Jornal Gota a Gota AEBA março 2023

Page 1

JORNALGOTA-A-GOTA

Editorial

E chegamos ao final do nosso 3º momento, com um ritmo alucinante conseguimos celebrar o Carnaval, o Dia do Agrupamento, a Semana da Leitura, os Jogos Desportivos Concelhios, Feira do livro, Bora trocar sem nada gastar, projetos e viagens, visitas de estudo e teatros, apresentações da Orquestra Geração, e tanta, tanta outra coisa. Competir em diferentes modalidades desportivas, com belíssimas classificações. A Boa Água é mesmo boa! Pelo meio, tivemos o Concurso Concelhio de Leitura e apuramento para a interconcelhia do nosso aluno Henrique Brito; realizamos Miúdos a Votos e enviamos postais para a Amnistia Internacional. Imensos projetos viram a sua finalização, em diferentes turmas e recebemos pais e outras individualidades representativas da Comunidade Educativa, de longe e de perto daqui. Parecemos verdadeiras formiguinhas maratonistas. Esperamos que a interrupção da Páscoa reequilibre energias, permita o repouso dos nossos alunos e o recentrar dos professores e assistentes que de forma tão resiliente permitiram tanta aprendizagem, exploração, e experiência. Para que possas recordar o que de bom foi feito, deixamos aqui notícias e imagens. Porque recordar é viver duas vezes. Até breve!

aeba.clubedecomunicacao@gmail.com

Março em grande no AEBA

Atender às necessidades dos alunos e prepará-los para a vida é um dos muitos objetivos do agrupamento. Março foi um mês francamente promotor de aprendizagens e partilhas em diferentes áreas. (pág.2)

Dia Internacional das Vítimas do Holocausto Lembrar que aconteceu, permite evitar que se repita. Sabes o que foi o Holocausto? (pág. 3)

Leitura Criminal, já ouviste falar?

Ler é descobrir pistas, pormenores. É reconhecer evidências e refletir. Momentos de leitura da obra de Agatha Christie na tua BE, para experimentares tu também.

Escola Profissional da Moita

Visitar outras escolas que permitem a continuidade de estudos e formação profissional é algo a que os nossos alunos têm acesso, anualmente numa articulação entre SPO, Diretores de Turma, Tutores e entidades da Comunidade Educativa do Distrito de Setúbal. (págs. 4 e 5 )

Jogos Desportivos Escolares do concelho de sesimbra ( pág.14)

Os nossos postais para quem precisa!

Amnistia Internacional

No âmbito da Maratona de Cartas, fizemos chegar o nosso abraço bem longe através dos postais do 2cD. (pág. 17)

Semana da Leitura de nas Bibliotecas Escolares (Pág.14)

Discovering and helping Associação Bianca! (pág.10)

Dia Internacional das Florestas

Porque a Floresta é imprescindível ao planeta Terra e à sobrevivência de toda a Humanidade é fundamental lembrá-lo diariamente e agir para a protegermos. (pág. 10)

Dia Mundial da Água –“Cada Gota Conta” (pág.10)

3c_F Tea Party (pág.3)

Da origem aos nossos dias, um projeto do 3cF para conheceres e te inspirares. (pág.6)

Dia do Agrupamento em estreia (págs. 2 e 12)

Feira do Livro EB1JIPG (pág.13)

Visita de Estudo ao Parque das Nações e Teatro e “ Auto da Barca do inferno”, em Lisboa (Pág.3)

O Carnaval à moda da Boa Água (por detrás do desfile) Entrevistas (págs. 7, 8 e 9)

Sessões de Cinema na EB1/JI do Pinhal do General –Comissão de Finalistas 9ºAno (pág.3)

Segue-nos nas tuas redes sociais:

vídeos do Instagram

Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e

Notícias às Pinguinhas

Março em grande no AEBA

O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas da Boa Água contém nos seus objetivos estratégicos prioridades como promover aprendizagens em contextos educativos ligados às realidades sociais, realçando as interações e o exercício de uma cidadania ativa e de estilos de vida saudáveis.

Para concretizar estes objetivos, o Agrupamento põe à disposição dos alunos atividades desportivas, artísticas, científicas, tecnológicas e outras e organiza ou colabora em momentos altos, dentro e fora do agrupamento, em que se mostram e desenvolvem as competências que os alunos adquirem nestes e noutros domínios.

Foi neste espírito que comemorámos, pela primeira vez, o Dia do Agrupamento, no dia 22 de março – coincidindo com o Dia Mundial da Água. Iniciou-se na noite de dia 21 com um espetáculo no Cine Teatro João Mota, em Sesimbra, que contou com a participação em palco de alunos de todas as idades e em que ficou patente a colaboração, o talento e, sobretudo, a riqueza que cada um colocou nos momentos em que interveio.

O dia 22 de março foi comemorado em todas as escolas do Agrupamento, tendo os mais velhos levado aos mais novos música e dança e os mais novos vindo desenvolver atividades na escola sede. Estas foram muito variadas e participadas, tendo sido proveitosas as aprendizagens dos alunos tanto como organizadores de “stands” como enquanto visitantes.

O mês de março foi abundante em momentos especiais. À Boa Água coube a organização dos 32.º Jogos Desportivos Escolares, retomados este ano após a pandemia. Durante três dias – 28, 29 e 30 – todos os agrupamentos do concelho se concentraram no AEBA para a festejar o desporto, particularmente o andebol, o futebol, o badminton, a orientação, o voleibol e o xadrez, os jogos pré-desportivos, salientando-se este ano a introdução de modalidades inclusivas: o andebol em cadeira de rodas e o boccia. Atribuíram-se muitas medalhas bem como o prémio fair-play, mas o mais importante foi a prática desportiva entre as escolas do concelho, com destaque para a colaboração, a comunicação e o espírito cívico dos nossos alunos. Mais um passo na concretização dos objetivos do nosso Projeto Educativo.

A Direção

“Ser embaixadora foi uma nova experiência para conhecer novas pessoas e ajudar os que necessitavam por não conhecerem a escola. Para mim, foi difícil ter que falar porque raramente o faço, e isso ajudou- me a perceber que tenho muito potencial se tentar! Bianca Tavares 7ºA

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 2
Dia do agrupamento

3c_F Tea Party

Notícias às pinguinhas

No projeto do 1.º semestre da turma 3c_F, uma das atividades consistiu na descoberta da origem do chá e da British Tea Culture, no âmbito da disciplina de Inglês, com a docente Ermelinda Garcias. Este trabalho culminou com a oferta de uma Tea Party aos professores durante a semana de 3 a 6 de janeiro.

Os alunos venderam cupcakes e outros manjares confecionadas por eles e múltiplas variedades de british tea. Os professores aderiram à iniciativa e deliciaram-se com a variedade da oferta gastronómica. Foi ocasião para os docentes também praticarem o inglês aquando da compra das iguarias. À vez, cada grupo de alunos recebia os pedidos e preparava-os com muito cuidado e dedicação. Foi uma experiência enriquecedora e desafiante com um balanço francamente positivo.

Toda a verba angariada visava o apoio à Associação Bianca, num gesto de solidariedade para com os animais abandonados e esta associação sem fins lucrativos de proteção animal.

Sessões de Cinema na EB1/JI do Pinhal do General – Comissão de Finalistas 9ºAno

Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Comissão de Finalistas do 9.ºAno organizou e orientou sessões de cinema, na Biblioteca da EB1/JI do Pinhal do General. Os filmes visualizados foram “Monstros e Companhia”, “Estranho Mundo” e Divertida-Mente” e escolhemos estes filmes porque têm histórias bonitas e interessantes. Os alunos, desde o pré-escolar até ao 4.º ano, aproveitaram da melhor maneira este momento especial.

Gostámos muito de participar nesta atividade com os alunos mais novos. Para além de organizarmos a sessão de cinema, também tivemos a tarefa de organizar a venda de pipocas.

Temos agradecimentos a fazer, pois ajudaram-nos a angariar fundos para a nossa Gala de Finalistas:

- à Encarregada de Educação que nos ofereceu as pipocas;

- a todos os professores e todas as turmas da EB1/JI do Pinhal do General que nos visitaram.

Mara Tavares - 9ºDF

Professora Célia Santana

Assinalar Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

No dia 27 de janeiro assinalamos na nossa escola o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, mais precisamente 78 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz- Bikernau, símbolo máximo da brutalidade nazi.

Os alunos das turmas 2cD, 2cE e 9.ºDF estudaram a 2.ª Guerra Mundial e as suas consequências para a humanidade. Viram imagens, documentários e foram incentivados a pesquisar mais sobre o assunto, a escrever frases e palavras de forma a fazer um mural para alertar toda a comunidade para o combate ao antissemitismo e assinalar o assassinato deliberado em massa de seres humanos.

Os docentes tiveram, uma vez mais, o propósito de motivar a educação para a tolerância e paz e manter viva a memória do Holocausto, continuando a educar as gerações futuras sobre este terrível período da nossa História.

Os fenómenos fascistas/ditatoriais são inaceitáveis e têm de ser combatidos para que se garanta o respeito pelos direitos humanos, a tolerância e a defesa da dignidade de todos os seres humanos.

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 3
Professoras Célia Santana (História) e Ana Paula Tracana (HGP).

Notícias às pinguinhas

Orientação Vocacional e a Escola Profissional da Moita

No âmbito das atividades de Orientação Vocacional os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de visitar a Profissional da Moita no passado dia 7 de março.

No decorrer da visita tivemos a oportunidade de conhecer os diversos Cursos Profissionais de nível secundário através das partilhas dos alunos que frequentam os mesmos e dos esclarecimentos dos docentes e psicóloga que nos acompanharam.

Uma vez mais foi um privilégio reencontrar ex-alunos da nossa escola que estão perfeitamente integrados nos seus percursos académicos.

Para o ano letivo 2023/2024 a Escola Profissional da Moita disponibiliza os seguintes cursos (de nível IV, o que significa que conferem uma habilitação Profissional e, simultaneamente, dão equivalência ao 12º ano):

- Soldadura

- Cozinha/Pastelaria

- Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade (novo)

- Ação Educativa

- Produção Agropecuária

- Auxiliar de Saúde

- Restaurante/Bar

- Energias Renováveis (novo)

- Obra e Condutor de Obra (novo)

Este ano será também possível assistir a demonstrações sobre os diversos Cursos em família nos seguintes dias:

OPENDAY

27 abril

14 maio

6 junho

17h30

Para mais informações deixo-vos o endereço do site onde poderão aceder aos contactos: https://escolaprofissionalmoita.com/oferta-formativa/

Visita de Estudo dos 9.º anos

No dia 9 de fevereiro, as turmas do 9.º ano foram ao teatro ver a peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Saímos da escola de manhã e estivemos no Parque das Nações, em convívio e a jogar jogos tradicionais. O espaço era limpo e arejado e também demos uma voltinha no teleférico. Na hora do almoço, houve quem levasse comida, mas a maioria foi aos apetitosos hambúrgueres.

De tarde, seguimos para o colégio Pedro Arrupe, para ver a peça de teatro que foi muito interessante. Houve cenas muito engraçadas e a linguagem, à moda da época do autor, foi, por vezes, um pouco difícil de entender. Logo após o teatro, regressamos para a nossa escola numa viagem bem divertida, com jogos e muita conversa.

Bianca Farinhas, Diogo Rodrigues, Leandro Espírito Santo - 9ºDF

Professora Célia Santana

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 4

Notícias às pinguinhas

Orientação Vocacional e a Escola Secundária de Sampaio

No âmbito das atividades de Orientação Vocacional, os alunos de 9º ano visitaram no dia 21 de abril a Escola Secundária de Sampaio. Os professores e alunos dos cursos profissionais desenvolveram diversas atividades para acolher e esclarecer os nossos alunos. Sendo este agrupamento de escolas do concelho de Sesimbra, a Câmara Municipal assegurou gentilmente a nossa deslocação.

A oferta educativa da Escola Secundária de Sampaio para o próximo ano letivo será a seguinte:

Cursos científico-humanísticos:

-Ciências e Tecnologia

-Ciências Socioeconómicas

-Línguas e Humanidades

-Artes Visuais

Cursos Profissionais:

- Ação Educativa

- Desporto

- Programação e Gestão de Sistemas Informáticos

- Comunicação, Marketing, R.P. e Publicidade

-Turismo

Para informações complementares:

- Cursos Profissionais vantagens:

https://drive.google.com/file/d/1VxIhhKp1i1PasEyz_FEHY_Gzj_WEP9FX/view?usp=share_link

- Guia sobre o Ensino Profissional - uma escolha com futuro https://drive.google.com/file/d/1RieCw2_hJtTqaa4TiVqaIcYIpQC4goSM/view?usp=share_link

- Oferta formativa do Agrupamento de Escolas de Sampaiohttps://drive.google.com/file/d/14noFkQ4gjUb3Piy7QDv72g82lXSY-fpP/view https://sites.google.com/esec-sampaio.net/cursosprofissionaisnoaes/cursos

Gostas de desenhar?

Envia-nos as tuas criações para podermos dar a conhecer o teu trabalho!

aeba.clubedecomunicacao@gmail.com

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 5

Notícias às pinguinhas

Da origem aos nossos dias

Este era o tema do projeto da turma 3c_F que depois de concluído foi apresentado aos pais no dia 16 de fevereiro. Começamos com uma apresentação digital da disciplina de Formação Artística recheada de fotografias sobre o trabalho desenvolvido acerca da origem dos instrumentos musicais. De seguida, foram projetados os calendários em francês (relacionados com a origem dos dias da semana), tendo os familiares dos alunos votado para eleger o melhor e por fim, apresentamos o baú das memórias, um trabalho conjunto de Português e Geografia, com recordações da infância dos alunos. Depois saímos do Auditório para os nossos convidados poderem apreciar de mais perto a exposição dos trabalhos de Ciências Naturais e Fisico-Química sobre os modelos da estrutura da Terra, de História relacionados com as especiarias e as receitas da época dos Descobrimentos, os mapas mentais sobre as áreas da Geografia, os calendários à la française e os cartazes e instrumentos musicais criados pelos alunos: paus de chuva e cordofones. Para concluir este convívio, também partilhamos um lanche, promovendo-se um momento informal para troca de impressões e conversa entre os docentes e os encarregados de educação. Foi um gosto receber os familiares e partilhar com eles o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela turma ao longo do 1.º semestre.

Profª Martine Mendes (DT do 3c_F)

Visita de estudo a Lisboa

No dia 15 de fevereiro foi realizada uma visita de estudo a Lisboa, ao Museu arqueológico do Carmo, ao teatro da Trindade e ao Planetário.

Começamos pelo Museu, onde conseguimos observar artefactos desde a Pré-História, obra e peças antigas como múmias. É um museu surpreendente porque parte dele se encontra ao ar livre, nas ruínas do Convento do Carmo.

De seguida, dirigimo-nos ao Teatro da Trindade para conhecer os diferentes espaços. Tivemos oportunidade de ver cenários, vestuário, palcos e o camarote onde se sentava a família real e os lugares das pessoas de cada classe social. Observamos a produção mecânica de efeitos sonoros e os mecanismos para levantar o enorme candelabro e mudar os cenários. Conseguimos observar numa parede uma bala disparada na noite do 25 de Abril. Por último, fomos para o Planetário onde assistimos a uma apresentação sobre galáxias, estrelas, planetas e eventos espaciais. Foi um dia bem preenchido e recheado de surpresas.

Tomás Nunes, 3c_F

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 6

Há Carnaval na Quinta do Conde!

No dia 17 de fevereiro participamos no desfile de Carnaval promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra.

Chegámos à escola às 8h30min, para colocar o nosso tabuleiro de xadrez ao pescoço e a nossa peça deste jogo de tabuleiro na cabeça, com a ajuda da professora Sandra Alves. Saímos da escola e fomos andando a pé até à avenida 1º de Maio. Quando lá chegámos, dirigimo-nos ao pinhal da Junta de Freguesia, onde lanchamos, e aguardamos a indicação dos organizadores do evento para começarmos a desfilar.

Após o sinal, as escolas dirigiram-se, por ordem, até à avenida, onde deram uma volta inteira. No final do desfile, os alunos que não se juntaram aos seus familiares, regressaram à escola com os professores. O desfile foi muito giro e os fatos eram muito criativos. Foi um belo dia, onde todo o mundo dançou, pulou e cantou. Mas o mais importante, foi o convívio com as pessoas. Passamos mais um dia da nossa vida maravilhosa com as nossas amigas e com a nossa família e isso é mais uma memória para guardar.

Feito por: Diana Morais, Giovana Gimenez e Márcia Silva, 3c_F

Notícias às pinguinhas

Março 2023 Série III #3
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 7

Entrevista - 1

O Carnaval à moda da Boa Água - Por detrás do desfile

Entrevistamos algumas das professoras responsáveis pela organização do Carnaval. Talvez os alunos precisem de um novo ponto de vista, pois os professores só querem um dia divertido para todos nós, e não só para os “pequeninos”.

Quero mostrar o trabalho realizado nos bastidores do desfile do Carnaval, um período intenso, árduo, dos professores, auxiliares e alunos.

Após o desfile, parti para uma conversa com professoras de Educação Visual e Tecnológica. Vem daí para saberes um pouco mais.

Entrevista com as professoras Ana Marques, Ana Nisa e Olga Zagalo.

JG/G: - Há quantos anos ensinam?

Prof. Ana Marques: - Leciono há 30 anos.

Prof. Olga Zagalo: - Ensino há 24 anos.

Prof. Ana Nisa: -

JG/G: - Há quanto tempo estão nesta escola?

Prof. Ana Marques: - Leciono nesta escola há 10 anos.

Prof. Olga Zagalo: - E eu, há 8 anos.

JG/G: - Que cargo ocupam?

Prof. Ana Marques: - Neste momento sou, professora de Educação Visual e Educação Tecnológica, Coordenadora do Projeto Eco-Escolas e Coordenadora do Grupo de Artes e Tecnologias.

Prof. Olga Zagalo: - Neste momento sou professora de Educação Visual e Educação Tecnológica e faço parte do Conselho Geral do Agrupamento.

JG/G: - Há quanto tempo participa, esta escola, no Carnaval de Sesimbra?

Prof. Olga Zagalo: - Desde que eu estou a trabalhar nesta escola, exceto nos anos de pandemia, tem sempre havido desfile de Carnaval. Do que eu sei, o agrupamento sempre participou no desfile de Carnaval.

JG/G: - Quem escolhe o tema de Carnaval?

Prof. Olga Zagalo: - Este ano o tema foi sugerido pelo departamento de Expressões devido à realização dos jogos desportivos escolares concelhios que se realizarão na EBIBA. Depois, um grupo de professores, representativo de todas as escolas do

agrupamento, organiza o desfile distribuindo subtemas para cada unidade escolar. De seguida, cada escola elabora os fatos para cada participante.

JG/G: - Quem faz os fatos?

Prof. Olga Zagalo: - Os fatos foram elaborados, no pré-escolar e 1º ciclo pelos professores, Assistentes e alunos. No 2º e 3º ciclo, foram idealizados e feitos pelos alunos, nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Artística. Algumas turmas, sobretudo do 3º ciclo, em Projeto, também colaboraram na elaboração das fantasias.

JG/G: - Todo o agrupamento coopera?

Prof. Olga Zagalo: - Sim. Num mega projeto como este, todos estão envolvidos: professores, Assistentes Operacionais e alunos, com o total apoio da Direção.

JG/G: - É a Direção que dá a orientação a toda a população escolar ou fica ao critério dos professores?

Prof. Olga Zagalo: - Antes de tudo começar, a Direção juntamente com o Conselho Pedagógico do Agrupamento aprovam o tema geral. Depois, forma um grupo de professores que orientam todo o processo e, de seguida, em cada escola, os professores definem todo o processo de trabalho, desde a aquisição dos materiais necessários, passando pela elaboração de moldes e, por fim, à manufatura das fantasias.

JG/G: - Tem havido diminuição ou aumento de participação no desfile?

Prof.Olga Zagalo e Prof. Ana Marques: - O agrupamento sempre deu a liberdade aos seus alunos de participarem do desfile. Por esse motivo é sempre algo incerto o número de alunos envolvidos. Os professores têm feito um esforço por motivar os alunos nesta atividade tão popular no nosso concelho. Este ano, pela primeira vez, foi ensaiada uma coreografia para ser dançada durante o desfile. Queremos que os nossos alunos se divirtam aquando da sua participação.

JG/G: - Porque é que acham que há mais diminuição do número de alunos envolvidos no desfile?

Prof. Olga Zagalo e pof. Ana Marques: - Os alunos do 2º e, sobretudo do 3º ciclo têm muitos e diferentes interesses e nem sempre se dispõem a participar nestas atividades. Mas, quando decidem participar, fazem-no com dedicação e alegria, sendo um exemplo para os alunos mais novos.

JG/G: - Qual foi o tema que mais gostaram de trabalhar em relação aos fatos?

Prof.Olga Zagalo: - Gostei de todos os temas trabalhados. Há um que recordo, porque foi um tema muito querido para mim: O ano em que se celebrou o centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen e cada escola do agrupamento fantasiava os personagens dos seus livros.

Prof. Ana Marques: Prof Ana Marques:Gostei de todos os temas trabalhados. Há um que gostei bastante de trabalhar: “Os 4 elementos”, em que a Escola Sede foi com o elemento TERRA. O 1º ciclo foi de Flora: árvores e flores e o 2º ciclo foram de Fauna: lobos, girafas, elefante e leões. Gostei de trabalhar estas fantasias, porque foram trabalhadas em esponja

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA
Página 8

Entrevista - 2

um material que produz efeitos visuais bastante interessantes o que se traduz num grande impacto visual no desfile.

JG/G: - Qual seria o tema que gostariam de trabalhar no futuro?

Prof. Olga Zagalo: - As possibilidades são sempre muitas e eu gosto das novidades, por isso qualquer tema é sempre um desafio. Uma possibilidade poderia ser o tema sair da assembleia dos alunos.

Prof. Ana Marques: Há uma infinidade de temas que poderiam ser trabalhados e que se traduziriam em fantasias engraçadas. Seria também interessante dar a oportunidade a todos os alunos de poderem escolher um tema para todo o Agrupamento.

O Carnaval à moda da Boa ÁguaPor detrás do desfile (continuação)

JG/G: Porque acham que há diminuição?

Prof.ª Ana Nisa: Acho que há mais diminuição porque os alunos de 3 ciclo são mais fechados e envergonhados.

JG/G: Qual foi o tema que mais gostou de trabalhar em relação aos fatos?

Prof.ª Ana Nisa: Execussão dos chapéus

JG/G: Qual seria o tema que gostaria de trabalhar no futuro?

Prof.ª Ana Nisa:Eu gostaria de trabalhar no tema de flores ou pássaros, acho muito bonito.

Entrevista realizada por Madalena Coelho 9º

Para completar a nossa incursão pelos bastidores, ficámos à conversa com a professora Ana Nisa.

JG/G: - Há quantos anos ensina?

Prof.ª Ana Nisa:-Ensino há 36 anos

JG/G: -Há quanto tempo está nesta escola?

Prof.ª Ana Nisa: Estou nesta escola há 1 ano e meio

JG/G: Que cargo ocupa?

Prof.ª Ana Nisa: Sou diretora de turma, secretária de turma , professora de Educação Visual e Formação Artística.

JG/G: -Há quanto tempo a escola participa no Carnaval de Sesimbra?

Prof.ª Ana Nisa: Olha não sei. Desde que estou cá. Mas eu sei que não houve, durante a pandemia.

JG/G: Quem escolhe o tema de Carnaval?

Prof.ª Ana Nisa: Todas as escolas de Sesimbra, desta vez foi as de Quinta do Conde

JG/G: Quem faz os fatos?

Prof.ª Ana Nisa: Há uma equipa composta por mim, que desenho os fatos, professoras ,alunos e contínuos

JG/G: A escola toda coopera?

Prof.ª Ana Nisa: Sim,brutalmente, nunca tinha visto nada assim

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram
Página 9
_____________*_____________ *

Notícias às pinguinhas

Dia Internacional das Florestas

No dia 21 março, celebrou-se o Dia Internacional das Florestas, data que é assinalada todos os anos, desde 2013. Em 2023, o tema escolhido foi “Florestas e saúde”. O Dia Internacional das Florestas celebra este tema e procura aumentar a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas. O objetivo é assinalar a importância das florestas ao nível da saúde e na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sendo dois temas que vão ao encontro das aprendizagens essenciais de Geografia do 9º ano, foi proposta aos alunos a construção de uma árvore em forma de coração, com uma mensagem sobre a importância das florestas para a nossa saúde. Todas as árvores elaboradas pelos alunos das turmas 9º A/E, 9º B/C e 9º D/F foram depois colocadas num mural sobre o Dia Internacional da Floresta, com o qual se pretende alertar a comunidade escolar para a necessidade de todos nós protegermos este recurso natural tão precioso.

Dia Mundial da Água – “Cada Gota Conta”

Este ano, o Dia Mundial da Água teve como tema: Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento.

A este propósito existe uma campanha global, chamada “Be the change”, que incentiva as pessoas a agirem nas suas vidas, para mudar a maneira como usam, consomem e gerem a água. No âmbito das atividades de Comemoração do Dia do Agrupamento, o Departamento de Ciências Sociai e Humanas assinalou este dia com um atelier onde os alunos e restante comunidade educativa foram convidados a decorar uma gota de água e a escrever uma frase sobre a importância da água e os cuidados que devemos ter na sua preservação. Com as gotas de água foi construído um mural intitulado “Cada Gota Conta”, inspirado numa lenda antiga do povo Quechua, que conta como um beija-flor, com a sua determinação, conseguiu salvar uma floresta inteira de um incêndio.

O resultado ficou muito bonito.

A coordenadora do DCSH

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 10

Uma aventura em Lisboa

No dia 15 de fevereiro, a turma 3c_F foi a uma visita de estudo com as professoras Conceição Gaspar, Soraia Calado, Martine Mendes, Helena Guerreiro e Rute Raposo. Começamos por ir de autocarro até Lisboa onde visitamos o museu arqueológico do Carmo. Aí, encontramos esqueletos, sarcófagos, algumas estátuas e muitas pedras com gravuras em numeração romana. O museu apresenta várias peças históricas, interessantes e belas.

De seguida fomos para o teatro da Trindade. É um edifício chique, elegante e gracioso. Vimos os fatos utilizados em algumas peças de teatro, os palcos, os bastidores e também os camarins. Aprendemos um pouco sobre a funcionalidade dos espaços deste edifício. Numa sala, observamos um projétil disparado a 25 de abril de 1974.

Depois dirigimo-nos de autocarro ao jardim de Belém para podermos almoçar e fomos logo para o Planetário, onde observamos e escutamos uma sessão ao vivo sobre estrelas, galáxias e outros astros.

No fim da apresentação, fomos com as docentes para o jardim e ao Mc Donald’s para comer um gelado. Voltamos muito depressa para o autocarro que nos levou de volta à escola.

Nesta visita, divertimo-nos muito. Foi uma experiência incrível e de que gostamos muito. Agradecemos a todas as professoras por nos terem proporcionado esta visita .

Feito por Lúcia Rebelo

Notícias às pinguinhas

Discovering and helping Associação !

Depois da turma 3c_F ter angariado fundos para a Associação Bianca, faltava proceder à entrega do donativo. Em representação da turma, deslocaram-se ao Sítio Pinhal do Cabedal, Carrasqueira, no concelho de Sesimbra, a 4 de março, três alunos - Diego Barros, Giovana Gimenez e Márcia Silva - com alguns familiares e as docentes Ermelinda Garcias, professora de Inglês e Martine Mendes, professora de Francês e DT.

Fomos calorosamente recebidos pela Presidente da Associação, Ana Duarte que nos acompanhou durante a visita, embora se afastasse pontualmente para receber os visitantes para adoção e outros para doações de bens como rações, mantas e produtos de limpeza e desinfeção.

A missão da Bianca é salvar animais abandonados, em risco ou vítimas de maus tratos e promover a sua adoção responsável, garantindo o seu bem estar. São cerca de 40 os que são recolhidos mensalmente pelos funcionários e voluntários.

Neste momento, vivem na Associação cerca de 500 animais de estimação, de todas as idades, à espera de ajuda, de um dono ou de um padrinho que lhes queira dar carinho e atenção.

Se gostas de animais e queres adotar um, visita a Associação Bianca aos sábados à tarde, entre as 14:00 e as 17:00. Ficarás encantado com a diversidade de cães e gatos e haverá certamente um que te vai cativar. Na obra O Principezinho, de Antoine de Saint-Éxupéry, a raposa explica o que é cativar:

“ se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo...”. Um animal é um amigo especial e único que dá afeto sem esperar nada em troca. Pode lá estar aquele que procuras!

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 11

Notícias às pinguinhas

No dia 22 de março, Dia do Agrupamento, realizou-se uma Campanha de Recolha de Produtos de Higiene para Bebés no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento.

Esta campanha surgiu no seguimento do Projeto de Voluntários da Boa Água e teve como objetivo ajudar algumas famílias da nossa Comunidade Educativa. Agradecemos a colaboração de todos!

A Coordenadora de CeD Luísa Marques

Dia do Agrupamento em estreia

Pela primeira vez na vida da Boa Água, festejamos o Dia do Agrupamento, a 22 de março, dia da água.

Cada departamento mobilizou-se para preparar atividades lúdicas e educativas para os alunos e seus encarregados de educação. Durante a manhã, estiveram presentes as turmas do 2.º ciclo e, à tarde, as do 3.º. A escola foi engalanada para receber condignamente todos os que nos visitaram.

O Departamento de Línguas repartiu-se pelas salas 13, 14 e 19 e pela Biblioteca Escolar e foi um sem-número de alunos que as visitaram e participaram ativamente nas surpresas preparadas. Escape Room, quiz, provérbios à letra, mímica e atividades digitais e manuscritas, jogos e gravações Flash Interview que divertiram os alunos na revisão de aprendizagens das 4 línguas: espanhol, francês, inglês e português. Em cada espaço visitado, os alunos viam o seu passaporte carimbado. Quem conseguiria mais carimbos?

Foi um dia muito animado e constituiu a oportunidade de aprender algo mais de forma lúdica e em equipa, reforçando os ideais do Projeto Educativo do Agrupamento consubstanciados na sua Missão: “Criar uma escola que responda às necessidades de todos os nossos alunos, potencie as suas máximas competências e permita que cresçam e aprendam como indivíduos felizes.”

Profª Martine Mendes

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 12

Notícias às pinguinhas

Feira do Livro na Biblioteca da EB1JI do Pinhal do General

Entre 23 a 31 de março, realizou-se na BE desta unidade escolar, a Feira do Livro, como habitualmente acontece todos os anos letivos. Os alunos tiveram oportunidade de ver, folhear e comprar livros, sendo que o lucro obtido reverte a favor da oferta de outros mais, que enriquecerão o acervo da biblioteca. Este ano, voltámos a ultrapassar o recorde do número de vendas, pelo que agradecemos a todos, em especial aos pais e encarregados de educação.

Criar hábitos de leitura nas crianças, é garantia de sucesso educativo e fundamental na aquisição de competências que lhes permitam como cidadãos, no futuro, compreender e intervir no complexo mundo atual.

O livro é um amigo Boas leituras!

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 13
Atuação do RockArt

Notícias às pinguinhas

Semana da Leitura de nas Bibliotecas Escolares

Para esta comemoração desenvolveram-se algumas atividades, das quais destacamos A Maratona da Leitura na BE da EB1JI do Pinhal do General, a Hora do Conto no JI do Pinhal do General e na BE da EB1Nº2 da Quinta do Conde, com a participação de alunos, docentes, encarregados de educação e outros membros da comunidade educativa.

No dia 14, partilhamos um tempo de leitura simultâneo em todas as unidades escolares: 23 minutos a ler, mantendo em 2023, esta atividade de todos os anos, na semana de comemoração da leitura.

Igualmente se divulgaram os contos da Educadora Ana Matos – “A minha mãe é uma bruxa” e “Viagem no mar de Sesimbra”, o qual nos permitiu conhecer algum do património do nosso concelho. Com a história de “O Veado Florido” de António Torrado refletimos e debatemos o valor da Liberdade...

“O Sapo Bocarrão”, contada pela D.Luísa Mazzieri e “Chiu, temos um plano!”, de Chris Haughton foram outras histórias que nos envolveram e divertiram durante esta semana.

Março 2022 Série III #1
JORNALGOTA-A-GOTA BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 14

Miúdos a Votos

Notícias às pinguinhas

A turma 2cE participou na iniciativa “Miúdos a Votos”, em articulação com a Biblioteca Escolar, e elaborou vários de cartazes a apelar à leitura dos livros da coleção Harry Potter “A Câmara dos Segredos” e “A Pedra Filosofal”. Aqui ficam alguns dos exemplos.

Concurso de Autores Digitais

Os alunos do 2cD e 2cE participaram no Concurso de Autores Digitais com histórias imaginadas, em que focavam temas de Cidadania, tais como Os Direitos dos Animais e os Direitos da Criança. As histórias foram transformadas em livros através da ferramenta digital storyjumper. Foi uma atividade que permitiu desenvolver o espírito crítico e as competências digitais bem como trabalho colaborativo. Partilhamos convosco dois exemplos.

https://www.storyjumper.com/book/rea d/152963131/64398655c92c1

Entrevista, por Tomás Graça 2cD

No dia 7 de março de 2023, na escola escola da Boa Água aconteceu um evento de votação de livros. Os alunos tinham de votar no livro que mais gostaram de ler e nós fizemos uma entrevista.

Tomás Graça: O que achas do evento?

Alexander Asenov: É fixe. Tá tudo muito bem organizado.

Tomás Graça: Alex, tens curiosidade de ver os votos?

Alexander Asenov: Tenho gostaria de ver qual o gosto dos alunos.

L.I.B.E.R.D.A.D.E.

Nos dias 24 e 26 de abril festejamos em grande. Ser livre é poder fazer tanta coisa que nem sei! E tu sabes?

Normalmente, só nos apercebemos do valor do que temos quando perdemos. Parece-te verdade? Sabes o que é a LIBERDADE?

Antes da revolução de abril de 74, talvez não saibas, para se usar um isqueiro na rua, era preciso ter uma licença paga. Uma professora tinha que pedir autorização para se casar e nem sempre o Estado permitia, caso o cônjuge não tivesse uma profissão cujo salário fosse menor. Não havia Nesquik, Fanta, Coca-cola, Pepsodent. Era proibido andar descalço, mas a pobreza obrigada a isso. Foram tempos confusos, para os mais jovens, que tinham que ir para uma guerra longe, sem saber se voltariam, o futuro era incerto e doloroso. Investiga na tua BE. Temos livros e podemos orientar-te para visionares filmes e ouvires músicas.

https://www.storyjumper.com/book/rea d/152963091/64398c50836ea

Tomás Graça: Gostarias de estar na mesa dos votos?

Alexander Asenov: Sim,mas parece um pouco chato.

A professora Ofélia e os alunos do 2º H partilharam leituras sobre a vida na prisão antes do 25 de abril de 74. De como foi detido e torturado e o que sentiu o senhor Domingos Catarino, pai da professora Ofélia. Foi acusado por pertencer ao partido comunista português. E tu, tens algum familiar que se recorde destes tempos? Faz-lhes uma entrevista e apresenta na Biblioteca, para incluir no nosso jornal.

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram
Página 15
Professoras Luísa Marques e Ana Tracana

Notícias às pinguinhas

Sessões de Escrita Criativa

Queres vir criar textos de forma desafiante e divertida? Deixamos-te alguns dos trabalhos criados por colegas teus.

E lá vinha ela

E lá vinha ela Com os os seus cabelos ondulados ao vento, roupas largas e os amigos de sempre.

Estava feliz, ou pelo menos era o que aparentava. Era uma menina alegre na companhia dos amigos. No entanto, sem eles, ficava aborrecida, sem nada para fazer e a pensar demasiado em coisas que a entristeciam.

Sabia que os amigos também tinham problemas e tentava sempre ajudá-los.

Sobretudo, um deles em particular. Eram muito amigos, diria mesmo que unha com carne. Um daqueles casos em que um pensava e o outro entendia imediatamente.

Uma certa telepatia, entendem?

Gostava muito de o ajudar nos seus problemas, mas quando ele lhe perguntava se estava tudo bem, ela dizia apenas que sim, mesmo quando não estava. Não gostava de o preocupar.

Autor desconhecido

Bartolomeu e as suas aventuras

Bartolomeu estava a passear no parque quando tropeçou numa bolota, o que o levou a avistar uma bela e brilhante borboleta azul cobalto. Passados dois dias, Bartolomeu reencontrou a mesma borboleta, capturou-a e fechou-a dentro de um frasco com um bilhete e enviou-a à sua namorada.

Sérgio Silva

Vamos fazer um livro casa! Vem daí com Nic e Inês!

O amor

E lá vinha ele… Cada vez que o via o meu coração palpitava. Ele fazia-me pensar no amor. Mas, para mim, o amor é só uma palavra. Amor Uma palavra tão fácil de dizer, mas tão difícil de sentir.

O amor magoa, e muito.

No entanto, tenho a certeza que nunca mais vou sentir o que sentia por ele. Fazia-me sentir tão feliz, mas ainda assim tão triste. O amor não é um conto de fadas como todos dizem. No entanto, de vez em quando digo o contrário Só para agradar.

Matilde Teixeira, 9.ºC

Letra B

Uma vez estava eu num café, bebia um sumo de laranja e degustava uma sandes mista que o senhor Bartolomeu me tinha arranjado. Olhei pela janela e vi uma linda borboleta, reparei que lá no fundo da rua estavam dois homens a falar e estranhamente um tinha uma bolota na mão. Adivinhei-lhes a conversa Falavam sobre o tempo em que trabalhavam na mina de cobalto. Não paravam de falar sobre o quão aquele basalto era brilhante, como se fosse algo de especial. Nunca entendi estes velhos sempre a falarem do tempo deles e como conquistavam todas as miúdas da zona apenas por lhes comprarem um bilhete para o cinema. Vá-se lá entender estes velhos!

Vicente Duarte, 9.ºC

Ler, ler, ler… sessões de leitura criminal!

Tens olho para o detalhe? Nunca te escapa um pormenor? Uma palavrita dita num determinado instante, uma peça fora do sítio em qualquer lugar? Se sentes que és um potencial inspetor criminal, detetive, vem ter connosco e alista-te em sessões de leitura criminal. O objetivo é descobrir o criminoso em livros de Agatha Christie. Fala com o/a teu/tua professor(a) de português e a PB.

Porque a ler também nos divertimos e damos uso às petites cellules grises, à laia de Hercule Poirot e Miss Marple.

Nos dias 18 e 20 de abril estiveram na nossa BE da escola sede e ensinaram a criar livros e a fazer desenhos. Obrigada Nic e até à volta!

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram
Página 16

Os postais criados pelos nossos alunos do 2cD para a amnistia enviar aos presos de consciência espalhados pelo mundo. Obrigada, caros alunos pelo empenho e ativismo demonstrado e obrigada prof. Ana Paula Tracana

Notícias às pinguinhas

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 17

Palavras cruzadas criadas por Leonor Nunes 2cE

Notícias às pinguinhas

Já leste a deste mês?

Ainda não???

Em todas as bibliotecas do agrupamento podes ler a tua Visão Júnior!

Ficha Técnica

Coordenação: Professores Ana Cristina Vaz, Ana Paula Tracana, Ana Salgueiro, Armindo Serra, Carmo Martins, Cristina Rocha, Helena Inácio, João Reigado, Luísa Marques, Sandra Lourenço.

Colaboradores: Ana Cristina Marques, Ana Nisa, Ana Rita Correia, , Célia Santana, Claudina Lobato, Cristiana Oliveira, Elisabete Martins, Maria João Carlos, Martine Mendes, Sandra Alves, Lucília Santos, Olga Zagalo, Leonor Nunes, Elizabete Rasskasova, Madalena Coelho, Mara Tavares, Bianca Tavares, Bianca Farinhas, Diogo Rodrigues, Leandro Espírito Santo, Diana Morais, Giovana Gimenez e Márcia Silva, Tomás Nunes, Lúcia rebelo, Tomás Graça, Vicente Duarte, Sérgio Silva e Matilde Teixeira

Edição: Clube de Comunicação do Agrupamento de Escolas da Boa Água

Contacto: aeba.clubedecomunicacao@gmail.com

A nossa contadora de Histórias maravilhosa, Dª Luísa Maszzieri trouxe este animal para nos contar um conto fantástico. Qual terá sido?

a) O sapo não lava o pé

b) O Sapo Bocarrão

Sopa de Letras criada por Leonor Nunes 2cE

No próximo número:

Bando das cavernas, conheces? O autor Nuno Caravela esteve no Pinhal do General e houve sessão de autógrafos. Maio é mês de… flores!

Visita o agrupamento em:Agrupamento de Escolas da Boa Água - Página inicial | Facebook

Sugestões de Leitura

relacionadas com a II Guerra Mundial e o nazismo e Holocausto.

Encontra na tua BE!

c) O príncipe sapo Envia a tua resposta para: aeba.clubedecomunicacao@gmail.com Os 2 primeiros a responder acertadamente ganhará um brinde. Identifica-te com nome, nº, ano e turma

Soluções das palavras cruzadas

EDIT.org - online editor Conheces este editor? Permite criar ótimos materiais para apresentações. Experimenta-o!

Março 2023 Série III #2
JORNALGOTA-A-GOTA Visita-nos em: BE da Boa Água (@bibliotecas_aeba) • fotos e vídeos do Instagram Página 18

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.