1 minute read

Uma Escola Mundial em Moçambique

Criado em 1979 e dirigido pela a associaçao de pais, o Liceu é a única escola em Moçambique que oferece ensino em língua francesa. Espaço de intercâmbios e encontros linguísticos e culturais, educa, num ambiente familiar e acolhedor, jovens de mais de 40 nacionalidades, desde o pré-escolar ao baccalauréat (12º ano).

O sucesso do Liceu Francês Internacional Gustave Eiffel assenta num exigente projecto pedagógico e num currículo completo leccionado num parque arborizado e seguro de 2,5 hectares onde os alunos têm acesso a todos os equipamentos de que necessitam, como por exemplo sala informática, laboratórios de ciências, campo desportivo e até mesmo uma cantina.

Advertisement

Os alunos seguem um percurso educativo completo de acordo com as exigências dos programas do Ministério da Educação da França, com fidelidade aos princípios e valores humanistas do sistema educativo francês: tolerância, igualdade entre raparigas e rapazes, igualdade de oportunidades, curiosidade intelectual.

Porque a abertura de espírito, a cultura e as artes são parte integrante da educação e são essenciais para o desenvolvimento pessoal e o sucesso profissional, a prática de actividades desportivas e culturais está no centro do projecto educativo do Liceu Francês Internacional Gustave Eiffel em Moçambique, com mais de 45 actividades para os alunos, como leitura, música, teatro e até viagens.

O domínio de várias línguas, a qualidade dos conhecimentos científicos e humanísticos adquiridos, a autonomia no trabalho pessoal, abrem as portas das maiores universidades do mundo e das mais prestigiadas grandes écoles. Um estágio obrigatório numa empresa, na 9ª classe, confronta-os com a realidade do mundo do trabalho.

Sendo uma associação sem fins lucrativos o Liceu Francês Internacional Gustave

Eiffel em Moçambique é membro da rede da Agência para a Educação Francesa no Estrangeiro que inclui 566 escolas em 139 Países, reconhecidas internacionalmente pela qualidade da sua pedagogia.

Associações e Participação na Sociedade

As equipas pedagógicas incentivam os alunos a envolverem-se com associações locais, francesas ou internacio- nais. Todos os anos, muitos deles organizam eventos, colecções ou acções de interesse geral ou promoção de uma causa que defendem, em serviço dos valores de solidariedade, cooperação e de entreajuda que os tornarão futuros cidadãos responsáveis e empenhados.

Bolsas de Estudo

As bolsas de estudo Excellence-Major são concedidas com base em critérios de excelência a titulares estrangeiros de baccalauréat de escolas secundárias francesas de todo o mundo, para lhes permitir prosseguir estudos de alto nível em França. Todos os anos, mais de 800 estudantes de quase 80 nacionalidades diferentes são apoiados pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e pela AEFE. Os estudantes beneficiam igualmente do estatuto de bolseiros do governo francês, o que simplifica a emissão de vistos e autorizações de residência e facilita a obtenção de alojamento em residências universitárias.

This article is from: