2 minute read

Para o embaixador do Brasil no Vietnã: convite

Exmo. Sr. Embaixador Fernando Apparicio da Silva Embaixada do Brasil 44b Ly Thuong Kiet, Hoan Kiem Hanói, Vietnam

Rio de Janeiro, 23 de junho de 2019

Advertisement

Prezado Sr. Embaixador:

Sou Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), uma Unidade de Pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, sediado na Urca, no Rio de Janeiro.

Nosso instituto tem por missão a pesquisa básica em temas da fronteira da física. Participamos de grandes colaborações internacionais nas áreas da física das altas energias, cosmologia, física da matéria condensada, computação quântica, física teórica etc. Temos uma vasta gama de colaboradores internacionais.

Trago à sua atenção a assinatura de um acordo de cooperação, ou melhor, um Memorando de Entendimento (MOU) entre o CBPF e o International Center for Interdisciplinary Science and Education (ICISE), em Quy Nhon, no dia 5 de julho próximo. A primeira ação desta cooperação é a realização de um workshop conjunto CBPF-ICISE, tendo como tema física de altas energias, com o título: New Physics with Exotic and Long-Lived Particles.

A raiz desta cooperação pode ser traçada ao meu doutoramento na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Lá compartilhei um escritório por quatro anos com o Prof. Pham Quang Hung, no período de 1974 a 1978 e mantivemos a amizade até hoje. O Prof. PQ Hung leciona hoje na Universidade da Virgínia em Charlottesville, nos EUA. Há muito tempo ele tem colaborado com a comunidade de físicos do Vietnã organizando escolas e conferências. Ao longo dos anos sempre insistiu em que nós, comunidade de físicos brasileiros, estreitássemos relações com nossos pares vietnamitas.

O centro ICISE foi fundado e é dirigido pelo também físico Prof. Jean Tran Thanh Van, que fez sua carreira científica na França. Organiza todos os anos uma conferência que acabou ficando muito famosa entre os físicos do mundo todo, a chamada Les Rencontres de Moriond, na França.

Nosso objetivo, mais adiante, será o de atrair estudantes vietnamitas para terminarem sua formação em física no Brasil e, em particular, nas áreas de astropartículas, em função de um grande número de observatórios estarem localizados, hoje, na América do Sul.

No entanto, o ICISE tem um escopo científico mais amplo e este MOU pode ser replicado, mais adiante por outras comunidades científicas que possam ter interesse em interagir com cientistas daquele país.

Gostaria de convidá-lo, e a outros membros de nossa embaixada em Hanói, para estarem presentes na cerimonia da assinatura do MOU, em Quy Nhon no dia 5 de julho. Nesta data, farei uma apresentação do CBPF e uma palestra sobre a física das astropartículas na América do Sul. Caso aceite este convite, alerte-me para que o Prof. Than Van faça um convite oficial da direção do ICISE. Devem estar presentes também autoridades vietnamitas associadas à ciência.

A propósito, num tom mais pessoal, o Prof. Fernando Lins, diretor do Cetem, instituição irmã do CBPF, contou-me que seu irmão Marcelo irá dar uma palestra sobre nióbio naquele centro, amanhã. Pois este é um dos temas da visita do ministro Marcos Pontes ao CERN,

This article is from: