Revista Feeling edição 150

Page 1

Ano 23 - edição 150 - 2022 Distribuição Gratuita

As Classes que fazem a diferença. Colonos e Motoristas Nosso muito obrigado

Professor da UNIARP na ONU Educação para o Século XXI na OEI OIE Economia- SC lider em exportações



Editorial Cada vez mais me surpreendo com adultos inteligentes, que fazem parte de meu convívio, que se sentem deprimidos e excluídos, porque a vida dos outros lhes parece mais feliz e perfeita do que a deles. A vida não é fácil para ninguém, ainda menos no momento, par cularmente insano, que o mundo atravessa, e mais do que nunca há um poder real em trazermos auten cidade para as nossas vidas, deixar os filtros de lado, e deixar fluir as verdadeiras boas energias, que normalizam a expressão das emoções e das experiências, tanto posi vas como nega vas. É verdade que existe uma energia que nos liga a todos, in mamente ligada a amor e perdão, empa a e tolerância, fé e esperança, que pode encher mentes e corações com a energia mais poderosa e posi va de todas. Assim sendo podemos enfrentar qualquer obstáculo ou dificuldade com que nos deparemos., sempre lembrando que necessitamos uns dos outros para transformar esta imensa cadeia de energia em algo de verdadeiro, bom e constru vo, porque a felicidade que todos almejamos vive no despojamento, individual e cole vo. É quase di cil, se não mesmo impossível, conseguir um sem o outro. Portanto Deus acima de todos e Brasil acima de tudo.

Sumário 04 - 05 - Saúde - Dr. Antonio Ballestero 06 - 07 - Educação 09 - Saúde - Dra. Cleunice 10 - 11 - Variedades - Edumar Junior 12 - Opinião - Quirino Ribeiro 13 - Padre Reginaldo Manzotti 14 - Relembrando 16 - Ecomonia 17 - Aconteceu - Alcir Bazzanella 19 - Passe no RH - Eudete Ferronato 20 - 21 - Olhar Social - Nivaldo Narã 23 - Espiritualidade - Guerino Bebber 24 - Fotos e fatos 26 - Na cozinha com Alcir

Diretor: Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP) (49) 9 8809 7373 - alcir@abonline.com.br Departamento Comercial e Editoria Edumar Verge Junior (49) 9 9807 1448 revistafeelingedumar@hotmail.com Administra vo: Karine Silva Dias Bazzanella (49) 3567 1584 - adm@abonline.com.br Criação/Diagramação: EJR Serviços de Comunicação (49) 9 9815 2244 - 99807 1448 edumarvjunior@hotmail.com Departamento Jurídico: Gilson Francisco Kollross Capa: Rose Wartha Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e Jornal Impressos Ltda

Todas as matérias e publicidades assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reflete necessariamente a opinião da revista.


Saúde Dr Antonio Ballestero

Transformando vidas: Mudanças, como superar o medo e alcançar o sucesso As mudanças são importantes para as pessoas, sejam na área afe va, profissional ou mesmo comportamental, contudo, o medo do desconhecido tende a acionar o mecanismo orgânico do estresse e gerar surtos de ansiedade. Portanto, existem fatores nega vos associados a elas, mas o caminho para a evolução pessoal, a felicidade e a prosperidade repousa na capacidade de aceitar e agir perante a perspecva do novo e a coragem em se mover do seu lugar de conforto.

r de experiências traumá cas ou mal sucedidas, ainda pela existência de transtornos ou doenças mentais que nos impedem de trilhar o caminho de novas experiências e oportunidades. É normal que fiquemos ansiosos antes de uma entrevista de emprego, de uma prova importante, ao conhecermos um novo interesse afe vo ou em qualquer âmbito de nossas vidas que nos rem do nosso lugar de conforto. Nesse momento, o mecanismo do estresse é acionado, a par r de es mulos nervosos do Sistema Nervoso Central, as glândulas suprarrenais liberam o cor sol e a adrenalina, e diversas alterações neurofisiológicas ocorrem em nosso metabolismo normal.

As pessoas são inclinadas a iden ficar, em um primeiro momento, o nega vo das mudanças em maior intensidade que a parte posi va. Isto se explica pela própria evolução da espécie humana, a par r do entendimento que a observação atenta do que poderia dar errado seria uma vantagem na luta pela sobrevivência, desta forma conseguimos sobreviver desde os tempos remotos em que o ser humano habitava as cavernas até os dias atuais. Portanto, ainda trazemos reminiscências de pensamentos que dominavam os nossos ancestrais. De outra maneira, também somos impactados por pensamentos ou crenças limitantes construídos a par-

Este mecanismo é responsável pela perpetuação da espécie humana, por nos rar de situações di ceis, mas se mal gerenciado, pode nos imobilizar em decisões. Pari passo a este mecanismo, advém a ansiedade e o medo. Claro que, existem outros fatores que podem se associar a estas reações normais de todo o ser humano e tornar o processo da tomada de decisões e do trilhar novos caminhos, algo muito complexo. Neste quesito de fatores que não se enquadram na normalidade das reações humanas às mudanças, pensamentos que estão enraizados em nosso subconsciente e funcionam como ga lhos a nos ditar comportamentos e limitar ações são comuns, precisam ser iden ficados e subs tuídos por pensamentos posi vos.

Na mesma medida, existem fatores mais profundos, relacionados a transtornos e doenças rela vas à saúde mental, neste caso, assim como na ocorrência de bloqueios inconscientes, o auxílio de um profissional qualificado se faz necessário. O primeiro passo para se vencer o medo e a insegurança rela vas ao novo, é trilhado a par r do exercício do autoconhecimento. Neste momento, a pessoa busca idenficar se existem fatores que fogem à normalidade de estar estressado ou ansioso e quais são esses mo vadores de sua inércia em buscar novos caminhos. Um bom exercício para relaxar e interagir consigo mesmo é se postar em um lugar tranquilo, fechar os olhos, respirar profundamente, aspirando o ar pelo nariz e o expelindo pela boca, e mentalizar como seria estar vivendo a nova situação que se avizinha, de outra medida, se perguntar por que teme esta novidade. Este exercício, em realidade, pode ser realizado em duas etapas, com focos dis ntos. Em uma primeira etapa, obje va-se iden ficar as causas que dão relevo aos fatores nega vos da mudança, em sendo pensamentos ou referências a experiências nega vas anteriores, o exercício pode evoluir para reenquadrar e ressignificar com foco no posi vo. Uma segunda etapa consiste em se imaginar na nova situação, no caso de um novo trabalho, se visualizar no exercício do mesmo, de uma maneira posi va e mo vadora.


Claro que, mudanças de ordem afe va são diferentes das de ordem profissional, contudo, todas as mudanças pressupõem perdas e ganhos, mas, por vezes, se cons tuem em oportunidades para a felicidade e a prosperidade.

Levantar todos os indicadores rela vos à nova situação que se avizinha e que está sendo mo vo de ansiedade, dúvidas e medo, também se faz muito importante. Isto se expressa tanto no sen do de se tomar a decisão correta, tendo o máximo de informações dos prós e contras da mudança, como na ó ca do fortalecimento pessoal para este novo momento de vida.

A par r do autoconhecimento e de trabalhar os fatores internos que limitam e potencializam o nega vo, deve-se evoluir, portanto, para dissecar todos os prós e contras desta mudança, por fim, é fundamental se fortalecer no que tange a conhecer e controlar as suas emoções, e automo var-se. Quando se aborda o conhecimento e o controle das emoções, assim como a automo vação, está se falando da necessidade do desenvolvimento da Inteligência Emocional, tão importante e valorizada nos dias atuais.

humano iniciados na década de 1920 e que ganharam um novo verniz com a conceitualização da Inteligência Emocional em 1995, analisam a resistência das pessoas às mudanças e as suas causas. Diversas ferramentas estão disponibilizadas, acessíveis através da Psicoterapia e do Coaching para se vencer a resistência pessoal às mudanças, assim como para iden ficar as oportunidades que repousam fora do lugar de conforto e os mecanismos para se criar uma rota de ação segura no caminho para a felicidade e o sucesso. Master Coach, Coaching Corpora vo, Palestras, Treinamentos de Desenvolvimento Humano e Inteligência Emocional: (47) 99983-6026 (Fone / WhatsApp) drballesterojr@gmail.com

Os estudos sobre o desenvolvimento

(49) 3563 0595 (49) 99985 1474

Rua 25 de Março, 343 - Centro


Educação

Educação para o Século XXI é tema de encontro interministerial na sede da OEI Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em Madrid, o seminário internacional "Educação para o Século XXI na América La na e Caribe", com a par cipação de ministros e especialistas em educação da Ibero-América. O evento promovido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) teve como obje vo proporcionar um espaço de discussão e par lha de um roteiro para o pleno desenvolvimento de modelos híbridos de educação na região, tendo em conta que, após a abertura parcial de escolas e universidades em 2021, tornou-se evidente o grande fosso digital entre os países ibero-americanos.

Na abertura do seminário, representante da OEI destacou a necessidade de uma proposta de educação híbrida que melhore a produ vidade e que

prepare os países ibero-americanos caso haja novos cenários de pandemia.

dizagem pós-pandemia, u lizando a Plataforma de Avaliações Diagnós cas e Forma vas.

Durante a pandemia provocada pela Covid-19, 180 milhões de estudantes foram afetados na América La na, a região do mundo mais a ngida. As perdas de aprendizagem durante o primeiro ano da pandemia foram de 90% nas escolas primárias e de 72% nas escolas secundárias da região.

A parceria com a OEI visa apoiar ações para garan r a con nuidade do ensino, superar os desafios agravados pela pandemia e o mizar os processos de transformação digital do sistema educacional da região iberoamericana.

De acordo com os números do BID, pelo menos 77 milhões de pessoas não têm acesso à internet de qualidade nas zonas rurais da América La na e Caribe, enquanto a probabilidade de abandono escolar entre os jovens dos 12 aos 17 anos de idade aumentou em 13%. Durante o evento, representantes do Ministério da Educação do Brasil compar lharam experiências no âmbito da temá ca, especificamente sobre o uso da tecnologia no aperfeiçoamento da educação. Foi apresentada também a Polí ca Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, ins tuída pelo Decreto nº 11.079/2022 cujo obje vo é realizar melhorias no processo ensino apren-

A presença do Ministério da Educação na reunião é considerada fundamental para que a Pasta possa contribuir no debate de um programa já trabalhado pelo Ministério e para levar outras inicia vas e programas das áreas técnicas a um debate de alto nível no âmbito internacional. A delegação brasileira par cipou também de visitas técnicas a en dades espanholas no dia 19, após o encerramento da reunião, e no dia 20 de julho.


OEI e BID: unidos no compromisso de educação híbrida expandir os sistemas híbridos para outros países.

Desde agosto de 2021, a OEI e o BID têm trabalhado no desenvolvimento de uma estratégia regional que visa ao desenvolvimento de modelos educa vos híbridos para os países da região. Especificamente, trata-se de uma série de workshops dedicados ao reforço dos sistemas educa vos nacionais e que se concentram em aspectos, como as ap dões e as competências no contexto de cada país, a flexibilidade dos seus currículos e as novas formas de aprendizagem que têm sido promovidas em cada território desde a pandemia. O projeto encontra-se, atualmente, em fase de implementação de projetos-pilotos, que serão u lizados para

Assim, a inicia va, que será desenvolvida inicialmente em nove países (Argen na, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, El Salvador e México), deve ser ampliada para toda a região no âmbito do Programa Regional para a Transformação Digital na Educação que a OEI lançou no final de 2021, e que, para além do BID, tem importantes aliados como o Banco de Desenvolvimento da América La na (CAF), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), a Universidad Complutense de Madrid e a Profuturo.

Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) O OEI é um organismo internacional de caráter governamental que visa à cooperação dos países iberoamericanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura

no contexto do desenvolvimento integral da democracia e da integração regional. A ins tuição é o maior organismo de cooperação mul lateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com cerca de 500 especialistas e colaboradores espalhados fisicamente por 20 países da Ibero-América. Os membros da OEI são todos os países ibero-americanos que conformam a comunidade de nações integradas por Argen na, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Portugal, Guatemala, Guiné-Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A sede central da secretaria-geral da Organização está localizada em Madri, na Espanha. O acordo da sede entre o governo do Brasil e a OEI, promulgado pelo Decreto Presidencial nº 5.128, possibilitou a criação do escritório da organização no Brasil, em 6 de julho de 2004.


Aos Familiares de Edgard Sergio Allage

Por mais duro que seja, precisamos nos acostumar com a ideia de que somos passageiros na vida e que o nosso destino final não é aqui. Infelizmente, também não sabemos em qual estação devemos descer e nem em qual estação devemos nos despedir das pessoas que amamos. Há gente muito querida que desce muito antes do imaginado... pensávamos nós que ainda teríamos muitos e muitos quilômetros pela frente. Sim, para alguns de nós a viagem é mais curta, mas não significa que seja menos intensa e importante. Quantas pessoas passam pela nossa vida rapidamente e deixam tão valiosas lições? Mas a vida é assim, e nós seguimos viagem olhando para trás até a paisagem mudar, e ficar em nossa mente como uma fotografia bonita, que nos faz sorrir. O seu ente querido desceu inesperadamente em uma estação. Mas a verdade é que não precisamos nos despedir, pois todos nós vamos nos reencontrar nos cruzamentos da eternidade. Nós só temos os nossos caminhos desencontrados por algum tempo. Seguimos com a vida lembrando com carinho daqueles que já desembarcaram e pensando que um dia vamos nos reencontrar. Orem e busquem paz, a pessoa querida que partiu e para a sua família. Singela homenagem e grande profissional e ser humano ímpar. Alcir Bazzanella e familia Edumar Vergett Junior e família


Saúde

Dra Cleonice

- CRM 4914

Corpo, Mente e Espirito: Achando a Saúde Quando dei os primeiros passos na minha profissão nunca imaginaria o tamanho do universo que ela abriria em minha vida, a medicina é uma caixinha de surpresas de imensurável sa sfação. O aprendizado con nuo que exige dos profissionais comprome dos com a sua essência mostranos que o conhecimento adquirido nos bancos escolares NUNCA será suficiente para cuidar da vida de um paciente e isso simplesmente provoca em mim uma curiosidade e ânimo para todo dia buscar mais e mais. O incrível como a medicina é simples, cada dia fica mais claro para mim e penso que a complexidade humana é que consegue muitas vezes complicar algo tão lógico e natural. Tentarei aqui desenvolver meu raciocínio e Deus queira que eu consiga expressar nessas linhas meu pensamento. Na busca incessante fica ní do que a definição de toda e qualquer patologia inicia pelo intes no, pois se a saúde humana depende do bom funcionamento celular, fica evidente que quando não temos as condições ideais para isso iniciamos o ficar doente. Para que a célula atue em sua plenitude, necessita de nutrientes (vitaminas, minerais, água, energia...) e pracamente só adquirimos esses através dos alimentos e do nosso es lo de vida. O meio natural da entrada destes em nosso organismo é através do bom funcionamento do nosso aparelho diges vo que é o “filtro” do que ingerimos. Antes disto a seleção destes alimentos deve ser criteriosa para assegurar qualidade de vida.

Quando conhecemos nosso corpo; qualquer disfunção deste já é percepvel e pode ser prontamente evitada, o agente causador de tal alteração. Atentos e cientes de que essas manifestações de tais desajustes não decorrem somente por alterações diges vas, alterações do hábito intes nal, estofamentos, gases, mas também através de enxaquecas, perda de cabelo, unhas fracas, alergias, artrites, alterações emocionais e tantos outros indicadores, tal conhecimento pode com certeza contribuir para melhorarmos a nossa saúde. Pois bem ao sabermos disto como podemos nos aproximar da tão almejada saúde? Como tenho assinalado aqui reiteradas vezes, são imprescindíveis a mudança no es lo de vida, que é antecedido pela escolha criteriosa dos alimentos. Esse fator é muito importante, pois evitamos desencadear efeitos prejudiciais inflamatórios com nutrientes não próprios, que certamente irão resultar em manifestações indesejadas no nosso organismo e como consequência obstruindo o primeiro passo no caminho da saúde. Por diversos mo vos, mesmo fazendo uma boa seleção dos alimentos, quando já estamos “inflamados”, corremos o risco de não absorver os nutrientes necessários, impondo a necessidade de adquiri-los por outra via, como intramuscular ou intravenosa. Esse po de terapia cada dia mais frequente e usada com critério, tem resultados fantás cos, quando aliada à qualificada indicação médica associada ao comprome mento do

paciente com a mudança do es lo de vida. Pois de nada adiantaria este método que traz bene cios maravilhosos se os fatores causadores de tal desequilíbrio em nossa saúde não forem prontamente iden ficados e corrigidos. Cada dia me apaixono mais pelas inúmeras possibilidades de bene cios que posso levar aos pacientes de qualquer patologia, pois os bons nutrientes, são há muito tempo reconhecidos como os melhores tratamentos, vide declaração de Hipócrates há milhares de anos “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento” , cada vez mais a ciência comprova essa estreita relação entre o habito alimentar e a diminuição do risco de doenças crônicas e também da sua importância no tratamento das enfermidades. Associado a hábitos de a vidade sica regulares, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, buscar o equilíbrio emocional, recuperação das perdas hormonais entre outras medidas são fundamentais nesta busca. É um caminho desafiador, sim, mas de uma sa sfação pessoal imensurável para aquele que se dedica a aproveitar o que de melhor nos é ofertado por DEUS: a VIDA e que esta seja muito saudável. Um grande Beijo a todos Dra Cleonice Mo ecy Medica Rua Victor Meireles 663 Videira SC Fone 49 991527673


49 - 998071448

Aconteceu na B.M Bochas... Na cidade de Caçador, o campeonato municipal de bochas sendo denominado Taça Francisco Rabelo. Do qual se inscreveram mais de 12 trios contando assim com mais de 50 atletas, sendo que o público feminino e do município vizinho de Rio das Antas também disputaram a compeção. O proprietário do estabelecimento Ezio, em tom de emoção agradeceu a todos que de uma outra maneira contribuíram para que o evento fosse um sucesso e enalteceu o excelente nível técnico das disputas.

Este Colunista fazendo a entrega do troféu de segundo lugar para: Alberto Pares, Dirceu Morigge e Maicon, presentes também no registro a atleta Norma e o nosso amigo Aurino Duarte.

Mario Dick representando o presidente da Associação e Ézio entregaram uma placa em homenagem ao Sr. Francisco Rabelo ao filho Marcelo Rabelo.

Ainda na noite houve uma homenagem ao Sr. Francisco Rabelo (in memorian), ele um dos apaixonados por este esporte. Seu filho Marcelo Rabelo, presente no evento agradeceu a todas as demonstrações de afeto e carinho para com seu genitor. Após o cerimonial de premiação as equipes e os presentes foram agraciados com um jantar primorosamente elaborado pela equipe da casa. Parabéns aos organizadores e idealizadores que sempre buscam levar esta modalidade aos mais altos escalões do país representando assim nossa querida Caçador.

Equipe campeã Almir Dick,Toni ,Moacir emoldurados por Ézio, Mário Dick e Marcelo Rabelo.

Galgaram a terceira colocação os atletas Grifante e Osmar Pavelski recebendo o troféu de Singer.

Os anfitriões da noite Andréia Marns e Ézio Teodoro Carlim

Neste registro...

O atleta Campeão Brasileiro, Luizão´procedeu a entrega de uma camisa da equipe caçadorense de bocha, ao Marcelo Rabelo, salientando que o mesmo é um grande patrocinador da equipe de Caçador.

Ézio convidando a todos para assis r ao audiovisual do evento e homenagem a Francisco Rabelo.

A equipe caçadorense de bochas que se sagrou campeã da compe ção da AMARP, evento este realizado na cidade de Salto Veloso. Vale Salientar que par ciparam da compe ção dez equipes e a final foi disputada com a cidade de Videira onde Caçador venceu pelo placar de 2x1. Parabéns a equipe de atleta e comissão técnica. André, Diego, Otávio, Luizinho Osmar e Luizão.


Tipos de espumantes: Aprenda como iden ficá-los!

O que é um espumante? Espumante é uma bebida gaseificada feita de uvas que passam por dois processos de fermentação. A primeira produz um vinho. Depois, adiciona-se um licor de ragem (composto por leveduras e açúcar) e tudo isso passa por uma segunda fermentação, gerando o espumante. Quais são os diferentes pos de espumantes? Os diferentes pos de espumantes são classificados de acordo com seus métodos de produção ou o teor de açúcar na composição. Champenoise O método Champenoise também é conhecido como o tradicional ou clássico. É dessa forma que se produz o Champagne. É uma metodologia de vinificação u lizada pelos franceses. A rolha é feita com um material específico, as garrafas são um pouco mais grossas e a temperatura do armazenamento deve ser constante. Charmat O método Charmat surgiu depois do método champenoise. No início, eram u lizados grandes vasos, mas hoje eles foram subs tuídos por tonéis pressurizados. A produção é mais rápida e o custo é menor. Por isso, geralmente, o preço de suas garrafas são menores. Classificação de acordo com o teor

de açúcar A classificação é dividida em 6 pos de espumantes e o cálculo é feito em gramas por litro (g/L): Espumante nature: 0 a 3 g/L Espumante extra-brut: 3 a 8 g/L Espumante brut: 8 a 15 g/L Espumante sec ou seco, ou extra dry: 15 a 20 g/L Espumante demi-sec, meio-seco ou meio-doce: 20 a 60 g/L Espumante doce: superior a 60 g/L

Lembre-se: o importante é encontrar um po de espumante que agrade o seu paladar e que combine com o momento de estar com a família e os amigos! Dicas para os diferentes pos de espumantes Os po nature são ó mos para acompanhar carnes, peixes, frangos e todo po de comida salgada. Lembre-se que o Meio Seco e o Doce são os ideais para quem não é acostumado a beber espumantes. Os do po Doce também são mais suaves na boca, o que combina com frutas e sobremesas leves. A temperatura ideal dos espumantes é algo entre 5 e 10 graus. Coloque-o no congelador uma hora antes de servir. Apesar da tradição, a maneira recomendada (e mais econômica) de abrir um espumante não é estourando a rolha. Mas sim cuidadosamen-

te, controlando a pressão. Algumas harmonizações com espumantes: Feijoada A harmonização neste caso ocorre por contraste, porque a acidez dos espumantes limpa as papilas gusta vas. O peso do vinho deve ser semelhante ao do prato, de modo que espumantes mais estruturados ficam mais agradáveis. A dica é escolher um rótulo do método Champenoise. Um Brut é uma ó ma pedida! Risotos Risotos com salmão ou queijo harmonizam com espumantes Charmat Brut. Por outro lado, os de carne, cogumelos e frutos do mar combinam com um rótulo Brut do processo Champenoise. Massas Se o molho vermelho for leve, o casamento fica melhor entre espumantes Charmat Brut. Em contrapar da, quando mais encorpado, a exemplo do bolonhesa, Extra Brut ou Nature das uvas Pinot Noir e Chardonnay são uma perfeita combinação. Já para massas ao molho branco, o ideal é harmonizar com espumantes leves, refrescantes e mais descontraídos. Peixes cozidos ou grelhados Primordialmente quando acompanhados por legumes e batatas, um bom espumante seco jovem é a melhor combinação possível. Só é preciso cuidar caso o prato leve vinagre. Neste caso, não pode ser colocado de forma exagerada para não estragar a combinação na boca. 4


OPINIÃO QUIRINO RIBEIRO Quirino@scc.com.br (49) 99947.2115

“Respeito no Trânsito. Uma via de mão dupla. Na estrada a vida em primeiro lugar. Faça a diferença”. Final de férias Risco nas estradas Com o fim das férias nesta semana o número de veículos nas estradas aumenta, assim como os riscos de acidentes. Todos os anos, centenas de casos de traumas graves em decorrência de acidentes nas estradas. Segundo a OMS, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. A imprudência - especialmente o excesso de velocidade aliado à execução de manobras perigosas, ainda está entre os principais mo vos de acidentes nas estradas.

Quanto maior a velocidade Mais graves costumam ser as lesões causadas pela ba da, e o acidente na estrada tende a ser mais grave por conta da velocidade média ser mais alta no momento do impacto, essa velocidade se converte em energia a ser transmi da para o corpo do ocupante do veículo, e é justamente a quan dade de energia transferida que vai determinar a gravidade dos ferimentos.

Se escapar da morte Muitas sequelas, decorrente de acidentes com veículos automotores é muito variável, mas destaca os trauma smos cranioencefálicos, fraturas múl plas, incluindo as na coluna vertebral, além de trauma smos abdominais e torácicos. São pacientes que, muitas das vezes, evoluem para óbito ou passam por internações prolongadas nos hospitais. As sequelas de traumas graves variam, podendo ir de uma incapacidade para realizar determinado movi-

mento até sequelas neurológicas graves de cognição e raciocínio, tetra e paraplegia, coma ou mesmo estado vegeta vo.

Então muito cuidado Realize manutenção preven va no veículo antes de viajar; não dirija em alta velocidade; jamais dirigir sob efeito de álcool; - Manter a distância segura em relação ao veículo da frente; não realizar ultrapassagem à direita; use cinto de segurança; Crianças devem ser transportadas com a u lização de equipamentos de segurança adequados à idade, peso e altura da criança. Objetos e bagagens devem ser transportados no porta-malas. Em uma colisão, o objeto solto pode ser arremessado no interior do veículo e seu peso é mul plicado por 50 vezes, ou mais, dependendo da velocidade.

No final deste período de férias De meio de ano, quando cresce o número de viagens, joga luzes num tema recorrente das estradas que cortam a região. Os números falam por si. De acordo com levantamento pelo qual passam diariamente centenas de caminhões pesados com produtos do oeste catarinense. A pista tem problemas, pois em vários trechos não há divisão. Numa simples distração, o motorista muda de pista, o que leva a tragédias. Também é preocupante e chama a atenção a situação das rodovias estaduais de SC para cenários que perduram há algum tempo.

O grave desse enredo É que não há perspec vas de mudanças no curto prazo aumento de 80% nos custos dos insumos, que pode ter impacto nas obras de infraestrutura, o que afeta também a construção civil. Um dos agravantes foi a guerra da Ucrânia, que teve a inflação como um resultado global. As concessionárias de rodovias e de aeroportos já estão abrindo conversas com o Governo para recomposição de preços, mas sabem que até a eleição de outubro não haverá chance de qualquer reajuste para equilibrar suas contas.

Destaques do bole m agropecuário de julho No setor de proteína animal, Santa Catarina exportou 50,69 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos) em junho, alta de 9% em relação ao mês anterior e queda de 8,6% na comparação com junho de 2021. As receitas foram de US$ 124,10 milhões, alta de 10,3% em relação ao mês anterior e queda de 13,5% na comparação com junho de 2021.

Este é o melhor resultado mensal Desde setembro do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, o Estado exportou 279,37 mil toneladas de carne suína, quedas de 1,3% em quan dade e de 10,5% em valor, na comparação com o mesmo período de 2021. Santa Catarina respondeu por 57,4% das receitas e por 55,9% do volume de carne suína exportada pelo Brasil neste ano.


Interceder é pedir algo em favor de uma outra pessoa

Quando as tribulações e sofrimentos são grandes, a intercessão é fundamental para permanecermos firmes. Tenho recebido muitas par lhas dolorosas de perdas e enfraquecimento da fé. E, nessas horas, a intercessão é um apoio que não nos faz cair no desespero. Interceder é pedir algo em favor de uma outra pessoa. É colocar-se entre Deus e alguém, rogando pela sua causa e necessidade, como São Tiago nos exorta a fazer: “orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia” (Tg 5,16). Na intercessão, aquele que reza “não procura seus próprios interesses, mas sobretudo dos outros” (Fl 2, 4), e reza mesmo por aqueles que lhe fazem mal (CIC 2635). A intercessão é uma oração de pedido que nos conforma com a oração de Jesus. Ele é o único Intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, principalmente dos pecadores. Jesus Cristo, se coloca entre Deus e os homens, como intercessor. No plano da salvação, Cristo se consagra em favor da humanidade. Então, entre Deus e a humanidade, ali bem no meio, está um intercessor que é Jesus.

A Carta aos Hebreus fala de Jesus depois da sua morte, ressurreição e ascensão: “Este, porque vive para sempre, possui um sacerdócio eterno. É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor” (Hb 7, 24-25). Assim como no ba smo, somos chamados a nos associarmos ao único intercessor, que é Jesus. A missa, que é uma ação de graças, na verdade também é uma intercessão. Jesus se coloca como “o consagrado”, aquele que se entregou, para que a humanidade vesse vida.

dirigidas a Jesus, como por exemplo nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11); Jairo intercedendo pela família (Mc 5, 2223); o oficial do Rei que suplica pelo filho (Jo 4, 47-53); o Centurião intercedendo pelo seu servo (Mt 8, 5-6); ainda podemos considerar como um ato de intercessão o gesto dos quatro homens que trouxeram o paralí co e desceram seu leito pelo telhado, fazendo-o chegar a Jesus (Mc 2, 3-4). Sabemos que o único intercessor entre Jesus e Deus é o próprio Jesus Cristo. Mas, até chegar a Jesus, os santos são os intercessores. Nossa Senhora é a advogada, o próprio Jesus nos deu como mãe e intercessora. Rezemos sempre uns pelos outros, porque intercessão é carregar o outro, de joelhos dobrados.

O poder de interceder está expresso em diversas passagens das Sagradas Escrituras. Na vida de Moisés, temos o exemplo da eficácia da intercessão. Em várias ocasiões, Moisés eleva a Deus súplicas em favor do povo e obtém de Deus o perdão para o povo, e, a mudança da sentença que Deus já resolverá executar (Nm 14,13-21; Êx 32,11-14). Os Evangelhos apresentam mais exemplos de súplicas de intercessão


Relembrando

Essa é parte da equipe que fabricou e montou o primeiro e único trator projetado e fabricado por brasileiro em 1964, mas por falta de apoio polí co e financeiro não passou do protó po. Ao centro está o Senhor Oswaldo Olsen, idealizador de tudo isso. (Foto: Sandro Marcio Schmidt) Elvide Zir, Jurandir Euriques, Mauro Cícero Ribas (Soco), Salomão Antônio Ribas Júnior, Jair Euriques, Rogério Fernandes. Funcionários do banco INCO na década de 60 (Foto; Jeanine Varela)

Nostalgia - Loja da Sulca nos anos 70/80 em Caçador na parte alta da Avenida Barão do Rio Branco. (Fonte: Arquivo Municipal).

Registro da Década de 40/50 - An go casarão de esquina situado onde hoje é a loja Trevo, na rua Carlos Esperança, edi cio dos Tessaro. Ali an gamente funcionava o Armazém de secos e molhados da Família Thomé. (Foto – Caçador An gamente)

Torneio do trabalhador em Caçador me da Auto Narbo Ford (Foto: Adelir Schmidt)

Carnaval Clube 7, Bloco Viva Guadalajara, foto dos casais 1977. Reni Caramori, Tico Bora, Paulo Ceche o, Nelson Marins, Lucio Gast, Carlos Granzoto, Adelar Peruzzolo, Renato Marins, Juarez Buba. Iva Caramori Lenita Ceche o, Gladis Marins, Marli Marins, Marli Gast, Marlene Granzoto, Teresinha Buba, Neca Costa Peruzzolo, Rejane Cury.



Economia

Santa Catarina – Líder nacional em exportação de moveis de madeira.

Líder nacional na exportação de móveis de madeira, a indústria catarinense alcançou US$ 166,3 milhões em vendas para o exterior no primeiro semestre de 2022, alta de 4,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

que o setor tem grandes oportunidades de avançar cada vez mais, tanto no mercado interno quanto em âmbito internacional, com a agregação de valor aos seus produtos. Os Estados Unidos despontam como principal des no das exportações de móveis catarinenses, com 58,2% de par cipação. Na sequência, está o Reino Unido, com 9,3%, e a França, com uma fa a de 5,7%. Entre os produtos catarinenses vendidos para o exterior, o destaque são os móveis de madeira u lizados no quarto de dormir.

Conforme análise do Observatório FIESC, o resultado posi vo vai na contramão da média nacional, que apresentou queda de 4,0% no período. O Rio Grande do Sul e o Paraná, 2º e 3º colocados no ranking entre os estados exportadores de móveis no Brasil, também apresentaram retração de 12,1% e 19,5%, respec vamente, nas vendas para o exterior.

“Santa Catarina tem a tradição de uma indústria moveleira compe va, com clientes importantes no exterior. O resultado no primeiro semestre deste ano consolida essa posição e reforça a qualidade dos nossos produtos”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Ele acrescenta

O vice-presidente da FIESC para a região do Planalto Norte e presidente da Câmara do Desenvolvimento da Indústria do Mobiliário da en dade, Arnaldo Huebl, ressalta que o resultado do primeiro semestre do ano é consequência de pedidos firmados ainda em 2021. “Na indústria moveleira, os pedidos são feitos com o prazo médio de seis meses. Havia muitas encomendas, principalmente das grandes redes varejistas dos Estados Unidos, que foram embarcadas agora no início deste ano”, afirma.

Novos empregos e crescimento na produção

A produção industrial catarinense de Produtos de madeira apresentou alta de 4,8% em maio na comparação com abril – expansão superior à média nacional, de 3,2% no período, conforme dados do IBGE analisados pelo Observatório FIESC. O ritmo de crescimento se reflete também na geração de novos empregos formais. De janeiro a maio, o setor de Madeira e Móveis gerou 2.801 novas vagas, conforme dados do Novo Caged. Na Indústria catarinense, o setor foi o terceiro que mais abriu novos postos de trabalho no período, segundo o Observatório FIESC.

O Observatório FIESC é uma referência no fornecimento de informações e conhecimento com alto valor agregado para tomada de decisão das lideranças empresariais do estado. O Observatório FIESC é uma referência no fornecimento de informações e conhecimento com alto valor agregado para tomada de decisão das lideranças empresariais do estado.


José Victor Busato Adami e Pedro Henrique Busato Adami...

confraternização, reunindo cerca de 500 profissionais de comunicação de todo estado entre jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, influenciadores digitais, empresários e proprietários de meios de comunicação. Este colunista parabeniza este grande profissional, amigo, irmão e uma pessoa ímpar. Deus lhe ilumine sempre

Conhecendo o Homenageado

Completar mais um ano de vida é mo vo para muita alegria e gra dão, um ciclo está se fechando, e eu espero que vocês tenham muitas alegrias, aprendizagens e lindas recordações para guardar. Assim como desejo comecem da melhor forma mais um ano da sua vida Que este seja o ano de todas as realizações, da felicidade plena e que do princípio ao seu fim apenas reine a alegria, o amor e a saúde. Que vocês con nuem sendo que são , e se mantenham sempre fieis aos seus princípios pois isso fazem de vocês um homens exemplares. Feliz aniversário, que esta data se repita por muitos e muitos anos!

Quirino Ribeiro...

Com meio século de dedicação à comunicação social, Quirino Ribeiro iniciou as a vidades profissionais no início da década de 1970. De 1971 a 1975, atuou na Rádio Princesa de Lages; de 1976 a 1980, na Rádio Clube de Lages e de 1980 a 1982 na TV Planalto de Lages (SC). De1982 a 2000 dedicou-se ao sistema SCC/SBT de Santa Catarina. Mudou-se para Curi ba (PR) onde trabalhou, de 2000 a 2004, na SCC/REDETV. Foi comentarista da SBT-SC e da TV Sul Brasil de Chapecó no período de 2004 a 2013. Em 15 de setembro de 2015 recebeu o Prêmio da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão na 9ª edição do Prêmio ACAERT de Rádio e Televisão, quando foi eleito o melhor ocutor comentarista, período em que também atuava na Rádio Chapecó. Con nua trabalhando na Televisão Lages SCC/SBT-SC, é comentarista de TV a cabo, colunista de 12 jornais de circulação diária e de dois jornais de circulação semanal, além de comentarista diário da Radio Chapecó 100.1 FM

Flagrante....

Jornalista, radialista, apresentador de TV e colunista sendo um dos mais admirados em Santa Catarina completou 50 anos da a vidade na área da comunicação e, por isso, receberá homenagem no 13° ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, o maior evento da comunicação barrigaverde, programado para o dia 6 de agosto, sábado, na sede Social da CDL, em Chapecó, sendo que esta solenidade faz parte da comemoração dos 90 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa. O evento consis rá em homenagens, palestra e almoço de

Durante a gravação do Programa Alcir Bazzanella, Daniella Tombini com seu Lulu da Pomerânia.


Pratique a coleta seletiva. A cidade e o planeta agradecem.

za Urbana e p m i L Ÿ em Reciclag e a v i t e l e S a, Coleta s Ÿ Colet Sanitário s o r r e t A ação de Ÿ Oper s Sanitário s o r r e t A ntação de s Ÿ Impla egradada D s a e r Á de peração Ÿ Recu

er de v e d , u e ito s

todos.

. Dire

impa l e d a d i C

Rua Conselheiro Mafra, 708 |Fone (49) 3563.2517 |Caçador, SC | Filial: Av. Herbert Hadler, 435 | Fone (53) 4141.1419 | Pelotas, RS


PASSA NO RH Ana Cláudia Campos e Eudete Ferronato

Seleção por Competência e Fit Cultura: Como Encontrar o Profissional Certo Para o Cargo Certo? Você já deve ter ouvido a frase “Contrata-se pelas competências técnicas e demite-se pelo comportamento”.

sos livres e nas experiências de trabalho anteriores. As so skills, por outro lado, são partes da personalidade do profissional, caracterís cas pessoais que ele provavelmente já carrega ao longo de toda a vida.

Sabemos que analisar somente o currículo de um candidato não é o suficiente. Muitas vezes, é fundamental realizar testes que consideram também as so skills (competências relacionadas ao comportamento como: inteligência emocional, proa vidade, resiliência, comunicação asser va, trabalho em equipe, dentre outras), além das hard skills (competências técnicas: operação de máquinas, conhecimento específico de um so ware, etc.)

Habilidades técnicas podem ser adquiridas na faculdade, nos cur-

O fit cultural representa uma contribuição valiosa para as empresas de todos os portes, ajudando a atrair pessoas mais adequadas, além de influenciar na redução do turnover e de apoiar na retenção de talentos, a sinergia gerada pelo encontro dos propósitos do profissional e da empresa os levará a resultados promissores.

É claro que as so skills também podem ser ensinadas, treinadas e desenvolvidas, mas esse é um processo muito mais demorado. A seleção por competência considera o comportamento do candidato diante de determinadas situações e busca conhecer suas experiências e vivências ao longo da carreira. Temos ferramentas que auxiliam no mapeamento do perfil, além de outras técnicas que podem auxiliar como dinâmicas de grupo, entrevistas e testes técnicos.

A diferença mais importante entre so skills e hard skillsestá no aprendizado.

É o que diz respeito aos valores, comportamentos, crenças e, sobretudo a capacidade de adaptabilidade do profissional ao DNA da empresa.

Em Gestão de Pessoas temos a expressão FIT CULTURAL que se refere basicamente ao grau de alinhamento e adequação entre o candidato e a cultura organizacional da empresa.

Com este ar go encerramentos as dicas essenciais para que você possa evidenciar uma gestão de pessoas mais eficiente estratégica. Até a próxima edição! Ana Cláudia Campos – campos.anaclaudia@outloock.com – 49 988340629 Eudete Ferronato – eudeteferronato@hotmail.com - 49 9 99768784


Nivaldo Narã

nivaldonara@colunista.com.br

Inverno 2022 em Caçador

região, em busca dos encantos produzidos pela estação. Nestes dois meses na cidade só pude sen r alguns poucos dias de frio, os demais de temperatura amena, nas quais ajudaram para o ganho de peso.

Condenável De acordo com o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, o Brasil apesar da queda de 6,3% nas taxas de mortes violentas intencionais em 2021, é o país com maior número de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo.

Proteção O conselho polí co da pré-campanha presidencial de Lula, depois de um tesoureiro do par do ser assassinado em Foz do Iguaçu, por um apoiador de Bolsonaro. Decidiram reforçar a segurança do expresidente, a par r do início oficial da campanha, até mesmo com uso de colete à prova de balas.

Denominar Com o nome, Engraçadinha Produções Ar s cas Ltda, os herdeiros de Nelson Rodrigues, falecido em 1980, criaram a empresa com o obje vo de agilizar a difusão do legado do autor. A filha de Nelson, Maria Lúcia Rodrigues, será a sócia-gerente.

Proveitoso

No entanto na minha busca na cidade, dos momentos mágicos da estação consegui reproduzir em algumas imagens; detalhes destes encantos, que nas fotos abaixo divido com vocês leitores.(Fotos by: Nivaldo Narã)

Sem esperança

Este colunista, imbuído no desejo de vivenciar de perto a magia do inverno par u de Joinville, para Caçador e

O Hospital Albert Schweitzer, no Rio atende perto de 12 mil pessoas por mês, entre maio de 2021 e maio deste ano recebeu 311 pessoas por tenta va de suicídio.

Em Brasília, o DETRAN ao que consta virou uma unidade de negócios, cobrando altas taxas e multas, como diária de R$ 659 pela permanência de cada veículo apreendido em seu pá o, tudo isso sem qualquer prestação de serviço ou guarda cuidadosa do veículo.

Apresentador A 29ª edição do Prêmio Mul show que acontecerá no dia 18 de outubro, no Rio de Janeiro, terá novos apresentadores que será comandada por Marcos Mion, Gloria Groove e Linn da Quebrada


.Zé Ramalho

A par r de agosto o programa de Fausto Silva, na Band, hoje com uma hora e meia de duração será encurtada perdendo 35 minutos. A jus ficava é a entrada no ar do horário eleitoral, mas a mudança deve ser man da depois das eleições. Em verdade baixo índice de audiência e faturamento com anunciantes.

Descompasso

Para celebrar os 45 anos de carreira, o cantor paraibano Zé Ramalho, se apresentará dia 05 de agosto no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú, com o tour Show dos Sucessos. Em sua trajetória de muito sucesso, o cantor tem mais de 30 discos lançados, com mais de 5 milhões de álbuns vendidos.(Foto Divulgação)

Efeito Pandemia A pandemia gerou um volume recorde de processos judiciais contra empresas endividadas por ocultação de patrimônio. Conforme Levantamento feito por Mar nelli Advogados, no TJSP, foram proferidos no ano passado 6.731 acórdãos para redirecionamento de cobrança a sócios ou terceiro.

Fome Relatório das Nações Unidas diz que, entre 2019 e 2021, 15,4 milhões de habitantes se encontravam passando fome e com algum po de insegurança alimentar 61,3 milhões (3 a cada 10 habitantes). O Brasil é o que tem mais pessoas com algum grau de insegurança alimentar nas Américas e o quinto do mundo.

Meia boca

Mesmo diante da grande crise financeira em que se encontra a Argen na relançou sua tenta va de sediar a Copa de 2030, com Uruguai, Paraguai e Chile. Ao mesmo tempo, Bariloche se apresentou como candidata para receber a Exposição Universal em 2027. Alguns analistas acham que o Brasil tem obrigação de apoiar os dois pleitos. Seria uma nova oportunidade de renascimento do país vizinho. Será.

Desaparecimento Segundo a B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, as empresas brasileiras perderam R$ 449 bilhões de valor de mercado na primeira metade de 2022, o equivalente ao Itaú-Unibanco e Bradesco somados. Em 12 meses, a perda foi ainda maior, de R$ 1,55 trilhão. Prenúncio Em função das chuvas na região a Agência Nacional de Mineração (ANM) montou um plano emergencial para intensificar a inspeção de barragens de mineradoras no Nordeste. Algumas dessas estruturas estão com sua capacidade máxima por um fio. Alucinação Em uma de suas lives delirantes, Jair Bolsonaro anunciou que vai convocar todos os embaixadores estrangeiros, para alegar fragilidade das urnas eletrônicas e apontar falhas na atua-

ção de “três ministros do TSE” (Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes). E ressaltou: “Você sabe como deve se preparar – não para um novo Capitólio, porque ninguém quer invadir nada, mas nós sabemos o que temos de fazer antes das eleições”. Insegurança Conforme pesquisa para 78% dos brasileiros, a incerteza financeira promove estresse crônicos que leva a maiores complicações de saúde. O estudo apontado pela Interna onal Stress Management Associa on, no Brasil revela também um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tendendo ainda ao comprome mento do sistema imunológico e até bem-estar mental. Os maiores impactos estão entre os mais velhos. Agravamento O gasto mundial em saúde por ano deve dobrar até 2050 conforme revela o Ins tute for Health Metrics and Evolua on. Países de baixa e média renda possuem sistemas de saúde que enfrentam dificuldades de cobertura e qualidade. Estudo do Banco Mundial mostra que 30% da verba usada pela União para o SUS é mal usada no Brasil. Traumá co Com a pandemia a inflação está a ngindo todos os países. Segundo levantamento da (OCDE) Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entre o grupo dos 20 países mais ricos do mundo, o Brasil com 11,7% esta atrás apenas da Turquia com 73,5%, Argen na 60,7% e Rússia 17,1%. Para ter ideia a taxa de inflação anual de 6,0%, da Coréia do sul a ngiu seu pico em junho deste ano. O que assustou os economistas.


(49) 99807 1448 revistafeelingcdr@hotmail.com


Espitualidade

Uma Advertência aos Leitores Salmo 1

O Livro dos Salmos são uma coletânea de orações e hinos. São as palavras do Senhor Jesus reveladas à alguns crentes da an ga aliança. O Filho de Deus usou a boca destes homens santos e inspirados pelo Espírito Santo para nos ensinar a meditar e orar a Palavra de Deus. Portanto, está diante de nós um manual de oração que deve ser usado co dianamente por todos os crentes. Se desejamos ter comunhão com Deus, devemos orar os salmos assim como o nosso Senhor Jesus fez até mesmo no momento de sua crucificação quando recitava as palavras do salmo 22.

Mas, antes mesmo do salmista nos ensinar a adorar a Deus e como nos achegar a presença Dele, primeiro, ele traz uma advertência aos seus leitores. Essa advertência não foi apenas para os seus leitores próximos, mas esta advertência foi escrita para você também meu caro leitor. Ao abrir a Bíblia no salmo 1, você se deparará com a voz do Espírito Santo, através do salmista falando a você: "Feliz é o homem que odeia os ímpios e ama a lei do SENHOR!" Na verdade, são duas advertências que o salmista traz antes de ensinar o povo a orar: uma no salmo 1 e outra no salmo 2.

Nós, leitores temos um grande problema com advertências porque quando elas vem de encontro a nossa consciência tendemos a não gostar do que ouvimos ou lemos. Quando alguém recebe uma advertência é porque o seu coração já está inclinado a fazer o que não deve, ou, já está colocando em prá ca o seu pecado. As advertências doem porque elas nos falam a verdade sobre nós mesmos. Elas são com um freio, muitas vezes

como um cabresto na boca de um cavalo para impedir um tragédia. As advertências são dadas para nos livrar da morte meu caro leitor e é disto que o salmista está nos prevenindo - da morte. As advertências de Deus para nós não são para nos livrar da morte sica, mas da morte eterna - do inferno.

Que advertência o salmista traz no salmo 1? Você quer ser feliz? Você deseja ter uma vida de muitas alegrias e sa sfação plena? Não ande com os ímpios, não fique com os pecadores e não se ajunte com os escarnecedores. Se afaste de todos eles e você será feliz. Você quer ter uma vida de felicidade? Então ande com o Senhor. Tenha prazer em andar na lei do Senhor. Se aproxime do Senhor tendo o prazer de meditar na lei Dele dia e noite e você será feliz.

Deus não vai ouvir as nossas orações e os hinos salmodiados neste saltério se o nosso coração não es ver na lei do SENHOR. Não se trata de apenas cumprir com as suas obrigações religiosas porque e fosse assim, o salmo um não seria o primeiro de todos os salmos. A primeira chave para que abramos a porta da comunhão com Deus e Ele venha até nós e nos console, nos alimente, nos dê descanso em nossa alma e nos instrua é um coração ca vo a sua Palavra. As nossas orações serão ouvidas quando o nosso coração es ver na suficiência da Palavra de Deus. Se a lei do Senhor for suficiente em nosso coração, não sen remos vontade de ouvir os conselhos dos ímpios, não nos sen remos atraídos pela filosofia de vida dos pecadores e não nos juntaremos com os zombadores nos seus escárnios e blasfêmias contra Deus.


Fatos e Fotos OBMEP Caçador é destaque

Filantropia

Os alunos das Escolas Henrique Júlio Berger, Morada do Sol, Maria Luíza Barbosa e Pierina San n Pierret, na cerimônia de entrega de cer ficados e medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemá ca das Escolas Públicas (OBMEP).

O Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Caçador (Acic) realizou na quinta-feira, 14, a entrega dos R$ 27.503,03 para a Associação Maria Rosa (AMAR), arrecadados durante o bazar de roupas e utensílios realizado no Sesc.

Catarina (FIESC) e empresas de base florestal e sua cadeia produ va. A reunião teve a presença do Dr. Neoberto Balestrin, reitor da UNIARP, vice-reitor professor Dr. Anderson Antônio Ma os Mar ns, da professora Dra. Ivanete Schneider Hahn, do professor Dr. Levi Hulse, do consultor Dr. Edson Andrade dos Reis, do vicepresidente regional da FIESC, Leonir Tesser e do gerente execu vo SESI, SENAI e IEL, Daniel Tenconi.

Professor da UNIARP par cipa de evento na ONU

Na ocasião, foram premiados com medalhas de bronze os estudantes: Roger Douglas Mallman; Pablo Henrique de Souza Cruz; Eduardo Alves da Silva e Eduardo Pasquali. Na ocasião, eles estavam acompanhados também dos professores Valmor Arl, Rejane Cris na Cordeiro, Ivonete Aparecida Torrezan e Aline Grasi.

Caçador sediou Fes val de Taekwondo

O valor foi repassado integralmente pelas mãos da coordenadora do Núcleo, Liziane Ro a Padilha, para a presidente da en dade, Glaucia Lange Zaponi Pelizzaro.

Mestrado e NIT irão desenvolver projeto de pesquisa atendendo demanda do setor de base florestal Dia 12 de julho foi realizada a primeira reunião formal para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa aplicada in tulado: “Barreiras e facilitadores para formação de capital humano para os desafios tecnológicos da Indústria 4.0: estudo das empresas de base florestal de Caçador”. A pesquisa será desenvolvida pelo Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade e pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da UNIARP.

Caçador sediou, no início do mês, o Fes val de Taekwondo na Uniarp, que foi promovido pela Associação Taekwondo Rocha, com o apoio do poder público, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e da Federação Catarinense. O evento foi direcionado para crianças da categoria de iniciantes.

Os parceiros do projeto são o Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador e Região (SIMCA), a Federação das Indústrias do Estado de Santa

Dr. Levi Hülse, coordenador do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade e docente do curso de Direito par cipou em Nova York (EUA) do High-Level Poli cal Forum on Sustainable Development (HLPF), evento organizado pela ONU que é a principal plataforma de acompanhamento e revisão sobre ações dedicadas ao cumprimento dos Obje vos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). De acordo com o professor Dr. Levi, a crise energé ca, de alimentos e a inflação está presente em todos países do mundo. “Os países devem trabalhar os Obje vos do Desenvolvimento Sustentável para contornar essa crise, cuidando das pessoas, da água e fomentando a agricultura de pequenos produtores que são responsáveis no Brasil por 70% da produção de alimento”, relatou, avaliando sua par cipação no evento como posi va e destacou que a experiência irá ser de grande valia para a condução de suas aulas.


25 de julho, neste dia especial queremos homenagear essas duas classes tão importantes para o desenvolvimento do nosso país. Ao colono que do suor do seu rosto e do seu trabalho digno tira o seu sustento e ao motorista que na incerteza das estradas da vida, mesmo diante de todas as dificuldades, faz de sua vida uma estrada de certezas. A eles nosso respeito e admiração.

Alcedir Ferlin - Lilo


Na Cozinha Com Alcir Bazzanella

Caldo de pinhão Ingredientes 1 quilo de pinhão 2 gomos de linguiça toscana 1 calabresa picada 2 batatas doces picadas 200 gramas de cogumelo shitake Alho, cebola, cheiro-verde a gosto e pimenta de cheiro Bacon em cubos frito Banha de porco

Modo de preparo Comece cortando as pon nhas do pinhão e colocando para cozinhar por 40 minutos na pressão! Em seguida, descasque com ele ainda quente para facilitar. Pique metade em pedaços menores e a outra metade deixe inteiros. Com todos os ingredientes separados, frite as linguiças em uma frigideira e reserve. No liquidificador, bata a quan dade de pinhão que não está picado com água (use como medida um mesmo pote para a água e o pinhão, ou seja, um pote de pinhão bata com um pote de água). m uma panela refogue o alho, a cebola e o shitake na banha de porco. Depois de selados, acrescente a batata doce, o pinhão em pedaços, as linguiças e o pinhão ba do. Mexa e vá acrescentando água aos poucos até o ponto ideal, ajustando o sabor com sal e pimenta-do-reino. Tampe e deixe por cerca de 40 minutos. Finalize com bacon e cheiroverde. Servir com torradas na manteigas com orégano e um bom vinho nto de sua preferência.

AQUI VOCÊ COMPRA MAIS!

Produtos de

qualidade para toda a família

Av. Fahdo Thomé, 2022 – Bairros dos Municípios Telefone: (49) 3563-0026



Faça parte da 6ª edição da Revista Feeling Potencial de Caçador História Turismo Indústria Comércio Serviços

Tudo em um só lugar

(49) 99807 1448


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.