Observatório Anestesia de Valor - Ed. 01

Page 11

Observatório Anestesia de Valor

Ano base 2022

Introdução ......................................................................... 4 Carta Aberta ..................................................................... 5 Pré-Anestésico ................................................................. 6-9 Transoperatório ................................................................ 10-13 Pós-Anestésico ................................................................ 14-15 Análise do Especialista .................................................... 16 Plataforma de Anestesia Digital ..................................... 17 Ecossistema Anestech .................................................... 18 2 Observatório Anestesia de Valor | 2022
Índice

O Observatório Anestesia de Valor é um relatório inédito no Brasil, o qual apresenta dados gerais dos processos perioperatórios de uma amostra de instituições de saúde que utilizam o AIMS (Anesthesia Information Management System) da Anestech. Segundo estudos de 2021 do Journal of Medical Systems, na América Latina, apenas 10% dos hospitais possuem o processo anestésico digitalizado em algum grau de maturidade, o que torna este material ainda mais valioso - e raro. Quando entendemos que os outros 90% utilizam o papel no dia a dia, chegamos facilmente à triste conclusão de que não há dados estruturados no mercado para fomentar a área.

Esta edição de lançamento, especificamente, reúne indicadores de dados anonimizados, que foram coletados em 246 instituições de saúde durante 2022. A cada ano, uma nova edição deste report será lançada e distribuída para que a classe de anestesistas, profissionais de TI, gestores de centros cirúrgicos e demais profissionais de saúde tenham acesso aos números do setor. Talvez, pela primeira vez, um benchmark dessa magnitude esteja disponível para que você possa extrair insights, avaliar tendências e comparar alguns dados com os números do seu negócio.

Deguste os dados à vontade, pois não há dose tóxica.

Introdução
4 Observatório Anestesia de Valor | 2022 Pré-anestésico Eficiência Operacional Qualidade e Segurança Transoperatório Pós-anestésico EO QS
Legendas

Carta Aberta

Willian Edwards Deming (1900-1993) foi um estatístico e em uma de suas célebres frases refere-se ao fato de que é impossível gerenciarmos e termos sucesso sobre aquilo que continuamente não medimos e analisamos. Ainda em 1894, o Dr. Harvey Williams Cushing (1869-1939), traumatizado por perder pacientes sob seus cuidados como responsável pela anestesiologia em procedimentos, criou o prontuário anestésico, em um formato inovador e estruturado que permitisse a análise do ato anestésico para ser comparado com desfechos clínicos.

Esses seculares conceitos são desejados e aplicados até hoje, e a eles somou-se mais de uma geração inteira de avanços tecnológicos chegando ao ChatGPT, apresentado atualmente como uma inteligência artificial que ao ser perguntada sobre a importância dos dados em anestesia responde que “análise de dados pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar a segurança e eficácia da anestesia, ajudando a identificar áreas para melhorias e desenvolver protocolos e diretrizes para prevenir eventos adversos”.

Adeptos a estes conceitos de qualidade e munidos de conhecimento, tecnologia de ponta e inovação criamos a Anestech, e não só melhoramos constantemente o AxReg, o maior e melhor AIMS da América Latina, como começamos a compartilhar com a especialidade, mercado e pacientes alguns conhecimentos coletados a partir do uso da ferramenta por mais de 5 mil anestesiologistas em todo o Brasil, com a primeira versão do Observatório Anestesia de Valor, com indicadores que refletem a prática anestésica no país.

É assim, transformando dados em conhecimento, conhecimento em informação e informação em comunicação que juntos, em um movimento multidisciplinar vamos evoluir e entregar o real valor que é reconhecido pelo paciente cirúrgico; que é não ver nada, não sentir nada, e voltar para casa saudável o mais rápido possível. Esperamos que os dados sejam úteis, e já estamos trabalhando para o próximo benchmark, ainda mais diversificado, robusto e assertivo.

5 Observatório Anestesia de Valor | 2022

Pré-Anestésico

11,3 %

A via aérea difícil (VAD) é uma das principais avaliações realizadas no pré-anestésico, com potencial de mudar condutas, ambiente onde a cirurgia pode ser realizada e disparar a solicitação de materiais especiais.

Problemas com a ventilação dos pacientes é a principal causa de mau resultado na anestesia, assim como de processos contra anestesiologistas, correspondendo a 35% do total. Desses, 85% evoluíram para óbito ou lesão cerebral irreversível. A análise do indicador ajuda a organizar e direcionar recursos para o fluxo do paciente com VAD e reduzir complicações graves.

% de Classificação ASA

O escore de estado físico da ASA (American Society of Anesthesiology) classifica a condição de saúde, presença e gravidade de doenças. Apesar de sozinho não predizer risco, pode ser utilizado junto com outros dados, como porte, tipo e localização da cirurgia, fragilidade, estado nutricional e capacidade funcional.

Pré-Anestésico Incidência
de Via Aérea Difícil
ASA I 18941 43247 994 787 33 8 3126 ASA II ASA III ASA IV ASA V ASA VI Emergência Pós-Anestésico Transoperatório 7 Observatório Anestesia de Valor | 2022 QS QS

Pré-Anestésico Pós-Anestésico Transoperatório

Cenário de Afecções

Este gráfico mostra a distribuição das patologias pregressas mais relatadas no pré-operatório, ajudando a dimensionar o atendimento para as afecções mais comuns e com maior potencial de complicações. Além de definir o perfil do paciente atendido na instituição.

% de Solicitação de UTI

8,3 %

A previsão de uso de UTI no pós-operatório é fundamental para ajustar a logística da instituição e otimizar a utilização deste recurso escasso e de alto custo. Este mapeamento deve ser realizado pela equipe de anestesiologia em conjunto com a instituição.

25015 Cardiovascular Urológica Respiratório Renal Psiquiátrica Neurológica Musculoesquelética Hematológico Endócrina Digestivo 10448 17205 6041 8619 3276 2651 5951 6414 7976
8 Observatório Anestesia de Valor | 2022 EO QS

% de Reserva de Sangue

4,9 %

Top 10 Alergias

A adequação do banco de sangue às necessidades de transfusão de hemoderivados são um grande desafio nas instituições de saúde. O planejamento prévio pode modificar todo o fluxo do paciente anestésico-cirúrgico. Ganhos de previsibilidade são muito úteis neste recurso de complexa aquisição e armazenamento. Importante lembrar que a anestesiologia é a especialidade que mais usa hemoderivados.

A identificação e a comunicação efetiva das alergias prévias do paciente são itens primordiais para a segurança. Esse processo inicia na avaliação pré-anestésica e deve permear todo o perioperatório, com várias barreiras para evitar erros.

O mapeamento pode ajudar a restringir ou substituir materiais e medicamentos mais associados a alergias na sua instituição.

Pré-Anestésico Pós-Anestésico
Transoperatório
Dipirona 2087 Metoclopramida 994 Penicilina 1114 Iodo 859 Amoxicilina 567 Sulfa 557 AAS 685 Bromoprida 265 Ibuprofeno 263 Sulfametoxazol 252 9 Observatório Anestesia de Valor | 2022 EO QS

Transoperatório

Pré-Anestésico Pós-Anestésico Transoperatório

Quinhentos e quarenta e oito mil, oitocentos e quarenta e uma horas, trinta minutos e vinte e cinco segundos

Total de Anestesias

309.948

Média de Tempo por Tipo de Procedimento (Top 5)

O planejamento da agenda cirúrgica e a redução da ociosidade das salas são pauta permanente na gestão hospitalar. Um ponto de atenção é o tempo médio por procedimento e a sua relação com o tempo reservado de sala, principalmente para os procedimentos mais frequentes. Sem esses dados, dificilmente seremos assertivos para aumentar o turnover de sala.

Total de Tempo de Anestesia 548.841:30:25 01:46:20 1. Cesariana 2. Gastroplastia para obesidade mórbida por videolaparoscopia 3. Colecistectomia sem colangiografia por videolaparoscopia 4. Endoscopia digestiva alta 5. Histeroscopia com ressectoscópio para miomectomia 01:02:54 02:07:05 01:25:57 00:23:21 00:51:07 Média de Tempo por Anestesia
11 Observatório Anestesia de Valor | 2022 EO EO EO EO

Total de Medicações Administradas por Classe

Pré-Anestésico Pós-Anestésico Transoperatório Cefazolina Ceftriaxona Cefuroxima Antibiótico Doses 315.391 17.170 14.492 Média por Anestesia 2.0 1.8 2.2 Propofol Cetamina Etomidato Hipnótico Doses 105.613 59.046 4.534 Média por Anestesia 1.1 1.3 1.1 Fentanila Sufentanil Morfina Opióide Doses 120.972 43.465 38.536 Média por Anestesia 1.1 1.1 1.1 Rocuronio Atracurio Cisatracurio Bloqueador Neuromuscular Doses 122.260 19.776 17.819 Média por Anestesia 1.5 1.8 1.4 524.688 Total de Procedimentos Total de Cancelamento de Procedimentos 12.888 2.6% 12 Observatório Anestesia de Valor | 2022 EO EO QS

Eventos Adversos

1.864 0,6%

A monitorização da incidência de eventos adversos é fundamental para avaliação da qualidade do serviço e da segurança do paciente. Esse indicador deve ser individualizado pelo perfil do hospital e acompanhado como tendência. Importante citar que a subnotificação de eventos adversos é uma realidade no Brasil.

67

% 83 %

A pontualidade é um dos principais indicadores operacionais do centro cirúrgico. Ele agrupa complexas relações entre várias equipes profissionais, agendamento, logística, materiais, processos e capacidade de previsão. Apesar do indicador não mostrar onde estão os problemas, a eficiência mostra que o sistema está funcionando adequadamente, além disso, reflete também uma faceta da experiência do paciente.

A pontualidade do primeiro caso agendado do mapa cirúrgico é o mais citado pela literatura como indicador modificável pela gestão, com consequências na pontualidade de todo o dia, com reflexos também na quantidade de horas noturnas utilizadas. Este indicador também reflete a cultura de pontualidade e da execução dos processos da instituição.

Pré-Anestésico Pós-Anestésico Transoperatório
Taxa de Pontualidade Taxa de Pontualidade do Primeiro Caso
13 Observatório Anestesia de Valor | 2022 EO EO QS

Pós-Anestésico

Pré-Anestésico Pós-Anestésico Transoperatório

Total de Visitas Registradas 49.895

Tempo Total de Permanência na SRPA

477.384:01:39

Quatrocentos e setenta e sete mil, trezentos e oitenta e quatro horas, um minuto e trinta e nove segundos

Cenário de

no RPA

Este indicador é importante para acompanhar a eficiência do processo de recuperação do paciente, como um indicador operacional multidisciplinar. A permanência prolongada pode significar sobredose de anestésicos, complicações clínicas ou problemas logísticos. Independente da causa, esse indicador deve ser sempre acompanhado.

% de Pacientes com Dor Maior que 6 na SRPA

1,72

Este é um dos principais indicadores de qualidade anestésica avaliados no pós-operatório. Pacientes não devem ter dor forte na SRPA e, se tiverem, devem ser rapidamente tratados, sendo componente fundamental da experiência do paciente.

%
< 15 min 15-30 min 30min-1h 1h-2h 2h-5h 5h-12h >12h 10.035 1.245 3.615 6.690 7.733 1.087 664
Permanência
15 Observatório Anestesia de Valor | 2022 EO EO EO QS

Análise do Especialista

A análise de dados para suporte à decisão é um dos pilares da gestão atual, direcionando recursos para áreas mais estratégicas e mensurando os resultados de cada ação. Para gerar valor precisamos trabalhar com métricas claras e objetivas, criando um ciclo virtuoso de condutas baseadas em dados, acompanhada e refinadas pela análise de indicadores, promovendo melhoria contínua e consistente.

A Anestech nasceu como uma empresa de dados, com a criação do AxReg, o primeiro AIMS da América Latina. Através dele promovemos a transformação digital da anestesiologia, o período de maior criação de dados do ambiente hospitalar. A anestesia e a cirurgia são os momentos mais críticos da jornada do paciente cirúrgico, mas, paradoxalmente, é o mais excluído da adoção digital no sistema de saúde. É frequente que a ficha de anestesia seja o único documento em papel de todo hospital.

É urgente mudarmos esse cenário, como um salto de qualidade e segurança com base tecnológica, ampliando a capacidade humana através da interação com dispositivos que acompanhem o procedimento com foco em itens fundamentais para que os melhores resultados sejam alcançados. Investindo em tecnologia de ponta, a Anestech construiu uma base de dados anestésico-cirúrgicos resgatáveis e analisáveis, até então inédita no Brasil. Com isso, possibilitamos mapeamento de tendências e acompanhamento de indicadores financeiros, gerenciais e assistenciais, para guiar a gestão do sistema de saúde.

Estes são os passos primordiais para a criação de sistemas de ampliação cognitiva, algoritmos de predição, aprendizado de máquina, redes neurais e inteligência artificial. Este relatório é parte deste movimento, libertando a inteligência dos dados anestésicos, para constituir o primeiro Observatório Nacional da Anestesiologia Brasileira. A partir dele, teremos referências da realidade de nosso país, com toda sua peculiaridade e complexidade.

Com estas ações a Anestech estabelece um cenário base para a evolução da cultura de análise de dados e data driven decision no setor da saúde brasileira.

16 Observatório Anestesia de Valor | 2022

Embarcar no universo da anestesia digital e gerir dados ainda é um desafio?

O AxReg® é a solução AIMS mais usada por profissionais da saúde na América Latina. A plataforma possui soluções para registro pré, trans e pós-anestésico, conta com um poderoso dashboard de centro cirúrgico e gera dados para inteligência de negócios em saúde.

Experiência única para anestesistas e gestão de dados sob uma ótica que você jamais viu.

Solicite uma Demonstração

Se preferir, contate-nos via WhatsApp.

17 Observatório Anestesia de Valor | 2022

Dados

Tecnologia

A união de tecnologia, dados, base de conhecimento e especialistas em saúde digital resulta no empoderamento de todos que fazem parte do universo da anestesia.

Está no nosso DNA ir além da informática, nós somos movidos pela missão de gerar valor para todos os profissionais que prestam cuidados ao paciente.

ProntuárioAnestésico SaaS (AxReg) Data Lake Benchmarking Itnle i êg n c i a d e Neg ócio Wazed a Anest e s i a Comunidade Anestesia de Valor Anestech Academy Integração MachineLearning Anestesistas Empresas de Anes t e s i a I n d ú stri a Farmacêutica Indústria de Equipamentos Hospitais Data Science (Axel)
18 Observatório Anestesia de Valor | 2022
O ecossistema da anestesia digital ao seu alcance

Observatório Anestesia de Valor

Ano base2022

Faça parte da nossa comunidade

anestesiadevalor.com.br

Siga nossas redes /anestechbr

Desbrave a Anestech

anestech.com.br

Fale com um especialista

Observatório Anestesia de Valor

Ano base: 2022

Anestech Tecnologia da Informação LTDA

Florianópolis-SC-Brasil

17 páginas - 29,7 × 21cm

V.01 - 27/03/2023

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Observatório Anestesia de Valor - Ed. 01 by Adones Castro - Issuu