Jornal Gota a Gota - AEBA - DEZ.2022

Page 1

JORNALGOTA-A-GOTA

Editorial

Apoucosdiasdenosdespedirmos de 2022, fica um saldo imensamente positivo da nossa existênciaenquanto“navegadores” da Boa Água. Pudemos rever-nos emsetembro,jácomasmáscarasa despedirem-se e os sorrisos e abraços a voltarem aos poucos à liberdade.Osprojetossucederam-se, as bibliotecas registaram uma crescente presença de alunos leitores,eacriatividadedeuasasà criação de momentos únicos de partilhaedeproduçãoemtodasas turmas, em prol da educação de todos.Oespaçoexteriordosalunos tornou-seaindamaisapetecível, com uma esplanada jovial e confortável.Houvefilmes,dançase canções,representações,exposições e sensibilizações em defesa dosDireitosHumanos,ohastearda BandeiraEco-escolasecomemoração do dia. A Loja Solidária nasceu, os jogos desportivos trouxerammaisentusiasmo.

Passados cerca de três meses, é hora de retemperar forças, para continuar a viagem, rumo ao futuro, com alegria! Na Boa Água, claro!

Cumprindo a tradição, não esqueças de formular os desejos para 2023. Da nossa parte, desejamos-te um esplêndido Ano Novo.

Boa Água Solidária

Tal como nos anos anteriores, a tradição mantém-se, multiplicam-se asiniciativassolidáriasdesenvolvidas pelos nossos alunos, professores e funcionários,aolongodoanoletivo. Lêaspáginasseguintesparaficaresa sabermais.

Saudades tuas!(pág.2)

Maratona de Cartas-Amnistia Internacional

Gotas de Esperança

A importância do sono

Sabes o que é a Amnistia Internacional? Como podes ajudar a libertar pessoas cujo único crime foi apenas darem uma opinião necessitam que as ajudemos. Não percas na pág.19.

“Dormir é meio sustento”, é um adágio antigo, frase que lembra a todos que o sono mal dormido pode trazer graves problemas de saúde. (pág. 3)

Ler dá saúde e faz crescer

Defender “Hábitos de Vida Saudável” eintegrara leituracomoumdelesé tarefafácilparaosalunosdo 2cA.Etupartilhasda mesmaopinião?(Pág.3)

Loja Social da Boa Água

Partilharéumatodeamor. O que já não queres e que seencontraembomestado pode tornar a vida de alguém bem mais alegre. Para saberes mais visita a pág.4

Um concerto de Natal fantástico. (Pág.23)

Projeto RESCUR

Oquesignifica"resiliência", essa palavra que tantas vezes ouvimos através dos nossos professores ou dos meios de comunicação social?Oprojetoiniciado,o ano passado, pelas mãos dos alunos que agora estão no3.ºBdaEB1/JIdoPinhal do General dá-te algumas respostas(pág.5)

Dia Mundial contra a Sida (pág.10)

Segue-nos nas tuas redes sociais:

Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e
do Instagram
vídeos
Pág.20

Eco-Escolas

Global Action Day

No dia 23 de novembro comemorou-se o Global Action Day, integrado nas atividades do Programa Eco-escolas.

Ver-te chegar apressada, de sorriso e olhar vivaço, brincalhona tornava os nossos dias sempre melhores.

“Foste tu que deste de comer aos peixes, Maria?” “Eu já sabia! Não podes dar tanta comida.”

Eu refilava que não os queria deixar à fome e tu argumentavas com o teu conhecimento que me deixava sempre desarmada. Não havia aluno que ao cruzar contigo não levasse uma palavrinha, consolo ou ralhete, conforme fosse preciso. E lutavas tanto para termos uma escola bem “verde” trazendo gente também “verde” que

ensinava o que se deve e pode comer, diretamente da natureza. E que grande empenho colocavas para que viessem à escola pessoas que nos inspiravam a comer melhor, em comunhão com a Natureza, nos almoços verdes da Boa Água, com rebentos e plantas sadias. E quando algo menos bom acontecia, quem estava sempre ao pé... preocupada, disponível, com o teu jeito carinhoso, mas decidida a ajudar? Não consigo esquecer que, num certo ano, não quiseste festejar o teu

aniversário porque eu fui para o hospital nesse dia. Em vez disso, estiveste ao meu lado até vir a ambulância e só meses mais tarde festejámos o teu dia!

E quantas vezes lutaste pelo cãozinho ou pelo gatinho doentes que encontraste no caminho, e organizaste peditórios e campanhas para que os animais fossem protegidos. Como daquela vez em que o nosso “Micas” fugiu, velhinho e doente e tu vieste a correr, palmilhar estradas para nos ajudares a encontrá-lo.

A Boa Água continuará a ter sempre a tua marca com muita saudade. Como nos despedimos a cada troca de mensagens, gosto de ti. Gostamos todos muito de ti.

Beijos, elevado a Infinito!

Para celebrar esse dia, a turma 3c_B juntou-se à celebração! Primeiro vimos o vídeo “A maior lição do Mundo” sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); depois passámos à parte lúdica - “Viva os Objetivos”. Trata-se de um jogo de tabuleiro através do qual aprendemos o significado de cada objetivo.

Esse jogo de tabuleiro consiste numa competição em que os grupos de alunos respondem a perguntas sobre os ODS para ver quem chega primeiro ao final do percurso e sabe mais sobre os ODS. Durante esse percurso há obstáculos que podem ou não facilitar-te a vida!

Se tiveres interesse em jogar com a tua turma, requisita o jogo junto de um dos professores do Eco-Escolas. Para veres o vídeo basta acederes a https://youtu.be/Bs-N6SSX18M.

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 2
Saudades tuas!

"Funny Hands"

Notícias às pinguinhas

"O clube Funny hands já recomeçou a sua atividade a todo o vapor, dando asas à imaginação e dedicando-se a esta época Natalícia, com a confeção de estrelas de Natal em feltro.

Queres juntar-te a nós? Inscreve-te!"

Andebol4Kids

Realizou-se no dia 29 de novembro de 2022, na Escola sede do Agrupamento de Escolas Boa Água, um torneio de andebol, inter-turmas, para os alunos 2º Ciclo.

Alguns dos objetivos deste torneio eram motivar os jovens para a prática da atividade física e desenvolver o espírito desportivo.

Os jogos realizaram-se no pavilhão e no recinto exterior. Enquanto cada equipa esperava pela sua vez de jogar, podia realizar outras atividades desportivas.

A atividade realizou-se entre as 9 e as 12.30 horas.

Alunos do 2c D

Neste texto irei abordar a importância da leitura, apresentando argumentos e tentando demonstrar como ler é um ótimo hábito. Está provado que ao lermos, estamos a exercitar o nosso cérebro. Por exemplo, o cérebro ao ser trabalhado com a leitura, melhora a memória.

A leitura permite que, ao lermos aprendemos mais palavras do que aquelas que normalmente usamos para falar e escrever.

Os livros sobre vários assuntos permitem que ao lermos fiquemos mais cultos e sábios. Por exemplo, se precisamos de saber algum assunto, nem sempre a internet nos diz, ou nem sempre a informação é verdadeira. Os livros, como foram escritos por pessoas com muitos conhecimentos, são mais corretos de usar.

De tudo aquilo que escrevi, posso concluir que vale a pena ler, pois como disse anteriormente, a leitura é um ótimo hábito de vida saudável

Também os próprios livros acabam por ser uma companhia.

Texto de opinião redigido por Henrique Brito, aluno do 2cA

O sono chega à Boa Água

Para rir depressa

-Como é que o Batman faz para que abram a Bat-caverna?

-Ele Bat-palmas.

No passado dia 30 de novembro, no auditório da EBI Boa Água, os alunos do 4ºH e de turmas do 5º e 6ºanos, assistiram a uma palestra sobre “A Importância do Sono”. O Enfermeiro José Silva explicou aos alunos como são as várias fases do sono, usando um powerpoint com imagens e texto, e as horas que cada pessoa deve dormir, de acordo com a idade. Entre os temas abordados, destacou-se o impacto dos hábitos alimentares e o ambiente para se dormir bem. Houve ainda alunos que colocaram questões e ficaram a saber que um mau sono pode provocar problemas de saúde. EvaViegas,2cD

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA
Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos
do Instagram Página 3
e vídeos
Integrado no tema : “Hábitos de Vida Saudável” Texto de opinião: Importância da leitura

Notícias às pinguinhas

No passado dia 7 de dezembro foi inaugurada na nossa Sede de Agrupamento a Loja Social "Doar É Amar". Este é um projeto que conta com o apoio de todo o Agrupamento e que estará sob a coordenação da Prof.ª Maria da Conceição Borges.

Esta iniciativa visa apoiar os nossos alunos e respetivas famílias de forma gratuita, que em determinado momento necessitem de algum reforço ao nível de vestuário e/ou calçado e ao mesmo tempo criar um projeto sustentável que assenta na economia circular que neste momento se está também a verificar nas grandes marcas de vestuário. Será desenvolvido pela professora coordenadora e pelos alunos voluntários que se queiram associar.

Continuamos a construir um Agrupamento que é cada vez mais de todos e para todos, um espaço de partilha onde todos queremos ser felizes.

Fica o convite a toda a comunidade para nos ajudar neste trabalho, doando peças de vestuário e/ou calçado que já não necessitem e se encontrem em bom estado de conservação e devidamente higienizados (solicita-se que o vestuário nos seja entregue lavado e em excelentes condições), de forma a poderem ser reutilizados, ou seja, bens que por algum motivo deixem de servir mas que servirão para outras famílias sob o lema "o que não está em condições para mim também não estará para o outro".

Um

especial:

Ao Diretor do Agrupamento, Professor Nuno Mantas, por ter abraçado desde logo esta ideia de trazer para dentro da escola uma Loja Social, assim como a toda a Direção e em particular à Professora Ana Pereira, no seu empenho na procura de adereços para compor a mesma, de modo a que se possa começar a encher o espaço; ao Senhor Emídio de Oliveira, uma vez que é o responsável pela execução da obra, mostrando-se sempre amável, de sorriso aberto e um excelente mestre-de-obras; sem esquecer também todas as Assistentes Operacionais que direta e indiretamente foram dando uma mãozinha, uma palavrinha, um sorriso, no sentido de demonstrarem felicidade ao ver o projeto a tomar forma e a colaborarem para ajudar naquilo que fosse preciso; a todos os colegas que igualmente foram transmitindo a satisfação e o agrado pelo nascer da Loja Social e demonstrando entusiasmo em colaborar na mesma; à Coordenadora do DCSH, Professora Maria João Carlos, que se prontificou a trabalhar diretamente no projeto com a professora Conceição Borges; à Professora Ana Paula Nisa, na ajuda do embelezamento exterior da Loja, tornando-se um espaço de verdadeira arte como se de uma tela falássemos. Associando a ideia da frase de Madre Teresa de Calcutá "Tudo quanto não se dá perde-se", assim como o nome escolhido pela Professora Coordenadora para a Loja e aprovado pela Direção, "Doar é Amar', verifica-se que tudo se conjuga num átrio dos alunos onde já se encontravam as fantásticas frases de personalidades tão importantes na nossa história da humanidade. Um agradecimento também à generosidade e mãos de fada da Professora Noémia Romão, que executou o teto da Loja de forma a mantê-lo fechado. Vamos espalhar este Amor, tornando-o numa Mais-Valia para o Agrupamento e certos de que Juntos faremos a diferença.

Professora Maria da Conceição Borges

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 4
Loja Social "Doar é Amar" - Uma Mais-Valia no Agrupamento

Notícias às pinguinhas

ATIVIDADES DO INÍCIO DO ANO LETIVO

Com o objetivo de integrar os novos alunos, de dar a conhecer as disciplinas, de partilhar ideias, de trabalhar em grupo, de se perceber a importância do trabalho colaborativo, a EBI da Boa Água dedicou uma semana a atividades diferentes. Havia uma panóplia de atividades propostas por uma equipa de trabalho e outras propostas pelos Departamentos. Aqui está uma mostra de algumas delas.

Acrósticos com os valores do Agrupamento

“Todas as salas da nossa escola são identificadas por um valor ou conceito fundamental para um convívio saudável e exemplar.

Da lista de valores seguinte, escolhe uma palavra e com ela constrói um acróstico, como objetivo de promover uma exposição de poemas: “Mural de acrósticos””.

Atividade “Novelo”

● Conhecer o outro; • Promover o diálogo; • Promover a oralidade em grupo; • Promover o espírito de equipa/a colaboração; • Apresentar o colega de forma divertida e descontraída. 2cD

Tertúlia Literária na Boa Água

No dia 29 de novembro, na sala 15 do Agrupamento de Escolas Boa Água, realizou-se uma Tertúlia Literária com os alunos do 2cD.

Esta tertúlia aconteceu porque é uma atividade que irá realizar-se várias vezes e com diferentes temas, uma vez que ajuda os alunos a conseguirem expressar-se sobre o que sentem ao ler, a dar opinião, a justificar escolhas, etc. Além disso, os alunos não sabiam do que se tratava.

A professora explicou que os participantes devem estar em U para que todos se possam ver, por isso as mesas foram afastadas e as cadeiras colocadas nessa forma. Explicou também o modo como deve decorrer a atividade.

Esta primeira tertúlia baseou-se na obra “A Vida Mágica da Sementinha”.

Maria Lopes, 2cD

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 6

Notícias às pinguinhas

16 de setembro – atividades de receção aos alunos

No dia 16 de setembro o Agrupamento de Escolas da Boa Água retomou as atividades letivas após as merecidas férias de Verão. Neste dia, realizou-se a receção aos alunos com um conjunto de atividades organizadas pelos diversos Departamentos. Neste sentido, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas organizou algumas atividades que pretenderam despertar a curiosidade dos alunos pelas diferentes disciplinas do departamento, apelando à sua inspiração e criatividade e mobilizando também alguns conhecimentos prévios dos alunos. Os trabalhos finais ficaram muito criativos.

A Coordenadora do DCSH Maria João Carlos

Todas as crianças têm Direito a Ter uma Família! - Dia Nacional do Pijama

A comemoração do Dia do Pijama, neste ano realizou-se no dia 21 de novembro. Nas semanas anteriores, as educadoras e professores organizaram, na sala, com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama, criada pela associação “Mundos de Vida”. De referir ainda que esta data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, em que aproveitamos para sensibilizar a comunidade educativa para o direito que todas as crianças deveriam ter, de poder crescer numa família e muitos outros. Entre brincadeiras, afetos, histórias, danças e muita diversão, este é o dia que fica para sempre no nosso coração!

Dezembro 2022 Série III #1
JORNAL
Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 7
GOTA-A-GOTA

Notícias às pinguinhas

Adoro o meu Bichinho! - Dia Mundial do Animal

“A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus animais são tratados.” (Gandhi). O JI do Pinhal General foi invadido pelos nossos animais de estimação e adorámos tê-los connosco na escola! Mas como sabemos que nem todos os animais têm uma família que cuide deles, ajudamos a associação “Matilha do Pinhal General”, recolhendo comida e outros bens para os animais de rua.

Obrigada a todas as famílias que nos ajudaram a comemorar o Dia do Animal 2022, em grande estilo!

Se somos o que comemos, acreditamos que é importante passar às crianças, mesmo as mais pequenas, bons conhecimentos sobre os alimentos e a forma como eles afetam o nosso corpo, mente e saúde. Médicos, nutricionistas, investigadores, professores, pais e filhos defendem que esse conhecimento, desde tenra idade, evita doenças relacionadas com a alimentação e melhora a saúde dos cidadãos. Sabemos que podemos contar com as nossas famílias para nos ajudar nesta tarefa e isso vê-se pelos contributos saudáveis que tivemos para o “lanche partilhado” nesse dia.

Juntos Somos Mais Fortes e Saudáveis!

Chegou o grande dia! O dia de ostentar o Galardão da nossa Bandeira Eco-Escolas 2021/22, que foi fruto do nosso trabalho, empenho e compromisso no ano passado, no Programa Eco-Escolas. Para continuarmos a sensibilizar as crianças para a necessidade de proteger e preservar o ambiente, criámos ateliês de exploração de materiais naturais com elementos reutilizáveis e oriundos da Natureza, de forma a estimular a sua criatividade e brincadeira. Assim, recorrendo a “brinquedos” amigos do ambiente, reforçamos o conceito dos 3 R's: recusar, reduzir e reciclar Aproveitamos para dar os parabéns a todos os que se empenham, diariamente, para que a nossa escola seja mais amiga do Ambiente!!!

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e
do Instagram Página 8
vídeos
Sabias que ”somos o que comemos”?!? - Dia Mundial da Alimentação Somos Eco-Escolas!!! - Hastear da Bandeira

Notícias às pinguinhas

A depressing life!

Betty never exercises and she doesn't go jogging. Betty doesn't work out, however, she usually does yoga and she likes cooking.

Betty eats a lot of junk food and twice a week she bakes cupcakes, brownies and apple pies. The problem is, she eats them all! Betty has another unhealthy habit: she is a couch potato! She watches reality shows and soap operas all day, every day. Sometimes she goes to the hairdresser. She takes a shower every day.

Betty doesn't work anymore but she still has healthy habits like cooking and yoga. She is very lazy. She should go for a walk every day: she should get a dog! She needs to cook healthier food and share it with her family. She should spend more time with her family.

The Great Depression

Maria is American and her job is helping her parents. She doesn't do any exercise because she doesn't have time or money.

She has unhealthy habits because she doesn't have money to buy food. She doesn't have a good hygiene: she doesn't take a shower often. She has few clothes.

In our opinion, she has an unhealthy lifestyle because she doesn't eat well and almost never takes a shower. Our suggestion is: Maria should go to school to have a good job.

Curiosidade:

O azevinho, conhecido cientificamente como Ilex aquifolium, é um pequeno arbusto de desenvolvimento lento que pode alcançar os 10 metros de altura quando se dão as condições adequadas de cultivo. Atualmente, distribui-se por todos os continentes, sendo a Ásia e a Europa as regiões predominantes. O azevinho pode ser encontrado formando parte de vegetação rasteira de carvalhais e faiais. O tronco é reto, com porte piramidal e grande número de ramos. É liso, de cor esverdeada ao início do seu cultivo, tornando-se acinzentado com o passar do tempo.A folhagem é perenifólia, ou seja, de folha persistente e de recorte dentado.

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 9
9ºDF

Notícias às pinguinhas

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

Is she healthy???

Sophie Wilson is retired with eight kids. She goes shopping at WallMart a lot. She's fat because of her unhealthy habits, like never exercising. She usually forgets to take her curlers off before shopping and she also leaves the kids in the car.

She mostly drinks and smokes all day and if she eats it's just pre-made food from the supermarket. As a result she has high cholesterol. Her shopping cart is always filled to the brim with junk food, frozen food, pre-made foods and sodas. She only takes care of her hygiene once a week. As a result of that her teeth are rotting. In conclusion, Sophie should quit smoking and drinking, start eating better again and taking care of herself so she can be healthy.

No dia 1 de dezembro comemorou-se o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. O DCSH assinalou esta data com atividades realizadas pelas turmas do 9º ano, nas aulas de Geografia e no âmbito do tema “Obstáculos ao Desenvolvimento.Os alunos realizaram uma reflexão sobre a forma como a SIDA afeta o desenvolvimento dos países, em particular os países da África Subsariana e elaboraram também os simbólicos laços vermelhos que identificam o envolvimento mundial em torno da SIDA e que serviram, posteriormente, para decorar um coração que pretende apelar a toda a comunidade educativa que se envolva ativamente em ações práticas para combater as desigualdades e ajudar a acabar com a SIDA. Este ano, a UNAIDS tem como slogan para este dia “Equalize”, pedindo a cada um de nós que aborde as desigualdades que impedem o progresso na erradicação da SIDA, pois, 40 anos depois do 1.º caso de SIDA reportado, esta doença continua a afetar e assustar o mundo e as desigualdades têm-se tornado cada vez mais notórias.

Child Exploitation

Sadie is a child who works in a milk factory. Judging by her clothes and what she is doing, it looks like she is poor. She doesn’t look like a person who usually does any exercise or eats every day. She is really skinny. This girl probably works all day in the factory.

She doesn’t look like a healthy person because she works a lot and because of that she doesn’t eat a lot. In conclusion, Sadie must eat more and she needs to get some weight in order to become healthier.

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram
Página 10
Prof.ª Maria João Carlos (Geografia) 9ºAE Written by Júlia Brito and Rodrigo Veríssimo 9ºAE: Leonor Santos, Sara Moreira, Mara Frias, Ivo Alves

Notícias às pinguinhas

Comemoração de datas - Departamento de Ciências Sociais e Humanas

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas vai comemorar um conjunto de datas que marcam acontecimentos de grande importância para a História de Portugal. É imperativo que a memória não esqueça o esforço, a resiliência e as lutas travadas pelos nossos antepassados. Somos o que somos graças aos que viveram antes de nós. A memória não pode ser curta, por muitas razões, nomeadamente pela nossa LIBERDADE.

5/10/1910 – Implantação da República

Porquê um Presidente e não um rei? O que pensava o povo português há 112 anos? Como tudo aconteceu?

Todas as turmas do 2º e 3º Ciclos visionaram um vídeo, o qual foi explorado e as turmas 2cD, 2cE, 3cB e 3cF realizaram trabalhos.

O Dia Nacional dos Castelos - 7 de outubro

Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora nesta data. Alguns dos castelos e fortes de Portugal, foram reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade.

Com o objetivo de sensibilizar os nossos alunos para a preservação do Património fortificado, foi feito um desafio às turmas do 3cB e 3cF: os alunos teriam de construir pequenas maquetes de castelos portugueses, devendo utilizar materiais recicláveis. Alguns alunos aceitaram o desafio e surgiram trabalhos bem giros!

Parabéns aos participantes!

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 11
Iara Balato Jaime Mendonça Profªs Ana Tracana, Helena Guerreiro e Luísa Marques Prof. Helena Guerreiro

No dia 1 de dezembro comemorou-se a Restauração da Independência de Portugal (1/12/1640), após 60 anos de União Ibérica e, depois, mais 28 anos de guerra com Espanha.

O DCSH assinalou esta data com atividades realizadas pelas turmas do 2cD, na aula de HGP, e 3cB e 3cF na aula de História. Esta atividade tem também uma componente de cidadania, não esquecer a nossa História, o que fomos antes de chegarmos aqui.

Notícias às pinguinhas

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

A comemoração deste dia, em grande, foi adiada devido às condições climatéricas.

Mas para não passar despercebida uma data tão importante e tão esquecida a sua existência, a turma 2cD fez uns trabalhos simples: cópias de vários modelos de mãos e os alunos desenharam a sua junto, por cima, ao lado, dessa mão grande. Depois, escreveram alguns dos direitos humanos nos dedos das mãos. Outros ainda fizeram o jogo “Quantos Queres?” com direitos humanos também.

Projeto “Países pelo Mundo”, 2c E

Ao longo do projeto os alunos têm vindo a explorar os costumes e hábitos de vários países. Desde a gastronomia, cultura musical, monumentos, fauna, flora, desportos e muito mais. No âmbito deste projeto e porque no dia 18 de dezembro se celebra o Dia Internacional das Migrações, convidámos os Encarregados de Educação de alguns alunos oriundos do Brasil, a assistente operacional Ala Ciobanu, natural da Moldávia e o aluno Armando Alvarez que veio de Espanha para estudar no nosso país. Todos eles deram o seu testemunho sobre as dificuldades e as oportunidades que enfrentaram ao emigrar para Portugal. Foi muito enriquecedor e comovente.

Professora Luísa Marques

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 12
Profs Ana Tracana e Helena Guerreiro 2cD Profª Ana Tracana

Texto de opinião

TPC?????

Achas que os professores devem mandar fazer trabalhos de casa aos alunos? Dá-nos a tua opinião sobre os TPC.

Na minha opinião, os professores não deveriam mandar trabalhos de casa porque isso pode cansar os alunos. Além disso, eles têm de corrigir os trabalhos de casa e, visto que há alunos que não fazem os tpc, os professores perdem sete minutos de aula a dar um sermão a esse tipo de aluno. Miguel Silva , 2cA

Na minha opinião, os professores só deviam mandar TPC’s quando os alunos não fazem os trabalhos na aula.

Por um lado, quando os alunos chegam a casa, estão muito cansados e querem descansar.

Por outro lado, os alunos precisam de fazer mais alguma coisa em casa para não esquecer instantaneamente a matéria dada em aula.

Concluindo, eu acho que os professores não deveriam mandar tantos TPC’s. Henrique Mateus, 2cA

Por um lado, eu acho que os trabalhos de casa são importantes para treinarmos e aprendermos mais a matéria. Mas, por outro lado, os alunos também têm vida pessoal fora da escola e, às vezes, não têm tempo para fazer os trabalhos de casa. Torna-se cansativo estar sempre a fazer trabalhos de casa.

Concluindo , considero que nós devemos ter T.P.C ( em poucas quantidade) , porque é importante para estudar em casa a matéria. Tiago Faia, 2cA

Atualmente, a realização de TPC's é um assunto que tem dividido muitas opiniões.

Por um lado, os TPC's ajudam a consolidar a matéria que estamos a aprender e permitem perceber se os alunos estão a compreendê-la.

Por outro lado, os alunos ficam com pouco tempo para brincar, estar com os amigos e com a família, pois têm uma grande quantidade de trabalho para fazer. Os TPC's não são sinónimo de sucesso escolar e acabam, muitas vezes, por provocar stress às crianças e aos pais.

Embora em Portugal os professores ainda enviam muitos trabalhos de casa. Em vários países da Europa como a Finlândia, por exemplo, isso já não acontece e o nível de sucesso escolar é muito mais elevado do que no nosso país. Concluindo, considero que os TPC’s não são cem por cento necessários para as aprendizagens dos alunos. Martim Ferreira, 2cA

É verdade que os alunos devem ter trabalhos de casa (TPC), mas às vezes é um exagero porque depois de um dia de aulas ainda temos de estudar e ficamos sem tempo para brincar, praticar desportos e conviver com a família.

Por um lado, temos de prestar atenção nas aulas para não termos de levar TPC.

Por outro lado, se não prestarmos atenção, claro que iremos ter TPC.

Por fim, eu acho que deveríamos levar trabalhos de casa só à sexta-feira, em que temos o fim de semana pela frente, o que nos dá tempo suficiente para fazê-los. Martim Santos, 2cB

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram
Página 13

Texto de opinião

FÉRIAS??????????????

Achas que as férias escolares em Portugal são demasiado longas?

Eu penso que as férias de verão são muito longas, porque são 2 meses de férias sem ver os nossos amigos e sem poder brincar como brincávamos na escola. Também nos esquecemos da matéria e sentimos a falta dos nossos melhores professores.

Por outro lado, deveriam ser mais longas para conhecer mais sítios, para conviver com os familiares como por exemplo: brincar, fazer festas, fazer churrasco, Concluindo, acho que as nossas férias são adequadas como são. Lourenço Andorinha, 2cA

É IMPORTANTE LER??????????

Na tua opinião, qual é a importância da leitura?

Na minha opinião, eu acho que ler é importante para o nosso bem e para a nossa inteligência. Por um lado, ler pode ser cansativo, aborrecido, chato e, às vezes, desinteressante.

Por outro lado, eu acho que ler pode ser imaginativo, educativo, interessante, engraçado, espantoso, sentimental e inúmeras outras coisas fazendo com que as pessoas melhorem o raciocínio, o vocabulário, a interpretação além de dar à pessoa um conhecimento sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação e melhora a escrita. Concluindo na minha opinião ler é importante para toda a gente e por isso eu aconselho toda a gente a ler muito. Daniel Martins 2cA

Na minha opinião , eu acho que ler descansa-nos dos telemóveis e das redes sociais . Por um lado, ler faz bem para a saúde , mesmo os livros digitais ou áudios , mas eu prefiro os normais, em suporte de papel, porque os digitais é só no PC , e os áudios é só para ouvir e não para ver.

Por outro lado , eu penso que às vezes nós exageramos de tanto ler . Concluindo na minha opinião , eu acho que ler desenvolve a nossa imaginação, porque nós podemos basear-nos nas histórias que já lemos . Nazar Levchenko, 2cB

A leitura é importante para conseguirmos fazer determinadas coisas. Por um lado, às vezes, quando ficas muito tempo a ler um livro pode acabar por ser aborrecido. Mas por outro lado, se estiveres a ler um livro que gostes, pode tornar-se divertido. A leitura pode ser importante para a escola, pois desenvolve o vocabulário. Concluindo, ler é muito importante. Leonor Pereira, 2cA

A leitura é uma atividade importante, que todos deveríamos praticar porque desperta a criatividade e é importante treinar a leitura para ler mais e melhor. Na minha opinião, ler é mágico, é incrível! É como um filme mas sem imagens. A leitura torna-se uma atividade importante sendo parte fundamental no processo educacional. Tiago Faia, 2cA

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram
Página 14

Projeto " Rebentos de Saúde"

A Mania da Pimenta é uma página de Instagram onde Carmo Comenda partilha as suas experiências culinárias . A Carmo tem uma paixão pela cozinha, especialmente pelo pão artesanal de fermentação lenta.

Rita : O que é o pão artesanal de fermentação lenta?

Mania da Pimenta: O pão artesanal de fermentação lenta é um que só tem três ingredientes: farinha de trigo (de moleiro) , água e sal.

Rita: Farinha de Moleiro? Quem são os seus fornecedores?

Mania da pimenta: Sim, o trigo é moído em mó de pedra e assim conserva todas as propriedades. São as Farinhas Paulino Horta.

Rita: Quais os benefícios deste tipo de pão?

Mania da pimenta: Melhor digestão, menor inchaço abdominal, flora intestinal melhorada, maior saciedade, mais sabor, baixo índice glicêmico, maior tempo de conservação, menos probabilidade de ganhar bolor entre outros.

Rita: Que tipo de fermento usa neste pão?

Mania da Pimenta: O fermento que uso é a massa mãe (água e farinha). Este fermento leva em média uma semana a estar pronto, depois para fazer pão basta alimentá-lo 5 a 6 horas antes. Tudo depende da temperatura ambiente .

Rita: Quanto tempo demora o pão a estar pronto para cozer?

Curiosidade: Sabias que se acredita que o bolo-rei surgiu em França, no tempo de Luís XIV, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis. Com a Revolução Francesa, em 1789, esta delícia foi proibida, mas, como era lucrativo, os pasteleiros continuaram a confecioná-lo sob o nome de gâteau des san-cullottes.

Mania da pimenta: Nunca menos de 18 horas , mas pode ir até as 48 .

Porque devemos optar por este pão?

Este pão é saudável, não têm aditivos adicionados nem fermento químico .

Rita: O pão artesanal de fermentação lenta tem glúten?

Mania da pimenta: Sim , tem . E não pode ser consumido por celíacos . Mas apesar de ter glúten é bem tolerado por quem tenha alguma sensibilidade ao mesmo, pois a fermentação longa permite que as leveduras realizem a pré digestão do glúten e mais uma vez por não haver fermentação química.

Rita: A Mania da pimenta só faz o seu próprio pão?

Mania da pimenta: No início sim, agora faço para alguns a amigos e até para amigos dos amigos :).

Rita: Gostava de abrir uma padaria ?

Mania da Pimenta: Um dia, talvez…

Rita: Como surgiu o nome Mania da Pimenta Pão Vagari?

Mania da Pimenta: Surgiu porque a minha filha estava sempre a dizer “Ó mãe, tu tens a mania da pimenta” , porque coloco pimenta em tudo . “O pão com vagari” porque sou alentejana e no Alentejo é “tudo com vagari” …(calma).

Rita: Quer deixar alguma mensagem aos seus seguidores?

Mania da Pimenta: Sim … optem por uma alimentação mais saudável , consuma menos alimentos processados, deem menos (nenhum) refrigerantes aos vossos filhos , leiam os rótulos dos alimentos e tornem-se uma mãe muito chata como eu quando vão ao supermercado!!!

Rita: Obrigada à Mania da Pimenta pela disponibilidade da entrevista.

Dezembro 2022 Série III #1 JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 15

Grupos Interativos

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 16

Escola a Ler

No âmbito do projeto "Escola a Ler", e também para celebrar o regresso às aulas, os alunos do 4.ºH exploraram a obra "A minha incrível escola" de Davide Cali. Adoraram a história do Henrique que partilhou a visão incrível que tem da sua escola à sua nova colega. Mas, a nossa escola também é incrível e todos nós sabemos disso. Ora aqui estão algumas opiniões dos alunos do 4.ºH:

"A minha escola é incrível porque a parte do escorrega é como se fosse um avião, quando eu jogo o campo de futebol torna-se verdadeiro e quando estou na sala tenho uma vista incrível para o melhor sítio de todos, o recreio!"

Rafael Jacinto

"A minha escola é incrível porque tenho amigos fantásticos, um recreio é incrível e organizam festas espetaculares!!"

Simão Pinto

"A minha escola é incrível porque tem um espaço grande para brincar, uma família boa com amigos para partilhar as minhas ideias."

Carlos Mestre

"A minha escola é incrível porque as professoras fazem coisas fixes connosco, as funcionárias são nossas amigas e o recreio é bom para brincar."

Madalena Braga

"A minha escola é incrível porque é diferente das outras, fazemos muitos projetos e as atividades são fantásticas." Laura Palma

"A minha escola é incrível porque tem uma super biblioteca" Daniel Rito

"A minha escola é incrível porque é criativa." Filipe Quibela

visita os Padlets para veres os trabalhos que estão a ser realizados em cada turma e ano aqui: Escola a Ler 2021-2023 (padlet.com) e Escola a Ler 2º e 3º ciclos (padlet.com)

Dezembro 2022 SérieI II #1
JORNALGOTA-A-GOTA
Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 17

Lia C.

Notícias às pinguinhas

Lia é enfermeira, mas sempre gostou de escrever. Visitou o nosso agrupamento para conversar e dar a conhecer a sua obra. Pedra, Papel, Tesoura é um dos seus livros e nele aborda o bullying e a importância de nos respeitarmos para sermos felizes.

Para além deste título, os alunos puderam ainda escolher Mimi e a poção mágica, O Tesouro do Bosque e A Matilha Ferrodente. Os dias 26 e 31 de outubro contaram com os alunos do 1º e 2º anos de todo o agrupamento e a sua curiosidade e interesse pelos livros.

Chegamos a dezembro e à 2ª fase do Miúdos a Votos. Já estão apuradas as listas de livros para as eleições que terão lugar dia 7 de março. Na biblioteca da escola sede, todos os alunos poderão votar no seu livro mais querido. Até lá, há que realizar campanhas, defender o livro que deve ganhar mais votos, através de construção de cartazes, debates, podcasts e vídeos, concertos e tudo o que uma campanha pode ter.

No início de janeiro, consultem as listas para o 1º, 2º e 3º ciclos e, durante os meses de janeiro e fevereiro deem largas à imaginação. Contem com a BE e os vossos professores para vos ajudarem e apoiarem na construção e preparação das campanhas..

Ler, ler, ler… para ser feliz e voar mais alto!

Sempre na vanguarda e pela defesa do hábito de ler por prazer, para crescer e ser, a Biblioteca Escolar apoia os alunos em todas as dimensões, desde o pré-escolar ao 9º ano, diariamente. Das 9h às 17h, os alunos das nossas escolas requisitam livros, leem, pesquisam, jogam, desenham e pintam.

A leitura diária abre as mentes das nossas crianças. O ato de ler, em conjunto com os pais, individualmente ou a pares, em sala de aula ou no recreio, permite-lhes adquirir conhecimento, questionar, desenvolver o espírito crítico e criativo.

No próximo semestre esperam-nos feiras do livro, encontros de autor, o concurso concelhio e nacional de leitura, a campanha Miúdos a Votos, as tertúlias, e seguimos com os projetos Escola a Ler, Todos Juntos Podemos Ler e muito mais.

Em articulação com a sala de aula, as bibliotecas escolares priorizam o desenvolvimento das diferentes literacias.

Ler é preparar para o amanhã! E os nossos alunos são o Futuro!

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos
vídeos do Instagram
Miúdos a Votos Texto e fotos da BE
e
Página 18

Notícias às pinguinhas

Tradições de Natal pelo Mundo

O Natal é festejado em todo o mundo, mas as comemorações nesta quadra variam de acordo com as características de cada país e com a grande diversidade cultural do nosso planeta. No âmbito de um dos domínios da Cidadania e DesenvolvimentoInterculturalidade (diversidade cultural e religiosa), os alunos das turmas 9º A/E, 9º B/C e 9º D/F, na disciplina de Geografia, andaram à procura de tradições de Natal pelo mundo. Descobriram que o Natal é celebrado de formas muito diferentes e algumas bem curiosas e inusitadas. Alguns rituais vão muito além da árvore ou da figura do Pai Natal, das luzes decorativas ou dos presentes. Cada grupo de alunos pesquisou sobre as tradições de um país escolhido por eles. Os trabalhos realizados foram depois colocados numa árvore de Natal. Este trabalho permitiu envolver os alunos em metodologias de trabalho ativas, proporcionando o desenvolvimento de competências de relacionamento social e intercultural.

Maratona de Cartas - Amnistia Internacional

No início de dezembro houve um encontro com alunos que pretendiam desenvolver o papel de ativistas na escola e em casa. Esta atividade, desenvolvida no âmbito de todas as áreas, com particular ênfase na da Cidadania Ativa, ealiada ao Clube Ubuntu, permitiu que alunos de diferentes ciclos visitassem outras turmas, no intuito de explicar o que é a Amnistia Internacional, de que forma se pode ajudar quem está privado da liberdade apenas por ter emitido a sua opinião publicamente.

Convidamos, uma vez mais, todos os pais, encarregados de educação e toda a comunidade escolar para que acedam à página da Amnistia Internacional e assinem a petição, pedindo a libertação, julgamento justo e cuidados de saúde para prisioneiros de consciência. O código da escola Z165 deve ser colocado no espaço para o efeito, de forma a que o agrupamento possa ser um dos visitados por elementos da Amnistia e assim contar, de viva voz, os casos de sucesso e a forma de atuação para que o mundo possa ser um lugar melhor. Contamos consigo!

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 19

Notícias às pinguinhas

Na semana 17 a 21 de outubro, realizou-se a segunda semana ubuntu do nosso agrupamento. Dezoito alunos foram selecionados para participar neste projeto que acreditamos que os envolvidos terminam esta semana mais certos dos seus talentos e com motivação para desenvolver outras competências e trabalhar em equipa para um mundo

Após a dinamização da Semana Ubuntu, os alunos juntaram-se ao clube ubuntu, já formado pelos alunos da primeira semana. Nas reuniões quinzenais reforçamos pontes e preparamos atividades a desenvolver ao longo do ano letivo.

No dia 26 e 27 de novembro juntámo-nos uma vez mais à campanha do Banco Alimentar, com o trabalho voluntários dos nossos alunos conseguimos 971kg de bens alimentares.

De forma a assinalar o dia 10 de dezembro, dia dos Direitos Humanos, organizamos uma feira de artesanato, no dia 9 de dezembro, para apoiar o projeto

From Kibera With Love, ONG fundada por Marta Baeta, que tem como objetivo melhor as condições de vida de dezenas de jovens no Quénia.

“Tudo parece impossível até que seja feito” - Nelson Mandela

No dia 10 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Este dia pretende homenagear todos os que ao longo das suas vidas defenderam a igualdade entre os cidadãos pois “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Infelizmente continuamos a assistir a guerras entre povos, discriminação de género, violência contra mulheres e crianças, famílias destruídas e em sofrimento, soberanos que subjugam as populações, manipulação da informação… Todas estas situações fazem do Mundo um lugar que precisa de heróis para o salvar. Não são precisos super-heróis como nos filmes, mas todos nós podemos ser heróis e juntar esforços para que o futuro seja de esperança e de maior união entre os povos.

Ao longo do mês de dezembro realizamos algumas atividades cujo objetivo principal foi promover a discussão e reflexão sobre a temática dos Direitos Humanos e envolver toda a Comunidade Educativa. Houve momentos de partilha, tertúlias, trabalhos de pesquisa, maratona de cartas etc.

Todos juntos pelos Direitos de Todos!

Luísa Marques

Coordenadora CeD

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 20

Notícias às pinguinhas

Comissão de Finalistas do 9.º Ano

Este ano letivo 2022/2023, a Comissão de Finalistas dos alunos do 9.º ano de escolaridade é constituída pelas representantes de turma Rita Costa e Larissa Mazzieri (9.ºAE), Ariana Umbelino, Matilde Teixeira e Madalena Coelho (9.ºBC), Mara Sousa e Diogo Alvorado (9.ºDF) e tem como objetivo angariar fundos para a Gala de Finalistas.

Necessitamos da tua ajuda para realizar as seguintes atividades:

● Torneio de matraquilhos;

● Bancas de venda (crepes, algodão doce, pipocas, gomas, entre outros doces);

● Cinema e pipocas.

E mais ideias ainda por vir

Está atento aos cartazes de divulgação destas e de outras atividades já a partir do próximo mês de janeiro. Participa! Contamos contigo! Ajuda-nos a ter uma gala inesquecível! (Ariana

Comissão de finalistas organiza torneio de matraquilhos

No dia 19 de dezembro, a Comissão de Finalistas dos 9.⁰anos 2022/2023, com o intuito de angariar fundos para a Gala de Finalistas, realizou um torneio de matraquilhos.

O torneio foi organizado, às 10h, para o 2.⁰ ciclo, às 15h, para o 3.⁰ciclo e contou ainda com a participação, no período da manhã, com equipas mistas de professores e auxiliares de ação educativa. Os jogos foram decorrendo com grande ânimo e, através de eliminatórias, apuraram-se os vencedores.

Em breve os finalistas apresentarão outras atividades para a comunidade escolar.

Sara Santos, n.º 24 - 9.⁰DF

Francisca Queimada, n.º 6 - 9.⁰DF Professora Célia Santana

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 21
Umbelino, Madalena Silva, Matilde Teixeira – 9.ºBC)

Comemoração do 100.º aniversário da BBC

Notícias às pinguinhas

As turmas do 9.ºBC e 9.ºDF assinalaram o 100.º aniversário da BBC (British Broadcasting Corporation) com o visionamento da minissérie The Secret of Crickley Hall nas aulas de Inglês e, posteriormente, através da elaboração da sua recensão nas aulas de Português.

The Secret of Crickley Hall

Prós|

O elenco de atores

Os efeitos paranormais/sonoros

Contras| A história é narrada em dois períodos de tempo, o presente e o passado.

A minissérie The Secret of Crickley Hall é constituída por três episódios, tendo sido escrita e dirigida por Joe Ahearne. Trata-se de uma série de drama e suspense, cujo primeiro episódio foi lançado a 18 de novembro de 2012. Esta conta a história de Gabe (Tom Ellis) e Eve Caleigh (Suranne Jones) que tentam reiniciar as suas vidas depois que o seu filho, Cam, de cinco anos desaparece. Assim, o casal e as duas filhas mudam-se para uma nova casa, Crickley Hall, em Devonshire. Pouco tempo depois, diversos acontecimentos paranormais começam a ocorrer, o que leva o casal a investigar a história da propriedade e a descobrir que tinha sido outrora um orfanato para abrigo de crianças que fugiam dos efeitos da Segunda Grande Guerra Mundial em Londres. A história é narrada em dois períodos de tempo, o presente e o passado, mais precisamente o ano de 1943. A compreensão da ação é dificultada pelos constantes flashbacks. No entanto, a minissérie é cheia de suspense, drama e mistério, fazendo o espectador ficar interessado em poucos minutos. O cenário da história é ótimo e numa série sobre fantasmas não poderia haver nada melhor do que uma casa velha cheia de mistérios. E quanto aos efeitos sonoros, o som do chicote consegue provocar uma sensação de terror e desconforto. Apesar de vários atores conhecidos, entre eles, Suranne Jones, Tom Ellis e Maisie Williams (mãe, pai e irmã de Cam, respetivamente), destacamos o papel de Nancy (Olivia Cook) que tenta salvar as crianças do orfanato. Na nossa opinião, The Secret of Crickley Hall é um drama com uma história interessante que, essencialmente, vive de um elenco talentoso muito bem dirigido por Joe Ahearne.

https://www.youtube.com/watch?v=kKfR9At3LFA&ab_channel=BBC

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 22

Notícias às pinguinhas

DECORAÇÃO NATALÍCIA 2022-2023

É com um enorme Sorriso que divulgamos a decoração de Natal do Grupo de Arte e Tecnologia, com a colaboração do DCSH, CAA e Assistentes Operacionais. Após um trabalho de enorme dedicação, conseguimos criar uma Árvore de Natal que identificamos como a Árvore da Esperança, assim como a Sala de Jantar, o Bar e o átrio principal, com decorações que nos vêm dar brilho e permitir que os abraços e o convívio entre todos nos aproximem cada vez mais. Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo Repleto de Valores, como é o exemplo daqueles que se encontram nos presentes da árvore. Que todos os sentimentos do Natal encham os nossos corações e se prolonguem pela vida de quem tocamos.

ORQUESTRA GERAÇÃO - CONCERTO DE NATAL

O nosso concerto de Natal, este ano, teve lugar na nossa escola, no átrio do 1º ciclo. Teve início a partir das 15h00 e contou com a presença, empenho e esforço de oitenta e dois intervenientes. Yey!!! E ainda com a colaboração de 14 professores e 2 assistentes operacionais, sem os quais nada disto seria possível!

A todos eles agradecemos e desejamos imenso sucesso. Contamos também com a presença de um grande número de pais e encarregados de educação, o que nos deixa imensamente felizes.

Agradecemos a todos os elementos da comunidade educativa que nos tentaram ajudar neste momento: Direção, Sandra Silva, ADQC, Sr. Joaquim Tavares, Prof. Ilídio Cardoso, Prof. Vanessa Silveira, Sandra Neto em nome da Autarquia e restantes contactos relacionados. Feliz Natal!

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 23

Notícias às pinguinhas

Feira dos Minerais

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no átrio junto à biblioteca da escola sede do agrupamento,realizou-se uma "Feira de Minerais" tendo em vista a divulgação e a promoção das Geociências, recorrendo a amostras de minerais, rochas, fósseis e artigos de decoração e bijuteria construídos com esses materiais.

Porque todos dependemos da Terra que nos nutre e oferece maravilhosos cristais, com os quais se aprende tanta coisa acerca da vida.

Halloween

Neste Halloween, a nossa escola ficou ‘inundada’ de vassouras alusivas ao tema, graças ao empenho e criatividade dos nossos alunos de 2º ciclo.

O nosso ilustre júri (Prof. Nuno Mantas - Diretor); Ana Martins (Assistente Operacional) e Lisete Cardoso (Técnica Administrativa), reuniu-se para destacar os três melhores trabalhos.

Não foi tarefa fácil, mas aqui ficam os que se distinguiram:

Carlota Cardador 2c_B

Joana Teixeira 2c_C

Lourenço Martins 2c_D

La Fête du Cinéma Français!!!

O projeto "La Fête du Cinéma Français", que decorreu de 21 a 25 de novembro (4ª semana de novembro) na Escola Boa Água.

Foi uma iniciativa que permitiu aos alunos do 3º Ciclo e aos professores descobrirem e apreciarem a Sétima Arte.

O auditório encheu para verem diferentes filmes. Esperamos repetir este evento que permite aos nossos alunos um contacto com a língua francesa e a arte cinematográfica. Os alunos debateram temáticas e resolveram exercícios com base nas obras visionadas.

Dezembro 2022 Série III #1
JORNAL
Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos
do Instagram Página 24
GOTA-A-GOTA
e vídeos
Hoplites dentatus(paleo-passion.com)

Passatempos

Ficha Técnica

Coordenação: ProfessoresAnaCristinaVaz,Ana Paula Tracana, Cristina Rocha, Helena Inácio, LuísaMarques,LuísaMarques,RosárioTeijeiro, SandraLourenço.

Colaboradores: Ana Salgueiro, Ana Marques, Cristiana Oliveira, Filipe Carlos, Helena Guerreiro, Helena Inácio, Mafalda Araújo, Margarida Coelho, Maria João Carlos, Teresa Ramos, Sandra Alves, Sandra Mendes, Sara Ribeiro,SusanaPaiva,VandaFerreira

Edição: ClubedeComunicaçãodoAgrupamento deEscolasdaBoaÁgua

Contacto: aeba.clubedecomunicacao@gmail.com

Cuida da tua saúde. Comemora o Natal e o Ano Novo com sabedoria!

Até breve!

Dezembro 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 25

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.