Actualidade Economia Ibérica - nº 267

Page 20

atualidade actualidad

Numismática a crescer na Península Ibérica Depois de um período de abrandamento, a numismática em Portugal e em Espanha volta a animar o mercado. Javier Salgado, CEO da leiloeira Numisma, retrata um setor, onde o ouro continua a ser o produto mais apreciado, e aponta quais as moedas mais apetecíveis do período republicano.

“O

Texto Susana Marques smarques@ccile.org Fotos Sandra Marina Guerreiro sguerreiro@ccile.org

Marquês de Pombal mandou guardar duas moedas por cada nova cunhagem feita”, conta Javier Sáez Salgado, CEO da Numisma, empresa pioneira em Portugal na organização de leilões de moedas, exemplificando assim que o cuidado que em Portugal se tem com a numismática vem de longa data. “Portugal possui uma enorme riqueza histórica nesta área, estando entre os países detentores das mais variadas numárias do mundo. Possuímos coleções muito boas e completas, que refletem isso mesmo”, acrescenta o especialista que fundou a Numisma em 1976, materializando uma paixão que já lhe vinha da infância: “Sempre gostei de olhar para as moedas. A numismática exige essa paixão. É preciso vivê-la…

20 ACT UALIDAD€

SETEMBRO DE 2019

Estudar, analisar e sentir as moedas de todo o mundo, conhecê-las bem... Quando se conseguem licenças para as visualizar nos museus e coleções particulares, quer em Portugal quer nos mais importantes museus existentes por esse mundo fora, especialmente, com moedas portuguesas, passados 45 anos de estudo ficamos com um profundo conhecimento das mesmas.” A Numisma tem uma forte presença no mercado ibérico e associa uma componente empresarial a uma missão cultural, tendo sido responsável pela apresentação de exemplares únicos e raros da História de Portugal, organizando palestras, importantes leilões e editando livros sobre numismática. O mercado de numismática e medalhística está a atravessar uma boa fase em Portugal e em Espanha, constata

Javier Salgado, que é também consultor nesta área em várias instituições: “Está muito bem a numismática atualmente. Há coleções muito boas em Portugal. Continua a ser uma área de investimento de um nicho de mercado, no entanto, há milhares de transações de moedas e de medalhas a acontecer todos os dias. A classe média é muito importante para este setor. Nos anos da crise e da intervenção da Troika houve um arrefecimento, mas nos últimos anos tem melhorado.” O especialista comenta que em Portugal e no resto do mundo o que verdadeiramente move os grandes colecionadores são “as moedas de ouro, com efígie dos monarcas, de preferência em soberbo estado de conservação, bem como todas as moedas cunhadas em metais nobres”. Continuam a ser


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.