aponTe 28

Page 1

28

a ponTe

Ponte s. f. construção que permite a passagem de uma via de

comunicação sobre um curso de água ou vale; NÁUTICA pavimento, a todo o comprimento do navio, para o cobrir; construção elevada, no tombadilho do navio, e no sentido bombordo-estibordo, geralmente junto do mastro da proa, donde se governa e dirige a manobra; conjunto de dentes postiços ligados aos naturais por meio de uma placa metálica; ~ levadiça ponte de tabuleiro móvel em torno de um eixo horizontal; ~ pênsil ponte na qual o tabuleiro está suspenso dos cabos que suportam o sistema; estar como um tolo no meio da ~ estar perplexo (Do lat. ponte-, «id.»)

Fevereiro 2011 1 Euro

Jornal Escolar do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares

Eco-Escolas Foi com uma alegria e um sentimento renovado de “dever cumprido” que vimos pela segunda vez todo o trabalho desenvolvido no Agrupamento, durante o ano lectivo de 2009/ 2010, ser reconhecido com nova atribuição do “Galardão – Bandeira Verde” pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).

Festa de Natal 2010 A equipa do Clube do Jornal esteve presente na Festa de Natal que decorreu no Cine-Teatro S.Miguel, em Milheirós de Poiares, no dia dezassete de Dezembro de 2010. In loco efectuaram um conjunto de entrevistas a elementos envolvidos no espectáculo e procederam à recolha fotográfica do evento.

Entrevista ao Sr. Padre Fernando Correia Gonçalves Nesta primeira edição do jornal A Ponte no presente ano lectivo decidimos entrevistar o Senhor Padre Fernando, Pároco de Milheirós de Poiares, que se encontra ligado de forma especial à escola sede deste Agrupamento.

Acessibilidade Os Gramaler no Brasil Centenário da Repúlica para pessoas com cadeiras de rodas No dia 22 de Junho de 2010, de malas No âmbito das Comemorações do Centenário Durante a paragem lectiva do Natal, a Direcção Regional de Educação do Norte instalou a plataforma elevatória que permite a acessibilidade de pessoas que utilizem cadeiras de rodas, ao segundo andar da nossa escola E. B. 2,3 de Mlheirós de Poiares.

aviadas, os Gramaler, acompanhados da Implantação da República foram realizadas pelas docentes Conceição Paiva e Olívia várias actividades no Agrupamento de Escolas de Brandão, sobrevoaram o Atlântico Milheirós de Poiares. rumo a terras de Vera Cruz. Foram seis dias intensos, de descobertas, de conhecimento, de exploração e de muita animação!

SUMÁRIO Editorial e Ficha Técnica Entrevista Biblioteca Escolar

Corta Mato O Corta Mato Escolar realizou-se no passado dia quinze de Dezembro de dois mil e dez, das 8.25h às 12.40h, sob a organização do Grupo de Educação Física.

2 2e3 4a9

Projectos e Actividades

10 a 27

Desporto Escolar

27 a 29

A Magia das Palavras

30 a 38

Diversos Passatempos

39 40 a 44


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

EDITORIAL

Após um tempo de euforia em que vivemos, vem um tempo de reflexão.

a ponTe

São tempos de mudança os que estamos a viver. Mudança de mentalidades, mudança de vida.. Temos andado todos ao sabor das ondas, na onda do show-off, sem percebermos muito bem para onde vamos, o que andamos a fazer. Mergulhamos agora num desalento nalgumas vezes acompanhado de desespero...Culpa nossa! Deixamo-nos levar no conto do vigário acreditando que era para sempre esta abundância. Nunca se falou tanto em direitos. Nunca se falou tanto em possuir. Nunca se falou tanto em exibir. Nunca se exigiu tanto. Nunca se falou tanto em inutilidades e futilidades. Outrora, convinha manter o povo na ignorância, agora convém mantê-lo na ilusão, distraído e entretido com o show. Competir, competir, ser o melhor entre os melhores.. Ver a caruma no olho do outro e ignorar a trave no nosso olho, é opção. Depressa e bem há pouco quem, diz o povo e com razão. Lá em casa também é importante que todos valorizem isto e se colem, sem triagem, à oferta gratuita que o gigante, sempre presente, como o pão-nosso de cada dia, oferece. É fácil, é barato. Não sei é se dá milhões. Ou melhor: dá milhões de ilusões e adormece milhões de neurónios. A escola tem sido reflexo de toda esta alienação. Confrontada com demasiadas solicitações, desviava o rumo sem questionar e enveredava pela fachada porque isso era o que estava a dar. Festas e mais festas, projectos e mais projectos. Todos num rodopio a tentar manter o equilíbrio para não cair. Creio que tudo isto nos vai fazer focalizar a atenção naquilo que realmente é importante na nossa vida. Vamos andar mais devagar. Vamos ter tempo para olhar em redor. Vamos ter tempo para reinventar o nosso modo de vida. Vamos ter tempo para cuidar. Vamos ter tempo para fazer silêncio e, quem sabe, ter tempo para sermos felizes. Assim o espero! 13 de Janeiro de 2011 Ana Paula Oliveira

bom relacionamento professor/ mas esforcei-me para que assim Entrevista ao Sr. Padre Fernando Correia Gonçalves aluno. Não faz sentido que seja de acontecesse.

ENTREVISTA

Nesta primeira edição do jornal A Ponte no presente ano lectivo decidimos entrevistar o Senhor Padre Fernando, Pároco de Milheirós de Poiares, que se encontra ligado de forma especial à escola sede deste Agrupamento porque, para além de aí ter exercido funções docentes como professor de EMRC, foi e é um importante benemérito da nossa biblioteca, sendo também o seu patrono. Seguem-se algumas questões que quisemos colocar-lhe, às quais gentilmente nos respondeu.

FICHA TÉCNICA

Gostaríamos de primeiramente lhe perguntar sobre o que ficou na sua memória do tempo que leccionou na nossa escola. Que recordações guarda? Como era a sua relação com os alunos? Digo-lhe, com toda a sinceridade, que, entre muitas outras recordações, guardo a amizade, a camaradagem, o sentido de responsabilidade e o espírito de entreajuda. Como sabe, fui professor de EMRC. É uma disciplina muito específica e que, à partida, proporciona - ou deve proporcionar - um

2

outro modo. O professor de EMRC é um pedagogo, como qualquer outro professor, mas é um pedagogo especial. São-lhe inerentes atributos específicos: a capacidade de acolhimento, capacidade de relação dialogante, de amizade profunda com os jovens, que inspire confiança baseada no respeito e compreensão, despertando confiança e aceitação, sabendo despertar a esperança e capaz de evidenciar um espírito jovem, sendo psicologicamente adulto. Depois, a sua missão não se exerce num qualquer espaço abstracto mas no mundo complexo da Escola. E esta é fonte de vários condicionalismos à acção do professor mas também apelo à superação dos mesmos através de uma presença atenta, dinâmica e qualificada. Não sei se fui bom professor. Para o julgar, lá estão os alunos,

A sua carreira no ensino aconteceu por acaso ou deixou-se levar pelo apelo da vocação para educador? Não considero que tenha sido por acaso. Já na escola primária (hoje, 1º. Ciclo) admirava o ensino talvez influenciado, e/ou apaixonado por essa figura tão querida e simpática da professora da minha aldeia natal. Entretanto, entrei no Seminário. Terminado o curso teológico, comecei por dar algumas explicações e bem cedo fui convidado para o ensino particular e no ano lectivo de 1972/73 ingressei no ensino oficial. Sempre me senti realizado como tal. Como pensa que os alunos encaravam a disciplina de EMRC? O que acha que esta representava para eles? Tenho dificuldade em responder-lhe, porque não sei o que se passava na mente e no coração dos alunos. Eles reagiam de maneiras diferentes aos projectos que lhes eram apresentados.

a ponTe 28 Propriedade Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares Equipa de Directores Ana Isabel Cruz, Cândida Gonçalves, Isaura Coelho, Anabela Martins, Júlia Pinto, Julieta Cerqueira. Coordenação | Concepção Gráfica Anabela Martins Paginação e Layout Anabela Martins Impressão Rainho e Neves Lda. | Stª Mª da Feira Tiragem 1150 Exemplares Textos e Artigos Os textos são da responsabilidade de quem os produziu.


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

Muitos alunos discutiam-nos, mas uns quantos mantinham-se apáticos, longe das realidades. Creio que alguns estavam desinteressados das aulas. É verdade que as turmas não eram todas iguais. Não havia homogeneidade. Entretanto, recordo o trabalho profícuo e profundo de muitos alunos e alunas de algumas turmas, sobretudo de anos mais adiantados. Para esses, julgo que a disciplina de EMRC sempre foi encarada como uma mais-valia na e para a sua formação.

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

folheando, consultando, comprando. Ao voltar-me para a Biblioteca da Escola, pensei que seria a melhor maneira de a comunidade escolar saborear a cultura e ter em “sua casa” esse manancial que eu tive de procurar longe com perda de tempo e de dinheiro. Além disso, é impensável uma Escola sem uma Biblioteca. A Biblioteca é a melhor sala de aula. Parafraseando o aforismo: “um bom Actualmente, apesar de já se encontrar afastado livro é o melhor amigo”, diria que um da carreira docente há algum tempo, tem vindo a bom livro pode e deve ser um bom acompanhar o que se passa hoje em dia nas escolas? O professor. que pensa que de fundamental tem vindo a mudar? Deixei a Escola em Junho de 2005. A partir desse Pensa que a actual biblioteca da escola sede está bem momento passei a ser mais um observador e tenho-me apetrechada em recursos educativos? dado conta de que algo vem acontecendo no ensino Julgo que sim. Tanto quanto me é dado saber, a Profª. Olívia e com o ensino. Certamente que muitas decisões Brandão e a sua óptima equipa têm envidado todos os esforços tomadas não agradam a todos, mas creio que o que por manterem a Biblioteca ao seu mais alto nível, a um nível está em causa e o que se pretende é ter um melhor invejável. Procuro acompanhar e tenho estado presente ensino, um ensino de qualidade. em algumas iniciativas e actividades realizadas, e têm-me merecido os maiores elogios. A comunidade escolar é a grande Tendo em conta a sua posição privilegiada beneficiada e os seus utentes reconhecem-no agora e vão relativamente à escola e à comunidade, o que pensa lembrá-la certamente pela vida fora. do actual envolvimento da família na vida escolar dos alunos? Relativamente ao facto de terem dado o seu nome à nossa Sabe, sou do tempo em que o envolvimento dos Pais biblioteca, explique-nos com aconteceu. Considera-se honrado e Encarregados de Educação na vida escolar dos por esta atribuição? alunos era nulo ou quase nulo. Foi-se conquistando Foi para mim uma grande surpresa! Nunca esperava receber aos poucos e hoje, felizmente, já há mais consciência tal prémio, porque nada fiz para o merecer. Foi um gesto de e responsabilidade. É importante que a família simpatia e de amizade por parte da comunidade escolar, mas (re)assuma as suas responsabilidades educacionais e de uma maneira muito especial das responsáveis da Escola e da não “atire” para as outras instituições ou pessoas esse Biblioteca de então, a quem agradeço reconhecidamente. ónus. Se não deseja acrescentar mais nada ao que já falamos, pedimos Agora falando da sua ligação, que pensamos ser que nos deixe uma mensagem para a nossa comunidade especial, ao nosso Agrupamento, o que o levou a escolar. querer ajudar a biblioteca da escola? De que forma Aproveito para agradecer a amabilidade desta entrevista e resolveu fazê-lo? felicitar a Equipa de Directores do Jornal por este espaço Permita-me, antes de mais, que lhe confesse que nunca cultural que é “A Ponte”. me considerei um benemérito da Biblioteca da Escola. Felicito toda a Comunidade Escolar do Agrupamento de Fui apenas um amigo dos livros da Biblioteca. E, como Escolas pelo trabalho que vem realizando em prol do ensino tal, colaborei para o seu apetrechamento, apoiando-a e da educação neste meio. Claro que nada está acabado. com a oferta de algumas obras. Há muito ainda a/para fazer. O mundo espera-vos e conta Lamento que esse pequeno património tenha sido convosco, com a vossa inteligência e ciência, com o vosso destruído por um fatídico incêndio. Com ele se trabalho, com a vossa força e energia. Há valores que só se perderam obras de autores brasileiros como Machado encontram na comunidade, quando ela é verdadeiramente de Assis, Gilberto Freyre, Mário de Andrade, Afrânio comunidade, isto é, quando ela faz comunhão, partilha, Peixoto, Manuel Bandeira, Alceu Amoroso Lima, quando nela há comum-união, comunhão de esforços e de Castro Alves, Jorge Amado, Olavo Bilac, Euclides vontades. da Cunha, Érico Veríssimo, José Lins do Rego e Sinto-me orgulhoso e feliz por ainda usufruir do calor desta outros. Enciclopédias, Colectâneas e tantas obras de comunidade construída e em construção. escritores portugueses, que um dia fizeram parte da minha pequena biblioteca, e que desapareceram para Resta-nos agradecer a sua amabilidade em conceder-nos esta sempre!... pequena entrevista que irá de certeza fazer recordar em muitos membros da nossa comunidade escolar a sua presença como Que importância atribui à biblioteca numa escola? De professor neste Agrupamento. que forma considera que esta poderá contribuir para uma boa formação não só dos alunos mas de toda uma A equipa do jornal escolar A Ponte comunidade escolar? Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares Como lhe disse, sou um amigo dos livros. Hoje nem Janeiro de 2011 tanto, mas em tempos passava horas nas livrarias,

ENTREVISTA

a ponTe

3


BIBLIOTECA ESCOLAR

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

a ponTe

Bibliopaper: Uma viagem à descoberta das Bibliotecas Escolares

Fundo documental, catálogo online, serviços, pesquisas, regras de utilização, blog "Mileituras"... Eis o ponto de partida para a nossa viagem! Passaporte? Não, apenas um guião de tarefas. Local? Bibliotecas Escolares do Agrupamento. Data? Mês de Outubro. Motivo? Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Passageiros? Alunos do 4º ano, do 2º e 3º ciclos, dos cursos CEF e EFA. Custo? O ânimo dos passageiros e a sua ânsia de terminarem a viagem com o maior sucesso! Mais valias? O conhecimento adquirido acerca das potencialidades dos recursos das Bibliotecas, a maior rentabilização e optimização dos mesmos por parte dos biblionautas. Guias turísticos? Certamente, não podiam faltar... A equipa das bibliotecas e a presença muito especial e divertida de Mr Bean, tão do agrado dos passageiros.

A Equipa das BE

4

de


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

BIBLIOTECA ESCOLAR

a ponTe

Homenagem ao Nobel Português da Literatura Conscientes do valor literário que encerra toda a obra de Saramago, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento comemoraram, na segunda quinzena do mês de Novembro, o aniversário deste vulto da literatura portuguesa, vencedor de um Prémio Nobel da Literatura. De forma a contribuir para um conhecimento mais aprofundado, por parte dos alunos, acerca da vida e obra de José Saramago, os alunos, incluindo os dos cursos EFA, realizaram um guião de pesquisa acerca deste autor, assistiram à Hora do Conto "A Maior Flor do Mundo" e participaram num atelier de expressão plástica. Os trabalhos produzidos no atelier de ilustração, e que apresentam a visão dos alunos quanto ao que representa para eles a " maior flor do mundo", serão expostos durante o mês de Janeiro, na entrada da escola sede. A Equipa das BE

Leiturinhar No mês de Novembro, decorreu, nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, o concurso "Leiturinhar" para os alunos do 4º, 5º e 6º anos e para os alunos do curso EFA B2. No presente ano lectivo, este concurso ganhou uma nova forma. Para além da prova tradicional de leitura expressiva, foram ainda realizadas, pela primeira vez, as provas de interpretação e de argumentação. Nesta prova, os concorrentes tiveram que fazer a apresentação e convencer o júri do interesse e da importância da leitura de um livro à sua escolha. Os alunos do 1º e 2º ciclo manifestaram motivação pela actividade, empenho e seriedade no desempenho do seu papel de concorrentes e, sobretudo, realçaram um maior gosto pela leitura que advém da participação no concurso. A docente Conceição Paiva e a Assistente Operacional Ana Margarida, elementos do júri, realçam o interesse, o empenho e a vontade de participar que os alunos do curso EFA manifestaram. De facto, este tipo de actividades proporcionam uma outra visão do mundo, aumentam a auto-estima destes formandos, a sua integração na escola e desenvolvem o gosto pela leitura. No segundo e terceiro períodos, realizar-se-ão sessões deste concurso para os alunos dos restantes anos/ níveis de escolaridade. A equipa das BE

5


BIBLIOTECA ESCOLAR

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Viagens com estórias Os momentos que reservamos à leitura animada de livros, que denominamos de "Hora do Conto", são sempre momentos que encontram grande receptividade junto da comunidade educativa. Durante o mês de Outubro, as Bibliotecas Escolares levaram "à cena" um momento de leitura subordinado à temática da Implantação da República, dirigido aos alunos dos 3º e 4º anos do nosso Agrupamento. Estes alunos regressaram, por momentos, ao tempo dos reis, rainhas, príncipes e princesas e embarcaram numa aventura histórica que jamais esquecerão. Em Novembro, todas as EB1 e Jardins de Infância do Agrupamento deliciaram-se com a leitura da obra "Chocolata" da autoria de Mariza Núnez e Helga Banch. Como actividade de exploração da obra, os alunos mais novos foram convidados a colorirem uma "chocolata" deixada em cada jardim/escola e os mais velhos foram aliciados a criar a história do pica boi, que surge nas ilustrações da obra, mas não na história narrada, com base nas ilustrações do livro. A qualidade da participação, a criatividade, a imaginação dos alunos, pode comprovar-se com a visita ao blog das nossas bibliotecas –http://mileituras.blogspot.com. No mês de Dezembro, a equipa das BE prendou os alunos do préescolar e do 1º ciclo com um mix de várias histórias natalícias (Os óculos do Pai Natal, A dieta do Pai Natal...) e desafiou os alunos a enriquecerem o "Dicionário do Pai Natal", criado para o efeito. E como Dezembro é uma época de dar e receber, também o Dakar de Histórias quis deixar, no "sapatinho", um momento de leituras, que apelaram à reflexão acerca de valores importantes na formação dos cidadãos da sociedade actual, chamando a atenção para os diferentes desertos da vida humana. E não só! Paralelamente a esta mensagem, deixou também, a todos aqueles que usufruiram deste momento (alunos da EB23 – dia 13 de Dezembro; pais, alunos dos cursos EFA e comunidade em geral- dia 16 de Dezembro), areia, areia e mais... AREIA! A Equipa das BE

6


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

Os Gramaler no Brasil

Leram, falaram, acertaram e ganharam! Este foi o lema dos Gramaler ao participarem e ao ganharem o concurso televisivo “Fala, Escreve, Acerta e Ganha”. Apesar do nervosismo da Diana Oliveira, da Sofia Abreu e do André Fonseca, estes três petizes jamais esquecerão a experiência que vivenciaram “Adorei a experiência de participar no concurso de televisão. No início, estava muito nervosa porque tinha receio de perder” (Diana Oliveira). No dia 22 de Junho de 2010, de malas aviadas, os Gramaler, acompanhados pelas docentes Conceição Paiva e Olívia Brandão, sobrevoaram o Atlântico rumo a terras de Vera Cruz. Foram seis dias intensos, de descobertas, de conhecimento, de exploração e de muita animação! O primeiro dia em território paulista foi destinado à visita do Museu da Língua Portuguesa. Para o André Fonseca, “ A ida ao Museu foi uma experiência educativa boa, onde aprendi ainda mais sobre a minha Língua e sobre a história do museu. Aprendi a evolução da Língua Portuguesa e que esta é uma das línguas mais faladas no mundo.” Um agradecimento muito especial à Drª Marina Toledo, directora do Museu, pela forma acolhedora e simpática com que nos recebeu. Os dias seguintes foram reservados à exploração da gigantesca cidade de S. Paulo e arredores (santuário de nossa Senhora da Aparecida, Campos de Jordão, Santos, Mogi das Cruzes), permitindo aos Gramaler, e não só, o contacto com pontos turísticos e culturais importantes (Av. Paulista, Museu Paulista-Ipiranga, Catedral de S. Paulo, Largo de S. Bento e tantos outros monumentos e espaços paulistas), com novos costumes e sobretudo com gentes muito simpáticas e acolhedoras. A Sofia Abreu, apreciadora de um bom prato de comida, relata assim esta visita “Foi uma óptima experiência. Adorei ver e visitar todos aqueles locais em S. Paulo e arredores. O Museu da Língua Portuguesa é muito interessante e cativante, tal como as igrejas e outros monumentos. Gostei especialmente das pizzas e dos prédios gigantescos”. A Diana Oliveira acrescenta “ No Brasil, tudo é diferente: as horas, algumas comidas, os hábitos, mas tudo muito divertido!” Em Setembro de 2010, os Gramaler foram convidados pelo programa para relatarem a sua viagem, numa conferência de imprensa, nos estúdios do Porto, aquando o lançamento da 2ª série do programa. Mais uma vez, os nossos alunos tiveram a oportunidade de contactar com o mundo da televisão e de reviverem um pouco a sua participação

de

Milheirós

de

Poiares

BIBLIOTECA ESCOLAR

a ponTe

no concurso. Estou convicta que estes alunos guardarão para sempre, na sua memória, estas vivências, que certamente os ajudaram a crescer mais um pouco. “ Foram momentos muito agradáveis e especiais que jamais esquecerei!” (Sofia Abreu) Olívia Brandão

7


BIBLIOTECA ESCOLAR

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

Saramago pelas crianças Depois da «Hora do Conto», na Biblioteca da nossa escola, onde ouvimos a história “A Maior Flor do Mundo” do escritor José Saramago, fomos para a nossa sala e, em grupos, fizemos o reconto da história. Pegámos em algumas palavras-chave e eis o que resultou… «Era uma vez um menino que vivia numa aldeia. Um dia espreitou pelo quintal da sua casa. Viu coisas tão bonitas, resolveu ir até ao rio pois tinha encontrado um Mundo novo e desconhecido, partiu à descoberta… Ele encontrou uma floresta misteriosa, onde estava muito silêncio. Em cima de uma colina estava uma flor murcha. Então ele correu a floresta toda até chegar ao rio e, com as suas mãos, pegou na água e regou a flor para a salvar. Cansado…adormeceu coberto com por uma pétala perfumada que caiu da flor. Já noite escura os pais, preocupados, foram procurá-lo e encontraram-no na colina, a dormir. Foi então que todos regressaram a casa, felizes…» 3ªANO A Escola EB1 Igreja Milheirós de Poiares

O Pai Natal No dia catorze de Dezembro, os alunos assistiram a uma magnífica história de Natal, na Biblioteca Escolar da E.B.1 de Igreja – Milheiros de Poiares. Esta hora do conto, dinamizada pela Equipa da BE, contou com a participação de alguns alunos das várias turmas, foi uma verdadeira história interactiva entre os leitores e os ouvintes. Os alunos do primeiro ano, deixaram-se encantar pelo belo espectáculo que foi apresentado… e quando regressaram à sala todos quiseram participar na elaboração do “Dicionário do Pai Natal”. Turma do 1º Ano E.B. 1 de Igreja – Milheirós de Poiares

8

de

Poiaresa

a ponTe


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

FEIRA DO LIVRO COM HISTÓRIAS

de

Poiaresa

BIBLIOTECA ESCOLAR

a ponTe

Já ultrapassou uma década a edição da Feira do Livro com Histórias que a Escola E. B. 1 de Goim, Romariz promove na época natalícia, ano após ano, com o mesmo entusiasmo de sempre e o sentido de cativar mais e mais leitores. Este ano, decorreu, no sábado, 11 de Dezembro de 2010, das 15 horas às 18h30, numa sala de aula e no Espaço Biblioteca da referida escola e teve como objectivos: - Sensibilizar os alunos e encarregados de educação para o acto de ler e escrever; - Envolver a comunidade educativa na promoção do livro e da leitura. Esta actividade foi preparada e organizada sob a orientação dos docentes e da educadora afecta à escola de Goim, com a participação da equipa das bibliotecas deste agrupamento. Foram elaborados um cartaz e faixas publicitárias e vários convites à comunidade educativa e a várias entidades locais e municipais. Depois da abertura da feira, pais e alunos tiveram a possibilidade de a visitar e de participar na Hora do Conto e no atelier de expressão plástica. A Equipa das Bibliotecas promoveu a leitura animada da obra «Hoje é Natal» de José Vaz e a dinamização do atelier de decoração de uma vela – retratando o espírito de natal focado na história lida. O interesse e entusiasmo demonstrado pelos participantes no desenvolvimento das actividades planeadas, bem como na visita e compra de livros, revela o sucesso desta iniciativa e o cumprimento dos objectivos propostos. Escola E. B. 1 Goim, Romariz

9


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Clube do Jornal

A equipa do Clube do Jornal esteve presente na Festa de Natal que decorreu no Cine-Teatro S.Miguel, em Milheirós de Poiares, no dia dezassete de Dezembro de 2010. In loco efectuaram um conjunto de entrevistas a elementos envolvidos no espectáculo e procederam à recolha fotográfica do evento. O Clube do Jornal agradece a amabilidade e disponibilidade manifestada por todos os envolvidos.

Festa de Natal 2010

O Natal é uma época em que se celebra a paz e a união entre as pessoas. Foi com esse espírito de união e vontade de partilhar as aprendizagens com alegria, que a escola EB23 de Milheirós de Poiares realizou no Cine-teatro, no dia dezassete de Dezembro, mais um Sarau de Natal. Nesta festa participaram alunos do 2º e 3º ciclos, dos cursos CEFS, EFAS, docentes e Encarregados de Educação, mostrando a todos os presentes, a partilha de saberes e o espírito natalício que reina na nossa escola. Foram momentos de prazer e alegria vividos por todos os que participaram e assistiram ao espectáculo, deixando no ar um “até para o ano”, com a mensagem de boas festas para toda a Comunidade Escolar. A professora, Helena Oliveira

Entrevista: Senhora Directora do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares Qual a importância e significado da Festa de Natal para a vida do Agrupamento? Esta festa tem muita importância porque permite o convívio, dá oportunidade aos alunos de revelarem os seus talentos, para além da divulgação à comunidade de uma pequena parte de actividades que os alunos desenvolvem na escola, muito importantes e enriquecedoras. Nesta quadra, tem mais significado porque é o momento ideal para a valorização de aspectos fundamentais da vida humana como sejam a partilha, o convívio fraterno. De que forma a Festa de Natal propicia a ligação entre a escola e a comunidade? A festa de Natal propicia a ligação escola/comunidade na medida em que esta foi convidada a estar presente e também a intervir com actividades. Do programa faz parte um grupo de mães que vai apresentar duas danças. Nesta quadra natalícia, qual a mensagem que gostaria de deixar para a comunidade educativa do agrupamento? A minha mensagem vai no sentido de apelar a todos para que busquem o entendimento e consequentemente a paz entre todos. Que sejam felizes.

Actividade: Peça de Teatro” República a 100 à hora” Entrevistada: Aluna do grupo de teatro” República a 100 à hora” Qual o significado do nome do vosso grupo “República a 100 à hora” ? Quer dizer que a República está sempre a 100 à hora. Como tem sido a vossa experiência enquanto actores/actrizes? Tem sido muito bom, temos aprendido muito, e isso provou-se no teste de História, porque foi dessa matéria, e foi fixe.

Como avaliam a vossa participação nesta Festa de Natal? Acho que foi boa, porque mostramos um pouco do nosso trabalho ao público. Qual a mensagem que gostariam de deixar para os alunos que gostam de teatro? Eu acho que o teatro não tem fronteiras, cada um pode ser aquilo que quiser. 10


a ponTe

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

PROJECTOS E ACTIVIDADES

Entrevistados/Actividade: Dança dos Encarregados de Educação

Professora: Fátima Jesus Em que contexto foi criada esta actividade/grupo? O primeiro objectivo era ajudar as mães a aprender a fazer exercícios que lhes permitisse melhorar a tonificação muscular e que pudessem fazer em casa, aprender a fazer exercício que permitisse diminuir o volume da massa adiposa, depois também aprender a dançar, porque lhes ajuda a ter noção de ritmo, noção de coordenação, lateralidade, domínio esquerda/ direita, equilíbrio, várias coisas que são importantes no nosso dia- a- dia.E também para se divertirem um bocadinho após o trabalho, terem um bocadinho de tempo para se divertirem e também para que elas se sintam parte integrante da escola, se sintam à vontade na escola e assim falem com mais facilidade dos problemas dos seus filhos e participem activamente nas actividades desta. Encarregados de Educação: Maria Rosário/Marisa Ferreira Por que motivo se inscreveram neste grupo? Porque gostamos, eu por exemplo gosto… adoro e é bom e todas as mães podiam participar. Como avaliam a vossa participação nesta Festa de Natal? É bom para todos nós e principalmente para as crianças. Qual a mensagem que pretendem passar aos vossos filhos? Que tenham muito juízo na cabeça, que é o principal ,se envolvam nas actividades da escola e que compreendam o quanto os encarregados de educação se preocupam com eles e querem pertencer e compreender o seu mundo.

Entrevistado/actividade: Orquestra do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares Maestro: Professor Filipe Oliveira Em que contexto foi criada esta orquestra? A criação da Orquestra foi uma proposta da Professora Ana Paula oliveira, Directora do Agrupamento. Pretendia-se, através da música, apelar à participação/envolvimento da comunidade educativa, proporcionando ainda aos seus elementos um momento de convívio e lazer. Considera importante participar neste tipo de actividade? Sim, porque vocês, alunos, convivem na sala, numa turma. Neste espaço têm a possibilidade de conviver com os vossos pais, com os vossos amigos, sem ter uma aula como uma disciplina, mas sim, como um atelier artístico, e podendo valorizar e aperfeiçoar aquilo que aprendem nas aulas de Educação Musical. Como avaliam a vossa participação nesta Festa de Natal? É positiva, porque no ano passado, foi o primeiro ano de existência da orquestra e iniciamos apenas com oito elementos. Com a ajuda da Professora Ana Paula, pai da Professora Ana Paula e o pai da Débora (nossa executante), este ano já temos mais alunos inscritos e interessados. Mesmo com algumas dificuldades… que existem em todo o lado, considero positivo. Qual a mensagem que pretendem passar à Comunidade Educativa do Agrupamento? Para se juntarem não só nas aulas ou na escola, mas também para conviverem na escola. Vocês estudam e os vossos pais são informados das vossas notas, vão apoiar-vos. Na música, podem colaborar e aprender, num ambiente lúdico, sem perder o carácter de formação artística musical.

11


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Entrevistado(s)/Actividade: Professor e Alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos - Canções de Natal

Professor: Durval Pinho Em que contexto foi desenvolvida esta actividade? A ideia de desenvolvermos esta actividade surgiu no seio das reuniões das equipas pedagógicas dos cursos EFAs que funcionam na nossa escola em regime pós-laboral. A primeira canção de Natal que apresentamos “Silent Night “ é tipicamente natalícia e muito conhecida. Mas, uma vez que no passado dia 8 de Dezembro se comemoraram os 30 anos da morte de John Lennon, consideramos também oportuna a apresentação de uma canção em homenagem a este grande músico. Como coordenador desta actividade, em conjunto com o professor Miguel Costa, dirigi um convite a todos os formadores e formandos dos cursos EFAs, para que colaborassem nesta iniciativa. A canção escolhida “Imagine” também contem uma mensagem de paz e de união entre os diferentes povos, raças e religiões do mundo, muito adequada a esta quadra natalícia. É verdade que, inicialmente, a língua inglesa constituiu um obstáculo para muitos dos formandos, mas essas dificuldades foram sendo ultrapassadas com os ensaios realizados ao longo de várias semanas. Mas, julgo que valeu bem a pena o esforço pois, como se viu, o envolvimento de todos foi fantástico. Estão todos de parabéns! Alunos: Considera importante participar neste tipo de actividade? Muito. Como avaliam a vossa participação nesta Festa de Natal? Acho muito positivo não só na nossa actividade mas como todos os outros alunos. Qual a mensagem que pretendem passar à Comunidade Educativa do Agrupamento? Procurar realizar mais festas como esta , incentivar os alunos e os docentes para este tipo de eventos que faz muito bem não só em termos de saúde física, mas também em termos psicológicos. Actividade: Esquema Gímnico Professora: Susana Henriques Em que contexto foi criada esta actividade/grupo? Esta actividade foi projectada para ser realizada no âmbito da Festa de Natal promovida pelo nosso Agrupamento. Eu, conjuntamente com a professora Anabela Silva, pensamos em levar a cabo um esquema gímnico com uma turma de cada uma de nós. Esta iniciativa foi projectada no ano anterior, e realizada na Festa do Agrupamento. No entanto, devido às más condições climatéricas e ao espaço disponível para a sua realização ser demasiado exíguo, não existiam condições para que os interessados na sua participação o pudessem fazer com um mínimo de conforto, decidiu-se repeti-lo na primeira oportunidade o que aconteceu com a integração desta iniciativa na Festa de Natal. Considera importante participar neste tipo de actividade? Obviamente que sim. Esta Festa, assim como a do Agrupamento, dãonos a possibilidade de mostrar aos pais e restante comunidade escolar um conjunto de actividades realizadas na escola e, na maior parte das vezes desconhecida. Muitas vezes os próprios pais ficam surpreendidos pelas “performances” reveladas pelos seus filhos neste tipo de actividades. Por outro lado, notamos que os alunos ficam orgulhosos por terem a possibilidade de mostrar aos pais as suas qualidades. Como avaliam a vossa participação nesta Festa de Natal? Foi muito bom. Não obstante os condicionalismos inerentes à junção das duas turmas para os ensaios em curtos espaços de tempo, (intervalos regulares) conjugada ainda com a necessidade de tempo necessário para implementar a logística necessária à actividade, foi possível concretizar as tarefas projectadas, graças à excelente colaboração prestada por “Que a Escola para além de ser um local onde todos os alunos envolvidos. se aprende também poderá ser um local de Qual a mensagem que pretendem passar à Comunidade Educativa do prazer e de diversão salutar”. Agrupamento?

12


Jornal

Escolar

FESTA DE NATAL 2010

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheir贸s

de

Poiaresa

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

13


Escolar

PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

do

Agrupamento

de

Escolas

“Eco-Escola”!

Foi com uma alegria e um sentimento renovado de “dever cumprido” que vimos pela segunda vez todo o trabalho desenvolvido no Agrupamento, durante o ano lectivo de 2009/ 2010, ser reconhecido com nova atribuição do “Galardão – Bandeira Verde” pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). A 14 de Outubro hasteamos, orgulhosamente, a nossa bandeira na Escola Sede do Agrupamento que, este ano durante o primeiro período, percorrerá todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento para que todos possam sentir o mesmo orgulho de ver a bandeira a ondular na sua escola.

Com um novo ano lectivo novas actividades no âmbito do programa “Sim, este ano o Natal é amarelo!”, surgiram, uma das quais a que a Escola E.B. 2,3 de Milheirós de Poiares abraçou. O desafio era transformar o tradicional Pinheiro de Natal, numa árvore de Natal construída com embalagens de cartão Tetra Pak reutilizadas e, predominantemente, de cor amarela e enviar para concurso. Este projecto marca o arranque da terceira fase de «Sim, é no Amarelo”, uma campanha de informação ambiental lançado pela Tetra Pak que se realiza em parceria com o programa Eco-Escola e pretende sensibilizar o público para a temática da separação e reciclagem das embalagens de cartão para alimentos

de

Milheirós

de

Poiaresa

a ponTe

líquidos e sobre o contentor do ecoponto, correcto, para a sua deposição. Foi grande o empenho de alunos, pais, professores e funcionários na separação e recolha de embalagens usadas, necessárias para a construção das árvores que ornamentaram a escola revelando, assim, um espírito natalício e ecológico.

Mas as actividades não ficam por aqui…e para todas elas precisamos da preciosa ajuda de todos, assim…aí vem mais uma vez “A Geração Depositrão”, campanha/concurso de recolha de Resíduos Eléctricos e Electrónicos de pequeno porte para reciclagem, promovida pela ERP-Energia, a campanha “Rolhas por Quercus”, que promove a recolha de rolhas de cortiça, numa parceria entre a Corticeira Amorim e a Associação Ambientalista Quercus, com o objectivo último de reflorestar a nossa floresta autóctone de Quercus (Sobreiros, Carvalhos, Azinheiras…) e não nos podemos esquecer também do concurso Poster Eco-Código, um poster que represente o nosso código de conduta e compromisso face ao Ambiente… Agradecemos a todos o envolvimento e apelamos à continuação de um trabalho de qualidade, pois queremos continuar a merecer a confiança e reconhecimento da ABAE com novo Galardão neste ano lectivo… O Ambiente agradece! E nós Também… A Coordenadora do Programa Eco – Escolas Manuela Ortigão

A Bandeira da Eco-Escolas Bandeira, bandeirinha,

para o chão

Para o ambiente

que chegaste à nossa escola,

porque se não fica

Melhorar.

que alegria foi a minha!...

uma inundação!

Esta bandeirinha

Tanto simbolizas para

Reciclar e reutilizar

É muito bonitinha,

a Natureza que precisa

são atitudes a adoptar

Cores e cores a brilhar

de ficar bem limpinha!

para o planeta curar

para o planeta festejar!

Agora vamos começar,

vamos todos mudar.

Este poema vai arrasar!

Começar pela escola

Primeira regra,

E em casa continuar…

não pôr lixo

Somos todos responsáveis

14

4º Ano - Escola E. B. 1 Igreja Romariz


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

A Bandeira da Eco Escola

A bandeira Eco Escola Chegou a Goim. Para a todos incentivar Que a poluição pode ter um fim! O tema do ano é “Floresta” Vamos ajudar os seres vivos Protegendo-os, não os extinguindo, … Para na Natureza haver Festa! Autores: Todos os alunos da Escola E. B. 1 Goim

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

Se tu visses o que eu vi… Se tu visses o que eu vi Uma Bandeira Ecológica Branca e verde a voar Na nossa Escola Mágica. Se tu visses o que eu vi O estandarte lá no alto A Bandeira Eco-Escola E os meninos a gritar bem alto. Se tu visses o que eu vi Desatavas a correr Uma Bandeira ecológica que todos podemos ter. Alunos do 2º A Escola E.B.1 de Pigeiros

15


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

É tão bom ter juízo! Ser um rapaz com juízo? Ah, isso é preciso! É tão bom ser limpinho, deixar tudo arrumadinho. É tão bom o lixo separar, para depois o reciclar. É tão bom ter cuidado e deixar tudo asseado.

a ponTe

para ajudar o nosso ambiente. É tão bom a bandeira da Eco-Escolas receber, para toda a gente ver, que trabalhamos a valer. O pior é quando a bandeira deixar a nossa escola! 3.º ANO B ESCOLA IGREJA MILHEIRÓS DE POIARES

Milheirós de Poiares, 25 de Outubro de 2010 Ser sempre inconveniente,

ESCOLA LIMPA E SEGURA O projecto “Escola Limpa e Segura”, inserido no projecto “Eco Escolas”, continua a fazer parte do Plano Anual de Actividades. Este ano em reunião geral de alunos, professores e assistentes operacionais, foram aprovadas algumas alterações. O projecto passou a denominar-se “ESCOLA LIMPA E SEGURA”. As dinâmicas criadas na escola por este projecto são muito significativas e inserem-se no âmbito do Projecto Educativo do Agrupamento, nomeadamente na área da cidadania. Tornou-se assim mais abrangente e constitui uma mais-valia na formação pessoal e responsabilização dos alunos, na gestão dos espaços e equipamentos escolares bem como ao nível das relações interpessoais. Possibilita de uma forma mais consistente e coerente que os alunos conheçam o Regulamento Interno do Agrupamento, o guião do aluno e ainda o novo Estatuto do Aluno. O projecto continua a contar com a colaboração e apoio de todos os professores, assistentes operacionais e funcionárias do refeitório escolar. Gostaria no entanto de salientar a colaboração mais directa da professora Liliana Pires que está este ano a trabalhar connosco pela primeira vez mas já completamente integrada e empenhada na dinâmica de trabalho da escola. A professora Maria Albina Almeida

16


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

Projecto “Eco Escolas”

Mais uma vez o Agrupamento foi galardoado com a Bandeira Verde que certifica as escolas que desenvolvem uma educação ambiental coerente, de qualidade e para a cidadania. Pretende-se com este projecto que os alunos apliquem conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana e tomem consciência que as suas pequenas atitudes individuais podem contribuir para melhorar o ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. Este Projecto implica a abordagem de temas como a Água, Resíduos, Energia e Biodiversidade e obriga à elaboração de um plano de acção dinâmico, com objectivos, metas e prazos realistas e que tenha em consideração o currículo escolar. Exige uma monitorização e avaliação permanentes tendo em vista a concretização dos objectivos pretendidos. No âmbito deste projecto, a escola recebeu a Bandeira Verde durante uma semana como forma de presentear o trabalho desenvolvido no ano lectivo transacto e servir de motivação para as actividades do novo plano de acção. Foi um momento emotivo porque todos os alunos sentiram valorizado o trabalho efectuado. O trabalho já se iniciou com as seguintes actividades: - Distribuição de sacos de pano para o lanche aos alunos do 1º ano de escolaridade; - Projecto “Escola Limpa e Segura;” - Realização de uma auditoria ambiental na escola; - Assinatura de um protocolo com uma empresa da comunidade para a cedência de sacos de plástico (material que sairia dessa empresa para a reciclagem) que serão reutilizados para o lixo da escola; - Recolha de rolhas de cortiça. Vamos todos COLABORAR. Pelos docentes do 1º ciclo Mª Albina Almeida

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Para assinalar o Dia da Alimentação e no sentido de criar hábitos de alimentação saudáveis, decorreu nos Jardinsde-infância do Agrupamento a Semana da Alimentação, no período de 12 a 22 de Outubro, com actividades como experiências culinárias, recolha de receitas, confecção de alimentos, feirinhas e ilustrações de canções. Foi ainda elaborada uma Roda dos Alimentos, que nos ajuda a escolher e combinar os alimentos que devem fazer parte da alimentação diária e que contém as orientações essenciais para uma alimentação que deve ser completa (incluindo diariamente alimentos de todos os grupos sem esquecer a água), equilibrada (comendo em maior quantidade os que se encontram nos grupos de menor dimensão), variada (fazendo escolhas diferentes diariamente e nas diferentes épocas do ano).

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

FAÇA COMO NÓS, COMA DE FORMA SAUDÁVEL!!! Departamento da Educação Pré-Escolar

17


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

Dia Mundial da Alimentação

de

Poiaresa

a ponTe

Os bons hábitos alimentares adquirem-se desde tenra idade. Por essa razão no dia dezasseis de Outubro de 2010, Dia Mundial da Alimentação, os alunos, professores e assistentes operacionais da E.B.1 de Pigeiros, arregaçaram as mangas, passaram da palavra à acção e assinalaram o dia com a confecção de uma salada de fruta, a construção de uma roda dos alimentos gigante e a criação de alguns espaços de debate e reflexão. Com esta iniciativa, pretendemos esclarecer e sensibilizar os alunos para a importância da aquisição de hábitos alimentares saudáveis, tema cada vez mais relevante na sociedade actual. 2º ano Escola E. B. 1 Pigeiros

Centenário da República

A nossa turma, do 2º ano A, participou nas actividades feitas para festejar os Cem anos da República. Dialogámos sobre as diferenças entre a Monarquia e a República. Falámos de países onde há Monarquia e de países onde há República. Pintámos algumas imagens relacionadas com o tema. Construímos um marcador de livros, jogámos o Dominó da República, com alguns colegas do 3º ano. Colaborámos na pintura da bandeira que foi exposta no placard exterior da escola, colocando o carimbo das nossas mãos em cor verde e vermelha e ajudámos a pintar as letras “Centenário da República”. Esta actividade teve apoio da professora Albina. As actividades foram muito interessantes e ficámos a saber o que é a República. Texto colectivo (2º ano A) Escola E. B. 1 de igreja Milheirós de Poiares

18


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

Centenário da República – Outubro: Mês do Centenário

de

Milheirós

de

Poiaresa

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

No âmbito das Comemorações do Centenário da Implantação da República, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas dinamizou um conjunto de actividades multifacetadas que tinham como finalidade levar os alunos a viver e interiorizar conteúdos e competências intrínsecas aos valores da República. No átrio da escola, foi projectado um PowerPoint, com a apresentação de um conjunto de trabalhos, que contextualizavam e permitiam uma melhor percepção do acontecimento, juntamente com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos do “Clube Centenário”, criado no ano lectivo 2009-2010. Na Biblioteca Escolar, os alunos do 2.º e 3.º ciclos e a turma EFA-B2, realizaram um Guião de pesquisa, com o intuito de lhes proporcionar o desenvolvimento de competências de informação. No mesmo espaço, decorria uma exposição de “t-shirts interpretação/recriação dos símbolos da República” e um conjunto de actividades lúdicas. As t-shirts foram criadas pelos alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo, no ano lectivo transacto. Com o objectivo de promover a articulação entre ciclos e fomentar nos alunos práticas de cidadania, decorreu na Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento, uma exposição/eleição de “ t-shirts interpretação/recriação dos símbolos da República”. A eleição atrás referida mobilizou alunos, professores e pessoal não docente de todas as escolas do agrupamento. Ao participarem nesta actividade, os alunos tinham a possibilidade de vivenciar e interiorizar conceitos associados a um acto eleitoral, contributo fundamental para ajudar a alicerçar o espírito de cidadania. A t-shirt democraticamente eleita foi realizada pelas turmas do 2.º e 4.ºanos da Escola EB1 de Goim (Romariz), no ano lectivo 2009-2010. Para encerrar, o ciclo de actividades comemorativas do Centenário da Implantação da República, os alunos do 9ºC e do 8º B que pertenciam ao Clube do “Centenário da República”, apresentaram uma peça de teatro alusiva ao tema. Esta actividade decorreu nos dias 9 (durante a tarde), 10 (durante a manhã) e 12 de Novembro (pelas 21:30 horas) na Biblioteca Escolar da Sede do Agrupamento. Várias personagens da nossa história, principalmente dos últimos cem anos, regressaram para explicar aos jovens e menos jovens do presente, as venturas e desventuras do nosso País. Ao mesmo tempo, exortando-os a, como diz o poeta, “Cumprirem Portugal” sendo cidadãos livres e responsáveis. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

19


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

de

Milheirós

Visita à Casa da Música

de

Poiares

a ponTe

No dia 17 de Dezembro de 2010, nós (turma do 6º A), juntamente com a turma do 5ºA, as respectivas Directoras de Turma, Isabel Valente e Isabel Bastos, a professora Susana Leite de Formação Musical e a Directora Ana Paula Oliveira, fomos ver um concerto à Casa da Música no Porto. O concerto chamava-se “ Fantasia sobre Fantasia”. Quando entrámos, os músicos estavam a afinar e a aquecer os instrumentos. Tudo começou com a entrada do maestro, enquanto ouvíamos o concerto era projectado o respectivo filme. Mais uma visita de estudo para ficar nas nossas memórias! Chegámos à escola ainda mais fascinados pela música e pelo nosso instrumento. Turma do 6ºA e DT Isabel Valente

Audiência Musical

No dia 10 de Dezembro de 2010, realizou-se uma audição dos alunos do 5º A e do 6ºA. Nesse dia, actuaram trompetes, clarinetes, flautas, violinos, fagotes, contrabaixos, violas d’arco, violoncelos e oboés. Foram 48 alunos que tocaram e cantaram muito bem! Estas turmas especializadas em música, foram uma opção da Directora da Escola, Ana Paula Oliveira, que parece estar a dar resultado. Os alunos e professores envolvidos estão de parabéns!... Turma do 6ºA e DT Isabel Valente

20

Escolas

A GINÁSTICA NA FESTA DE NATAL Os alunos das turmas do 8ºB (Bárbara, Catarina, Jéssica, Joana, Rute, Sara Alves e João Almeida) e 9ºB (Joana Costa, Daniela Timóteo, Filipa, Miriam, Joel, João Paulo e Filipe) sob a orientação das respectivas professoras de Educação Física apresentaram na FESTA DE NATAL, um número Gímnico/Acrobático. Para tal, dedicaram os intervalos do final do 1º Período para os treinos/ensaios. Pelo empenho, dedicação, esforço, criatividade e postura em palco merecem uma salva de palmas acrescida. A todos um agradecimento especial das professoras: Susana Henriques (8ºB) e Anabela Silva (9ºB)


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

Serão de teatro – 2010/2011

O grupo de teatro que integra alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos da nossa escola preparou duas pequenas dramatizações subordinadas ao tema do Natal, a primeira “Uma Visita Inesperada” e a segunda, “Um conto de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. O sarau ocorreu no passado dia 16 de Dezembro pelas 19h 30minutos e teve lugar no bufete da nossa escola. Para o evento, foram convidados os Encarregados de Educação bem como familiares e amigos dos alunos que frequentam o ateliê. As horas que antecederam o sarau foram vividas intensa e agitadamente pelos jovens “actores” que ensaiaram as respectivas peças teatrais. Foi difícil conter a sua ansiedade e o delírio aconteceu quando vestiram as roupas e adereços… Do querubim de asas cor-de-rosa à senhora rica que ostentava uma gola de pele e não conseguiu reconhecer Jesus nas diversas visitas que recebeu, obcecada pela chegada de uma visita importante… aos anões e à Branca de Neve que

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

dançaram a coreografia da “Popota” e aos Reis Magos que ostentavam coroas e roupagens douradas… Tudo aconteceu de forma inesperada mas bem organizada, pois todos se sentiram muito importantes na “pele” que vestiram naquela noite tão especial. O grupo de teatro quer enaltecer o sentido de responsabilidade e empenho do primeiro Rei Mago (Tânia Bastos) que, apesar da febre que a assaltou durante o dia, se manteve firme até ao momento da representação. O serão culminou com um lanche convívio e uma mesa recheada de delícias natalícias preparadas pelos Encarregados de Educação, pelas professoras responsáveis e pela nossa escola que brindou os presentes com o tradicional bolo-rei confeccionado pelos alunos do curso de Padaria/Pastelaria. As docentes responsáveis agradecem a todos os docentes e auxiliares de acção educativa que directa e indirectamente se envolveram no projecto e tornaram possível a sua concretização, quer na construção do cenário, quer na arrumação da sala, quer na “sonoplastia “ bem como a todos os discentes envolvidos e que, de forma responsável, desempenharam os seus papéis. Clube de teatro e Ateliê de Costura

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

Convívio de Natal

Na escola E.B2/3 Milheirós de Poiares, realizou-se uma festa Convívio de Natal no dia 16 de Dezembro de 2010, na qual a nossa turma, o 6ºA, participou. A festa dividiu-se em duas partes: o espectáculo e o lanche. A primeira actuação foi do grupo de teatro. Após algumas actuações, chegou a nossa vez, enquanto uns cantavam a música “Noite Feliz” outros dançavam-na. Esta coreografia foi feita e ensaiada pela nossa Directora de Turma, Isabel Valente. Os instrumentos que tocaram foram: clarinete, fagote, flauta transversal, guitarra, oboé e violino. Este arranjo musical foi feito pela professora de Violino. A primeira parte terminou com o teatro do “ Dakar de Histórias”. De seguida, fomos todos para a cantina, onde se iniciou o lanche convívio, entre professores envolvidos, alunos e encarregados de educação. As mesas estavam recheadas de coisas saborosas, era muito difícil escolher. Adorámos a festa e gostávamos de a repetir. Turma do 6ºA e DT Isabel Valente

21


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

Clube da Protecção Civil O Clube da Protecção Civil da Escola EB2/3 de Milheirós de Poiares já está no terreno… Todas as 6ªs - feiras, pelas 12h45, na sala de informática, reúnem os membros do Clube para discutirem temas da segurança. Tem sido um trabalho interessante e dinâmico!! (imagem) O clube é formado por 8 membros do 7ºA: Carlos; Diogo; Fábio Alves; Fábio Fonseca; João; José Carlos; Marcelo; Tiago. Este clube, pretende melhorar os comportamentos cívicos e de auto-protecção de toda a comunidade educativa. Nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, as turmas do 5º ano de escolaridade receberam a visita do Clube da Protecção Civil. Os membros do Clube transmitiram as instruções do Plano de Emergência da escola e divulgaram um vídeo dos bombeiros, com todos os procedimentos a executar em caso de incêndio. A actividade foi muito positiva, visto que os alunos do 7º A foram uns verdadeiros formadores !! Pela segurança da nossa comunidade educativa, o Clube da Protecção Civil está sempre disponível … Junta-te a nós!!! A Equipa do Projecto Segurança

Escola Segura combate o Bullying nas EB1 de Milheirós de Poiares No intuito de combater a Violência desde tenra idade, a equipa do Projecto Segurança do Agrupamento de Escola de Milheirós de Poiares solicitou, mais uma vez, a colaboração da equipa “Escola Segura” da Guarda Nacional Republicana da Feira. Do dia 22 a 30 de Novembro, os agentes dinamizaram sessões de sensibilização sobre “violência em meio escolar” destinadas aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. As acções de formação pretendiam uma reflexão sobre a violência nas suas diferentes vertentes. As sessões desenvolvidas na escola foram muito positivas, dado que permitiram apelar a uma reflexão sobre os comportamentos das nossas crianças. Urge tomar algumas medidas para evitar que o bullying aumente no seio da comunidade educativa. E, como diz o ditado “De pequenino se torce o pepino”… A Equipa do Projecto Segurança

22

de

Milheirós

de

Poiaresa

a ponTe


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Violência

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

No dia 26 de Novembro, vieram à nossa escola dois agentes da Escola Segura realizarem uma palestra sobre a violência na escola. Os agentes apresentaram-se e iniciaram com um PowerPoint sobre a violência física, falaram sobre o tema e deram vários exemplos deste tipo de violência. Um dos temas, também apresentado e falado, foi o “Bullying”, não devemos bater ou discriminar os colegas, principalmente os mais frágeis, devemos respeitar e tratar todos de forma igual. Os agentes alertaram-nos para a não-violência aos idosos, devemos respeitá-los, não usar palavras ofensivas porque eles ficam tristes e magoados. Os animais também merecem ser bem tratados e não serem violentados porque são seres vivos e necessitam de ser cuidados e protegidos. Outra forma de violência é o consumo do álcool e drogas que destrói totalmente o ser humano e causa sofrimento nos que estão à sua volta. A violência não se recomenda a ninguém, porque destrói os homens, torna-os infelizes e não é solução para nenhum problema. O mundo sem violência será uma “utopia” mas se todos contribuíssemos, algo se conseguiria.

4º Ano E. B. 1 Igreja Romariz

Halloween

pelo facto de envolverem toda a comunidade educativa e também por serem tão do agrado dos mais novos.

O Dia das Bruxas (Halloween) foi comemorado na nossa E já agora… “Trick or treat?” (”Travessura ou Escola nos últimos dias de Outubro. As actividades foram dinamizadas pelas professoras de Guloseima?”) Inglês, tendo participado sobretudo os alunos do 2º ciclo desta escola. Grupo de Inglês Tal como em anos anteriores, a Escola foi decorada com trabalhos elaborados pelos alunos (uns em casa, outros na escola). Todos os trabalhos estavam muito bonitos, fruto do empenho dos participantes que motivou o interesse de toda a comunidade escolar. Salientamos ainda a colaboração dos alunos do clube de Línguas e Culturas e dos alunos da turma B2 dos EFA que muito contribuíram para “abrilhantar” a exposição dos trabalhos. Para o sucesso destas actividades, foi também muito importante a ajuda dos pais e familiares que não hesitaram em colaborar, tendo alguns vindo à nossa Escola entregar trabalhos. Todas as pessoas envolvidas foram unânimes em referir que este tipo de iniciativas devem continuar a ser promovidas,

23


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

Sessão de Risoterapia

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

Cursos de Educação e Formação de Adultos

Ao longo do primeiro período, decorreram várias actividades dos Cursos de Educação e Formação de Adultos, actividades essas que permitiram uma melhor integração dos formandos nestes cursos. Dentro destas, salientamos: - Sessão de Risoterapia; - Magusto; - Visita à Sul Douro; - Jantar de Natal; -Festa de Natal; -Visita de estudo ao Porto/Gaia/Porto. Equipas Pedagógicas dos Cursos EFA

Visita à Suldouro

Magusto

Jantar de Natal

Festa de Natal

Festa de Natal

Jantar de Natal 24

a ponTe


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

VISITA DE ESTUDO PORTO/GAIA/PORTO

Passeio de barco no Rio Douro

Museu do Carro Eléctrico do Porto

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

Visita às caves de Vinho do Porto

Turmas A, B, C, D e E 25


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

A Festa de Natal da E.B1 de Pigeiros

Poiares

a ponTe

No último dia de aulas, os alunos desta escola, colectivamente com os alunos do pré-escolar da Associação Padre Osório e os alunos do JI da Bajouca comemoram a festa de Natal. Esta festa de Natal teve vários momentos especiais. Na biblioteca da nossa escola reunimo-nos e a festa começou com a dramatização de um conto de Natal pelas responsáveis da Biblioteca Escolar de Milheiros de Poiares: a professora Júlia e a professora Olívia. Estas dramatizaram uma história que tinha como moral que todos os meninos devem ler as histórias e fazer dos livros grandes amigos. Esta história foi muito divertida porque as personagens faziam-nos rir, especialmente o Doutor Xarroppe!! De seguida todas as turmas envolvidas cantaram uma música de Natal. E a manhã terminou com o sorteio de três cabazes de Natal. As horas iam passando e chegou a hora do almoço, fomos todos para a Associação Padre Osório. Lá almoçamos a tradicional bacalhoada, e não faltaram os doces de Natal: o Bolo-Rei, a aletria, as rabanadas… O almoço já terminado, o momento mais aguardado era a chegada do Pai Natal para a entrega de presentes a todos nós e foi o que aconteceu, cada menino recebeu um presente. Foi um dia bastante agradável, um dia marcado pelo convívio, partilha e a diversão vivida entre amigos. Texto colectivo da turma do 1º e 4º anos Escola E. B. 1 Pigeiros

Árvore dos Comportamentos

No âmbito da Área de Projecto, os alunos da turma do 2º/3º A da Escola de Igreja-Romariz, elaboraram, com cola branca e papel de cozinha uma “ Árvore dos Comportamentos”. Nesta árvore, os alunos escreveram uma frase ou versos sobre bons e maus comportamentos em imagens de maçãs, feitas em esponja. As frases ou versos sobre bons comportamentos foram colocadas na árvore, como um bom fruto. As frases ou versos sobre maus comportamentos foram escritas em maçãs de cor castanha e colocadas no chão, ao pé da árvore, como fruta podre e intragável. Que acharam da nossa ideia?!!! Texto colectivo do 2º ano Escola E. B. 1 Igreja, Romariz

Dia Internacional dos Direitos da Infância

Cartaz de Solidariedade No âmbito da Área de Formação Cívica, os alunos da turma do 2º/3º A da Escola de Igreja Romariz, elaboraram um cartaz sobre “Ser Solidário é…”. Neste cartaz, os alunos escreveram mensagens num papel em forma de coração, a fim de exporem as suas opiniões. Turma do 2º/3º ano da Escola de Igreja Romariz

26

No dia 20 de Novembro foi o Dia Internacional dos Direitos da Infância. Os meninos da EB1 da Igreja realizaram uma actividade na biblioteca. Essa actividade consistia em formar pontes entre os continentes para o mundo estar unido com as crianças. A cada ponte correspondia um direito, e a cada direito uma cor: as sete cores do arco-íris. A cor vermelha simbolizava o direito à vida. Logo a seguir vinha o direito à igualdade com a cor laranja. O direito à protecção e ao cuidado era representado pela nossa turma com a cor amarela. Depois, a cor verde. E este é muito importante: o direito a ser ouvido. O azul claro corresponde ao direito a ter um nome. UAAAUUU! De seguida, temos o direito a brincar simbolizado pela cor azul-escuro. E, finalmente, com a cor lilás, o direito a aprender na língua materna. Os gestos e as mensagens de cada turma fizeram-nos pensar um pouco sobre o nosso papel no mundo de hoje. Somos crianças, mas temos direito a ser ouvidas. Texto colectivo 2ºB EB1 Igreja – Milheirós de Poiares


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

O Magusto da nossa Escola No dia 11 de Novembro, a nossa escola festejou o S. Martinho. Nós e os nossos amigos das outras turmas juntámo-nos numa roda à volta da fogueira e cantámos canções que falavam de castanhas boas e quentinhas. Depois das castanhinhas estarem assadas, nós comemo-las todas e bebemos sumo. No fim, enfarruscámos as nossas carinhas. Foi um dia divertido! EB1 Igreja – Romariz 1º Ano

Dia da Alimentação No dia da alimentação, em Outubro, ajudámos a nossa professora a fazer salada de fruta. Cortámos maçãs, pêras, ananás, bananas, laranjas e enchemos uma taça cheiinha de salada de fruta. Nós adoramos a nossa salada de fruta. Não comemos só uma tacinha, repetimos várias vezes. Estava deliciosa!

Corta - Mato

DESPORTO ESCOLAR

EB1 Igreja - Romariz 1º Ano

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

No dia 15 de Dezembro, os alunos da turma do 4ºano da escola de Igreja Romariz participaram no Corta-Mato que se realizou no Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares. A partida teve início às 9h e 30 minutos e a viagem foi rápida, mas havia muita expectativa nos nossos colegas atletas que pertenciam aos grupos Infantis A Masculino e Infantis A Feminino. Este Corta-Mato foi uma grande iniciativa, nós gostámos muito de participar, porque nos motivou para o desporto e preparou-nos para competirmos com alunos de outras escolas e assim abraçarmos novos desafios. Na nossa turma, a Ana Filipa Correia ficou em 3º lugar dos Infantis Feminino e o Bruno Miguel Pinto ficou em1º lugar dos Infantis Masculino, ficámos muito orgulhosos e contentes pelo desempenho dos nossos colegas. Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível a realização deste corta-mato e ainda o lanche que foi oferecido. A turma do 4º ano Escola E. B. 1 Igreja de Romariz

27


DESPORTO ESCOLAR

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

“Corta-Mato… Grande Festa…”

O Corta-Mato Escolar (actividade desportiva definida no Plano Anual de Actividades) realizou-se no passado dia quinze de Dezembro de dois mil e dez, das 8.25h às 12.40h, sob a organização do Grupo de Educação Física. Estiveram envolvidas nesta actividade desportiva, alunos do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares. O percurso do Corta Mato Escolar, realizou-se dentro da escola, envolvendo a participação de cerca de 300 alunos do 4 º ao 9º ano de escolaridade, inclusive os alunos dos CEF’s e com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. Esta prova permitiu apurar os seis primeiros alunos de acordo com o escalão/género para representarem o nosso agrupamento na fase regional. Passo a citá-los de acordo com o escalão/género: Infantil A Feminino – Sara Oliveira – 5ºC; Ana Sofia Oliveira – 5ºC; Beatriz Soares – 5ºC. Infantil A Masculino: Vasco Santos – 5ºB; André Oliveira – 5ºC; Gonçalo Rodrigues – 5ºA; Daniel Moreira – 5ºB; Paulo Santos – 5ºB; Rui Oliveira – 5ºA. Infantil B Feminino: Sara Pereira – 6ºA; Fátima Lima – 7ºC; Diana Moreira – 7ºD; Filipa Costa – 7ºB; Nicole Almeida – 7ºB; Diana Ferreira – 7ºC. Infantil B Masculino: Sérgio Santos – 7ºB; Tiago Oliveira – 7ºC; Diogo Paiva – 6ºD; Gonçalo Mota – 7ºC; Diogo Fontes – 6ºB; Rúben Rodrigues – 7ºF. Iniciado Feminino: Joana Sousa – 9ºC; Jéssica Santos – 8ºB; Joana Pinto – 8ºB; Daniela Neves – 7ºC; Bárbara Marques – 8ºB; Catarina Soares – 8ºB. Iniciado Masculino: Pedro Leite – 8ºC; João Oliveira – 9ºC; Daniel Almeida – 9ºA; Bruno Almeida – 8ºC; Leandro Oliveira – 9ºB; Nuno Paiva – 9ºB. Juvenil Masculino: Alfredo Oliveira – CEF PP2A; Ricardo Loureiro – 9ºB; João Oliveira – 8ºA; Fábio Valente – CEF PP2A; António Baptista – CEF PP2A; Rui Santos – CEF PP2B. Os três alunos medalhados de cada escalão/género foram os seguintes: - Infantil A Feminino 1º Ciclo: 1º Lugar (Maria Rosário – 4ºB – EB1 Milheirós de Poiares); 2º Lugar (Ana Marques – 4º Ano); 3º Lugar (Ana Correia – 4º Ano – EB1 Romariz). - Infantil A Masculino 1º Ciclo: 1º Lugar (Bruno Pinto – 4º Ano – EB1 Romariz); 2º Lugar (Daniel Esteves – 4º AA – EB1 Goím); 3º Lugar (David Silva – 4º AA – EB1 Milheirós de Poiares). -Infantil A Feminino: 1º Lugar (Sara Oliveira – 5ºC); 2º Lugar (Ana Sofia Oliveira – 5ºC); 3º Lugar (Beatriz Soares – 5ºC). - Infantil A Masculino: 1º Lugar (Vasco Santos – 5ºB); 2º Lugar (André Oliveira – 5ºC); 3º Lugar (Gonçalo Rodrigues – 5ºA). - Infantil B Feminino: 1º Lugar (Sara Pereira – 6ºA); 2º Lugar (Fátima Lima – 7ºC); 3º Lugar (Diana Moreira – 7ºD). - Infantil B Masculino: 1º Lugar (Sérgio Santos – 7ºB); 2º Lugar (Tiago Oliveira – 7ºC); 3º Lugar (Diogo Paiva – 6ºD). - Iniciado Feminino: 1º Lugar (Joana Sousa – 9ºC); 2º Lugar (Jéssica Santos – 8ºB); 3º Lugar (Joana Pinto – 8ºB). 28

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

- Iniciado Masculino: 1º Lugar (Pedro Leite – 8ºC); 2º Lugar (João Oliveira – 9ºC); 3º Lugar (Daniel Almeida – 9ºA). - Juvenil Masculino: 1º Lugar (Alfredo Oliveira – CEF PP2A); 2º Lugar (Ricardo Loureiro – 9ºB); 3º Lugar (João Oliveira – 8ºA). Este ano, a realização desta prova contou com o apoio e patrocínio das seguintes entidades: - Bombeiros Voluntários de Arrifana; - Direcção da Escola; - Padaria Flor do Pereiro; - Constantino Carvalho Pereira; - Clube da Rádio Escolar; - CEF Pastelaria/panificação. A todos os alunos e assistentes operacionais que colaboraram na organização o nosso ‘’ muito obrigado’’, pelo carinho, empenho, dedicação que demonstraram. Um agradecimento muito especial a todos os alunos da organização (9ºA, 9ºB e 9ºC) pelo empenho e determinação no êxito do cumprimento das tarefas que lhes foram atribuídas. Por fim, salienta-se o grande envolvimento e o bom ambiente entre todos os que, de alguma maneira, participaram e contribuíram para o sucesso do Corta Mato Escolar. Foi um dia diferente, agradável e harmonioso, para os alunos e professores. Através do comportamento/atitudes dos alunos, sentimos que foi um dia especial. Pensamos que os objectivos desta actividade foram atingidos. Nós (professores e alunos) teremos mais momentos destes através do desporto ainda este ano.

DESPORTO ESCOLAR

a ponTe

O Grupo de Educação Física

29


A MAGIA DAS PALAVRAS

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

O Natal, é quando quisermos... e podermos

Passou o Natal… Arrumaram-se os objectos da árvore. Espera-se que o próximo Natal chegue. A nostalgia apodera-se de todos nós, mais um ano que cheio de incertezas virá. No coração do João paira a tristeza. A família recebeu a notícia do desemprego do pai, palavra temerosa para muitos, este teme não conseguir assumir as responsabilidades que tinha para cumprir. O João vê o seu futuro interrogado. No regresso à escola, já nada é como era, os amigos, os professores fazem parte de novos tempos na vida do João. Será que corresponderá às expectativas que tinham em relação a ele como aluno, como colega e amigo? Mais uma questão com incertezas… Passados dias, um amigo acercou-se dele e contou-lhe que o Natal tinha sido bastante triste, devido ao facto do pai ter ficado desempregado. O João sentiu neste momento o poder de ser solidário (na escola já lhe tinham ensinado) e desabafou com o amigo que a situação pela qual estava a passar era a mesma. Nesse momento, ambos pensaram que, tal como eles, existiam mais meninos, uns mais novos outros mais velhos que estavam certamente a passar pela mesma situação e que só o poder da amizade e solidariedade é que podia vencer e ultrapassar essa infeliz realidade dos dias de hoje e dos que estarão para vir. Dulce

O Leão e o canguru

Certo dia um leão e um canguru foram à praia. O canguru levava uma bola e um cesto de comida, enquanto o leão levava óculos e um guarda-sol. Mal chegou à praia, o canguru, pôs-se a saltar por cima dos guarda-sóis até chegar a água. Todos reclamavam. O leão não chateava ninguém, e todas as senhoras ficaram apaixonadas por ele. Até chamou a hipopótama para esfregar o protector-solar nas costas! Enquanto o canguru nadava, o leão só molhava a pontinha dos dedos. Quando entardeceu o leão disse: - Vamos embora! - Só mais um mergulho! -disse o canguru. De repente o mar ficou bravo e o canguru ficou muito aflito. O leão, que não sabia nadar, atirou-se para o mar para tentar salvar o amigo. Mas como não sabia nadar, também ficou aflito. Os dois gritavam por socorro. - Ah, ah, ah! – ouviu-se uma gargalhada. - Querem que vos leve para a praia? – perguntou uma onda. Então o canguru perguntou: - As ondas estão a arrastar-nos e tu dizes leva-nos para a praia? -perguntou o canguru. A onda explicou: - Nós não somos todas iguais. Há ondas que puxam as pessoas para longe e ondas como eu que as empurram para a praia. Venham comigo! Eles foram às cambalhotas.

30

Quando chegaram à areia nem acreditaram que estavam salvos. Antes de ir embora disse para não se esquecerem de ondas boas e ondas más. - Adeus e obrigado! - disseram os dois. Gabriel e Daniel Esteves 4º ano de escolaridade


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

As aventuras do Benjamim

Bem lá longe, no meio da savana africana, vivia uma ave chamada Benjamim. Benjamim era um pássaro amarelo, magro, alto e com um bico comprido. Gostava de ajudar os outros animais, era companheiro, meigo, divertido e aventureiro, mas, não conseguia voar bem, por isso, andava sempre às cavalitas da sua amiga hipopótama Chocolata. Para todo o lado que ela fosse, ele ia atrás. Lavava-lhe os dentes, tirava-lhe todos os bichinhos da sua pele e coçava as suas costas largas. Ele também costumava ouvir histórias com ela, enquanto esta tomava banhos de

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

lama. Às vezes dava-lhe alguns conselhos. Um dia foi para a cidade com a sua amiga. Compraram roupa, sapatos, foram ao restaurante, à casa dos banhos e a uma livraria. Aí aconteceu uma coisa maravilhosa. Enquanto a Chocolata escolhia um livro sobre a selva africana, Benjamim viu uma linda e formosa passarinha. Ele apaixonou-se logo por ela e ela por ele. Mas havia um problema! Ela estava presa dentro de uma gaiola. Numa noite, enquanto Chocolata dormia e sonhava com as muitas estrelas da selva, o seu amiguinho Benjamim resolveu fazer uma coisa, escapuliu-se sem ninguém dar conta, arranjou uma escada e um molho de chaves e foi soltar a sua princesa de penas. No dia seguinte, os três amigos, a Chocolata, o Benjamim e a sua amada seguiram caminho para a selva, onde gostavam muito de viver e de brincar. Passavam os dias a fazer o que mais gostavam, que era estarem juntos a ouvir histórias e tomar banhos de sol e de lama. -Que boa vida! – dizia o Benjamim. Sem dúvida alguma que viveram felizes para sempre! E assim terminou a nossa história.

A MAGIA DAS PALAVRAS

a ponTe

4º ano de escolaridade EB1 de Goim, Romariz

O anão …Passado algum tempo, ele acordou, espreguiçou-se e sentou-se na cama. Foi quando viu uns grandes olhos castanhos a olharem para ele. De início assustou-se, mas Isabel tentou acalmá-lo com um sorriso e palavras meigas. Percebeu logo que ele não falava português, mas também não sabia qual aquela língua estranha. O anão tentou comunicar com ela, por gestos e por desenhos. Indicou-lhe de onde vinha e como veio ali parar. Através deles a Isabel soube que o anão era de um país chamado Grécia e falava a língua grega. Tornaram-se amigos e aos poucos foram aprendendo as línguas de ambos. Foi então que o anão conseguiu explicar à menina

que veio parar aquela casinha depois de ter voado e rebolado em cima de folhas, num dia tempestade e muito vento. Sentiu muito cansaço e apeteceu-lhe descansar, caminhou longos trilhos até que encontrou aquele pouso sossegado, confortável e bastante simpático. O anão era alguém muito importante para Isabel. Ela levou a casinha para perto da sua e em segredo cuidou dele todos os dias. Texto elaborado pelos alunos do 4º ano, da EB 1 de Goim, Romariz, no âmbito de uma actividade do manual, em que era sugerido aos alunos a continuação da história “O anão” de Sophia de Mello Breyner Andersen

31


A MAGIA DAS PALAVRAS

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

As cores dos sentimentos Amor, paixão, Rosas vermelhas, Viver na ilusão Das palavras verdadeiras.

O vermelho é paixão quando nasce é amor, quando morre é desilusão.

Ternura do momento Com o teu vestido branco Voando com o vento Esse teu belo encanto.

Solidão, solidão Que és cinzenta e profunda, Porque fazes isso às pessoas Que vivem na escuridão.

Amizade é rosa Amigos sinceros Brincar à roda No labirinto dos mistérios.

Tristeza, tristeza És tão negra e feia. És um sentimento vazio, Que nos leva a entrar na tua teia.

Amor, amor Vermelho do coração. Fogo ardente que nos metes no caminho da paixão. 3º ano Escola E. B. 1 Pigeiros

MAGUSTO EM 11 de Novembro, o S. Martinho comemorámos. Alegria, riso, canções e belos cartuchos. A foGueira a arder, as castanhas a assar. Uma castanhinha aqui, outra ali a saltitar. Saltos na fogueira e a cara enfarruscada. Todos se divertiram nesta festa! FOi uma bela patuscada! Elaborado pelos alunos do 2ºA Escola E.B.1 de Pigeiros

32

a ponTe


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

Os Três Porquinhos

Começou tudo naquele ponto Em que a mãe porca, consumida, Pôs os porquinhos fora de casa E mandou-os ganhar a vida. Os porquinhos, coitados, Puseram-se a pensar E resolveram cada um construir Uma casinha para morar. O primeiro porquinho, Que não gostava muito de trabalhar, Fez a casinha de palha, Pois depressa a queria acabar. Já o segundo porquinho Teve uma grande trabalheira, Com troncos, ramos e folhas Fez uma linda casa de madeira. O terceiro porquinho Fez a casa de tijolos Com uma bela lareira E um forno para cozer bolos. Os porquinhos juntaram-se Para cantar e dançar, Mas ao avistarem o lobo Dentro de casa se foram enfiar. O lobo esfomeado A casa de palha destruiu, Apanhou o porquinho de surpresa E logo ali o comeu! O lobo seguiu caminho E à casa de madeira foi ter. Bateu à porta, Mas o porquinho não veio atender.

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Pinóquio O Gepeto construiu Um boneco que sorriu. Chamou-lhe Pinóquio de Madeira. Esquecido deixou-o na cadeira. Não sabia onde procurar. Onde havia de estar? - Não está na sapateira… Só se estiver na prateleira. A empregada o lavou E o boneco se estragou. O Gepeto se irritou, A empregada chorou. Ele foi para o mar E começou a nadar. O Gepeto apareceu E uma sapatada lhe deu Numa pedra tropeçou E a ver estrelas ficou. Apareceu uma fada bonita De nome Anita. Gepeto se assustou E a fada explicou: - O teu boneco é real. Leva-o à escola principal. Gepeto se alegrou Por ter o filho que tanto esperou! Nem queria imaginar O que se estava a passar. Pinóquio foi descansar Para cedo acordar. Quando ele acordou Gepeto lhe contou Que ia para a escola E levava uma sacola. Pinóquio ficou contente Por ter amigos e seguir em frente!

A MAGIA DAS PALAVRAS

a ponTe

Inês Ribeiro, Isabel Sousa, Sara Oliveira, Tatiana Andrade, 5º C

A Paz

O lobo, furioso, Soprou, soprou e a casa caiu, Apanhou o porquinho medroso E logo ali o comeu. O lobo seguiu Até à casa de tijolo, Mas o porquinho estava prevenido Porque não era tolo! O lobo soprou, soprou Mas a casa continuava de pé. Então o lobo subiu ao telhado E entrou pela chaminé. O lobo, desamparado, Caiu num grande caldeirão E morreu escaldado. O porquinho, que era guloso, Comeu o lobo e achou-o muito gostoso. Daniel Almeida, 5º A

A paz é vida É liberdade para voar É sossego numa casa destruída É carinho para dar. A paz é sentir amor. É ter mãos para dar. É vida sem terror. É simplicidade das palavras Que permitem a compreensão. É haver momentos para festejar É saber alegrar É saber cantar É uma pomba branca no ar, A voar, a voar… É saber brincar. É algo muito importante. Se toda a gente a viver Será um Mundo fascinante!

Margarida Marcos, Fabiana Barbosa e Gonçalo Pinto 4º Ano B E.B.1 Igreja Milheiros de Poiares

33


A MAGIA DAS PALAVRAS

Jornal

34

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheir贸s

de

Poiares

a ponTe


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Natal é tempo de… … alegria e magia (Margarida) … brincadeira e amizade (Diana) … estrelas a brilhar (Catarina) … nascer Jesus (Beatriz) … alegria e amor (Fabiana Pinho) … magia, de alegria e de estar com a família (Tiago Filipe) … união e família (Rui) … alegria e é uma época encantadora e muito feliz (Marlene) … uma festa encantadora: a festa da família e da união (André) …esquecer os problemas e de nos lembrarmos da família (Mariana) … estar com a família e de muita alegria (Mário) … estar com a família, de felicidade e de prendas (Tatiana Filipa) … magia, família, alegria e de festa (Fabiana Santos) … ter a família reunida (Tiago João)

Turma do 4º ano – Professora Sónia Escola E. B. 1 de Igreja Milheirós de Poiares

A MAGIA DAS PALAVRAS

a ponTe

Poema à maneira de Luísa Ducla Soares “Conto estrelas em ti”

É tão bom ter juízo! Ser um rapaz com juízo? Ah, isso sim é preciso. É tão bom ser um anjinho, ajudar um amiguinho. É tão bom ser bonzinho, abraçar o nosso vizinho. É tão bom ser um capitão, comandar um pelotão. E tão bom ser sossegado, aprender um bom bocado. É tão bom ser bem-comportado Manter tudo arrumado. É tão bom ser simpático, transformar um colega antipático. É tão bom ser oportuno, estudar e ser um bom aluno. É tão bom ser bom, bom, bom, pular, saltar…ouvir um som. O melhor é quando a mãe, Resolve ser boa também! Texto colectivo/ 4ºA – Professora Sónia (FORMAÇÃO CÍVICA/LÍNGUA PORTUGUESA) Escola E. B. 1 Igreja Milheirós de Poiares

35


Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

A MAGIA DAS PALAVRAS

Jornal

Pica-boi

de

Poiares

a ponTe

Pica-boi era amigo da Chocolata E ao ouvir falar de uma casa de banhos Logo a sua mini-maleta preparou E para a cidade viajou. Numa loja entrou e várias roupas experimentou: Calças de ganga, chapéu preto e calções. Na sapataria umas galochas comprou E que lindo ficou! A fome apertou e no restaurante parou Fazendo uma bela refeição vegetariana. Depois, na famosa casa de banhos entrou, Mas na banheira não relaxou (era muito pequena)! Um livro foi comprar para o macaco Teófilo Mas foi uma bela fêmea que viu Dentro de uma gaiola E amor, amor… foi logo o que sentiu! Num hotel de três estrelas a noite passou Mas não conseguia esquecer a pica-boi… Com uma escada e um monte de chaves, Então, logo a salvar foi. Logo pela manhã, para a selva africana partiram Chocolata e o casal pica-boi. Recebidos alegremente pelos amigos, Uma grande festa foi! No final, felizes ficaram Ouvindo o macaco mais a sua história Aquela que da cidade veio E que ficará na memória. Texto coletivo/ 4ºA Escola E. B. 1 Igreja Milheirós de Poiares

“Pica-boi apaixonado” Numa selva Africana vivia uma hipopótama chamada Chocolata. Ela tinha muitos amigos, mas havia um especial, porque nunca a deixava sozinha. Esse amigo imprescindível era o pica-boi. O pica-boi alimentava-se dos parasitas indesejados da hipopótama e ajudava-a na higiene oral porque lhe limpava os restos de comida dos seus dentes. O macaco Teófilo ouviu um anúncio a dizer que havia uma casa de banhos na cidade e contou a todos os animais daquela selva. Chocolata decidiu ir vê-la e o pica-boi fez logo a mala e partiu em cima da Chocolata. Quando o pica-boi chegou à cidade, reparou que todos olhavam para ele admirados descobriu que ele precisava de comprar roupa. Foi à loja e comprou uns belos calções e um fato de treino. Depois dirigiu-se a uma sapataria e lá comprou umas galochas. Entrou num restaurante vegetariano e comeu num prato pequenino ervas selvagens com molho. Mais tarde o pica-boi entrou na casa de banho. Finalmente pôde ficar relaxado numa mini banheira. A seguir ao descanso merecido, o pica-boi foi a uma livraria para comprar um presente para os amigos da selva. Comprou um livro, mas aquilo que mais o impressionou lá foi ver fechada numa gaiola uma ave igual a si. - Ai que horror! - pensou logo o pica-boi. O pica-boi foi para um hotel de três estrelas mas não conseguiu dormir a pensar na forma de libertar a ave. Ele foi procurar um molho de chaves para abrir a gaiola. Arranjou um escadote para subir até à janela da livraria por onde entrou. Conseguiu soltar aquela bela ave. Na manhã seguinte, os dois muito apaixonados regressaram à selva. Ofereceram o livro ao macaco Teófilo que leu uma história a todos os animais. Enquanto ele lia, eles brincavam os dois. Os pica-bois divertiam-se com as roupas da hipopótama e por fim adormeceram confortavelmente no abdómen quentinho da Chocolata com as pernas no ar. Texto colectivo do 4º Ano B - Uma história a partir das ilustrações do conto “ A Chocolata” Escola E. B. 1 Igreja Milheirós de Poiares

36


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

A MAGIA DAS PALAVRAS

a ponTe

Escola E. B. 1 Igreja Milheirós de Poiares

Memórias gregas e latinas... Qual é o seu “calcanhar de Aquiles”? Teimamos em considerar que o nosso passado linguístico está morto. Mas estará verdadeiramente morto? Claro que não. A passo e passo, brincando às escondidas, prega-nos partidas ao saber que o utilizamos inconscientemente. Por exemplo… Quem já não utilizou a expressão “calcanhar de Aquiles”? Mas sabem por que razão se utiliza? O termo “calcanhar de Aquiles” foi utilizado, pela primeira vez, em 1963, por um anatomista ao referir-se à sua perna amputada. Mas porquê falar-se no calcanhar e não no braço ou no joelho?! Afinal, o que é o “calcanhar de Aquiles”? Tudo começou na Antiguidade, quando a deusa Tétis se apaixonou por um mortal, Peleu. Dessa relação surgiu Aquiles, um semideus, que herdara do pai a mortalidade. Reza a lenda que Tétis tinha o desejo de tornar o filho imortal. Para o conseguir, mergulhou-o nas águas mágicas do rio Estige deixando de fora o calcanhar, pelo qual o segurava. Assim, esta parte do seu corpo ficou mortal e vulnerável. Aquiles cresceu. Tornou-se o grande herói da guerra de Tróia. É nessa guerra que um outro herói, Páris, lhe atira uma seta envenenada e o atinge (quem diria)... no calcanhar. Azar dos azares, o herói morre. Reportando este mito para a actualidade, a expressão “calcanhar de Aquiles” nada mais refere do que o ponto mais fraco de uma pessoa, a parte mais sensível e vulnerável de qualquer indivíduo. Felix qui potuit rerum cognoscere causa. (Feliz o que pode conhecer a origem das coisas.) Cecília Aguiar

37


A MAGIA DAS PALAVRAS

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Cena do Pai Natal

Entra o Pai Natal, vestido de vermelho e branco, num trenó a voar pelo ar, que aterra no cais: PAI NATAL DIABO PAI NATAL

DIABO

PAI NATAL

Ho! Ho! Ho! Feliz Natal! Pai Natal?! És tu que aí vens? Em pessoa! E quem és tu? Pareces um peru. Ah! Já te reconheço… Menino Diabo, Não fez o acertado! Portou-se muito mal Não merece a recompensa final… Mas como pode isso ser? Apenas a este destino levei Quem o tivesse de ter. E os nomes que lhes chamou? E as frases que lhes incendiou? As punições mandadas Jamais serão perdoadas.

DIABO

Mas, Pai Natal!...

PAI NATAL

Não adianta! Para si, só algodão E muito carvão Dentro da meia à lareira. Não há lugar para brincadeira!

DIABO

E as bolachas que lhe deixei? Tudo comeu e nem agradeceu… O leite para beber? Nem um resto para ver.

PAI NATAL

Agradeço pelas bolachas. Aqui tens algum leite. Agora vou àquela barca À procura de alguém que me respeite…

PAI NATAL

És merecedor de tal honra. Anjinho, meu amigo, És modelo para todos Não mereces nenhum castigo!

ANJO

Em terra foste meu herói Agora serei eu o teu Entra e põe-te confortável Por tudo o que me deu…

DIABO

O quê? Mas como pode isso ser? Nunca uma missa ouviu.

ANJO

Nem nunca nada exigiu!

DIABO

E os pobres duendes? Que para ele trabalharam noitadas?

ANJO

Ele bem lhes pagou Com recompensas pesadas! Mas chegando ao ponto da questão Tu queres é vingança O Pai Natal não tem de pagar Por o que fizeste em criança!

DIABO

Fala o Santinho Que nem a uma mosca fazia mal E depois sempre à espera Da prenda na árvore de Natal!

PAI NATAL

A todos um bom Natal! A todos um bom Natal! Desejo um bom Natal Para todos nóóós!...

Acaba a discussão! Em tempo natalício, Não quero confusão!

ANJO

Entra Pai Natal, Recebo-te lindamente.

ANJO

Quem vem lá? Cantando tão alegremente?

DIABO

Tu não queres ir para ali, Entra para a barca ardente.

PAI NATAL

É pois o Pai Natal Que te deixava todo contente!

PAI NATAL

O quente nunca me cativou Ao céu, eu vou!

ANJO

Pai Natal das prendas? Pai Natal das renas? É tão bom conhecer-te… Finalmente ver-te…

(dirige-se para a barca do Anjo, cantando)

38

Daniela Pinho 9ºC


a ponTe

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Ingredientes: Leite Açúcar Farinha Ovos Canela em pau e em pó Limão Preparação Juntamos a casca do limão, 5 colheres de açúcar, 4 de farinha, 1 pau de canela por cada litro de leite. Juntamos o leite e mexemos estes ingredientes. À parte, separamos as gemas das claras. Gastamos 5 ovos por cada litro de leite. Misturamos as gemas com o resto do leite. Batemos muito bem as gemas e depois juntamos o resto do leite, misturando estes 2 ingredientes muito bem. De seguida, juntamos os ingredientes todos e foi ao

de

Poiaresa

DIVERSOS

Receita de Leite-creme

Milheirós

lume, numa panela, mexendo sempre. Quando começou a engrossar, retiramos do lume e colocamos o leite-creme em taças, polvilhando-as com canela em pó. Ficou delicioso e nós deliciamo-nos e foi uma delícia! Alunos da Escola EB1 de Goim - Romariz

Já temos acessibilidade para pessoas com cadeiras de rodas! Durante a paragem lectiva do Natal, a Direcção Regional de Educação do Norte instalou a plataforma elevatória que permite a acessibilidade de pessoas que utilizem cadeiras de rodas, ao segundo andar da nossa escola E. B. 2,3. Os nossos alunos com mobilidade reduzida podem agora aceder com facilidade à Biblioteca Escolar, à sala de TIC e às salas de Ciências Naturais, entre outras. Estamos muito felizes com a eliminação desta barreira arquitectónica! Fátima Peixoto

39


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

PASSATEMPOS

Sopa de Letras - Simpsons

de

Poiares

a ponTe

1- Homer 2- Edna 3- Bart 4- Brandine 5- Marge 6- Lou 7- Nelson 8- Lisa 9- Maggie 10- Patty 11- Ralph 12- Abe 13- Apu 14- Milhouse 15- Snake

Nikole 7ºB

Graus dos Adjectivos HORIZONTAIS 1. Superlativo absoluto sintético de notável 2. Superlativo absoluto sintético de lindo 3. Superlativo absoluto sintético de acre 4. Superlativo absoluto sintético de célebre. 5. Superlativo absoluto sintético de bom 6. Comparativo de bom

40

VERTICAIS 1. Superlativo absoluto sintético de fácil 2. Comparativo de grande 3. Superlativo absoluto sintético de amável 4. Superlativo absoluto sintético de grande 5. Superlativo absoluto sintético de pequeno 6. Comparativo de mau 7. Superlativo absoluto sintético de mau


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

PASSATEMPOS

a ponTe

Reciclagem

Liga cada produto reciclável ao seu ecoponto correspondente:

EFA B2

Sopa de Letras Procura palavras da área vocabular de “reciclagem”.

Palavras escondidas: vidro, papel, cartão, metal, contentor, garrafa, plástico, latas, lixo, poluição, celulose.

EFA B2

41


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

PASSATEMPOS

Numbers Crossword

a ponTe

Across: 3- 1 (3 letters) 4- 60 (5 letters) 6- 30 (6 letters) 7- 5th (5 letters) 8- 5 (4 letters) 9-4 (4 letters) 10-30th (9 letters) 11-16 (7 letters) Down: 1-40 (5 letters) 2-4th (6 letters) 4-60th (8 letters) 5-10 (3 letters) 6-13 (8 letters) 7-50 (5 letters) 9-1st (5 letters)

Grupo de Inglês

Festivities

Labirinto

Find the words in the list hidden in the puzzle grid below.

T M Z B Q M I U S H A L L O W E E N

V M O O G U Y F A W K E S K M N R V

S B P N Y F V S I Y X M R V O E F M

T G R F F V X A N I P J F S T E A A

H A T I S Q P I T N R Z H S H V T S

A Y L R Y O L N V D N P A H E E H A

BONFIRE NIGHT BOXING DAY CARNIVAL CHRISTMAS EASTER FATHER`S DAY GUY FAWKES

N A U E T T R T A E H E S V R S E W

K Y V N N S I P L P R J O N S R R U

S K C I O A P A E E B B G O D A S U

G X W G T M X T N N O T K S A E D G

I U S H N T O R T D X W I I Y Y A I

V G B T L S K I I E I B M O L W Y B

I E C W D I F C N N N F L F G E S U

N L T M C R H K E C G O K G T N A Y

G K A U M H R S S E D R X L R W H L

A Y G U M C P D D D A N R N W A S M

N S Q V C L J A A A Y X W Z R Z B G

X U X N V T K Y Y Y L A V I N R A C

HALLOWEEN INDEPENDENCE DAY MOTHER`S DAY NEW YEAR`S EVE SAINT PATRICK`S DAY SAINT VALENTINE`S DAY THANKSGIVING Grupo de Inglês

42

Micael 7ºB


Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

Soupe à l’alphabet sur Matériel Scolaire

PASSATEMPOS

a ponTe

Mots à trouver taille crayon ordinateur gomme tube de colle calculatrice agrafeuse trombone marqueur livre craie cahier

Filipa Santos Costa 7ºB

Soupe à l’alphabet sur Vêtements

Encontra os Números em Francês

Mots à trouver

Un Seize

Sept Trois

casquete chemise jupe pantalon sandales

Cathy e Kevin 7º F

Cathy e Kevin 7º F

43


PASSATEMPOS

Jornal

Escolar

do

Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

Sudoku

a ponTe

O objectivo é preencher os quadradinhos todos, de modo a que as filas, colunas e cada quadrado limitado com o risco mais escuro tenham todos os números de 1 a 9. Não se pode repetir nenhum número na mesma linha, coluna ou subquadricula. Um sudoku será bem feito se a solução for única. A resolução do problema requer paciência e raciocínios lógicos.

Grau de dificuldade: fácil

Grau de dificuldade: médio

Grau de dificuldade: difícil

Soluções dos passatempos na edição digital de “A Ponte” em: http://agmilheirospoiares.ccems.pt 44


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.