Revista Guajiru n. 2

Page 14

Foto: Ariclenes França

Pastoril O pastoril é erguido com garra e disposição por duas grandes mulheres, Dona Maria Teixeira e Maria Ducarmo, incentivadas por padre Fabio, que sempre transmitiu determinação, vontade e muita cultura no sangue. Do grupo pastoril participam 17 meninas que ensaiam todos os sábados das 9h às 10h. Já são três anos de música no “gogó” e ritmo no pé. As meninas do pastoril deixam sempre bem claro o que querem passar ao seu público. Usam sempre músicas religiosas, principalmente nas datas comemorativas, especialmente em homenagem a Jesus. “Tudo começou com uma brincadeira de senhoras que gostavam de relembrar sua adolescência. Hoje estou aqui dando aula de Pastoril. É sempre importante ter Jesus no coração e alegria de viver”, disse Maria Teixeira.

Esse é o nome do grupo de teatro formado a partir das oficinas oferecidas pelo Espaço Tear. A trupe possui 20 integrantes, que seguem as orientações da arteeducadora Patrícia Caetano de Oliveira. Com diversas apresentações realizadas em pousadas, escolas e eventos, o grupo se destaca pela maneira que passa o conhecimento e informação através do entretenimento e humor do teatro de rua. Entre as peças encenadas recentemente estão “Os sete constituintes”, “Vento do Gostoso” e “Hoje meu boi não sai”. Para a integrante Suanes da Silva Ricardo, 17 anos, o grupo é uma oportunidade de crescimento social e intelectual. “O teatro me fez mudar, me tornar uma pessoa mais feliz. Gosto do que faço, pois tenho planos. Quem sabe um dia serei atriz”, afirmou. Os ensaios acontecem sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h, gratuitamente.

Foto: Claudiana Menezes Xavier

Nos na Rua

Oficina de Jornalismo Boi de Reis Em atividade há apenas seis meses, a oficina de Boi de Reis conta com 12 participantes e acontece todas as quintas-feiras gratuitamente, a partir das 14h. O grupo possui dois mestres, José Marciano Gomes e Luiz Tenório, que transmitem a cultura popular a essa turma formada por garotos de 5 a 10 anos. “Tenho prazer em fazer o que faço, porque gosto e acho bonito. A minha intenção é passar o que sei às próximas gerações. Não tem quem não se encante com algo tão colorido e divertido como é o Boi de Reis”, declarou José Marciano.

A oficina de jornalismo forma novos escritores e repórteres amadores na comunidade. Em sala de aula são vistas técnicas de jornalismo, como redação, entrevista, reportagem, apuração de fatos, fotografia, projeto gráfico e editorial, diagramação e noções de design. Os alunos se reúnem todo domingo, das 10h às 12h, em aulas gratuitas no Espaço Tear. Em torno de 17 jovens participam da oficina sob a batuta do jornalista, diagramador e fotógrafo, Alessandro Amaral. O curso existe há aproximadamente dois anos e teve como professores: Osair Vasconcelos, Carlos Peixoto e Yuri Borges. Os três mestres foram responsáveis pela primeira edição da revista Guajiru.

Revista Guajiru

AGRADECIMENTOS

14

As atividades do Tear só são possíveis graças ao incentivo do Governo Federal e de doações voluntárias, que ajudam a minimizar as despesas de manutenção do projeto. Entre nossos grandes parceiros estão: Prefeitura de São Miguel

do Gostoso, Gustavo Tittoto, Wellington Mendes (MG.Net), Elisabeth Marinho Dias, Dona Mergène Revel, Christiane Dovat, as paróquias de Montreux e Villeneuve (Suiça), paróquia de Pestello Montevarchi (Itália), amigos da Europa e Brasil.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.