Ano23-Edição156-2023 Distribuição

Ano23-Edição156-2023 Distribuição
Equipe
Programa Alcir Bazzanella
Caçador chega aos seus 89 anos e vamos comemorara então o natalício da nossa querida Capital Industrial do Meio Oeste Catarinense com muito orgulho.
O progresso brotou de uma fonte acolhedora de um povo trabalhador, absoluto, dinâmico, aguerrido e empreendedor
Que soube dar valor a cada momento de sua labuta na construção de nosso município, fazendo com isso que o mesmosejadestaqueanívelmundial.
Aqui eu vivo, aqui eu trabalho e me orgulhoatédemais.
ParabénsCaçadorenses.
04 -05 - Variedades - Edumar Junior
07 - Opinião - Quirino Ribeiro
08 - 09 - Saúde - Dr. Antonio Ballestero
11 - Saúde - Dra. Cleunice
13 - Geral - Valdir Cobachini
14 - Padre Reginaldo Manzotti
16 - Educação
18 - Aconteceu - Alcir Bazzanella
19 - Soneto - Moacir Bordginon
20 - Economia
22 - 23 - Olhar Social - Nivaldo Narã
Diretor:AlcirBazzanella(Jornalista-SC1668JP)
(49)988097373-alcir@abonline.com.br
DepartamentoComercial e EditoriaEdumarVerge Junior
(49)998071448 revistafeelingedumar@hotmail.com
Administra vo:KarineSilvaDiasBazzanella
(49)35671584- adm@abonline.com.br
Criação/Diagramação:EJR ServiçosdeComunicação
(49)998152244-998071448edumarvjunior@hotmail.com
DepartamentoJurídico: GilsonFranciscoKollross
Capa:RoseWartha /imagemdainternet
RevistaFeelingéumapublicaçãodaeditora ABRevistaeJornalImpressosLtda
Todas as matérias e publicidades assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas nãorefletenecessariamenteaopiniãodarevista.
Presidente da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de SantaCatarinaeoConsultorExecu vo Estadual, Cleones Schroeder es veram em nosso município em visita no dia 22 onde realizou reunião de trabalho e após visitação ao interior de alguns empreendedores no ramo do turismo rural onde pode vislumbrar toda a estrutura oferecida aos visitantes.
Vale salientar que a mesma ficou muitoenaltecidapelarecepçãoeagradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para sua vinda, prometendovoltarembreve.
Nós da AMPE - Caçador agradecemos imensamente sua visita pois sabemos da sua luta perante a esta en dade FAMPESC, visando o bem estar comum não só dos associados como também da comunidade em um todo. Veja Alguns registros da
MargotVon
Conhecendo a indústria de geleias da MarileneZeni.
jaria Artesanal dos amigos Neri Vezaro,AdirSônegoePascoal.Agradeço.
Na Família Frigoto, parada para o café colonialcomumimportantediferencial que é a experiencia do “Colhe e Paguenos“parreirais.
Parabenizoosdoispormaisumanode vida em conjunto. Feliz aniversário de casamento! Vocês são exemplos de amor, companheirismo e fé, e não há dúvida que foi Deus quem os juntou, pois se percebe que um completa o outro.
Que o Senhor os mantenha unidos por muitos e bons anos, e os abençoe com muita felicidade, amor, harmonia e paz.Parabéns,meusamigos!
da AMPE – em reunião de trabalhos com os membros visitantes daFAMPESC
O jantar de confraternização elaborado por Edumar Junior e equipe foi realizado nas dependências da Cerve-
Promoveu mais uma edição do passeio "Conheça o Interior de Caçador", juntamente com parceira DA FAMPESC (Federação das Associações de Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Santa Catarina).
Esse passeio é um projeto do núcleo de turismo da AMPE de Caçador e ocorre todos os anos. Dessa vez, levamos um grupo de 37 pessoas para conhecer as belezas naturais das linhasSãoPedroeCará.
Ospolifenóissãoprincípiosbioa vos que podem ser encontrados em abundância na natureza. Nas plantas,têmopapeldeproteçãocontrao sol, insetos e microrganismos, além de muitas vezes influenciarem na pigmentação.
Já no corpo humano, seus micronutrientes são responsáveis por combater os radicais livres, moléculas instáveis que causam envelhecimento e algumas doenças no sistema imunológico.
O tanino é um po de polifenol do vinho e pode ser u lizado para prevenircáries.
Tomar uma taça de vinho pordiafazbem?
A recomendação de se tomar uma taça de vinho diariamente provém justamente da quan dade de polifenóis no vinho. A ingestão frequente pode gerarmuitos bene cios a longo prazo. Não há necessidade, porém, de ingerir em grandes quan dades, portanto,bebacommoderação!
bebida e produzidos nas sementes das uvas, proporcionando sabor amargo, com propriedades capazes de combater cáries e fortalecer o sistemaimunológico.
Este polifenol do vinho é desenvolvido na casca da uva e outras frutas com coloração escura como sistema de defesa. Também pode ser encontrado em quan dades menores nas sementes.
O índice de resveratrol que um vinho terá depende do tempo em que o suco ficará em contato com o bagaço. Por essa razão, os ntos contêm uma quan dade muito maior da substância, quando comparados comosbrancos.
Nos vinhos, esses polifenóis podem determinar a cor e a capacidade de conservação da bebida, além de algunsaromas.
Em nosso organismo, o resveratrol funciona como um potente an oxidante e an inflamatório. Por essas propriedades, pode prevenir e combater diversas doenças ligadas ao sistemaimunológico.
Também é potente no es mulo da produção de sirtuína, uma classe de enzimas que age contra o envelhecimento e elementos causadores de câncer e doenças neurodegenera vas.
Os efeitos do resveratrol também beneficiam os ossos, reduzindo o risco de osteoporose e auxiliando na a vidade de osteoblastos, células responsáveis pela formação do esqueleto.
Pesquisas indicam que para pessoas com diabetes do po 2, ou seja, com uma produção insuficiente de insulina, o resveratrol é um poderoso aliado. Ele age protegendo as células beta do pâncreas e auxiliando na regularização taxa de glicose no sangue.
O vinho é rico em polifenóis substâncias cuja ingestão pode proporcionar diversos bene cios à nossa saúde. Vale ressaltar que consumir grandes quan dades da bebida não é necessário, e é importante beber com moderação.
Os taninos, famosos entre o vocabulário dos entusiastas do vinho, são um podepolifenolcaracterís coda
Um exemplo é seu potencial contra problemas neurológicos. Pesquisas recentesmostramque essepolifenol do vinho é capaz de reduzir sequelas causadas por traumas cerebrais ou derrames, além de impedir problemasdecognição.
Números da Secretaria Municipal de Saúde revelam que Chapecó no úl mo bole m da Dengue Bole m Dengue (20-03-2023) foram registrados 44 novos focos de mosquito Aedes aegyp na úl ma semana, totalizando 602 no ano. São 23 casos posi vos da doença, sendo que 588 foramtestados,502deramnega voe 63 os que estão aguardando; Resultado: Já registrados 58 casos diagnos cados e 101 suspeitos de dengue além de quatro casos prováveis de Chikungunya.
O novo período é próprio para a proliferação do mosquito, o que implica, necessariamente, em ações de combate que devem envolver os setores públicos e a própria população A Prefeitura tem realizado mu rões de limpezacomorecolhimentodemateriais que acumulam água e vistorias domiciliares para eliminar os focos do AedesAegyp .
Está se movimentando com a implementação de projetos de orientação, qualificação e apoio aos municípios, além do envio da Força Estadual para ações complementares para atuarem em parceria com as equipes municipais em territórios de maior atenção e necessidade. O sucesso de tais operações depende do engajamento da população.
E os próprios números são revelado-
res. Gastar no máximo 10 minutos de atenção para verificar os possíveis focos do mosquito nas residências leva a resultados importantes. A principal estratégia é evitar o acúmulo de água parada, evitar que ela emposse em possíveis criadouros, como garrafas, latas, plás cos ou próprio lixo, que é comum ficar aberto acumulando água, por ser a forma mais eficaz de diminuir o número de mosquitos, deacordocomosespecialistas.
Ainda estão em fase de aperfeiçoamento, a prevenção – como sempre –é a medida mais adequada para essa nova empreitada que assusta a população, ainda sob os ecos da Covid. As mudanças climá cas, de acordo com especialistas, irão mudar o cenário de endemias, o que exige um acompanhamento da ciência, com a produção de novos an dotos, mas também das comunidades, cuja ação, como as que ora propõem os organismos sanitários, é fundamental para reduzir os riscos.
O governador Jorginho Melloteve um encontro em Curi ba com o cônsulgeral do Japão, Hamada Keiji. A reunião foi realizada na Junta Comercial do Estado (Jucesc) onde está sendo criado o Espaço Ar culação Internacional. O obje vo da reunião foi criar uma cooperação comercial entre Santa Catarina e Japão, estabelecendo a Câmara de Comércio Brasil/Japão em Santa Catarina, Serviço
Consular I nerante e Associação Cultural Nipo-Catarinense. O espaço será estruturado no prédio da Junta Comercial.
Reforçou que Santa Catarina já mantém boas relações diplomá cas e comerciais com o país asiá co, mas que o obje vo é avançar ainda mais nas ações. “Já vendemos carne de frango, carne suína e agora queremos vender carne de boi porque somos um Estado livre de febre a osa sem vacinação. Queremos também avançarnosegundoprojetodesaneamento em parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica)”,ressaltouogovernador.
Juliano Froehner, destacou: “Essa é uma parceria que se consolida e que vai congregar câmaras de comércio e consulados para gerar negócios em prol de Santa Catarina e dos parceiros que aqui es verem É a segunda ins tuição que aqui se instala, par ndo para o desenvolvimento de uma relação de longo prazo para o bene ciodetodaafamíliacatarinense”.
O estado caminha para o que pode se tornar a maior epidemia de dengue dos úl mos anos, o que amplia ainda mais as preocupações das autoridades sanitárias e acendem a luz de alerta para a população. Os números podem ser mais graves, já que nem todos os municípios encaminharam seusdadosparaoEstado.
“Aumento do número de casos é preocupante, exigindo engajamento das instâncias públicas e privadas no seu enfrentamento; a população tem papel asser vo nesse projeto”.
A saúde sica e mental também pode sera ngida,namedidadadificuldade da elaboração de bons pensamentos e da comunicação posi va, o que repercute em um estado psíquico nega vo.
Metabolicamente, o mecanismo do estresse estará sempre por ser a vado e os neurotransmissores responsáveis pelo prazer e a alegria pouco estarão circulando na corrente sanguínea.Estequadroédesastrosopara ocorpoeamente.
É importante dizer que no sen do reverso, quadros consolidados de doenças mentais também afetam a autoes ma, assim como, momentos di ceis passados durante a vida podem fazê-lo, sendo que, estes momentos geram forte impacto emocional e são potenciais formadores de crençaslimitantes.
A autoes ma é construída a par r da influência externa, pelo que a pessoa ouve sobre ela. Esta construção é mais intensa entre os 8 e os 12 anos, onde o individuo cria uma imagem sobresimesmo,aautoes ma.
Ela é a base para a elaboração do sen mento de autoamor Vindo a expressar a valorização da iden dade, refle ndo no grau de sa sfação que a pessoa tem consigo, com os outros e com o mundo. A automo vação e a autoconfiança são diretamente impactadas pela autoes ma, além de outros comportamentos como a empa a e a humildade. Atuando ainda de maneira intensa na elaboração da comunicação e do princípio da autorresponsabilidade.
As crenças que a pessoa desenvolve também irão influenciar na autoes ma, sendo o momento da infância em que as crenças são desenvolvidas com mais intensidade, pelo que se vê, ouveousente,quegereforteimpacto emocional ou se lastreie na repe ção dos eventos, como o momento no qual a autoes ma também está em elaboração.
A baixa autoes ma impacta nos relacionamentos e na comunicação, na medida que diferentemente do baixo conceito que tem de si próprio, como proteção, o indivíduo se mostra arroganteesenhordarazão,nãoassumindo culpas e expressando comportamentos e sen mentos que afastam aspessoas.
Uma pessoa com baixa autoes ma terá forte inclinação a elaborar o sen mento de desesperança. Sen mento tão perigoso por conduzir a Depressãoeaosuicídio.
Como visto, como a pessoa se enxerga, a autoes ma, tem potencial para transformar vidas, para o bem ou paraomal.
Mas cuidado, não se deve confundir o fato de alguém querer melhorar sua autoes ma ou já ter uma autoes ma elevada com egoísmo, muito pelo contrário, quem tem uma baixa autoes ma é que tem potencial para comunicar o egoísmo, a arrogância e a falta de empa a, não que a pessoa assimoseja,masabaixaautoes maa condicionaaisso.
Dr Antonio BallesteroEm suma, a alta autoes ma é prérequisito para se a ngir o bem viver, a felicidade e o sucesso Pode-se dizerqueévida.
Pois então, como fazer para melhorarasuaautoes ma?
Existem dez dicas, que seguidas, irão melhorarasuaautoes ma:
1 - Autoconhecimento, jornada pelo inconsciente da pessoa que permi rá iden ficar o que não é bom e deve ser eliminado (crenças), o que deve ser man do e o que precisa ser elaborado;
2 – Ter a a tude de não temer o erro edenãosecobrartanto;
3 – Melhorar sua aparência, se mantendo no peso ideal, pra cando algum esporte, cuidando da aparên-
cia sicaedecomoseveste;
4 – Melhorar sua comunicação, como já foi dito, a comunicação posi va altera o estado psíquico, favorecendo a autoes ma. De outra ordem é base para a comunicação eficaz e para conseguir conectar pessoas, também favorecendo a autoes ma;5–Melhorarsuascompetências, se preparar para determinado projeto profissional que deseja focar. Este preparo envolve conhecimento e habilidade, também desenvolvimentodaInteligênciaEmocional;
6 – Aceitar e se orgulhar de como vocêseencontranomomento;
7 – Descobrir o que te faz acima da média. O ideal seria iden ficar o seu Dom;
8 – Não viver acorrentado ao passa-
do;
9–Sertoleranteconsigo;
10 – Não se comparar as outras pessoas, mas aproveitar os exemplos posi vosparasuavida;
Olha só, ninguém alcança a felicidade e o sucesso, em qualquer área da vida, tendo uma baixa autoes ma, as dicas para melhorá-la foram dadas,agoraécomvocês.
Vemcomigo!!!
Contato para Coaching, Palestra e Consultoria:
(47)99983-6026
drballesterojr@gmail.com
(49) 3563 0595
(49) 99985 1474
” No aniversário de nossa Caçador, parabenizo a todos aqueles que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do nosso município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor”
As alterações fisiológicas com o passar do tempo são na prá ca inevitáveis, pois as modificações celulares implicam no comprome mento do funcionamentodosórgãosedonosso metabolismo em geral, este processo ocorre lentamente e demora para se manifestar.
O aumento do cansaço, alterações emocionais como irritabilidade, ansiedade, tendência à depressão, queixa frequente de “menos energia”, diminuição da libido, memória falha, perda da força muscular e da massa magra, facilidade de engordar e dificuldade de emagrecer pela diminuição do nosso metabolismo, aumento de queixas de dores em geral, são alguns sinais do envelhecimento em nosso organismo. Tal processo diminui nossa imunidade, reduz e diminui a capacidade funcional, advém desnutrição por má ingesta ou má absorção, nos tornamos dependentes psicossocialmente e as enfermidades tornam-semaisfrequentes.
Fatores externos e internos são os responsáveis por tal processo e hoje os pesquisadores através do estudo dos telômeros a nível molecular buscam, não para fins esté cos, mas sim para cura de doenças, inibir o encurtamento dos telômeros o que tem evidências de acontecer em associação com várias patologias e com o envelhecimentocelular
Quando estamos vivos, envelhecermos é uma certeza, mas sempre a prevenção da saúde deve ser o nosso maior obje vo. Uma das mais frequentes causas de óbito na idade mais avançada são as quedas com suas complicações, decorrentes da imobilidade necessária na recuperação até o agravamento de patologias
próprias da idade, logo a tudes para prevenir quedas, como a u lização de tapete an derrapante no banheiro, corrimões nas escadas e corredores, sapatos com solas que não escorregam, evitar pisos molhados, encerados e ou irregulares, manter luz indireta à noite, caso haja necessidade de levantar, uso de acessórios como bengalas ou outros de apoio, estão entre alguns cuidados necessários paratalprevenção.
O equilíbrio hormonal é outro fator que necessita de atenção, porque com a significa va diminuição dos hormônios acelera-se a deterioração deváriosórgãos,ocorreumadiminuição da proteção cardíaca, ressalto aqui uma curiosidade, o músculo que tem maior quan dade de receptores para a testosterona é o músculo cardíaco, nossa pele acelera seu processodeenvelhecimentocomaidade,os pelos sofrem rarefação, a autoes ma cai, aumenta a nossa irritabilidade e o índicededepressãoéaltocomoavançardaidade.
Na “melhor” idade, nossa imunidade cai, aumentando a incidência das infecções, malignidades e deterioraçãoestrutural.
Nossaalimentaçãodeveserregradae voltada para o equilíbrio, pois abusos, principalmente nas idades mais avançadas, provocam reações inflamatórias que aceleram os processos degenera vos do nosso organismo Os cuidados com a ingesta de álcool que aumenta consideravelmente os radicais livres e o envelhecimento, tem como exceção o vinho nto, que quando consumido moderadamente, por ser rico em flavonoides e em resveratrol, possui ação an rradicais livres, sendo potentes an oxidantes,
combatendo desta forma o envelhecimento. O habito de fumar traz consequências irreparáveis ao nosso organismo. Uma dieta não balanceada, contribui consideravelmente para degeneração do nosso organismo, pois ou pela não ingesta ou por dificuldade de absorção, a carência dos nutrientes essenciais é determinante nafaltadesaúde.
Exercitar o corpo e a mente além de aumentar a segurança nas tarefas diárias,combateadepressãoeoutras patologias como a obesidade, pressão alta, o aumento de colesterol, glicemia e triglicerídeos. O cérebro é como os músculos, não exercitado, atrofia.
Prá cas como palavras cruzadas, listar compras e guardá-la, comprar sem olhar e após compara-la, namorar, cur r amigos e família, par cipar de jogos que es mulem o raciocínio, o hábito de ler diversidade de assuntos, não se isolar, o hábito da sesta, entre outras a tudes contribuem para o enriquecimento e prevenção dasaúde.
O envelhecimento não é doença, mas é fundamental estarmos atentos aos sinais do nosso corpo, como diz um conhecido “preste atenção nos sinais”. E viva com toda a plenitude da vida.
Um beijo no coração de todos. Gra dão a DEUS, que ele abençoe a nossa vidaeanossafamília.
Dra. Cleonice Mo ecy
CRM 4914 Médica
Rua Victor Meireles 663Videira –SC
(49) 35331657- (49) 991527673
de recursos e ações e a par cipação do prefeito é muito importante para queessaparceriatenhasucesso.
RF - A área da saúde é sempre uma prioridade. Como o senhor pretende ajudar?
Empossado em 1º de fevereiro, o deputado federal Valdir Cobalchini inicia seu mandato na Câmara Federalcomfocoemtrazerrecursosparao nossomunicípio.
RF-OqueCaçadorganhacomCobalchininoCongressoNacional? Durante esses anos como deputado estadual e secretário de Estado pude retribuir com muito trabalho cada voto que os caçadorenses depositaram em meu nome. E assim vai con nuar sendo. Com a mesma responsabilidade e com a mesma vontade de trabalhar Me orgulha bastante ser o primeiro deputado federal eleito de Caçador, mas também me enche de responsabilidade porque sei a expecta va que foi criada na população. Então, Caçador ganha um deputado experiente, que sabe como funciona a máquina pública e que chega com muitavontadedetrabalhar E,comoo caçadorense me conhece, com a mesmahumildadeeamizadedesempre. Se antes precisávamos recorrer a um deputado de fora para nossas demandas em Brasília, agora temos alguém de Caçador, que não tem "ladoparachegar»
A vida em Brasília acontece de segunda a quinta-feira. Os finais de semana serão como sempre fiz, percorrendo Santa Catarina e principalmente a nossa região E como sempre fiz, Caçador con nua sendo a minha casa, onde moro com minha família. Isso não altera nada. Só muda a distânciadecasa.Antesmedirigiasemanalmente a Florianópolis e agora vou medirigirsemanalmenteàBrasília.
RF - Como será a sua relação com a PrefeituraecomoprefeitoAlencar?
O prefeito Alencar é um parceiro de primeira hora. Esteve comigo na campanha e foi muito importante para os votos ob dos em Caçador e agora chegou a minha vez de con nuar dando resultados. Já vemos boas conversas após a eleição e ele está, junto com os vereadores, reunindo as demandas que vamos apresentar em Brasília. O meu gabinete no CongressoNacionaléumaextensãodaPrefeitura de Caçador e da Câmara de Vereadores. É a casa dos caçadorenses em Brasília. Era assim em Florianópolis e con nuará sendo em Brasília. Caçadoréaminhacidade,ondefizomaior número de votos, faz todo o sen do que Caçador receba o maior número
Eu recebi uma demanda que é fazer com que o Governo Federal auxilie na manutenção do pronto socorro infan l, que vai funcionar no Hospital Maicé Essa será a nossa primeira ação, fazer com que esses recursos cheguem ao município para que nossas crianças possam ter esse atendimento diferenciado. O prefeito pretende rar o atendimento infan l da Upa e encaminhar diretamente como hospital. Vai ser a nossa “Upinha” Para isso é preciso para recursos para manter o espaço, os médicos, enfermeiros e atendentes e eu já estou trabalhando pela liberação desses recursosaquiemBrasília.Eotrabalho com o Maicé con nua. No Congresso Nacional vou integrar a Frente Parlamentar dos Hospitais Filantrópicos. É uma forma de estar sempre discu ndo esse tema e par cipando das decisões que envolvem os hospitais emnívelnacional.
RF - O que o setor empresarial pode esperardoCobalchiniemBrasília? O setor empresarial pode con nuar esperando do Cobalchini a parceria e o trabalho de sempre. Com uma vantagem que agora em temas maiores, as vezes mais complexos, mas tão ou mais importantes que as questões Estaduais. Sempre defendi o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e as pessoas e assim vou con nuar Os empresários de Caçador e de Santa Catarina terão em Brasília um parceiro para lutar pelo desenvolvimento de nossa região.
«O Perfeccionismo é uma das impurezas espirituais que mais merece nossa atenção e que devemos reciclar o quanto antes. Isso porque, quando somos muito exigentes como nós mesmos e não aceitamos errar, perdemos tempo demais remoendo os fracassoseparamosdeavançar."
"Precisamos desenvolver a Paciência para que Persistamos e Possamos Ouvir a Voz de Deus."
"Nunca deixe de Agir, mas Viva um Dia de cada vez e sem medo do Amanhã. O "Não" nósjátemos!!Corramos,Portanto,atrásdo "Sim",ecomacertezadequeseremosVitoriosos."
"Devemos ser humildes, sim, mas não subes mar nossas qualidades. A Verdadeira Humildade advém da confiança no senhor, no potencial dado por Ele e na necessidadedeSuagraça."
"A Certeza de que a tempestade passará nos faz enfrentá-la com Força redobrada. e é exatamente por isso que nos tornamos Capazes de superá-la. Jesus não disse que tudo se resolveria de uma só vez. O que Ele nos garan u é que nesse mundo teremos
grandes preocupações e que quem perseverar até o fim será salvo. A Perseverança é uma virtude fundamental para quem quer servitorioso...EntãoPersevere!!!!
"Deus é Visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os Olhos da Alma. Sejamos puros, Tenhamos um Coração Livre de Malícia, de Amargura ou Ressen mento. Sejamos pessoas SincerasenãoHipócritas."
"Aprendi que a Força e a Alegria de Viver não escolhem as pessoas. São as pessoas que escolhem ser Fortes e Felizes. Por isso, mesmo diante da Dor, do Sofrimento, das PerdaseDanos irreparáveis-SejamForte.E Felizes.»
"Quando Você Precisar de Conforto, Força, Esperança e Consolo para suas aflições, lembre-se que Deus deixou uma carta de Amor que nos fortalece em momentos de fraqueza. Quando você lê a Bíblia, DeusFalaComVocê.Escute.»
"QuandoDeusDecideAgiremsuavida,ninguém pode parar o Seu Poder. Nenhum Mal, nenhuma Cilada impedirão, pois apenasElepodefazerOimpossívelacontecer.
agregar no desenvolvimento das indústrias. Muitas empresas ajudaram a Universidade ao longo da sua história e agora estamos devolvendo, emformadesoluções”,declara.
O reitor Dr Neoberto Balestrin agradeceu toda a equipe pelo trabalho que está sendo desenvolvido e enalteceu a parceria com a Fiesc e o Sindicato,alémdasempresas.
Foi realizado na primeira quinzena o lançamento de mais uma etapa da pesquisa aplicada: “Barreiras e facilitadores para formação de capital humano para os desafios tecnológicos da Indústria 4.0: estudo das empresas de base florestal de Caçador”
A pesquisa será desenvolvida por meio do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade e pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Uniarp, com as professoras Dra. Ivanete Schneider Hahn (coordenadora da pesquisa) e Dra. Juciele Marta Baldissarelli, que compõem o quadro docentedaUniversidade.
A reunião desta terça-feira reuniu as lideranças da base florestal, bem como os diretores de Recursos Humanos, que terão importante papel na terceira etapa da pesquisa – que foi oficialmentelançadanoencontro.
A pesquisa conta com importantes parceiros:SindicatodaIndústriada
Madeira de Caçador e Região (Simca), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e empresas de base florestal e sua cadeia produ va.
O presidente da Uniarp, Moacir Jose Salamoni parabenizou toda a equipe pelo trabalho, destacando a excelência acadêmica dos professores e coordenadores. Ele afirmou ainda que os dados da pesquisa serão de grande valiaparaasindústrias.“AUniversidade está pronta para aceitar qualquer desafioeapresentarsoluçõespara
O vice-presidente regional da Fiesc, Leonir Tesser enalteceu mais esta ação que visa envolver a comunidade e todos na indústria de base florestal, para reforçar a sua importância econômicaesocialemCaçadoreregião. Es veram presentes no evento: Moacir José Salamoni, presidente da Uniarp, Dr. Neoberto Geraldo Balestrin, reitor da Uniarp, professor Dr Anderson Antônio Ma os Mar ns, vice-reitor Acadêmico, Dr. Edson Andrade dos Reis, consultor Hoper, Leonir Antonio Tesser, vicepresidente Regional Centro-Norte da Fiesc, Alexandre Busato, vicepresidente do Simca, Daniel Tenconi, diretor Sesi, Senai e IEL da regional Centro-Norte.
Ins tuto Euvaldo Lodi (IEL) uma capacitação para supervisores de estágios. O treinamento foi conduzido por Ana Carolina Schiefler Wohlke, coordenadora de DesenvolvimentodeCarreiradoIEL/SC.
A abertura do evento teve a presença do Dr Neoberto Balestrin,reitordaUNIARP,professorDr AndersonAntônio Ma os Mar ns, vice-reitor e de Daniel Tenconi, gerente execu voSESI,SENAIeIEL.
O papel e perspec vas das mulheres na ciência fui tema de debate dia 24 de fevereiro, em evento organizado pela Uniarp, por meio do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade(PPGDS).
Presidente do Observatório Social de Caçador este que é um órgão um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrá co e apar dário e reunir o maior número possível de en dades representa vas da sociedade civil com o obje vo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em a tude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregamseàcausadajus çasocial.
Podcast com...
O Bioquímico Farmacêu co Gabriel Dellano dos Santos. Abordando assuntos referente a trajetória da empresa farmáciaFórmulaExata.
Programa Alcir Bazzanella
Que um felicíssimo Ano Novo venha Repleto de saúde e bem-estar. E de todo o melhor que nos convenha Para conjugar sempre o verbo amar.
Deixemos qualquer po de resenha Do passado. É página a virar!
Saibamos bem de cor a bela senha Que nos manda, sorrindo, perdoar
E nada de enganar o coração, Simulando alegria, sem tê-la viva. Isso só vai somar como ilusão.
Se nos sen rmos tristes, e à deriva, Busquemos o abraço do irmão, Que voltará a Alegria, dantes fur va.
Vereador
Lilo - Alcedir Ferlin
Durante encontro em Rio do Sul, a Federação das Indústrias (FIESC) orientou cerca de 80 empresas do setor sobre a NR-12, norma editada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que regulamenta a segurança na operaçãodemáquinaseequipamentos.
A Federação das Indústrias (FIESC) avalia que a reoneração tributária, anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (12), prejudicará a compe vidade do setor industrial “A indústria já pagamaisimpostosdoqueosconcorrentes instalados em outros países e será mais prejudicada com as novas medidas”, afirma o presidente da FIESC,MarioCezardeAguiar.
“Nos causa estranheza o descompasso entre o que foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o discurso do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que defende a reindustrializaçãodoPaís”,completa.
superávitprimário,masissonãopode ocorrer por meio do incremento da carga tributária. Precisa ser resultado de um esforço grande de redução das despesas”,defendeAguiar.
Entre as medidas que elevam a carga tributária estão a mudança na regra de apuração dos créditos de PIS/COFINS, que passa a excluir o ICMS da base de cálculo, além da elevação de PIS/Cofins/CIDE sobre combus veis.
A volta do chamado voto qualificado no Conselho Administra vo de Recursos Fiscais (CARF) também tem impacto nega vo à produção, ainda que indireto, pois em casos de empate nas discussões sobre tributos, a decisãoserácontraocontribuinte.
A FIESC lembra também que a reoneração de combus veis terá impacto inflacionário, uma vez que esses itens puxaram a inflação para baixo nos úl mosmeses,oquepodedificultara redução das taxas básicas de juros peloBancoCentral.
O tema foi abordado em encontro organizadopeloSindimade,presidido por Ricardo Rossini, com o apoio do vice-presidente regional da FIESC, AndréOdebrecht.
As informações técnicas foram apresentadas pelo diretor ins tucional e jurídico da Federação, Carlos José Kurtz.
Em 2019, a NR-12 passou por um amplo processo de revisão, no qual se buscou simplificar obrigações, sem reduzir os requisitos de segurança na operação de máquinas e equipamentos. Numa ação integrada, FIESC, SESI e SENAI estão à disposição das indústrias para auxiliar no cumprimento dosrequisitos.
A ideia é sempre migrar de um ambiente seguro para um mais seguro, comcritériosderazoabilidade.
“Enaltecemos a busca pela redução dodéficitdascontaspúblicasepelo
Circulando por Santa Catarina, nos eventos catarinenses encontramos personagens importantes, pessoas notáveis, que fazem o sucesso dos agitos, porondepassam.
A família Bolsonaro sempre brada dela mesmo, que “ninguém é corrupto”. Porem os mais sensatos e ajuizados acredita que o envolvimento do clã Bolsonaro no caso das joias não chegasernadadenovo.
Caçador comemora em 25 de março de 2023, seus 89 anos de emancipação, com muitas conquistas que fazem que Caçador, a “Capital IndustrialdoMeioOeste”
Com destaque para o setor madeireiro, através de suas próprias florestas, o município produz madeira serrada, celulose, papel, papelão, mobília, entre outros derivados, contando ainda com indústrias de produção metal mecânica, plás ca, couro/calçadistaeconfecções.
Na agricultura, destaca-se a cultura do tomate, além da uva, vinho, pêssego, pimentão e milho. Figurando como15ªEconomiae8ºmaiorexportadordeSantaCatarina.
De colonização predominantemente Italiana e de outras etnias como, Alemã, Suíça, Japonesa, Árabe, Polonesa, Sírio-Libanesa, Ucraniana e Portuguesa.Fotoby:
NivaldoNarãA marca brasileira Ornare que é referência em móveis de alto padrão e com filiais em Miami, Dallas, Houston, Los Angeles e New York, estreia no Casahal Design District, em BalneárioCamboriúnestesemestre.
Com imóveis cada vez mais luxuosos em BC e região, a Ornare se torna uma excelente opção para clientes exigentes.
Marcele Machado, conceituada corretora de imóveis em BC - Foto: Márcio S. Junior
Para começo de conversa: Antes mesmo de tomar posse na Presidência, o Capitão era ligado a “rachadinhas”, imóveis comprados com dinheiro vivo, auxílio-moradia mesmo tendo apartamento em Brasília, cheques de Fabrício Queiróz na contadeMichelle,mansãodeFláviae de Cris na, ex-mulheres dele e caso Val do Açaí, funcionária-fantasma em seugabinete.
Nathalia Mendes Schaadt, empresária da construção civil, que comanda aCMEemBC -Foto:Divulgação
As arquitetas Maria Ondina Garcia e Eluize Mendes, já estão nos prepara vosparasuaterceirapar cipaçãona mostra CASACOR SC, que neste ano terá duas edições no Estado, uma em Balneário Camboriú, que acontecerá de21/05a02/07eoutraemFlorianópolis.- Foto:Divulgação
A marca brasileira Ornare que é referência em móveis de alto padrão e com filiais em Miami, Dallas, Houston, Los Angeles e New York, estreia no Casahal Design District, em Balneário Camboriú neste semestre Com imóveis cada vez mais luxuosos em BC e região, a Ornare se torna uma excelente opção para clientes exigentes.
A empreendedora Clemilda Thomé levou o seu Con. Cozinha Autoral, também para a beira da praia de Balneário Camboriú. O restaurante, que é sucesso em Curi ba, traz pratos que foram criados especialmenteparaaunidadecatarinense.
Com o tulo “Juarez Machado: Cidadão do Mundo”, as obras que reproduzem experiências vivenciadas pelo ar sta em diversos países. Juarez é o convidado da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), para abrir a temporada de exposições na galeriadeartedaen dade.Aabertura ocorreu no dia 9 de março e segue com visitação até 27 de abril. Foto: Divulgação
Nomêsemquesecomemoraavindima - colheita das uvas -, também marca a abertura da nova exposição na Villa Francioni - vinícola localizada na Serra catarinense. No dia 4 de março, a Galeria de Arte renovou seu espaço com 44 miniaturas das Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci - canhões, tanques, entre outras - executadas pelo ar sta Denis Soncini. Com entrada gratuita, os visitantes poderão apreciar as obras todos os dias, até o dia 14 de maiode2023.
Cada um dos 513 deputados tem direito a 20 assessores. Quanto aos 81 senadores, pasmem, podem contratar 60 assessores cada. Segundo a BBC, é o segundo mais caro Parlamento do planeta. E todos têm direito a R$80 mil de auxílio para mudanças (RS 40 mil por finalizar a R$ 40 parainiciarseumandato).
Segundo pesquisa pecuária do IBGE, o Brasil tem mais bois que pessoas, em 2021 são 224,6 milhões de cabeças de gado para 207,7 milhões de habitantes. O Brasil é o segundo maior produtor de carne do mundo, logo atrás dos Estados Unidos e o terceiro maior consumidor, somente esta atrás da Argen na e EUA O consumo de carne bovina, no entanto estádiminuindo.
A Marinha brasileira, no seu tradicional Corpo de Fuzileiros Navais, pela primeira vez, abriu vagas para as mulheres. Foram 96 vagas para um número de inscritas superior a 7,2 milcandidatas.
Com assinatura da empreendedora Luciana Soares, aconteceu o lançamento da marca de body care catarinense,PeachUP.
ComfestanoLaBelle,naPraiaBrava, em Itajaí Entre os convidados, a presença da influenciadora Juliana Salimeni e da ex-BBB Natália Casassola.
OsprodutosdaPeachUPsãounissex e as vendas são on-line (@peachupbrazil).
diagnos cados com a doença; e 24%, queixas relacionadas à ansiedade. A gestão de pessoas precisa inves r em estratégias para favorecer a sa sfação, mo vação e engajamento com o obje vo de diminuir os casos de ansiedade, depressão, ansiedade e SíndromedeBurnout.
Conhecer e entender do negócio para aplicar estratégias eficientes é crucial para o desenvolvimento das empresas e consequentemente o engajamento dos seus colaboradores. Uma das grandes tendencias para este ano que se inicia, esta voltada para a saúde emocional dos colaboradores. Após o auge da pandemia do covid19, as organizações começaram a perceber que precisavam dar mais atenção e passaram a observar e dar maisênfaseasaúdementaleahumanização nas relações de trabalho, dentro dos ambientes laborais. Debater e pensar em estratégias sobre esses temas tem sido sinônimo de sobrevivênciaparaasorganizações.
Diversos estudos apontam indicadores alarmantes no que se diz respeito a saúde mental dos colaborados. Recentemente uma pesquisa realizada pela empresa Ga az Health & Result, aponta que que 18% dos profissionais brasileiros sofrem com o burnout.
Além disso, 43% relataram sintomas depressivos, com 13% tendo sido
Quer algumas dicas de ações do que sua empresa pode fazer para tornar o ambiente de trabalho mais saudável? Fiqueligadonasdicas:
* Cuide do clima organizacional, proporcione um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam bem e queiramestar
* Dê oportunidade para as pessoas se expressarem, compar lhar com você seus sen mentos, suas dúvidas e preocupações. Lembre-se o RH cuida daspessoas.
* Incen ve as pessoas a terem comportamentos saudáveis, como a vidades sicas, ginás ca laboral, momentos de descanso durante a jornada de trabalho Proporcione espaçosacolhedores,comoporexemplo uma sala de café, onde as pessoas podem conversar e trocar ideias, isso proporcionabemestar Alimentação equilibrada, a empresa tem refeitório? Comece a olhar o que está sendo servido, podemos começar com hábitos saudáveis na alimen-
tação no refeitório da empresa * Melhoreacomunicação,proporcione um ambiente onde as fofocas e especulações não tenham espaço, pois a comunicação é clara e transparente e as decisões são compar lhadas * Crie um ambiente colabora vo, onde as a vidades em grupo seja valorizadas; proporcione momentos de descontração (happy hours, comemoração de aniversario, gincanas, trabalhos solidários, palestras mo vacionais....);
* Valorize os seus profissionais; olhe para as necessidades dos seus colaboradoreseverifiqueoqueépossível flexibilizar (horário de trabalho, trabalho hibrido, bene cios,...).
*Capacite seus colaboradores com treinamentos adequados as necessidades.
Queremos um ambiente de trabalho saudável? Então precisamos olhar para dentro da nossa empresa e ver o que é possível fazermos. Te garan mos, vale a pena começar, os resultadosserãovisíveis.Mãoaobra!
AnaCláudiaCamposcampos.anaclaudia@outloock.com
49988340629
EudeteFerronato
eudeteferronato@hotmail.com
4999976878
Salmo 9:
O salmo 9 -composto de dez estrofes,iden ficadas pelas dez primeiras letras do alfabeto hebraico,indicando sequência de conteúdo,pede a Deus que se sente em seu trono e julgue entre os 'ímpios e os justos'. Estes dois termos são picos do A.T.: o 'justo' é o homem que observa com rigor a Lei, toda a Leia Torá; o 'ímpio ', por sua vez, é o que não se interessa pela Lei de Deus, seguindo apenas o seu próprioconselho.
Então, este salmo 9 é como se fosse o fim dos tempos, o momento do julgamento. Eis o que diz a quarta estrofe: 'Eis: Iahve h senta para sempre, Ele afirma o seu trono para o julgamento; Ele, Ele julgará o mundo com jus ça, sentenciaráasnações comre dão'.
E conclui este pensamento do julgamento na úl ma estrofe,quando afirma: 'Que os ímpios voltem à terra,todos esses pagãos que esquecemDeus.Porqueopobre(oque carece de Deus e o busca) não é esquecido para sempre,aesperançadosinfelizesnãoperece.'
A esta altura de nossa reflexão ,quero entrar num detalhe que pervade a compreensão dos salmos: é a gematria, ou seja, o sen do dos números. O número 9 representa uma totalidade, porque está baseado encima do 3, elevadoàterceirapotência.Eo3jáé aperfeição.
Daí por que o 9 representa uma unidade plena.Ora,exatamenteporrepresentarestatotalidade, o salmista, com o salmo n. 9, traz à memória a ideia do fim, o dia do Julgamento final, como foi o dilúvio na primeira grande parte da Bíblia, a primeira simbolização do Fim.
Prestada atenção ao conduzir-se dos salmos, pode-seconstatarquetodavezquesea ngea nova divisão do 9, o salmista sempre traz assuntos importantes, decisivos, finais. Servenos de exemplo claro o salmo 119 (Bíblia de Jerusalém) que se abre em 24 temas sobre a importância suprema da Lei e do seu seguimentoparasechegarcomfelicidadeaoFim.
O projeto, está localizado atrás do Posto de Saúde Central, e conta com uma estrutura moderna e especial para atender às gestantes e crianças deatécincoanos.
nossa cidade, sua natureza, população, cultura, história e realidade social”, afirma a bibliotecária, Gilvane MariaLecardellidaSilva.
Dia 24 de março aconteceu a Aula Magna do curso de Medicina Veterinária da UNIARP A aula foi ministrada pelo Dr. Guilherme Valente de Souza, comotema:“OMédicoVeterinário”. Dr. Guilherme é presidente da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave) e reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). É graduado em Medicina Veterinária, Mestre em Ciência Animal e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual do NorteFluminenseDarcyRibeiro.
Écoordenadoreprofessordocursode Medicina Veterinária da Unibave, presidente da comissão de Ensino do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e VicePresidente do Núcleo dos Médicos Veterinários da Região Sul de Santa Catarina.
No local, são realizados os serviços de triagem neonatal; vacinas; ultrassom obstétrico; início de pré-natal; teste rápido; além de consultas obstétricas; pediátricas;enfermagemepuerperal. O atendimento é realizado por agendamento, através do encaminhamento dos Postos de Saúde de cada bairro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h edas13hàs17h.
O obje vo é despertar vocações e talentos culturais, por meio da escrita, valorizando a autoria poé ca da comunidade e promovendo sua divulgação. As inscrições e entrega das poesiasencerramnodia27demarço.
Cria vidade de alunos na decoração de páscoa, no ParqueCentral
A Biblioteca Pública Municipal Vidal Ramos abre as inscrições para a 1ª Mostra de Poesia, alusiva ao aniversário de Caçador, que completa 89 anos, no dia 25 de março. As inscrições são abertas para toda a população e podem ser realizadas através do WhatsApp (49) 99162-0224; por email: biblioteca@cacador.sc.gov.br ou diretamentenaBibliotecaPública.
Os alunos das escolas municipais, estaduais e par culares de Caçador, estão espalhando a cria vidade na decoração de páscoa, no Parque CentralJoséRossiAdami.
A ação iniciou nesta quarta-feira, 8, e segueatéofinaldemarço.Cercade10 mil ovos estão sendo pintados, decorados e colocados nas árvores, pelos alunos, através do auxílio dos professores.
“A decoração deste ano está sendo realizada através desta união entre as secretarias e os nossos alunos, onde diversas pessoas estão par cipando e deixando a nossa cidade mais encantada.
O tema para a poesia é “Caçador, 89 anos”. “Os autores podem escrever poesias sobre diferentes olhares de
É emocionante vermos a alegria no olhar de cada criança ao decorar o nosso Parque e saber que fez parte desse momento”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, SirleyCecca o.
Ingredientes para fazer Joelho de porco na cerveja:
deporconessesacoeamarrebem.
Reserve por 8 a 24 horas na geladeira, agitando o saco de vez em quando para espalhar os temperos por todo o pernil.Apósessetempo,pré-aqueçaofornonos180ºCetransfira joelho e todos os temperos para uma assadeira. Polvilhesalemtodoojoelhodeporco.
O passo seguinte desta receita de joelho de porco na cervejaécobriraassadeiracompapelalumínioeassarpor1hora no forno a 180ºC. Durante esse tempo vire o pernil ou regue-o com o tempero na assadeira por 2 a 4 vezes, para a carne pegar melhor os sabores e evitar que fique ressequida.
1quilogramadejoelhodeporcocomosso(eisbein)
250mililitrosdecervejaclara
1folhadelouro
2ramosdetomilhofresco
2dentesdealhopicado
1colherdesopadepápricadoceoucolorau
1colherdechádepimentacalabresamoída
Zimbroagosto
1colherdesopadesal
Para temperar joelho de porco coloque todos os temperos num saco plás co: a cerveja, o louro, o tomilho, os alhos, a páprica e a pimenta calabresa. Adicione também o joelho
Depois de assar pelo tempo indicado, re re o papel alumínioedevolvaojoelhodeporco(eisbein)aoforno,deixando assaratédourarbem(issolevaráentre20a30minutos). Por fim, seu joelho de porco assado no forno está pronto! Re re do forno e deixe repousar por 5 minutos antes de cortar, isso faz com que os sucos no interior assentem e a carnefiquemaismacia.
Corte ou fa e do jeito que preferir e comprove como fica macio e saboroso o seu joelho de porco assado na cerveja!
Sirva com purê de batata, farofa de sua preferência e uma saladadealfaceetomate.
Parabeberumchoppouumbomvinho nto
Foto by: Edumar JuniorNo dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as açõesdoCzarNicolauII.
de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e10dólaresporsemana.
Assim, além de reivindicarem melhores condições de trabalho e diminuição da carga horária, as funcionárias buscavam aumento de salários. Isso porque naquela época, os homens recebiam muito mais do que as mulheres.
Em 28 fevereiro de 1909 aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos. Esse evento surgiu inspirado na greve das operárias da fábrica de tecidos que ocorreu em 1908.
Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como "Pão e Paz". Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (19141918).
Entretanto, ao longo da história, outros acontecimentos recordam a luta das mulheres, que faziam longas jornadas de trabalho, recebiam salários muito baixos e, além disso, não nhamdireitoaovoto.
Anterior ao movimento das operárias russas, em 1908 houve uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, localizadaemNovaYork.
Em 1910, realizou-se na Dinamarca a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Na ocasião, Clara Zetkin, do Par do Comunista Alemão, propôs a criação de um dia dedicado àsmulheres.
No dia 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company matou 146 mulheres, dentre as 500 que trabalhavam lá - desse número, cerca de 20 eram homens. A maioria das funcionárias que morreram eram imigrantes judias e algumas nhamapenas14anos.
Após o trágico incidente, a legislação de segurança para incêndios foi reformulada e as leis trabalhistas foram revisadas e muitas conquistas foram adquiridas.
Diante desse panorama, a criação de um dia dedicado à luta das mulheres foisendopensada.
Existem versões diferentes sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Entretanto, tanto o protesto na Rússia como a greve nos Estados Unidos nham um obje vo comum, que era alertar sobre o estado insalubre de trabalho que as mulheres estavamsujeitas.
Além disso, em decorrência de um mal-entendido feito por jornais alemães e franceses, foi criado um mito em torno de uma greve ocorrida no dia 8 de março de 1857 que, na verdade,nãoocorreu.
Essas trabalhadoras costuravam cerca
Vale notar que o local não estava preparado para um incêndio, visto que não possuía ex ntores, o sistema de iluminaçãoeraagáseerapermi doas pessoasfumarem.
Em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi defini vamente ins tuído pelaONUnoanode1975,sendoquea escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de1917.
Lugar de gente simples, Lugar de um povo hospitaleiro, De homens e mulheres de luta Povo guerreiro
Nos orgulhamos em fazer parte desta história
Pá o da cervejaria ano 1970.
Jovens caçadorenses com belo carrão. Primeiro da esquerda Sr. Ivo Roman Ross, Balvedi, Sergio Hahn Filho, Nenê Pinguim e Nelson Regina - , Ano 1960, O dono do carro Nenê Pinguim .(Crédito Foto Lyris.)
Desfile em 01/05/1966, com caminhão da Berger calçados de Caçador. Avenida Barão do Rio Branco.
Muitos aqui nasceram outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem estar comum. Temos orgulho da nossa cidade.
Tudo em um só lugar
Tudo em um só lugar
(49) 99807