Revista RTI | Novembro 2023

Page 23

23 – RTI – NOV 2023

Segundo Ivan Ianelli, diretor da AVS Brasil, o VHF/UHF oferece maior alcance do sinal, podendo chegar a 80, 90 km de distância. Além de otimizar o espectro de uma frequência ociosa, a solução é de fácil implantação e oferece uma relação custo/benefício mais competitiva que a fibra óptica e satélite. “É uma excelente opção para provedores de Internet e operadoras promoverem a interiorização das telecomunicações, levando acesso às comunidades rurais e agroindústrias”, diz. Atenta aos movimentos do mercado mundial, a Aviat começou a desenvolver a solução TVWS há cerca de uma década, impulsionada com a compra de fabricantes internacionais de sistemas sem fio, como Harris, NEC e

Rádio RDL da Aviat Networks com tecnologia TVWS

Redline. O resultado é um rádio inteligente, cognitivo, com capacidade de identificar a frequência sem uso e trabalhar naquela faixa. “Capazes de suportar espectro de 470 a 698 MHz, os rádios são definidos por software para implantações ponto a ponto e ponto-multiponto simplificadas, fornecendo altas velocidades de dados síncronos de até 440 Mbit/s de tráfego bidirecional”, explica. Uma outra vantagem é a facilidade de instalação, uma vez que a estação radiobase é bastante compacta (20 x 20 cm) e de alto desempenho, capaz de atender até 120 estações remotas (assinantes) com taxas de download de até 30 Mbit/s. Nos usuários, a linha compreende até 12 modelos de CPEs robustos e antenas de autoalinhamento nômades para fornecer uma rede sem fio de missão crítica.

“As soluções são projetadas para as condições ambientais mais difíceis, sobre água, montanhas e mato, até mesmo sem linha de visada, que tornariam a instalação de outras tecnologias impraticável”, diz Ianelli. Os equipamentos suportam temperaturas entre -40°C e +75°C. A Anatel tem fornecido as frequências para os serviços de forma pontual, para testes e pilotos, como o projeto realizado recentemente para o CIASC - Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina. O NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR está coordenando um estudo, em cooperação com a Embaixada do Reino Unido no Brasil, para analisar a viabilidade técnica e operacional do uso do TVWS para ampliar a inclusão digital no país. Desenvolvido em conjunto com o Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações e UFC Universidade Federal do Ceará, com o apoio da Anatel, o projeto busca analisar as condições técnicas e operacionais definidas pela regulamentação no Brasil e prover dados de suporte à Anatel referentes à coexistência de redes secundárias com o sistema de TVDA do padrão ISDB-TB, além de contribuir para futuros atos legais promovidos pela Anatel nesse contexto. “Há muito interesse de operadoras e provedores em desenvolver o projeto. Basta colocar a estação radiobase em uma fazenda ou comunidade interiorizada e rapidamente levar a Internet na região, em um raio de até 90 quilômetros. O Brasil é muito grande e ainda tem uma necessidade gigantesca de conectividade”, diz o executivo. A AVS Brasil, que também representa da Altai Technologies, fabricante chinesa de sistemas WiFi indoor e outdoor, tem implantado diversos projetos de rádio LTE e micro-ondas em faixas licenciadas e não licenciadas para empresas de telecomunicações, indústrias e concessionárias de energia, que contam com grande parque de usinas e subestações instalados em locais remotos. Site: www.avsbrasil.com.br

Neger Telecom Para usuários que estão fora das cidades, mas não tão remotos, uma opção rápida e econômica para ampliar sua conectividade é aproveitar a cobertura celular disponível nas estradas. “O conceito em si é antigo, vem desde o tempo da telefonia rural, em que as operadoras atendiam com celular fixo quem estava na franja da cobertura”, conta Eduardo Neger, diretor da Neger Telecom, de Campinas, SP, empresa especializada em desenvolvimento de tecnologias destinadas a áreas rurais e distantes dos centros urbanos. “A matemática de construir uma estação radiobase para atender um tráfego pequeno não fecha a conta. Então as tecnologias de repetidores de sinal ou reforçadores internos permitiam capturar esse sinal de maneira ‘acidental’ e atender à obrigação regulatória das operadoras”, diz. Seguindo esse mesmo conceito, a Neger Telecom desenvolveu o RuralMax, uma solução fácil de instalar e pronta para uso capaz de levar acesso à Internet em áreas rurais e remotas. O equipamento opera com oito bandas de frequência (700, RuralMax: antena 850, 900, 1800, diretiva, modem, roteador e Wi-Fi em 1900, 2100, um mesmo 2400 e 2600 equipamento MHz) e vem com antenas octaband que podem captar, de forma automática, o sinal das redes celulares com velocidades até 150 Mbit/s (LTE Release 9 Cat.4), mesmo em locais com sinal instável ou fraco sinal das redes celulares. Desbloqueado para qualquer operadora, o RuralMax não requer cabos e roteadores externos e vem com Wi-Fi IEEE 802.11 b/g/n integrado, permitindo conexão à Internet para variadas aplicações.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.