RTI - Junho - 2022

Page 38

NORMALIZAÇÃO

38 – RTI – JUN 2022

Publicada a norma de equipotencialização da infraestrutura para telecomunicações e cabeamento Paulo S. Marin, Doutor em EMI/EMC aplicada à infraestrutura de TI Coordenador da CE 003:046.005 ABNT/Cobei

A

O conjunto das normas brasileiras para cabeamento estruturado, que conta com sete normas robustas, ganhou um reforço com a publicação em maio deste ano da ABNT NBR 17040:2022 (equipotencialização da infraestrutura de cabeamento para telecomunicações e cabeamento estruturado em edifícios e outras estruturas). O artigo a seguir analisa os principais pontos cobertos no documento.

ntes de entrar em detalhes sobre a NBR 17040, convido o leitor a ler a discussão na seção Interface, iniciada nesta edição (página 70) sobre o conjunto de normas brasileiras de cabeamento estruturado. Também recomendo uma breve revisão do funcionamento do sistema de normalização no vídeo disponível em meu canal no YouTube (https:// youtu.be/bMVS32AGNQY). A NBR 17040:2022 teve como motivação suprir a falta de uma norma de equipotencialização específica para sistemas de cabeamento. Ela especifica requisitos e recomendações para o projeto e instalação de um sistema de equipotencialização entre vários elementos eletricamente condutivos em edifícios e outras estruturas durante as etapas de construção ou reforma, nas quais equipamentos ativos de TI e telecomunicações serão instalados. Entre seus objetivos estão minimizar o risco de danos elétricos à operação adequada de equipamentos ativos e ao sistema de cabeamento estruturado e de telecomunicações e assegurar a instalação de sistemas de telecomunicações com um plano de referência de sinal confiável

para melhorar a imunidade quanto à interferência eletromagnética. Podemos resumir o objeto dessa norma em dois pontos principais quanto ao sistema de equipotencialização: controle de impedância e de resistência em corrente contínua. Um sistema de equipotencialização de telecomunicações eficiente deve garantir um plano de referência de terra (0 V, idealmente) comum aos componentes desse sistema. No entanto, as resistências e impedâncias entre pontos de conexão do sistema tornam inviável, na prática, a obtenção de um plano de referência com diferença de potencial nula entre esses pontos. Nesse contexto, aterramento e equipotencialização estão diretamente associados e, portanto, têm como principal objetivo reduzir as quedas de tensão ao longo do caminho (a um plano de referência de terra). Assim, a NBR 17040 especifica o sistema de equipotencialização de telecomunicações e traz recomendações sobre a seleção do esquema e/ou técnica mais adequada a um determinado propósito. Ela está organizada em 12 seções e três anexos, com a seguinte cobertura:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.