Actualidade Economia Ibérica - nº 270

Page 8

apontamentos de economia apuntes de economÍa

Resultados líquidos do Millennium Espanhóis da bcp crescem 5% até setembro Bogaris investem 35 milhões num retail park em Lisboa O resultado líquido consolidado do Millennium bcp ascendeu a 270,3 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, revelando um crescimento de 5% face aos 257,5 milhões de euros apurados no período homólogo do ano anterior. O bom desempenho da atividade em Portugal foi determinante para a evolução do resultado líquido do Grupo, na medida em que o contributo da atividade internacional nestes primeiros nove meses do ano se revelou inferior ao apresentado em igual período de 2018. O resultado líquido consolidado alcançado até ao final do terceiro trimestre de 2019 inclui um ganho de 13,5 milhões de euros, resultante da alienação do grupo Planfipsa em fevereiro de 2019, refletido como resultados de operações descontinuadas ou em descontinuação. Na atividade em Portugal, o resultado líquido aumentou 7,1% em relação aos 117,1 milhões de euros alcançados nos primeiros nove meses de 2018, situando-se em 125,5 milhões de euros* em igual período de 2019.

Este crescimento beneficiou da evolução favorável da generalidade das rubricas, à exceção dos custos operacionais e dos resultados por equivalência patrimonial. O maior contributo para aquela evolução decorreu do menor nível de imparidades constituídas para riscos de crédito. Na atividade internacional, o resultado líquido acumulado no final do terceiro trimestre de 2019 cifrou-se em 131,4 milhões de euros, que compara com 140,8 milhões apurados no período homólogo de 2018. Nesta evolução, salienta-se o crescimento de 16,4% dos proveitos core que, contudo, não foi suficiente para acomodar a menor apropriação dos resultados gerados pelo Banco Millennium Atlântico, influenciada pelo término da aplicação da IAS 29, e o desempenho da operação na Polónia, condicionado pelos impactos não recorrentes resultantes dos custos associados à integração e ao reconhecimento inicial da carteira de crédito da operação Euro Bank, adquirida em maio de 2019.

O grupo espanhol de interesses diversificados Bogaris prepara-se para abrir o seu quinto retail park em Portugal. A notícia, avançada pelo “Negócios. pt”, adianta que o grupo andaluz, que produz azeite no Alentejo e que já detém quatro parques comerciais à volta da capital portuguesa, irá investir 35 milhões de euros no futuro Lisboa Retail Park, que terá lojas-âncora como o Continente, a Conforama e a Leroy Merlin. O novo espaço, de 11 mil metros quadrados, junta-se aos quatro retails park da Bogaris na Grande Lisboa e em Setúbal e Montijo. O grupo está presente em Portugal desde 2003, onde arrancou com a exploração de alguns milhares de hectares de olival na região do Alqueva, ainda de acordo com a mesma fonte.

“Portugal Exportador” destaca alguns dos setores que potenciam a exportação O Novo Banco promoveu, em parceria com a Fundação AIP e a AICEP Portugal Global, a 14.ª edição do Portugal Exportador, o maior evento dedicado às exportações nacionais. “Ajudar as empresas portuguesas a enfrentar e ultrapassar os desafios dos mercados de exportação, permitindo-lhes o acesso a informação fundamental, ao conhecimento das experiências das empresas que já deram esse passo e à partilha de ideias e de contactos, tem sido, desde o seu início, o fio condutor da programação do ‘Portugal Exportador’”, refere o Novo Banco. Ao longo dos 14 anos do Portugal

8 ACT UALIDAD€

DEZEMBRO DE 2019

Exportador, o peso das exportações no PIB nacional evoluiu favoravelmente (passando de cerca de 30% em 2004 para 44% em 2018), “mas a atualidade e pertinência deste desígnio mantém-se: países europeus similares apresentam performances superiores, valores esses que devemos procurar alcançar”, enquadra a mesma fonte, na antevisão do certame deste ano. Na edição de 2019, além dos mercados e setores abordados nos workshops (designadamente Espanha, Alemanha, Angola e os setores da metalomecânica, agroalimentar e e-commerce), de destacar a presença no “Portugal Exportador”

dos vários compradores e delegações internacionais. Está ainda previsto o acesso a consultoria especializada em áreas ligadas à exportação, como o trade finance, instrumentos de cobertura de risco cambial, seguros de crédito, logística ou social selling, Relativamente ao dinamismo que o setor metalúrgico e metalomecânico vive, este revela-se também ao nível das exportações– de realçar que em 2018 foi mesmo atingida a melhor marca de sempre neste indicador (com 18.334 milhões de euros de exportações e uma subida homóloga de 11,3%). Por países, o destaque foi para Espanha, seguida da Alemanha.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.