a Ministra do Esporte acelerou a liberação da parcela

nhados de imediato, a Arena Multiuso ficará em condições de receber pelo menos a solenidade de abertura.

A liberação dos recursos se deu depois da audiência da vice-prefeita de Rio do Sul, Karla Bastos Miguel, com a ministra do Esporte, Ana Moser. O encontro foi viabilizado pela

deputada federal, Ana Paula Lima. “O fato de a ministra ser natural de Blumenau certamente nos ajudou”. “Ela conhece a realidade do esporte catarinense”. O valor total do convênio

é de R$ 5 milhões, mais a contrapartida do Município, de R$ 3.339.992.06.

Algumas semanas depois da audiência a deputada veio a Rio do Sul especialmente

para conhecer a arena. Ela esteve acompanhada do prefeito José Thomé e a sua vice, Karla Bastos Miguel. “Trata-se de uma obra de fundamental importância que vai projetar não

apenas o município, mas toda a região do Alto Vale do Itajaí. Na oportunidade Ana Paula disse tão logo a nova medição seja encaminhada, o Ministério do Esporte tem condições de liberar mais uma parcela.

O novo espaço que fica em local estratégico, na entrada e saída da cidade pela BR-470, para equipes e delegações. O complexo contará com quatro vestiários, auditório, ambulatório, sala de segurança, duas cozinhas, duas áreas de convivência, além de banheiros adaptados. Também terá seis salas da Fundação Municipal de Desportos (FMD), além de 2 mil lugares sentados e quadra 40x20m. No total, são 700 metros quadrados de área construída. A obra é uma demanda antiga do município, atendendo atletas e técnicos, além do próprio público.

RIO DO SUL 11 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023 OBRA

Santa Catarina decide vaga em casa

Orlando Pereira

OCarlos Renaux será o adversário do Santa Catarina na fase do mata-mata do Campeonato

Estadual da Série B. O primeiro jogo acontece no próximo domingo (30), Brusque e o de volta no dia 3 em Rio do Sul. Na fase inicial os rio-sulenses terminaram de forma invicta, na primeira colocação, que garante o direito de joga em casa durante toda a competição se passar nos mata-mata. As demais partidas são: Caravaggio x Nação; Metropolitano x Guarani; e Internacional x Juventus. Os jogos de volta acontecem em Joinville, Palhoça e Jaraguá do Sul, respectivamente. A Caçadorense foi rebaixada para a Série C.

Com o empate sem abertura de contagem diante do Internacional, o Santa Catarina encerrou a fase inicial de forma invicta, com quatro vitórias e igual número de empates. Para avançar para às semifinais, o time rio-sulense precisa somar três pontos diante do Carlos Renaux. Em caso de igualdade o classificado será quem tiver o melhor saldo nesta fase.

O presidente Anilto Hegen classifica a campanha como excelente, tanto assim que liderou desde o início do campeonato.

“A competição na realidade começa a partir de agora na fase” acrescentou. O dirigente destacou que de agora em diante é preciso ter a “cabeça no lugar”.

““Qualquer deslize será fatal às nossas pretensões de subir para a Séria A no próximo ano”.

Hegen não descarta a con-

trações pontuais, do meio para a frente. O problema é que o mercado está inflacionado. “Os clubes que disputam os cam-

peonatos brasileiro das séries

C e D pagam muito alto e não temos condições de competir financeiramente”. Os dirigen-

tes continuam de olho no mercado, até porque o prazo para novas inscrições encerra no próximo dia 28.

ESPORTE 12 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 24 de julho a 8 de agosto de 2023 FUTEBOL
Rolf Junior/Arquivo/Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.