A REGIÃO do Alto Vale 3ª edição

Page 1

A REGIÃO

DO ALTO VALE

TEMOS VAGAS

página 6

Sem cerveja com álcool Festa de São João começa na sexta

Cravil investe R$ 26 milhões na estrutura de nova loja em Taió página

5
FOTO ORLANDO PEREIRA FOTO ALINE KUMMOROW FOTO ORLANDO PEREIRA Ano I de 20 de junho a 5 de julho de 2023
página 4

O ensino superior gratuito é um sonho antigo de trabalhadores e trabalhadoras da região, e consequentemente, de suas famílias. A Universidade Regional de Blumenau (FURB) resulta dessa mobilização, com a sua criação em 1964 decorrente de reivindicações coletivas. Embora seja uma instituição pública, a FURB não consegue ofertar vagas gratuitas, por falta de financiamento governamental. Por isso, a luta em torno da federalização da FURB é histórica. Em 2013, o engajamento em torno dessa reivindicação gerou a criação de um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau. Prestes a completar dez anos, o campus prepara agora a sua ampliação. A expansão do ensino superior gratuito no Vale do Itajaí exige a criação de uma nova universidade federal que contemple a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Acreditamos que somente desta maneira seja possível proporcionar a perspectiva de que trabalhadores e trabalhadoras tenham de fato uma alternativa para o ensino superior público, gratuito e de qualidade na região. Por meio da união FURB + UFSC Blumenau, renovamos as esperanças de que as duas instituições juntas, possam unir esforços pela construção de uma única Universidade, a Universidade Federal do Vale do Itajaí. Somente essa união pode gerar a criação de uma grande universidade, pública, gratuita e de qualidade, como precisa e merece há tanto tempo a nossa população regional.

Criada em 1964, a FURB é a universidade mais antiga do interior de Santa Catarina. Nos seus quase 60 anos de história, formou mais 60 mil egressos. Com 74 cursos criados (nem todos ativos), 13 mestrados, 4 doutorados, a FURB conta com uma comunidade acadêmica de quase 8 mil alunos, a maioria trabalhadores, por isso a grande oferta de cursos noturnos. Atualmente, mais de 2,5 mil estudantes dependem de bolsa para se manter na universidade. A instituição se consolida pela pesquisa, ensino extensão e dispõe de uma infraestrutura de 310 laboratórios e mais de 200 salas de aula, podendo atender de forma imediata a 15 mil vagas em todas as áreas. Presente em todas as áreas de conhecimento, a FURB se mostra com uma estrutura completa, o que garante uma expansão de vagas de ensino superior com rapidez e amplitude.

A luta em prol da federalização da FURB é um movimento que remete a pelo menos desde 2002. Em 2008, um plebiscito e abaixo-assinados foram organizados expressando a vontade popular da região em torno do tema. Qualquer aumento de vagas públicas no ensino superior da região que não envolva a FURB impactará profundamente a FURB e os servidores que estão sob este regime previdenciário. Por isso, estamos certos de que só há um caminho: a parceria entre FURB e campus da UFSC em Blumenau para fortalecer a criação de uma universidade pública, gratuita e de qualidade no Vale do Itajaí. Junte-se à nossa luta!

Movimento FURB FEDERAL

Frahm 63 anos

Que orgulho que eu tenho dessa empresa. Lembro do “Seu” Norberto, seus filhos e agora uma nova geração dinamizando a empresa. Que show! Me vem à mente o Marcelo, filho do seu Norberto e recordo dele com muito respeito e carinho, porque estudou comigo por longos anos e era um cara do bem, super simples. Se foi muito

cedo, mas, tenho certeza que ele, “Seu” Norberto, a dona Hilda, estão abençoando lá de cima essa empresa e estes colaboradores e tenho mais certeza que virão muitos e muitos anos de realizações. Parabéns a Frahm! Orgulho para nossa cidade.

Rafael Pezenti

Estive em alguns eventos com o deputado federal que continua sendo um cara simples, direto, sem frescuras e que está sempre visitando os municípios daqui do Alto Vale. Rafael está em Brasília e promete novidades que devem aparecer em breve. Seu mandado terá sua marca. Grande abraço e parabéns pelo trabalho.

carros atravessados ocupam duas pistas, enfim, um Deus nos acuda. Como o vereador Nilso Crespi é daqueles que vai, toca o pau e faz a coisa acontecer, eu encaminho o pedido. Os pais agradecem. Em tempo: a diretoria de ambos os colégios já realizou dezenas de pedidos. Foram ignorados.

Cooperativas cobram pix

Sim. Algumas cooperativas de crédito estão fazendo isso. Cobrando taxa sobre o PIX de pessoas jurídicas. Atitude antipática perante ao público. Uma vergonha, por sinal. Eu já me mudei! Ainda bem que há concorrência. Normalmente é assim. Deixo falando sozinho. É por estas e outras que muitas portas se fecham. Tratam o cliente como querem e esquecem que é ele quem paga seus salários.

Pergunta infeliz

Dia desses em um restaurante, após analisar o cardápio, fiz o pedido. Estava eu e um amigo. Garçom anotou e depois voltou soltando esta: “Essa comida é para vocês?”. Olhei para os lados para confirmar. Havia só duas pessoas ali. Talvez ele estivesse enxergando as “entidades”. Cruzes!!!!!

Ruas Dom Bosco e São João Pais estão apavorados com a saída dos colégios Dom Bosco e Paulo Zimermann. No horário entre 11 e 12 horas é um caos e não há um elemento da Guarda Municipal. Ninguém pára e ninguém obedece ou organiza o local. Algumas crianças e adolescentes entram na pista e nas faixas,

Trânsito de novo?

Deram outra porrada no muro do IMA, (Instituto Maria Auxiliadora), na estreita, caótica e mal conservada Rua Humaitá. Nova eleição vem aí. Vão anotando estas pautas, viu. Urna não é pinico.

Alô Procom!

Uma passada em certo centro comercial, bem no centro de Rio do Sul, faria muito bem. Preço na vitrine parece ser artigo de luxo em algumas lojas e são sempre as mesmas. Mais uma vez se comprova que “as palestras” de nada adiantaram. A advertência tem que vir e se insistirem, “a caneta” tem que ser usada. Na saída, passem pela Rua Carlos Gomes. Haverá muitas coisas interessantes a se observar. Ou mudaram a lei que obriga preços nas vitrines?

Falta de respeito

Na minha época a gente respeitava o chamado “Dia Santo de Guarda”, como esse de Corpus Christi. O comércio não abria, possibilitando que todos os funcionários participassem da procissão. Com a mudança na legislação trabalhista, agora a abertura é facultativa. Acho que faltou respeito de

A Região do Alto Vale

Estamos chegando cada vez mais longe e como o mundo é digital, estamos sendo bem aceitos até por quem mora em outros países, mas nasceu por estas bandas.

RBA TV

Nossos elogios a RBATV pelas matérias mostrando empresas da cidade e região. Eu particularmente, já vinha sugerindo para fazer isso desde que a emissora inaugurou. As pessoas daqui querem ver coisas daqui e não matérias com “coisas de fora”, ou altas nacionais. Parabéns a todos da equipe e o rumo é esse. Jornalismo regional falando “de e sobre” a nossa gente. Show!

uma certa loja na Alameda Aristiliano Ramos. Pelo menos poderia fechar as portas no momento que o cortejo passava na frente.

Dia dos Namorados

Mal e porcamente ouviu-se falar de jantar ou algum evento especial e porreta para os namorados. Não vi e não ouvi propaganda de nada. Alguém deve estar com a “cola cheia”, assim como certas empresas que fecham as portas no final do ano e dizem adeus aos que aqui moram e lhes compra o ano inteiro. Ferrem-se vocês que ficam! Só falta dizer isso e você sabe que não é ferrem-se. O verbo é outro, mas vamos deixar assim.

Nas TVS

A crise nas grandes redes de TV mal começou. Band, Rede TV, SBT e outras estão demitindo muita gente. Nada mais é como antes, salvo se você souber vender e vender bem. Essa semana José Luiz Datena trocou farpas com outro apresentador da TV Record que esnobou no ar: “Agora só a Record tem helicóptero em São Paulo”. A Band ficou sem o seu. Mandou o tal Comandante Amilton embora.

Stênio Garcia

O ator da Globo que vai completar 91 anos fez a tal de harmonia facial. Ficou com cara de bunda. Ridículo. Parece que bateu de frente com um trem. Cruzes!

Até na próxima...

Diagramação: Istela

EDITORIAL 2 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
Júlio Ramos, Jornalista Reg. 4012 SC.
OPINIÃO FURB FEDERAL Expediente O jornal A Região do Alto Vale é uma publicação da empresa Brasil Bid Ltda. CNPJ – 04.465.909/0001-76 e-mail – aregiaoav@gmail.com Colaboradores voluntários desta edição
Aline Kummrow; Cris Kahl (social); Josiani dos Santos; Júlio Ramos; Magali Moser; Orlando Pereira; Roberto Ribeiro; Sergio Chicato; Vanessa Pio Mafra.
Capristano

JORNAL

A Região do Alto Vale recebe elogios

Idealizado por um grupo de jornalistas, A Região do Alto Vale, está chegando a sua terceira edição. A publicação é quinzenal e como ainda está na fase experimental, a futura empresa optou por não fazer investimentos na construção de site. Por enquanto apenas no Facebook.

Os números de acesso são impressionantes até o momento, considerando que muita gente desconhece a existência. Mesmo assim continuamos dizendo que estamos na fase experimental. É que todos os membros do grupo, inclusive de outras cidades participam de forma voluntária.

“Parabéns. Espero que o projeto dê certo, com essa equipe de jornalistas conhecedores da região do Alto Vale do Itajaí. Precisamos de informação, de notícias”.

Quero aqui deixar meu agradecimento à equipe de A Região do Alto Vale, por dar início a um projeto que auxilia no desenvolvimento regional. Assim como a nossa querida Viacredi Alto Vale, esse novo meio de comunicação chega para mostrar o potencial dessa região de pessoas tão fortes e trabalhadoras. Um meio de comunicação desenvolvido por profissionais dedicados e experientes no jornalismo permite que nossas histórias sejam contadas com qualidade, e pode ter certeza que faz também a diferença na vida das pessoas.

Estamos em uma época em que é necessário que boas pessoas nos contem fatos de forma idônea e principalmente com verdade. E isso ficou muito claro nas duas edições do jornal.

Penso que estamos diante de um meio de comunicação com um objetivo muito claro: contar as boas histórias do povo do Alto Vale do Itajaí. Contem conosco sempre!

“O jornal ficou bom. Dentro daquilo que se propõe será muito útil para a nossa região. As matérias são úteis e chamam a atenção do leitor não apenas do Alto Vale do Itajaí. Afinal de contas está nas redes sociais”.

“Em boa hora vamos ter um veículo que possa sedimentar ainda mais o crescimento da nossa Rio do Sul e da região do Alto Vale. A matéria do Santa Catarina Clube e só por ela fiquei sabendo que o Carlos Berkenbrock é o vice-presidente, outro direcionamento de sucesso administrativo pela competência e honestidade. Cumprimento aos parceiros do arrojado projeto que, desejo, seja amplamente vitorioso”.

JB Telles Cronista esportivo

“Desejo sucesso à equipe do Jornal A Região, que já circula nas redes sociais. Boa informação, vinda de uma equipe responsável e experiente, é sempre útil e engaja a comunidade em assuntos de interesse coletivo. Ganham todos, principalmente o leitor. Sem dúvida, Rio do Sul e o Alto Vale precisam de trabalhos e projetos jornalísticos de qualidade e comprometidos. Ao mesmo tempo que a quantidade de informação disponível ao consumidor é cada vez maior, sabemos como é difícil estar antenado a tudo. Por isso, confiamos neste novo empreendimento, para mostrar os destaques de nossa região sempre de forma direta, ampla e com muita seriedade”.

A REGIÃO 3 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
Ricardo da Silva Diretor Executivo da Viacredi Alto Vale

Festas de São João de ontem e de hoje

Adona Marieta Therezinha Murara Claudino dos Santos, conhecida carinhosamente como Dona Tuti é uma figura simpática, carismática e amorosa. Ela adora contar histórias que marcaram a sua trajetória, ao longo dos seus 90 anos. São histórias de muito afeto e que contam momentos importantes da sua vida, de sua família, seja do seu marido Nica Claudino, dos filhos, Ademir e Pedro, ou dos seus seis netos e quatro bisnetos. São tantas histórias, que a família passou a incentivá-la a registrá-las. E assim

tem sido feito. Frequentemente a Dona Tuti reserva um tempo do seu dia para escrever, a próprio punho em um caderninho. Fato este que já rendeu um livro e a oportunidade de tê-las eternizadas!!!

Hoje ela reside na região central de Rio do Sul, numa casa com um lindo jardim. Mas nem sempre foi assim. Em meados da década de 50, ela, o marido e os filhos ainda pequenos, com seis e quatro anos e 4 anos, residiam na localidade do Denecke, às margens do Rio Denecke, que na época era distrito de Vítor Meireles. E é justamente dessa época que Dona Tuti conta histórias memoráveis da Festa

de São João de Rio do Sul.

A família vinha de caminhão, encarando estrada de barro e em torno de 100 km, somente para prestigiar e participar da famosa Festa Junina. Dona Tuti conta que os três principais atrativos eram a rifa que sorteava prêmios valiosos, como carros. Era como se pegasse os cinco melhores carros de hoje e fossem sorteados. Também tinha a queima de fogos de artifícios e a fogueira de madeira de 30 a 40 metros de altura. Com um sorriso no rosto conta sobre o emblemático arremate da fogueira. Este era o prêmio mais caro e quem pagasse mais teria a “sorte” de acendê-

-la. “Era uma verdadeira festa”, conta saudosa! Outro atrativo e símbolo emblemático era as tradicionais barracas juninas, sendo que ela ficava responsável pelo caixa da barraca do Apostolado da Oração. Também des-

taca que era uma prática comum as pessoas se deslocarem longas distâncias para participar da festa. Era um encontro da região e conta que vestiam as melhores roupas e sapatos. Tamanho era o prestígio da festa de São João.

Festa novamente não terá a venda de cervejas com álcool

A edição da Festa de São João, que acontece de sexta-feira até domingo, novamente não terá a venda de cerveja com álcool, como já ocorreu no ano passado. A decisão faz parte de acordo entre as paróquias que integram a Diocese de Rio do Sul. Em Laurentino, na Festa de Santo Antônio a norma não foi cumprida. O quentão volta a ser preparado com vinho. A novidade será o bingo, no domingo a partir das 14h30. Ao invés de premiação em dinheiro, os ganhadores receberão brindes doados pela comunidade.

O presidente da CPC, Benício Uller, revelou que o movimento financeiro

do ano passado foi praticamente o mesmo de 2019 já que em 2020/21 o evento não foi realizado por conta da pandemia. Sobra a não comercialização da cerveja com álcool ele revelou que uma assembleia, composta por padres e leigos, definiu que uma das normas é a suspensão para não levar as pessoas ao vício.

As restrições impostas pelos Bombeiros Militares impedem a fogueira e até mesmo a queima de fogos de artifícios. O coordenador do CPC explicou que essa medida é antiga pela localização geográfica da catedral. “A queima dos fogos até poderia acontecer, mas dependeria da elaboração de

um projeto de custo altíssimo”, acrescentou “Até mesmo a barraca do porquinho da Índia estamos impedidos de colocar”. “A única para as crianças será a da pescaria”. O preço do filé duplo, tipo exportação, é R$ 50,00 com acompanhamento pão e farinha. A salada terá que comprar à parte. Quem optar também tem carne suína. Na sexta-feira será servido a partir das 18h30 até às 22h. No sábado a barraca funciona das 11h30 às 14h30 e depois das 18h30 às 22h. No domingo no encerramento da festa das 11h às 14h30. O cantor Vando Bento se apresentará durante as refeições (Orlando Pereira)

RIO DO SUL 4 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
TRADIÇAO ORLANDO PEREIRA
ORLANDO PEREIRA

Cravil inaugura nova estrutura em Taió

Aline Kummorow

Com mais de 9 mil metros de área construída, a Cravil inaugurou no dia 10 de maio, a nova estrutura de Loja Agrícola e Supermercado no município de Taió. Presente no município do Vale Oeste desde 1975, a cooperativa iniciou sua trajetória em Taió com o recebimento de leite. A loja comercial, supermercado e loja agrícola, foi aberta em 1996. Atualmente, a cooperativa conta com 300 famílias associadas no município e promoveu o recebimento, no último ano, de 120 mil litros de leite e 15 mil toneladas de cereais entre arroz, soja, milho e trigo.

De acordo com o presidente da Cravil, Harry Dorow, foram essas famílias que pleitearam uma nova estrutura. “Tudo isso foi planejado para atender o pedido da comunidade, para a Cravil melhorar, evoluir na região. E aqui estamos nessa obra que acompanha o desenvolvimento de Taió e do Vale Oeste, e a Cooperativa trabalha com esse objetivo: de contribuir com o desenvolvimento das famílias associadas e das comunidades”.

O investimento total, in-

cluindo obra, equipamentos e estoque ultrapassa os R$ 23 milhões. No primeiro andar, além do estacionamento com 170 vagas, acontece uma exposição de fotos antigas do acervo do Foto Bolinha, e ainda um quadro em homenagem aos associados do município. No segundo andar, um supermercado remodelado, com adega, padaria, açougue, hortifruti, espaço beleza e muito mais variedade. “Uma obra planejada para o associado e cliente ter conforto, comodidade, acessibilidade e segurança”, destaca com o gerente da filial, Hilário Scherer.

A Loja Agrícola também está de cara nova: mais espaçosa, com área privativa para atendimento e muitos produtos para o produtor rural, mas também para quem gosta de cuidar do jardim, da horta, é adepto a uma cavalgada ou aprecia o silêncio de uma pescaria. O associado Aldo Rahn, produtor de arroz em Taió, ressaltou a alegria de viver essa conquista. “É uma conquista muito importante para os cooperados de Taió e toda a sociedade que vai poder usufruir desta estrutura de primeiro mundo”.

No segundo andar, junto ao Supermercado e Loja Agrícola da Cravil há três salas de apoio,

uma delas é a loja de cosméticos Suely Beautyé. Outros dois espaços estão sendo preparados.

A nova estrutura da Cravil está localizada em local estratégico e tem entrada e saída em dois pontos, um pela Avenida Luiz Bertolli e outro pela Rua Evaldo Martins. O prefeito Horst Alexandre Purnhagen destacou que esse é um investimento que o povo de Taió merecia. “Quero parabenizar a Cravil, como associado e como

prefeito estou muito feliz com esse investimento. A prefeitura é parceira da Cravil neste e em futuros investimentos. Um supermercado amplo, moderno e

SERVIÇO

uma loja agrícola com bastante variedade, ficou tudo muito bonito. Parabéns para a Cravil essa cooperativa tão importante para o nosso Alto Vale.

O novo horário de atendimento da filial de Taió é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 12h.

Mais informações adicione o número da filial de Taió no whatsapp: 3562-1277 e siga as redes sociais @cravilsupermercados e @craviloficial.

A REGIÃO 5 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
FOTOS ALINE KUMMOROW E DIVULGAÇÃO
COOPERATIVISMO

Oportunidades de empregos

Rio do Sul registra saldo positivo na geração de empregos, mas é comum encontrar faixas, outdoors, anúncios em rádios, redes sociais e empresas de recrutamento e seleção. As oportunidades de trabalho estão expostas por todos os lados em Rio do Sul. Há vagas na Capital do Alto Vale, que registra saldo positivo na geração de emprego.

As vagas disponíveis somam-se aos dados gerais do Es-

Santa Catarina teve a maior geração de empregos do Sul do Brasil nos primeiros meses de 2023. A nível nacional, está em

tado. Santa Catarina teve a maior geração de empregos do Sul do Brasil nos primeiros meses de 2023. A nível nacional, está em segundo lugar, ficando atrás apenas de São Paulo. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no mês de março.

Rio do Sul não figura no ranking das cidades que mais geraram empregos formais neste período. A lista é liderada por Joinville, Itajaí, Jaraguá do Sul e Blumenau. Mas é inegável que a Capital do Alto Vale é um celeiro de boas oportunidades em vários setores da economia.

Alison Martins é jornalista e locutor. O morador da cidade de Concórdia, veio em busca de novas oportunidades e conseguiu. “O que me trouxe para Rio do Sul foi a possibilidade de crescimento pessoal e profissional, visto que é uma cidade muito promissora. Sempre ouvi

falar muito bem daqui e estou comprovando isso”, destaca. O locutor ressalta ainda o quanto Rio do Sul é evoluída em vários aspectos e o desejo de trazer a família para cá. “Minha família continua no Meio Oeste, mas já visualizamos a vinda deles também. Rio do Sul é uma

cidade de muitas oportunidades e queremos ficar”, observou. Assim como Alison, várias outras pessoas chegam na cidade em busca de oportunidade de trabalho. Mas ainda assim, as vagas não são preenchidas e alguns setores encontram dificuldades na contratação.

TI é um dos setores que mais sofre por falta de mão de obra aproximadamente 300 vagas em aberto”, destaca o diretor do polo Acate - Rio do Sul/ NIAVI Acirs, Sandro Alencar Fernandes.

Mesmo com milhões de desempregados no Brasil, as empresas encontram dificuldades na contratação de mão de obra, especialmente as mais qualificadas. Em Rio do Sul, não é diferente. O setor da tecnologia é um dos mais desafiadores quando o assunto é a busca por profissionais.

“Há uma busca constante de profissionais qualificados em tecnologia. Hoje no Vale do Itajaí são cerca de 1.800 vagas para 2023. A região de Rio do Sul está inserida nesse cenário e, certamente, temos

Para contornar a deficiência de mão de obra, iniciativas como o projeto TI-Educa do NIAVI polo Acate, buscam incentivar os jovens a olharem para a tecnologia como uma oportunidade. O projeto recebe apoio de instituições de ensino e empresas com várias iniciativas de formação, com cursos gratuitos, eventos, palestras e formação profissional.

Contrata-se

Além de manter o número de contratações em alta, Rio do Sul também segue ofertando vagas de trabalho no comércio, indústria e serviços. São centenas de oportunidades disponíveis para consulta e preenchimento. As vagas de emprego estão disponíveis nos portais:

www.promaisgestao.com.br/vagas

www.cdlriodosul.com.br/vagas-de-emprego

Rio do Sul não figura no ranking das cidades que mais geraram empregos formais nos primeiros meses do ano. A lista é liderada por Joinville, Itajaí, Jaraguá do Sul e Blumenau. Mas é inegável que a Capital do Alto Vale é um celeiro de boas oportunidades em vários setores da economia.

A REGIÃO 6 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
“ “ VAGAS
segundo lugar, ficando atrás apenas de São Paulo.
Alison Martins Aqui tem oportunidade!

Uma barbearia que nasceu na roça de aipim

Sérgio Chicato

Oque se espera de uma roça de aipim? Que produza aipim. Mas esta é a história de uma roça diferente. Dela nasceu uma barbearia e um barbeiro que no último dia 30 maio completou 89 anos. Destes, 74 foram dedicados ao ofício. Nasceu em 7 de agosto de 1934, mas nos documentos a data eu aparece é 30 de maio. Algo nada fora do comum naquela época.

Esta é a história de Alberto Henrique da Neves, de seus irmãos e filhos. Nascido em uma família tradicional, o pai era carpinteiro, mas não ensinou o ofício para os filhos que ajudavam na roça e também prestavam serviços para terceiros.

Todo dinheiro era entregue para o pai que liberava uma quantia para os bailes e as tradicionais domingueiras. “a gente ia num baile, ganhava 10 pilas, ia

na domingueira, ganhava cinco”. “Nunca sobrava dinheiro para nós”.

Mas como o dinheiro que recebia do pai era pouco, Alberto resolveu plantar uma roça de aipim para depois vender às fecularias que se espalhavam pela região e que, durante muito tempo, foi o principal motor da economia do Alto Vale. Ele lembra que foi uma época de muita chuva. O capim crescia o dobro do aipim, mas ele não desistiu e foi recompensado. “Parecia um mar quando o vento batia nas folhas.

“O meu irmão Saturnino aprendeu a barbeiro com um primo irmão nosso o Idalécio Marcelino”. Noivo e faltando dinheiro para o casório, “sem dinheiro pra se aprontar” precisava comprar um terno e não tinha dinheiro pra nada o irmão fez uma proposta: “Dá essa roça pra mim. Assim eu casar e tiver a minha casa tu podes vir a aprender a ser barbeiro comigo sem pagar nada”.

Assim nascia um barbeiro que foi um nome referência na região de Taió. Ainda trabalhando na Barra do Trombudo, começou o ofício afiando navalhas e aos poucos começou a fazer barba e ganhar a confiança da clientela. Foi trabalhar em Itajaí, mas não suportou o “mau cheiro” que vinha do cais. Visitando os parentes na Barra do Trombudo, em Rio do Sul, descobriu que tinha alguém de olho nos serviço dele.

Olavo Medeiros era dono de um hotel em Taió e numa viagem para entregar madeiras conheceu Alberto. Comprou uma barbearia com duas cadeiras. “Olavo disse que queria me levar para Taió.

Eu lá sabia onde era Taió”. Nessa época trabalhando ainda em Itajaí veio conhecer a barbearia que funcionava junto ao hotel que ficava em frente onde hoje é a Loja de Móveis Bogo.

“Vim conhecer a barbearia e me animei”. Fechou o negócio e assim começou a vida de barbeiro. O que facilitou foi que o Olavo disse que ele poderia pagar como pudesse. Depois ensinou o irmão Minga. “Ele trabalhava no salão dele e eu no meu”. A vontade era voltar para Lages, “comprar a barbearia e voltar para minha querência”, mas tudo sempre confabulava para que ele ficasse aqui.

Mudou para um novo ponto próximo ao Hospital São Francisco em 1989 onde funciona até hoje. Agora aposentado, a barbearia está sob a responsabilidade do filho mais novo que não pretende mexer nem no espaço e nem na estrutura dela.

Lembra das muitas vezes que a irmã diretora do hospital chamava para prestar os serviços. Daqueles eu podiam pagar, cobrava, dos outros fazia de forma voluntária. Lembrou também dos tempos em eu fazia dormentes para a estrada de ferro com machado.

Sobre o ofício, ensinou para o mais velho Valdir que já morreu,

para o Valmor em mora em Camboriú, para o Carlos que mora em Timbó, mas não trabalha e para o Jinho que é quem toca a barbearia agora. O maior orgulho foi a satisfação dos clientes.

Com a barbearia vendia também bilhetes da loteria de Santa Catarina e uma ocasião vendeu o bilhete número 3152. O dono do bilhete ainda não havia pago, mas mesmo assim, recebeu o prêmio de 500 mil ou 500 milhões, não lembra como era. Além desse, vendeu mais dois prêmios de 50 mil. Aposentado, não abre mãos de outras paixões, como o baralhinho nas tardes de quarta.

A REGIÃO 7 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
TAIÓ
Jinho assumiu a barbearia comprada pelo pai que completou 89 anos no dia 30 maio O espaço que vendia também bilhetes da loteria de Santa Catarina pagou um dos maiores para da época No mesmo local desde a década de 80, a barbearia tem uma clientela fiel.

EDUCAÇÃO

Ações de Prevenção da Violência e Exploração Sexual chegam a Ibirama

Magali Moser

Duas escolas de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, começam a ser beneficiadas com o Projeto Prevenção da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil. A iniciativa é da educadora e empreendedora de projetos sociais Shirlei Fabiana Silva, da Olakunde, Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã. Nos dois educandários, um municipal e outro estadual, as ações estão estruturadas em torno de eixos centrais.

Na Tancredo Neves serão atendidos mais de 300 estudantes, além de 33 profissionais da educação e 260 pais e responsáveis. Na Walmor Ribeiro são mais de 400 estudantes atendidos, 55 profissionais da educação e 824 pais e responsáveis. Os dados são da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes de Ibirama e da Coordenadoria Regional de Educação.

O projeto iniciou em Ibirama em junho do ano passado, com diversas ações de conscientização e autocuidado. Ganhou

espaço em outras realidades, como no município de Presidente Getúlio, também no Alto Vale do Itajaí. Na avaliação feita pelos estudantes do 6º ao 9º ano sobre o projeto, mais de 98% dos alunos reconheceram como uma oportunidade de aprendizado para autoproteção contra abuso e exploração sexual. Mais de 97% dos estudantes consultados defendeu que considera importante falar de prevenção e educação sexual nas escolas. Nas avaliações dos professores

e dos pais, o reconhecimento sobre a necessidade em torno do projeto foi de 100% tanto da importância de discutir a temática, quanto à possibilidade de aplicação do aprendizado com os filhos.

Em Presidente Getúlio, os quase dois meses de trabalho resultaram em um saldo de seis denúncias de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação. “O resultado do trabalho

se revela nesses dados. Falar de educação sexual nas escolas ainda é um tabu, mas aos poucos estamos vencendo barreiras e mostrando a necessidade de tratar dessa temática na prevenção de situações de violência”, acredita Shirlei.

Em Ibirama, serão aplicados quatro ciclos de aprendizagem, atingindo 756 estudantes, todas as turmas do ensino fundamental I e II e ensino médio aproximadamente 1.084 pais e responsáveis (comunidade) e

88 profissionais da educação, totalizando 1.928 pessoas atendidas diretamente em 96h de projeto. O projeto será atravessado por metodologias ativas, respeitando cada faixa etária e público envolvido. As atividades incluem oficinas preventivas de conscientização e rodas de conversa com estudantes, palestras com a comunidade (pais e responsáveis) e formação pedagógica, com todos os profissionais da educação.

FOTO DIVULGAÇÃO A REGIAO 8 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023

FEHOESC faz balanço positivo do programa de governo que agiliza cirurgias eletivas

Uma das consequências imediatas da pandemia de coronavírus, foi a sobrecarga no sistema de Saúde, o que acabou resultando num recorde de cirurgias eletivas não realizadas em Santa Catarina. Milhares de catarinenses ficaram à espera dos procedimentos, por um período muito acima do desejado. O cenário começou a mudar, a partir da posse do novo governador, Jorginho Mello, que priorizou esta demanda, lançando em fevereiro o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas. Com meta ousada, a expectativa é de que

no período de 6 meses, a fila de espera por procedimentos no estado, seja zerada.

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina atuou como parceira do governo, ao ser convidada de imediato a debater a construção do programa. Para o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, o balanço é extremamente positivo até o momento, “podemos constatar que encontramos o governo comprometido na descentralização dos serviços e com vontade de fazer. Reunindo todas as pontas, em pouco tempo, acreditamos que juntos, vamos atingir os objetivos traçados”.

A FEHOESC representa mais de 180 hospitais privados e filantrópicos e mais de 2 mil estabelecimentos de serviços de Saúde em Santa Catarina. A rede é responsável por mais de 70% dos atendimentos do SUS no estado. Outro ponto a ser destacado pelo presidente,

é que o governo antes de tudo, garantiu o repasse de recursos para a viabilidade do Programa. Neste ano serão aplicados R$ 235 milhões de reais. “O que podemos constatar é que com a adoção das medidas prioritárias, está sendo possível otimizar a realização dos procedimentos cirúrgicos, atendendo de forma primeiramente os portadores de câncer”, destaca Giovani Nascimento. A rede hospitalar está fazendo um grande esforço para contratar equipes, reservar centros cirúrgicos e leitos, especialmente para este fim.

Segundo o governo do estado, 91 hospitais sob gestão estadual têm contrato com a Secretaria de Estado da Saúde com capacidade de realizar mais de 20 mil cirurgias/mês. As cirurgias que lideram a lista da demanda reprimida são as relacionadas à ortopedia, cirurgia geral e geniturinário: joelho, quadril, ombro e coluna; aparelho digestivo: vesícula e vias biliares, hérnias, gastroplastias; histe-

Giovani Nascimento presidente da FEHOESC

rectomias, vasectomias, laqueaduras e cálculos renais; varizes, angioplastias e ablações.

“Com a união de esforços, temos a certeza que Santa Catarina continuará a dar exemplo no país, como uma dos estados que mais dá respostas rápidas à sociedade no setor Saúde”, afir-

ma o presidente da FEHOESC. Para Giovani Nascimento, “a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde, é uma entidade propositiva e sempre aberta ao diálogo com a esfera pública: juntos, podemos buscar soluções a temas sensíveis da nossa população”.

O impacto da pandemia na resistência bactéria

Uma notícia que veio da China, um novo vírus foi isolado, este infectou todos os continentes, sem respeitar fronteiras, idiomas, ideologias políticas nem religiosas, uma ameaça a nós humanos. Identificado rapidamente como um coronavírus e batizado de SARS-CoV 2, sem tratamento específico, não tínhamos diagnósticos laboratoriais de rotina e pouco ou quase nenhum conhecimento sobre este vírus. Foi uma longa caminhada até 2023, perdemos amigos, parentes, foram anos difíceis. Chegou 2023 e a pandemia passou, mas ficaram os reflexos, um deles foi a resistência bacteriana aos antimicrobianos. Antes da pandemia a situação era preocupante, segundo a OMS (2019), “se nada for feito para controlar a resistência bacteriana aos antibióticos, podemos ter em 2050 10 milhões de óbitos relacionados as bactérias resistentes”, e não fizemos nada ou muito pouco até agora, e preocupante foi o uso indiscriminado de antibióticos

na pandemia.

Parece estranho falar em resistência bacteriana aos antibióticos em uma pandemia viral, já que estes são ineficazes no tratamento de infecção viral, mas vários estudos demonstram a utilização de antimicrobianos durante a pandemia no ambiente hospitalar e ambulatorial.

Em análise da FIOCRUZ, ”no ano de 2019, um pouco mais de mil isolados de bactérias resistentes a antibióticos foram enviados por laboratórios de saúde pública de diversos estados do país para análise aprofundada no Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como laboratório de retaguarda da Sub-rede Analítica de Resistência Microbiana em Serviços de Saúde (Sub-rede RM), instituída pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde (MS).

Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, o número de amostras positivas passou para

quase 2 mil, já em 2021 apenas no período de janeiro a outubro, o índice ultrapassa 3,7 mil amostras confirmadas, um aumento de mais de três vezes em relação a 2019, período pré-pandemia. Estudos no Brasil e no exterior mostram que a prescrição exagerada de antibióticos durante a pandemia do coronavírus agravou o problema: mais de 70% dos pacientes internados por Covid-19 receberam antibióticos. Outro fator que vem contribuindo para o aumento da resistência bacteriana na população é o uso indiscriminado de antimicrobianos de amplo espectro para o tratamento de infecções leves, como as do trato urinário baixo, como as cistites, por exemplo, o que leva à seleção de cepas de bactérias cada vez mais resistentes” (FIOCRUZ 2021).

Quando um antibiótico é administrado ele tem ação nas bactérias que estão causando a infecção, mas também age nas bactérias normais do nosso organismo fazendo uma pressão sele-

tiva e influenciando no equilíbrio existente na nossa microbiota. Quando você utiliza antibióticos sem estar com uma infecção bacterina a ação só será na sua microbiota normal prejudicando todo o seu organismo.

O que podemos fazer para ajudar são atitudes simples como tomar antibióticos só com orientação médica, no tempo determinado pelo médico, não interromper o tratamento, tomar na hora correta, dose correta, não utilizar a sobra do medicamento e se por um acaso tiver outra infecção, não é por que deu certo na primeira que vai dar certo na segunda com o mesmo antibiótico, e muito importante se os sintomas da infecção não melhorem em 48 horas contactar seu médico.

A resistência bacteriana é um problema de todos nós, governo e comunidade, não podemos perder o presente que o acaso nos deu pelas mãos de Alexander Fleming. Nós somos responsáveis pelos nossos cuidados com a saúde.

A REGIÃO 9 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
SAÚDE
“ “
Com a união de esforços, temos a certeza que Santa Catarina continuará a dar exemplo no país...
FOTO Rute Enriconi
Marco Antônio Ribeiro Malschitzky, Farmacêutico - Bioquímico CRF- SC 1440, Consultor de microbiologia do Hospital Regional Alto Vale - Rio do Sul
Com a união de esforços, temos a certeza que Santa Catarina continuará a dar exemplo no país...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - A.G.E.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA

Unimed lança plano com atendimento para o Alto Vale e região de Blumenau

AUnimed Alto Vale lançou um plano de saúde para atender a demanda da região do Vale Norte, com destaque para Presidente Getúlio, com cobertura completa e preço diferenciado. “Percebemos que o público buscava tratamentos de saúde em Blumenau. E, apesar de termos um produto estadual, entendemos que a capacidade de investimento num plano de saúde era limitada”, explica a gerente comercial da Unimed Alto Vale, Tamara Adam Gehrke.

Com um valor mais baixo, o novo plano tem como

foco trabalhadores, desde a pequena até a grande empresa. “Sabemos que a nossa região ainda não é autossuficiente em relação a saúde. Dependemos muito de Lages e Blumenau. A intenção com o novo plano é que esses clientes sejam atendidos em Blumenau, mas possam usufruir de todos os benefícios da Unimed Alto Vale”, ressalta. Os beneficiários terão todas as coberturas, desde consultas, internações e cirurgias. Além disso, poderão contar com o ambulatório Unimed 24h, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Médico

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO, MODALIDADE ON LINE.

1ª VARA CÍVEL / FÓRUM DE RIO DO SUL, SC. LEILÃO, 2 de AGOSTO de 2.023, 14h 25min. LOCAL E LANCES: leilão eletrônico (on Line) pelo site LEILOADOR.COM.BR

JULIO RAMOS LUZ, Leiloeiro Público Oficial, matrícula n.º AARC 162, devidamente autorizado pelo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito desta Vara, venderá em pública(o) PRAÇA / LEILÃO, na forma da lei, em dia, hora e local acima citados, o(s) bem(ns) penhorado(s) a seguir relacionado(s): Autos nº 5008428-40.2021.8.24.0054/ SC. Exequente: Supermercado Buzzi Ltda. Executado: Adenir Pedro Cechelero. BEM: VW GOLF GL 1.8, ANO E MODELO 1998, placas CJE 2946, renavam 698458508, gasolina, cor verde. Avaliação R$ 9.500,00. LANCES INICIAL A PARTIR DE R$ 4.900,00. Depositário: Nilton Horstmann, ou com Dr. Sidnei Lauri Fronza. Agendar visita pelo fone (47) 3525 4657. Visitação / Vistoria: Estrada Geral, frente ao nº 2970, Rib. Santa Bárbara, Ascurra, SC. Este(s) bem(ns) poderá(ão) ser adquirido(s) em parcelas. (Art. 895 do CPC. O interessado em adquirir o bem penhorado em prestações poderá apresentar: (.......) § 1º A proposta conterá, em qualquer hipótese, oferta de pagamento de pelo menos 25% do valor do lance à vista e o restante parcelado em até 30 (trinta) meses, garantido por caução idônea,* quando se tratar de móveis, e por hipoteca do próprio bem, quando se tratar de imóveis.). Parcelas serão corrigidas mensalmente pelo INPC. (incluindo a taxa mensal de juros remuneratórios de 0,5%). O saldo remanescente (75%, ou o que faltar para completar a integralidade do valor ofertado), poderá ser pago em até 30 (trinta) prestações, mensais e sucessivas, a primeira com vencimento no prazo de 30 (trinta) dias após a arrematação. As parcelas deverão ser atualizadas a partir da data da arrematação até o dia do efetivo pagamento de cada uma. No caso de atraso no pagamento de qualquer das prestações, incidirá multa de 10% (dez por cento) sobre a soma da parcela inadimplida com as parcelas vincendas. Obs: Caso haja interesse em parcelar, utilize o Formulário de Proposta de Arrematação Parcelada disponível no site ou solicite via email. conforme instruções deste edital. julioramos@julioramos.com.br. Envie com antecedência de no mínimo 24 horas. *Caução idônea se dará através de Nota Promissória, quando for bem móvel. Pagamento da Arrematação e da Comissão do(a) leiloeiro(a) serão através de Boletos bancários, acrescido de taxa respectiva. Demais informações e Edital completo nos sites PORTALDOLEILOEIRO.COM.BR e DIARIODELEILOES.COM.BR.

para atendimentos clínicos pediátricos, Centro Oncológico, Espaço Viver, e laboratório próprio e toda rede credenciada no Alto Vale.

De acordo com Clayton Luiz Maciel Guimarães, Diretor de Mercado, Marketing e Financeiro da Unimed Alto Vale, o novo plano também estará disponível para compra de qualquer empresa que tenha sede na região do Alto Vale. “Esse plano pode ser feito desde pequenas empresas até grandes, que queiram que seus colaboradores tenham um plano de saúde e mais qualidade de vida”, finaliza.

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO, MODALIDADE ON LINE.

1ª VARA CÍVEL / FÓRUM DE RIO DO SUL, SC. LEILÃO, 2 de AGOSTO de 2.023, 14h 15min. LOCAL E LANCES: leilão eletrônico (on Line) pelo site LEILOADOR.COM.BR

JULIO RAMOS LUZ, Leiloeiro Público Oficial, matrícula n.º AARC 162, devidamente autorizado pelo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito desta Vara, venderá em pública(o) PRAÇA / LEILÃO, na forma da lei, em dia, hora e local acima citados, o(s) bem(ns) penhorado(s) a seguir relacionado(s): Autos nº 5004233-46.2020.8.24.0054/SC. Exequente: Peri Alimentos Ltda. Executado: Evair Sievers. BEM: TERRENO URBANO COM ÁREA DE 72.982,10 M², NA ÁREA 02, LADO PAR DA RUA PEDRO DE SOUZA, BAIRRO IPIRANGA, MUNICÍPIO DE AGROLÂNDIA, SC., SEM BENFEITORIAS. Insc. imobiliária: 01.01.039.0565 e 01.01.025.0787. Matrícula no Reg. de imóveis de Trombudo Central, sob nº 21.348. Avaliação R$ 2.360.000,00. LANCE INICIAL A PARTIR DE R$ 1.182.000,00. Visitação / Vistoria: Diretamente no local do imóvel acima descrito. Em caso de dúvida, consulte o Oficial de Justiça junto ao Fórum, mapa na Prefeitura ou corretor de imóveis, SC. Este(s) bem(ns) poderá(ão) ser adquirido(s) em parcelas. (Art. 895 do CPC. O interessado em adquirir o bem penhorado em prestações poderá apresentar: (.......) § 1º A proposta conterá, em qualquer hipótese, oferta de pagamento de pelo menos 25% do valor do lance à vista e o restante parcelado em até 30 (trinta) meses, garantido por caução idônea,* quando se tratar de móveis, e por hipoteca do próprio bem, quando se tratar de imóveis.). Parcelas serão corrigidas mensalmente pelo INPC. (incluindo a taxa mensal de juros remuneratórios de 0,5%). O saldo remanescente (75%, ou o que faltar para completar a integralidade do valor ofertado), poderá ser pago em até 30 (trinta) prestações, mensais e sucessivas, a primeira com vencimento no prazo de 30 (trinta) dias após a arrematação. As parcelas deverão ser atualizadas a partir da data da arrematação até o dia do efetivo pagamento de cada uma. No caso de atraso no pagamento de qualquer das prestações, incidirá multa de 10% (dez por cento) sobre a soma da parcela inadimplida com as parcelas vincendas. Obs: Caso haja interesse em parcelar, utilize o Formulário de Proposta de Arrematação Parcelada disponível no site ou solicite via email. conforme instruções deste edital. julioramos@julioramos.com.br. Envie com antecedência de no mínimo 24 horas. *Caução idônea se dará através de Nota Promissória, quando for bem móvel. Pagamento da Arrematação e da Comissão do(a) leiloeiro(a) serão através de Boletos bancários, acrescido de taxa respectiva. Demais informações e Edital completo nos sites PORTALDOLEILOEIRO. COM.BR e DIARIODELEILOES.COM.BR.

JÚLIO RAMOS LUZ

Wanderlei Salvador, presidente do Sintrasp, com uso das atribuições dos artigos 11 a, e 100, C O N V O C A

todos os associados em dia com as obrigações, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EXCLUSIVAMENTE para ALTRERAÇÃO ESTATUTÁRIA em sua sede, à rua João Custódio Maciel, 155, nesta cidade e comarca de Taió, no dia 29 de julho de 2023, com a seguinte ORDEM DO DIA

- 1ª Convocação as 09H30m com a presença de 50% + 1 de associados; - 2ª Convocação as 10H00m com qualquer número de associados. Taió, 03 de junho de 2023 Wanderlei Salvador Presidente

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE PRAÇA / LEILÃO, MODALIDADE ON LINE.

1ª VARA CÍVEL / FÓRUM DE TROMBUDO CENTRAL, SC.

LEILÃO, 11 de AGOSTO de 2.023, 13h 55min.

LOCAL E LANCES: leilão eletrônico (on Line) pelo site LEILOADOR.COM.BR

JULIO RAMOS LUZ, Leiloeiro Público Oficial, matrícula n.º AARC 162, devidamente autorizado pelo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito desta Vara, venderá em pública(o) PRAÇA / LEILÃO, na forma da lei, em dia, hora e local acima citados, o(s) bem(ns) penhorado(s) a seguir relacionado(s): AUTOS Nº 0001606-41.2013.8.24.0074/SC. Exequente: Fidc Brasil Plural Recuperação De Crédito, Fundo De Investimento Em Direitos Creditórios NP. Executados: Rolando Arnold, Marli Schovinder, Ilário Arnold, Deise Daniele Haubert Kohler, Vilberto Muller Schovender, Salete Aparecida Felipe Arnold, Raniery Kohler, Espólio De Edgar Arnold E Espólio De Rita Arnold. LOTE A = TODOS OS BENS EM ARREMATAÇÃO GLOBAL** = DOS LOTES “B” ATÉ “J”. Avaliação global R$ 45.972.746,00. LANCES A PARTIR DE R$ 13.794.500,00. LOTE B = TERRENO URBANO NA RUA DUQUE DE CAXIAS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 361,00 M². Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 8.217. Avaliação R$ 197.519,85. LANCES A PARTIR DE R$ 59.500,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE C = TERRENO RURAL EM BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 182.500,00 M². Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 1.514. Avaliação R$ 36.903.291,98; LANCES A PARTIR DE R$ 11.071.000,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido com as suas respectivas acessões / benfeitorias. LOTE D = TERRENO RURAL NA RUA DOS PIONEIROS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 5.000,00 M². Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 14.911. Avaliação R$ 1.975.198,50. LANCES A PARTIR DE R$ 593.000,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido com as suas respectivas acessões / benfeitorias. LOTE E = TERRENO URBANO (LOTE 1) NA ESQUINA FORMADA PELA RUA TIRADENTES E O BECO WERNER BAADE, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 2.188,00 M². Registrado o C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.665. Avaliação R$ 576.099,56; LANCES A PARTIR DE R$ 173.000,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE F = TERRENO URBANO NA RUA DUQUE DE CAXIAS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 913,00 M². Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.344. Avaliação R$ 395.039,70; LANCES A PARTIR DE R$ 119.000,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE G = TERRENO URBANO, (LOTE A), NA RUA ALFREDO KUFFS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 696,00 M². Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.526. Avaliação R$ 737.407,44. Vistoria / visitação: No local vendido sem quaisquer benfeitorias. LANCES A PARTIR DE R$ 222.000,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE H = TERRENO URBANO, (LOTE B) NA RUA ALFREDO KUFFS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 480,00 M². Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.527. Avaliação R$ 158.015,88; LANCES A PARTIR DE R$ 47.500,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE I = TERRENO URBANO, (LOTE C) NA RUA ALFREDO KUFFS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 480,00 M². Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 12.528. Avaliação R$ 158.015,88. LANCES A PARTIR DE R$ 47.500,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. LOTE J = TERRENO URBANO + CASA, COM ACESSÃO E BENFEITORIAS, NA RUA DUQUE DE CAXIAS, BRAÇO DO TROMBUDO, SC, COM ÁREA DE 1.171,00 M². Edificado com uma casa residencial com área de 126,00 m². Registrado no C.R.I. de Trombudo Central sob nº 16.002. Avaliação R$ R$ 4.872.156,30; LANCES A PARTIR DE R$ 1.462.000,00. Vistoria / visitação: No local do imóvel. Observação: este imóvel será vendido sem quaisquer benfeitorias. ***OBSERVAÇÃO: 01) Será dada preferência para arrematação Global (Art. 893 do CPC). Caso não haja interessados, o leilão seguirá lote a lote. 2) Conforme ordem judicial, os imóveis matriculados sob os n. 1.514 e 14.911 serão vendidos com as suas respectivas acessões/benfeitorias e que os imóveis matriculados sob os n. 12.665, 12.344, 12.526, 12.527, 12.528 e 8.217 serão vendidos sem quaisquer benfeitorias, nos termos da decisão do e. 702. ESTE(S) BEM(NS) PODERÁ(ÃO) SER ADQUIRIDO(S) EM PARCELAS. (Art. 895 DO CPC. O interessado em adquirir o bem penhorado em prestações poderá apresentar: (.......) § 1º A proposta conterá, em qualquer hipótese, oferta de pagamento de pelo menos 30% do valor do lance à vista e o restante parcelado em até 30 (trinta) meses, garantido por caução idônea,* quando se tratar de móveis, e por hipoteca do próprio bem, quando se tratar de imóveis.). Parcelas serão corrigidas mensalmente pelo INPC. (incluindo a taxa mensal de juros remuneratórios de 0,5%). O saldo remanescente (70%, ou o que faltar para completar a integralidade do valor ofertado), poderá ser pago em até 30 (trinta) prestações, mensais e sucessivas, a primeira com vencimento no prazo de 30 (trinta) dias após a arrematação. As parcelas deverão ser atualizadas a partir da data da arrematação até o dia do efetivo pagamento de cada uma. No caso de atraso no pagamento de qualquer das prestações, incidirá multa de 10% (dez por cento) sobre a soma da parcela inadimplida com as parcelas vincendas. Obs: Caso haja interesse em parcelar, utilize o Formulário de Proposta de Arrematação Parcelada disponível no site ou solicite via email, conforme instruções deste edital. julioramos@julioramos.com.br. Envie com antecedência de no mínimo 24 horas. Pagamento da Arrematação e da Comissão do(a) leiloeiro(a) serão através de Boletos bancários, acrescido de taxa respectiva. Demais informações e Edital completo nos sites PORTALDOLEILOEIRO.COM.BR e DIARIODELEILOES.COM.BR.

JÚLIO RAMOS LUZ

GERAL 10 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
Público Oficial, Matr. n.º AARC 162
Leiloeiro
Leiloeiro Público Oficial, Matr. n.º AARC 162
LUZ Leiloeiro Público Oficial, Matr. n.º AARC 162
JÚLIO RAMOS
NOVIDADE SINTRASP - SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE TAIÓ Rua João Custódio Maciel, 155 – Centro - CNPJ. 79.372.678/0001-55 - Sintrasptaiosc@gmail.com
Ricardo Nardi e Giliani Coelho Karine Sabino Gleiber Porto e Poliana Costa Jonathan Bertoldi e Yara Rex Leonardo Bogo, Bruna Thais Pinto, Dayane Klock, Fabiola Buss e Thayse Perini Aparício Wolni Schwinden, Ricardo Vergilio, Patrick Doering, Bruno Feldmann e Guilherme Braatz Diandra Beschinock Rotta e Nathalie Fachini Evilin Zanella, Vanessa Lemunha e Gabriela Fossa Janaina Voigt Alfarth e Lucas Zimmermann

Quem ama o esporte nunca se aposenta

O assistente de arbitragem que utilizou o escudo da FIFA entre 2009 e 2012 hoje é diretor do Santa Catarina Futebol Clube e vice-presidente do Esporte Clube Concórdia de Rio do Sul e concentra os esforços em desenvolver o esporte no Alto Vale do Itajaí. Brecke, como é conhecido, é incansável, fez história nos gramados e levou o nome de Rio do Oeste este e toda a Região pelo Brasil.

Brecke veio para Rio do Sul em 1992 e segundo ele, como ‘jogador frustrado’, entrou para a arbitragem por meio da Liga Riosulensel. Estreou no jogo entre Avaí, de Lontras e Ouro Verde. “Em 1994 fiz os testes e ingressei na Federação Catarinense. Em 1997 fiz estreia na séria B no início do ano. E foi tudo muito rápido, a CBF fez uma mudança radical no quadro de arbitragem e eu estava no lugar certo, na hora certa. Fui selecionado ainda em 97 e fiquei dez dias na Granja Comary fazendo treinamento para bandeirar o Campeonato Brasileiro e em 5 de maio de 1997 fiz a minha estreia na maior competição do país”, lembrou Berkenbrock. O jogo foi Grêmio e São Paulo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Brecke ingressou no quadra da CBF em 1997, depois

em 2009 foi árbitro assistente da FIFA com 24 jogos entre Libertadores e Sul-Americana e atuação em duas competições internacionais de base entre seleções na Bolívia em 2009 e no Peru em 2011. “Em 2019 depois de mais de 25 anos na arbitragem e com a chegada da idade, as exigências físicas começaram a pesar e os testes físicos eram realmente cada vez mais exigentes. Como a arbitragem te faz viajar praticamente todos os finais de semana, pensei em substituir por outra atividade, foi quando me apresentaram o tênis. Em julho

de 2019 iniciei as aulas com o professor Sandro no Concórdia sem nunca ter colocado a mão numa raquete. Já em setembro de 2019 disputei o meu primeiro estadual em Rio do Sul, e de lá para cá perdi poucas etapas dos estaduais”, ressaltou Berkenbrock.

O envolvimento com a sociedade

Berkenbrock é inquieto, é envolvido pelo esporte. Depois de ingressar no tênis, participou da diretoria executiva do Esporte Clube Concórdia e hoje é

o vice-presidente do clube que completa 100 anos no próximo dia 24 de junho. “Estou para auxiliar o presidente Sávio Schmidt, nossos objetivos são convergentes e é evidente o crescimento do Concórdia. Eu hoje sou apaixonado por tênis e por tudo que esse esporte representa”, destacou Berkenbrock. No entanto, o futebol não sai dos objetivos desse icônico personagem do Alto Vale do Itajaí. Ele está imerso no Santa Catarina Futebol Clube, ajudou a iniciar o novo projeto, faz os ‘corres’ da gurizada, cuida para que a alimentação

dos atletas esteja em dia, faz as parcerias com as comunidades que recebem os treinamentos e tornou-se um agente importante para a criação do projeto, para a campanha que levou o time da Série C em 2022 para a Série B do Campeonato Catarinense em 2023 e principalmente... “Rio do Sul merece um time para torcer, merece ter a energia do futebol de volta. Vamos trabalhar incansavelmente para manter essa chama acesa e quem sabe, voltar a ter uma equipe de futebol na elite de Santa Catarina, finalizou Carlos Berkembrock.

ESPORTE 12 A REGIÃO do Alto Vale / Rio do Sul, 20 de junho a 5 de julho de 2023
FUTEBOL
cocriodosul.com.br
3521-4231
FOTOS DIVULGAÇÃO
(47)
Carlos Berkembrock (à esquerda) foi assistente Fifa durante vários anos e agora joga tênis
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.