Page 1


QUEM SOMOS?

MISSÃO

A APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria, foi constituída em 20/12/1996, em resultado do esforço conjugado das três associações nacionais que durante mais de 20 anos repartiram entre si a representação setorial nacional da cerâmica portuguesa, assumindo-se, neste contexto, como a única estrutura associativa sectorial de âmbito nacional. Nos termos dos Estatutos da Associação podem ser sócios ordinários todas as empresas singulares ou coletivas de qualquer natureza jurídica, que exerçam em território nacional atividades enquadráveis nos diversos subsetores da indústria de cerâmica.

A Associação tem por missão representar os associados da indústria cerâmica e do vidro de mesa e decorativo, e defender os seus interesses empresariais, de forma a promover o aumento da competitividade do sector, assegurando um desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cooperação interempresarial e intersetorial.

VISÃO A APICER quer de referência e dinamização e do setor do

ser a instituição na liderança do sector cerâmico vidro.

VALORES

A APICER engloba, os seguintes subsetores: _ Cerâmica de acabamentos (pavimentos e revestimentos); _ Cerâmicas especiais (produtos refratários, eletrotécnicos e outros); _ Cerâmica estrutural (telhas, tijolos, abobadilhas, tubos de grés e tijoleiras rústicas); _ Cerâmica de louça sanitária; _ Cerâmica utilitária e decorativa; _ Cristalaria (vidro de mesa e decorativo).

_ Inovação Atitude aberta e curiosidade pelas tendências dinâmicas da tecnologia, para as mudanças nas necessidades dos associados, para as novas ideias e novas oportunidades de relacionamento. _ Integridade Um forte compromisso com uma sólida ética de trabalho, integridade, honestidade e qualidade. _ Respeito Pelos princípios de desenvolvimento económico, social e ambiental sustentáveis. _ Espírito de equipa e solidariedade. _ Elevado nível de tolerância a outras ideias e opiniões, assim como uma vontade incansável de cooperar proactivamente com os outros. _ Pragmatismo Uma abordagem mais pragmática do que dogmática do mundo empresarial.


O QUE FAZEMOS? DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PROMOÇÃO SETORIAL

COMUNICAÇÃO A comunicação é uma das apostas diárias da APICER. Não só para abraçar uma maior notoriedade como também uma imagem e posicionamento consolidados que representem os níveis de excelência das empresas e seus produtos.

ASSISTÊNCIA JURÍDICA, FISCAL E LABORAL A APICER presta informação jurídica relevante de que destacamos: modalidades de contrato de trabalho, formas de cessação dos mesmos, duração e organização do tempo de trabalho, regime de férias, feriados e faltas. Os associados da APICER, os advogados avençadas das empresas associadas e os representantes da Autoridade para as Condições de Trabalho podem obter esclarecimentos sobre a interpretação dos instrumentos de regulamentação coletiva aplicáveis ao setor.

INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA E ESTUDOS SETORIAIS Na APICER as empresas poderão encontrar toda a informação estatística relevante para apoio à sua atividade de planeamento, gestão e marketing. Fazemos a recolha e tratamento dos dados existentes, a nível nacional, comunitário e mundial, e formatamolos à medida das suas necessidades. Disponibilizamos dados, indicadores, relatórios e estudos, para suporte às decisões das empresas, em diversos domínios: conjuntura, comércio internacional, construção e outros.

A APICER promove diversos projetos com o intuito de divulgar e promover as qualidades e elementos de diferenciação dos produtos de cada um dos seus subsetores.

ASSUNTOS EUROPEUS Apoio e assistência às empresas nas seguintes áreas: _ Política comercial: Instrumentos de Defesa Comercial, barreiras comerciais tarifárias e não tarifárias; _ Ambiente: Diretiva das Emissões Industriais, BREF, Diretivas Quadro da Água, Diretiva Quadro dos Resíduos; _ Clima & Energia: Comércio Europeu de Licenças de Emissão, Diretiva Tributação Energética, Diretiva de Eficiência Energética, Diretiva da Performance Energética dos Edifícios; _ Substâncias químicas: Acordo de Concertação Social Europeu Nepsi, Diretiva dos Agentes Cancerígenos e Mutagénicos, REACH; _ Materiais em contacto com alimentos: revisão dos limites e métodos de ensaio; _ Produtos de construção: normas europeias harmonizadas, marcação CE, Declarações Ambientais dos Produtos.

PROMOÇÃO DE AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS A exportação é um instrumento essencial para a maioria das empresas do sector. A cerâmica portuguesa está presente em todo o mundo através de obras emblemáticas que constituem a expressão da sua modernidade e intemporalidade. Com o objetivo de prestigiar e valorizar a produção de cerâmica em Portugal, conferindo um reconhecimento à excelência das empresas em diversos níveis, reforçando a sua notoriedade e promovendo a imagem do setor em contextos internacionais, foi criado em 2013 o selo “Ceramics Portugal Does It Better”.


ENERGIA E AMBIENTE A Cerâmica e a Cristalaria portuguesas são setores orientados por princípios ecológicos e ambientais, cujos produtos são fabricados tendo em consideração a proteção da natureza e da saúde e segurança. Tendo em vista apoiar as empresas a alcançar os seus objetivos a APICER informa sobre os requisitos ambientais e energéticos nacionais e europeus e promove o desenvolvimento de projetos de apoio ao cumprimento nestas áreas e publicação de manuais e guias que revelam as boas práticas ambientais e de eficiência energética a serem implementadas no setor, e instrumentos de comunicação da performance ambiental dos produtos.

APOIO E ASSISTÊNCIA ÀS EMPRESAS NAS ÁREAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, HIGIENE E SEGURANÇA As empresas não existem sem pessoas pois são essas mesmas pessoas que criam, desenvolvem e permitem obter resultados. Por isso apostar na sua valorização, desenvolvimento e qualificação com novos conhecimentos, atitudes, soluções, conceitos e comportamentos é um ponto-chave para o seu bem-estar e, consequentemente, para o seu sucesso profissional. A higiene, a segurança nos locais de produção e a formação contínua aliados a um diálogo constante têm permitido ao setor crescer na sua dimensão social, contribuindo também para o seu desenvolvimento e modernidade. O progresso conseguese devido à melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes e a constante contribuição para o aumento da qualificação dos trabalhadores.

CONTRATAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO Enquanto associação setorial, a APICER celebra convenções coletivas de trabalho que têm como finalidade determinar regras de relacionamento entre as entidades celebrantes e regular as relações de trabalho no âmbito da sua aplicação. Neste processo, a tomada de decisão requere um forte envolvimento por parte de todos os empresários.

NORMALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS E PRODUTOS Criar uma identidade própria e diferenciadora no mercado, através de marca própria, setorial ou nacional, e garantir perante o mercado o cumprimento dos atributos alegados via certificação, são ferramentas importantes para que as empresas operem com segurança no mercado internacional. O sucesso está aliado ao grau de satisfação de requisitos, definidos de forma sistemática nas normas europeias harmonizadas dos produtos e ensaios. A APICER procura apoiar os seus associados no cumprimento das normas, o que permite demonstrar a qualidade e fiabilidade das organizações e dos produtos, o que reforça a confiança dos clientes e viabiliza a concorrência a nível nacional, europeu e internacional.


APICER-Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria Rua Coronel Veiga Simão, Edifício C 3025-307 COIMBRA Tel.: +351 239 497 600 Fax: +351 239 497 601 Email da apicer : info@apicer.pt

Brochura Servicos - APICER  
Brochura Servicos - APICER  
Advertisement