Apresentação desenho de projeto

Page 1

Green Marketing

Serรก uma

vantagem

negocial competitiva?


O que é o Green Marketing ?

O termo “Green Marketing” foi abordado pela primeira vez num seminário realizado pela American Marketing Association (AMA) em 1975, intitulado de “Marketing Ecológico”. O estudo dos aspetos positivos e negativos das atividades de marketing sobre a poluição, esgotamento da energia e dos recursos não energéticos. (Henion and Kinnear, 1976 Sendo que o Green marketing só ganhou mais importância nos Iinais da década de 80 e início dos 90, altura em que surgiu uma consciência social sobre a necessidade de lidar sobre os problemas globais e riscos ambientais. Paiva (2011)


Green Marketing refere-­‐se a todas as atividades de comercialização que são sensíveis no sentido de proteger o meio ambiente. Arseculeratne & Yazdanifard (2013)

O Green Marketing consiste em todas as atividades concebidas para gerar e facilitar quaisquer trocas destinadas a satisfazer as necessidades e desejos humanos, tal que essa satisfação de necessidades e desejos ocorra com o mínimo de impacto ambiental Polonsky (2011)


Estratégias de Green Marketing ?

Mais do que Iixação nos lucros, Green Marketing implica: -­‐  Desenvolver um produto que satisfaça os clientes com baixo impacto ambiental -­‐  Criação da percepção na mente do consumidor da qualidade do produto e do compromisso com o ambiente da empresa que o fornece Através de:

Contribuição para o Meio Ambiente

Posicionamento Verde

Segmentação de Mercado Preços verdes Logística / Promoções


Para além da operacionaliuzação de produtos, é urgente tornar mais verde o consumo através da responsabilização do consumidor.

O que pode invalidar as estratégias de Green Marketing ? Desenho do produto

Produção pouco amiga do ambiente Inventários desmesuradas Fraca credibilidade do GM

Cinismo e confusões do consumidor


Marketing Mix O marketing-­‐mix é conhecido por ser composto pelos 4P’s: produto, preço, distribuição e promoção.

Produto Um produto pode ser denominado como um produto “verde” se o processo de produção é ecofriendly e para isso as empresas têm de minimizar a poluição ambiental no seu processo produtivo. Arseculeratne, D., Yazdanifard, D. A. (2013) Preço o autor do texto refere que tornar um produto ecofriendly envolve inúmeros custos. E esses custos têm uma implicação directa no preço final do produto, considerando-­‐o que os produtos “verdes” tenham um preço premium. Arseculeratne, D., Yazdanifard, D. A. (2013) Segundo Pettie (1999) , o preço de produtos “verdes” pode ser baixo no caso de se acabar com material de embalagem.


Distribuição A distribuição “verde”, envolve uma seleção de canais de forma a minimizar os danos ambientais. Os maiores danos são causados durante o transporte de mercadorias. Pettie (1999)

Promoção As empresas para lidarem com falta de informação existente nos produtos, recorrem a diversas estratégias promocionais “verdes” visto que os clientes precisam da garantia do desempenho dos produtos “verdes” quanto à sua eIicácia uma vez que alguns têm dúvidas sobre o funcionamento destes produtos. Pettie (1999)


Limitações do Green Marketing ?

… teve início devido às pressões envolventes. Parsten (1997)

… a venda verde é, outra das formas das empresas usarem o marketing, reduzindo-­‐o à promoção. Ottman (1994)

… na maior parte dos casos, conIinado ao departamento de marketing, faltando a sua integração com a estratégia geral …. Engel (2000)


… contribuição das várias divisões funcionais da organização e num forte comprometimento da direção de topo, para que possam ser levadas a cabo as mudanças de procedimento. Baker (1999)

… pode até ser necessário à organização pressionar os seus fornecedores, de forma a modiIicar as suas atividades. Gonzaga (2005)


A efetividade do Green Marketing ?

A formulação de uma estratégia de green marketing pode levar à construção de um melhor relacionamento com os funcionários de uma empresa Zintom et al., (2001)

Mesmo em tempos de crise económica, os produtos “verdes” tendem a testemunhar uma menor redução nas vendas devido a preocupações com a saúde. Baker (1999)


De acordo com o National Green Buiyng Research survey de 2009, 4 em cada 5 pessoas aIirmam que continuam a comprar produtos “verdes” apesar da recessão.

Quando o consumidor é forçado a cortar despesas, este tipo de produtos são os primeiros a serem colocados de lado. Ridgely (2008)


Principais Â


conclusões


Obrigado Â


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.