Revista Feeling edição 154

Page 1

Ano 23 - Edição 154 - 2022 Distribuição Gratuita Ano 23 - 154 - 2022 Distribuição Gratuita www.abonline.com.br

Caros leitores:

Nada mais propicio para o momento.

De tanto ver triunfar as nulidades. De tanto ver prosperar a desonra. De tanto ver crescer a injusça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus.

O homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.

Sumário

04 - Saúde - Dr. Antonio Ballestero

05 - Saúde - Dra. Cleunice

06 - 07 Variedades - Edumar Junior

08 - Opinião - Quirino Ribeiro 09 - Padre Reginaldo Manzotti 10 - Relembrando 11 - Economia

13 - Soneto - Moacir Bordginon 14 -15 - 1° workshop Lührs - Tecnologia que transforma 16 -17-18-19-20-21-22-23 - 24 - Aconteceu - Alcir Bazzanella 25 - Passe no RH - Eudete Ferronato 26 - 27 - Olhar Social -Nivaldo Narã 28 - Educação

29 - Espiritualidade - Guerino Bebber 31- Fotos e fatos 32 - Na cozinha com Alcir 33 - Censo em Caçador 34 - 14ª Encontro deCarros e Caminhões Antigos em Caçador

Diretor: Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP) (49) 9 8809 7373 - alcir@abonline.com.br

Departamento Comercial e EditoriaEdumar Verge Junior (49) 9 9807 1448 revistafeelingcdr@hotmail.com

Administravo: Karine Silva Dias Bazzanella (49) 3567 1584 - adm@abonline.com.br

Criação/Diagramação: EJR Serviços de Comunicação (49) 9 9815 2244 - 99807 1448edumarvjunior@hotmail.com

Departamento Jurídico: Dr. Gilson Francisco Kollross

Capa: Rose Wartha / Imagem Luhrs

Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e JornalImpressos Ltda

Todas as matérias e publicidades assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reete necessariamente a opinião da revista.

Editorial

TRANSFORMANDO VIDAS: A IMPORTÂNCIA DE SER PROTAGONISTA DA SUA VIDA

dos relacionamentospessoais, familiares e afevos, visto que, se desenvolverão em bases mais claras no que tange ao que realmente a pessoa é, decide fazer e assume as responsabilidades implícitas nesta tomada de atude.

Pois então, como fazer para assumir o protagonismo vivencial e angir o bem viver com esta decisão?

bilidade é o princípio mais importante para que a pessoa anja a prosperidade.

Ao abordar a autorresponsabilidade, toca-se em um ponto fundamental e que é o início da jornada de protagonismo da própria história, a tomada de decisão.

Ser protagonista da sua vida é uma competência que reside em pessoas que angem a felicidade e o sucesso nos variados âmbitos vivenciais.

Por outra leitura, ao protagonizar a sua vida, o indivíduo não se coloca a mercê de ser usado como massa de manobra, assumindo responsabilidades, buscando se conhecer e se preparar para o grande espetáculo da vida, do qual é o ator principal.

Ao desenvolver esta competência a pessoa se coloca no rol daqueles que fazem a diferença.

Além disso, quem é mais habilitado para conhecer o João se não o próprio. Quando o indivíduo assume o controle da sua vida, estando preparado e com objevos claros do que deseja, a possibilidade de sucesso é bem maior.

A felicidade também tem maior possibilidade de se pronunciar, anal, quem protagoniza sua vida, não delegando esta função, não se permirá a relacionamentos, atudes e decisões, ainda a projetos prossionais que venham a ferir seus princípios e valores.

A decisão de protagonizar a própria vida é disrupva na medida que valoriza a personalidade e as opções pessoais, mas favorece também o fortalecimento

O autoconhecimento é a primeira competência a ser trabalhada, anal, quem não se conhece, que apresenta comportamentos ditados por crenças limitantes e senmentos tóxicos, está fadado a uma vida medíocre e ao caos existencial.

O desenvolvimento da Inteligência Emocional também se faz prioritário, com o aprendizado e elaboração de atudes que repercutam em comportamentos e senmentos, os quais favorecem a tomada de decisões asservas, os relacionamentos, a liderança e a autoliderança, a empaa, a resiliência e a automovação.

É importante ressaltar que o autoconhecimento é a porta de entrada para o desenvolvimento da Inteligência Emocional, portanto, se permitem, se completam e se somam no espectro do desenvolvimento humano.

O princípio da autorresponsabilidade completa o tripé de pré-requisitos para o indivíduo assumir o protagonismo da própria vida, juntamente com a autoconhecimento e o desenvolvimento da Inteligência Emocional.

A autorresponsabilidade atua por fomentar a tomada da decisão de assumir as rédeas da própria história, assim como norteia atudes e outras decisões durante toda a vida, sendo fundamental nas relações interpessoais e para se angir a felicidade e o sucesso afevo e prossional. Portanto, a autorresponsa-

Sair do lugar de conforto e decidir tomar o controle da vida, exige que a pessoa já esteja em um processo de autoconhecimento e de valorização do princípio da autorresponsabilidade.

Esta jornada se inicia pelos quesonamentos, pelas dúvidas e inclusive, pelo senmento de medo. Isto é natural e faz parte desta jornada, contudo, a movação em se aprofundar nas descobertas sobre si mesmo e a necessidade de entender e suprimir os comportamentos sabotadores precisam ser maiores.

Nesta fase inicial e até serem eliminadas, as crenças limitantes funcionarão por sussurrar conselhos derrostas e muitas pessoas desistem já nesta fase.

De outra ordem, é muito importante focar no aqui e agora, evitando olhar no retrovisor, deixando para lá o que foi, o que de ruim e até de bom aconteceu. O passado é importante para prover ensinamentos, os quais podem, se bem ulizados, serem imprescindíveis para se angir a felicidade e o sucesso no presente e no futuro.

Assumir o protagonismo da vida é uma atude transformadora, inerente e imprescindível para aqueles que desejam fazer a diferença, que não se contentam com a mediocridade existencial, prossional e nanceira, assim como entendem que sempre é possível escrever um novo capitulo em sua história, pautado pelo bem viver, a felicidade e o sucesso.

Saúde

Sol, Vitamina D, Saúde e Nossa pele

dade de absorver a vit D, pois esta tem grande anidade pelos tecidos adiposos, necessitando doses diárias maiores para uma eciente avação hepáca e renal, posteriormente ela agirá nos receptores em todos os tecidos do organismo, aumentando as citocinas inamatórias protetoras do nosso corpo e a nossa imunidade.

É importante saber que para obter vantagens desta vitamina no nosso corpo são necessários níveis elevados e connuos da mesma e a suspensão da suplementação acarreta a diminuição rápida de sua concentração.

Quando chega o verão novamente as dúvidas a respeito dos cuidados de nossa pele cam mais frequentes e demonstram a cada minuto o anseio de muitos o anseio de muitos de ter uma pele bronzeada “saudável”, aí os quesonamentos são os mais diversos possíveis.

“Mas e a Vitamina D? ”, “eu gosto tanto do Sol”, o que precisa car claro que, não vamos ter uma imunidade aumentada com uma vitamina D alta, contando única e exclusivamente com o Sol, porque ele é responsável por 90 por cento de nossa vitamina e 10 por cento obtemos a parr dos alimentos, sabemos que para mantermos níveis mais elevados de vitamina D, várias condições são necessárias:

Estarmos com a maior parte do corpo descobertas e expormos o mesmo de 5 a 20 minutos, não nos banhar logo após a exposição solar, dependendo do foto po de cada paciente, as peles mais claras necessitam menos tempo ao Sol, as peles mais escuras devem car mais tempo expostas, no horário mais intenso do Sol e diariamente, o que nos torna susceveis também aos efeitos nocivos de uma exposição sem proteção.

Pacientes obesas tem maior dicul-

Muitas patologias podem estar relacionadas com a deciência da Vitamina D, como osteoporose, queda de cabelo, depressão, fadiga, doenças cardiovasculares, diabetes (melhora a sensibilidade à insulina), bromialgia, má recuperação muscular, doenças inamatórias, autoimunes, risco de morte prematura, ausmo, insônia, infecções de repeção entre muitos outras.

Ingira muita água, tenha uma alimentação saudável, exercite-se, e se lembre que além de cuidar de sua alimentação, seu intesno tem que ter capacidade de absorver estes nutrientes e assim como a vit D é importante, ela não resolve tudo sozinha, ela necessita de várias outras vitaminas e minerais como o magnésio, o cálcio, o zinco para lhe proporcionar os benecios da cada nutriente.

Aproveite o verão, suplemente o necessário, viva a vida com saúde e seja feliz.

Como essa vitamina é lipossolúvel necessita de alimentos com gordura para ser absorvida, logo não devemos suplementá-las em jejum.

A dose de suplementação é individual, quando alguns pacientes necessitam de doses menores outros necessitarão de doses maiores para angir níveis ideais.

Um grande abraço e beijo no coração de todos.

Dra Cleonice Moecy CRM 4914 - Médica

Agradeço a Deus pela vida e por tudo que me rege.

Rua Victor Meireles 663 - Videira –SC (49) 35331657- (49) 991527673

Dra Cleonice - CRM 4914 Saúde DraCleonice -CRM4914

Caçador é vice-campeão

Pan-americano de bocha

va e Caçador duas obras literárias, buscando assim levar um pouco mais de suas experiências aos leitores.

O Jovem Dion, personagem deste romance, nha desde menino uma personalidade forte, acreditava em si, sempre estudou, nha perspecvas de crescer, independente da forma, parecia tudo indo muito bem

Até que o desequilíbrio apareceu, e aumentou até os limites da sua capacidade de suportar. Por deixar distanciar a fé e a crença espiritual, pelas prácas mundanas de se viver.

A equipe caçadorense de bocha, representando o Brasil foi destaque mais uma vez. Após galgar o hepta nos Jogos Abertos de Santa Catarina, viajaram para o Uruguai onde disputaram o Pan-americano da modalidade. Isso aconteceu após a conquista em março a Taça Brasil de Bocha, que disponibilizou a vaga para a disputa.

A compeção no Uruguai, envolveu seis países: Brasil, Argenna, Uruguai, Paraguai Peru e Estados Unidos.

Segundo o dirigente e grande incenvador do esporte Nelson Menegazzo, ele que emoutras épocas também foi atleta parabenizou a toda a equipe que neste ano foi de grandes conquistas: Campeões da Taça Brasil, heptacampeões dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Parabéns a equipe de Caçador: Ildemar, Gilberto, Lucas, Luisão e Gustavo. Técnico: Claudemir. Dirigente: Nelson Menegazzo.

A experiência já o levou a ter muitas provas de que a teoria é encantadora, mas sem a práca nada é válido. Hoje habilitado como escritor, vai contar muitas histórias para ajudar a melhorar esse mundo encantador o “EU”, que cada um tem dentro de si, através de seus romances.

Entende que através de seus livros será uma semente que se plantada e culvada, fazendo sua parte, contribuirá para melhorar o mundo. Pai de três lhos maravilhosos, Monalisa (Empresária - Caçador), Fernanda (Eng.ª Civil – São Paulo) e Luiz Fernando (Eng.º Mecânico – Rio do Sul), a 30 anos casado com Rosemari Menegat de Paula.

O reequilíbrio só aparece, quando a vida dá um basta na anarquia criada por Dion, o deixa inconsciente, zera o HD e recomeça a gravar novamente uma nova história.

Com essa grande virada vamos descobrir qual a chave da vida, para que, onde e quando podemos usar essa chave e como ter acesso a essa chave. Dion conseguiu fazer isso, e tem um conselho

Luiz Antônio de Paula...

Administrador de empresas a 28 anos, consultor de empresas a 16 anos, professor e palestrante, lançou nas dependências da egrégia casa legisla-

Este livro provoca uma reexão sobre tradicionais falhas de gestão, que gestores cometem, em não acompanhar na íntegra seus modelos de empreendedorismo. Planejamentos quando bem elaborados, podem ser depreciados na hora da implantação.

Muitas vezes a práca ca aquém do que se propõe na teoria, e ca a pergunta, se efevamente o resultado angido é o que se poderia angir, ou se teria anda margem para ser ainda melhor.

49 - 998071448

O que é terroir e qual a sua importância?

Para facilitar, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), sediada na França, deniu terroir há alguns anos como “o conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento colevo das interações entre o ambiente sico e biológico e as prácas enológicas aplicadas, proporcionando caracteríscas disntas aos produtos originários deste espaço”.

A origem do termo terroir

Falar de terroir é falarde um conjunto de fatores como Topograa, geologia. pedologia, drenagem, clima e microclima, castas, intervenção humana, cultura, história e tradição.

Todos esses aspectos juntos,somados e engarrafados, denem o terroir. Algo como um DNA daquela bebida, ou até mesmo a preservação de uma biodiversidade sociocultural. Ou seja, cada pedaço de terra possui seu próprio terroir.

Ação humana tem inuência no terroir

Sem a ação do homem, como você já leu acima, não há terroir. O fator humano é indiscuvelmente uma variável muito importante na concepção do termo, como um de seus pilares.

Além disso, o terroir também inuencia na presença do rótulo no mercado. Na França, por exemplo, as garrafas são rotuladas com os nomes dos locais de proveniência das uvas, não com o po das uvas, devido à importância conferida ao terroir.

Alguns produtores de regiões que denem regras mais rígidas de culvo e elaboração geralmente se empenham mais para preservar as caracteríscas de seus vinhos. Você deve se lembrar do caso dos rótulos que apontam Bordeaux ou Champagne, por exemplo.

Comocada fator contribui para o terroir

Solo: é o que proporciona nutrientes e água às uvas.

Pela emologia, a palavra terroir originou-se de “terr”, radical francês também encontrado em termos como terre (terra/solo), terrain (terreno) e terrass (terraço). Seu conceito, de forma mais ampla, traz uma ligação entre fatores como a terra e o espaço agronômico que engloba a produção do vinho.

Décadas atrás, quando pesquisadores começaram a expandir os estudos e levantamentos sobre terroir, uma das diculdades foi encontrar um termo que fosse equivalente a terroir em questão semânca em outros idiomas e, por isso, a palavra foi manda em sua forma original.

Mas esqueça as explicações mais simplistas ou genéricas, como regionalidade ou mesmo a picidade de terrenos. E também não vale confundir: a região é denida pela geograa (latude, longitude, altude) e é uma das variáveis do terroir, e não sua denição, ok?

Uma de suas funções é ajudar a natureza a exprimir suas melhores qualidades para resultar no melhor vinho. Um bom produtor de vinho com certeza irá extrair o que há de melhor daquele terroir, a m de oferecer uma experiência única a quem apreciar sua bebida. Há quem defenda que um terroir consegue transferir para o vinho um gosto único e próprio.

Dito isso, ca claro que, quanto mais o produtor conhecer e desbravar o terroir de sua região, melhores serão os resultados.

Qual a importância do terroir?

Atualmente, o terroir desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um vinho, já que é comum que bebidas de um mesmo po de uva sejam bastante diferentes, a depender da região onde foram produzidas.

Clima: inuencia no amadurecimento e no desenvolvimento das uvas. Regiões de clima temperado, geralmente, têm melhores resultados

Altude: tem interferência direta no tempo de amadurecimento da uva

Chuva: a frequência pode contribuir para a qualidade das frutas, interferindo no nível de açúcar e no tempo de colheita

Relevo: o declive contribui para a drenagem natural, também interferindo no culvo

Terroir como fator turísco

Estudiosos do assunto garantem que o terroir se arma como um elemento de aprimoramento técnico e produvo que é resultadoda interação entre o território, a cultura e a produção local, e que deve ser explorado também como um diferencial na avidade de turismo enogastronômico. (Fonte: Winepedia)

Foto: Villaggio Grando

OS BRASILEIROS DIANTE DOS QUARTÉIS

Desde o m da apuração do segundo turno da eleição presidencial de 2022, em que Lula venceu Jair Bolsonaro por uma estreissima vantagem, milhares de brasileiros tomaram as ruas.

Eles demonstram uma indignação que, se não é tão difusa quanto aquela que movou as manifestações de 2013, também tem várias movações e intenções que precisam ser analisadas com muita serenidade, empaa e equilíbrio, algo que tem faltado com frequência a diversos setores da imprensa e da cúpula do Judiciário, que de imediato passaram a qualicar os atos como “andemocrácos” ou “golpistas”, como se a intenção de uma parte não desprezível da população brasileira vesse essa conotação.

OS MANIFESTANTES

Que têm se postado diante de quartéis dia após dia, Brasil afora, têm um rol importante de reivindicações, muitas perfeitamente legímas, mas é inegável, como ca patente pelo próprio local escolhido, que a pauta prioritária é uma interferência das Forças Armadas no processo políco, como se coubesse a elas uma intervenção para restaurar a ordem instucional que os manifestantes julgam rompida.

EM TERMOS OBJETIVOS

Pedem algo que caracteriza, sim, uma ruptura do funcionamento constucional normal dos poderes de Estado, algo que, à luz de uma correta interpretação da nossa Carta Magna, pode

ser considerado – objevamente, volte-se a dizer – um golpe, um atentado à democracia, claramente ilícito.

Estariam, portanto, incorrendo em tese na gura penal da incitação à práca de crime. Estariam incitando os militares a atuarem contra legem, a pracar o crime de abolição violenta do Estado Democráco de Direito.

NO ENTANTO

Muitos que fazem esse pedido julgam-se amparados pela Constuição, em razão de uma determinada interpretação de seu argo 142 que se popularizou por ter sido avançada por um jurista de inegáveis credenciais democratas, grande presgio e respeitabilidade.

Atuam, portanto, com aquilo que em Direito Penal chamaríamos de “erro de proibição”, um erro quanto ao que a norma legal autoriza ou permite: essas pessoas não querem atuar à revelia da Constuição, não têm um animus de golpe ou de incitação à golpe, não atuam com dolo golpista; querem, na verdade, segundo seu entendimento, ver a Constuição respeitada e cumprida, dirigindo-se à luz do dia à autoridade que poderia, segundo esse mesmo entendimento, atuar para fazer valer a regra legal.

FAZEM-NO PACIFICAMENTE

Sem qualquer agressividade, como cidadãos de bem que querem o melhor para seu país. Apenas se equivocam, portanto, quanto ao sendo de uma norma constucional.

Mesmo quanto ao crime de incitação, que é o po penal em que em tese os

manifestantes incorreriam, eles atuam na verdade com o que em doutrina se chama “erro de po”.

O CRIME DE INCITAÇÃO PRESSUPÕE

Na sua formulação, a consciência de se estar sugerindo a práca de algo se se sabe ser crime.

Ora, em suas consciências, não estão pedindo às Forças Armadas que violem a lei penal; ao contrário, estão solicitando, segundo suas consciências, volte-se a dizer, que estas cumpram o que consideram ser um papel que a lei garante aos militares.

O pedido por uma intervenção militar, quando baseado em uma interpretação equivocada do texto constucional que julga ser legíma tal intervenção, não pode ser considerado incitação ao crime.

EM CHAPECÓ

Os manifestantes connuam acampados na frente do batalhão da polícia militar na avenida Getúlio Vargas no bairro dos fortes. mesmo após os úlmos acontecimentos da semana como a decisão do ministro Alexandre de Moraes em multar o pardo liberal em quase 23 milhões de reais por incenvar atos democrácos, alguns manifestantes seguem enrolados em bandeiras do Brasil e também vesndo roupas com as cores verde e amarelo.

O movimento tem perdido força nos úlmos dias, mas algumas pessoas ainda connuam pedindo intervenção militar o que é ilegal.

OPINIÃO QUIRINO RIBEIRO Quirino@scc.com.br (49)
99947.2115
“Protestos nos quartéis e ros de guerra ganham caráter de vigília pró-Bolsonaro”.

Quando pensamos em procurá-Lo, Jesus já nos encontrou

Seguir Jesus requer autencidade e delidade, pois a Ele ninguém engana.

Ele conhece os nossos pensamentos e senmentos. Quando pensamos em procurá-Lo, Ele já nos encontrou. Foi assim com Santo Agosnho, que exclamou “Tarde te amei" , ele mesmo foi fruto da oração de sua mãe, Santa Mônica. E celebraremos estes dois santos nos próximos dias.

Foi o que aconteceu com Natanael, São Bartolomeu, outro santo de agosto (24). Jesus viu Natanael aproximarse e comentou: “Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade”

Aquele que a princípio se mostrou incrédulo e até um pouco malcriado ao dizer: “De Nazaré pode sair coisa boa? ” (Jo 1,46), fruto da experiência do encontro proclama com fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel! ” e torna-se um dos doze apóstolos de Jesus.

Como já disse, quem faz em sua vida a experiência do encontro de amor com Jesus, não consegue retê-lo; sente necessidade de apresentá-Lo a outros, como fez Filipe.

Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – Alegria do Evangelho, diz a este respeito:

funda adquire maior sensibilidade face às necessidades dos outros”.

E o Papa tem falado muito de uma Igreja de saída, que vai até o povo. Diz ele: “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os eslos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual do que à autopreservação”. Ele prefere uma Igreja machucada, ferida por ter ido ao povo, do que uma Igreja sannha, fechada em si mesma.

Todo o servir por amor aJesus faz a diferença. Às vezes, nos cansamos, a coisa ca mecânica e não aguentamos. Tudo se torna enfadonho porque entendemos nossa vida em Deus como uma obrigação e a obrigatoriedade não é fruto do amor.

Só encontramos nossa felicidade, nossa vida plena em Jesus Cristo, não adianta buscar em outro lugar ou pessoa. Santo Agosnho compreendeu isto e lamentava: “Tarde Te amei... Eu poderia ter encontrado esta felicidade antes”.

Voltando a Natanael: “Eu te vi embaixo da gueira”, isso é lindo demais, esse olhar de Jesus, que é profundo. Basta esse olhar para transformar corações. Como Natanael, podemos nos perguntar: De onde Jesus me conhece? A resposta de Jesus certamente será: “Eu te vejo, eu te conheço antesquevocêmeconhecesse,eute encontrei antes mesmo de você me encontrar, eu te amei antes de você me amar”!

Você já foi olhado por Jesus? Ou melhor, você já olhou nos olhos de Jesus quando está diante do Sanssimo? Isso é de um valor incomensurável, se ajoelhar em frente do Sacrário e fazer como Santa Teresinha de Lisieux, “Jesus, tua menina chegou, tua menina está aqui”

Não precisa nem rezar, somente se colocar sob o olhar de Jesus. Se senr vontade de chorar, chore. Se senr vontade de cantar, cante. Se não senr vontade de fazer nada, não faça. Apenas saber que está sob o olhar de Jesus basta.

“O bem tende sempre a comunicarse. Toda a experiência autênca de verdade e de beleza procura, por si mesma, a sua expansão; e qualquer pessoa que viva uma libertação pro-

Podemos encontrar Jesus e não ser mais um serviçal, ser como Ele mesmo nos chamou, “amigos”. Ninguém é servo de Jesus. Somos amigos e foi Ele quem nos autorizou e conrmou esta amizade (cf. Jo 15,15). Essa experiência pessoal com Jesus é fundamental, é essa experiência que traz a alegria de Deus.

Jesus nos olha com amor (cf. Mc 10,21). Você já senu esse olhar de Jesus que diz: “Eu te amo”!? Esse olhar de Jesus muda toda a nossa vida enos leva a uma experiência de amor tão grande que nos faz nos apaixonar por Ele a ponto de armar: “Jesus é meu amado, é a razão da minha vida”!

Natanael, Mônica e Agosnho encontraram isso. Nós também podemos encontrar.

Relembrando
Indo p/ missa —Pedro Cesar, Davi Soares dos Santos, José Agus, Luiz Menim, Luiz Baseggio, Gloria Baseggio, Emma Baseggio, Genoea Scolaro, Danilo Tura, Zilio Scolaro, Agosnho Foguer, Jusna Scolaro, Gemma Baseggio, Italia Baseggio Catapan, Amelia Scolaro, Angelo Catapan e Aurora Scolaro. Músicos de Caçador/ Radio Caçanjurê (Crédito Foto: Antonio Pedro Tessaro) Ano de 1961, Iria e Marly, com Prefeito Zeca Kurtz, (Foto: Iria Luiza Bolson Villela) Clube ApoloDe Caçador com o conjunto Os Corsários:Alcir,Eduardo,Nei,Helio,Nei Proença,Walter e o diretor do conjunto Irmão Nestor Sociedade Caçadorense de Bochas Debutantes do ano de 1972. Esta casa era edicada onde mais tarde foi Moinho e Supermercado Myatã.

Industrialização impulsiona economia e assegura melhor distribuição de renda

Gala lembrou que, em 1980, a produção industrial brasileira era maior do que a coreana, somada à chinesa. “As nossas exportações eram de 20 bilhões de dólares, portanto, maiores do que as vendas de China e Coreia juntas que, à época, era entre 16 e 17 bilhões de dólares.

chesi.

Países que invesram em tecnologia de ponta para dar suporte à indústria foram os que mais enriqueceram, segundo dados compilados pela Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com o economista Paulo Gala, grácos que comparam a complexidade produva de 120 países entre 1970 e 2010 evidenciam a relevância da industrialização. Gala parcipou nesta quarta-feira (23) do úlmo painel do Fórum Radar Reinvenção,promovidopelaAcademiaFIESC de Negócios.

“Os dados mostram que só enriqueceram os países que conseguiram se industrializar no sendo hi-tech, ou seja, subiram a escada tecnológica até o topo. A Coreia do Sul é um exemplo disso e outros países têm conseguido avançar, como Singapura, Israel e Irlanda”, citou. Na América Lana, quem mais avançou foi o México, mas ainda tem um sistema produvo baseado em maquilas, que importam itens da Ásia para enviar aos Estados Unidos.

O Brasil de fato era a grande potência emergente nos anos 1980”, contou. Hoje, a produção industrial brasileira não alcança 200 bilhões de dólares por ano, enquanto que a produção industrial chinesa está na casa dos 4 trilhões de dólares anualmente.

Desenvolvimento econômico com a indústria

O diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, alerta que o país 'tropeçou' na armadilha da liquidez internacional nos anos 1970, o que interrompeu a capacidade de evolução. Já encarou 13 planos de estabilização, entre eles o Plano Real, que tem uma marca interessante, a de uma modernização que ajuda a criar possibilidade de desenvolvimento do Brasil, mas que não avançou. “Há consenso de que o desenvolvimento econômico é impulsionado pela industrialização.

A estabilização é um pré-condição extremamente importante, mas para quê? Se a estabilização está levando a uma desindustrialização, que leva a uma desigualdade social maior porquea indústria assegura uma melhor distribuição de renda, se está havendo empobrecimento relavo do país, se estamos perdendo importância da estrutura econômica global, nós temos que discur”, salientou Luc-

Para o diretor da CNI, os bancos brasileiros são disfuncionais, pois deveriam transformar a poupança dos agentes econômicos em invesmento, o que não fazem. “É um setor altamente regulado pelo estado. Nós temos cinco bancos que controlam quase todo o mercado bancário brasileiro e que atuam, em grande parte, contra os interesses nacionais. O Brasil está acima de interesses setoriais”, frisou, citandocomo exemplo o que chamou de 'oligopólio dos bancos'.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, mostrou dados que retratam a relevância da indústria catarinense, que é responsável por 27% da geração de riquezas no estado, na contramão do que ocorre em nível nacional. “Não nos contentamos com isso. Nossa ideia é nos aproximar de países como a Suíça, Suécia, países mais desenvolvidos.

Entendemos que, como o espírito empreendedor voltado à industrialização, poderemos elevar esse percentual de parcipação no PIBnum curto espaço de tempo. É nesse sendo que a nossa Academia FIESC de Negócios está trabalhando, para melhorar a complexidade da nossa indústria”, armou. Aguiar destacou ainda o lado social da indústria, que gera renda e desenvolvimento.

(Fonte: Assessoria de Imprensa – FIESC) Economia

O SONETO

A arte do soneto

Se for pegar a pena e escrever O que o Soneto tem de diferente: É um príncipe poéco, sem ser Nem arrogante ou, mesmo, complacente.

A sua nobreza pode parecer De fulgurante brilho permanente! Que chamem Mallarmè para dizer, Ou Petrarca, seu pai mais eloqüente.

E lhes dirão que esses tercetos mágicos, Que dão vida aos quartetos narravos, Fechando a ideia, como a um tesouro,

São, d'arte literária, seus arquivos, Que guardam os arquépos nostálgicos Em cofre argênteo com a chave de ouro.

Moacir Antônio Bordignon, poeta e consta, videirense, radicado em Curiba há quase 50 anos, lançou seu primeiro livro de versos em Palmas, PR., onde residiu por alguns anos, tendo cursado a faculdade de losoa local.

Mudando-se para a Capital do Paraná, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curiba e fez parte da equipe editorial da presgiada Editora Juruá, na área jurídica, pela qual lançou, em 1.982, o livro de poesias Relógio de Flores, ilustrado pelo festejado escultor Elvo Benito Damo, bem recebido pela críca, tendo o saudoso decano das letras paranaenses, Dr. Vasco Taborda, naquele ensejo, o convidado para ser membro do Centro de Letras do Paraná, anga casa de Emiliano Perneta e Leonardo Henke.

Foi professor universitário, pós graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina em direito internacional. Concomitantemente, lançava o livro JÚRI, na área criminal, desnado a jovens advogados, por seu enfoque práco.

Nos úlmos anos, reencontrou-se, por acaso, em Camboriú, com seu amigo de juventude, jornalista Alcir Bazzanella, razão de, agora, assinar esta coluna beletrísco.

Moacir Bordignon
Moacir
Do autor (49) 3563 0595 (49) 99985 1474 Rua 25 de Março, 343 - Centro

A história da Lührs vai muito além das avidades desenvolvidas no ramo metalúrgico ou comércio de produtos.

Resultado do sonho de Siegfried e seus lhos Carlos e Max, em 1957, com o nome de Ocinas Unidas, foram iniciadas as avidades no ramo de Serralheria e Refrigeração Comercial. Após 52 anos de avidades, o Grupo Unidas passou por uma cisão, onde os segmentos foram desmembrados.

Na avidade de Metalúrgica, a Lührs busca estar presente em todas as etapas de um projeto, unindo tecnologia e visão de futuro.

Ampliações e melhorias estruturais vão garanr mais comodidade aos clientes e colaboradores.

Trabalhamos para criar as melhores soluções, rearmando o compromisso com um futuro sustentável e tecnológico. Anal, evoluir é fazer diferente.

Foi então que Carlos Julio Luiz Lührs cona seu nome a uma nova marca. Com força, solidez e princípios de um grande empreendedor, fundou a Lührs Indústria e Comércio de Produtos Metalúrgicos LTDA.

Com um grande legado social, políco e religioso herdado de seu fundador, Carlos Lührs, faz com que a empresa venha escrevendo sua história, pautado na inovação e no empreendedorismo.

Desde o princípio de sua fundação até os dias atuais, a tecnologia sempre foi um pilar de desenvolvimento para a Lührs. Atualmente, a empresa atua nas avidades de Metalúrgica e Varejo, com foco no comércio de produtos para marcenaria, além de ampla linha de máquinas, equipamentos e ferramentas para uso prossional e industrial.

As mudanças tecnológicas, atualmente empregadas junto a marca, buscam garanr maior eciência as ronas de trabalho, para a fabricação de produtos com alta qualidade.

Queremos que a nossa tecnologia transforme muito mais que as matérias-primas ulizadas em nossos processos de produção, transformar principalmente as pessoas, pois acreditamos que com isso as mesmas impactam um mundo disrupvo, capaz de transfazer a nossa realidade, expandindo nossa criavidade em busca de um mundo cada vez melhor.

Através de sistemas e sowares integrados, a gestão de todos os processos está mais ágil e eciente, proporcionando melhoria não apenas na qualidade dos produtos, como tambémnavidadosnossostrabalhadores.

Um novo futuro está sendo escrito.

Essa é a nova Lührs. Tecnologia que transforma. E-commerce www.lurhs.com.br E-mail contato@lurhs.com.br (55) 49 3561 2900

Neste evento o Grupo Lurhs buscou mostrar a transformação do mercado de ferramentas e equipamentos para prossionais de Caçador e região através das empresas parceiras.

Uma ampla linha de produtos em ntas: nta liquida, nta em pó, repintura automova e frota, vernizes de impregnação e diluentes. Tudo com a qualidade que você já conhece.

DEWALT - QUALIDADE GARANTIDA.

A IPC – Limpeza Prossional Integrada – foi fundada em 2003 pela união de algumas empresas líderes na indústria, cada uma especializada em um segmento diferente do mercado de limpeza prossional. Um grupo arculado que pode fornecer soluções globais e integradas.

São 32 anos de experiência. Uma história construída com seriedade, força e talento que tornaram a Bovenau líder de vendas e fornecimento de macacos e equipamentos hidráulicos na América do Sul, além de fornecer macacos OEM para 90% das montadoras de caminhões neste mesmo mercado. Sua qualidade, prossionalismo e inovação são reconhecidos no mundo todo, o que tornou a Bovenau a maior fabricante de macacos e equipamentos hidráulicos do ocidente.

A ESAB é líder mundial na produção de equipamentos e consumíveis para soldagem e corte. Nossas soluções e equipamentos inovadores reconhecidos mundialmente são desenvolvidos com a parcipação de nossos clientes, e construídos com a experse e a experiência de um líder global.

O Grupo IPC é um dos principais do mundo em tamanho, presença internacional e na produção de máquinas e equipamentos para a limpeza prossional. Conta com um amplo porólio de produtos e marcas de presgio para diferentes pers de clientes, com um compromisso constante de pesquisa e inovação.

O Grupo Gedore fabrica mais de 18.000 diferentes itens. Com mais de 3.000 funcionários, a Gedore ainda é uma empresa privada da família Dowidat, com escritório central em Remscheid e dirigida pelo CEO Ihr Sven Spies. Resgatando o passado, conquistando o futuro, a Gedore está sempre fazendo história.

Norton, marca líder de abrasivos reconhecida mundialmente oferece há mais de 150 anos uma completa linha de produtos projetados para executar qualquer aplicação em seus diferentes níveis de exigência.

Hoje a Puma Brasil, tem a maior e mais completa linha de equipamentos pneumácos, composta por ferramentas pneumácas, compressores, secadores de ar, geradores de vácuo, automação pneumáca industrial e componentes. Além desta gama de produtos, oferece soluções, peças e acessórios, atendimento técnico especializado, assistência técnica e pós-vendas realmente ecientes.

Desde 1922 até os dias de hoje, a DEWALT connua desenhandosoluções e ferramentas inovadoras para prossionais e indústrias, além de acessórios e serviços. Garanndo total segurança para as condições mais pesadas que o prossional encontra nas obras.

Líder em tecnologia, a Norton se estabelece como uma empresa de vanguarda oferecendo sempre as soluções mais adequadas às demandas dos usuários.

A cada ano são feitos substanciais invesmentos em Pesquisa & Desenvolvimento que ajudam a gerar idéias inovadoras visando revolucionar os processos de abrasivos. Este forte compromisso com a inovação garanteque

Quem não e visto Não é lembrado (49) 99807 1448 revistafeelingcdr@hotmail.com Quem não e visto Não

Completou mais uma primavera a jovenzinha Maya Dias Bazzanella

O tempo passa bem rápido e hoje você completa mais um ano de vida. Você é simplesmente a neta que todo avô e avó desejariam ter na vida. A sua energia posiva é tão contagiante! É um grande privilégio ter você na família, meu bem!

Estamos aqui torcendo pelo seu sucesso, hoje e sempre. Divirta-se muito e nunca se esqueça que a felicidade depende sempre de você. Parabéns por mais um aninho de vida!

Jovenzinha Maya Dias Bazzanella Juntamente com os avós paternos Margareth e Alcir Bazzanella Maya emoldurada pelos seus genitores Karine e Thiago Bazzanella. Acompanhada de sua avó materna Maria Vanda da Silva Dias. Muita alegria e descontração no registro com seus convidados.noespaço Play Park Kids.

Confraternização de amigos

Aos antriões: Francisco Ogibowiski, Maristela Roveda e Julio Marnez, Milene e Luiz Henrique Padilha, Izabella e Rodrigo Marins, Denise e Vilamir Docia e Marcia Balvedi, que receberam a todos com maestria nosso muito obrigado pelo convite.

É saber quemuita coisa mudou mas a velha mágica ainda está lá.

É resgatar sua essência. Enm...

Nada melhor do que encontrar os velhos amigos.

Se recordar é viver...

Reencontrar amigos é relembrar o passado...

E relembrar os tempos passados nos faz reatar os laços das verdadeiras amizades.

Nada melhor que colocar em dia todos as histórias, a ansiedade de recuperar o tempo perdido enquanto distantes.

É tratar o passado recente de forma diverda e nostálgica.

É reforçar que um é parte indissociável da vida do outro, mesmo longe.

É fazer saber que a gente se importa.

É dar risada e connuar a conversa de anos atrás como se véssemos interrompido ontem.

(Fotos:By Edumar Junior e equipe) Revista Feeling - Alcir Bazzanella

PASSA NO RH

Polícade Benecios. O que é isso? Sua empresa já possui?

Já estamos carecas de saber que um bom pacote de benecios pode ser um grande diferencial para a sua empresa, principalmente para a atração de pessoas e para a retenção dos trabalhadores.

E aí RH, você já tem ou precisa elaborar uma Políca de Benecios na sua empresa? Esse documento permite que os funcionários tenham mais clareza sobre as vantagens oferecidas, além de se senrem lembrados e incluídos nas vitórias da organização.

A Políca de Benecios é um documento que estabelece todos os critérios e regras para a concessão dos benecios corporavos, além de servir, também, como um manual para os colaboradores da empresa e uma estratégia organizacional para tornar a empresa mais atrava. Também podemos conceituá-la como uma carlha de vantagens que a empresa oferece para seus colaboradores em busca de proporcionar bem estar, movação, segurança, qualidade de vida, atender necessidades especicas e também oferecer condições para um planejamento de carreira.

A Políca de Benecios pode ser a mesmapara pessoas de todas as posições e departamentos ou diferenciada conforme esses e outros fatores. Além disso, os fundamentos das normas dependem do propósito de cada organização e podem ser reavaliados periodicamente para melhorar os

resultados almejados. Como já é de nosso conhecimento, sabemos que dentre os benecios corporavos, existem os benecios obrigatórios e regulamentados por lei e os opcionais — responsáveis por gerar maior atraçãodetalentos,fazendocomquea empresa que conceituada no mercado de trabalho e se destaque da concorrência.É nesse segundo ponto que o RH junto a empresa precisa trabalhar.

Para estruturar uma Políca de Benecios que seja um diferencial estratégico para a empresa, precisamos considerar alguns fatores, como: - precisamos conhecer o perl dos nossos colaboradores, para saber quais serão os benecios interessantes para eles e bem aproveitados. Para te ajudar nessa denição você pode fazer uma pesquisa interna para saber a percepção deles sobre os benecios oferecidos e opções que a empresa poderá vir a oferecer; - olhe para o que os seus concorrentes estão oferecendo, para você entender como o mercado esta se posicionando em relação aos benecios, assim você não cará para trás;verique a viabilidade nanceira, de nada adianta elaborar uma Políca de Benecios se a empresa não irá conseguir sustentar; - envolva as lideranças tanto na elaboração e denição dos benecios bem como na divulgação da políca, eles são um excelente canal na hora de explicar as regras; - não esqueça de acrescentar a polica de benecios os obrigatórios previstos pela CLT; - escolha com cautela e de forma criteriosa os parceiros, é preciso contar com fornecedores capazes de atender às necessidades do seu negócio, de maneira personalizada, estes devem ter uma boa reputação no mercado, proporci-

onando segurança e conança durante o fornecimento. Não esqueça de analisar o custo benecio antes de fechar contrato com algum fornecedor; - descreva de forma clara e objeva ao regras e prazos para concessão determinados benecios, principalmente os atrelados a alguma condição; - lembre-se de que a Políca de Benecios deve estar alinhada com a legislação trabalhista; - avalie a possibilidade de incluir benecios exíveis

Após concluir e descrição da Políca de Benecios, apresente-a para as lideranças e posteriormente a todos os colaboradores, ressaltando que o RH é a principal fonte de esclarecimento de dúvidas. A políca pode e deve ser revisada sempre que necessário. Fazer a gestão de benecios é extremamente importante, mas não é uma tarefa fácil, para isso busque ferramentas que podem te auxiliar nesse processo.

Os benecios corporavos são uma das principais medidas para manter a sasfação dos colaboradores. Vale a pena invesr em uma boa Políca de Benecios, que atenda às principais necessidades dos seus funcionários. Ter colaboradores movados, engajados e sasfeitos é uma busca constante na gestão de qualquer empresa.

Até a próxima!

Ana Cláudia Campos campos.anaclaudia@outloock.com 49 988340629

Eudete Ferronato eudeteferronato@hotmail.com 49 9 99768784

Ana Cláudia Campos e Eudete Ferronato

Nas Alturas

Grande Nordeste

Balneário Camboriú, já vive na expectava da nova plataforma que será instalada na Rodovia Interpraias, a 50 metros de altura, antes da Praia de Laranjeiras. Uma experiência inesquecível é a proposta do Dinner in the Sky. A pioneira plataforma gastronômica nas alturas tem reconhecimento internacional, como a primeira do segmento e se destaca por receber renomados chefs do mundo todo.

Por aqui, quem vai comandar a cozinha é o chef Renato Machado. Criada e produzida pela Benji Fun, na Bélgica, a plataforma possui cercação de segurança do TÜV (Technischer Überwachungsverein), um dos mais rigorosos da categoria, e tem capacidade para 22 pessoas. A estrutura irá funcionar a parr de 13 de janeiro a 26 de fevereiro de 2023, aos nais de semana, com opções de brunch, almoço, coquetel, sunset, jantar e night session; com durações entre 40 e 70 minutos.

Jorrando

Depois da revelação do gigantesco lucro da Petrobras de quase R$ 40,1 bilhões no trimestre encerrado em setembro, o que mais surpreendeu foi o valor que a empresa jorrou em viagens no mesmo período. Entre os principais desnos estavam Miami, Londres, Nova York, Lisboa e Amsterdã, que somaram quase R$ 7,25 milhões em passagens aéreas e diárias para funcionários de diversos escalões.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, as indústrias do Nordeste são as que mais adotam fontes renováveis de energia em suas linhas de produção, totalizando 60% em toda a região. O desempenho das indústrias nordesnas é superior à média nacional de 48%. No Sudeste, apenas 45% do parque industrial aderiu a fontes renováveis em suas linhas de produção.

Abalo Moral

De acordo com relatos do deputado Julian Lemos, que já foi aliado de Bolsonaro. Julian Lemos classicou Carlos e Eduardo Bolsonaro. “Carlos é perverso, é um sociopata, capaz de matar o pai, de matar a mãe. Carlos é esquizofrênico. Ficava em casa de colete e uma pistola na cintura, mesmo sem ninguém. Eduardo é um cara canalha, calculista, frio, escroto ao extremo, é o dono da bola”. Gulliem Charles Bezerra Lemos, mais conhecido como Julian Lemos, é um empresário e políco brasileiro, liado ao União Brasil. Foi eleito deputado federal pelo estado da Paraíba nas eleições 2018, obtendo 71.899 votos.

Abalados

Nas redes sociais dos seguidores do presidente derrotado Bolsonaro, que inconformados e vingavos connuam invadindo a internet com suas avalanches de fake news. Uma delas envolvia um suposto médico do SírioLibanês contando para outro as doenças que teriam acomedo Lula depois da vitória: um AVC, a volta do tumor de faringe (era laringe), candidíase oral e, “depois de exames”, HIV. Enquanto as redes do derrotado atravessa período de calmaria.

Tranquilizante

O salário de Jair Bolsonaro, hoje, como presidente, é de R$ 30.934 e

Jair Bolsonaro terminando seu governo pedirá aposentadoria do Exército e da Câmara Federal, o que lhe proporcionará cerca de R$ 42 mil mensais. Só como capitão reformado, o chefe do Governo receberá R$ 11.945. Jair Bolsonaro ganhará desalário o mesmo do que o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto: R$ 39,3 mil. Somando-se às aposentadorias do Exército e da Câmara, no m do mês embolsará R$ 80 mil. Alem de oito assessores (dois motoristas) e dois veículos ociais. Poderá ser “presidente honorário” do PL. Já cobrou mais ainda não está decidido, se ganhará uma sala em bloco de edicios e uma mansão no Lago Sul em Brasília, paga por seu pardo.

Voador

O empresário Joesley Basta, um dos principais controladores do grupo JBS comprou um Global 7500, com capacidade para 15 passageiros e quatro tripulantes. Tem autonomia de voar de São Paulo a Sidney (Austrália) sem escalas. Pagou à vista US$ 73 milhões.

Odiento

Maria Alice Setúbal, de 71 anos, umas das herdeiras do grupo Itaú e reconhecida por anos de atuação na educação pelo terceiro setor mais conhecida como Neca Setúbal, é uma socióloga e banqueira brasileira. Bisneta e tataraneta de viscondes, marqueses e barões, herdeira e acionista do Banco Itaú, uma das mulheres mais ricas do país, sendo chamada de “comunista” pelas redes bolsonaristas, em seu apoio e declaração a eleição de Lula.

Nivaldo Narã nivaldonara@colunista.com.br

Corrupção no governo Lula é uma das armas sempre usadas por Bolsonaro e bolsonaristas. Porem de acordo com analistas de melhor memória fazem lembrar, que é preciso conhecer a história toda. No Petrolão, por exemplo, os pardos que mais roubaram foram o PP, de Ciro Nogueira (Casa Civil de Bolsonaro) e o PL de Valdemar Costa Neto (Pardo atual doBolsonaro). Ou seja: o PT não é santo, mas teve e tem fortes companheiros do crime na área.

Ania

A cantora, apresentadora e empresária Ania,29 anos, em sua entrevista concedida à revista The Wall Street Journal, “Edição dos Inovadores” revelou que pretende dedicarse a sua carreira musical somente por mais 5 ou 6 anos, depois vai se desaar em outra carreira arsca, a de atriz. Enquanto isso connua a recolher louros de sua carreira, até o nal do ano ela concorre a vários prêmios. Neste momento que escrevo esta coluna, Ania ganhou o prêmio de "Melhor Arsta Lano" no MTV Europe Music Awards 2022 neste domingo, 13/11.

Posto Guedes

No mundo nanceiro brasileiro de Paulo Guedes, muitos se encantavam com as falações do ministro, mais não imaginavam que ele iria deixar“uma herança scal maldita”. Analistas acham que a questão scal e o comportamento do então “posto Ipiranga de Bolsonaro” talvez merecessem uma CPI. De qualquer forma, agora consideram as declarações de Guedes um total alucinado.

Movimentação

Circulando por Santa Catarina, nos eventos catarinenses encontramos personagens importantes, pessoas notáveis, que fazem o sucesso dos

Pesadelo Militar

Dos crimes imputados ao militar reformado e atual presidente derrotado Jair Bolsonaro, somente os listados pela CPI da Covid, são nove crimes. Nenhum deles avançou, graças ao PRG Augusto Aras e do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, que também sentou em cima de 95 pedidos de impeachment originais, sete aditamentos e 47 pedidos duplicados.

Também seque os dos generais que contribuíram para formatar o espírito golpista de Bolsonaro e que ngiram não ver suas ameaças à democracia, nenhum deles poderá descansar na reserva, nem servir de exemplo para a caserna.

Lançamento

O jornalista Silvio Barse lançou seu segundo livro O outro lado do poder, que conta a históriapolíca nacional dos úlmos 70 anos desde o ponto de vista da prostuição.

Ele invesgou e visitou bordéis e cabarés frequentados por lobistas, parlamentares e até presidentes da República, mostrando como funciona a na camada que envolve o poder e o sexo desde a era Vargas.

Companheiros
agitos, por onde passam. Renata Vieira Foto: Caco Weber Fabiana Costa, Amanda Bessa, Liliane R. Fernandes e Natália Eugênio foto: Caco Weber Klaus Diether Glatz, Carine Giacomolli e Fábio Casanova - Foto: Carlos Alves Natália Xavier, Alex Ferrer, Romí de Liz, Tatjana Cera e Adriana Altho - Foto: Carlos Alves Aristeu Pires, Ana Claudia Araujo e os arquitetos Natália Xavier e Leandro Sumar - Foto: Carlos Alves

Educação

MEC dene prazos de inscrição do Sisu, Prouni e Fies para o primeiro semestre de 2023

Os editais que regem esses três processos selevos serão publicados em janeiro. Os documentos detalharão os cronogramas completos e as regras de cada processo selevo.

O Ministério da Educação (MEC) torna público os calendários de inscrições para os primeiros processos selevos de 2023 do Sistema de Seleção Unicada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudanl (Fies).

Já o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 será divulgado em fevereiro de 2023.

Em datas mais próximas da abertura das inscrições, o MEC divulgará os quantavos de vagas para a primeira edição de 2023 do Sisu, Prouni e Fies.

As inscrições para os três processos selevos são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no portal Acesso Único.

chamada única será divulgado no dia 21 de março.

Cronograma de adesão

Os estudantes que realizaram o Enem já podem se planejar para concorrer a milhares de vagas para ingressar no ensino.

Em todos os processos selevos, a classicação érealizada com base na nota obda no exame de 2022, mas para o Prouni também serão válidas também as notas obdas no Enem de 2021.

Para o Fies,quem parcipou de uma das edições do Enem, a parr de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever.

Sisu

No dia 28 de fevereiro, serão abertas as inscrições do Sisu, que poderão ser realizadas até o dia 3 de março. No dia 7 de março, o resultado poderá ser conferido na página do Sisu.

Prouni

Para o Prouni, o período de inscrição será de 7 a 10 de março. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 e o da segunda chamada, no dia 28 de março.

Fies

De 14 a 17 de março é o prazo de inscrição para o Fies. E o resultado da

Foram publicados, ainda, dois editais referentes a processos selevos do MEC.

O Edital nº 112, de 23 de novembro de 2022, torna público o cronograma e os demais procedimentos relavos à adesão, à renovação da adesão pelas Instuições de Ensino Superior (IES) e à emissão de Termo Adivo ao processo selevo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2023.

O Edital nº 113, de 23 de novembro de 2022, torna público o cronograma e osdemais procedimentos relavos ao processo de emissão do Termo de Parcipação pelas mantenedoras de IES ao processo selevo do Fies referente ao primeiro semestre de 2023.

(Fonte: Assessoria Comunicação Ministério da Educação).

Espitualidade

O homem sem Deus.

Salmo 14 (13):

Nós já dissemos alhures, neste estudo\meditação, que os tulos dos salmos são, antecipadamente, uma interpretação, uma espécie de síntese da ideia central do texto.

Quer dizer para a edição dos salmos que nós estamos seguindo – a Bíblia de Jerusalém – neste salmo, o religioso faz uma reexão lasmosa sobre a ausência da consciência de Deus pela maioria das pessoas do se povo.

Ele lamenta esta situação: o esquecimento de Deus. E começa dizendo: ' O insensato diz em seu coração: 'Não existe mais Deus'.

Corrompidas, abonináveis suas ações; - e sentencia: não existe mais um só homem honesto'. Na estrofe seguinte acrescenta: Dos céus Yaveh se inclina, sobre os lhos de Adão, para ver se existe algum (homem) sensato, (e explica o que signica 'sensato') um que procure Deus'.

O leitor deve estar percebendo que aqui está uma denição do que seja ser 'sensato e insensato'. No úlmo versículo colocado acima diz que o homem sensato é aquele que 'procura Deus' i.é: que se interessa por Deus, que anda atrás de Deus, como que buscando - O pelo faro.

Este é o sendo originário da palavra 'sensato': alguém que se guia pelo faro, pelo senso para encontrar Deus, alguém que tem interesse por Deus e

que vai atrás d ´Ele, como um cãozinho para encontrá-Lo.

Não há nenhuma depreciação do homem nesta comparação. E o 'insensato' que é a primeira palavra deste salmo, signica exatamente o contrário, ou seja: aquele homem que não se interessa por Deus, aquele para o qual Deus não existe; ele mesmo se constui em seu deus. (Eu sou a Lei).

(O mundo de hoje, ou seja, a sociedade humana de hoje, também se divide assim: sensatos –pessoas que procuram seguir Deus, buscando conhecer-lhe seus juízos ou modos de ver as coisas; – e insensatos –: aqueles que têm o seu foco de atenção para as coisas do aqui e agora, dinheiro, poder, prazeres. Desculpem, mas ,numa interpretação meio negava, não se poderia dizer que ,hoje, o mundo, está naquela mesma situação social que o salmista lasma? Igrejas vazias e estádios cheios.

Não te dá vontade de sair por aí com a lâmpada de Diógenes na mão para achar um cristão el, um que tenha por prioridade buscar e conhecer o seu Deus? Não é, por acaso, a nossa sociedade como um todo, feita de 'homens sem Deus' ?)

Por isto, o salmista – que sempre se idenca com Deus, zelando pelo respeito a Ele – conclui esta parte do salmo 14, drascamente: 'Todos, eles

estão fora do caminho, todos juntos perverdos. Não, não existe mais um só homem honesto, nenhum sequer'.

Diante desta realidade vã, o salmista, na connuação se pergunta: ' Mas o que fazem, então, eles? E responde, pela boca de Deus: ' Comer meu povo, eis o que eles comem, nunca invocam Yahveh'.

E o próprio Deus arma: 'Eles serão tomados de espanto, mesmo sem nenhuma causa de espanto, porque Yahveh defende a causa do justo' (e lhes diz) vós desprezais o pequeno, mas Yahveh (terceira pessoa, mesmo sendo Ele quem fala), mas Yahveh é o abrigo deles'.

E o salmo naliza, (como é costume entre os salmistas) com um olhar sobre a comunidade de Israel, onde o indivíduo se faz um cm o todo, mostrando a necessidade do grupo, da família, da assembléia, e diz: 'Quem dará de Sião a salvação para Israel? E a resposta: 'Quando Yahveh reconduzir o seu povo (após o Exílio da Babilônia') então sim: '

Festa para Jacó e alegria para Israel'. (Estes dois úlmos versículos, embora se reram diretamente ao retorno do Exílio, fazem a gente pensar no retorno para o jardim do Éden, uma vez que os que voltam são os que resisram à grande provação, que é a existência fenomênica).

Diones Seider conquista medalha inédita no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa

nossa dedicação valeu a pena”, arma o maestro da fanfarra, Jean de Oliveira Cechinao.

(Deciente Audivo e Físico); Basquetebol (cadeirantes); Futsal intelectual; Bocha Paralímpica e Bocha Rafa (Deciente Físico Andante; Físico cadeirante; Visual; intelectual e audivo.

Casa do PapaiNoel

Neste

Caçador parcipou com 4 atletas e Diones Seider conquistou o 3° lugar no Paralímpico Classe 9, essa medalha é inédita para o Tênis de Mesa de Caçador e marca o retorno da modalidade no cenário nacional.

Fanfarras de Caçador são destaques em Copa América, em Itapema

Durante a Copa América, em Itapema, que aconteceu em outubro, duas fanfarras de Caçador foram premiadas, sendo a do Morada do Sol e Dom Orlando Do.

A Fanfarra do Morada do Sol conquistou o 2ª lugar no pavilhão Nacional Sênior; 3º lugar na fanfarra tradicional juvenil e 2º lugar na categoria Mór de Comando.

Já a fanfarra do Do, conquistou o 1º lugar na categoria Sênior em Itapema, e também o 3º lugar no Pavilhão Central.

“Ao todo, 28 integrantes da fanfarra esveram parcipando da compeção. É uma alegria para nós essa vitória, sendo mérito total de todos da fanfarra. Parabenizamos a todos e sem dúvidamuitas outras conquistas virão”, enfaza o maestro Lennon Witmann.

PARAJASC, Caçador terá delegação de 90 pessoas

A Casa do Papai Noel, que está localizada na rua Lauro Muller, próximo à escadaria do Largo Caçanjurê, em Caçador, está aberta de segunda a sábado, das 9h às 21h e nos domingos, das 16h às 21h.

Natal em Caçador

“A palavra que mais condiz em fazer parte da fanfarra da Morada do Sol é orgulho. Sabemos de todas as nossas batalhas e hoje, estarmos sendo premiados em vários concursos é muito gracante. Estamos vendo que a

O município estará parcipando do PARAJASC, que inicia nesta terçafeira, 29, com delegação de 90 pessoas, entre paratletas, stas, professores e coordenadores. A compeção acontece até o domingo, 4 de dezembro, em São José, com exceção da modalidade Bocha, que acontece em Itajaí

.

Caçador compera nas modalidades de Atlesmo (Deciente Físico e Intelectual); Tênis de Mesa

Caçador está repleta de atrações para este nal de ano, que iniciam já nesta sexta-feira, 25, com a inauguração da Casa do Papai Noel, e seguem até o dia 31 de dezembro, com a Festa da Virada. As atrações serão realizadas pela Prefeitura, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação dos Amigos da Música (AMIMU).

As atrações deste ano acontecem em diferentes lugares, como a escadaria da Catedral São Francisco de Assis; MuParque; Auditório da UNIARP; praça do Berger; Câmara Municipal de Caçador e, como tradicionalmente, no Parque Central.

Consulte a programação no site cacador.sc.gov.br

nal desemana aconteceu em Concórdia-SC a 15° Edição do Tênis de MesaBrasil Challange Plus.
Fotos e
Fatos e

Ingredientes

2 kg de faas de ossobuco

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de farinha de trigo

3 dentes de alho amassados

1 cenoura grande descascada

2 cebolas médias picadas

1 kg de tomates sem pele e sem sementes, picados

1 colher (chá) de manjericão seco

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

1 xícara (chá) de caldo de carne

2 xícaras (chá) de vinho branco seco

Sal a gosto

Ossobuco com Molho de Tomates Produtos de qualidade para toda a família

Modo de Preparo

1 - Faça 2 a 3 pequenos cortes nas extremidades de cada peça de ossobuco, com o auxílio de uma faca ou tesoura.

2 - Passe cada peça de ossobuco na farinha de trigo temperada com sal.

3 - Em panela grande, aqueça a manteiga com o azeite e frite as faas de ossobuco, aos poucos, até que dourem de todos os lados.

4- Rere da panela e reserve.

5 - Na mesma panela, cozinhe por 15 minutos aproximadamente, a cenoura, o alho e a cebola com a panela tampada.

6 - Acrescente, colocando por cima de tudo, a carne polvilhada com manjericão.

7 - Adicione o extrato de tomate, o caldo de carne, os tomates e o vinho.8 - Se necessário, acrescente água o suciente para que a carne que coberta.

9 - Depois que levantar fervura, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe que cozinhe até a carne car macia.

10 - Estando macia, rere a carne colocando-a em refratário e mantendo-a quente.

11- Connue cozinhando o molho, mexendo sempre, por mais 15 minutos.

12 - Estando pronto, despeje sobre a carne e sirva.

Sugestão para acompanhamento Arroz branco com purê de batata – Polenta mole – Um talharim e saladas verdes. Para beber um vinho nto de sua preferência. Rendimento 8 porções.

Na Cozinha Na Cozinha Com Alcir Bazzanella
AQUI VOCÊ
MAIS! Av. Fahdo Thomé, 2022 – Bairros dos Municípios Telefone: (49) 3563-0026
COMPRA

Censo em Caçador - Pessoas se negam a responder

colete, crachá e o Disposivo Móvel de Coleta (DMC), um celular de capa azul com idencação do Governo Federal, para segurança de todos”, reforçou a coordenadora.

Há muito tempo se diverge a respeito da população de Caçador.

Há aqueles que se empolgam e armam que são mais de 100 mil habitantes e, outros, que caram sasfeitos com os 80 mil anunciados em 2021, pela esmava do Instuto Brasileiro de Geograa e Estasca, órgão do Governo Federal.

Agora, um novo Censo está sendo realizado para acabar de vez com essa dúvida.

Os recenseadores, do próprio IBGE, estão passando em todas as residências, seja da cidade ou do interior, para fazer perguntas breves, visando estabelecer a real população de Caçador.

Entretanto, muitas pessoas ainda se negam a responder. “Estamos caminhando para a reta nal e temos, no momento, o registro de 268 domicílios onde as pessoas se negaram a prestar as informações”, destacou aCoordenadora de Subárea de Caçador do IBGE, Jéssica Francielle Georg.

Vale lembrar que a recusa para prestar as informações é passível de multa, baseada na Lei 5.534, com valor “de até 10 vezes o maior saláriomínimo vigente no País, quando primeiro; e de até o dobro desse limite quando reincidente”.

Além disso, segundo a coordenadora, existe mais uma parte de pessoas ausentes nas residências, onde o recenseador já visitou várias vezes, em dias e horários alternados, e ainda deixou uma folha de recado, com sua idencação e telefone para contanto, nãoobtendo retorno.

“Os recenseadores trabalham os 7 dias da semana em horário comercial e diversicado para encontrar a população em casa, sempre usando o

Ao todo, são 23 recenseadores em campo e 4 supervisores. “O que destacamos é que, tanto para as pessoas que não aceitaram responder as perguntas, quanto naquelas residências onde o morador não foi encontrado, é deixado o contato do recenseador, para que seja possível o contato”, completou Jéssica.(Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Caçador).

O contato do Posto de Coleta do IBGE (49) 99112-3376

Caçadorenses suas informações são imprescíndiveis para denição de policas públicas e tomadas de decisões de invesmentos da iniciava privada, subsidiar as policas publicas , orientando o planejamento de gestão e orçamentos governamentais visando a aplicação de recursos públicos nas áreas prioritárias.

Geral

O 14º Encontro de Carros Angos de Caçador

paralelas como fesval de cervejas, foods trucks e exposição de produtos e itens relacionados ao mercado automobilísco.

Sucesso Total. Parabéns aos organizadores.

Acompanhe o evento através do Programa Alcir Bazzanella.

Realizado no período de 18 a 20 de novembro no Parque Central reuniu mais de 520 veículos segundo os organizadores lembrando ainda que mais de 15 mil pessoas presgiaram a exposição.

Além dos integrantes do Clube de Carros Angos de Caçador, esveram presentes colecionadores de Lages, Concórdia, Joaçaba, entre outras.

Junto ao evento aconteceu atrações

www.abonline.com.br

Geral
Faça parte da 6ª edição da Revista Feeling Potencial de Caçador (49) 99807 1448 Tudo em um só lugar História Turismo Indústria Comércio Serviços Tudo em um só lugar
I49I3563-1728 / 3563-6606 I49I 3563 6606 www.formulaexata.com Av. Senador Salgado Filho, 33 - Centro - Caçador/SC Há 23 anos cuidando
família
da
caçadorense
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.