Informativo Nº 27

Page 5

O bloco cirúrgico do Hospital Santa Cruz deu início no mês de junho ao Projeto Aromaterapia, uma prática natural destinada aos pacientes que vão até a Instituição para a realização de procedimentos cirúrgicos. O objetivo é diminuir os níveis de estresse, medo e ansiedade que são comumente apresentados pelos pacientes no pré-operatório. O método, não invasivo, possui comprovações científicas quanto à efetividade na diminuição destes sintomas. A Aromaterapia é uma prática reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, instituída pelo Ministério da Saúde, e tratase de uma técnica natural que utiliza óleos extraídos de plantas, estimulando o bem-estar dos indivíduos e exercendo efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito. O projeto foi desenvolvido no HSC pela então acadêmica de Enfermagem Naiele Costa, com o apoio das enfermeiras Daniela Dumke, Pamela Muller, Veniria Cavalli, Luci Lauermann, Eliandra Pontel e Carolini Oliveira da Silva. “É um método terapêutico, a partir da utilização de óleos essenciais, que são formas concentradas, representan-

Fotos: Luciano Pereira

Hospital Santa Cruz passa a aplicar aromaterapia no bloco cirúrgico

tes da energia das plantas”, explica Naiele. “Estes óleos atuam sobre nossa mente, nossa alma e nosso corpo promovendo saúde e bem-estar àquelas pessoas que dela se beneficiam”, acrescenta. Além disso, conforme a enfermeira, possuem ação antibiótica, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral, entre outras,

por meio da inalação ou absorção da pele. A prática é utilizada na sala de preparo dos pacientes que aguardam para a realização do procedimento, por meio de um difusor elétrico específico. Também foram disponibilizados no local e na sala de espera dos familiares cartazes informativos explicando sobre o método.

Hospital promove ações de incentivo à amamentação Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, o Hospital Santa Cruz desenvolveu ações de promoção, proteção e apoio à amamentação. Nas unidades de internação da Maternidade e da Pediatria foram realizadas rodas de conversa, nas quais as mães puderam tirar dúvidas sobre o tema. Nas unidades de terapia intensiva (UTI) e de cuidados intermediários (UCI), os grupos Aconchego e Bebê a Bordo se uniram para falar sobre o assunto. As mães receberam um certificado elaborado com o objetivo de valorizar e incentivar a prática da amamentação. Participaram das atividades enfermeiras, fonoaudióloga, residentes do programa de residência multiprofissional em psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia e acadêmicas dos cursos de Enfermagem e de Psicologia. No dia 1o as unidades da maternidade, pediatria, centro obstétrico, UTI e UCI amanheceram douradas em comemoração ao Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.

PESQUISA pág. 05


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.