Jornal Escolar "Gota a Gota" - AEBA Nº2 - Edição de abril de 2022

Page 1

JORNAL GOTA-A-GOTA

O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA

ÁGUA ESTÁ COM A NAÇÃO UCRANIANA NO

DESEJO DE REGRESSO DA PAZ E DO FIM

DA GUERRA DESENCADEADA NO DIA 24 DE FEVEREIRO.

SLAVA UKRAINI! Não percas o nosso suplemento "Passatempos às Pinguinhas" - porque a brincar também se aprende! Segue-nos nas tuas redes sociais

JORNAL GOTA-A-GOTA

aeba.clubedecomunicacao@gmail.com

EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO

Encontros com Escritores

Os nossos alunos à conversa com Isabel Meira e Pedro Seromenho (pág. 10-11)

9.º ano a terminar?

E agora? Sem stress! A escola está cá para te ajudar a escolher o rumo certo (pág. 24-27)

Miúdos a votos Na Biblioteca elegemos livros e aprendemos uma lição prática de cidadania (pág.3)

Semana Anti-Bullying Para nos lembrarmos e refletirmos sobre as consequências devastadoras que o bullying pode ter na vida de um jovem

Editorial

Alguma vez deste por ti a observar pessoas adultas e a pensar: "Vá lá, portem-se como deve ser!"? É uma sensação estranha, não é? Parece que o mundo fica de pernas para o ar: aqueles que deviam dar o exemplo às crianças e aos jovens, afinal, comportam-se pior do que estes. A agressão de Will Smith a Chris Rock foi disso exemplo. As redes sociais não falaram de outra coisa durante vários dias. A polémica instalou-se: quem teve a culpa? O humorista que foi longe demais nas suas piadas? Ou o ator que reagiu com violência física? O que achas? Agora, pensa só um pouco nisto: imagina como seria a vida de todos nós se, de cada vez que discordamos de alguém, ou achamos as suas palavras ofensivas, tivéssemos o direito de agredir essa pessoa ("Ah gostas de roxo em vez de azul turquesa? Vais apanhar! Toma!").

Segundos antes de dar a mediática bofetada, o agressor tinha duas alternativas: fazê-lo ou não o fazer. Escolheu uma delas livremente, sabendo que cada uma das opções teria consequências totalmente diferentes – só tinha de pensar um pouco sobre elas.

Ubuntu EU sou porque TU és

A Academia de Líderes assinalou a Semana da Empatia com um conjunto de iniciativas na nossa Escola (pág. 6-7)

A aventura europeia continua Com o Projeto STEAM by STEAM a nossa escola continua a ganhar dimensão internacional (pág. 4)

A nossa Escola do coração

A 14 de fevereiro os corações da Boa Água celebram a amizade e a alegria de estarmos juntos (p. 17-18)

Podes argumentar "Mas o que o Chris disse está errado e magoou os sentimentos de várias pessoas..." Sim, foram ditas coisas que podem ter ferido a sensibilidade de alguém, mas temos sempre a escolha de não permitir que as palavras nos magoem; podemos simplesmente ignorá-las ou até manifestar o nosso profundo desagrado, em tribunal, se for preciso. O mesmo não sucede com as agressões físicas. Essas vão sempre magoar, ferir, lacerar, deixar marcas, ou às vezes até matar quem é vítima das mesmas. E isso não se pode ignorar.

Violência gera sempre mais violência e todos temos de lhe pôr fim se quisermos viver em paz.

Não percas o nosso suplemento "Passatempos às Pinguinhas" - porque a brincar também se aprende! Segue-nos nas tuas redes sociais

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

MIÚDOS A VOTOS 2022

No âmbito do projeto Miúdos a Votos, organizado pela Visão Júnior, em parceira com a RBE, os nossos alunos realizaram campanha eleitoral, com recurso à construção de cartazes sobre livros e, no dia 23 de março tivemos as eleições.

No espaço da Biblioteca, tivemos as mesas de votos, com o júri responsável pelas listas, os boletins, as urnas e a votação, à imagem das eleições políticas já realizadas no nosso país. Assim, foi possível aprender que o voto é secreto, que tem que haver respeito pelas escolhas e pelas regras de silêncio e sigilo. Nesta atividade, trabalharam-se competências de cidadania, onde a responsabilidade esteve lado a lado com a leitura, o companheirismo, a entreajuda.

Agradecemos aos alunos envolvidos na atividade e esperamos por todos no próximo ano e contamos com a vossa ajuda e empenho!

A equipa da BE

CONCURSO DO MELHOR CONTADOR DE HISTÓRIAS

Semanalmente, temos momentos de Hora do Conto, e nas salas de aula há quem leia por 10 minutos, quando termina as tarefas, no início ou no final do dia. Tudo isto porque ler é muito importante pois ajuda a pensar, a criar, a sonhar todos os dias. E assim crescemos melhor.

Lançamos, por isso, um desafio aos pais.ABiblioteca receberá as gravações de leituras dos pais para um concurso do melhor contador de histórias.

Envie a sua gravação para be.aeba@aeboaagua.org

Contamos com a sua colaboração!

Abril 2022 Série II # 2 JORNAL GOTA-A-GOTA
Página 6
3
Não percas o nosso suplemento "Passatempos às Pinguinhas" - porque a brincar também se aprende! Segue-nos nas tuas redes sociais Pág.

Para além do desenvolvimento linguístico e do enriquecimento pessoal e cultural inerentes a este tipo de projeto, os seus objetivos específicos são o desenvolvimento de competências como o raciocínio lógico e a resolução de problemas, o pensamento crítico e criativo, a empatia, a colaboração, através de atividades baseadas numa abordagem STEAM; proporcionar a oportunidade aos alunos de participar em atividades que lhes permitam “aprender a aprender” e motiválos para a aprendizagem. responsabilizá-los pelas disseminação das suas aprendizagens na sua. A abordagem STEAM é uma metodologia que promove a autonomia e que pretende que os alunos aprendam de forma

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

ERASMUS+ NA BOA ÁGUA

O projeto Erasmus+ continua vivo no nosso Agrupamento! Desde 2019 está a decorrer o projeto “Steam by Steam - Strategies for Teaching, Education And learning Motivation by STEAM approach”, em parceria com escolas da Bulgária, Grécia, Roménia e Lituânia.

interdisciplinar e prática. A metodologia de ensino STEAM engloba sempre as Ciências, a Tecnologia, a Engenharia, a Arte e a Matemática, daí o seu nome. É o projeto perfeito para a nossa escola, visto que se assemelha às práticas que aqui são implementadas, permitindo que os alunos sejam mais autónomos e capazes!

No âmbito deste projeto, foram desenvolvidas duas mobilidades desde o início do ano letivo: - em outubro, seis alunos participaram na mobilidade a Volos, Grécia, na qual tiveram a oportunidade de realizar atividades de robótica e conhecer alguns locais de interesse histórico e cultural, como a mítica Metéora e as magníficas paisagens de Pelion. Para além disso, os participantes portugueses prepararam atividades sobre a importância da água e a urgência na mudança de comportamentos, da qual resultou um magnífico mural. Estes alunos

deixaram a sua marca na Grécia! - em janeiro, outros seis alunos participaram na mobilidade a Vilnius, Lituânia. Foi uma experiência especial! Uma das atividades realizadas foi um peddy paper, pela cidade de Vilnius, a capital do país, de modo a ficar a conhecer os principais pontos turísticos, ressaltando que, no final da semana, os alunos viraram “professores” e deram uma aula aos restantes envolvidos no projeto. A atividade proposta levou os participantes a cooperarem entre si, resolverem desafios apelando à sua capacidade de resolução de problemas e criatividade, ao mesmo tempo que os alertou para as alterações climáticas. A Boa Água também dissemina as suas boas práticas além fronteiras! Vamos continuar!

Érica Martins, aluna do 9ºC/F Prof.ª Fátima Nave

Abril 2022 Série II # 2
JORNAL GOTA-A-GOTA
Metéora, Grécia Aula de robótica, Grécia Atividades em Vilnius, Lituânia Mural, Grécia Vilnius, Lituânia
4
Não percas o nosso suplemento "Passatempos às Pinguinhas" - porque a brincar também se aprende! Segue-nos nas tuas redes sociais Pág.

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

Nos passados dias 21 e 29 de março, teve lugar a formação de mentores no nossoAgrupamento.

Ser mentor é muito mais do que apenas apoiar um colega nas suas tarefas académicas. É estabelecer uma relação de confiança com o outro, para que juntos consigam encontrar o caminho do sucesso.

Nesta sessão, os mentores voluntários começaram por debater sobre o que, para eles, significava ser “mentor”, criando uma nuvem de palavras. Ainda realizaram uma atividade de cariz mais prático.

Em grupo, encontraram estratégias de mentoria, consoante as situações que lhes eram apresentadas e partilharam-nas com todos os presentes. No final, os mentores saíram entusiasmados e confiantes de que iriam poder fazer a diferença na vida dos seus pares. Na Boa Água, juntossomosmaisfortes!

PROGRAMA DE MENTORIAS 2021/2022 - FORMAÇÃO DE MENTORES ESCOLA A LER 2022

Na nossa Biblioteca gravamos leituras de livros para apresentarmos na Rádio da Escola, no âmbito do projeto Escola a Ler. Aprendemos a usar programas e aplicações de gravação áudio e depois de um breve treino, fazemos as gravações sozinhos. Treinamos a leitura de forma divertida e aprendemos a usar ferramentas úteis para as nossas aulas e projetos, com ajuda da professora Cristina.

Os alunos do 3º ano são já os mais assíduos leitores na Biblioteca. Se precisares de ajuda, de certeza que eles estão dispostos a partilhar o que já sabem.

Há colegas a produzirem booktrailers que poderás encontrar no suplemento digital desta edição e no Instagram das Bibliotecas.

Vem experimentar!

Abril 2022 Série II # 2 JORNAL GOTA-A-GOTA
Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 5

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

UBUNTU – "EU SOU porque TU ÉS"

O CLUBE UBUNTU do Agrupamento de Escola da Boa Água existe há cerca de um mês, mas já quase toda a escola sabe quem somos. Este surge após uma semana de formação intensiva no método baseado na filosofia UBUNTU, com o objetivo de capacitar jovens para uma liderança servidora em prol da comunidade. Participaram 5 educadores, 18 alunos e a monitora Vera Lomba, representante do IPAV (Instituto Padre António Vieira).

Após uma semana, abraçamos o nosso primeiro desafio que foi a preparação da Semana da Empatia, passamos por todas as turmas da escola sede com a dinâmica intitulada “O Libório”. A dinâmica consistia em fazer alunos e professores perceberem que por vezes apenas reparamos nas qualidades e/ou defeitos que mais sobressaem, muitas vezes sem conhecermos a história da pessoa; além disso, tinha também como objetivo falar das nossas marcas/vincos, ou seja, tudo o que nos acontece na vida, seja bom ou mau, fica connosco para sempre e acaba por definir também quem nós somos.

O CLUBE UBUNTU também mostrou ser solidário para com o povo ucraniano, organizando em conjunto com a Paróquia da Boa Água e de Azeitão uma recolha de bens de primeira necessidade, que são essenciais tendo em conta a atual situação.

Para além dos bens de primeira necessidade o clube fez também 150 laços de lapela com as cores da bandeira ucraniana, pediu aos alunos e professores que escrevessem uma frase de apoio numa fita que lhes foi entregue e que simbolicamente foi atada ao portão principal com as cores da bandeira da Ucrânia.

Nessa semana participamos noutro pequeno gesto de solidariedade com o povo ucraniano e escrevemos a palavra "paz" com alunos e professores em todas as escolas do nosso Agrupamento.

Estamos preparados, para continuar a promover a Ética do CUIDADO, do SERVIÇO e da CONSTRUÇÃO de PONTES!

Equipa do CLUBE UBUNTO

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 6

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

SEMANA UBUNTU

Como alguns devem saber, UBUNTU é o nome de um grupo de alunos que foram formados na “Academia Ubuntu”. UBUNTU vem de uma língua africana, significando “Eu sou por que tu és”, sendo a junção de UBU (Pessoa) e NTU (Tornar-se).

Os alunos que participaram na formação UBUNTU passaram por uma série de desafios com o objetivo de os moldar como novos líderes servidores, o que tem como base cinco pilares:

Autoconfiança, Autoconhecimento, Resiliência, Empatia, Serviço

A filosofia UBUNTU também é inspirada por muitos dos grandes líderes Servidores, como Malala, Nelson Mandela (antigo Presidente da África do Sul ), Martin Luther King e vários outros.

A Semana de Formação UBUNTU acabou por juntar estes alunos e criar laços fortes entre eles e os professores que os acompanharam.

SEMANA DA EMPATIA

Os alunos pós formados acabaram por se juntar, e criar um grupo dentro da escola, chamado “Clube Ubuntu da EBI Boa Água", e o seu primeiro projeto foi a criação da “Semana da Empatia”.

Nesse mesmo Projeto, os alunos dividiram-se em pares ou grupos de 3 e foram, ao longo da semana, partilhar um pouco do seu conhecimento ubuntu com o resto da escola, indo a todas as turmas e explicando-lhes o que seria a empatia e como podemos ser empáticos.

Para fazerem isso, os alunos elaboraram uma atividade chamada “Libório”, durante a qual os elementos Ubuntu mostravam uma folha de papel riscada com marcador, e pediam aos outros alunos para identificarem o que a folha significava para si. Após dizerem que a folha se chamava "Libório", a maioria dos alunos acabava por focar na parte riscada da folha. Depois de perguntarem a todos os alunos, os alunos ubuntu amassaram a folha, e repetiram a mesma pergunta.

A maioria das respostas foi igual, só com uns pequenos detalhes a mais, retratando que a folha era a mesma, mas amassada.

Apo's isso, os alunos ubuntu apelaram à reflexão sobre o porquê de repararem só no riscado da folha de papel, e que os riscos representavam os defeitos de uma pessoa, e o papel amassado representava as mágoas dela.

Ao longo dessa semana, eles também elaboraram um mural onde, após fazerem a atividade, colaram um post-it onde escreveram o que, para eles, significava a empatia e ser empático.

JORNAL GOTA-A-GOTA
Diogo Portela 9ºC/F
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 7

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

8 DE MARÇO - DIA DA MULHER

No âmbito da comemoração do Dia da Mulher, 8 de março, o 9.º BD realizou uma atividade na disciplina de Português, que consistiu em fazer uma pesquisa e posterior biografia sobre algumas das mulheres que tiveram um papel importante na História.

O Dia da Mulher está ligado aos movimentos feministas que pretendiam tratar as mulheres como membros de uma sociedade digna, e foi a partir de 1789 que esses movimentos começaram a surgir.

Algumas mulheres que se destacaram foram: Ana de Castro Osório (feminista), Marie Curie (destacou-se na área das ciências), Jeanne d’Arc (foi considerada Santa Padroeira), Catarina Eufémia (trabalhadora agrícola), Natália Correia (escritora) e Maria Teresa Horta (escritora). Sobre cada uma destas mulheres realizámos uma pesquisa em grupo e construímos uma imagem interativa. Completámos o seu cartão de cidadão e colocámo-lo na exposição junto à Biblioteca.

Cátia Camal, 9.ºB/D Retrato e CC de Catarina Eufémia

Vamos falar de relacionamentos?

Sob a chancela da Planeta Tangerina, chegou à nossa biblioteca Mary John, da autoria da escritora portuguesa Ana Pessoa e ilustrado por Bernardo P. Carvalho.

Um livro sugerido por Isabel Meira, aquando dos seus encontros online com os alunos de 9º ano, suscitou desde logo curiosidade e urgência na aquisição. Entre a mágoa, as tiradas humorísticas, e a reflexão do que se sente quando se gosta de alguém, Mary John dá-se a conhecer, deixando o pensamento fluir em forma de carta bem comprida.

O seu amor por Júlio Pirata, os encontros e desencontros os amigos e aqueles que nos deixam muitas vezes sem chão estão aqui desenhados nas palavras da escritora de uma forma sublime, quase pura.

Recomendado para leitores maiores de 14 anos.

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II
2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 8
#

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

GASTRONOMIA PELO MUNDO

No âmbito do nosso projeto de turma 5º e 6º anos 2º cC, sobre o tema “Gastronomia pelo Mundo”, tivemos o prazer de receber a professora de hotelaria e turismo Rita Gonçalves, coordenadora/representante da Escola de Formação ProfissionalAgostinho Roseta, em Sesimbra.

A sua presença prendeu-se também com a divulgação da oferta formativa da sua escola, o respetivo funcionamento e os diversos cursos. Os alunos puderam realizar uma entrevista a uma chef de “mão cheia” e ainda foram presenteados com um dos deliciosos doces tradicionais de Sesimbra - a farinha torrada. Reza a história que a farinha torrada vem do hábito dos pescadores desta região, que a consumiam para ter mais energia necessária à pesca.

Falou-nos um pouco do seu trajeto profissional, assim como dos restaurantes de renome pelos quais já passou, e da pressão que é necessário gerir da melhor forma, contando sempre com o apoio incondicional da sua família e amigos, desde este seu sonho de criança. Relatou-nos que o grande segredo para os seus saborosos cozinhados é o amor e o carinho depositados enquanto trabalha, pois estes são os ingredientes principais. Cozinhar traz-lhe bastante tranquilidade e uma grande paz de espírito. Na sua vida familiar tenta confecionar pratos saudáveis e equilibrados, mas enquanto chef deve adaptar-se às características de cada restaurante. O que mais gosta de cozinhar é «bacalhau à Braz» e o primeiro doce foi «Molotov». Como melhor gastronomia elege a portuguesa. Revelou-nos ainda que o que a faz mais feliz é ter a sua casa repleta de pessoas para poder cozinhar para muita gente e assim apresentar os seus belos pratos e doces.

Alunos do 2.ºc C

Sessão de escrita criativa... com o 3ºcC, em articulação com a Biblioteca Escolar. Vem perder o medo de escrever. De uma forma divertida, animada, um grupo de alunos trabalha a escrita, através de jogos. Vem experimentar. Contacta a Professora Bibliotecária ou qualquer professor do Clube de Comunicação. Porque escrever não tem que ser difícil.

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 9

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

SEMANA DA LEITURA 2022 NO AGRUPAMENTO

O nosso encontro com Pedro Seromenho

No dia 9 de março fizemos uma videoconferência com Pedro Seromenho.

Para as pessoas que não o conhecem, Pedro Seromenho é um escritor que faz livros para todas as idades.

Mostrou-nos três livros: o primeiro foi “O meu avô sabe voar”, o segundo foi “Porque os animais não conduzem?” e o terceiro foi “A raposa fabulosa”. Escreve livros há dezasseis anos e até hoje já escreveu vinte livros; começou a escrever aos trinta anos.

E eu sei que vocês se estão a perguntar se ele foi escritor toda a vida, mas não. É economista e trabalhou em bancos.

Enquanto nós estávamos na videoconferência ele fez um desenho e disse que ia mandar para pintarmos. No final respondeu às perguntas dos alunos e a Lúcia mostrou ao Pedro Seromenho um retrato que fez dele.

Encontro com o autor Pedro Seromenho

No dia 9 de março de 2022, a turma do 3.ºH teve um encontro com o autor Pedro Seromenho, via zoom, na Biblioteca da escola. Neste encontro, estavam também turmas de outras escolas doAgrupamento.

O Pedro Seromenho contou histórias divertidas sobre os seus livros e fez um desenho para ilustrar o que contou. Depois disso, os alunos puderam colocar perguntas ao escritor sobre variados assuntos. Ele revelou que deixou a sua antiga profissão de economista para perseguir o sonho de escrever livros para crianças. Neste momento, tem já vinte obras e está a terminar a próxima que será um livro de poemas. Quando questionado sobre a sua fonte de inspiração, disse que se baseava nas suas viagens, nas suas memórias e nas pessoas que fazem parte da sua vida.

Este encontro terminou com uma surpresa proporcionada por uma turma de 2.º ciclo, cujos alunos cantaram e tocaram uma canção criada com base na obra “Aguarela”, também escrita pelo Pedro.

JORNAL GOTA-A-GOTA
3.ºH
Ema e Lúcia 3.ºC
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 10

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

À CONVERSA COM ISABEL MEIRA

A turma 9BD esteve presente no auditório, em vídeochamada, com a autora e jornalista Isabel Meira.

A entrevista ocorreu na quarta-feira dia 16 de Março, com o acompanhamento das professoras Carmo Martins e Carmo Branco, da professora bibliotecária Cristina Rocha e do professor Rodrigo Capelo. O objetivo desta atividade era o de proporcionar aos alunos a oportunidade de, por iniciativa própria, exporem as suas perguntas e a autora responder com o intuito de aprendermos mais com o seu livro Gosto, logoexisto, relacionado com o tema das redes sociais, lançado pela editora Planeta Tangerina. A partir da leitura do capítulo “FOMO e Outras Siglas Estranhas”, a turma 9BD elaborou perguntas para, de certa forma, retirar o máximo de aprendizagens desta oportunidade de contacto com a escritora. Em nome da turma 9BD, aconselho a lerem e explorarem mais o livro, retirando dele importantes lições sobre como lidar com as redes sociais, tão presentes no nosso dia a dia. A escritora Isabel Meira chama a atenção para as vantagens e desvantagens que têm as redes sociais, abordando também outros aspetos associados à nossa relação com as tecnologias da informação e comunicação.

Os nossos Líderes Digitais, os alunos Yehor Mushenko e Dilan Capinha do 9ºCF construíram cartazes alertando para o perigo das Fake News. Fica atento, porque mais coisas vão surgir. Junta-te a nós e vem ser um líder tu também!

JORNAL GOTA-A-GOTA
Beatriz Zegre, 9BD
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 11

NÚCLEO DE XADREZ DA BOA ÁGUA

No passado dia 19 de março (sábado) ocorreu, na escola sede, a 1ª etapa parcelar do torneio distrital de Xadrez (desporto escolar) das escolas do distrito de Setúbal.

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS BOA ÁGUA NA DESPORTIVA

Em termos de classificações intermédias, a Boa Água obteve alguns bons resultados:

Infantis B: 3º lugar da classificação intermédia

Iniciados: 1º lugar da classificação intermédia

Juvenis: 2º lugar da classificação intermédia

O núcleo agradece o apoio prestado pelos diferentes agentes educativos que colaboraram para a realização deste torneio.

ORIENTAÇÃO

Voltamos às provas do Desporto Escolar de Orientação, com a realização de duas etapas em Setúbal. Neste encontro participaram mais de uma centena de alunos de várias escolas do distrito de Setúbal, entre eles estiveram treze alunos do Grupo/Equipa de Orientação da Boa Água.

CORTA MATO ESCOLAR

No dia 8 de Março realizouse no Seixal, o Corta Mato Escolar da Península de Setúbal, no qual estivemos representados por uma comitiva de 12 alunos e 2 professores.

Todos os nossos alunos deram o seu melhor e estão de parabéns pela sua participação nesta prova, que marcou também o regresso às competições inter escolas de Desporto Escolar. Destacamos a excelente prestação do nosso atleta Chrystian Djaló, que obteve um precioso 2.º lugar no escalão Iniciado Masculino, garantindo assim o apuramento para o Corta Mato Nacional. Desejamos-lhe sucesso e que continue a demonstrar este empenho na sua vida desportiva!

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 13

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

NAVEGANDO POR PORTUGAL

No âmbito do nosso projeto "Navegar por Portugal", fomos entrevistar o Paulino que viveu no Algarve.

Grupo "Os Viajantes" - Durante quanto tempo viveu na sua região?

Paulino: Eu fui viver para o Algarve quando tinha 3 anos e vivi em Portimão até aos 18 anos, portanto estive 15 anos a viver no Algarve. Há algum parque natural? Qual é?

Paulino - Há um parque natural muito conhecido no Algarve que se chama Parque da Ria Formosa que é um parque natural ao pé de Faro na região de Sotavento. Este tem muitos pássaros, por isso vão biólogos observar os pássaros e existem muitos animais. Há uma pousada da juventude onde as pessoas podem dormir. Existe a Ria Formosa e umas dunas… É muito giro. É o que eu acho mais conhecido.

Quais são as comidas tradicionais da sua região?

Paulino: Sobretudo eu acho que é o peixe. A sardinha assada é muito conhecida em Portimão Há um doce tradicional do Algarve - é o doce fino… é um doce de amêndoa. Costumam fazer doces pequeninos de várias formas de um objeto ou de animais e depois pintam-no. Pode ser um coração ou em forma de peixinho ou de fruta, uma maçã e tem doce de ovos e a amêndoa por fora, é muito boa!

Qual é o monumento mais conhecido na sua região?

Paulino: Na região do Algarve, perto de Portimão, um dos monumentos mais conhecidos é o Castelo de Silves.

Qual a maior celebridade da sua região?

Paulino - A maior celebridade que eu conheço é um jogador da seleção nacional que é o João Moutinho. Existe algum quadro ou escultura famosos na sua região?

Paulino - São esculturas de areia, vão lá muitos escultores. Beatriz Cruz

Para sabermos um pouco mais sobre o Alentejo, entrevistamos a professora Sara Carvalho do Centro de Apoio de Alunos.

Grupo "Os Viajantes" - De que é que mais gosta na sua região?

Prof. Sara: Gosto da parte histórica, de podermos conhecer toda a história. Gosto também das planícies alentejanas, nos termos de passeio/passear. E porquê? Como eu expliquei, a parte histórica dos monumentos é muito importante e traz arquitetura para a história. São as partes que eu gosto muito de visitar. A parte do campo, dácultivar e para dar passeios. Quais são as principais tradições do Alentejo?

Prof. Sara: Nós temos o cardo-alentejano, não sei se vocês conhecem… Temos a gastronomia que também é muito, muito boa como na salada, temos assado de galinha também.

Quais são as comidas tradicionais da sua região?

Prof. Sara: Comidas tradicionais temos, a feijoada, a açorda, a sopa de tomate. Tudo o que seja comidas de enchido, tudo comidas quentes, sopa de cação… tudo isso é típico do Alentejo.

Há quanto tempo está na sua região?

Prof.Sara: Eu nasci mesmo em Évora, entretanto, estudei lá até fazer a faculdade. Quando terminei a faculdade aos 20 anos, vim para Sesimbra trabalhar. Já cá estou há 8 anos. Portanto estive 20 anos lá e 8 anos aqui.

Qual o desporto mais praticado na sua região?

Prof.Sara: Quanto a desportos do dia a dia, por exemplo, o jogo da malha. Se não conhecem, é um dos jogos considerados desportos que as pessoas mais velhas, e nós mais novos na altura, também jogávamos. Temos também o atletismo.

Muito obrigada, professora Sara, pela sua colaboração.

Grupo "Os Viajantes" 2c_A

JORNAL GOTA-A-GOTA
2c_A
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 14

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

"FUNNY HANDS" KEEP MOVING

As alunas que frequentam, semanalmente, o clube "Funny hands", continuam entusiasticamente a criar arte com as mãos.

Neste último momento, dedicámos algum tempo ao projeto da turma F e para assinalar "A hora do Planeta", fizemos porta chaves em forma de planetas. Não ficaram o máximo?

AMargarida Coelho, colaboradora assídua, também tem criado coisas engraçadas.

Vem pôr a tua criatividade à prova, tu também!

PROJETO “ECO-TAMPINHAS”

Pelas mãos da professora Ofélia, 1º H e dos meninos do 1º ciclo, foi nascendo a mascote que vem alegrar o projeto eco-tampinhas.

Uma menina com relógio, pulseiras e óculos à maneira!

Recolher tampas e alimentar uma menina assim é trabalho duradouro que precisa da ajuda de todos.

Traz as tuas tampinhas e ajuda nesta causa ecológica!

Parabéns, 1º ciclo!

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 15

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM - AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

No dia 23 de fevereiro de 2022, visitamos a Unidade de Multideficiência na Escola da Boa Água para sabermos um pouco mais sobre o seu funcionamento e rotinas. Em conversa com a professora Augusta Maciel (professora de Educação Especial) descobrimos que os alunos que frequentam este espaço são muito trabalhadores e educados, apesar das suas dificuldades.

Eles fazem todo o tipo de trabalhos que nós também fazemos, incluindo atividades de leitura e escrita, mas com as adequações necessárias para cada aluno. Os professores têm um tabuleiro para poderem comunicar com os meninos que têm dificuldades na fala.

O trabalho tem de ser individualizado porque cada aluno tem as suas caraterísticas específicas e as suas dificuldades. Os alunos têm acesso a algumas terapias como terapia da fala, psicoterapia, hipoterapia (treinos com cavalos) e fazem hidroterapia (treinos na piscina).

A Unidade promove a frequência de atividades extracurriculares, como por exemplo “A hora do conto” na Biblioteca Escolar com o professor João Reigado e a professora Cristina Rocha. Para a atividade motora, fazem treino de Bóccia no pátio da escola.

Todas as quartas-feiras, estes alunos fazem o almoço, com ajuda dos professores e das auxiliares, e depois vão à sala dos professores e vendem-no aos professores.

Os alunos também frequentam algumas das aulas juntamente com as suas turmas e há colegas de turma que fazem o acompanhamento destes alunos na sua deslocação pelos corredores da escola. Um dos objetivos desta visita foi compreender como se sentem os alunos da Unidade e constatamos que ficam tristes por não serem aceites na escola por alguns dos colegas. Um simples “Olá!” quando nos cruzamos com eles já os deixa felizes, pois também precisam de conviver com meninos da sua idade e não só com professores.

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 16
Madalena Carabineiro e Rita Mata Professora Luísa Marques

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

A PROPÓSITO DO DIA DE SÃO VALENTIM…

Os alunos do 9ºA/E aceitaram o desafio de elaborar cartazes com mensagens alertando para os riscos da violência no namoro, tendo ao mesmo tempo refletido sobre formas de prevenir relacionamentos abusivos. Aqui ficam os cartazes feitos no âmbito da disciplina de Francês.

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2
Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 17

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

AINDA A PROPÓSITO DO DIA DE SÃO VALENTIM…

No desenvolvimento das aprendizagens de Inglês, foi pedido aos alunos de 9º ano que criassem uma história acerca de relacionamentos sentimentais, tendo por base uma banda desenhada. Deixamos aqui uma dessas histórias com final feliz.

Perfect Chaos

Lori is a shop-assistant at a Nike Store in a London shopping centre. Joe usually buys trainers because he is a tennis player. Joe and Lori met at the shopping centre. They were really happy to see each other, so Joe invited Lori to go on a date. They arranged to go to the cinema. They decided to see the latest Spiderman film. They both enjoyed it very much. Joe was even more eager to get to know Lori better. They had many romantic encounters in London, strolls in Hyde Park and super fancy dinners at The Greenhouse, a very expensive restaurant. By that time, Joe had developed a soft spot for Lori that turned into something stronger and stronger every passing day. She had also fallen in love with Joe. After four months of dating, they started living together in South London. They had a quiet life and a healthy relationship. They were very happy. One evening, Joe’s mother suffered a car accident in Oxford street. Her car crashed against the back of a bus and, unfortunately, she did not survive. Since the tragic event, Joe has never been the same. He has always felt discouraged, sometimes even violent, because he couldn't get through that night when he had lost his mother forever. Lori didn't know how to deal with the anguish that his partner was going through, so they broke up. Days, weeks, months passed by and they never spoke again until one day Joe decided to go buy a new pair of trainers at Lori’s shop. Joe walked in and said “Hello, my name is Joe. And you are…?”

As if starting from scratch. They made up and got back together. They had returned to the good old days and in one of those days Joe knelt down and asked Lori “Do you want to marry me?”.

JORNAL GOTA-A-GOTA Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 18
Work by: Inês Pires,Francisco Silva, Rodrigo Pires, Afonso Coelho 9º A/E

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

PROJETO RESCUR - CURRÍCULO EUROPEU PARA A RESILIÊNCIA

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS

A atividade “EU E TU”, realizada em sala de aula e desenvolvida a pares, tem por objetivos: promover um clima escolar positivo; estabelecer e manter relações saudáveis; compreender e respeitar as diferenças individuais.

“COISAS BOAS SOBRE MIM” foi outra das atividades que desenvolvemos. Depois de lermos e interpretarmos o texto "O Ricardo juntou-se ao grupo", interagimos entre todos, no espaço exterior, escrevendo nas costas uns dos outros apenas "Coisas boas" sobre cada um de nós… De volta à sala de aula, colámos essas palavras no caderno, lemos tudo com muita atenção e percebemos que há tanto de bom sobre cada um de nós! Refletimos sobre todas as "Coisas boas", cada um se desenhou e escreveu as suas melhores características. Concluímos que nem sempre sabemos que temos e somos tantas "Coisas boas" e, por isso, é tão importante percebê-las e guardá-las em nós!

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 19

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

“VAMOS LER, LER, LER…”

Na nossa turma, cada aluno usa diariamente o seu SUSSURROFONE para praticar a Leitura Autónoma. O Sussurrofone traz muitos benefícios no processo de aprendizagem e alfabetização das crianças, a nível da leitura propriamente dita mas, também, as ajuda a observar e diferenciar sons através do retorno que ela percebe da própria voz no momento da leitura, ou seja, o reconhecimento sonoro.

COMO FAZER:

- Material necessário (vende-se em qualquer drogaria tradicional):

10 cm de cano de PVC 1,5’’

2 joelhos de 40 mm

15 cm de adesivo colorido para enfeitar o sussurrofone

- Corta o cano de PVC com um serrote e encaixa os joelhos, não é necessário colar.

- Para ficar mais colorido, usa adesivo às cores para cobrir o tubo e enfeitá-lo ao teu gosto.

2°B - EB1/JI Pinhal do General

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 20

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

25 DE ABRIL - 48 ANOS DE PAZ E LIBERDADE

A passagem desta data foi assinalada na nossa escola pelos alunos do 9ºCF que elaboraram uma playlist de canções evocativas do 25 de abril e que foram tocadas na nossa rádio escolar. Também foi possível ouvir poemas de vários autores portugueses alusivos à “Revolução dos Cravos”.

TERTÚLIAS SOBRE…

A turma 9B/D fez uma tertúlia artística sobre uma obra de arte de rua do artista Banksy. A tertúlia foi realizada a 7 de abril numa aula de tutoria. Esta atividade consistiu num debate de ideias sobre o grafismo, onde podemos ouvir o ponto de vista de cada aluno, assim pudemos explorar melhor a obra.

AObra foi apreciada de diferentes maneiras, tendo sido explorados a frieza, o bom e o mau; as frustrações e o seguimento da vida para a frente; a raiva, as flores (cravos) associados à liberdade; a representação das flores como granadas, numa revolução da paz; espalhar e demonstrar os sentimentos; o amor, a adolescência onde se destaca a revolta e a transformação; a natureza e a poluição. Também houve uma ligação à guerra que acontece neste momento na Ucrânia.

Texto de Nicole José e Rodrigo Cardoso 9ºB/D

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 21

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

SABES QUEM FOI HUNDERTWASSER?

Sob o prisma da “Mudança”, o 3cF analisou a obra gráfica e arquitetónica de Friedensreich

Hundertwasser, controverso artista e arquiteto austríaco que viveu entre 1928 e 2000. Desenvolveu um conjunto de ensaios contra a arquitetura racional e os espaços ortogonais, que considerava “não humanos”.

O artista rejeitou sempre as linhas retas e apostou na mudança pela espiral, as cores fortes e as formas orgânicas. Os alunos do 3cF analisaram a obra gráfica e arquitetónica deste artista. Posteriormente, apropriaram-se dos elementos mais utilizados por Hundertwasser e produziram um vasto conjunto de belíssimas e coloridas aguarelas, expostas junto à sala de professores. Agora que já conheces um pouco melhor este artista, deixamos-te o desafio de criares a tua aguarela cheia de cores.

JORNAL GOTA-A-GOTA
3cF Prof.ª Catarina Gonçalves FotografiadeF.Hundertwasser C
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 22
asaMuseuHundertwasseremViena

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

ESC. SECUNDÁRIA DE SAMPAIO NA BOA ÁGUA

No âmbito da Orientação Vocacional, uma representação (alunos e professores) da Escola Secundária de Sampaio visitou a nossa escola nos dias 23, 24 e 25 de março.

Os alunos de 9ºano assistiram no auditório a uma apresentação da oferta educativa da respetiva escola, colocando as questões que desejaram esclarecer.

A oferta educativa da Escola Secundária de Sampaio é a seguinte:

Cursos científico-humanísticos:

-Ciências e Tecnologias;

-Ciências Socioeconómicas;

-Línguas e Humanidades;

-Artes Visuais.

Cursos profissionais:

-Técnico de Ação Educativa;

-Técnico de Desporto;

-Técnico de Informática;

-Técnico de Comércio;

-Técnico de Marketing;

-Técnico de Proteção Civil;

-Técnico de Turismo;

- Técnico de Auxiliar de Saúde (aguarda aprovação).

Para informações complementares: https://aesampaio.pt/

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 23

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

No âmbito das atividades de Orientação Vocacional, a Escola ProfissionalAgostinho Roseta visitou a nossa escola.

Os nossos alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de visitar um stand com amostras de algumas iguarias preparadas pelos alunos da escola profissional, bem como conhecer a sua oferta formativa. Oferta esta, vocacionada para a indústria turística/hoteleira e os cursos que proporciona são Cursos de Nível IV, o que significa que conferem uma habilitação Profissional e, simultaneamente, dão equivalência ao 12º ano.

Para o próximo ano letivo a sua oferta consta de:

Técnico de Operações Turísticas

Técnico em Animação de Turismo

Técnico de Cozinha/Pastelaria

Técnico de Restaurante/Bar

Foi também um prazer rever dois nossos ex-alunos, a Anamar Carvalho e o Gonçalo Serra que estão muito bem integrados neste percurso académico.

Para mais informações deixo-vos o endereço do site onde poderão aceder aos contactos:

https://aar.edu.pt/

ESPAÇO DE APOIO À GESTÃO EMOCIONAL

No dia 2 de Março, iniciou funções o Espaço de Apoio à gestão Emocional. Este é um espaço ao qual os alunos podem recorrer quando a compreensão das suas emoções não esteja a ser suficiente, ou cuja expressão das mesmas o coloquem em constrangimentos internos ou relacionais. É um espaço onde o aluno individualmente ou em pequeno grupo, pode recorrer, com vista ao aperfeiçoamento da sua Inteligência Emocional e à consequente melhoria da sua qualidade de vida nas diversas vertentes. Grupo PES

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 24

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

No âmbito das atividades de Orientação Vocacional os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de visitar a Escola Profissional da Moita no passado dia 8 de março.

No decorrer da visita tivemos a oportunidade de conhecer os diversos cursos profissionais de nível secundário através das partilhas dos alunos que frequentam os mesmos e dos esclarecimentos dos docentes e psicóloga que nos acompanharam. Uma vez mais, foi um privilégio reencontrar ex-alunos da nossa escola que estão perfeitamente integrados nos seus percursos académicos.

Para o ano letivo 2022/2023, a Escola Profissional da Moita disponibiliza os seguintes cursos (de nível IV, o que significa que conferem uma habilitação Profissional e, simultaneamente, dão equivalência ao 12º ano):

- Soldadura

- Cozinha/Pastelaria

- Comunicação e Serviço Digital

- Ação Educativa

- Produção Agropecuária

- Auxiliar de Saúde

- Restaurante/Bar

Para mais informações deixo-vos o endereço do site onde poderão aceder aos contactos:

https://escolaprofissionalmoita.com/oferta-formativa/

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 25
VISITA À ESCOLA PROFISSIONAL DA MOITA

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

ACADEMIA DE FORMAÇÃO EDUGEP - UMA ALTERNATIVA DE PROXIMIDADE

No âmbito das atividades de Orientação Vocacional, a Academia de Formação EDUGEP visitou ontem (dia 27/4) a nossa escola.

Os alunos do 9º ano com interesse em Cursos de Aprendizagem, tiveram a oportunidade de conhecer a oferta formativa, localização (Quinta do Conde, Almada e Setúbal) e funcionamento dos mesmos.

Conferem a equivalência ao 12º ano – Nível IV com Estágio, Bolsa de Formação e Subsídio de alimentação e transporte. Para o ano letivo 2022/2023 a EDUGEP disponibiliza os seguintes cursos:

- Técnico/a Comercial

- Técnico/a de Logística

- Técnico/a de Vendas

- Técnico/a de Apoio à Gestão

- Programador/a de Informática

- Técnico/a de Informática – Instalação e Gestão de Redes

- Técnico/a de Informática – Sistemas

- Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital

- Técnico/a Auxiliar de Saúde

- Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade

Para mais informações visitar o endereço do site onde poderão aceder aos contactos: https://www.edugep.pt/

Orientação Profissional, os alunos do 9º ano realizaram uma visita a ATEC, no passado dia 7 de abril. Ali tomaram conhecimento das diferentes ofertas formativa.

Também no âmbito

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 26
da

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

VISITA À FUTURÁLIA

Após dois anos de interregno, os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de visitar a “Futurália - Oferta formativa; Formação e Empregabilidade” no dia 31 de março.

A Futurália disponibiliza uma mostra abrangente, oferecendo todas as áreas e níveis de qualificação, como ensino profissional, ensino superior ou pósgraduação. Instituições nacionais e internacionais.

De modo simples e personalizado, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre os diferentes cursos, programas académicos nacionais e internacionais e outras questões relevantes para as suas escolhas de futuro.

Visitar esta Feira de Educação/Formação consiste numa oportunidade, um encontro ideal entre estudantes, pais, professores e instituições de ensino.

Para mais informações: https://futuralia.fil.pt/

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 27

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

OS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E ORIENTAÇÃO FORAM À HORTA

No passado dia 8 de março, os alunos do 2ºc-F colocaram em exposição os instrumentos de medição e orientação na horta da nossa escola.

Estes instrumentos foram construídos pelos grupos da turma 2ºc-F na disciplina de História e Geografia de Portugal.

Os instrumentos de medição, foram construídos com materiais recicláveis e são: Anemómetro (mede a velocidade do vento, em quilómetros); Pluviómetro (mede a precipitação, em milímetros); Termómetro (mede a temperatura, graus Celsius); e, por fim, outro instrumento que os alunos construíram foi o Cata-vento (serve para verificar a orientação do vento).

Assim, a nossa horta ficou muito mais colorida.

Alunos do 2.º cF

Docente: Celeste Machado

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 28

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E ORIENTAÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR

Neste semestre, os alunos do 2.º cC construíram instrumentos de medição e orientação, à escala.

A atividade foi desenvolvida, em articulação, nas aulas de História e Geografia de Portugal e de Ciências Naturais proporcionando aos alunos, a partir da pesquisa e da prática, compreender conceitos relacionados com os elementos do clima e com a noção de escala.

Após a redação de uma ficha técnica, na qual os alunos registaram diversas informações sobre o instrumento que teriam de construir (por exemplo, qual é a sua função, quem o inventou, os diferentes tipos que existem), desenharam à escala o seu instrumento, determinando, assim, as suas medidas. Posteriormente, escolheram os materiais, descreveram e planificaram o processo de construção e definiram a tarefa de cada elemento do grupo.

Finalmente, procederam à construção e o resultado está aí: diferentes anemómetros, pluviómetros, termómetros e cata-ventos.

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 29
Docentes Arciolina Silveira e Celeste Machado

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

A NOSSA HORTA: RECOLHA DE ALIMENTOS SOLIDÁRIA

No passado dia 15 de março, os alunos do 2 c-F colheram as alfaces, os brócolos e as couves que plantaram na sua horta, que se situa no pátio interior da escola.

Esta colheita teve como objetivo constituir um cabaz solidário, para oferecer a diversas famílias que os apreciarão. Para completar o seu cabaz, os alunos trouxeram de casa diversos produtos: tangerinas, limões, pepinos, tomates, louro e feijão, entre outros. Assim se compôs o cabaz, com o contributo de todos.

Esta atividade vem dar continuidade aos princípios de solidariedade e de partilha, princípios que estiveram na base da construção da horta, que se iniciou no ano letivo anterior.

A turma do 2 c-F, decidindo levar este intuito adiante, entregou o cabaz ao grupo “Encontra a Esperança” para que o juntassem aos cabazes que iriam entregar, oferecendo, assim, aos outros o produto do seu trabalho.

Ao longo deste ano letivo, os alunos da turma têm vindo a plantar diversas plantas na sua horta e a cuidar do seu crescimento, tendo em vista, para além dos princípios enunciados a ideia de sustentabilidade. Este ano, o projeto está a ser desenvolvido com o apoio da professora Arciolina Silveira, de Ciências da Natureza, nas horas de trabalho de projeto e de tutoria. Os alunos contam ainda com a ajuda da professora Teresa Santos, de Matemática, que tem estabelecido os contactos para a oferta da terra para que a horta fique mais recheada e as plantas possam crescer saudáveis.

Convidam-se todos os alunos a aprender a apreciar o crescimento destas plantas e a verificarem como ficam lindas e fresquinhas (e saborosas!) quando as cuidamos e lhes dedicamos o nosso tempo.

Alunos e professores do 2 c-F

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 30

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

MOVE-TE PELO PLANETA

“HORA DO PLANETA”

A “Hora do Planeta” engloba um conjunto de ações de sensibilização global que acontece, sempre, no último sábado de março. Esta iniciativa começou em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram todas as luzes, por uma hora e assim manifestaram o seu compromisso com o planeta.

Esta iniciativa é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem a importância do planeta e, sobretudo, para alertarem para a necessidade de cuidarmos da Terra.

O QUE NOS PROPOMOS FAZER | ALGUMAS ATIVIDADES

A turma 2c-F, da Escola Básica da Boa Água, na Quinta do Conde, em Sesimbra, muito atenta às questões da natureza e da sustentabilidade, está empenhada em mostrar a urgência da preservação do planeta e, como tal, está a preparar um conjunto de iniciativas que contribuam para este fim. Assim, o nosso projeto, intitulado “Planeta: agora é a tua hora!”, tem como objetivo geral sensibilizar toda a comunidade escolar para esta temática e envolver todos neste projeto, que é comum, de conservar, recuperar e preservar a natureza e, consecutivamente, o nosso planeta, que é a nossa casa. Para tal, como objetivos mais específicos, pretendemos conhecer a Ação Global “Hora do Planeta” e os comportamentos a adotar para reduzir a pegada ecológica; compreender a importância de agir e divulgar ações de sensibilização para a proteção do planeta; refletir sobre o que aprendemos; e, por fim, avaliar o trabalho que realizámos.

É importante perceber que todos temos igual responsabilidade e que todos podemos fazer a diferença, por isso, agora é a hora de intervir, é a hora de levantarmos a nossa voz pela natureza, daí, a escolha do nosso título como linha de orientação.

As atividades que estamos a desenvolver, de natureza inter e transdisciplinar, terão o seu culminar no dia 05 de abril, com uma intervenção que irá surpreender e envolver toda a nossa escola. Entretanto, estamos a trabalhar no sentido de perceber como podemos reduzir a nossa pegada ecológica, mudando os nossos hábitos diários, de forma a reduzir o impacto negativo na natureza; estamos a idealizar e a construir um folheto, para divulgar a “Hora do Planeta”, recorrendo a alguns conhecimentos matemáticos; propomo-nos, como forma de simbolizar a necessidade de restaurar a natureza, através da dança, recuperar hábitos e momentos esquecidos; pensamos ainda, elaborar cartazes de sensibilização ambiental e partilhá-los com os nossos familiares e amigos; no projeto “Funny Hands”, estamos a construir pequenas peças, com a forma de um planeta; e, entre outras atividades, estamos a criar uma imagem interativa.

Professores e alunos do 2c-F

JORNAL GOTA-A-GOTA
PLANETA: AGORA É A TUA HORA! PLANETA: AGORA É A TUA HORA!
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 31

MURAL DA PRIMAVERA

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

Na sequência do sucesso visual que o mural anterior fez junto da nossa comunidade, e dado o entusiasmo dos alunos perante o resultado de um trabalho conjunto do 5º ao 9º ano, os professores de Artes Visuais desafiaram 22 turmas a comemorar a chegada da Estação das Flores, que nos trás a promessa de dias mais quentes, mais luminosos, mais livres.

Desta vez, as turmas 2cA, 2cB, 2cC, 2cD 2cE, 2cF, 3cD, 3cF, 9AE, 9BD e 9CF aprofundaram a técnica do lápis de cor e dos marcadores, utilizando os elementos estruturais da linguagem plástica e criando padrões na produção de mais de 1000 pétalas que foram montadas em forma de flores com citações, alusivas à Primavera, no centro.

Mais uma vez, num trabalho articulado entre a disciplina de Educação Visual e os domínios da Educação para a Cidadania, algumas turmas, a par do trabalho plástico desenvolvido, foram refletindo sobre questões relacionadas com a educação ambiental.

Sejas muito bem-vinda, Primavera!

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 32

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

MURAL DO AMOR

No âmbito da Proposta de Intervenção Integrada os professores de Artes Visuais Ana Marques, Ana Paula Nisa, Armindo Serra, Catarina Gonçalves e Olga Zagalo dinamizaram um Painel comemorativo do Dia dos Namorados com as turmas: 2cA, 2cB, 2cC, 2cD 2cE, 3cB, 3cE, 3cF, 9AE, 9BD e 9CF realizando um mural com mais de 400 corações, intercalados com frases de alunos e professores sobre o significado do Amor.

Os alunos do 5º ao 9º ano puderam assim tomar contacto com um material novo, difícil de trabalhar (pastel de óleo) e que apresenta resultados similares aos da pintura a óleo. Algumas turmas conseguiram ainda articular este trabalho com os domínios da Educação para a Cidadania refletindo sobre questões relacionadas com a Identidade de género ou a prevenção de relações abusivas.

O intenso colorido do painel junto com algumas frases mais profundas e outras mais divertidas veio mostrar-nos que quando pomos amor naquilo que fazemos os resultados podem ser surpreendentes. Haja cor, haja amor!

JORNAL GOTA-A-GOTA
Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais Pág. 33

LA CHANDELEUR

NOTÍCIAS ÀS PINGUINHAS

Na turma do 3 c_C, no âmbito da disciplina de francês, fizemos uma atividade, em casa. Consistia em compreender uma receita de crepes em francês e fazê-los em casa, com a nossa família.

Como todos temos os ingredientes necessários em casa e a receita era fácil de preparar, não houve dificuldades para os confecionar. O mais difícil era virá-los. Valeu a pena o esforço. No final ficaram muito saborosos e gostámos muito.

Ficha Técnica

Coordenação: Professores Ana Cristina Vaz, Ana Maria Salgueiro, Ana Paula Estremoz, Ana Tracana, Armindo Serra, Carmo Martins, Cristina Rocha, Helena Inácio, João Reigado, Luísa Marques, Martine Mendes, Sandra Lourenço, ValterAbade.

Colaboradores: Alexandra Figueiredo, Ana Cristina Marques, Ana Nisa, Ana Valentim, Arciolina Silveira, Catarina Gonçalves, Celeste Machado, Claudina Lobato, Cristiana Oliveira, Dulce Carrelo, Filipe Carlos, Ilda Batista, Lucília Santos, Mafalda Araújo, Margarida Coelho, Maria João Carlos, Sandra Mendes, Sara Ribeiro, Susana Paiva,TeresaRamos,VandaFerreira

Edição: Clube de Comunicação do Agrupamento deEscolasdaBoaÁgua

Contacto: aeba.clubedecomunicacao@gmail.com

JORNAL GOTA-A-GOTA Abril 2022 Série II # 2 Instagram das Bibliotecas: @bibliotecas_aeba Segue-nos nas tuas redes sociais https://sites.google.com/view/jornal-gota-a-gota/ Pág. 34
O jornal Gota-a-Gota estará de volta em junho com mais notícias antes do fim do ano letivo. Até lá, esperamos pelas novidades e projetos da tua turma. Vemonos em breve!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.