PI Dezembro23 | Janeiro24

Page 35

35 – PLÁSTICO INDUSTRIAL – DEZ. 2023-JAN. 2024

Fig. 1 – Os pigmentos luminescentes são excitados pela luz, sendo então medidas suas emissões. Os resultados podem ser visualizados usando-se um software de avaliação (Sensor Instruments)

resinas com cores claras, em particular, provavelmente representarão um desafio no que diz respeito à legibilidade da codificação. Isso se deve principalmente ao fato de o processo de triagem envolver a análise de material amassado e contaminado, que passa pelas câmeras sob uma velocidade de aproximadamente 3 m/s a uma distância de algumas centenas de milímetros. Além disso, uma vez que os objetos tenham sido triturados, provavelmente o reconhecimento do código será quase impossível. Outro fator diz respeito ao processo de extrusão, em que o código digital se funde e a informação

armazenada é então perdida. Também se faz necessário considerar a complexidade de alguns componentes ou a estrutura de sua superfície, como é o caso de malhas presentes em embalagens flexíveis, espumas ou têxteis, que tornam quase impossível a aplicação de marcas d’água bi ou tridimensionais.

Marcadores duradouros e resistentes Para poder controlar a passagem pelo processo de reciclagem, imediatamente antes ou depois da extrusão da resina reciclada, deve ser introduzida na matriz plástica uma marcação ou codificação perma-

nente, resistente ao processamento e à temperatura. Isso permite preencher lacunas na monitoração de materiais, especialmente no que tange à identidade, origem e qualidade. Os marcadores consistem tipicamente em micropartículas inorgânicas fosforescentes. Devido ao seu tamanho e às suas propriedades inertes, elas podem ser incorporadas em praticamente todos os plásticos de engenharia, incluindo fibras feitas de poliamida (PA), bem como fios e fitas plásticas com espessura de alguns centésimos de milímetro. O fato de os marcadores poderem ser integrados ao plástico sem interferir nos processos estabelecidos constitui uma grande vantagem. A empresa Gabriel-Chemie desenvolveu, sob a marca registrada TagTec (Taggant Technology), masterbatches que têm marcadores em sua composição (figura no início deste artigo). Eles garantem a integração de informações por meio de marcadores presentes na matriz plástica, que são adaptados cuidadosamente à respectiva aplicação e não influenciam as propriedades do produto final.

Pigmentos luminescentes e robustos A base para os marcadores TagTec são pigmentos luminescentes inorgânicos desenvolvidos e fabricados na planta industrial situada em Breitungen (Alemanha). Devido à sua composição inorgânica, os pigmentos são muito estáveis e insensíveis a influências químicas e físicas. Isso significa que os produtos feitos com plásticos ainda podem ser identificados e reciclados com segurança, mesmo após longos ciclos de vida, contaminação e uso intenso. Com tamanho de partícula entre 2 e 8 µm, os marcadores são invisíveis ao olho humano e não alteram as propriedades do produto devido ao seu pequeno tamanho.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
PI Dezembro23 | Janeiro24 by Aranda Editora - Issuu