1 minute read

Unidos pela Cultura

A funcionar desde 1995 num dos mais icónicos e históricos edifícios da Cidade de Maputo, o antigo Hotel Clube que foi construído em 1896, o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) é o mais antigo promotor cultural em Moçambique.

Na sua vasta e diversificada agenda constam espetáculos e concertos musicais ao vivo de artistas moçambicanos e internacionais, exposições de artes plásticas e fotográfica, exibição de cinema nacional e estrangeiro, dança, teatro e outras expressões artísticas para todas as idades.

Advertisement

Um dos principais eventos anuais do Centro Cultural Franco-Moçambicano é a Festa da Música, inspirada na festa popular que existe em França há cerca de 40 anos. O evento, de acesso gratuito para adultos e crianças, realiza-se na Cidade de Maputo desde 2012 e proporciona uma grande varie- dade de actividades e de concertos musicais.

O Centro Cultural Franco-Moçambicano, que é tutelado pelo Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique e pela Embaixada de França, possui umas das ricas mediatecas no País com livros, revistas e outras publicações relacionados com as culturas francesa e moçambicana e é também espaço de aprendizagem e pesquisa aberto ao público, incentivando a disseminação do conhecimento e a promoção da leitura.

Para além dos eventos culturais e artísticos ensina-se, no Centro Cultural Franco-Moçambicano a língua francesa, para todas as idades, assim como cursos de português do nível mais básico até níveis mais avançados por professores qualificados e experientes, com materiais didáticos actualizados e uma abordagem pedagógica eficaz.

This article is from: