Revista Feeling edição 155

Page 1

Ano 23 - Edição 155 - 2022 Distribuição Gratuita BoasFestas Gilber to Seleme Cidadão Benemérito de Caçador Henrique S. Basso Campeão 2022 Categoria A - Turismo Nacional Confraternização Imprensa FIESC Gilberto Cidadão Benemérito de S. Basso Campeão 2022 Categoria A - Turismo Nacional Imprensa

Natal o que é realmente?

Natal é o período de dar amor.

O Natal é muito mais que uma mesa cheia de comida e de pessoas, é união.

O Natal é o momento para reer onde para nós cristãos a data tem uma simbologia especial.

Natal, uma data mágica que nos permite prestar mais atenção com quem está ao nosso redor.Nos permite olhar para aquele amigo que há tempos não víamos.

Nos permite reunir familiares distante ou até mesmo próximos que com a correria do dia a dia não temos a oportunidade de se fazer presentes.

Nos permite olhar para moradores de rua que encontramos todos os dias, mas como estamos sempre acelerados não pensamos no seu bemestar, não nos colocamos no seu lugar.

Há Natal, como é esplêndido, nos permite amar, nos permite perdoar, nos proporciona ver o nosso “inimigo” como ser que erra e que falha, nos faculta ver as pessoas que nos zeram mal com carinho, pois todos somos lhos de Deus.Enm basta querer e acreditar na magia do Natal.

Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações a todos vocês que nos deram a honra de estar conosco neste Ano de 2022.

Sumário

04 -05 - Variedades - Edumar Junior

07 - Opinião - Quirino Ribeiro

08 - 09 - Saúde - Dr. Antonio Ballestero 11 - Saúde - Dra. Cleunice

12 - Geral

15 - Padre Reginaldo Manzotti 17 - Educação 19 - Aconteceu - Alcir Bazzanella 21 - Economia 22 - Soneto - Moacir Bordginon 24 - 25 - Olhar Social - Nivaldo Narã 26 - Passe no RH - Eudete Ferronato 28 - Geral 29 - Espiritualidade- Guerino Bebber 31- Fotos e fatos 32 - Na cozinha com Alcir 34 - Relembrando

Diretor: Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP) (49) 9 8809 7373 - alcir@abonline.com.br

Departamento Comercial e EditoriaEdumar Verge Junior (49) 9 9807 1448 revistafeelingedumar@hotmail.com

Administravo: Karine Silva Dias Bazzanella (49) 3567 1584 - adm@abonline.com.br

Criação/Diagramação: EJR Serviços de Comunicação (49) 9 9815 2244 - 99807 1448edumarvjunior@hotmail.com

Departamento Jurídico: Gilson Francisco Kollross

Capa: Rose Wartha / imagem da internet

Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e Jornal Impressos Ltda

Todas as matérias e publicidades assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reete necessariamente a opinião da revista.

Editorial

Regional da FIESC reúne a imprensa em jantar de confraternização

A Regional Centro-Norte da FIESC realizou dia 16 de dezembro, na Temasa um jantar da imprensa com jornalistas de Caçador e região.

O evento celebrou as conquistas e realizações ao longo do ano e destacou um agradecimento especial para toda a imprensa pelo apoio na divulgação das ações da FIESC e do Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM).

Os integrantes da imprensa foram recebidos pelo 1º vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme, pelo vicepresidente Regional da FIESC Leonir Tesser e sua esposa Lire Tesser, pelo gerente execuvo SESI, SENAI e IEL, Daniel Tenconi, além do presidente do Sindicato da Madeira, Aurélio De Bortolo.

O evento especial teve ainda a entrega de um presente para os integrantes da imprensa.

Veja alguns registros do evento pela Assessoria de Comunicação

A empresa recebeu o Prêmio Referênciavoltado ao reconhecimento do setor de base orestal, durante cerimônia em Curiba.

A premiação chega a sua 20ª Edição e premia 20 empresas destaques de 2022. Os selecionados foram indicados por leitores, clientes e parceiros da Revista REFERÊNCIA.

A Adami concorreu com mais de 100 nomes do mesmo segmento e se destacou com o Programa Bem Vindos e TTO.

A iniciava já acolheu e preparou vários colaboradores para exercer a função com mais conança e manter o conhecimento na empresa. Toda a ação é realizada pelo setor de Recursos Humanos em parceria com as áreas operacionais.

49 - 998071448

Harmonização com vinhos Festas de m de ano

tornando, assim, a refeição muito mais prazerosa.

Harmonização com vinhos nas Festas de Fim de Ano – por po de vinho

Caríssimos leitores mais um ano se encerra e, como sempre nesta época, estamos nos preparavos para as confraternizações de nal de ano, entre familiares e amigos, tudo regado a muitas iguarias e, como não, vinhos e espumantes.

E é justamente neste momento que vem a dúvida àqueles que estão cuidando dos preparavos. Qual vinho servir? Qual vinho compabilizará com o alimento servido?

Esta dúvida é, de fato, pernente e muitas vezes aige até os mais experientes enólos, já que as possibilidades de compabilização entre alimentos e vinhos são muitas.

Para iniciar, e deuma forma breve, o conceito de harmonização de alimento e vinho tem por nalidade fazer com que um complemente o outro (e não “briguem” entre si),

E quando pensamos nesta harmonização, procuramos sempre seguir dois conceitos básico: harmonização por semelhança (quando o alimento e o vinho possuem o mesmo nível de complexidade – Exemplo: alimento leve requer vinho leve) e harmonização por oposição (quando alimentos e vinhos possuem caracteríscas gustavas antagônicas – Exemplo: a acidez de um vinho atenua a gordura do alimento; o doce ameniza o salgado etc.).

Como se pode perceber esta combinação não é das mais fáceis, cando ainda mais complexa quando tratamos de festas natalinas, quando há verdadeiros banquetes com uma diversidade de manjares.

Espumante Brut ou Champagne: Aperivos/ Peixes e Frutos do Mar / servem também para todo o jantar (acidez e gás carbônico presentes atenuam os alimentos gordurosos) Espumante Demi-sec: Panetone / Frutas

Branco seco de boa acidez: Peixes e Frutos do Mar / Tender

Branco encorpado: Bacalhau / Aves / Porco / Massas com molho branco Branco de sobremesa: Panetone / Rabanada / Frutas

Tinto leve: Aves / Tender / Porco Tinto médio: Bacalhau / Porco Tinto frutado: Massas com molho vermelho Tinto encorpado: Carne bovina assada / Cabrito/ Cordeiro Tinto doce: Doces à base de Chocolate

Que a alegria, o amor e a paz sejam os principais temperos no natal e Ano Novo Edumar Junior e Família
Que este novo ano continue estreitando a conança e a parceria que construímos em 2022! Um feliz Natal e um 2023 próspero é o que desejamos para você! BoasFestas Que este novo ano continue estreitando a e a parceria que construímos em Um Natal e um 2023 próspero é o que para você!

Quirino@scc.com.br (49) 99947.2115

novo regime de construção e operação entra em vigor no Brasil”..

NOVA FERROESTE

Uma comissão especial entregou relatório sobre a Ferrovia Chapecó a Cascavel. O documento foi elaborado pela Câmara Municipal de Chapecó que seguirá acompanhando o projeto.

Após a úlma sessão ordinária deste ano entregaram o relatório nal ao Presidente Câmara de Vereadores tendo em vista a importância da execução do projeto para o desenvolvimento social e econômico de Chapecó e Oeste.

ESTUDO CONFIRMA VIABILIDADE

De implantar ramal entre Cascavel e Chapecó. Oito endades empresariais catarinenses se uniram para bancar um estudo técnico para apurar as vantagens da implantação de um ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó.

Com a conrmação da viabilidade, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Lenoir Broch, arregimenta forças e estratégias para tentar viabilizar o traçado.

DOIS EMISSÁRIOS DE CHAPECÓ

Esveram na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), e foram recebidos pelo presidente Genesio Pegoraro e pelo presidente do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Eco-

nômico Sustentável).

Alci Roa Júnior, para propor a realização, em 2023, de um amplo seminário para debater ações que possam, no futuro, consolidar a ligação de 263 quilômetros entre as duas cidades.

CHAPECÓ

Está no centro da maior região agropecuária de Santa Catarina e onde atuam algumas dasprincipais empresas do setor de proteínas do Brasil e do mundo.

Atualmente, a região importa cinco milhões de toneladas de grãos (milho, soja e farelo de soja) do Mato Grosso e do Paraguai. E tudo por caminhões.

ESTUDOS MOSTRAM

Que empregar o modal ferroviário reduz em até 30% os custos com escoamento.

O traçado entre Cascavel e Chapecó facilitaria a chegada de grãos ao interior catarinense e criaria um novo canal de exportação de contêineres carregados de carnes de frango e suínos desnados a vários desnos do mundo.

A EXTENSÃO ENTRE DOIS POLOS

Do agro nacional fortaleceria ainda

mais o Oeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina, modelos de produção de grãos e proteínas.

A Nova Ferroeste já venceu inúmeros passos e com suas ligações também ao interior do Mato Grosso do Sul e a Foz do Iguaçu, e com melhorias no traçado de Guarapuava a Paranaguá, teremos então em Cascavel um dos maiores entroncamentos ferroviários do Brasil e da América do Sul.

A proposta de um grande encontro em 2023 é para aprofundar a proposta dessa nova extensão e para conectar, de vez, o Sul à malha ferroviária.

SIMILARIDADES

Cascavel e Chapecó têm algumas similaridades.

Ambas são referências de desenvolvimento em suas regiões – o Oeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina.

Elas estão no centro de duas importantes regiões produtoras de grãos e carnes e extraem da agropecuária cerca de 30% do seu PIB.

O território abrangido pelas duas abriga algumas das maiores cooperavas e agroindústrias brasileiras e estão a cerca de 500 quilômetros das capitais (Curiba (PR) e Florianópolis (SC) e, a respecvamente, a 500 e a 600 quilômetros do litoral do seu estado.

OPINIÃO
QUIRINO RIBEIRO
“Ferrovias:

Transformando Vidas:

Como lidar com o medo e a insegurança

O medo atuando como uma emoção a preservar a espécie humana se expressa ao impor limites ao indivíduo

que o senmento de insegurança é oriundo do medo.

O medo atuando como uma emoção a preservar a espécie humana se expressa ao impor limites ao indivíduo. Sabe-se que estar na beirada de um prédio alto impõe risco a vida, portanto evita-se, assim como dirigir um veículo em alta velocidade ou mexer com alta tensão elétrica sem estar habilitado e com equipamentos protetores.

qualquer patologia que possa juscar este estado de coisas. Isto é bastante comum e diz respeito a esfera de atuação do desenvolvimento humano, tendo o autoconhecimento como foco maior.

O medo é uma emoção importante na medida que dene limites para o indivíduo, se constuindo em um fator de preservação da espécie humana, contudo, conforme a sua intensidade e prevalência, origina o senmento de insegurança, se consolidando como um fator importante a sabotar sonhos, inuenciar atudes e comportamentos negavos e procrasnar a tomada de decisões.

Antes de prosseguir, se impõe alguns esclarecimentos, quais sejam, emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais ordenadas pelo cérebro tendo sua origem pautada por respostas a esmulos ambientais.

O medo faz parte das 5 emoções consideradas universais, juntamente com tristeza, alegria, raiva e nojo.

O senmento é uma resposta ou consequência da emoção, é como a pessoa reage diante de determinada emoção. Portanto, pode-se armar

Sob esta leitura, uma pessoa sem medo é alguém propenso a colocar sua vida em constante risco, podendo apresentar algum distúrbio que a faça agir desta forma. Portanto o medo, atuando como uma emoção normal, funciona como um sinal de alerta a disparar em momentos onde a vida humana pode estar sendo colocada em risco, demarcando o limite que não deve ser transposto.

De outra forma, o medo connuo e exacerbado pode estar associado a um estado psíquico alterado ou a uma patologia mental, como a Síndrome do Pânico, um po de Transtorno de Ansiedade, o qual faz com que o indivíduo crie mentalmente situações que repercutem em medo excessivo, podendo acarretar sintomas sicos severos e na exclusão social.

Neste caso, o tratamento psiquiátrico e o uso de fármacos se faz necessário.

Uma grande parcela das pessoas se vê sabotadas em seus projetos nas mais variadas áreas da vida em função da conjunção do binômio medo e insegurança, mesmo não apresentando

Isto ocorre em função das crenças limitantes que se formam no cérebro, predominantemente de maneira inconsciente, pelo que se vê, ouve ou sente e que gere forte impacto emocional ou ocorra de maneira repeda. Podendo ser de 3 pos, quais sejam: hereditárias, sociais e pessoais.

As crenças limitantes hereditárias, as quais tem origem no ambiente familiar, de maneira prevalente entre os 8 e 12 anos, são as mais comuns.

As do po pessoal são originadas pela vivência da pessoa, como as ocasionadas pela perda de um ente querido, por uma ocorrência negava grave no trabalho ou por uma situação impactante no âmbito afevo. Já as do po social tem sua origem a parr dos meios de informação e da sociedade.

Existem 5 passos para lidar com o medo e a insegurança, quais sejam: descobrir sua origem, autoconhecimento, não se comparar com os outros, trabalhar a autoesma e desenvolver a coragem de enfrentar.

O autoconhecimento é a porta de entrada do desenvolvimento humano e da Inteligência Emocional, sendo trabalhado no Coaching, nos Métodos Aplicados de Desenvolvimento Humano, na Psicoterapia e na Programação Neurolinguísca.

Saúde
Dr Antonio Ballestero

Através do autoconhecimento, o indivíduo irá idencar a origem de seus medos e inseguranças, evitando a evolução para quadros que comprometam além dos resultados nos âmbitos prossional, nanceiro ou afevo, também sua saúde sica e mental. Sob outro enfoque, o indivíduo que conhece seus pontos fortes, seus medos e inseguranças, além de trabalhá-los, evita ser objeto de manipulação, visto que, o manuseio do medo e da insegurança é o principal meio de controle das pessoas.

Descobrir sua origem, primeiro passo para se lidar com o medo e a insegurança, se associa com o auto-

conhecimento para ampliar as fronteiras do conhecer a si mesmo, arregimento em primeira ou segunda opção, se necessário, o apoio psicanalíco, psiquiátrico ou de outra área da medicina.

Não se comparar com os outros é uma atude fundamental para se alcançar o bem viver, a felicidade e o sucesso,assimcomoparaselidar com o medo e a insegurança. Se faz importante o entendimento que cada pessoa tem seus pontos fortes, desvirtudes e inseguranças, ainda que o segredo para vencer os medos e ter uma vida abundante depende do esforço pessoal.

Desenvolver a autoesma e a coragem para enfrentar os medos, origem da insegurança, com repercussões negavas na saúde sica e mental, além dos resultados píos que a pessoa tem na vida, são passos que se completam, sendo que a autoesma é um pré-requisito da coragem.

Aprender a lidar com o medo e a insegurança é fundamental para o transcurso da vida humana com uma saúde sica e mental equilibradas, privilegiando o bem viver e alcançando a felicidade e o sucesso.

(49) 3563 0595 (49) 99985 1474 Rua 25 de Março, 343 - Centro

Cabelos – Queda... e agora?

fácil de entender, associar com uma parede, o que fará esta parede cair? A pintura? Ou a falta de estrutura na sua base? O que realmente faz a sua sustentação?

alopecia de tração (rarefação dos os principalmente nas laterais e fronte), lave os cabelos após os treinos pois o suor resseca os os.

Uma das evidências pós COVID é a queixa de queda intensa dos cabelos, isso se dá geralmente 2 a 3 meses após a infecção, podendo ser, em alguns casos, a única queixa do paciente.

Qualquer armação relacionada a essa patologia é precoce, mas a frequência de tal sinal faz-nos crer que a queda esteja envolvida, indiretamente, nas sequelas desse processo viral.

Sabemos que desde o início de tal patologia os pacientes apresentam um compromemento do estado geral com espoliação de proteínas, vitaminas e minerais e embora existam muitos mitos a respeito da queda de cabelo, uma certeza nós temos toda queda de cabelo passa pela falta de nutrientes.

Perguntas como “pintar os cabelos dá queda? ” Resposta: não, a pintura pode anar ou quebrar o o, mas não provoca queda. “Lavar os cabelos diariamente dá queda?

Não, ao contrário, a oleosidade excessiva no folículo pode, por obstrução do mesmo causar a alopecia. O uso de secadores ou os alisamentos dos cabelos podem, quando usado de maneira errônea, danicar a haste capilar mas não provocar quedas.

Quando pensamos em cabelo deveríamos, grosseiramente falando, mas

Ao raciocinarmos veremos que novamente vamos voltar no que insisto há várias edições, se vermos hábitos nutricionais e eslo de vida saudáveis, produziremos hormônios da maneira correta, teremos unhas, cabelos, pele, sono, músculos, raciocínio, arculações, emoções e todo e qualquer órgãooufunçãodonossoorganismo em plenas condições de estabelecermos uma saúde próxima ao ideal, sem muitas intercorrências; só não rero o termo “próximo” pois nossa saúde depende também do meio ambiente em que vivemos, de quantos industrializados consumimos, de quais hábitos estamos dispostos a mudar no nosso eslo de vida.

Evite o uso da agua quente ao lavar os cabelos e não durma com eles molhados, pois isso favorece o aumento das descamações e a infecções fúngicas no couro cabeludo.

Lembre-se de cuidar de seus cabelos com carinho pois isto aumentará a sua autoesma e a sua beleza.

A avidade sica é essencial para nossa saúde e atualmente tem se tornado uma verdadeira “febre saudável”, mas pracar exercícios com os cabelos soltos é uma tarefa quase impossível se você tem cabelos compridos, mas cuidado ao prendê-los, faça opção por presilhas de elásco com tecido que danicam menos os os, evitem prendê-los muito apertados, pois tal práca pode levar a

O Natal está novamente em nossa porta e devemos lembrar que nossas vidas são feitas de ciclos, assim como nossos anos são divididos em meses e semanas. Temos tempo para preparar a terra, plantar, regar e colher. Que nossas sementes sejam plantadas com amor, esperança e fé e que germine um lindo novo ciclo para termos a nossa melhor colheita.

Um beijo no coração de todos. Gradão a DEUS, que ele abençoe a nossa vida e a nossa família.

Dra. Cleonice Moecy CRM 4914 Médica

Rua Victor Meireles 663 - Videira –SC (49)

Dra Cleonice - CRM 4914
Dra -
Saúde
(49) 991527673
35331657-

Confraternização Universal

ca. O objevo foi criar um dia que pudesse ser comemorado sem pretensões religiosas e que englobasse todos os cidadãos do mundo em um único senmento de paz e alegria, independentemente de credo ou nacionalidade.

que está começando são duas tradições importantes na festa de ano novo brasileira. Nas comemorações em família, o Dia da Confraternização Universal conta com ceia farta, tradições e muita alegria.

O dia 1º de janeiro é sempre marcado por celebrações em família, por uma energia renovada e pela esperança de um ano próspero e feliz. Esse feriado mundial, conhecido como o Dia da Confraternização Universal, tem uma simbologia muito bonita, pois representa a paz e a união entre todos os povos do mundo.

A data foi criada ocialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas), no ano de 1968. A sugestãopara a criação desse dia tão relevante paru do Papa Paulo VI, que enxergava nessa data a oportunidade de fomentar os votos de paz e felicidade entre todos os países do mundo. Assim, O Dia da Confraternização Universal e da Paz Mundial entrou para o calendário ocial.

Apesar de ter sido uma sugestão de um Papa da Igreja Católica, desde a concepção da ideia, essa data nunca esteve atrelada a uma religião especí-

A ideia da Confraternização Universal deu tão certo que hoje a data é considerada uma das datas mais importantes em diversos países, com a realização de grandes festas e queima de fogos.

As tradições do Ano Novo

Na cultura nacional, é comum que as pessoas se vistam de branco, em uma referência ao desejo de paz para o ano novo. Há também os alimentos picos da celebração, como a lenlha, a romã e as uvas, que estão associadas à prosperidade e à abundância.

Mas, com certeza, a grande estrela da festa é o Espumante, usado para brindar e comemorar a virada do ano. Um grandedestaquedacelebraçãoéa presença dos espumantes brasileiros, que vêm adquirindo statusnos úlmos anos e ganhando cada mais espaço no mercado nacional e mundial.

Comer bem e fazer planos para o ano
Geral
os sinos de Natal, sejam mensageiros de Boas Festas. Que o Ano Novo seja repleto de realizações.
Que
Moacir D’Agostini Presidente da Câmara de Vereadores de Caçador
Nossos votos de saúde, amor e prosperidade. Almejamos nosso desejo de continuar dedicando aos animais de estimação toda atenção, carinho e respeito que eles merecem. Obrigado por acreditar no nosso trabalho e em nossa equipe. Contem sempre conosco. É um prazer atende-los Neste Natal, desejamos toda felicidade do mundo para você, sua família e seus mascotes.
BoasFestas!!!

Que a paz, o amor entre todas as pessoas e a alegria estejam em todas as casas de todo mundo.

Que a paz, o amor entre todas as pessoas e a estejam em todas as casas de todo mundo.

Esta época mágica merece ser aproveitadacom muita intensidade e Boas para todos, amigos, clientes e colaboradores é o nosso maior

Esta época mágica merece ser aproveitada com muita intensidade e alegria. Boas festas para todos, amigos, clientes e colaboradores é o nosso maior desejo.

Vamos praticar o bem, juntar a família e os amigos!

Vamos praticar o bem, juntar a e os amigos!

Vamos viver esta data de coração cheio de sensações e sentimentos

Agradecemos a todos pela preferências e em nós e desejamos a todos

Vamos viver esta data de coração cheio de sensações e sentimentos maravilhosos. erências e confiança em nós depositada e jamos a todos

Um Natal abençoado e um 2023 de conquistas.

Martelinho de Ouro Sincerosvotos de Fábio

Renove o sendo do Natal em seu coração

Amado povo de Deus, mais uma vez somos agraciados através da liturgia da Igreja com um tempo especial de vivência em preparação para o Natal.

Natal éo grande momento da paz em que, em torno do recém-nascido, o divino (anjos) e o humano (Maria, José e os pastores), céu e terra, se unem num silêncio adorador.

Porque nasceu para nós um menino, um lho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real e ele se chama 'Conselheiro Maravilhoso', 'Deus Forte', 'Pai para sempre', 'Príncipe da Paz'. Grande será o seu domínio e a paz não terá m sobre o trono de Davi e seu reino, rmado e reforçado com o direito e a jusça, desde agora e para sempre. (Is 9,5-6)

Celebremos santamente o Natal, tenhamos no coração aquilo que é essencial, o amor, a amizade, o perdão e a reconciliação.

Quando esvermos festejando com nossos familiares e amigos, não nos esqueçamos da oração.

Silenciemos nosso interior e não nos esqueçamos do aniversariante, Ele é o centro de nossa vida. É a luz que ilumina toda a treva.

Lembremo-nos dos que sofrem ou estão na solidão. Se pudermos, troquemos presentes lembrando o que escreveu o Papa Emérito Bento XVI:

“Em todos os presentes de Natal deveria viver algo da dádiva primordial, Jesus Cristo, daquele gesto do amor de Deus que emúlma análise não poderia e não queria dar menos do que a si mesmo. Pouco interessa se um presente é caro ou barato; quem não é capaz de dar com ele uma parte de si mesmo, sempre deu de menos.”

Porque o maior presente que poderíamos receber o céu nos deu, na Noite Santa, Deusdeu-se a si mesmo nascendo como uma frágil criança. Deus assumiu nossa humanidade para nos dar sua divindade.

Feliz e Santo Natal a todos - Boas Festas

Acadêmicas de Medicina estão nos mes da IFMSA Brazil

Dia 05 de dezembro, as acadêmicas do curso de Medicina da UNIARP: Paula Otávia Haacke Branco e Victória Beo Moreira foram eleitas para dos mes nacionais da IFMSA Brazil, na gestão de 2022/2023. Os mes têm por objevoauxiliar no desenvolvimento dos comitês de todo o Brasil.

A Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina é uma organização nãogovernamental que representa associações de estudantes de medicina. A Federação foi fundada em maio de 1951 e atualmente mantém 140 organizações membros de 129 países em seis connentes. Atualmente no Brasil já existem mais de 193 escolas médicas com mais de 8 mil acadêmicos de medicina associados.

primento de metas, objevos, crescimento pessoal e desenvolvimento de habilidades que permitam o progresso dos comitês nos três níveis, local, regional enacional. ]

com os colaboradores da Temasa de Caçador. O evento aconteceu no dia 14 de dezembro, envolvendo mais de 400 colaboradores da empresa.

A acadêmica Paula Otávia H. Branco, integra o me de Capacity Building, como a única representante da região sul. Ela auxiliará o me nacional no desenvolvimento de ações a nível nacional com o objevo de capacitar individualmente, ou colevamente, os membros da federação para o cum-

Já acadêmica Victória Beo, está no Green Lamp Team, cujo objevo é auxiliar os comitês no desenvolvimento de ações no eixo de direitos humanos e paz, a nível local, regional e nacional.

“Tais representações auxiliam no desenvolvimento do ensino médico dos acadêmicos, além de levar o nome da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe para todos os lugares do Brasil”, complementa o coordenador adjunto do curso de Medicina, professor Hiago Bellaver. (Fonte: Assessoria Comunicação UNIARP)

Palestra sobre educação nanceira para colaboradores da empresa Temasa

O curso de Ciências Contábeis da UNIARP encerrou suas avidades de extensão em 2022, com ciclo de palestras sobre educação nanceira,

O professor Me.

Duarte e a acadêmica Daniela Aparecida Casagrande desenvolveram capacitação sobre o “Consumo Consciente e Inteligente”, considerando o contexto atual, marcado por riscos e oportunidades. “O planejamento nanceiro proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas. Saber fazer uso dos recursos permite viver de forma equilibrada e feliz”, recordaram os palestrantes.

O evento é uma realização do Projeto de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), com apoio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), e do Estúdio de Finanças da UNIARP.

As parcerias e avidades permitem a integração do curso de Ciências Contábeis com a comunidade, fazendo com que os acadêmicos desenvolvam prossionalmente com a perspecva de contribuírem com o desenvolvimento da região na qual estão inseridos. Formar prossionais da contabilidade capacitados e compromedos com as necessidades da região é o propósito básico para a UNIARP. (Fonte: Assessoria Comunicação – UNIARP)

Educação
Thiago Augusto
BLD
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade! Boas Festas
BLD INCORPORADORA

Gilberto Seleme é Cidadão Benemérito de Caçador

A galeria dos Cidadãos Beneméritos de Caçador ganhou mais um ilustre integrante.

O empresário Gilberto Seleme foi agraciado com a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislavo de Caçador no dia 25 de novembro, durante solenidade realizada no Plenário Osvaldo José Gomez.

O momentoreuniu lideranças polícas e empresariais, familiares, amigos e demais convidados, que puderam conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Seleme e enaltecer o seu relevante trabalho em prol da comunidade caçadorense.

Após apresentação da trajetória pessoal e prossional de Seleme através de vídeo, foi realizada a entrega do tulo e realizadas homenagens de reconhecimento e agradecimento por sua efeva parcipação, apoio e cooperação junto ao desenvolvimento de Caçador.

Representantes do Hospital Maicé, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fiesc, Uniarp, Aceias, Bombeiros Voluntários, Sindicato da Madeira, Caçador Atléco Clube e Acic prestaram a sua homenagem.

Ao fazer uso da palavra, Gilberto Seleme fez questão de agradecer a todos pela homenagem, destacando que Caçador lhe dá uma segunda cerdão de nascimento com a entrega deste tulo. Comparlhou a homenagem com o setor empresarial, o qual, segundo ele, merece ser homenageado por tudo o que representa.

Gilberto ainda fez uma homenagem especial ao seu pai, Elias Seleme, Cidadão Honorário de Caçador, e agradecimento à família, através de sua esposa, lhos, noras, netos e demais membros. Encerrou destacando que o compromisso do município com a avidade empresarial é tão forte, que até no hino de Caçador hino foi composto por um industrial: Oswaldo Olsen. “E com um trecho dele me despeço, agradecendo a todos pela atenção: é Caçador capital da indústria, das parreiras e dos pinheirais. Aqui eu vivo, aqui eu trabalho e me orgulho até demais”, nalizou. (Fonte: FIESC – Fotos: ASCOM Câmara de Vereadores)

Henrique Basso

temporada nas pistas de Goiânia. O Autódromo Internacional Ayrton Senna recebeu as oito úlmas provas de 2022 e foi palco da coroação de Henrique Basso que encerrou o ano como campeão da categoria A. Parabéns ao caçadorense pela conquista.

Novos Coroinhas apresentados a comunidade caçadorense

Em seu úlmo dia de compeção, e com a presença de muita chuva, o Turismo Nacional encerrou a sua

No Domingo da Alegria, dia (11/12), foram enviados dez novos coroinhas e um acólito para o serviço ao altar, nas comunidades.

Que Deus abençoe a vida e missão de cada um, que Nossa Senhora os proteja e que São Tarcísio interceda pelo seu ministério! Oremos por nossas crianças, nossos coroinhas e pelas famílias!

Vale salientar que neste ano também será celebrada a missa do Galo no dia de Natal a meia noite.

Os desaos da transição de governo no Brasil e, consequentemente, de trajetória scal, incluem a inação global que o mundo vem enfrentando. Segundo análise de Rodrigo Sgavioli, head de Alocação e Fundos do Research da XP Invesmentos, o novo governo tem os mesmos desaos do anterior em relação às contas públicas, só que maiores. “Viemos de um ano com arrecadações recordes em dividendos e royales, muito por conta da forte avidade econômica”, avalia o especialista que parcipou nesta segunda-feira (19) de live promovida pela Academia FIESC de Negócios.

O governo atual, caso fosse reeleito,

teria discussões a serem endereçadas, como ampliação dos auxílios e a revisão de precatórios, de acordo com Rodrigo. “O governo deve acabar negociando, por meio da 'PEC de transição', gastos excessivos e talvez até acima do necessário. Qualquer acordo de até R$ 100 bilhões seria algo que já resolveria muitos dos gastos que precisam ser equacionados. O novo governo está pedindo em torno de R$ 200 bilhões”, calcula.

As concessões de crédito seguem em patamares elevados, comprometendo a renda das famílias. “A tendência é que as pessoas consumam menos, tanto em relação ao consumo básico, quanto em relação ao crédito para

compra de móveis, linha branca, carros e apartamentos, por exemplo”, prevê o especialista.

Assim como vários emergentes, o Brasil é um país de economia cíclica de acordo com Rodrigo. “Ele arrecada demasiadamente em ciclos de commodies muito fortes e, depois, acaba sendo menos dependente disso, reduzindo o custo-Brasil, direcionando reformas, para que consiga ter um comportamento mais sustentável nas contas públicas”, explica, ainda prevendo queda do PIB nos próximos dois anos. (Fonte: Assessoria Comunicação FIESC)

Economia Cenário inacionário permanente
BoasFestas Que as bênçãos de Deus façam do seu Natal e do seu Ano Novo reuniões em família incríveis e felizes! Vereador Lilo Alcedir Ferlin
é ponto de atenção para o governo

Soneto de Natal

Na roda mágica do tempo soa o sino de Belém (Belém tem sino?) e corre mais o tempo, e corre e voa, anunciando a vinda do menino.

A voz de um lindo coro natalino, só de crianças, na avenida entoa a melodia sublime de seu hino subindo aos céus, enquanto em terra ecoa

mensagem de alegria, de boa vontade, chamando à paz, ao laço fraternal, unindo num abraço a humanidade

sob a estrela de rúlo sinal no clima demagia e felicidade que envolve os corações: Feliz Natal

Do autor

Moacir Antônio Bordignon, poeta e consta, videirense, radicado em Curiba há quase 50 anos, lançou seu primeiro livro de versos em Palmas, PR., onde residiu por alguns anos, tendo cursado a faculdade de losoa local.

Mudando-separa a Capital do Paraná, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curiba e fez parte da equipe editorial da presgiada Editora Juruá, na área jurídica, pela qual lançou, em 1.982, o livro de poesias Relógio de Flores, ilustrado pelo festejado escultor Elvo Benito Damo, bem recebido pela críca, tendo o saudoso decano das letras paranaenses, Dr. Vasco Taborda, naquele ensejo, o convidado para ser membro do Centro de Letras do Paraná, anga casa de Emiliano Perneta e Leonardo Henke.

Foi professor universitário, pós graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina em direito internacional. Concomitantemente, lançava o livro JÚRI, na área criminal, desnado a jovens advogados, por seu enfoque práco.

Nos úlmos anos, reencontrou-se, por acaso, em Camboriú, com seu amigo de juventude, jornalista Alcir Bazzanella, razão de, agora, assinar esta coluna beletrísco.

Moacir Bordignon
Moacir

Inspiração Natalina

Primazia

Dia do Sim

Connua repercundo o casamento da digital inuencer Duda Santana e do densta Gustavo Nau, que movimentou o litoral catarinense, com linda cerimônia na Igreja Matriz, em Itajaí.( Foto: Rodrigo Vipych)

Muita gente já esta com a decoração natalina pronta emontou árvore e enfeitou toda casa. A cidade também já está decorada para este grande momento simbólico.

Mas esta mesa posta e assinada pelas irmãs Naomi e Georgea Golunski vem pra inspirar quem adora decoração. A mesa foi montada na loja Sierra Móveis, no Casahall Design District, em Balneário Camboriú e aposta no tom verde como foco principal. (Foto: Jonatan Fernandes

Acantora e apresentadora Ania calou a boca de muita gente. Principalmente para quem duvidou que ela pudesse chegar aonde chegou. Só este ano ela ganhou oito estatuetas em várias premiações pelo mundo, entrou para o Guinness Book por seu marco histórico no Spofy Global (primeiro arsta lano soloa alcançar o primeiro lugar no Spofy) e ainda ganhou uma réplica no Madame Tussauds.

Casamento da inuencer Duda Santana e do densta Gustavo Nau

No Mesmo Brasil

Virando moda

Fazer o vesbular costuma ser uma estratégia dos advogados de defesa na busca de uma progressão da pena de seus clientes condenados. A exdeputada Flordelis, condenada pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo e o ex-vereador Dr. Jairinho, que irá a júri popular pelo assassinado do menino Henry Borel, prestaram vesbular paraa UERJ.

Na tentava outros 1.120 presos do Rio também tentam cursar o ensino superior.

Agora acaba de lançar um EP com seis músicas, todas em português, chamado Em busca da Ania perfeita. E para divulgar seu novo trabalho ela aproveitou para criar uma gincana, onde celebridades e inuencers foram divididas em seis grupos, cada um representando uma música e o grupo cuja canção zer mais sucesso vai levar R$ 500 mil.

E para fechar um ano histórico, ela acaba de entrar mais uma vez na lista dos destaques da revista Forbes, na edição "Forbes Under 30", que traz os nomes mais inuentes com menos de 30 anos de idade e está na campanha da Dolce & Gabanna. (Fotos: Reprodução)

“Essa PEC não é para o governo Lula. Essa PEC é para fazer o reparo no orçamento do presidente Bolsonaro”, de Lula ao anunciar seus primeiros cincos futuros ministros de seu terceiro mandato.

“Atentar contra a democracia é crime e deve ser tratado dessa forma. Tem que ter paciência, o Execuvo, resiliência. Isso é coisa de menino mimado, que perde o jogo, pega a bola e leva embora”, de Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito sobre os atos que considera andemocráco.

“Sou cristão, contra o aborto, conta a liberação de drogas, mas nunca fui bolsonarista raiz”, de Tarcísio de Freitas, futuro governador de São Paulo, que terá bolsonaristas em seu secretariado

Nivaldo Narã nivaldonara@colunista.com.br

A marca de moda ViX, comandada pela brasileira Paula Hermanny desembarcou em Balneário Camboriú, no Balneário Shopping. Já com sua coleção Alto Verão 23, cheia de novidades e peças exclusivas. A marca, que é sucesso no mundo abre sua 20ª loja no Brasil. Criada na Califórnia por Paula Hermanny, em 2003, hoje com lojas próprias em onze estados brasileiros, a ViX acaba de chegar ao seu primeiro endereço em Santa Catarina.

com sua experiência completa: as coleções de swim, resort e ready to wear, em peças com propostas autorais, traços inconfundíveis e aviamentos com banho de ouro. Crédito Will )

Movimentação

Circulando por Santa Catarina, nos eventos catarinenses encontramos personagens importantes, pessoas notáveis, que fazem o sucesso dos agitos, por onde passam. Foto: Carlos Alves

Com seu DNA criavo é conhecida pelo equilíbrio “sexy chic” na medida certa. Chega ao Balneário Shopping

Nosso Brasil

Os dados são do IBGE, realizados a parr da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios. Quase 6% (5,8%) dos domicílios do Brasil veram pelo menos um morador que foi víma de roubo ou furto no ano passado, o que corresponde a 4.225 milhões de todo o país. Ao mesmo tempo em que mulheres, pretos e pardos temem mais serem vímas, na maioria dos crimes, do que homens e brancos.

Nosso Brasil

Os dados são do IBGE, realizados a parr da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios. Quase 6% (5,8%) dos domicílios do Brasil veram pelo menos um morador que foi víma de roubo ou furto no ano passado, o que corresponde a 4.225 milhões de todo o país. Ao mesmo tempo em que mulheres, pretos e pardos temem mais serem vímas, na maioria dos crimes, do que homens e brancos

ViX em BC
O casal Euvidio e Eliane Weisheimer Cleusa Ranzi e Osvaldo Ranzi - Isadora Jorge, Keila Burger, Kelly Rech Vânia Dalmaz, Sandra Formiguieri, Julia Gueiros

PASSA NO RH

Mais um ano termina, é momento de agradecer e olhar para o que nos espera em 2023.

to as tendências de RH, e garanr que todo o me esteja atualizado e preparado para as necessidades. As novidades para o setor de Recursos Humanos renovam-se a cada momento, no entanto, os desaos connuam os mesmos.

para nós, pois completamos um ano aqui comparlhando conteúdos e informações sobre a nossa Paixão, que se chama Recursos Humanos. Queremos agradecer a todos que esveram conosco nesta jornada.

O ano está chegando ao m! Entra ano e sai ano e a pergunta que não quer calar:

E o que eu z? Sabemos que muitas vezes o que planejamos para o ano, nem sempre é possível colocar em práca, ou ainda, muitas coisas há necessidade de fazer diferente. Isso faz parte do codiano. O ano que nda encerra uma jornada e nos abre as portas para um ano novo, uma nova jornada.

Esta época do ano é sempre de correria para o RH, é 13º salário, férias colevas, PLR, confraternização, amigo secreto, presentes....... e assim vai. Tudo isso é essencial e faz parte das nossas ronas no RH, dá trabalho, mas a gente adora.

Precisamos agradecer por cada desao, por cada conquista e também pelo aprendizado que vemos com cada derrota ou erro.

E lembrar que isso tudo nos fortaleceu, nos permiu sermosmelhores do que já somos.

Agora é olhar para 2023 e estar aten-

Atrair, recrutar, aplicar, desenvolver, promover e reter os prossionais mais talentosos do mercado está cada vez mais complicado.

Anal, organizações antenadas no que há de mais moderno não poupam esforços – nem invesmentos –para construir equipes cada vez mais ecientes.

Sabemos que é indiscuvel acompanhar as tendências de qualquer setor ou área, mas também sabemos que é extremamente necessário se munir de argumentos robustos para vender mudanças signicavas internamente.

Então, vale a pena entender quais as necessidades concretas da sua organização e o que está ao alcance da sua empresa ao priorizar esse trabalho. E nós estaremos aqui para te auxiliar nessas novas tendências.

Que ano maravilhoso que vemos. Queremos aproveitar esta data de renovação para agradecer a todas as pessoas que tornaram nosso ano especial! Foi um ano muito especial,

Temos a certeza que o próximo ano vai ser melhor ainda e mal podemos esperar para dividir com vocês mais conteúdo.

Nossa felicidade é poder comparlhar o que sabemos e nossas prácas pensando em contribuir cada vez mais para uma Gestão de Pessoas mais Humana e justa!

Feliz Natal e Próspero Ano Novo, que 2023 seja de muita luz, esperança e prosperidade para cada um de nós. Gradão a todos!

Até a próxima!

Ana CláudiaCampos campos.anaclaudia@outloock.com

49 988340629

Eudete Ferronato eudeteferronato@hotmail.com 49 9 9976878

O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade! Boas Festas Anexo ao Videira Shopping Venha passar momentos especiais conosco! Nosso cardápio é feito com produtos de qualidade e selecionados para que você desfrute do melhor. Parcipe deste conceito gastronômico que traz a classe para a culinária.

Natal e sua origem

documento escrito que consta o Natal em 25 de dezembro é de 354.

Símbolos do Natal Papai Noel

gios de casas com árvores decoradas.

Presépio

O que se sabe atualmente é que o Natal, enquanto comemoração cristã, não exisa até o nal do século II d.C., provavelmente até o nal do século III d.C. Na época, exisa uma discussão entre os grandes nomes do crisanismo sobre a data do nascimento de Cristo, mas nenhuma delas mencionava o dia 25 de dezembro.

No caso do dia 25 de dezembro, uma festa importante acontecia nessadata nos tempos do Império Romano que era uma celebração ao Sol Invencível ou Sol Invicto, um deus romano que teve um fesval criado para si em 274, por ordem do imperador Aureliano. O culto ao Sol Invencível acabou associando-se diretamente com o culto à Mitra, deusa persa que era muito popular nas terras romanas, fazendo com que a celebração no dia 25 de dezembro se tornasse especial.

Os historiadores acreditam que o Natal acabou sendo estabelecido no dia 25 de dezembro para enfraquecer essa celebração pagã dos romanos. Isso porque, como mencionado, até o nal do século II, ninguém acreditava que 25 de dezembro era o dia do nascimento de Jesus (outras datas eram espuladas na época).Acredita-se que o 25 de dezembro foi convencionado como comemoração do nascimento de Cristo pelo papa Júlio I, que determinou a comemoração do Natal nesse dia em 350. O primeiro

O Papai Noel é um dos grandes personagens da comemoração não religiosa do Natal. Na tradição natalina, acredita-se que o Papai Noel visita as casas na véspera de Natal para deixar presentes para as crianças bem-comportadas. Esse personagem se origina de traços da cultura cristã e pagã que se misturaram ao longo da história.

Arvore de Natal

O presépio é parte da decoração natalina, sendo encontrado, principalmente, em igrejas. Esse item da decoração de Natal é inteiramente cristão e foi criado por São Francisco de Assis, em 1223. Nessa ocasião, São Francisco de Assis estava no interior do território italiano, pregando o crisanismo para os camponeses.

Vela

No que se refere à árvore de Natal, os historiadores remontam sua origem ao Yule, o já mencionado fesval religioso realizado pelos nórdicos no solscio de inverno, portanto, bem próximo ao 25 de dezembro. Os historiadores não sabem quando essa tradição restrita aos germânicos e nórdicos popularizou-se, o que se sabe é que, no nal da Idade Média, já havia ves-

Diz-se que, na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes.

Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.

Assim, velas acesas na noite de Natal revelam a presença de Cristo naquele ambiente, além do que representam a fé.

Geral

Espitualidade

O desno do justo e do ímpio.

Salmo 37 (36):

É um salmo considerado longo, de 40 versículos, cada um de duas linhas (hemisquios, em poesia), totalizando 80 hemisquios, sendo o segundo a explicação do primeiro. E, como o tulo o diz, (sempre o tulo é a primeira interpretação do conteúdo) o salmista vai mostrar qual será o m, o desno (o ponto de chegada), do homem justo (o que se esforça por segurar seus pés no caminho do Senhor), e o desno do ímpio, ou seja, daquele que se basta a si mesmo e não escuta nem segue o Senhor. Na linguagem empobrecida de hoje, seria melhor chamar o 'ímpio' de 'malfeitor, bandido, orgulhoso, forada- lei.

Todo ao longo, este salmo faz esta comparação entre um, o justo, e outro, o malfeitor. Começa o salmista consolando o justo, dizendo-lhe: 'Não esquentes a cabeça por causa do malfeitor, nem invejes os fazedores da falsidade. Logo, como a erva, eles estarão murchos, secos, como o verde dos prados'. E connua falando para o justo, quanto a você: 'Conta sobre Yahveh e faze o bem, habita a terra e viva tranquilo; põe em Yahveh tua felicidade, e Ele te dará conforme os desejos do teu coração'. (Viu isto, meu amigo: Meta em Deus o teu pra-

zer, e Ele te concederá segundo os desejos do teu coração). E, na estrofe que se segue, connua na mesma linha confortante: 'Entrega tua sorte (tua vida, teus problemas, teus desejos) a Yahveh, conta com Ele, e Ele agirá'.

A esta altura do texto, à maneira de conclusão, desta primeira parte de entrada, o salmista naliza: 'Dê trégua a tua cólera, renuncia ao rancor; não te esquentes, isto não é senão mal; porque (no nal) os maus (malfeitores, ímpios, orgulhosos) serão exrpados, e quem espera em Yahveh possuirá a terra'. O conselho do salmista, portanto, é que nós deixemos nossa vingança na mão de Deus, porque, anal, Ele está no comando.

A Teoria quânca reconhece que o Universo é um todo organizado, harmônico, equilibrado e conduzido por uma Inteligência.

Depois, o salmista se detém um pouco para mostrar o que o malfeitor faz, ou seja, qual é sua caracterísca comportamental: 'O ímpio trama contra o justo, ele range os dentes contra o justo; mas o Senhor zomba dele, porque vê o m do ímpio, bem próximo dele. E connua: 'Os ímpios desembainham a espada, retesam o arco para degolar o homem direito;

(mas) a espada entrará no peito deles, e seus arcos serão rompidos'. Por outro lado, o justo também é descrito pelo salmista, em oposição ao ímpio: '(Enquanto) o ímpio toma emprestado e não devolve mais, o justo sente compaixão, e dá; aqueles que ele abençoa possuirão a terra; aqueles que ele (o justo) amaldiçoa serão exrpados'. (Este poder de benção e maldição acompanha o justo, todo ao longo da Bíblia, desde Abrahão...não toqueis naqueles que me são consagrados ... por causada presença de apenas cinco homens justos, Nínive foi salva).

E, chegando o salmo ao seu nal, em forma de conclusão, para mostrar o desno, a sorte do justo e do ímpio, o salmista, primeiro, dá um testemunho pessoal e diz: 'Eu era jovem, depois envelheci, mas nunca vi um homem justo abandonado, nem sua linhagem pedindo esmola...sua família está abençoada'. E depois, em segundo, arma: 'Os maus (os ímpios) serão destruídos para sempre, a linhagem dos ímpios exrpada; os justos (ao contrário) possuirão a terra, e lá habitarão para sempre'.

Está aí dada a resposta à interrogação do tulo: O desno do justo e do ímpio (?)

Quem não e visto Não é lembrado (49) 99807 1448 revistafeelingcdr@hotmail.com Quem não e visto Não

O Sicoob Vale dos Pinhais chega a Itaperuçu/PR

Esveram presentes no evento de inauguração, o prefeito Neneu Argas, além do representante da câmara de vereadores, associação comercial, sindicato dos trabalhadores rurais, representante da igreja católica, empresários e os primeiros associados da nova agência.

Ampe

Os presentes foram recepcionadas pela equipe da agência e parte da administração, representada pelo presidente Sr Egidio Ceccao, o VicePresidente Sr Julio CesarCasagrande, a Diretora Camille Andréia Curcio e o Gerente da Agência Ernani Dalla Benea. Essa é a terceira agência aberta neste ano no estado do Paraná. O Sicoob Vale dos Pinhais possui agora 10 agências localizadas em municípios nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Fazendo parte de um sólido sistema com 352 Cooperavas, com mais de 3.800 agências e 6 milhões de associados o Sicoob busca através de seu propósito conectar pessoas para promover jusça nanceira e prosperidade.

A endade caçadorense encerrou suas avidades com uma festa de confraternização que teve o objevo de agradecer a todos que trilharam este caminho conosco, foi realizada com a humildade própria daqueles que tem consciência de que nadaabsolutamente nada - se constrói sozinho, senão em parceria, em conjunto com o próximo, com sinergia e espírito colevo.

Vereador Fically Boas Festas

Fatos e Fotos e
Que a esperança do Natal renove a nossa fé. Que o Ano Novo traga saúde e realizações para todos nós.

Ingredientes

1 peça de lombo

1 colher de sopa de açúcar

1 xícara de água 1 colher de sopa de sal

2 colheres de sopa de azeite

50 ml vinho branco seco

50 ml suco de laranja 200g de damascos inteiros 200g de tâmaras inteiras

1 xícara de farofa de mandioca

Lombo de natal Produtos de qualidade para toda a família

2 colheres de sopa de raspas de laranja Galhos de alecrim a gosto Modo de preparo

Façaumamarinadacomolomboemumrecipientecom água, açúcar e sal, até cobrir a peça. Deixe na geladeira por 45 minutos. Ao rerar da geladeira, deixe descansar por 15 minutos para perder um pouco do gelo. Esse processo de marinada é feito para manter a suculência da carne.

Lave o lombo até rerar o sal e açúcar. Seque com um papel toalha e enquanto isso, ligue o fogo para aquecer uma panela à parte.

Tempere o lombo novamente com sal e azeite e coloque na panela aquecida para selar. Após selado os 04 lados, coloque-o em uma assadeira e deixe descansando enquanto prepara o caldo.

Na panela que foi selar o lombo, use o ''queimadinho'' da panela e adicione o suco de laranja, vinho branco e uma pitada de sal, mexendo bem para que solte todo o sabor que o lombo deixou na panela, pegue esse caldo na assadeira com o lombo e adicione alguns galhos de alecrim.

Leve ao forno pré-aquecido em 180º e deixe assar por 45 minutos, descoberto. Rere do forno e adicione damascos e tâmaras inteiras e leve por mais 10 minutos.

Teste do ponto correto do lombo: fure o centro da carne com uma faca, se sair um caldo transparente é porque o lombo está no ponto

Na Cozinha Na Cozinha Com Alcir Bazzanella
AQUI VOCÊ
MAIS! Av. Fahdo Thomé, 2022– Bairros dos Municípios Telefone: (49) 3563-0026
COMPRA

Boas Festas

Alcir Bazzanella e Família

Relembrando
Show Vanderley Cardoso, promoção Radio Caçanjurê, ano de 1967. Juventude de Caçador, da esquerda para direita, Cecília Stefanes, Juarez Driessen, Nadya Daou, Paulo Hanh , Sandoval Caramrori, João Carlos Brusco, Marileusa, Ricardo Busato, Ilvaita Faoro, Julio Henrique Berger e Bianca Poleto
1 º
Sociedade de Caçador com Acioli Santana, Alcides Braga, Taitalo Coelho De Souza, Michel João, Alcides Zandavalli, Fauzzi, Terezinha Garcia E Alda Maessoni nos eventos sociais.
Cursilho
de homens da Diocese de Caçador - De 19 a22/09/1974 Jovens caçadorenses com belo carrão. Primeiro da esquerda Sr. Ivo Roman Ross, Balvedi, Sergio Hahn Filho, Nenê Pinguim e Nelson Regina - , Ano 1960, O dono do carro Nenê Pinguim .(Crédito Foto Lyris.) Sr.Osvaldo Olienik, ex vereador, Presidente da Câmara e ex-Vice Prefeito De Caçador Pelo MDB – (in memoriam)
Faça parte da 6ª edição da Revista Feeling Potencial de Caçador (49) 99807 1448 Tudo em um só lugar História Turismo Indústria Comércio Serviços Tudo em um só lugar
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.