A canção do pássaro toc

Page 1


Se eu fosse um pássaro, teria de ser uma escrevedeira, claro. Assim, além de voar, podia continuar a encher cadernos de versos. Ou melhor, seria uma andorinha para voltar aos sítios onde fui feliz: ao palco, ao lar, à estrada… Ou uma gaivina-de-bico-laranja? Também gosto de andar despenteado. E de música! Adoro música! Então… um tordo-músico? Espera aí… talvez um pica-pau! É maravilhoso estar perto da madeira! Ou, se calhar, um canário, porque alguma razão haverá para eu ter nascido nas ilhas Canárias. E será que existe algum pássaro que conte histórias? Ai, não sei… Enquanto penso nisso, vou continuar a olhar para o céu. www.franpintadera.com

Desenho desde criança e, pensando bem, aquilo de que mais gosto de desenhar são animais; e, de todos os animais, talvez os que mais desenho sejam pássaros. E, dos pássaros, dos que mais gosto é dos mais esquisitos, originais, engraçados, curiosos, sonhadores… Sempre me disseram que, muitas vezes, tenho a cabeça cheia de pássaros; e eu acho que são eles, os pássaros, que ajudam a minha imaginação a voar e a desenhar montes de histórias, o que adoro fazer. Vocês imaginam o presente que foi ilustrar este livro, onde pude soltar todos os pássaros que tinha na cabeça, desejosos de voar livremente. www.annafont.net

Publicado por AKIARA books Plaça del Nord, 4, pral. 1ª 08024 Barcelona (Espanha) www.akiarabooks.com info@akiarabooks.com Primeira edição: março de 2024 Coleção: Akipoeta, 7 Tradução: Maria João Teixeira Moreno Revisão linguística: Catarina Sacramento Direção editorial: Inês Castel-Branco Reservados todos os direitos

© 2024 Fran Pintadera, pelo texto © 2024 Anna Font, pelas ilustrações © 2024 AKIARA books, SLU, por esta edição Depósito legal: B 3.090-2024 ISBN: 978-84-18972-45-4

Na tipografia, usou-se a Futura Bk BT. A AKIARA trabalha com critérios de ecoedição, otimizando os formatos, escolhendo papéis certificados e optando sempre por uma produção de proximidade, para minimizar o impacto ambiental.

Impresso em Espanha: @Agpograf_Impressors Este livro foi impresso em papel Offset Arena Natural Rough de Fedrigoni, com uma gramagem de 200 g/m2 para o miolo e de 300 g/m2 para as capas dípticas, com costura exposta.

Este produto foi feito com material que provém de florestas certificadas FSC®, geridas de forma responsável, e de materiais reciclados.




Conhecer o pássaro toc Vou contar-te uma coisa sobre o pássaro toc: ele gosta de madeira. E vou contar-te outra coisa: também gosta de voar. E, já agora, vou contar-te uma terceira: em vez de uma mansão, prefere um prado, e em vez de uma parede, prefere ver o mar. Mas o pássaro toc vive encerrado numa gaiola de metal.


Porque é que faz toc Da sua gaiola, o pássaro toc, como em todas as manhãs, canta. Está triste, e assim desfaz o nó que tem na garganta. Às vezes canta blues, às vezes canta um rap, mas é sempre sempre sempre uma melodia franca. Uma parte da sua música viaja livre e sem amarras. A outra parte embate contra as grades da cela. Às vezes canta tango, às vezes canta jazz, mas o seu canto choca sempre sempre sempre sem cessar.


O ruído que se ouve é o de um «toc» aprisionado. A gaiola repercute o som fino do seu eco. Toc. Toc.

Toc.

Às vezes canta reggae, às vezes canta uma valsa, mas a canção sonha sempre sempre sempre com voar.



De que é feita uma gaiola? Não importa o material com que seja fabricada: uma gaiola é sempre feita de medos. E quando se prende um pássaro com ferro, vime ou madeira, talvez o que se esteja a prender seja o medo de voar.



Escapadela Minúscula, como uma brisa de verão, como o crepitar da lenha. A canção saiu do bico cada vez mais pequena .

E, de tão diminuta, passou entre as grades para depois crescer se e sair pela janela.

m medo

Tinha conseguido! Finalmente encontrou a forma! A canção do pássaro toc já voava livremente lá fora.


Quando a canção chegou ao jardim zoológico (cântico esdrúxulo) Depois de enxotar uma mosca incómoda com as suas orelhas esplêndidas, o elefante escutou em êxtase a canção da ave intrépida. A sua cauda abanou tímida ao som daquela música. Mas a sua voz enérgica e cálida cantou de uma forma única. E vieram mamíferos e espécies exóticas. Uns até ficarem sem oxigénio, e outros até ficarem afónicos.


E no refrão apoteótico todos elevaram o cântico. Desde as espécies autóctones até aos bichos do Ártico. E no término daquele concerto acústico, o jardim zoológico era um lugar mágico ao som de um cântico esdrúxulo.


A BELEZA DOS PORMENORES AKIPOETA

E CO

Ele gosta de madeira.

Também gosta de voar. Mas o pássaro toc vive encerrado numa gaiola de metal. Esta é a história do pássaro toc, uma coleção de versos sobre a liberdade e o seu poder contagiante.

9 7 8 8 4 1 8

9 7 2 4 5 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.