Ano23-Edição157-2023
DistribuiçãoGratuita
José Carlos Tombini
Medicina Integra va
Dra. Cleonice dos Santos Mo ecy
Fatos e Fotos
Empossado Presidente da ACIC Em Caçador



















































Ano23-Edição157-2023
DistribuiçãoGratuita
José Carlos Tombini
Medicina Integra va
Dra. Cleonice dos Santos Mo ecy
Fatos e Fotos
Empossado Presidente da ACIC Em Caçador
Oar go7.ºdoprojetodonovoarcabouço dispensa a União de cumprir as regras estabelecidasnoar go9.ºdaLRF;emvez disso, as diretrizes específicas para o governo federal ficariam em um novo ar go da LRF, o 9.º-A, com novas diretrizes; a mais imoral delas está no parágrafo
6.º, que diz “O descumprimento da meta de que trata o caput [ou seja, “meta de resultadoprimárioestabelecidanoAnexo de Metas Fiscais da lei de diretrizes orçamentárias”] não configura infração a esta LeiComplementar”
O pior que poderá acontecer a um presidente da República nessas circunstâncias está no parágrafo 4.º: “Caso a meta de resultado primário não seja cumprida, o presidente da República encaminhará mensagemaoCongressoNacional,até31 de maio do exercício seguinte, com as razões do descumprimento e as medidas decorreção”.
Privilégiosaquem?
Adivinhaquemvaipagaraconta.
(49)988097373-alcir@abonline.com.br
DepartamentoComercial e Editoria-
EdumarVerge Junior
(49)998071448
Diretor:AlcirBazzanella(Jornalista-SC1668JP) revistafeelingedumar@hotmail.com
Administra vo:KarineSilvaDiasBazzanella
(49)35671584- adm@abonline.com.br
Criação/Diagramação:EJR
ServiçosdeComunicação
(49)998152244-998071448edumarvjunior@hotmail.com
DepartamentoJurídico:
GilsonFranciscoKollross
Capa:Foto:ASCOM-ACIC
RevistaFeelingéumapublicação
Todasasmatériasepublicidadesassinadassãodeinteira responsabilidadedeseusautores.Aopinião das pessoas nãorefletenecessariamenteaopiniãodarevista.
paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das a vidades motoras, cogni vas, sensoriais, psicológicas e sociocomunica vasdaspessoascomdeficiências e/ounecessidadesespeciais.
A APAE e a PM de nosso município, ajudam inúmeros pacientes através daEquoterapiadesde2022.Asen dades possuem uma equipe interdisciplinar com atuações nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Assistente Social,Equitador,TerapiaOcupacional ePsicopedagogia.
Caçadorcontoucomapar cipaçãode aproximadamente 140 voluntárias da en dade de diversos municípios que estavam presentes no evento que contou com uma programação de palestras, dinâmicas e sorteio de brindes.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caçador, anfitriã do evento, presta serviços há cerca de 40 anos, realizando atendimentos para as mulheres da comunidade. São cerca de 100 atendimentos por mês. A Rede conta com mais de 60 voluntárias, além do trabalho especializado da enfermeiraAdrianaChapieski.
as demandas da comunidade”, afirma Gilvane.
Ainda, serão ofertadas oficinas de inclusão digital para a terceira idade (para o uso de celular e notebook); rodas de leitura e ações para elaboração de currículos e encaminhamento devagasdetrabalho.
Oprêmioéumainicia vadoGoverno doEstadodeSantaCatarina,porintermédio da Fundação Catarinense de Cultura, através do Edital Elisabete Anderle de Es mulo à Cultura. (Fonte: PrefeituraMunicipaldeCaçador).
Equoterapia é um recurso terapêu co que u liza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O cavalo, com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afe vo estabelecido entre o
Pelo segundo ano consecu vo, a Biblioteca Pública Municipal Vidal Ramos recebeu o prêmio Elisabete Anderle de Es mulo à Cultura. Desta vez, o prêmio foi conquistado através do projeto “Biblioteca Pública: um novo olhar para o cidadão”, realizado pelabibliotecáriaGilvaneMariaLecardellidaSilva.
O valor do prêmio é de R$ 30 mil, que será u lizado para aquisição de itens de mobiliárioe livros. “O nosso obje vo é aumentar significa vamente o número de usuários da biblioteca, oferecendo, além do espaço intera vo, serviços adequados para atender
Neste final de semana, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador esteve presente no município de Concórdia no centro de treinamento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia, onde foi realizado treinamentos e a vidades com parte da Chefia e da Coordenadoria de CombateaIncêndio.
O foco das a vidades no centro de treinamento era a gestão e gerenciamento das equipes de combatentes, leitura do local sinistrado, técnicas de ven lação e progressão ao incêndio, trabalho com esguichos e comportamento do fogo. Ao todo, par ciparam 20 bombeiros de Caçador, sendo instruído pelo Núcleo de Ensino de CaçadoreConcórdia.
Agradecemos o apoio do Corpo de BombeirosVoluntáriosdeConcórdiae toda a estrutura disponibilizada neste finaldesemana.
Para o que servem os barris decarvalho?
ira também é a ideal para proporcionarumaoxigenaçãogradualdabebida.
O fato do oxigênio entrar gradualmente pelos poros do carvalho também diminui a intensidade dos taninos, conferindo uma textura mais aveludada,maissuaveparaovinho. Quaissãoos posdebarrisdecarvalho?
especialmente nos Estados Unidos e no Canadá, também são muito u lizadas na produção de vinho pelo mundo São mais comuns e mais acessíveisqueosfranceses.
Esse atributo que determinados vinhos possuem está ligado ao recipientenoqualosvinhossãoarmazenados. Os barris de carvalho são tradicionalmente u lizados pelos produtores de vinhos para a maturação. Processo esse que pode durar mesesouatémesmoanos.
Como o carvalho influencia ovinho?
Tipicamente encontrados em florestas temperadas da Europa, América do Norte e até mesmo na Ásia, es ma-sequeexistemcercade250espécies diferentes dessa madeira. Vamos apontar as caracterís cas gerais, dos carvalhos mais comuns nomeiodosvinhos.
A história da produção de vinho é milenare,certamente,outrosrecipientesjáforamu lizadosnoprocesso de armazenamento dessa bebida pelomundo.An gasrepresentações gregas mostram ânforas de cerâmicasnasquaisosvinhoseramguardados. Entretanto, o carvalho tornouseorecipientemaisu lizadoporque os produtores notaram uma interferênciaposi va.
A maturação nos barris de carvalho intensifica a coloração e o sabor do vinho, além de conferir o dito toque amadeirado. A porosidade da made-
A França é a maior fonte de carvalho da Europa e lá estão as madeiras mais requisitadas e sofis cadas do mundo. Entretanto,o paísapresenta uma legislação rígida em torno do corte do carvalho, visando a perpetuaçãodaespécieetambémagaran a da qualidade do produto Em geral,ocarvalhofrancêséconsiderado pelos enólogos complexo e eleganteeapresentataninossuaves.
Asmadeirasencontradasemregiões temperadas da América do Norte,
Existem também carvalhos interessantes na Hungria, Romênia, Rússia, Polônia e em algumas regiões da Croácia. Em geral, os barris fabricadas com madeiras do Leste Europeu apresentam uma textura marcante e baixa porosidade o que confere uma longevidademaioràbebidadevidoà baixamicrooxigenação.
Éimportanteressaltarqueostanoeiros, ou fabricantes de barris, consideram a origem da madeira mais importantedoquesuaespécieemsi, uma vez que as peculiaridades de cada carvalho estão mais ligadas à região na qual ele foi plantado. Ou seja, até mesmo os barris de vinho apresentam o seu efeito terroir. (Fonte: Família
Valduga-JhonatanMarini)emocional ou ocorram de maneira repe da,podendoserelaboradasem qualquer momento da vida, contudo, se formam de maneira mais intensa na infância, entre os 8 e os 12 anos, peloquesevê,ouveousente.
Das crenças formadas, as nega vas, que são pilares da autossabotagem, sãodesignadaslimitantes.
Jáaautoes ma,seelaboraapar rdo queapessoaouveaseurespeitocom acriaçãodeumaimagemsua.Portanto, a imagem criada pelo indivíduo de si mesmo, com base no dizem a seu respeito,édesignadaautoes ma.
Esta imagem de si mesmo sustenta um sen mento muito importante, o autoamor,oqual,quandobaixo,pode se tornar tóxico e atuar no circuito da autossabotagem.
Como visto, o circuito da autossabotagem tem como pilares as crenças limitanteseabaixaautoes ma.
Autossabotagem é quando a pessoa toma a tudes que lhe são prejudiciais, influindo de maneira nega va nas suas tarefas co dianas, nos seus relacionamentospessoaisouprofissionais, nas decisões tomadas e repercu ndo, em úl ma análise, nos resultados alcançados em todos os âmbitosdavida.
Ela pode se manifestar de maneira consciente ou inconsciente, o que é predominante, se materializando através da comunicação nega va, qual seja, ter maus pensamentos, verbalizá-loseagirconsonanteaeles
Os sen mentos tóxicos, como o medo,impulsionamocírculovicioso
daautossabotagemegeramumestado psíquico nega vo, o qual fortaleceos pensamentos nega vos e disseminaainsegurança.
Pode-se dizer que a autossabotagem trabalha através do subconsciente para minar o planejamento de vida e os sonhos elaborados pelo indivíduo, se materializando através da combinação de pensamentos nega vos, sen mentos e comportamentos autodestru vos.
A autossabotagem está diretamente relacionada com as crenças e a autoes madapessoa.
As crenças se formam a par r de eventos que geram forte impacto
São caracterís cas comuns as pessoas que convivem com a autossabotagem a falta de organização, a procras nação de decisões ou tarefas importantes, a incapacidade de relaxar e desligardeseusafazeresprofissionais ou de compromissos e situações vivenciadas em outras áreas, a inconstância e o fato de se cri carem corriqueiramente.
Por outro enfoque, estes comportamentos que diferenciam os indivíduos que pra cam a autossabotagem, podem iden ficar seus pos mais comuns, quais sejam, vi mização, negação, culpabilidade, procras nação,inconstânciaemedo.
Qualquer dos pos de autossabotagem é terrível para o transcurso da vida, impedindo o crescimento profissionaloupessoal,atrapalhandoos relacionamentos, comprometendo as decisões tomadas, impedindo a prosperidade financeira e relegando o indivíduo a uma situação de penúria e estagnação das mais variadas ordens.
Este estado de coisas ainda pode repercu r em doenças sicas, estadosedoençasmentais.
Queaautossabotageméuminimigo que precisa ser vencido já se sabe, masépossívelvencê-lo?
Pois então, a seguir vão 6 dicas para se vencer os pensamentos, a tudes esen mentossabotadores:
1 – Procure se conhecer, iden ficar
as crenças que originam a autossabotagem,eliminá-laseformarnovas crençasquesejamposi vas;
2–Melhoreasuaautoes ma;
3 – Se torne gestor das suas emoções, as conhecendo e as gerenciando;
4 – Assuma o protagonismo da sua vida, se conhecendo, desenvolvendo o princípio da autorresponsabilidade, não delegando a tomada de decisões, entendendo o erro como oportunidade para aprender, melhorar e para conquistar grandes vitórias;
5 – Estabeleça metas claras para sua vida, aprenda a conviver com as mudançasesejaalguémdeação;
6 – Pra que diariamente a comuni-
cação posi va, pensando coisas posi vas, verbalizando estes pensamentos e tendo a tudes que caminhemnomesmosen do.
As dicas dadas acima são valiosas, mas buscar auxílio para colocá-las em prá ca seria uma a tude sábia, neste caso, o profissional de escolha éoCoach.
Agir para vencer a autossabotagem é uma a tude de preservação da vida e diferencia os vencedores dos perdedores.
Contato para Coaching, Palestra e Consultoria:
(47)99983-6026
ser informado e ques onador, embora isso assuste ao médico tradicional, para outros, inclusive a mim, obriga-nos a ser melhor, a buscar mais conhecimento e a levaromelhoraosnossospacientes.
mas sim tratar a clínica do paciente que sempredevesersoberana.
Háváriosanosmedepareicomessaindagação e como sou uma pessoa extremamente curiosa e recep va a novas ideias, fui buscar o significado disso e foi aí que descobrioverdadeiroencantodamedicinaquetantoamo.
Vindo de uma faculdade padrão que se baseia na cura de doenças buscando nos remédiosasuaestrutura. Hojeeuinícioa conversa com meus pacientes perguntando qual o verbo que corresponde à palavra “remédio” e quando juntos decidimos que não queremos simplesmente remediar o seu quadro clinico, mergulhamos em um mundo novo, porque exige mudança de es lo de vida, mas ao mesmo tempo desafiador, envolvente e sedutor.
Quando o paciente se compromete com essaconcepçãodemedicina,quebuscaa saúde,vendooindivíduocomoumtodoe sem fracioná-lo por especialidades, buscamos a harmonia e completude sendo o resultado final encantador e é um caminho sem volta. O que ganhamos? nada mais,nadamenosquequalidadedevida.
Entendo que para a maioria dos médicos este caminho é quase que impossível de reconhecer, pois a medicina tradicional, ao meu ver, ultrapassada, vem dos bancos escolares que insistem em não mudar; mas o que fica longe do entendimento da maioria é que a informação da saúde( rápida e numerosa) hoje não nos chega somente através do médico, e também que do outro lado da mesa de nossosconsultóriostemosnamaioriaum
Mas o que realmente é a medicina integra va? Quando estamos com um pacientedeveríamosvoltaraosmédicosmais an gos e os referenciar; pois faziam a medicina raiz e através da história clínica edepouquíssimosexamesfaziammuitas vezes diagnós cos muito mais precisos. Quantos médicos você foi que ques onou sobre sua alimentação e seu hábito intes nal? E sobre a sua a vidade sica, oulheexplicouaimportânciadessa.
Quanto água você ingere? Você já sabe que somos cons tuídos 70% de água, então se quisermos desintoxicar tome água. A qualidade do sono e a caracterís ca do nosso despertar são indicadores danossasaúde.
Falando de um tema polêmico atualmente, os hormônios, a medicina tradicional parece não entender bem suas vantagens, pois se fosse um pouco mais atenta a cada um dos seus bene cios procuraria na clínica de cada paciente a sua real necessidade e prescreveria de maneira mais frequente, pois a queda hormonal que ocorre a par r dos 35 anos, traz comopossíveisconsequênciasaansiedade, irritabilidade, depressão, falta de libido,entreoutrasmanifestações.
A u lização consciente da reposição hormonal além da melhora emocional, da sa sfação sexual, do convívio social e por que não do ganho esté co, tão condenado hoje em dia, mas que contribui para maior aceitação daqueles que se preocupamcomisto.
Nosso equilíbrio emocional está relacionado diretamente com o equilíbrio dos neurotransmissores e esses, assim como os nossos hormônios, dependem de nutrientes, que se não es verem presentes em nossa alimentação e/ou não os absorvermos corretamente, estaremos comprometendo seriamente o nosso bemestar.
Ainda dentro da saúde integra va aprendemosaolharosexamesdeumamaneira diferente, pois muitos deles podem estar dentro dos limites laboratoriais determinados, não significando saúde, pois devemos não avaliar ou tratar exames,
Quando conseguimos que nosso paciente consiga aderir a estes tratamentos como resultados temos aumento da autoes ma, realização pessoal acompanhado da tão almejada SAÚDE, o que faz de nós médicos a certeza do dever cumpridoeistojámebasta.
Com a esperança que a medicina acorde, que seu foco seja o paciente e seu bem estar;deixomeuabraçoatodos.
Médica–CRM4914
Victor Meireles 663 - Videira SC 49 991527673
JUSTIÇA?
Mais uma decisão estapafúrdia do Judiciário brasileiro que nos deixa estarrecidos. O CNJ (Conselho Nacional de Jus ça), presidido pela ministraRosaWeber,decidiuaplicarapena máxima ao juiz Marcos Scalércio e aposentá-locompulsoriamente.
O juiz atuava no Fórum Trabalhista de São Paulo, o mesmo de triste lembrança do juiz larápio ‘Lalau’ Marcos foi denunciado e acusado de pra car assédio e estupro contra 22 mulheres emváriascircunstâncias,inclusiveem seuprópriogabinete.
estaéaleiedeverásercumprida.Ora ministra, há quanto tempo o STF vem descumprindoaleierasgandoaCons tuição quando é de seu interesse ou interesse de determinado grupo da sociedade?
Será que não poderia mais uma vez sair da lei (?) e não dar este prêmio vergonhosoaumsujeitocomoeste?
São ladrões do tempo do cidadão fracoesubme doasleis.
maior parceiro econômico dos úl mos14anos.
Devemos aprimorar nossas fontes de energia limpa, sobretudo em intercâmbio com a China que ocupa o primeiro lugar no mundo em termos de capacidade instalada de energia eólica,solar,hídricaedebiomassa.
Que tem 42 anos de idade, foi condenado (?) a receber R$ 32 mil mensais deformavitalícia,ouseja,atéofimde seus dias, com o dinheiro de nossos impostos.
Seriapuniçãoouprêmiomáximopara o juiz? Faz sen do um absurdo desses? Hoje são aproximadamente 36 milhões de aposentados no INSS e desses,24milhõesrecebemoestrondoso salário mínimo de R$ 1.320 e, pasmem, menos de 800 recebem o tetodeR$7.507.
QuealémdepresidiroCNJtambémé ministra do glorioso e parcial STF (Superior Tribunal Federal), disse que
Os processo demoram anos e anos, chegam mesmo a duas décadas e pessoas morrem sem verem seus processos concluídos devido a morosidade da Jus ça e os recursos permito por juízes desonestos que poderiam descartar estes recursos, pois mais de 50% são para atrasar o processo, obrigar a desistência e até mesmoforçarumdescuidodapartee arquivamento do processo, quando não ocorre de haver corrupção da parte do advogado, o que é muito comum, em processo contra Bancos, e/ou grandes corporações nacionais einternacionais.
Brasil não pode deixar passar a oportunidade de estreitar os laços com a Chinaparafortalecernossaeconomia e copiar seu modelo de modernização, justamente por sermos seu
Sólevaamaispoluiçãoedeterioração dos poucos recursos naturais, sendo inimaginável e estapafúrdio o pedido da Petrobrás de explorar petróleo justonafozdorioAmazonas.
Vivemos em uma era que a exploração racional dos recursos naturais de uma região feito o Amazonas é infinitamentemaisrentáveldoqueasujae ultrapassadaexploraçãodepetróleo.
E outros países sejam sensíveis à nossa incapacidade de preservar nossas riquezas e explorar com sabedoria nossa natureza e, sejam nossos parceiros em uma exploração racional,tecnológicaepreservacionistade nossasriquezasnaturais.
“O Poder Judiciário, como não tem punição e assim age com o Corpora vismo, um defende o outro”.
mente em 1264, durante o pon ficado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaris a foi resultadodainfluênciadosrelatosdeJuliana de Mont Cornillon, uma freira belga quenasceunasproximidadesdacidadedeLiège,em1193.
Além dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, outro acontecimento narrado sensibilizou o papa a criar Corpus Chris . Os relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro de Praga deteve-se em Bolsena e lá realizouosacramentodaeucaris a
Corpus Chris é uma expressão originária do la m e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo” Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaris a.Essesacramentodocatolicismoérealizadocomoumaformade relembrar a morte e ressurreição de JesusCristo.Nessesacramento,opão que é consumido representa o corpo deCristo,eovinhoingeridosimboliza osanguedeCristo.
A realização da eucaris a é uma referência à Úl ma Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica,acredita-sequenaeucaris a ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hós a e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência,nacarneenosanguedeCristo.
A comemoração de Corpus Chris ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa.Adataécelebradaobrigatoriamente em uma quinta-feira Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Úl ma Ceia ocorreu em umaquinta-feira,segundoatradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da San ssima Trindade Na quinta seguinte ao Domingo da San ssima Trindade, é comemorado Corpus Chris .»
Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hós a consagrada.
A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficial-
Esse suposto milagre ficou conhecido comoMilagredeBolsena,eseurelato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação de CorpusChris .
Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa. Corpus Chris tevesuaimportânciara ficada durante o século XIV, e prá cas comuns à festa foram criadas com o passardotempo.(Fonte:BrasilEscola)
des áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversasespécies.
do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscien zassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
«Em 1972, durante a Conferência das NaçõesUnidassobreoMeioAmbiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) ins tuiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado tododia05dejunho.
Essadata,quefoiescolhidaparacoincidir com a data de realização dessa conferência, tem como obje vo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemasambientaiseparaaimportânciadapreservaçãodosrecursosnaturais, que até então eram considerados,pormuitos,inesgotáveis.
Nessa Conferência, que ficou conhecidacomo ConferênciadeEstocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de veretratarasquestõesambientaisao redordomundo,alémdeseremestabelecidos princípios para orientar a polí caambientalemtodooplaneta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a par r daí.»
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos nega vos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de gran-
Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejamdiminuídos.
Senadaforfeito,oconsumoexagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo,inclusive,nossasobrevivência.
Emrazãodaimportânciadaconscien zação e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendáriomundial.
Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostremanecessidadedemudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.
"Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta sele va e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exó cas, uso de combus veis fósseis, desperdício de água e esgotamento
Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parteequetodaasociedadereivindique o cumprimento das leis ambientais.
Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadroatual."
tuadaaadesãodeCaçadoraoprojeto Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, tendo como obje vo a transformação local pela implantaçãodepolí casdedesenvolvimento
A cerimônia realizada na Cabanha Rancho Fundo, reunindo 450 convidados entre autoridades, empresários, associados e colaboradores da en dade. O empresário José Carlos Tombini foi empossado presidente paraotriênio23/25,juntamentecom todososnovosmembros.
O prefeito de Caçador, Alencar Mendes, falou que a história da ACIC se mistura com a do município, sendo umaen dadeparceiradaadministração municipal e que muito contribui para o desenvolvimento caçadorense, com um trabalho feito a muitas mãosportodosospresidentesediretoriasqueporalijápassaram.
Essas polí cas públicas são possíveis através das soluções que permitem estruturar de maneira sólida e que resultante de uma gestão municipal Empreendedora. Assinaram o documento o presidente da en dade, Carlos Fonseca e o prefeito Alencar Mendes.
Dr Jovelci Domingos Gomes, que deixou o cargo, disse estar sa sfeito com os resultados ob dos frente a Associação Empresarial, que agora está sendo entregue para o comando de outro grande e competente empresário caçadorense. Em seguida Jovelci fez um resumo das principais açõesdeseumandatonaACICeagradeceu toda a equipe que atuou com ele.
E aproveitando o momento, com o propósito de promover o desenvolvimento territorial de Caçador e acelerar a economia e a inovação, foi pac-
O doutor honoris causa e 1º vicepresidentedaFIESC,GilbertoSeleme, que destacou o crescimento industrialdeCaçadoreapar cipaçãodaACIC neste processo. Parabenizou o expresidente Jovelci Gomes pelo trabalho desempenhado e estendeu seu apoio a nova diretoria que assume a Associação Empresarial, desejando sucesso ao presidente José Carlos Tombini. “Que tenhamos todos sabedoria para fazer o bem por Caçador e região”,declarou.
O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, também deixou seu recado. Para ele, a grandiosidade da cerimônia de posse com tantos convidados pres giando, demonstra a força que a ACIC possui em Caçador, orgulhando seus cidadãos pelas ações desenvolvidas.
Mas, mais do que isso, colocando Caçadoreseusmunícipessempreem primeiro lugar; porque as bandeiras do empresário e do cidadão costumamserasmesmas:todosqueremos um futuro melhor para quem vive aqui. E ao defender melhores condições para empreender, defendemos também a geração de empregos, de oportunidades, de qualidade de vida e de dignidade para nossa população”,enfa zaJoséTombini.
Vejamaisalgunsregistrosdo evento
Em seu pronunciamento, o presidente José Carlos Tombini disse” “Neste momento histórico, não posso deixar de lembrar do início da ACIC, onde algumas lideranças de Caçador, com espírito empreendedor, reuniram-se como estamos agora, para discu r o futuro do associa vismo e do empreendedorismo em nossa cidade. Já se passaram 82 anos. Mas a vontade de buscar mais e de fazer o melhor pelo nosso município é que mantém essa en dade tão relevante até hoje
Nestas mais de oito décadas, a Associação Empresarial de Caçador viveu gestões marcantes, sempre defendendo os interesses de seus associados.
Algumas ações anunciadas pela nova diretoria
–Ampliarosserviçosaosassociados
– Valorizar a qualificação do setor empresarial
–DefenderaVozÚnicadaFACISC
– Trabalhar pela segurança energé ca
– Atuar para a conclusão dos projetos doaeroportodeCaçador
– Buscar inves mentos nas redes de hospitais do meio oeste, priorizando aofertadenovosleitosdeUTIneonatal e pediátrico, bem como a regionalizaçãodosserviçosdesaúde
– Atuar pela simplificação tributária e equiparação do limite estadual do ICMScomoSimplesNacional
– Manter em a vidade o sistema An granizo que tem contribuído muito na região evitando prejuízos causadospelaschuvasdegranizo;
– Intensificar a parceria e o relacionamento com outras en dades, como o CDL, AMPE, UNIARP, IFSC e com o setorpúblico. (Fonte/Fotos:ASCOMACIC)
"Um dos Maiores Sabotadores da PersistênciaChama-seRo na.»
"Conhecimento requer Higienização Espiritual, Superação da "Noite Escura" e, sobretudo, conversão. Se a Fé consiste em crer naquiloquenãovemos,aconversãoconsiste em desafiarmos a nós mesmos em Deus.»
"Precisamos desenvolver a Paciência para quePersistamosePossamosOuviraVozde Deus.»
"O Perfeccionismo é uma das impurezas espirituais que mais merece nossa atenção equedevemosreciclaroquantoantes.Isso porque, quando somos muito exigentes como nós mesmos e não aceitamos errar, perdemos tempo demais remoendo os fracassoseparamosdeavançar."
"Nunca deixe de Agir, mas Viva um Dia de cada vez e sem medo do Amanhã. O "Não" nósjátemos!!Corramos,Portanto,atrásdo "Sim",ecomacertezadequeseremosVitoriosos."
"Devemos ser humildes, sim, mas não subes mar nossas qualidades. A Verdadeira Humildade advém da confiança no senhor, no potencial dado por Ele e na necessidadedeSuagraça."
"A Certeza de que a tempestade passará nos faz enfrentá-la com Força redobrada. e é exatamente por isso que nos tornamos Capazesdesuperá-la.
Jesus não disse que tudo se resolveria de uma só vez. O que Ele nos garan u é que nesse mundo teremos grandes preocupações e que quem perseverar até o fim será salvo.
APerseverançaéumavirtudefundamental paraquemquerservitorioso...EntãoPersevere!!!!
"Deus é Visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os Olhos da Alma. Sejamos puros, Tenhamos um Coração Livre de Malícia, de Amargura ou Ressen mento. Sejamos pessoas SincerasenãoHipócritas."
De janeiro a março de 2023, a produção industrial catarinense cresceu 2,2% em relação ao 4º trimestre de 2022.Obomresultadoestáassociado à recuperação, parcial ou total, de vários setores, como é o caso da indústria de confecção, que cresceu 16,0%noperíodoanalisado,segundo dadosdoObservatórioFIESC.
Na indústria, o setor de confecção é o segundo que mais gera empregos formais, atrás apenas da fabricação dealimentos.
Em 2021, a indústria de vestuário representou 4,2% de todos os postos formais de trabalho do estado e 12,1%dosempregosindustriais.
“O crescimento da indústria de confecção está atrelado à desaceleração dos preços no setor, que foi muito prejudicado por problemas de oferta nos úl mos anos. Além disso, o consumo das famílias tem sustentado a a vidade econômica no início de 2023. Isso fomenta a produção de ar gos de vestuário no estado, que possui um dos principais polos de confecção do país”, afirma Mario CezardeAguiar,presidentedaFIESC.
Asa vidadesdeconfecçãomovimentam uma ampla rede de indústrias no estado, com destaque para as pequenasunidadesprodu vasqueprestam serviços para outras empresas de vestuário, tanto da indústria, quanto docomércio.
O desempenho dessas empresas tem contribuído para os bons resultados do mercado de trabalho catarinense. Somente de janeiro a março de 2023, asmicroindústriasdeconfecçãogeraram 3.398 novos empregos formais no estado, segundo dados do MinistériodoTrabalhoeEmprego.
Outrossetoresemexpansão
A produção industrial também foi incen vada pelo crescimento na a vidade econômica dos setores de equipamentos elétricos (9,3%) e de produtosquímicos(3,4%).
“A expansão desses setores foi es muladapelasvendasexternas,principalmente para os países da América do Norte, Mercosul e Europa, com o aumento das exportações de transformadores e painéis para comando elétrico, gela na, óleos para uso industrial, entre outros”, ressalta CamilaMorais,economistadoObservatórioFIESC.(Fonte:ASCOMFIESC)
en dade realiza entre os dias 2 e 5 de agosto no Rio de Janeiro (RJ). O evento, aberto ao público a par r do dia 3, terácompe çõesdasmodalidadesF1 inSchools,FIRSTTechChallenge(FTC) e FIRST Robo cs Compe on (FRC). Par cipam estudantes da Escola S, rede de educação básica do SESI e do SENAI, dos municípios de Concórdia, Criciúma,BlumenaueSãoJosé.
Cinco equipes catarinenses estão envolvidas nas disputas do Fes val Internacional SESI de Robó ca, que a
Cinco equipes catarinenses estão envolvidas nas disputas do Fes val
Internacional SESI de Robó ca, que a en dade realiza entre os dias 2 e 5 de agosto no Rio de Janeiro (RJ). O evento, aberto ao público a par r do dia 3, terácompe çõesdasmodalidadesF1 inSchools,FIRSTTechChallenge(FTC) e FIRST Robo cs Compe on (FRC). Par cipam estudantes da Escola S, rede de educação básica do SESI e do SENAI, dos municípios de Concórdia, Criciúma, Blumenau e São José (Fonte:ASCOM-FIESC).
Ó Caçador, oitenta e nove anos De trabalho fecundo, há gerações, Faz de , entre os mais centros urbanos, A cidade de nossos corações.
Jamais nos deste quaisquer desenganos, Nem vemos, de , desilusões. Somos caçadorenses soberanos, Que honramos nossas nobres tradições.
Todos podem, aqui, traçar seus planos, Pensar em seu porvir, nos ideais, Que serão, certamente, alcançados.
E seu povo, que vive sem enganos, Relembra heróicas lutas ancestrais Do Contestado, em tempos já passados.
(49) 3563 0595
(49) 99985 1474
Rua 25 de Março, 343 - Centro
Com parte dos eventos comemora vos pela Semana da Indústria, o auditório da ACIC em Caçador recebeu palestra com o tema “Inteligência de dados para acelerar suas vendas”, ministrada pela gerente execu va do Ins tuto Euvaldo Lodi (IEL), Eliza Coral. O evento é uma promoção da FIESC com a parceria de núcleos da Associação Empresarial, sendo Gestão pela Excelência, Recursos HumanoseMulherEmpreendedora.
vidos para celebrar a Semana da Indústria. “Preparamos uma série de eventos nas principais cidades da região. E falar sobre a inteligência de dados para a tomada de decisões é sempre muito interessante para todos que estão presentes, assim comoébomcelebraressadatajáque a indústria é muito importante para o nossodesenvolvimento”
está acontecendo, não é coisa para o futuro, então as empresas precisam se preparar, se capacitar para interpretar os dados”, explicou Eliza.(ASCOM-ACIC_
Evento especial para as mulheres teve palestra, desfileejantar
O Núcleo de Mulher Empreendedora da ACIC realizou dia 11 de maio um evento especial para as mulheres, reunindopalestra,desfileejantar.
O auditório recebeu empresários, CEOs, coordenadores e gerentes comerciais de empresas de todos os portes. A abertura foi feita pelo diretor de Núcleos, Bruno Tesser, desejando uma ó ma palestra a todos os presentes, para enriquecer o conhecimento de cada um e transformar isso em ações posi vas dentro das empresas.
A palestrante Eliza Coral ressalta que é uma tendência mundial as empresas u lizarem a inteligência de dados para tomar decisões. De acordo com ela,até2026maisde65%dasempresas que atuam na venda para outras empresas, irão u lizar dados para definirsuasestratégiasdenegócios.
O gerente execu vo do Sesi, Senai e IEL para a região Centro Norte da FIESC, Daniel Tenconi, ressaltou que este é um dos vários eventos promo-
“Pensando nisso, trazemos informações de como o Observatório FIESC pode apoiar as empresas neste desafio, pois são muitas informações que chegam todos os dias e é preciso saber coletar e tratar esses dados, definindo modelos para que os empresários e gestores possam melhorar a asser vidade de suas decisões. A maioria das empresas ainda estão iniciando o que chamamos de cultura orientada a dados e, assim como a qualidade era peça chave nos anos 80 e a inovação nos anos 90, agora inicia-se uma nova onda de decisões por dados. Isso já
A sexóloga Gabriela Dias ministrou palestra sobre “Sexualidade e Saúde da mulher” O evento foi realizado no EspaçoDanielaTombiniefoiumgrande sucesso. O desfile da Daniela Tombini abrilhantou ainda mais o evento.
“O obje vo do Núcleo da Mulher Empreendedora é valorizar o empreendedorismo feminino, portanto essaparceriafeitacomaDanielaTombini,vemdeencontroaonossoplanejamentoanual.Foiumapalestramaravilhosa, em um espaço lindo, aconchegante, que nos faz crescer como pessoa e também as nossas empresas Foi um momento especial de integração entre mulheres inspiradoras”, comenta a coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, RosemariMenegazzoFerlin.
Em Balneário Camboriú, o Casahall Design District, através do olhar da fotógrafaAnaGuerra,promoveuuma sessão de fotos com profissionais de arquitetura e design, As fotos foram realizadas junto aos filhos, As mães além da sessão de fotos, também foram presenteadas com um quadro comafotoquemaisgostaram.
pelo o Grupo Record, a rádio e televisão Record apresentou em 2022 um resultado líquido nega vo de R$ 547,9 milhões. É a primeira vez que a operação da emissora a ngiu prejuízo nos úl mos três anos. No governo Bolsonaro,aredeviuseuslucroscrescerem.Em2019tevelucrodeR$50,4 milhões; em 2020 R$ 143,6 milhões; em 2021 teve lucro de R$ 130,5 milhões.
Circulando por Santa Catarina, nos eventos catarinenses encontramos personagens importantes, pessoas notáveis, que fazem o sucesso dos agitos, porondepassam.
De acordo com dados jurídicos, os juízesbrasileiros,em2021,emmédia julgaram 1.588 processos. Na média, os juízes brasileiros julgam mais processos do que muitos outros países. Emcomparação:anualmentesão800 processos por magistrado na Espanha, 620 na Argen na, 530 na Itália, 400 nos Estados Unidos e 350 na Alemanha. Em tempo: O Brasil tem um juiz para cada 11.764 habitantes, enquanto na Espanha, 8.929, na Suécia 8.621, Itália 8.403, Portugal 5.155 e Alemanha um para cada 4 mil habitantes.NoBrasilasdificuldadesficam por conta dos 77 milhões de processos em tramitação. Só em 2021, de casosnovos,foram28milhões.
De acordo com o balanço publicado,
Para quem acha que a realeza inglesa é algo ultrapassado e de grandes desperdícios financeiros para o povo Inglês é só ficar atento aos números. As a vidades da realeza rendem, por ano, R$ 15 bilhões para a economia doReinoUnido.
Enquanto o novo rei Charles III tem uma fortuna pessoal de R$ 3,1 bilhões, sendo que a coroa britânica recebe do Estado apenas R$ 518 milhões por ano por ano, des nados àmanutençãodoscastelos,funcionárioseviagens.
A olhos vistos, as gigantes Google e a Meta não tem a menor intenção de remunerar a imprensa, pelas no cias que reproduzem. A Inglesa BBC informouqueoGooglerepe ránoBrasila a tude do Canadá, banindo no cias das buscas como em outros países, caso prevaleça o projeto brasileiro, devemabolirasno cias.
Grandes da tecnologia no Canadá e Austrália enfrentaram nos úl mos anos, condições semelhantes ao brasileiro.
Adriana Piva com Heloísa e SophiaFoto:AnaGuerra Telma Santana e a filha Thayane Santana –Foto:CarlosAlves FOTO 6- Priscila Vieira e Luciana Cou nho -Foto:GumaMiranda Thiago Freitas, Silvia Freitas e João Vecker –Foto:CarlosAlves Nivaldo Narã nivaldonara@colunista.com.brNo evento repleto de celebridades, no Copacabana Palace para o lançamento do perfume Ralph`s Club Parfun da grife norte-americana Ralph Lauren havia um stand aonde era possível customizações personalizadas,emqueonomedecadaconvidado poderia ser gravado no frasco do perfume.
Na Argen na com uma inflação e juros de quase 100% ao ano, os argen nos buscam alterna vas de crédito que não conseguem em banco. O acesso acontece em fundos de lojas e puxadinhos nas ruas de Buenos Aires. O sistema vai da venda de cheques bancários até ao câmbio clandes no
A Galeria de Arte da Villa Francioni apresenta mais um evento que promete agitar a Serra catarinense. Trata-se da exposição “Borboletas Aladas e seus jardins imaginários”, de Luiz Arthur Montes Ribeiro - ar sta visual e escritor. As obras poderão ser vistas até o dia 10 de julho. O pintor apresenta 20 obras, quase todas de grande porte. Araucárias, borboletas e jardins coloridos formam a mostra comemora va dos 32 anos de artes visuais do ar sta radicado em Curi ba Suas obras são conhecidas pela explosão de cores. Segundo o curador Edson Machado, “a Galeria VF, mais uma vez, traz a arte contemporânea para o Estado deSantaCatarina”
Faço através desta minha coluna, meu agradecimento e apreço de coração a toda manifestação de solidariedade dedicada a mim e meus familiares, no momento de dor e tristeza, com a morte de meu irmão Nelson da Silva ocorrido em 19/05/2023.
Obra do pintor Luiz Montes Ribeiro -
A flagship Donna in Voga promoveu na Cosmos Galeria de Arte, em Balneário Camboriú, um evento para convidados, o Donna Experience, onde misturou moda e arte. As anfitriãs foram as empresárias Renata Borges e Danielle Borges. A proposta foi misturar obras de arte do ar sta José Goncalves (Memórias de um Verão), com a coleção Verão 24 da Animale,aqualsuasestampasforam inspiradas e criadas por ar stas que
Salmo 30 (29):
Com base neste tulo,( o tulo é sempre uma síntese da ideia expressa pelo salmo), a ver-se pelo tulo, o salmista vem agradecer a Deus por tê-lo libertado de um perigo que poderia tê-lo levado à morte. E, de fato assim é, por isso, desde a primeira estrofe, o salmista declara:'Euteexalto,Yahvé,quemereergueste;tunãodeixastequerissemdemimosmeus inimigos; Yahvé, meu Deus, para eu gritei e tu me curaste; raste minha vida do Sheol (sepultura), reanimando-me dentre aqueles quedescemáfossa'.
Esta é a ideia-máter deste salmo 30. Em cima desta ideia, ou por causa dela, o salmista expande sua alma em agradecimento a Deus. Uma oração de agradecimento – a oração que mais agrada ao Senhor, como se verá sempre ao longo dos salmos – es lo de oração esta que deveria ser mais pra cada pelos cristãos. Num outro salmo ,Deus reclamando da oferendas materiais das pessoas para o seu Deus, Ele responde ao homem: 'Quando es veres emangús a..invoca-meeeuteatenderei,etu
meagradecerás'.Econclui:'esteéoverdadeirosacri ciodeagradávelodor'.
Por isto, o salmista, ao longo de sua oração exclama: ' Tocai (harpa e cítara) por Yahvé, todos os que o amam; louvai sua memória de san dade. Sua cólera é de um momento, mas seufavor, pelavidatoda;detarde, avisitadas lágrimas,edemanhã,osgritosdealegria'.
E prossegue, na sua ação de graças: ' Por mim, (Yahvé) tu trocaste o luto pela dança, tu desamarraste o saco (da penitência) e me cingiste de alegria; assim meu coração te cantará, sem nuncasecalar,Yahvé,meuDeus,eutelouvarei parasempre'.
Como dizíamos lá encima, repe mos agora: a postura da alma, de ação de graças, é a postura que mais agrada a Deus. Isto porque está escritoalhures:OPaidocéusabe
você tem necessidade, e ele proverá. E outro pensamento ,este entre os an gos diz: ' Não pedirei nada a Deus, porque tenho medo de estragaroqueeleestápreparando paramim'.
AempresáriacaçadorenseSofiaPole o....
Nacional de Jovens Empresários) e atualmente é presidente da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), papel que vem desempenhando como uma das principaisliderançasparasuperaçãodosdesafioseconômicos gerados pela pandemia às empresas, com destaque ao setor de turismo e eventos, o mais abalado entre 2020 e 2022. Foi presidente da Acif, por dois mandatos, de 2009 a 2013.
AlicePu ...
Jornalista,elacaçadorenseehojeresideemCuri baestará conoscojánapróxima.
Alinefala: Souapaixonadaporhistórias,sejamelasfic cias oureais,cinema,teatro,música,livrosetudooqueenvolve cultura.
Escrever sempre foi uma das minhas maiores paixões, e é porissoqueescolhiserumacontadoradehistóriasreaisde profissão.
visitou o Palácio onde viveu Farah Diba. Úl ma Imperatriz da Pérsia. A 3ª esposa do xá Reza Pahlavi. Algom memorável.
Agraciado com a Medalha Ordem do Mérito
Unirmeufascíniopelaculturacomomeuamorpelaescrita é o que me traz aqui hoje. A par r da próxima edição trarei textos, informações, análises, curiosidades e comentários sobre filmes, séries, shows, peças teatrais, fes vais e arte nogeral.
Em especial, farei essa ponte entre Caçador / Curi ba comentando e divulgando diversos eventos culturais aqui da capital paranaense. Uma maneira de alcançar meus conterrâneosquehojetambémvivememCuri ba,alémde convidartodososcaçadorensesadarumpulinhoaquipara vereviverexperiênciasenriquecedoras. Esperoquevocêsgostem.
O empresário Doreni Isaías Caramori Júnior Ele um Associa vistaraiz,DorenifoipresidentedaConaje(ConfederaçãoUNIARP.
São diversos projetos nos mais variados eixos de extensão, voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contextoregional.
A UNIARP realizou a segunda reunião geraldoProgramadeEducaçãoSuperiorparaoDesenvolvimentoRegional (PROESDE).
Este é um evento que acontece todos osmesesenvolvendoos476bolsistas doprograma.Oobje voésensibilizar os bolsistas quanto a importância do cumprimento das a vidades dos projetos.
A reunião iniciou com um café de boas-vindas onde os acadêmicos puderam socializar e trocar experiências vivenciadas no PROESDE com seusprofessoresecolegas.
O evento teve ainda palestra ministrada pelo professor mestre Clayton Zanella, com o tema: “Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais- falando sobre Conhecimentos, HabilidadeseA tudes”,comajunção de competências essenciais para o plenoêxitonavidaacadêmica,pessoaleprofissional.
Na palestra, ele destacou os desafios da academia e principalmente os desafios e responsabilidades dos acadêmicos bolsistas do PROESDE que precisam desenvolver tais competências para o atendimento aos municípios conveniados com a
Após, os bolsistas foram divididos em oficinas com seu respec vos projetos e orientadores, para reuniões de treinamento e alinhamento de a vidades que serão desenvolvidas nos municípios.
conteúdo sobre possíveis ameaças nasescolas,bemcomoaiden ficarse a informação recebida é real ou não e denunciaradesinformação.
A car lha também auxilia os pais no diálogo com os filhos sobre conteúdosdigitaisqueincitamaviolência.
nas escolas, a ter acesso a informações confiáveis e a buscar por ajuda em caso de profissionais que se sintaminsegurosouansiosos.
O material traz orientações para três públicos:pais,educadoreseestudantes. No capítulo voltado para os pais, a car lha orienta como lidar com
A parte voltada para os educadores e gestores escolares orienta os profissionais como lidar com boatos e conteúdos violentos referentes a ameaças
Para estudantes, o material ensina como agir ao receber conteúdos de ameaçasnasescolas,apresentacanais de denúncias e orienta como denunciar a desinformação ou conteúdodeviolência. (Fonte:ASCOM–MEC)
Daesquerdap/adireita:FernadoBayer(Tijucas), Danilo Manfroi, Padre Thomas, Antônio Comazze o, Vigando Stein, Sr. Fidélis. Nos anos 60.
Esse Foi o Primeiro Time de Basquete Feminino de Caçador par cipamos dos JASC de 1978, essa foto foi rada dia 07/09/1978 no Ginásio Estadual fizerão um quadrangular de preparação para os JASC. O público par cipava a vamente era lindodemais.Saudades.
EmpédaesquerdaparaaDireita.
Roseli Cachoeira, Maria de Lurdes Canalle, Ivana Coldebella, NeusaSuzinGallina,MárciadeLima.
Agachadas: Regina Coupini, Sirlei Sgarbi,Sabah Ibrahim. E nosso Grande Diretor e Amigo Seu Luiz Branqueir. Nosso me todo estudavanoColégioMarcosOlsen.
AMIGOS, mais uma do fundo do baú. A saudosa "ORQUESTRA CAÇANJURE"
Da esquerda para a direita:- Nilva, Ely, Nelita, Adair, Margot ,Edy, provavelmento no ano de 1958 na escadaria doClube7de Setembro.
bió cos e a compa bilização ou não destes empreendimentos de geração deenergiahidrelétricaemrelaçãoaos cenários futuros de curto, médio e longoprazo.
By Ivete Helena Chiarello)dos 10 anos de idade, sobre os perigos, responsabilidades e consequências de uma gestação inesperada, de modo claro e adequado à faixa etária, já que u lizou como metodologia a distribuição de jogos que abordassem otemadeformalúdicaeexplica va.
A Prefeitura de Caçador lançou a campanha de conscien zação do Maio Amarelo, que neste ano tem como tema "No Trânsito, Escolha a Vida” A campanhaaconteceemtodooBrasile temoobje vodeorientaroscondutoresepedestres,despertandosensode responsabilidade.
Sabemos que cada decisão errada no trânsito, compromete a vida de uma pessoa. Por isso, é necessário falarmos sobre esse assunto, para que a população tenha consciência de seus atos”, finaliza o prefeito, Alencar Mendes.
A apresentação do estudo ao público será realizada em audiência pública, em data ainda a ser definida junto ao Ins tuto de Meio Ambiente de Santa Catarina. Em cumprimento à Portaria IMA nº 125/2020, item "I", alínea "b", noperíodopré-audiência,oempreendedor deverá disponibilizar o estudo para consulta, encaminhando-o aos órgãospúblicoseàsociedadecivil."
adolescência
Oprojetodeprevençãodagravidezna adolescência, que começou a ser realizadopelaacadêmicanoanode2020, foi aplicado em escolas públicas do município de Caçador e, somente nesse ano a ngiu mais de 190 alunos de diferentes escolas e idades. Explicando sobre as principais consequênciasdeumagestaçãonaadolescência, oprojetobuscoumostrarosprincipais métodos contracep vos disponíveis peloSistemaÚnicodeSaúdeeincen var a conversa nos ambientes escolar, familiaredesaúdepública.
A Avaliação Integrada de Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe possui como obje vo a avaliação da situação atual da bacia hidrográfica do Rio do Peixe, compreendendo os empreendimentoshidrelétricosprojetadoseemoperação. O estudo relaciona estes com os aspectos socioambientais, sicos,
A acadêmica, bolsista do PAEC, Paola Nhoa o, da 7ª fase do curso de Medicina da UNIARP realizou palestra do projeto: “Orientações Educa vas e Preven vas sobre a Gravidez na Adolescência para estudantes do Ensino FundamentaldeCaçador,SC”.
O obje vo do projeto é estabelecer, pormeiodemedidassocioeduca vas, a conscien zação de jovens, a par r
Atletas caçadorenses par cipam dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), que aconteceu do dia 24 a 28 de maio, em São Bento do Sul. A delegação de Caçador foi composta por 43 pessoas, entre atletas e servidores. Caçador par cipou nas modalidades de bocha feminina e masculina; bolão 23masculino,trucofeminino,dominó masculino, canastra feminina e voleibol adaptado. O voleibol e a canastra conquistarama4ªcolocação.
Ingredientesdocaldoverde
Ingredientesdatorradaefinalização
Pãodeforma
Azeiteagosto
Salagosto
Pápricadefumadaagosto Queijogorgonzola
Mododepreparo
Emumapanela,coloqueaágua,chuchu,abobrinha,brócolis,cebola,alhoetomilho.
Tampe e cozinhe por cerca de 25 minutos ou até que os legumesfiquemmacios.
2litrosdeágua
2chuchuscomcascacortadosemcubos
1abobrinhaverdecomcascacortadaecubos
2xícarasdechádebrócolis
1ceboladescascadacortadaem4partes
4dentesdealhointeirossemcasca
Tomilhofrescoagosto
Azeiteagosto
1/2cebolaralada
2gomosdelinguiçatoscanasempele
Salagosto
Pimenta-do-reinoagosto
Re reosgalhosdotomilhoedeixeocaldoesfriar
Emseguida,quandoes verfrio,batatudonoliquidificador ereserve.
Na mesma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebolarapadaealinguiça.
Deixe dourar bem e reserve um pouco da linguiça para a decoraçãodoprato.
Acrescenteocaldonapanela.
Cozinheatéferveretemperecom salepimenta-do-reinoa gosto.