FotoVolt | Outubro 2023

Page 58

FotoVolt - Outubro - 2023

Parceria empresa e universidade vai testar e elaborar tecnologias FV Jucele Reis, da Redação de FotoVolt

U

Mackenzie e Huawei inauguram laboratório para ensaios de segurança em inversores e usina solar para produzir modelos de predição de geração de energia baseados em inteligência artificial, com dados de influências climáticas e sombreamento. A iniciativa também contempla treinamento de bombeiros em combate a incêndios relacionados a instalações FV e cursos específicos para estudantes universitários.

ma parceria entre a Universi‑ dade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Huawei Digital Power inaugurou em setembro uma usina solar no campus Higienópolis, para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, e um laboratório na Es‑ cola de Engenharia da universidade destinado a testar a segurança de inversores utilizados nas instalações fotovoltaicas residenciais e comer‑ ciais. Foram investidos R$ 1,7 milhão Usina no topo do prédio número 31 do campus Higienópolis: suporte à elaboração de modelo preditivo de geração e avaliação na iniciativa, por meio do projeto do impacto dos otimizadores, entre outras funções “Inova Solar Huawei – Mackenzie”, requisitos de normas internacionais”, cujos objetivos incluem criar um mo‑ Uma das principais metas é testar comenta o coordenador do curso de a tecnologia AFCI (arc fault circuit in‑ delo preditivo de geração de energia, terrupter) de inversores fotovoltaicos, Engenharia Elétrica da Universidade avaliar o impacto dos otimizadores na que realiza a detecção de arcos voltai‑ Mackenzie e pesquisador integrante melhoria da eficiência dos sistemas cos e promove o desligamento auto‑ solares e auxiliar no desenvolvimento do projeto, Bruno Luís Soares de Lima. mático do sistema em cerca de 0,5 s. de uma norma nacional de segurança A usina tem potência instalada de “Vamos gerar um arco elétrico que para instalação, manutenção e preven‑ 19,8 kWp, com 36 módulos fotovoltai‑ poderia provocar um incêndio e veri‑ cos de 550 Wp e três inversores de ção de acidentes voltada aos inverso‑ ficar em quanto tempo o inversor atua res. “Uma preocupação em relação aos 5 kW, totalizando 15 kWca de potência em condições controladas. O estudo sistemas fotovoltaicos é a possibilida‑ para injeção na rede. Com produção visa verificar como tais equipamentos de de formação de arcos voltaicos e anual estimada de 22,8 MWh por ano, promovem a proteção elétrica para a instalação FV vai fornecer energia como a ausência de uma proteção elé‑ segurança dos usuários”, disse Bruno. trica embarcada no inversor pode pro‑ para o sistema de ar condicionado do Serão avaliados diversos inversores prédio 31, onde está localizada. De vocar incêndios. Vamos analisar como de diferentes fabricantes comerciali‑ a proteção elétrica dos inversores so‑ acordo com o professor Bruno, o porte zados no Brasil segundo os padrões lares se comporta quando submetidos da usina é adequado à necessidade de a arcos voltaicos, considerando como controle rigoroso dos testes para pes‑ de normas internacionais IEC e norteamericanas. parâmetros e procedimento de testes quisa e desenvolvimento.

Fotos: Dagoberto Nogueira/Mackenzie

Pesquisa e capacitação

58


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.