Economia de consumo - apresentação

Page 1


tecido


empresarial


A partir de Janeiro de 2014 o tecido empresarial ativo considerado é constituído por 425.322 organizações, deixando de considerar as organizações que apesar de se encontrarem juridicamente ativas não apresentam indícios de atividade.


2014

2013

Var. %

Cons.tuições

4.289

34.044

5.541

33.045

-­‐22.6%

3.0%

Dissoluções Naturais

1.359

14.174

1.689

18.217

19,5%

-­‐22,2%

Ações Judiciais

5.848

52.217

7.104

56.773

-­‐17,7%

-­‐8,0%

Insolvências

452

5.328

599

5.981

-­‐24,5%

-­‐10,9%


Dados


emprego




Imobiliario


E construcao




Perfil do


consumidor


Mais formado e informado. Mais atento às tendências de mercado e conhecedor dos seus direitos. É assim o novo consumidor português. Um perfil que resulta em novos hábitos de consumo e onde factores como o preço e a exigência determinam a compra Ao contrário do que acontecia há uns anos, hoje em dia a maioria dos consumidores portugueses tem formação superior. O facto de se tratarem de consumidores com maior formação reIlete-­‐se no nível de exigência e nas reclamações realizadas, sobretudo em sectores como as telecomunicações banca e seguros.

A faixa etária dos consumidores portugueses varia bastante, sobretudo tendo em consideração os vários sectores. Ainda assim, pode Iixar-­‐se um limite que oscila entre os 30 e os 60 anos, como a idade mais representativa dos consumidores. Os consumidores mais jovens são mais atentos às tendências do mercado e tendem estar mais informados. Em termos gerais, tendo em conta a crise, os consumidores estão mais atentos.

O nível de exigência e de informação dos consumidores tem vindo a aumentar signiIicativamente nos últimos anos. Hoje em dia, comerciantes e fornecedores de bens e serviços deparam-­‐se com pessoas que sabem o que querem e que estão dispostas a fazer valer todos os seus direitos.


Os portugueses estão menos dependentes da pressão das marcas. A crise e a perda de rendimento das famílias obrigou-­‐as a reconsiderar os seus hábitos de consumo e a realizar compras mais ponderadas. O novo consumidor mostra-­‐se mais independente das marcas e compra ao melhor preço. A preferência pelas chamadas marcas brancas, a análise dos preços e das condições de vários produtos, ou o recurso a promoções e cupões de desconto são algumas das mudanças nos hábitos de consumo dos portugueses.

O recurso ao crédito ao consumo por parte dos portugueses é atualmente uma solução bastante mais ponderada. Existe da parte dos consumidores nacionais uma maior preocupação em torno desta opção de Iinanciamento e há maior procura por informação. De acordo com a associação, as pessoas estão hoje mais atentas às condições de crédito e há mais pedidos de informação sobre o crédito pessoal. Nos casos em que realmente há um recurso ao crédito, esta escolha é bastante mais ponderada.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.