Revista Kéramica n.º 369 Março / Abril 2021

Page 6

Destaque

PRESIDÊNCIA PORTUGUESA, LANÇAR AS BASES DAS TRANSIÇÕES VERDE E DIGITAL

p o r Ma r i a d a Gr a ça Ca r v a l ho, Eu r o d e p u t a d a d o P S D

Maria da Graça Carvalho

-

Eurodeputada do PSD

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que se aproxima já do seu último terço, identificou uma lista de prioridades claramente alinhadas com as grandes metas europeias. Nomeadamente com as transições verde e digital, a resiliência e a afirmação global da União. Foi menos ambiciosa ao nível da articulação das políticas europeias de saúde, desde logo no que respeita à questão urgente das vacinas. E essa falha, evidenciada pelo impacto transversal que a pandemia de COVID-19 continua a ter em todos os setores, contribuiu para

p.4 . Kéramica . Destaque

que tenha até agora passado a imagem de um certo apagamento. Em todo o caso, Portugal continua a ter dossiês muito importantes em mãos, nomeadamente a aprovação de todos os programas, iniciativas e missões que irão materializar o Quadro Financeiro Plurianual e o Mecanismo de Resiliência negociados durante a Presidência Alemã. E é muito importante que não perca essas metas de vista. O programa-quadro de Investigação Científica e Inovação, Horizonte Europa, será particularmente decisivo para a concretização da dupla transição verde e digital. No final de janeiro, durante uma audição a diferentes representantes do governo português na Comissão da Indústria, Investigação e Energia, do Parlamento Europeu, tive ocasião de frisar isso mesmo ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. E devo dizer que, na altura, fiquei bastante agradada com as respostas recebidas do governante. Nomeadamente no que respeita à concretização das parcerias do Horizonte Europa, que assumiu serem uma das grandes prioridades da Presidência Portuguesa. Tenho um interesse particular neste tema, visto ter sido nomeada relatora pelo Parlamento Europeu de todas as parcerias do programa-quadro. Mas a minha principal motivação para as querer ver concretizadas com sucesso, e sem demoras, é a importância que as mesmas terão para ajudar a Europa, e particularmente a sua indústria, a alcançar as metas extremamente ambiciosas e disruptivas a que nos propusemos. Desde a descarbonização da nossa economia à digitalização. Metas que, no seu conjunto, representam uma verdadeira nova revolução industrial.

Março . Abril . 2021


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Kéramica n.º 369 Março / Abril 2021 by APICER - Ceramics Portugal - Issuu